• Nenhum resultado encontrado

SETEMBRO Nº 215/2005 ANO XV - Data

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SETEMBRO Nº 215/2005 ANO XV - Data"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

GRITAR POR QUE?

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:

- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?

- Gritamos porque perdemos a calma. - disse um deles.

- Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? -questionou

novamente o pensador.

- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça. - retrucou

outro discípulo.

E o mestre volta a perguntar: Então não é possível falar-lhe em voz baixa?

Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.

Então ele esclareceu:

Vocês sabem por que se grita com uma pessoa? O fato é que quando duas

pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.

Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente.

Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao

outro, através da grande distância.

Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?

Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê?

Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena.

Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente

sussurram.

E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se

olham, e basta.

Seus corações se entendem. É isso que acontece quando duas pessoas que se

amam estão próximas.

Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não

digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância

será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.

(2)

SETEMBRO – Nº 215/2005

ANO XV -

Data 23.08.2005

01 - MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA - CARTÕES DE CRÉDITO

A partir do dia 1° de outubro, as administradoras de cartão de crédito, débito e similares deverão enviar informações sobre as vendas de mercadorias de seus clientes ao Departamento da Secretaria da Fazenda Estadual. As informações a serem prestadas pelas administradoras, são o mês de referência, identificação da operação e os valores parciais e integrais. O envio destes dados manterá a privacidade dos consumidores, pois as administradoras não identificarão o nome do comprador e o valor da compra.

02 - MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA II

As empresas que efetuem vendas via cartões de crédito e também cartões de debito, devem formalizar por escrito junto a administradora dos mesmos, uma autorização para que a mesma possa remeter mensalmente para a Fiscalização da Secretaria da Fazendo do Estado do Rio Grande do Sul, as informações referente as transações por ela realizadas. Caso não seja formalizada tal declaração, fica a empresa (vendedora) responsável pela remessa a Secretaria da Fazenda das informações mensais.

Sugerimos a nossos clientes que ainda não formalizaram esta autorização, que entrem em contato com a Srta. Denise Barbosa do dep. Fiscal da Aprove, o mais rápido possível para que a mesma passe as orientações necessárias.

03 - DECLARAÇÃO MENSAL DE SERVIÇOS

As sociedades que prestarem serviços por meio de profissionais habilitados, no município de Porto Alegre, estão obrigadas a entregar à Prefeitura Municipal , a partir da competência agosto/2005 a Declaração Mensal do ISSQN. Na declaração deve conter dados da empresa, dos sócios e dados das notas fiscais emitidas no mês, como número, data da emissão e valor do serviço prestado. A Declaração Mensal deve ser entregue obrigatoriamente até o dia 10 de cada mês.

( Base Legal : Instrução Normativa 2 SMF de 08/07/2005 )

04 - FGTS - CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Em nossos últimos informativos e comunicados temos reiterado acerca da obrigatoriedade de todas as empresas aderirem ao processo de Certificação Digital do FTGS da Caixa Econômica Federal.

É importante destacar que as empresas que estejam pagando seu FGTS sem ainda terem se integrado ao processo de Certificação Digital terão diversas dificuldades burocráticas, dentre elas podemos destacar: ausência de individualização dos depósitos dos empregados, problemas de saque do FGTS em caso de rescisão, problemas de negativas do FGTS, entre outros embaraços e entraves administrativos.

Visto isto, reiteramos às empresas que ainda não aderiram ao processo de Certificação Digital do FTGS da Caixa Econômica Federal que o façam o mais breve possível.

05 - RECEITA COM LOCAÇÕES

As receitas com locações, no Município de Porto Alegre, desde a Lei complementar 116, deixaram definitivamente de fazer parte da tributação do ISS. Por outro lado, a PMPA tem autuado as empresas que emitem notas fiscais para recebimento dos valores de locação alegando que, como os valores das locações não fazem parte da base de tributação do ISS, a nota fiscal de serviços não é documento hábil para emissão e recebimento destes valores. Para evitar a autuação por parte da PMPA e a inclusão dos valores de locação na base de cálculo do ISS, recomendamos aos nossos clientes que efetuem a cobrança dos valores das locações através de recibo da empresa. A PMPA tem utilizado duas formas de penalizar os contribuintes que utilizam a nota fiscal de serviços como documento para cobranças de locação;

1º - incluem o valor dos aluguéis na base de cálculo do ISS;

2º - emitem uma multa administrativa de R$ 68,27 por documento utilizado.

(3)

06 - SIMPLES. SÓCIO COMUM A DIVERSAS EMPRESAS.

Num conjunto de empresas que possuem um sócio em comum e que auferem uma receita bruta global superior a R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais), todas as empresas optantes pelo SIMPLES estão obrigadas a solicitar sua exclusão desse regime tributário, caso o referido sócio participe com mais de 10% (dez por cento) do capital de qualquer das empresas do conjunto.

(Base Legal : IN SRF nº 355/2003, artigos 2º, 20, IX, 22,II, ‘a’, e §§ 1º e 3º.” , e Ementa da Solução de Consulta 108, de 18-4-2005 , publicada na página 15 do DO-U,Seção1,de 13-6-2005 - SRRF, 6ª Região Fiscal. )

07 - EMPREGADO AFASTADO POR AUXÍLIO DOENÇA - REFLEXO NAS FÉRIAS

Se, durante o período aquisitivo de férias, o empregado permanecer afastado da empresa, por mais de seis meses recebendo da Previdência Social o benefício correspondente (acidente do trabalho / auxílio doença) então o mesmo perderá o direito de suas férias.

Neste caso, o período aquisitivo voltará a contar a partir da data de retorno do empregado ao trabalho, ou seja, o empregado terá desassociado da sua data de admissão o computo dos períodos aquisitivos de férias.

(Decreto Lei 5.452, de 1-5-43 - CLT - artigo 133 - DOU de 9-8-43).

08 - DOMÉSTICA - CARNÊ DE INSS

Desde a competência Março / 1998 os contribuintes individuais não utilizam mais o carnê laranja para pagamento de suas contribuições previdenciárias, o pagamento atualmente é realizado através de guia própria, formulário em duas vias com o seguinte destino 1º via do Banco 2º via contribuinte.

Quando da utilização do antigo carnê laranja pelos empregadores domésticos, ficava o empregador com duas vias autenticadas, deste modo o empregador permanecia com uma via entregando a outra a empregada doméstica.

Ocorre que, no sistema atual ( guias ) após o pagamento o empregador somente permanece com uma das vias autenticadas, via esta que deverá ser entregue a empregada doméstica. Como o pagamento do INSS da doméstica é de responsabilidade do empregador, alertamos ser de suma importância que este permaneça com uma fotocópia da guia paga (entregue a doméstica), haja visto uma futura necessidade de comprovação do pagamento ( Reclamatória Trabalhista ).

09 - RESCISÃO DE CONTRATO - HOMOLOGAÇÃO

O fato de ter o sindicato designado a homologação em data posterior ao previsto no parágrafo 6º do art. 477 da CLT não isenta o empregador de pagar a multa do seu parágrafo 8º, já que poderia ter se valido da DRT, para a quitação geral antes de ultrapassado o prazo, ou, então, do depósito em conta corrente do empregado, para não se constituir em mora. ( TRT - 2º R. - 7ª T - Ac. nº 029.501.952.23 - Relator Amaury Formica - DJSP 01.06.95 - pág. 52 )

10 - CONTRATAÇÃO DE DEFICIENTES FÍSICOS - OBRIGAÇÃO - MULTA

A Portaria MTE nº 1.199/2003 aprova normas para a imposição de multa administrativa variável, para empregadores que deixarem de cumprir com as formalidades do art. 93 da Lei 8.213/81, ou seja, contratarem pessoas portadores de deficiência física.

Diz a lei que: A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas.

Em caso de dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, só poderá ocorrer após a contratação de substituto de condição semelhante. A referida multa será calculada na proporção estabelecida pela norma em destaque (Portaria TEM, c/c Lei 8213/81 artigo 93 e 113), levando em conta o número de empregados da empresa e ainda outros critérios e dispositivos legais vigentes.

11 - RESCISÃO - COMPENSAÇÃO

Quando o salário do último mês é integralmente pago, embora existissem faltas ao serviço só computáveis no mês seguinte é lícita a compensação do valor dessas faltas do valor de outras verbas a serem pagas ao reclamante. (TRT 1ª R. - RO 04626/81 - 1ª T. - Rel. Juiz José Teófilo Vianna Clementino - DORJ 17.05.82)

(4)

12 - DO QUADRO DE HORÁRIO - LEGISLAÇÃO - CLT

Art. 74. O horário do trabalho constará de quadro, organizado conforme modelo expedido pelo Ministério do Trabalho, e afixado em lugar bem visível. Esse quadro será discriminativo no caso de não ser o horário único para todos os empregados de uma mesma seção ou turma.

§ 1º. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados com a indicação de acordos ou convenções coletivas porventura celebrados.

§ 2º. Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso. (Redação deste parágrafo dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.89).

§ 3º. Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará, explicitamente, de ficha ou papeleta em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o § 1º deste artigo.

13 - APROJUR -

Material anexo.

- Responsabilidade do patrão por acidente do trabalho doméstico.

- TRT de São Paulo manda riscar palavrões jurídicos usados pela Volkswagen.

14 - PREPARAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

Prazos necessários para preparação, elaboração e devolução da

documentação após entrega do movimento na Aprove.

Dep. Pessoal:

Folha de Pagamento

2 dias úteis

Férias, Admissão, Demissão, 13º Salário

3 dias úteis

Dep. Fiscal

Registro e elaboração do ICMs, IPI, PIS,

Cofins, IRRF, ISSQN, IVVC.

2 dias úteis

Autorização de notas Fiscais ( AIDOF )

5 dias úteis

Dep. Societário

Certidões Negativas

7 dias úteis

Todos os Dptos.

(5)

CURIOSIDADES

NATUREZA HUMANA

"Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão,chega-se ao mesmo resultado execrável:

O governo da imensa maioria das massas populares por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana."

(Mikhail Bakunin - (1814-1876) Anarquista russo do século XIX - É considerado um dos intelectuais pai do anarquismo. Foi grande opositor as idéias de Marx )

( Recebido pela Internt )

FRASES

“Existem homens que amam o poder e existem homens que tem o poder de

amar.”

(Bob Marley)"

( Recebido de Leandro Mengue )

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ?

Safo : Que se safou.

2. Livre, desembaraçado. 3. Gasto, usado.

4. Bras. Gír. Diz-se de quem age com desembaraço e revelando iniciativa; esperto, vivo.

(Extraído do Novo Dicionário da Língua Portuguesa – Aurélio Buarque de Holanda Ferreira – 1º Edição 15º Impressão).

FONTE UTILIZADAS :

Referências

Documentos relacionados

A Modelagem Matemática neste sentido é vista como uma alternativa pedagógica que traz subsídios para a partir de situações reais explorar suas potencialidades no campo da matemática

Temos então que na música ouvimos um movimento que não é o de objetos nem de uma psique, mas o movimento puro de forças fluindo em mudanças de estado e dinâmica. Esta

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Sob erro de comunicação, o controlador responde o código de erro e envia o código de função adicionando 80H (o bit mais alto está em 1) para o sistema principal se ocorreu

No caso das viaturas com caixa automática inclui modo desportivo para passagens de caixa.. Inclui adicionalmente apresentação dos valores instantâneos de potência e binário em

Considerando os dois índices conjuntamente, percebeu-se que 19,18% dos fornecedores tiveram boa classificação, tendo amostras, em média, com altos teores de

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

a) A caixa ficará completamente cheia de cubinhos exatamente na décima etapa. b) A caixa ficará completamente cheia de cubinhos exatamente na décima quinta etapa. c)