• Nenhum resultado encontrado

Modelo para Fases da Lua

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Modelo para Fases da Lua"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Planos de aula

Modelo para Fases da Lua

Por: Andresa Prata Cirino Cuginotti / 28 de Novembro de 2018 Código: CIE5_10T&U05

Habilidade(s): EF05CI12

Anos Iniciais - 5º Ano - Terra e Universo

Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.

Sobre o Plano

Modelo para Fases da Lua 5º ano

Objetivos de aprendizagem

Articular os movimentos da Lua, os registros das fases da Lua e a investigação sobre a forma assumida por objetos iluminados unilateralmente para propor um modelo explicativo para as fases da Lua. Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses. Professor-autor: Andresa Prata Cuginotti

Mentor: Cintia Diógenes Especialista: Margareth Polido

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio. Esta aula funciona melhor se realizada na sequência das aulas anteriores dessa unidade (CIE5_10TU01 a CIE5_10TU04).

Para a etapa “Mão na Massa” deste plano de aula, é sugerida a utilização do registro feito pelos alunos nas aulas anteriores (CIE5_10TU01 a CIE5_10TU04). Caso você opte por utilizar esse plano de aula isoladamente, há um documento complementar que poderá ser utilizado.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, assista ao vídeo Fases da Lua, da série ABC da Astronomia, disponível em https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 15 set 2018).

Materiais complementares

Documento

Material complementar – Eu costumava pensar que..., Agora eu penso que...

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vFy3jMYGEaKMrnDUS7Q4PmfAWPcdd9b4f3AG7cWttvdTSwhwrNQshA5BVBFx/cie5-10tu05--material-complementar--eu-costumava-pensar-que-agora-eu-penso-que.pdf

(2)

Slide 1

Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio. Esta aula funciona melhor se realizada na sequência das aulas anteriores dessa unidade (CIE5_10TU01 a CIE5_10TU04).

Para a etapa “Mão na Massa” deste plano de aula, é sugerida a utilização do registro feito pelos alunos nas aulas anteriores (CIE5_10TU01 a CIE5_10TU04). Caso você opte por utilizar esse plano de aula isoladamente, há um documento complementar que poderá ser utilizado. Para saber mais sobre a temática a ser

desenvolvida nesta aula, assista ao vídeo Fases da Lua, da série ABC da Astronomia, disponível em

https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 15 set 2018). Materiais necessários para a aula: Lanternas ou luminárias (uma por grupo), esferas (ao menos duas por grupo, de tamanhos bastante diferentes – podem ser esferas de isopor, frutas de formato esférico, bolas etc.), papel grande para registro de conhecimentos prévios, hipóteses e

questionamentos (flip-chart, kraft ou cartolina), papel ou caderno para registro, lápis de cor ou canetas hidrocores, fita crepe ou giz (de lousa) ou post-its, e equipamento para exibição de vídeo.

(3)

Slide 2

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar as posições da Lua em suas diferentes fases e em que momentos do dia e da noite a Lua pode ser vista no céu, dependendo de sua fase.

(4)

Slide 3

Contexto

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Se a Lua estiver visível no céu, leve os alunos para a área externa para essa etapa. Caso isso não seja possível, projete a imagem do slide ou outra da Lua visível no céu no período diurno. Com os alunos dispostos em círculo, semicírculo ou em ‘U’, pergunte se eles já viram a Lua no céu durante o dia. Você pode usar outras questões como:

Quando a Lua está visível no céu?

Em que fases vemos a Lua no céu? De dia ou à noite?

Em qual direção está a Lua no céu quando a vemos durante o dia? E à noite?

Registre o que os alunos forem falando em um papel grande (papel kraft ou de flip-chart, por exemplo) sob o título “O que sabemos?”. Se você utilizou esse quadro na aula anterior, retome-o e ressalte o desenvolvimento das hipóteses devido à atividade realizada anteriormente. Esse papel deve ficar visível para a turma durante a aula, para que essas ideias prévias possam ser revisitadas à medida em que eles forem descobrindo outras coisas.

Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “hoje vamos explorar modelos do Sol, da Terra e da Lua, para descobrir em quais posições esses astros devem estar para que observemos a Lua em cada uma de suas fases. Descobriremos também, com isso, em que momento do dia a Lua está visível em cada uma de suas fases”.

(5)

Slide 4

Questão disparadora

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema, levantem hipóteses e questionamentos sobre a relação entre os movimentos da Lua e as suas fases. Não se preocupe em responder às questões deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema. Registre as hipóteses e questionamentos em um local onde fiquem visíveis e possam ser revisitados.

(6)

Slide 5

Mão na Massa

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Organize os alunos em pequenos grupos (cerca de 3 alunos por grupo). Disponibilize o material (fontes de luz e esferas) em uma mesa, onde os alunos serão convidados a buscar o material de que precisarem.

Explique a atividade. Você pode projetar o slide e ler com os alunos, ou apenas explicar o que será feito. Peça para que retomem as anotações das aulas anteriores. Se você não tiver realizado as aulas anteriores, disponibilize material de pesquisa (digital ou livros) sobre os movimentos da Lua, as características da Lua, a periodicidade das fases da Lua (pode ser um calendário) e algo sobre o que enxergamos.

Reforce com os alunos o fato de que eles devem registrar seus modelos e conclusões em seus cadernos ou folhas de registro, pois isso será essencial para a discussão subsequente. Materiais necessários: Fontes de luz (pelo menos uma por grupo, podendo ser lanternas,

luminárias, projetores etc.), esferas (pelo menos duas por grupo, uma maior e outra menor, podendo ser esferas de isopor, frutas, bolas etc.), papel ou caderno para registro, lápis de cor ou canetas hidrocores, equipamento para exibição do vídeo.

(7)

Slide 6

Mão na Massa

Orientações: Monte grupos de feedback, unindo os grupos iniciais dois a dois.

Projete o slide, anote as perguntas no quadro ou imprima as perguntas para cada grupo. Explique como será a discussão: cada grupo deve apresentar, brevemente, o modelo proposto pelo grupo para a explicação das fases da Lua, indicando também em que momento do dia a Lua, em cada uma das quatro principais fases, é visível no céu (Lua Nova – não é vísível. Lua crescente – visível à tarde e início da noite a Leste do Sol. Lua Cheia – visível à noite, pode ser vista também ao anoitecer e amanhecer. Lua minguante – visível no final da noite e manhã, a Oeste do Sol). Os participantes dos outros grupo, após ouvirem atentamente, devem dar um feedback, apresentando questionamentos e/ou sugestões para a melhoria do modelo. Os membros da mesa de discussão se revezam nos papéis de expositor e de ouvintes. Caso a turma não esteja acostumada com o processo de dar e receber feedback, convém trabalhar isso antes da aula. Você pode utilizar, como ponto de partida para esse trabalho sobre feedback, o vídeo disponível aqui (ative as legendas em português selecionando legendas em espanhol e a opção auto-translate para português). Relembre-os, anotando no quadro, que feedback deve ser específico, deve ajudar e deve ser falado com gentileza e cuidado .

Durante esse momento, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue refletir e explicar seus modelos, fazer conexões e dar feedback aos colegas. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, fazendo questionamentos para estimular a conversa. Faça registros sobre o que observa e sobre o que falam os alunos durante a discussão.

Após esse tempo nos grupos de discussão, os alunos se separam novamente em seus grupos originais, conversam sobre o feedback que receberam e fazem ajustes a seus modelos, caso necessário.

(8)

Slide 7

Sistematização

Tempo sugerido: 10 minutos Orientações: Peça para que os grupos

compartilhem brevemente suas conclusões. Esse momento deve ser bem sucinto, uma vez que os alunos já terão compartilhado seus modelos durante o feedback.

Pergunte para os alunos:

Vocês repensaram alguma coisa após o feedback? Para complementar, se houver tempo e recursos, mostre aos alunos o vídeo disponível em

https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 15 set 2018).

(9)

Slide 8

Sistematização

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora tanto dessa aula como nas aulas anteriores (CIE5_10TU01 a CIE5_10TU04) e ressalte o que eles aprenderam nesta aula. Você pode usar a dinâmica de pensamento “eu costumava pensar que…, Mas agora penso que…” para deixar visível o que foi aprendido nessas aulas. Para realizar essa dinâmica, divida um quadro em duas colunas com os inícios das frases “eu costumava pensar que…” e “mas agora penso que…”. Peça para que os alunos escrevam individualmente respostas para os dois inícios de frases e depois colete respostas oralmente, anotando resumidamente no quadro. A ideia é que os alunos expressem o que mudou em sua forma de pensar sobre o tema da aula.

Leia mais sobre essa dinâmica, em inglês, em

http://www.pz.harvard.edu/resources/i-used-to-think-but-now-i-think (Acesso em 15 set 2018), com tradução para o português aqui.

(10)

Uma rotina para refletir sobre como e por que nosso pensamento mudou 

Relembre os estudantes sobre o tópico que você quer que eles considerem. 

Pode ser o próprio ideal – justiça, verdade, compreensão, criatividade – ou pode 

ser a unidade que vocês estão estudando. Peça aos estudantes que escrevam 

uma resposta usando cada um dos seguintes inícios de frases: 

 

 

 

Propósito: Qual o tipo de pensamento estimulado por essa rotina? 

Essa rotina ajuda os estudantes a refletirem sobre seu pensamento sobre um 

tópico ou questão e explorar como e por que aquele pensamento mudou. Pode 

ser útil na consolidação de novos aprendizados à medida que os estudantes 

identificam seus novos entendimentos, opiniões e crenças. Examinando e 

explicando como seu pensamento mudou, os estudantes estão desenvolvendo 

suas habilidades de raciocínio e reconhecendo relações de causa e efeito.  

 

Aplicação: Quando e onde posso utilizá-la? 

Essa rotina pode ser usada sempre que os pensamentos, opiniões ou crenças 

iniciais dos estudantes pareçam ter mudado como resultado de uma instrução 

ou experiência. Por exemplo, depois de ler informações novas, assistir a um 

vídeo, ouvir uma palestra, experimentar algo novo, participar de uma discussão 

da turma, ao final de uma unidade de estudo, e assim por diante. 

 

 

 

(11)

Explique aos estudantes que o objetivo dessa atividade é ajudá-los a refletir 

sobre seu pensamento sobre um tópico e a identificar como suas ideias 

mudaram com o tempo. Por exemplo: 

 

Quando começamos esse estudo sobre ________________, todos vocês tinham algumas 

ideias iniciais sobre isso e sobre o que isso era. Em poucas frases, quero que vocês 

escrevam o que costumavam pensar sobre _________________. Pensem por um minuto e 

escrevam sua resposta para “Eu costumava pensar que…”. 

 

Agora, quero que vocês pensem sobre como suas ideias sobre _____________ mudaram 

como um resultado do que nós viemos estudando/fazendo/discutindo. Novamente, 

em apenas umas poucas frases, escreva o que você pensa sobre ______________. 

Comece sua frase com “Mas agora eu penso que…”. 

 

Peça para que os estudantes compartilhem e expliquem suas mudanças de 

pensamento. Inicialmente é bom fazer isso no grande grupo, de forma que você 

possa sondar o pensamento dos estudantes e encorajá-los a explicar. Uma vez que 

os estudantes se acostumem a explicar seus pensamentos, eles podem compartilhar 

uns com os outros em pequenos grupos ou duplas. 

 

 

Traduzido de I used to think…, But now I think..., Project Zero, Harvard Graduate School of Education. 

Disponível em ​

http://www.pz.harvard.edu/resources/i-used-to-think-but-now-i-think​

. Acesso em 18 jul 

2018. 

Referências

Documentos relacionados

TAMBÉM É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA SEJA ACOMPANHADA SEMPRE DE ALGUÉM NA RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES, OU SEJA, DEVE ESTAR SEMPRE COM UM ADULTO QUE DIRIGE AS ATIVIDADES, É

Ora, é nítida a abusividade presente no marketing utilizado para a comercialização dos produtos em questão diante de todos os recursos publicitários lançados a

A Tabela 4 apresenta o número total de leitos de Unidades de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde, incluindo os adultos, neonatais e pediátricos, e o número de

robustez ´ e ”ruim” para fator de incontrolabilidade θ/τ < 2; desenvolvido para processos com tempo morto maiores do que os estudados por Z&N;. produz sintonia agressiva e,

(2016), selecionando genótipos de tomateiro para processamento com alto teor de zingibereno, concluíram que a seleção indireta de plantas com alto teor de zingibereno é eficiente

Para determinar a exigência de um aminoácido de referência, o mais limitante nas dietas comerciais, utiliza-se o método de dose resposta, que estima o perfil de

Esta aula teve como objetivo mostrar que as que as fases da Lua est˜ao associadas as posic¸˜oes relativas no sistema Sol-Lua-Terra e que “o formato (ou fase) da Lua que vemos no

Como ele relata, havia pensado na “fundação de um hospital ou Santa Casa de Misericórdia vi nesta cidade da Conquista, o que geralmente foi muito bem aceito e aplaudido