• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 001/2016 DRF/CGD CONCURSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 001/2016 DRF/CGD CONCURSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 001/2016 – DRF/CGD

CONCURSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

O DELEGADO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CAMPINA GRANDE, PB, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso VII do art. 314 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 203, de 14 de maio de 2012, publicada no DOU em 17 de maio de 2012, RESOLVE divulgar a abertura das inscrições e estabelecer normas para a realização de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de vagas de estágio na Delegacia da Receita Federal do Brasil em Campina Grande, observadas as disposições constitucionais, a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, a Portaria RFB/Sucor/Cogep nº 228, de 27 de março de 2015 e as demais normas contidas neste Edital.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso público será regido por este edital e executado pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Campina Grande.

1.2 A seleção para as áreas de conhecimento de que trata este edital compreenderá exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório.

1.3 – O estágio se desenvolverá na sede da Delegacia da Receita federal do Brasil em Campina Grande (DRF/CGD) ou em uma de suas agências jurisdicionadas, conforme estabelecido no subitem 3.1, com duração de 4 (quatro) horas diárias e 5 (cinco) dias por semana, perfazendo um total de 20 (vinte) horas semanais.

1.3.1 – Não será permitido, ao estagiário, a transferência de lotação em desconformidade com o subitem 3.1, devendo este cumpri-lo, em sua integralidade, na localidade à qual concorreu.

1.4 – O estagiário fará jus a bolsa de estágio no valor de R$ 364,00 (trezentos e sessenta e quatro reais), bem como auxílio-transporte no valor de R$ 6,00 (seis reais) por dia de estágio efetivo.

1.5 – O estágio terá a duração de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado, a critério da administração, por mais 1 (um) ano.

1.6 – O concurso terá validade de 1 (um) ano, prorrogável por igual período a critério da administração.

2 DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO 2.1 ÁREA 1: EDUCAÇÃO FISCAL

REQUISITO: Estar cursando, à época da inscrição, no mínimo o terceiro e no máximo o antepenúltimo período dos cursos de Direito, Contabilidade ou Administração em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

2.2 ÁREA 2: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

REQUISITO: Estar cursando, à época da inscrição, no mínimo o terceiro e no máximo o antepenúltimo período de curso superior na área de Tecnologia da Informação em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

(2)

3 DAS VAGAS

3.1 As vagas serão distribuídas da seguinte maneira Área de

conhecimento

Lotação Nº Total de Vagas Nº de Candidatos Classificados

ÁREA 1 Campina Grande 03 24

Patos 01 08

Sousa 01 08

Cajazeiras 01 08

ÁREA 2 Campina Grande 02 16

4 DAS INSCRIÇÕES

4.1 As inscrições serão realizadas gratuitamente nos locais e horários mencionados no Anexo I deste edital entre os dias 04 e 08 de Julho de 2016 mediante a apresentação da seguinte documentação: a) Ficha de inscrição devidamente preenchida, constante do Anexo II deste edital;

b) Declaração de matrícula regular fornecida pela instituição de ensino superior, emitida em data não anterior a 30 (trinta) dias da publicação deste edital, que deve OBRIGATORIAMENTE conter o período em que se encontra o candidato;

c) Histórico escolar que contenha, OBRIGATORIAMENTE, o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE), ou equivalente, do candidato.

4.2 A documentação apresentada integrará o processo seletivo e, em hipótese alguma, será devolvida ao candidato.

4.3 Para a inscrição, só serão aceitos procuradores designados por documento público com poderes específicos para o presente certame ou por documento particular com reconhecimento de firma.

5 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO

5.1 Só serão deferidas as inscrições de candidatos cujo CRE seja igual ou superior a 7,0 (sete). 5.2 A lista das inscrições deferidas será publicada em mural na DRF/CGD e de suas agências jurisdicionadas na data provável de 12 de Julho de 2016.

6 DAS PROVAS OBJETIVAS

6.1 Será aplicado exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, abrangendo as as disciplinas contidas no Anexo III deste edital, conforme o quadro a seguir:

6.1.1 ÁREA 1

PROVA/TIPO DISCIPLINA Nº DE

QUESTÕES

PESO CARÁTER

(P1) Objetiva Português 10 1 Eliminatório e

classificatório

(P2) Objetiva Educação Fiscal 10 1

(3)

6.1.2 ÁREA 2

PROVA/TIPO DISCIPLINA Nº DE

QUESTÕES PESO CARÁTER

(P1) Objetiva Português 10 1 Eliminatório e

classificatório

(P2) Objetiva Informática 20 1

6.2 A prova terá duração de 2 (duas) horas e será aplicada na data provável de 24 de julho de 2016, com início às 09:00 horas.

6.3 O local e data das provas serão publicados em mural na DRF/CGD e em suas agências jurisdicionadas na data provável de 15 de julho de 2016.

6.3.1 Serão de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

6.4 Serão reprovados nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que não obtiver, no mínimo, 40% (quarenta por cento) da pontuação máxima de cada prova objetiva ou, no mínimo, 60% (setenta por cento) da pontuação total de todas as provas objetivas.

7 DOS RECURSOS CONTRA OS GABARITOS OFICIAIS PRELIMINARES DAS PROVAS OBJETIVAS

7.1 Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão afixados em mural na DRF/CGD e em suas agências jurisdicionadas na data provável de 25 de Julho de 2016.

7.2 O formulário de recurso está disponível no anexo IV deste edital.

7.3 O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito preliminar deverá fazê-lo mediante a entrega do formulário do item 7.2 na DRF/CGD ou em suas Agências Jurisdicionadas.

7.4 Os recursos ao gabarito preliminar poderão ser entregues até 02 (dois) dias após a sua publicação, entre às 08:00 e 13:00 horas.

7.5 Todos os recursos serão analisados, e as justificativas das alterações/anulações de gabarito serão divulgadas em mural na DRF/CGD e em suas agências jurisdicionadas.

7.6 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Os recursos inconsistentes ou intempestivos serão preliminarmente indeferidos.

7.7 O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer marca ou palavra que identifique seu autor, sob pena de ser preliminarmente indeferido.

7.8 Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido. 7.9 Se houver alteração, por força de impugnações, do gabarito oficial preliminar integrante de prova, essa alteração valerá para todos os candidatos, independente de terem recorrido.

7.10 Não será aceito recurso por via postal, fax, ou quaisquer outros meios que não a entrega física do recurso pelo próprio candidato ou seu procurador.

7.11 Recursos cujo teor desrespeite a banca serão preliminarmente indeferidos.

8 DO RESULTADO FINAL E DA POSSE

8.1 Os gabaritos oficiais definitivos das provas objetivas e o resultado final das provas objetivas serão afixados em mural na DRF/CGD e em suas agências jurisdicionadas a data provável de 29 de Julho de 2016.

8.2 Os candidatos serão classificados de acordo com as notas obtidas nas provas objetivas, em ordem decrescente.

(4)

8.2.1 Em caso de empate, serão observados os seguintes critérios para o desempate: a) Maior CRE;

b) Candidato de maior idade;

c) Candidato cujo curso seja realizado em instituição pública; d) Candidato que seja beneficiário do PROUNI ou do FIES.

8.3 Serão convocados para posse os candidatos classificados e aprovados no número de vagas de cada Área, respeitada a ordem de classificação do concurso.

8.3.1 Não havendo candidato aprovado para o preenchimento da vaga disponibilizada na Área 2, será esta revertida para a Área 1 – Campina Grande.

8.4 A convocação será feita através do telefone ou correio eletrônico, fornecidos pelo candidato em sua ficha de inscrição, e será publicada em mural na DRF/CGD e agências jurisdicionadas.

8.4.1 O candidato terá até 05 (cinco) dias úteis para formalizar sua posse na DRF/CGD ou nas agências jurisdicionadas, conforme a vaga a que concorreu, munido da seguinte documentação: a) Cópia autenticada de documento oficial com foto;

b) Comprovante de quitação eleitoral;

c) Aos candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos, cópia autenticada de Carteira de Reservista ou Certificado de Dispensa de incorporação;

d) foto 3x4;

e) Histórico Escolar atualizado; f) Comprovante de conta bancária.

8.4.1.1 Só serão aceitas cópias não autenticadas no caso de apresentação do documento original. 8.4.2 Passado o prazo de 05 (cinco) dias da convocação, o candidato que não compareça ou que não apresente a documentação exigida no subitem anterior será considerado desistente do certame.

9 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o concurso público contidas nos comunicados, neste edital e em outros a serem publicados.

9.2 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este certame, publicados em mural na DRF/CGD e em suas agências jurisdicionadas.

9.3 O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público junto à Seção de Tecnologia da Informação e Logística (SATEL) da DRF/CGD pelo e-mail satel.pb.drfcgd@receita.fazenda.gov.br.

9.4 O candidato que desejar relatar À DRF/CGD fatos ocorridos durante a realização do concurso deverá fazê-lo junto à SATEL, pessoalmente ou por meio do e-mail satel.pb.drfcgd@receita.fazenda.gov.br.

9.5 Não serão fornecidas informações e documentos pessoais de candidatos a terceiros, em atenção ao disposto no artigo 31 da lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.

9.6 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, munido somente de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e de documento oficial original com foto. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha durante a realização das provas.

(5)

9.6.1 Não será aceita cópia do documento oficial com foto, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

9.7 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento oficial original não poderá realizar as provas e será automaticamente eliminado do concurso público.

9.8 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento oficial original com foto, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 (noventa) dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados e de assinaturas em formulário próprio.

9.8.1 A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

9.9 Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferentes dos predeterminados em edital ou em comunicado.

9.10 Não será admitido o ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para seu início.

9.11 O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por, no mínimo, meia hora após o início das provas, sob pena de ser eliminado do certame.

9.12 A DRF/CGD manterá um marcador de tempo em cada sala de provas para fins de acompanhamento pelos candidatos.

9.13 O candidato que se retirar do ambiente de provas não poderá retornar em hipótese alguma. 9.14 Não haverá, por quaisquer motivos, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas.

9.15 Não haverá segunda chamada para a realização das provas. O não comparecimento ao local das provas no dia e horários determinados implicará a eliminação automática do candidato.

9.16 Não serão permitidas, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos e a utilização de máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e(ou) legislação.

9.17 Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando:

a) Aparelhos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones ou similares, tablets ou similares, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, palmtop, aparelhos portáteis de reprodução de música, máquinas fotográficas, controle de carro, fones de ouvido e etc.;

b) Relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular;

c) Quaisquer acessórios de chapelaria, tais como: chapéus, Boné, gorro, etc.;

d) Qualquer recipiente ou embalagem como garrafa de água, suco, refrigerante; embalagem de biscoitos, barra de cereais, balas, etc.; que não seja fabricado com material transparente.

9.17.1 No ambiente de provas não será permitido o uso, pelo candidato, de quaisquer dispositivos eletrônicos relacionados no subitem 9.17.

9.18 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que, durante a realização das provas:

a) For surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;

(6)

as autoridades presentes ou com os demais candidatos;

c) For surpreendido portando aparelhos eletrônicos ou outros objetos relacionados no subitem 9.18 ou seus similares;

d) Infrinjam qualquer das disposições contidas neste edital.

9.19 As questões omissas serão dirimidas pela comissão constituída pela Portaria DRF/CGD nº 32, de 08 de Junho de 2016.

Assinado Digitalmente

(7)

ANEXO I

LOCAIS DE INSCRIÇÃO

Cidade Local de Inscrição

Campina Grande Delegacia da Receita Federal do Brasil em Campina Grande – Rua Janúncio Ferreira, 680, Centro, Campina Grande, Paraíba.

Patos Agência da Receita Federal do Brasil em Patos –

Rua Rui Barbosa, 297, Jardim Pedro Firmino, Patos, PB.

Sousa Agência da Receita Federal do Brasil em Sousa -

Rua Engenheiro Carlos Pires de Sá, 11, Centro, Sousa, PB.

Cajazeiras Agência da Receita Federal do Brasil em Cajazeiras – Rua Dr. Bonifácio Moura, 288, Centro, Cajazeiras, PB.

(8)

ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Nome: __________________________________________________________________________ Sobrenome: ____________________________________________________________________ E-Mail: _____________________________________________ Telefone: (__) _______-_______ CPF: ____.____.____-___ RG: _________________ Data de Nascimento: ____/____/______ Nome da Mãe: ______________________________________________________________ Curso: ____________________________________________ Turno: _____________ Período: ___ Instituição de Ensino: ______________________________________________________________ Opção de Área: Área 1 Área 2

(9)

ANEXO III CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

COMUM PARA TODAS AS ÁREAS

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Ortografia oficial. 3.

Acentuação gráfica. 4. Emprego das classes de palavras. 5. Emprego do sinal indicativo de crase. 6. Sintaxe da oração e do período. 7. Pontuação. 8. Concordância nominal e verbal. 9. Regência nominal e verbal. 10. Significação das palavras. 11. Redação Oficial: Manual de Redação da Presidência da República. 12. Redação de correspondências oficiais: documentos oficiais utilizados pelas instituições públicas brasileiras.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1. Conceito de Computação em Nuvem (Cloud

Computing). 2. Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 3. Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação na Internet, correio eletrônico, redes sociais, grupos de discussão e de busca. 4. Conceitos básicos sobre ameaças e segurança da informação.

ÁREA I

EDUCAÇÃO FISCAL: 1. Programa Nacional de Educação Fiscal; 1.1. Compreendendo a

Educação Fiscal; 1.2. Evolução da Educação Fiscal; 1.3. Públicos; 1.4. Escopo; 1.5. Fundamentos; 1.6. Referências do PNEF; 1.7. Estratégias e Fontes de Recursos. 2. Formulação Estratégica do PNEF; 2.1. Missão; 2.2. Visão de Futuro; 2.3. Valores; 2.4. Diretrizes. 2.5. Objetivos. 3. Estruturação do PNEF; 3.1 Competências da Secretaria da Receita Federal.

Fonte: http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/educacao-fiscal/pnef/pasta-sobre-o-programa/documento-base-pnef

ÁREA II

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1. Conhecimentos básicos de linguagens de

programação relativos a Lógica e Estrutura de programação. 2. Conceitos básicos de Datamining e Datawarehouse. 3. Conceitos básicos de armazenamento de dados. Banco de Dados Relacional. 4. Conceitos básicos sobre a arquitetura e administração de Banco de Dados. 5. Conhecimentos básicos de ambiente de servidores: Estrutura de servidores físicos e virtualizados.

(10)

ANEXO IV FORMULÁRIO DE RECURSO Questão: _____ Área: _______ Recurso: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(11)

PÁGINA DE AUTENTICAÇÃO

A Secretaria da Receita Federal do Brasil garante a integridade e a autenticidade deste documento nos termos do Art. 10, § 1º, da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24

de agosto de 2001

Histórico de atividades sobre o documento:

Documento assinado digitalmente por: GILBERTO MENDES RIOS em 27/06/2016. Confira o documento original pelo Smartphone conectado à Internet:

Dúvida? Acesse

http://sadd.receita.fazenda.gov.br/sadd-internet/pages/qrcode.xhtml

Confira o documento original pela Internet: a) Acesse o endereço:

http://sadd.receita.fazenda.gov.br/sadd-internet/pages/validadocumento.xhtml

b) Digite o número abaixo ou leia o código de barras a seguir:

Código Hash obtido atraves do algoritmo SHA-256:

Referências

Documentos relacionados

didgeridoo com o objectivo de aprofundar as técnicas de tocabilidade e ao mesmo tempo entender melhor a construção do didgeridoo.. Em 2010 desenvolve um estilo novo de construção,

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Diante disso, o projeto de pesquisa que está em andamento, se volta para o estudo de como ocorre a prática educativa em saúde e o processo de educação no trabalho, levando em

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e