• Nenhum resultado encontrado

PASSEIO PEDESTRE. Arriba Fóssil da Caparica 1. Com visita guiada ao Convento dos Capuchos. 30 de Junho de 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PASSEIO PEDESTRE. Arriba Fóssil da Caparica 1. Com visita guiada ao Convento dos Capuchos. 30 de Junho de 2018"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PASSEIO PEDESTRE

Arriba Fóssil da Caparica – 1

Com visita guiada ao Convento dos Capuchos

30 de Junho de 2018

LOCAL: CAPARICA – ALMADA (actividade em processo de autorização pelo ICNF-PPAFCC)

DISTÂNCIA (Passeio Pedestre): CERCA DE 10 KM DURAÇÃO TOTAL: CERCA DE 5h00m

DIFICULDADE: FÁCIL/MÉDIA BAIXA

- PROGRAMA:

9h45m - concentração no parque de estacionamento, junto ao“Meu Super”– Botequim – Charneca da Caparica 11h00m - Visita ao Convento dos Capuchos e Jardim

15h – Final do Passeio Pedestre (é possível combinar um petisco em restaurante da zona, se houver interessados em número suficiente)

-DEVIDO A QUESTÕES AMBIENTAIS, LOGISTICAS E DE SEGURANÇA O NÚMERO DE PARTICIPANTES ENCONTRA-SE LIMITADO , A ACTIVIDADE ENCONTRA-SE TAMBÉM CONDICIONADA PELAS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS DA ALTURA, PODENDO SER ALTERADA OU CANCELADA.

-RECOMENDAÇÕES: VESTUÁRIO E CALÇADO ADEQUADOS ÀS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS, NOMEADAMENTE: CASACO/CORTA-VENTO (Impermeável e transpirável), CALÇAS RESISTENTES AO MATO (Polyester preferencialmente) BOTAS DE CAMINHADA (com sola semi-rígida e boa aderência), BONÉ, ÓCULOS DE SOL PROTECTOR SOLAR E

BASTÃO DE CAMINHADA, LEVAR ALGUMA COMIDA (sandes, fruta, barras de cereais, etc.) E ÁGUA (Recomenda-se no mínimo 1L, havendo possibilidade de reabastecimento nos Capuchos)

-AVISO: Por motivos de segurança só se aceitam inscrições para o passeio, de menores de 16 anos, se os mesmos forem acompanhados pelos pais ou encarregados de educação, a Organização pode recusar a participação de quem não se apresente com calçado ou vestuário adequados á actividade.

(2)

CCD TAT LX - Filiado no INATEL, com o n.º 2302 desde 05/02/1992 Av. João XXI, nº 76, 1000-304 Lisboa

e-mail: ccd@at.gov.pt Tel: 217 610 075 Fax: 217 610 067

-INSCRIÇÕES: (feitas através da A.D.A. Desnível): Limitadas. Enviar e-mail para mail@desnivel.pt com conhecimento ao CCD para ccd@at.gov.pt impreterivelmente até terça-feira dia 26 de Junho.

Conteúdo obrigatório das inscrições: Nome completo, Data de Nascimento, nº BI/CC, NIF (para emissão do recibo), endereço de Email, Nº de Telemóvel e Nº de sócio (se for o caso).

Preço da atividade por participante: € 4,50

O pagamento da atividade deve ser efetuado por transferência bancária até dia 27 de Junho (NIB: 0010 0000 5106 1280 00168) (BPI)) enviando depois o comprovativo para mail@desnivel.pt

SOBRE O PASSEIO

Atividade circular, por trilhos de luxuriante vegetação e muitas sombras e um pouco de estradão de terra

ba-tida até ao Convento dos Capuchos, o qual iremos visitar, construído sobre a Arriba permite vistas magnificas

sobre o estuário do Tejo, Serra de Sintra e toda a extensão de Costa desde a Trafaria ao Cabo Espichel,

seguiremos depois paralelamente à Arriba Fóssil da Caparica, por trilhos entre a vegetação mediterrânica,

pinhal e algum eucaliptal, vamos ter acesso a mais alguns miradouros ao longo do percurso até voltarmos ao

ponto de partida.

Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica

Ar riba fóssil (® Ricardo Guerreiro).

Classificação

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica foi classificada pelo Decreto-Lei nº 168/84, de 22 de maio, sobretudo, devido ao seu excecional valor geológico, geomorfológico e paisagístico. Os seus elementos de paisagem mais significativos são a arriba fóssil, formada por vários extratos sub-horizontais de rochas sedimentares, de conteúdo fossilífero e de origem fluvio-marinha (arenitos e argilas de variadas cores) e a secular Mata Nacional dos Medos, classificada pelo Decreto nº 444/71, de 23 de outubro, como Reserva Botânica devido ao valor do seu património florístico.

Nota: a expressão "arriba fóssil" não tem a ver com o facto de nela existirem fósseis, mas sim, por, em

tempos, ter sido uma verdadeira arriba, i.e. uma costa alta em contacto com o mar. Com a regressão marinha (descida do nível do mar) ela deixou de ser banhada pelo mar, pelo que se trata de uma antiga arriba - arriba fóssil.

Caracterização

A Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica estende-se ao longo da orla litoral, desde o aglomerado da Costa da Caparica até à Lagoa de Albufeira, numa extensão de 13 km, cobrindo uma superfície de 1599 hectares, em território pertencente ao concelho de Almada (freguesias da Caparica, Charneca da Caparica e Costa da Caparica) e ao concelho de Sesimbra (freguesia de Castelo). A paisagem

(3)

desta Área Protegida é, no geral, o resultado de uma profunda humanização, apesar de ser também relativamente diversificada, como resultado das características e da resposta que os recursos naturais foram dando ao longo deste ancestral processo de transformação.

Atualmente, apresenta diferentes estados de conservação, se considerarmos como referência um equilíbrio necessário entre as componentes naturais e humanas. A gestão que cada tipo de paisagem necessita, depende em muito do objetivo que para ela for definido, nomeadamente a recuperação, a conservação, a transformação, a evolução, etc..

Foram assim definidas as seguintes unidades de paisagem:

Terras da Costa – localiza-se na planície entre o cordão dunar, atualmente ocupado com o

aglomerado urbano da Costa da Caparica, e a Arriba Fóssil;

Arriba Fóssil e Orla Costeira – assente sobre um substrato arenoso (areias de praia, dunas ou

depósitos de vertente) encontra-se a linha de praia, a que se sucede o cordão dunar, uma área de planície que corresponde às dunas interiores e por fim, a Arriba; e

Pinhais da Charneca – destaca-se a presença de uma área de valor florístico e paisagístico

excecional, uma zona de pinhal manso com sub-bosque com os vários estratos bem constituídos que se designa por Mata dos Medos.

(4)

CCD TAT LX - Filiado no INATEL, com o n.º 2302 desde 05/02/1992 Av. João XXI, nº 76, 1000-304 Lisboa

e-mail: ccd@at.gov.pt Tel: 217 610 075 Fax: 217 610 067

O símbolo desta Área Protegida é uma vieira Pecten maximus, lamelibrânquio frequente nas jazidas fósseis da arriba e que vive nos fundos arenosos da costa portuguesa.

Convento dos Capuchos

As linhas elegantes do Convento dos Capuchos estabelecem o ponto de equilíbrio com a magnífica vista alcançada a partir do seu miradouro. Com uma localização privilegiada sobre o Atlântico, a partir do Convento dos Capuchos é possível contemplar Lisboa, a Serra de Sintra, a baía de Cascais, o Bugio, a Torre de S. Julião, até à Serra da Arrábida e ao Cabo Espichel.

A simplicidade e o despojamento do edifício reflectem os princípios dos frades franciscanos, para quem este local de culto foi construído no século XVI.

Mais de 400 anos depois, o Convento dos Capuchos mantém a paz, propícia à meditação e ao isolamento procurados pelos seus primeiros habitantes.

Totalmente restaurado pela Câmara Municipal de Almada, o edifício mantém a traça original conjugada com a criação das melhores condições para ser um moderno espaço de cultura, vocacionado particularmente para a área da música. Todo o ambiente envolvente, com vista sobre o mar, rodeado de agradáveis jardins, afastado do bulício dos grandes centros, mas a poucos minutos de Lisboa, faz do Convento dos Capuchos um local de visita obrigatória para os amantes do património e da natureza.

Convento dos Capuchos - História e Arquitectura

História

Em 1558 Lourenço Pires de Távora, 4º Senhor da Casa e Morgado de Caparica, mandou erguer o Convento dos Capuchos para alojar a comunidade religiosa que, anteriormente, aí se havia instalado.

Os seus frades vestiam-se de burel com capucho alongado, justificando assim o nome pelo qual eram conhecidos. A comunidade da Caparica seria, na altura, também protegida pelo próprio rei D. Sebastião.

Em 1630 são efectuadas obras de ampliação e beneficiação, tendo sido acrescentado o coro e o alpendre. Pensa-se que datará de então o revestimento a azulejos.

O declínio dos Távoras no século XVIII causa algum abandono do espaço. À data da extinção das ordens religiosas, em 1834, residiam na casa apenas 9 frades.

O Convento dos Capuchos foi suprimido por portaria imperial, assinada pelo Duque de Bragança. A partir dessa data passou por vários proprietários, degradando-se ao longo dos anos. Em 1950 é adquirido pela Câmara Municipal de Almada. Após ter sofrido algumas intervenções, é restaurado pela autarquia com todo o rigor e mantendo a traça original em 2000.

(5)

Arquitectura

Destinado a albergar uma comunidade de 40 frades, o piso inferior dos Convento dos Capuchos, dispunha de dependências ligadas ao culto, refeitório, cozinha, dispensa, lagar, adega, e celeiro.

A fachada principal apresenta um triplo pórtico de colunas simples, com arco ao centro e grades de ferro formando a galilé que permite o acesso à Igreja.

À esquerda do janelão, em escudo orlado, surgem as armas dos Távoras e, à direita, o símbolo da Ordem Franciscana. O corpo central da fachada é rematado com uma cimalha de duplo recorte com ornamentação flamejante e um nicho actualmente ocupado pela imagem de Santo António.

No interior do edifício destaca-se a igreja, de uma só nave, onde estão as imagens de S. Francisco de Assis e de S. Domingos, fundadores das ordens mendicantes.

Na capela-mor surge um altar, em talha, originário da Ordem do Carmo, que integra uma escultura da Nossa Sr.ª da Conceição, da autoria do Mestre Domingos Soares Branco. Junto ao altar-mor encontra-se a sepultura de Lourenço Pires de Távora, fundador do Convento dos Capuchos, falecido em 1573.

Referências

Documentos relacionados

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

1.4.5 - O candidato com maior pontuação nas atividades didáticas e/ou profissionais receberá 10 pontos, e a pontuação dos demais candidatos será calculada

[r]

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Este artigo tem por objetivo a avaliação da vida marinha e terrestre na praia da vila no Município de Imbituba em Santa Catarina, o estudo traz uma avaliação da vida existente

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os