• Nenhum resultado encontrado

Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ÍNDICE DE SIMETRIA DA FORÇA DE REAÇÃO VERTICAL DE EXERCÍCIOS NO JUMP FIT®

Gabriela Fischer Mestranda PPGCMH. Paulo Eduardo Schiehll Mestre pelo PPGCMH. Thiago Côrrea Duarte LAPEX - ESEF – UFRGS. Jefferson Fagundes Loss LAPEX - ESEF – UFRGS. Professor Dr. ESEF UFRGS. RESUMO

O objetivo deste estudo foi analisar o índice de simetria absoluto dos membros inferiores em movimentos executados sobre o minitrampolim JUMP FIT®. Sessenta professores de Educação Física executaram 16 exercícios no minitrampolim instrumentado com seis células de carga posicionadas sob os pés de apoio. Para análise dos dados foram selecionados 20 picos consecutivos de força e normalizados pelo peso corporal do indivíduo. O presente estudo mostrou que existe simetria na FRS entre os lados direito e esquerdo na maioria dos exercícios avaliados na modalidade JUMP FIT®. Foram encontradas assimetrias significativas apenas nos exercícios femoral simples e elevação de joelhos.

ABSTRACT

The aim of this study was to analyze the symmetry index of the lower limbs in exercises on the mini springboard JUMPFIT®. Sixty works out teacher performed 16e exercises on a mini springboard instrumented with six cells positioned loads under support feet. To data analyze were selected 20 consecutives force peaks and normalized by body weight of each subject. The present study showed that there was symmetry in GRF between right and left sides in exercises evaluated in JUMP FIT®. There was found significant asymmetries only in simple femoral and knee elevation exercises.

 

Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte 

(2)

 

Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte 

966 

INTRODUÇÃO

O JUMP FIT® se caracteriza por ser uma modalidade de ginástica que constitui um programa de exercícios ritmados de membros superiores e inferiores sobre um minitrampolim elástico individual. Classificada como atividade predominantemente aeróbia, o JUMP FIT® possibilita diferentes metodologias de treinamento físico [1]. A intensidade de cada fase da aula já foi estudada através da análise de variáveis fisiológicas, porém são pouco estudadas as cargas mecânicas da mesma. Nessa perspectiva, com relação à análise das variáveis mecânicas, entende-se que informações a respeito da Força de Reação do Solo (FRS) tornam-se de fundamental importância, uma vez que a análise de parâmetros como o pico de força e taxa de aplicação de força podem afetar estruturas do sistema músculo-esquelético, interferindo tanto no desempenho do exercício, na prevenção da fadiga e da lesão muscular [2,3,4]. Questões interessantes, embora pouco estudadas, são os benefícios da prática do JUMPFIT® relacionados à redução de impacto em relação a exercícios terrestres, inclusive com respeito à simetria da FRS dos membros inferiores nos exercícios realizados sobre o minitrampolim JUMP FIT® [5,6]. Supõe-se que a magnitude da força dos movimentos de salto e corrida sobre o minitrampolim seja transmitida de forma similar entre os membros inferiores. Entretanto, foi relatado que taxas de assimetria são consideradas naturais em atividades como o correr e o pedalar [7,8]. Um estudo verificou que assimetrias entre os membros inferiores de corredores são comuns, sendo caracterizadas por diferentes valores de FRS para cada apoio do pé [9]. No entanto, taxas de assimetria de FRS que não sejam fisiológicas podem gerar alterações estruturais e musculares que, por sua vez, podem levar as pessoas à quadros de dor e disfunção muscular, podendo afastá-las do programa de exercícios e comprometer sua qualidade de vida [10].

Assim, o objetivo deste estudo está em analisar a força vertical, a taxa de aplicação de força e o índice de simetria absoluto dos membros inferiores em movimentos executados sobre o minitrampolim JUMP FIT®.

MATERIAIS E MÉTODOS

A amostra deste estudo foi do tipo intencional, extraída da população de professores credenciados e licenciados da modalidade JUMPFIT® no estado do Rio Grande do Sul. Participaram sessenta professores de ambos os sexos, com mínimo de 6 meses de experiência na modalidade JUMP FIT®. Eles apresentaram idade de 28,5 ±5,9 anos, estatura corporal de 170±8 cm, massa corporal 62,9± 9,8 kg e 39 destros. Para a aquisição dos dados da FRS o minitrampolim foi instrumentado com seis células de carga de 250 kg, posicionadas sob os pés de apoio como demonstrado na figura 1. As células de carga da marca HBM, modelo PW 10 D1, foram ligadas a um microcomputador Pentium III, 900 M hz, através de um condicionador de sinais e um conversor analógico digital de 16 bits (Computer-boards), com uma taxa de amostragem de 500 Hz.

(3)

Figura 1: JUMP FIT® instrumentado com 6 células de carga.

Os valores obtidos dos exercícios no JUMPFIT® foram coletados, tratados e analisados nos softwares SAD32, Matlab e Excel. Os professores de JUMP FIT® foram orientados a executar os movimentos da mesma forma como realizam a atividade em sala de aula, iniciando sempre os movimentos com a perna esquerda conforme recomendações do programa JUMP FIT® ritmados a uma cadência de 140 batimentos por minuto [11].

Os valores correspondentes aos movimentos das Famílias I e II (pré-corrida, corrida simples, elevação de joelhos, canguru duplo, polisapato simples, galope duplo, sprint e femoral simples) foram executados durante o tempo necessário para que o indivíduo alcançasse um ciclo estável de repetições. Durante este ciclo estável foram selecionados 45 segundos de execução e os valores correspondentes a 10 picos consecutivos foram anotados e normalizados pelo peso corporal do indivíduo. Em situações onde a técnica de execução oferecia maior complexidade ou envolvia diferentes intensidades, como por exemplo, dois saltos menores (saltitos) e dois saltos maiores (saltos) realizados para a esquerda e direita (canguru duplo), os mesmos foram analisados separadamente com cada mediana representando 10 picos consecutivos.

A taxa de aplicação de força foi calculada nas mesmas execuções utilizadas para determinação do pico de força, através da razão entre o valor máximo de força (também normalizado) e intervalo de tempo entre o início da força e o pico de força vertical. Para comparação entre as médias das variáveis do lado direito e do lado esquerdo, nos diferentes exercícios, foi utilizado o teste t de Student para amostras pareadas.

Também foi calculado o índice de simetria absoluto (ISA) do pico de força vertical e da taxa de aplicação de força. O valor do índice igual a zero indica que não há diferença entre as variáveis para o lado direito e o esquerdo e, portanto, há uma perfeita simetria do salto sobre o minitrampolim. Tal índice é obtido por meio da seguinte equação:

 

Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte 

(4)

Para a descrição dos exercícios analisados neste estudo que pertencem à Família I é descrita no Quadro 1. Tais exercícios são executados com transferência constante de peso de um pé para outro.

Quadro 1 – Descrição dos exercícios da Família I

Corrida Simples: movimento de transferência de peso, onde os pés estarão paralelos em afastamento médio, representa uma corrida estacionária sobre o minitrampolim. Neste movimento, os pés perderão o contato com a lona. Os joelhos são flexionados 45 graus durante a fase aérea. Toda superfície do pé deverá fazer contato com a lona.

Pré-Corrida: movimento de transferência de peso, onde os pés estarão paralelos em afastamento médio, similar a corrida. Um dos pés estará totalmente em contato com a lona, e apenas a parte anterior do outro pé perderá contato com a superfície.

Sprint: movimento de transferência de peso, onde os pés estarão paralelos em afastamento médio, similar a corrida, porém com o tronco ligeiramente inclinado à frente. Representa uma corrida estacionária sobre o minitrampolim, em alta velocidade. Neste movimento, os pés perderão o contato com a tela elástica

Elevação de Joelhos simples: pernas paralelas em afastamento médio, uma das mãos na cintura, enquanto a outra mão toca o joelho oposto. Será executado um pequeno saltito, e a trajetória de elevação dos joelhos é diagonal em direção à mão contrária.

Femoral simples: movimento de alternância látero-lateral, partindo da posição de pés paralelos em afastamento médio.

Galope duplo: movimento de transferência de peso, onde os pés estarão paralelos em afastamento médio, representa uma corrida estacionária sobre o minitrampolim. Neste movimento, os pés perderão o contato com a lona. Os joelhos realizam flexão de 90 graus durante fase aérea. Toda superfície do pé deverá fazer contato com a lona.

Quadro 2 – Descrição dos exercícios da Família II.

Polisapato simples: partindo da posição de pés paralelos com abertura menor que a largura dos ombros executar os saltitos em tesoura no sentido ântero-posterior.

Os joelhos estarão com um pequeno grau de flexão, e toda a superfície do pé fará contato com a tela elástica.

Canguru duplo: os pés paralelos em afastamento médio, joelhos semi flexionados, executar o salto de um lado para o outro do trampolim.

RESULTADOS

 

Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte 

(5)

 

Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte 

969 

A Tabela 1 apresenta valores médios das variáveis de pico de força e taxa de aplicação de força para os exercícios analisados. Os exercícios galope duplo e canguru duplo, por serem caracterizados por saltos de diferentes intensidades, aparecem na tabelas discriminados nas situações salto e saltito. Os exercícios da família II, embora realizados com a simultaneidade dos membros inferiores, também aparecem na Tabela 1 separadas em lado direito e esquerdo. Com relação ao canguru duplo a informação é referente ao lado do corpo em que os dois pés são projetados contra a lona, enquanto para o polisapato duplo a informação é referente à perna que está posicionada a frente do corpo.

Tabela 1- Média e desvio padrão do pico de força e da taxa de aplicação de força de 10 picos consecutivos dos exercícios do JUMP FIT® e índice de simetria absoluto do pico e da taxa. Taxa de aplicação de força (xPC/s) Índice de Simetria Absoluto (%) Pico de Força (xPC) Índice de Simetria Absoluto (%)

Esquerdo Direito Esquerdo Direito

Corrida simples 17,9 (4,2) 17,9 (4,2) 0 2,43 (0,4) 2,45 (0,4) 0,8 Pré corrida 16,5(4,2) 16,2(4,0) 1,83 2,32(0,4) 2,32(0,4) 0 Sprint 23,7(6,6) 23,5(6,3) 0,84 2,07(0,3) 2,03(0,3) 1,95 Elevação de joelhos *32,8(8,1) 23,0(5,1) 34,9 *3,45(0,6) 2,80(0,4) 20,8 Femoral Simples *8,5(13,4) 27,3(6,3) 105 *4,30(0,7) 3,16(0,5) 30,5 Polisapato Simples 49,8(8,9) 49,7(9,1) 0,02 4,46(0,5) 4,44(0,5) 0,44 Galope duplo (salto) 27,6(6,1) 28,1(6,5) 1,79 3,25(0,5) 3,30(0,5) 1,52 Galope duplo (saltito) 27,5(5,9) 27,7(5,8) 0,07 3,23(0,4) 3,27(0,4) 1,23 Canguru duplo (salto) 43,8(8,4) 44,6(9,2) 1,80 4,25(0,5) 4,27(0,5) 0,46

(6)

 

Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte 

970 

Canguru duplo (saltito) 46,4(9,2) 46,4(9,3) 0 4,32(0,5) 4,34(0,5) 0,46 * Diferenças significativas (p<0,05)

Entre os oito exercícios investigados, seis deles não apresentaram diferenças significativas em relação ao pico de força vertical e a taxa de aplicação de força entre os lados direito e esquerdo. A partir destes resultados, somente os exercícios de elevação de joelho com 34,9% para a taxa e 20,8% para o pico de força vertical e o femoral simples com 105% para a taxa e 30,5 % para o pico de força podem ser considerados assimétricos. DISCUSSÃO

A análise da FRS pode oferecer valiosas informações sobre o aparelho locomotor e proporcionar um melhor entendimento sobre a técnica de corrida e a técnica de salto de cada indivíduo. A componente vertical da FRS se destaca, dada a sua magnitude, sendo uma das principais influenciadoras da sobrecarga do aparelho locomotor, podendo ser quantificada com o uso de uma plataforma de força [12].

O objetivo inicial deste estudo é analisar a simetria da FRS de membros inferiores em movimentos executados no JUMP FIT®. Pela proporção de exercícios que apresentaram diferenças significativas com respeito ao pico de força vertical e a taxa de aplicação de força entre os lados direito e esquerdo, pode-se afirmar que a maioria dos exercícios investigados é simétrica em relação à FRS. Nota-se que entre aqueles considerados simétricos existem exercícios pertencentes à Família I e à Família II, ou seja, possuem características de execução diferenciada entre eles: no primeiro há transferência constante de um pé para o outro e no segundo ocorre apoio dos pés simultaneamente sobre a tela elástica Essa observação provavelmente indica que o tipo de exercício classificado na família I ou na família II, não exerce influência na simetria da FRS.

A força vertical também apresenta uma grande variabilidade entre sujeitos. Estudos mostram que o pico de impacto, o pico máximo e a amplitude são dependentes de diversos fatores, tais como, a massa corporal, a técnica de corrida, a velocidade de corrida, a área do pé de cada indivíduo e o calçado usado durante a corrida [13].

Embora não tenha sido avaliada a dominância nesse estudo, duas observações merecem destaque. A primeira delas está no fato que 91,6% da amostra reportou ser destro e a segunda é que a mesma amostra foi orientada a iniciar os movimentos com a perna esquerda conforme determinação metodológica particular do programa JUMP FIT®. Uma vez que os valores das variáveis analisadas para elevação de joelhos e femoral simples foram significativamente maiores no lado esquerdo, pode-se inferir que o fato dos professores utilizarem a mesma perna esquerda para a impulsão do exercício apresentou algum efeito sobre a simetria da FRS.

No estudo publicado por Foza et al. [14] ressalta-se a influência da capacidade de atenção durante o desempenho da tarefa, no caso desse estudo para a pedalada do ciclismo. Os resultados mostraram que os ciclistas pedalaram de forma simétrica até os primeiros vinte minutos de prova, período o qual o atleta está mais atento frente às estratégias e seus adversários. Já no período entre vinte e cinco minutos e quarenta minutos, em que os atletas não se preocupam com escapes ou sprints, a pedalada foi significativamente

(7)

 

Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte 

971 

assimétrica. Assim como as assimetrias da pedalada presentes em diferentes fases da prova as assimetrias presentes nos movimentos da Família I do JUMP FIT® pode ser resultado da falta de foco de atenção ou desvio do mesmo com relação ao objetivo do exercício. Ocorre, assim, uma falha na eficácia da coordenação muscular do indivíduo, tanto na perspectiva intermuscular como intramuscular, ambas interferindo na motricidade do exercício. Sugere-se que as assimetrias do pico e da taxa nos exercícios de Elevação de Joelho e Femoral Simples poderiam ser atenuadas se o executante prestasse mais atenção na forma como está empregando força e pressão no momento do toque do pé com a tela elástica. Uma forma de investigar se o comando inicial do exercício com a perna esquerda influenciou na simetria da força vertical dos movimentos da Famíla 1 do JUMP FIT® seria avaliar a força vertical desses movimentos no minitrampolim realizados por alunos praticantes de JUMP FIT®. Estes, por sua vez, iniciam o movimento com a perna direita já que o professor executa a aula de frente para o aluno.

Um estudo desenvolvido por Carpes et al. [15] analisaram a simetria na produção de torque durante o ciclismo, encontrando valores significativos de assimetria por alguns períodos durante a pedalada, mostrando grande relação com a dominância de membros. Corroborando, Karaharju-Huisman et al.[16], afirmaram que a dominância nos membros pode afetar a simetria. Assim, ainda que não haja um consenso a respeito da influência da dominância na assimetria da FRS, os resultados encontrados em relação aos exercícios da Tabela 1, chamam atenção para o fato de que existe algum tipo de assimetria na FRS. Diferentes conclusões foram reveladas por Stephens et al. [17] que não encontraram diferença significativa na simetria dessa mesma variável em homens realizando saltos com perna dominante e não dominante, mesmo quando os mesmos expressavam maior capacidade de saltar com a perna dominante.

Outro estudo comparou a FRS durante a marcha de corredores com e sem desigualdade de membros inferiores discreta. Os resultados mostraram que os sujeitos com desigualdades de 0,5 a 2,0 cm apresentaram no membro menor maiores valores da força vertical mínima (0,57 ± 0,07 PC) em relação ao membro de maior comprimento (0,56 ±0,08 PC). Logo, sujeitos com desigualdade de membros inferiores discreta adotam mecanismos compensatórios capazes de gerar sobrecarga adicional ao sistema músculo-esquelético para promover uma marcha simétrica [18].

Importante comentar, que não se sabe qual a magnitude necessária a fim de aumentar o risco de lesão e diminuição de desempenho. Portanto, os relativamente altos índices de assimetria nos exercícios femoral simples e elevação de joelho, não indicam a priori um aumento do risco de lesão na prática do JUMP FIT®. No entanto, a literatura aponta que pequenas taxas de assimetria podem ter relevância biomecânica significativa no que se refere à causa de lesões ou redução do desempenho [10]. Mais estudos são necessários a fim de esclarecer as repercussões destas assimetrias nas cargas externas nas estruturas do sistema músculo-esquelético.

CONCLUSÃO

O presente estudo mostrou que existe simetria FRS entre os lados direito e esquerdo na maioria dos exercícios avaliados na modalidade JUMP FIT®. Foram encontradas assimetrias significativas apenas nos exercícios femoral simples sendo 105% para a taxa de

(8)

 

Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte 

972 

aplicação de força e 30,5 % para o pico de força e no exercício de elevação de joelho com 34,9% para a taxa de aplicação de força e 20,8% para o pico de força vertical

Especula-se que o fato dos professores iniciarem o movimento com a perna esquerda para impulsionar os movimentos tenham influenciado a assimetria do pico de impacto e da taxa de aplicação de força destes exercícios. O foco de atenção relacionado à forma de execução do exercício também pode ter contribuído para as altas taxas de assimetria nestes movimentos. Deste modo, acredita-se que os resultados obtidos neste estudo possam contribuir na escolha de uma metodologia mais apropriada de execução das aulas de JUMP FIT®.

REFERÊNCIAS

[1] Furtado E, Simão R, Lemos A. Análise do consumo de oxigênio, freqüência cardíaca e dispêndio energético, durante as aulas do JUMP FIT®. Rev. Bras. Med. Esporte. 2004; 10(5): 371-375.

[2] Zatsiorski VM. Kinetics of Human Motion.Human Kinetics: United States, 2002.

[3] Schmidtbleicher D. Training for Power Events.In: KOMI PV. Strength and power in sport.London. Blackwell Scientific Publication, 1992.

[4] Rubin C, Turner AS, Bain S, Mallinckrodt C,Mcleod K. Low Mechanical Signals StrengthenLong Bones. Nature. 2001; 412(9): 603-604.

[5] Schiehll P &. Loss JF. Impacto no JUMP FIT® Anais do X Congresso Brasileiro de Biomecânica; 2003. p.307-310.

[6] Smith JF, Bishop PA, Ellis l, Cornely MD,Mnsfield ER. Exercise intensity increased byaddition of handheld weights to reboundingexercise. J. Cardiopulm. Rehabil.1995; 15(1):348.

[7] Smack W, Neptune RR, Hull ML. The influence of pedaling rate on bilateral899-906. [8] Gregor RJ. Biomechanics of cycling. In: Gerret WE, Kirkendal DT. Exercise and Sport Science. Philadelphia, Willians & Wilkins:Lippincott, 2000.

[9] Cavanagh PR, Andrew GC, Kram, R, RodgersMM, Sanderson DJ, Hannig EM. An approach to biomechanical profiling of elite distance runners. Sports Biomech. 1985; 1:36-62.

[10] Perttunen JR, Anttila E, Södergard JMerikanto J, Komi PV. Gait asymmetry in patients with limb lenght discrepancy.Scand. J. Med. Sci. Sports. 2004; 14: 49-56.

[11] Conti C. Planilha de Informações JUMPFIT. Material Fornecido para ProfessoresCredenciados junto á JUMP FIT® 2002, SãoPaulo.

[12] Nilsson, j. & Thorstensson, a. Ground Reaction Forces at Differente Speeds of Human walking and running. Acta Physiol Scand 1989, 136, 217-227.

[13] Nigg, B.M. The role of impact forces and foot pronation: A new paradism. Clin. J. Sport Med., Vol.11, No.1, pp.2-9, 2001.

[14] Foza, V. ; Dagnese, F. ; Carpes, F. P. ; Rossato, M. ; Mota, C. B. Caracterização da atenção na pedalada de ciclistas. in: 28th International Symposium on Sports Science, 2005, São Paulo. 28th International Symposium on Sports Science, 2005. p. 196-196. [15] Carpes FP, Dagnese F, Rossato M,

Niederauer V, Portela LOC, Mota CB. Análise da simetria na produção de torque em 40 km de ciclismo simulado. Anais do X Congresso Brasileiro de Biomecânica; 2005.Textos completos em CD- ROOM.

(9)

 

Anais do IV Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte 

973 

[16] Karsaharju-Huisman T, Taylor S, Begg R, Cai J, Best R. Gait Symmetry Quantification During Treadmill Walking. Setventh Australian and New Zeland Intelligent Information Systems Conference. 2001; 18-21.

[17] Stephens TM, Lawson BR, Reiser RF. Bilateral asymmetries in max effort single leg vertical jumps. Biomed. Sci. Instrum.2005; 41:317-22.

[18] Pereira c.s., Sacco i.c.n Desigualdade estrutural discreta de membros inferiores é suficiente para causar alteração cinética na marcha de corredores? Acta OrtopBras 2008;16 (1:28-31).

Referências

Documentos relacionados

Ciclismo Rui Filipe Alves Oliveira Ciclismo Rui Filipe Ribeiro Carvalho Ciclismo Rui Miguel Barbosa de Sousa Ciclismo Rui Pedro Carvalho Vinhas Ciclismo Samuel José Rodrigues

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

Torcidas organizadas, barras bravas, gangues, black blocs, participantes de corridas clandestinas (denominadas “rachas”), são exemplos de grupos dessa natureza, em que a

Opinião e Liberdade, liberdade, indiscutivelmente, são fundamentais para a compreensão desse momento tão complexo da história do Brasil recente; não só pelo que representaram em

O comutador de derivações dos enrolamentos de alta tensão devem atuar somente com o transformador desenergizado, ser do tipo de comando rotativo com mudança