• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE INTERCAMBIO CULTURAL COM A INDIA: BRASIL: MUITAS RAIZES, UM LEGADO DE PAZ. CONTRAPARTIDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE INTERCAMBIO CULTURAL COM A INDIA: BRASIL: MUITAS RAIZES, UM LEGADO DE PAZ. CONTRAPARTIDA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE INTERCAMBIO CULTURAL COM A INDIA: “BRASIL: MUITAS RAIZES, UM LEGADO DE PAZ.”

CONTRAPARTIDA

Contemplado , em 2011, no Programa de Intercêmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cutlura, o Projeto de Intercâmbio Cultural “Brasil: muitas raízes, um legado de Paz” desenvolvido pelo Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil, no período de 8 a 15 de outubro de 2011, no Estado de Himachal Pradesh, nos himalaias, Índia, apresenta sua Contrapartida.

Por meio do projeto o Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil se comprometeu a realizar duas atividades em Salvador, sede nacional da entidade e dos artistas participantes do projeto:

1) Dar duas palestras em dois locais diferentes, sendo uma delas em parceria com o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA);

2) Realizar duas apresentações do espetáculo “Capoeira Chorada”, um diálogo melódico e poético entre o chorinho e a capoeira de Angola, apresentado em cinco cidades indianas.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

1) Palestra “Brasil: muitas raízes, um legado de paz - o Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil e sua experiência de união cultural no Himalaia".

Realizada dia 5 de dezembro, de 2011, às 17h, na Sala de Videoconferência do PAF 3, da UFBA, a palestra teve entrada franca e reuniu alunos e o professor Sergio Farias, diretor do IHAC.

Membros do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil e os capoeiristas Glauber Santos e José Walter Santa Rosa partilharam suas impressões do intercâmbio cultural vivenciado na Índia por meio do projeto “Brasil: muitas raízes, um legado de paz”. Eles destacaram a importância de levar, pela primeira vez, elementos tão originais da cultura brasileira, como a capoeira e o chorinho, àquela região de natureza exuberante e inúmeros templos religiosos, onde o gosto pela dança, música e gastronomia constituem um traço marcante de seu povo.

(2)
(3)

Fotos 1 e 2: Membros do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil dando palestra na Sala de Videoconferência, PAF 3, UFBA.

2) Palestra “Brasil: muitas raízes, um legado de paz - o Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil e sua experiência de união cultural no Himalaia".

Realizada dia 13 de dezembro, de 2011, às 19h30, no Espaço Ekovida (R. Bernardo Specto, 7, Vila Laura, Salvador). A palestra foi dada pelo presidente

(4)

do Instituto Roerich Raimundo Santos e por membros da instituição e foi aberta ao público em geral.

O objetivo da palestra foi falar do projeto “Brasil: muitas raízes, um legado de paz” e partilhar as experiências por meio de fotografias e relatos dos participantes.

Fotos 1 e 2: Representantes do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil dando palestra no Espaço Ekovida, no bairro Vila Laura, em Salvador.

(5)

3) Show “Capoeira Chorada ". Realizado dia 17 de abril de 2012, às 19h30, no Espaço Ekovida (R. Bernardo Specto, 7, Vila Laura, Salvador). A apresentação foi aberta ao público e reuniu artistas participantes do projeto, representantes do Instituto Roerich.

Antes do show, membros do institituto fizeram uma apresentação do projeto “Brasil: muitas raízes, um legado de paz” e partilharam as experiências do intercâmbio por meio de fotografias e relatos dos participantes.

Fotos 1 e 2: O violonista Lula Gazineo dá o tom do berimbau no violão para os capoeiristas Mestre Santa Rosa e Glauber Santos executarem sequências com os principais movimentos da Capoeira Angola.

(6)
(7)
(8)

4) Show “Capoeira Chorada ". Realizado dia 15 de junho de 2012, às 14h, no Abrigo D. Pedro II (bairro Boa Viagem, Salvador). A apresentação foi exclusiva para os idosos e funcionários do abrigo e reuniu artistas participantes do projeto e representantes do Instituto Roerich.

Antes do show, membros do institituto fizeram uma apresentação do projeto “Brasil: muitas raízes, um legado de paz” e partilharam as experiências do intercâmbio por meio de fotografias e relatos dos participantes.

Fotos 1 e 2: Os músicos Lula Gazineo, Luiz de Codes e Átila Coutinho e os capoeiristas Glauber Santos e Mestre Santa Rosa em uma cena de Chorinho e Maculelê do show Capoeira Chorada, no Abrigo D. Pedro II.

(9)

Como os eventos tiveram alguma repercussão na imprensa, o Instituto Roerich reuniu e anexa a este documento esse material com a mesma finalidade de registrar diferentes momentos de uma experiência de intercâmbio cultural tão enriquecedora para todos que dela participaram.

Axe OM!

(10)

Glauber Ferreira Santos, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes segue nessa próxima quarta-feira para a Índia, integrando um Projeto de Intercâmbio Cultural desenvolvido pela Fundação Roerich.

Três estudantes da Escola de Música também compõem o grupo de sete artistas selecionados pela Fundação.

Ao retornar a Salvador, no final de outubro, o grupo realizará apresentações artísticas e eventos para completar o Intercâmbio.

Programamos dois encontros com Glauber no IHAC, dia 28 de novembro, às 17h00 e às 19h00, para seu relato e reflexão sobre sua experiência.

Veja abaixo as informações sobre o Projeto. Sergio Farias

Diretor - IHAC

Referências

Documentos relacionados

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Este trabalho tem como finalidade mostrar o que é JavaScript Isomórfico, quais suas finalidades, quais as características que o diferem de uma abordagem de desenvolvimento

Tendo em conta que os valores do teor de água que são encontrados no bacalhau que é comercializado se encontra num intervalo entre 40% e 58%, recorrendo aos ensaios anteriores e

6.2) Note que não tem sentido traçar a mediatriz em cada lado (segmento) que forma o triângulo pois não estamos interessados em obter pontos eqüidistantes dos

Região Posterior: Aumento da atividade mais do lado direito o que pode justificar queixa de dor na região das costas. Antes

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo