• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA RAFAEL PEREIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA RAFAEL PEREIRA"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

RAFAEL PEREIRA

PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE MEDIÇÃO DE ÁGUA

DE RESFRIAMENTO DO GERADOR DA USINA HIDRELÉTRICA

LAGES, SC

(2)

RAFAEL PEREIRA

PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE MEDIÇÃO DE ÁGUA

DE RESFRIAMENTO DO GERADOR DA USINA HIDRELÉTRICA

Relatório de estágio submetido à Universidade do Planalto Catarinense para obtenção dos créditos de disciplina com nome equivalente no curso de Engenharia Elétrica.

Orientação: Prof. Stefano Frizzo Stefenon Supervisor de Estágio: Prof. Carlos Eduardo de Liz

LAGES, SC 2018

(3)

RAFAEL PEREIRA

PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE MEDIÇÃO DE ÁGUA

DE RESFRIAMENTO DO GERADOR DA USINA HIDRELÉTRICA

Este relatório foi julgado pela Universidade do Planalto Catarinense adequado para obtenção dos créditos da disciplina de Estágio Supervisionado, do 10º semestre,

obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Elétrica.

Banca Examinadora:

Orientador: ___________________________________ Prof. Stefano Frizzo Stefenon

Supervisão de Estágio: __________________________________ Prof. Carlos Eduardo de Liz

(4)

RESUMO

Este projeto consiste no projeto e execução do novo sistema de medição de vazão da agua de saída dos radiadores do gerador, dentre os quais o mais importante é a utilização de sensor diferencial de pressão para esta medição e tem como objetivo geral realizar a medição de vazão da agua de resfriamento do gerador. Esta melhoria é muito importante pois estabelece ao sistema de pré-condições de partida da unidade geradora. Dessa forma será elaborado um projeto contendo os principais conceitos que são obrigatórios para que o sistema opere de forma satisfatório. Quanto à metodologia, trata-se de um projeto de implementação para modernizar o sistema de vazão, com pesquisa em manuais e procedimento pertinentes, por meio de estudos de falhas que tiveram ao longo do tempo, realizada na Usina Hidrelétrica Barra Grande.

(5)

ABSTRACT

This project consists of the project and execution of the new water metering system for the generator radiators, among which the most important is the use of a differential pressure sensor for this measurement and its general objective, is to measure the flow of water of the generator. This improvement is very important because it establishes the system of pre-conditions of departure of the generating unit. In this way, a project will be elaborated containing the main concepts that are obligatory for the system to operate satisfactorily. As for the methodology, it is an implementation project to modernize the flow system, with research in relevant manuals and procedures, through fault studies that have taken place over time at the Barra Grande Hydroelectric Power Plant

(6)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 01. Modo de medição do transdutor de pressão Figura 02. Execução do projeto

Figura 03. Sistema de Medição da Vazão de água dos radiadores da UG3 UHEBG. Figura 04. Transdutor Diferencial de Pressão

Figura 05. Tubo de metal flexível da empresa escolhida para fornecer o material. Figura 06. Indicador digital presys

Figura 07. Bomba de Precisão Figura 08. Bancada de Teste Figura 09. Teste em bancada

(7)

LISTA DE TABELAS

Tabela 01. Dados do transdutor de pressão Tabela 02. Dados do tubo de pressão Tabela 03. Lista de materiais

(8)

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ... 4 1.1. APRESENTAÇÃO ... 4 1.2. A EMPRESA ... 4 1.3. PROBLEMA ... 5 1.3.1. LIMITES DO PROJETO ... 5 1.4. JUSTIFICATIVA ... 5 1.4.1. VIABILIDADE DO PROJETO ... 6 1.4.2. IMPORTÂNCIA DO PROJETO ... 6 2. OBJETIVOS ... 6 2.1. OBJETIVO GERAL ... 6 2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO ... 6 3. REVISÂO DA LITERATURA ... 7 3.1. TRANSDUTOR PRESSÃO ... 7 3.2. TRANSDUTOR DIFERENCIAL ... 7 3.3. INDICADOR DIGITAL ... 8 4. METODOLOGIA ... 9 4.1. DELINEAMENTO DA PESQUISA ... 9 4.2. ALVO DA PESQUISA ... 9

4.3. PLANOS E INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ... 9

5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 10

5.1. ANÁLISE TÉCNICA DE CAMPO ... 11

5.2. ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAS ESPECIFICOS... 12

5.2.1 TRANSDUTOR DE PRESSÃO... 12

5.2.2 MANGUEIRA DE PRESSÃO ... 14

5.2.3 INDICADOR DIGITAL ... 15

6. MATERIAS UTILIZADOS ... 16

7. PROJETO LÓGICO ... 17

8. PROJETO EXECUTIVO (AUTOCAD) ... 17

9. LISTA DE MATERIAIS ... 18

10. EXECUÇÃO DA ATIVIDADE... 20

11. CONCLUSÃO ... 24

(9)

1. INTRODUÇÃO

1.1. APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar as atividades realizadas no estágio supervisionado, que ocorreu no período de 20/02/2018 à 02/05/2018. Este foi realizado na empresa Baesa Energética Barra Grande, no departamento de manutenção elétrica na usina.

Este trabalho demonstra o problema que o sistema de medição da vazão de agua de resfriamento de saída dos radiadores da unidade geradora 01 apresenta durante a partida e parada da unidade. Em outras palavras, a unidade requer precondições para a partida, e uma das condições é a vazão de agua normal na saída dos radiadores da unidade, o sistema atual traz atrasos durante este processo de partida.

Será descrito a melhoria que será realizada neste sistema com alguns ganhos para o processo de geração e para futuras manutenções que venham a acontecer, como preventivas, preditivas ou corretivas.

1.2. A EMPRESA

A construção da Usina Hidrelétrica Barra Grande no leito do rio Pelotas, entre os municípios de Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS), foi a razão que motivou as empresas Alcoa Alumínio S/A, Camargo Corrêa Cimentos S/A, Companhia Brasileira de Alumínio, Companhia Paulista de Força e Luz (Geração) e DME Energética Ltda. a constituírem a BAESA (Energética Barra Grande S/A), em 27 de setembro de 2001.

Além do objetivo de gerar energia, a realidade mostrou que, paralelamente, foram gerados emprego, renda, oportunidades, qualidade de vida e boas perspectivas.0

(10)

5 Por tudo que fez e fará durante os 35 anos do Contrato de Concessão de Uso de Bem Público para Geração de Energia Elétrica, os empreendedores da Usina Hidrelétrica Barra Grande estão cientes de sua importância para o desenvolvimento das Serras Catarinense e Gaúcha e do desafio de promover ações que propiciem mais qualidade de vida à população local.

1.3. PROBLEMA

Devido à problemas de atrasos no processo de partida, verificou-se que o medidor de vazão estava dando divergência na medição da vazão de agua do resfriamento, assim a sinalização que a vazão de agua estava impedindo nas pré-condições da unidade a liberação para o processo de partida da unidade. Outro fator importante é as medições que devem ser realizadas com os valores desta vazão para controle da operação de geração, essa medição é importante para programar a limpeza dos radiadores, pois com a vazão de agua baixo, indica que os radiadores necessitam de limpeza e assim manter uma boa eficiência na geração de energia elétrica.

1.3.1. LIMITES DO PROJETO

O relatório se limita no acompanhamento da implementação da instalação e programação da empresa, pois demandará mão de obra não somente dos colaboradores técnicos de manutenção.

1.4. JUSTIFICATIVA

Nas áreas de engenharia do setor elétrico, vem-se buscando novas maneiras para melhorar a performance dos instrumentos para diminuir os fatores de manutenção e aumentando a confiabilidade de seus ativos. O setor de geração de energia elétrica, vem crescendo nos últimos anos e onde cada vez mais aparecendo novas tecnologia para melhorar o processo de geração, para

(11)

isso todos os equipamentos diretos e ou indiretos, contribuem para um resultado final importante.

Através deste trabalho, podemos justificar a melhoria no sistema de vazão de água do resfriamento da unidade, alterando o projeto atual para um com sistema confiável.

1.4.1. VIABILIDADE DO PROJETO

Neste relatório pretende-se alterar o projeto atual, com a medição de agua através de um transdutor de pressão com indicação de vazão local com saídas digital para o supervisório da usina para informar o valor correto da vazão de agua.

1.4.2. IMPORTÂNCIA DO PROJETO

Com a melhorias, o sistema se tornara mais confiável para o processo de geração, assim como para a análise técnica de manutenção no acompanhamento de temperatura do gerador.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Este trabalho tem como objetivo substituir o sistema medição de vazão da agua de resfriamento do gerador atual por outro mais confiável.

(12)

7 Para que consiga atingir o objetivo principal se torna necessário esclarecer alguns dos objetivos específicos, como:

• Verificar a viabilidade da substituição do sensor transdutor de pressão; • Elaborar uma lista de material prévia para execução do projeto.

• Utilizar software AutoCAD para elaboração do projeto executivo;

3. REVISÂO DA LITERATURA

3.1. TRANSDUTOR PRESSÃO

Transdutor é um equipamento que tem a capacidade de converter um modo de energia de entrada em outro método na saída, os transdutores de pressão são utilizados para a medição da pressão de vários elementos, transformando este valor físico de entrada em um sinal analógico na saída, a maioria dos transdutores emitem no sinal de saída um valor de tensão ou de corrente medida em mili amperes – mA (SANTOS, 1998).

Os transdutores são na maioria das vezes “passivos”, ou seja, sua alimentação prove de outra fonte ou equipamento, uma vez que o fornecimento de tensão para o equipamento, através da resistência devido à pressão do elemento no diafragma.

3.2. TRANSDUTOR DIFERENCIAL

Um transdutor de pressão diferencial é exatamente como um transdutor de pressão normal, porém possui dois orifícios e através da diferença de pressão entre um orifício e outro, o próprio equipamento produz um sinal de corrente de 4 a 20 mA (CASSIOLATO, 2018).

(13)

Figura 01. Modo de medição do transdutor de pressão.

Fonte: CASSIOLATO, (2018)

O equipamento utilizado para a atividade é do fabricante ACROSS – empresa está especializada em equipamento de instrumentação para sistemas e processos (Ribeiro,1999).

3.3. INDICADOR DIGITAL

Equipamentos para o controle e informações de processos são essenciais na indústria, estes quando providos de display traz benefícios ao operador que pode acompanhar em tempo real o comportamento de alguma grandeza em relação ao seu equipamento (SHIMIZU, 2003).

3.4. INDICADOR DIGITAL PARA PROCESSO

A empresa PRESYS, dispõe de equipamentos que tem a opção de receber informação através de vários tipos de sinais, tais como: RTD, faixas de corrente e tensão, além de processar este sinal e encaminha-lo a outros equipamentos. (PRESYS, 2018).

(14)

9 O equipamento será utilizado para ser o “ativo” do circuito, onde irá fornecer alimentação ao transdutor e receberá a informação do mesmo, processando assim e enviando um sinal de 4 a 20mA, para o sistema digital de supervisão e controle (SDSC) da usina.

4. METODOLOGIA

4.1. DELINEAMENTO DA PESQUISA

Esta atividade jugou-se necessária devido ao alto número de manutenção corretiva apresentadas no equipamento, a importância do mesmo no processo é fundamento para circunstâncias não rotineiras da unidade geradora. Os processos onde a unidade está mais exposta a esforços, que são partida e parada, necessita do funcionamento preciso da instrumentação. A atividade passara pelos pontos de análise, orçamentos, projeto e execução, onde ao termino o novo sistema deverá trazer meios benéficos a empresa, otimizando o sistema da unidade geradora em questão.

4.2. ALVO DA PESQUISA

A área de abrangência será as máquinas, equipamentos ou sistemas que necessitam de medições de grandezas de precisão, no exemplo em questão direcionado a medição de vazão de água através de diferença de pressão, situação está comum a usinas hidrelétricas.

4.3. PLANOS E INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

A análise de dados será realizada durante o desenvolvimento do projeto, após o início da operação do sistema será monitorado o comportamento do mesmo.

(15)

Com a implantação do novo sistema, espera-se a diminuição na questão de manutenções corretivas, melhor precisão na medição e facilidade na manutenção dos equipamentos devido a descompactação dos instrumentos do sistema (MOREIRA, 1998).

Para facilidade na questão de levantamento de peça e adicionais a serem utilizadas no sistema, o mesmo foi desenvolvido na plataforma do software AUTO CAD em modos 2D e 3D (AMORIM, 2005).

4.4. PLANO DE ANÁLISE DE DADOS

O Registro do comportamento das grandezas do sistema antes da melhoria e após o início do funcionamento, terá como finalidade a comparativa de pontos benéficos e maléficos entre os dois sistemas.

O estudo destes dados será realizado em conjunto a equipe de manutenção elétrica, viabilizando o aprendizado quanto a análise comparativa do desempenho de equipamentos, substituição e melhoria de processos

5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Através do deslocamento pelas dependências da usina para o conhecimento do processo, foi apresentado pela equipe de manutenção a anomalia no sistema de medição de água de resfriamento da unidade geradora 01. Assim foi realizada a solicitação para a resolução da falha em questão, autorização está concedida pela gerência.

O equipamento que se encontrava instalado no local, devido as falhas providas necessitou ser retirado, assim sendo deu-se início ao estudo para a implementação de um novo sistema, onde através da aquisição de equipamentos individuais deverá ser elaborado um novo sistema, com mais confiabilidade e descompactação.

(16)

11 5.1. ANÁLISE TÉCNICA DE CAMPO

Com a definição da atividade a ser executada, e com o acompanhamento da manutenção participou-se do início do projeto, realizando o levantamento das peças e equipamento que serão utilizados para o desenvolvimento da atividade de melhoria, atentando-se a quantidade e especificação dos instrumentos.

Para melhor análise quanto a questão de aquisição de material e outros, elaborou-se o projeto via software AUTO CAD – nas plantas 3D e 2D.

Figura 02. Execução do projeto

Fonte: O autor (2018)

A equipe de manutenção elétrica deu início as atividades burocráticas de orçamento e aquisição de materiais, ação está que compete apenas aos colaboradores da empresa.

Atenção principal voltou-se a especificação técnica do transdutor diferencial de pressão, onde o mesmo deve atender a necessidade da planta para que haja uma medição confiável da grandeza em questão – vazão de água. Deu-se início a análise das características que o equipamento necessitaria

(17)

conter, definindo-as através de outros equipamentos já instalados nas demais unidades geradoras e as características presentes na planta tais como, tensão de alimentação e sinais para o sistema de supervisão e controle.

Figura 2. Sistema de Medição da Vazão de água dos radiadores da UG3 UHEBG.

Fonte: Autor (2018).

Devido a descompactação do novo sistema, foram atentados a questão de suportes e caixa de fixação dos componentes eletrônicos quanto a vedação dos mesmos, onde a instalação está localizada em local de passagem de tubulações contendo líquidos, que com possíveis vazamentos venham a afetar o sistema.

5.2. ESPECIFICAÇÃO DE MATERIAS ESPECIFICOS

5.2.1 TRANSDUTOR DE PRESSÃO

Com base nos instrumentos já instalados nas outras unidades geradoras, e com a especificação através dos desenhos técnicos do sistema de

(18)

13 resfriamento do gerador, definiu-se as características do equipamento a ser solicitado para a equipe de manutenção elétrica realizar a aquisição (ALSTOM, 2005).

Tabela 01. Dados do transdutor de pressão

TRANSDUTOR DIFERENCIAL DE PRESSÃO

Equipamento Características

Faixa de pressão diferencial - Offset 0-1bar Pressão máx. de trabalho nas

tomadas

8 bar

Sinal de saída 4 a 20mA

Conexão das mangueiras de pressão ½” BSP

Tensão de alimentação 10-30 Vdc

Proteção IP65

Fonte: O Autor

O transdutor de pressão diferencial deverá realizar a comparação entre a diferença das duas tomadas de pressão conectadas a ele. Através deste sinal será parametrizado o indicador digital para que o mesmo o processo e trabalhe sua informação para vazão.

O equipamento será instalado em um suporte de ferro galvanizado, onde as conexões providas da tubulação de água de resfriamento serão conectadas ao mesmo com a utilização de tubo de metal flexível e encaixe com vedação, com pressão nominal de 10 bar e o condutor de emissão do sinal de saída (4 a 20mA) cabo PP 2 X 1,5mm² e será conectado ao indicador digital.

Sua instalação será no piso S4 –Galeria elétrica inferior da casa de força da UHEBG, localizado a jusante do gerador, próximo a tubulação de saída de água de resfriamento dos radiadores do gerador, fixado na parede.

(19)

Figura 5. Transdutor Diferencial de Pressão

Fonte: Catalogo de produtos ACROS (2018)

5.2.2 MANGUEIRA DE PRESSÃO

O tubo de pressão (mangueira) terá a função neste sistema de derivar o fluido da tubulação de água até o equipamento de medição. Devido a pressão de trabalho do sistema de resfriamento, o tubo deve ter uma especificação complexa, uma vez que não é rotineiro encontrar no mercado um equipamento que atenda está necessidade.

Tabela 02. Características das mangueiras

MATERIAL PRESSÃO CONEXÕES CARACTERÍSTICAS ADICIONAIS

PVC 0 a 10 bar ¼” – BSP Mangueira de baixa pressão Metal 0 a 50 bar ¼” - BSP Mangueira de média pressão

Fonte: Swagelok Brasil

Com base nos equipamentos já utilizados na planta, e levado em consideração que a empresa solicitou que o tubo tenha uma estética aceitável ao ambiente comparando-a com os já existentes, concordou-se que o melhor

(20)

15 equipamento será o tubo de metal flexível (cromado), dando a atenção necessária aos tipos de conexões e a vedação da mesma em relação ao instrumento de medição.

Contatando os fornecedores que fabricam equipamento com as características necessárias ao sistema, onde o mais cabível apresentou uma tecnologia que já se implementa em aplicações similares a atividade em questão.

Figura 04: tubo de metal flexível da empresa escolhida para fornecer o material.

Fonte: Swagelok (2018)

5.2.3 INDICADOR DIGITAL

Como referência para processar o sinal que será transmitido pelo transdutor de pressão, o indicador digital apresentará em seu display o valor da medição realizada (vazão de água), o mesmo necessitará ter a capacidade de receber como sinal de entrada a informação analógica de 4 a 20mA, e possuir sinais digitais de saídas, que quando configurados em uma situação da obtenção da vazão mínima necessária, envie sinal para o sistema digital de supervisão e controle, para que o sistema prossiga com a ação de partida da unidade geradora.

A empresa já é provida de vários equipamentos que executam ações semelhantes a que é de necessitada neste projeto, devido a isto o fabricante será o mesmo, onde durante a cotação do produto, foi solicitado as peculiaridades do mesmo, apenas sendo cabível a configuração do equipamento

(21)

para se adequar ao sinal analógico transmitido e ser processador para a indicação da grandeza necessária.

Figura 05: Indicador digital presys

Fonte: PRESYS (2018)

6. MATERIAS UTILIZADOS

Os demais materiais a serem utilizados para a execução deste projeto, se tratam de condutores, suportes e utensílios semelhantes. As conexões que se referem ao circuito hidráulico de condução do fluido até o equipamento, foram especificadas conforme a necessidade do projeto e levando como principal característica a sua resistência em relação a pressão do fluido em questão.

Para acomodar o controlador digital, instalamos o equipamento mais cabível que neste caso foi uma caixa de comando de material PVC com proteção IP55, com fechamento da tampa através de engate rápido.

(22)

17 7. PROJETO LÓGICO

Devido o equipamento anterior já estar fora de operação, o novo sistema será instalado fazendo uso das mesmas conexões com a tubulação do fluido e os mesmos condutores que iram levar o sinal para o sistema digital de supervisão e controle.

Com tudo será confeccionado o suporte para o transdutor, e realizada a fixação do painel de comando na parede, serão configurados os parâmetros no controlador para que o mesmo apresente o valor da vazão do fluido e posteriormente encaminhado o sinal para o sistema digital de situação normal do sistema.

8. PROJETO EXECUTIVO (AUTOCAD)

Com o uso do software Auto CAD, realizou-se a elaboração do projeto, com a finalidade da discussão da melhor maneira a ser realizada a execução, uma vez que é de necessidade o uso de parte dos equipamentos já instalado no sistema.

É representado o desenho técnico do projeto no modo 2D, com dimensões de equipamentos e locais de instalação.

(23)

Figura 06: Elaboração do projeto em planta 3D.

Fonte: O autor

9. LISTA DE MATERIAIS

Com base no projeto elaborou-se uma lista contendo os materiais que deveram ser utilizados para a concretização do mesmo, dentre estes materiais estão cotados os equipamentos principal, tais como transdutor de pressão e o controlador digital.

(24)

19

Tabela 03: Lista de materiais

Usina Hidrelétrica Barra Grande S. A. -UHEBG -

Pinhal da Serra - RS Lista de Materiais

Projeto: Medidor de Vazão de água de Resfr. Do Gerador - UG1 Data:

19/03/2018

Item Descrição da Peça Características/Modelo Quant. Fabricante

1 Transdutor Diferencial de pressão

Faixa de operação diferencial 0 - 1 bar / tomadas de pressão 8bar / Conexão 1/2" BSP/ Sinal 4 -20 mA.

1 ACROS

2 Niple 1/2 - 3/4 BSP 4 -

3

Mangueira flexível de metal 1/4" 6,8 bar (cromado) 1 - 4

Indicador Digital DMY 2030 light 1 PRESYS

5

Quadro de Comando PVC 300x200x200 mm 1 LEGRAND

6 Suporte de sustentação p/

Transdutor Aço Inox 200x200 1 -

7

Parafuso sextavado Aço Carbono 4 -

8 Bucha de fixação para

concreto PVC 4 -

Fonte: O Autor

O projeto traz o benefício de poder antecipar a verificação de qual será a necessidade de equipamentos e quantitativos dos mesmo a serem utilizados para a execução.

Devido a confiabilidade da empresa e experiência em relação a fabricantes de equipamentos, como o transdutor de pressão por exemplo, foram solicitados por marcas mais reconhecidas no mercado, tendo assim a certeza da aquisição de um produto de precisão e que possua qualidade e confiabilidade.

(25)

10. EXECUÇÃO DA ATIVIDADE

Com a aquisição dos materiais, iniciou-se o processo de montagem dos equipamentos, tendo como princípio a montagem e teste em banca, com a finalidade de realizar simulações e testes do novo sistema.

Com o uso da bomba de precisão realizou-se os testes e simulações no transdutor diferencial de pressão, o equipamento para aferição tem a possibilidade de simular pressão em duas tomadas, assim sendo possível os testes no equipamento.

Figura 07: bomba de precisão

Fonte: logismarket (2018)

Após a aferição do transdutor de pressão, conectou-se sua saída analógica de 4-20mA ao controlador digital para a obtenção da informação dos valores simulado no display.

Com a variação da pressão no transdutor obteve a alteração de valores no display do controlador digital, visto que a variação de pressão no transdutor corresponde ao valor de vazão que apresentou no display

(26)

21 O sinal de 4-20mA segue a conforme a tabela de conversão informada pelo fabricante, durante os testes do transdutor em fabrica.

Tabela 04: Teste de equipamento em fabrica. Testes em fabrica relação Pressão x Corrente

Diferencial de pressão entre as tomadas de pressão (bar Sinal de corrente mA 0,00 4,012 0,25 8,009 0,5 12,012 0,75 16,013 1,00 20,011

Fonte: ACROS Automação Industrial LTDA.

Com base nos instrumentos já instalados e com as informações contidas nos manuais de comissionamento, foram realizadas leituras das pressões nas tomadas de liquido, para que através de cálculos poderíamos referenciar qual o valor o instrumento deverá apresentar em seu display após a instalação.

Usando os seguintes dados fornecidos pelo manual de comissionamento, chegamos aos seguintes valores de vazão especificado em projeto:

Formula para cálculo de vazão:  =  . . Onde: v: 2,3 a 2,5 m/s Q: Vazão D: 300 mm v: Velocidade π: Pi D: diâmetro

(27)

 = , . . ,   = , . . ,   = ,  = 0,16 /

Uma vez que, a grandeza da vazão deve ser expressa em metro cubico por horas (m³/h), multiplica-se o valor obtido no cálculo anterior por 3600 segundos, valor esse correspondido a quantidade de segundos presentes em uma hora, obtendo assim o seguinte valor de vazão de aproximadamente 547m³/h.

A simulação foi realizada em bancada com uso de balanças de precisa, instrumentos de medição de corrente e manômetros para controle da pressão aplicada no equipamento.

Figura 08: bancada de teste

1.Calibrador/Controlador Digital; 2. Balança de Pressão 01 – LOW 3. Alicate Miliamperímetro 4. Controlador Digital

5. Transdutor Diferencial de Pressão 6. Balança de Pressão 02 – HIGH 7. Manômetro Analógico

Fonte: O autor

O transdutor diferencial de pressão possui duas tomadas de pressão sendo um lado positivo (+) e outro negativo (-), onde são instalados respectivos aos pontos de pressão alta (+) e pressão baixa (-) no local. O início do teste deu-se aplicando uma pressão de 1 bar na tomada denominada (-) e realizando a

1 2 3 4 5 6 7

(28)

23 variação na tomada (+) entre 1 a 2 bar. Durante a variação de pressão foi analisado o comportamento da corrente e a informação apresentada no Display do controlador.

Figura 09. Teste em bancada

Fonte: O autor

Após os testes deu-se início a montagem dos equipamentos, partindo pela instalação do controlador digital na caixa de comando, realizando os cortes na tampa da mesma e fixação do equipamento, com auxílio da equipe da manutenção mecânica, elaborou –se um suporte para fixar o transdutor.

A instalação dos equipamentos no local realizou-se em conjunto com a equipe da manutenção elétrica logo após efetuou-se a aplicação de fita politetrafluoretileno (Veda Rosca), com a finalidade de garantir a vedação das conexões hidráulicas, e assim a conclusão desta a conexão dos condutores de alimentação do controlador e dos sinais de alarme para o sistema digital de supervisão e controle.

(29)

Ao concluir a instalação e energizar o sistema, percebeu-se que o valor apresentado no display do controlador digital estava dentro da faixa esperada, encerrando assim as atividades no sistema em questão com êxito.

Figura 10. Equipamento instalado no local em funcionamento

Fonte: O autor

11. CONCLUSÃO

Uma usina geradora de energia elétrica, contém diversos tipos de equipamentos complexos, visto que estes são primordiais para além de manter o pleno funcionamento do sistema é possível também garantir a segurança das unidades geradoras.

Durante o período de atividade de estágio foi possível acompanhar variadas atividades do dia a dia da equipe de manutenção elétrica, dentre elas a ação corretiva e melhoria no instrumento de medição de vazão de água de saída dos radiadores, responsável pela refrigeração do gerador (Ar/Água) da unidade geradora 01. A conclusão desta atividade com o pleno funcionamento do sistema trouxe-me uma satisfação pessoal, visto uma vez que a própria empresa aplicou

(30)

25 confiança em meus conhecimentos dando-me liberdade para agir e tomar decisões junto a equipe.

Devido a forma de funcionamento do sistema onde uma grandeza é medida para a obtenção de outra, foi possível colocar em prática o conteúdo absorvido durante o curso de engenharia elétrica, com a aplicação de cálculos e conteúdo teórico. Durante o desenvolvimento do projeto e a realização da instalação, a participação ativa a frente da atividade, foi possível aprender novos assuntos, como o método de trabalho através de uso de procedimentos tanto de atividades como de segurança no trabalho.

Consequentemente o perfil do profissional que trabalha nestes locais é de altíssimo conhecimento técnico, e o acompanhamento de atividades com estas pessoas agregou muito ao meu conhecimento, onde mostrou os desafios que irei encontrar no campo de trabalho e ao mesmo tempo a satisfação em poder realizar atividades e obter êxito em atividades de grande complexibilidade.

(31)

12. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

AMORIM, Daniel A. et al. O programa AutoCAD 2000 (r) como forma de medida angular para articulações. Trabalho de conclusão apresentado à Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Itaúna, 2005.

CASSIOLATO, César. Conceitos Importantes em Transmissores de

Pressão. Disponível em

http://www.smar.com/newsletter/marketing/index21.html Acesso em: 10 Abr. 2018.

LOGISMARKET. Aparelho de testes para instrumentos de pressão.

Disponível em https://www.logismarket.ind.br/bimetal/aparelho-de-testes-para-instrumentos-de-pressao/2000318563-1763595061-p.html

Acesso em: abril de 2018.

ALSTOM, Desenho de projeto executivo, número BGR-DU2A-CFE11-0058-1 UHE Barra Grande BAESA, 2005.

MOREIRA, Daniel Augusto. Produção e Operações. São Paulo: Pioneira, 1998.

PRESYS. Indicador Digital Universal para Processo Single. Disponível em https://www.presys.com.br/pt/produtos/controle-de-processo/indicadores/dmy-2030-light , acesso em: abril de 2018.

RIBEIRO, Marco Antônio. Instrumentação. Tek Treinamentos LTDA, 1999. SANTOS, Daniel C.; GONÇALVES, Orestes Marraccini. Contribuições para a Estruturação de Modelo Aberto para o Dimensionamento Otimizado dos Sistemas Prediais de Esgotos Sanitários. PCC-EPUSP. São Paulo, 1998.

SHIMIZU, Roberto Hideo et al. Comportamento mecânico da alça Bull modificada durante o fechamento de espaços em ortodontia. Rev. dent. press

(32)

27 ortodon. ortopedi. facial, p. 13-24, 2003.

SWAGELOK. Mangueira de Pressão. Disponível em

https://brasil.swagelok.com/~/media/Distributor%20Media/A-B/Brasil/Products/Mangueiras%20e%20Flex%C3%ADveis-%20R0.ashx?la=en

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa