• Nenhum resultado encontrado

E normalmente é a partir daqui que se iniciam os procedimentos mais comuns:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E normalmente é a partir daqui que se iniciam os procedimentos mais comuns:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Alguns Procedimentos Hospitalares comuns no Parto

Resumo retirado/adaptado do blog "Uau Mamã" da doula Catarina Gaspar:

http://uaumama.blogspot.pt/

(Estes procedimentos podem acontecer ou não, dependendo do hospital onde irá ter o parto. E dentro do hospital é importante saber também que há equipas médicas que seguem estes procedimentos, outras não. É importante informar-se junto do hospital, da equipa médica que acompanha a gravidez, quais são os procedimentos usuais e o que é possível fazer

ou não consoante os desejos do casal e evoluir da gravidez.)

O que acontece quando uma mulher entra no hospital em início do trabalho de parto:

- A mulher ou companheiro/a dirige-se ao balcão do hospital para dar entrada onde são pedidos todos os seus dados pessoais.

-É encaminhada para outra sala onde é feita uma consulta breve - quanto tempo de gestação, algum problema durante a gestação, há quanto tempo houve rompimento da bolsa, de quanto em quanto tempo sente as contracções, etc.

- É solicitado que tire a sua roupa e vista uma bata\vestido do hospital.

E normalmente é a partir daqui que se iniciam os procedimentos mais comuns: 1. TRICOTOMIA ou DEPILAÇÃO PÚBICA

(Há equipas médicas que ainda fazem tricotomia, outros nem por isso.)

É muitas vezes feita com a justificação de que é mais higiénico para a mãe e bebé. No hospital fazem-na também para que a zofazem-na fique mais visível no caso de ser necessária Episiotomia(ver mais abaixo). No hospital, a depilação é feita com corte o que pode provocar microcortes na pele. A probabilidade de arder, fazer comichão e infectar é elevada. Por isso, se já há o hábito de fazer depilação na zona púbica, a mulher pode continuar a fazer e preparar-se para a altura do parto. Se não, é bom aparar os pêlos antes de entrar no hospital e pode sempre dizer que não quer que lhe façam Tricotomia.

E depois disto é perguntado à mulher se fez em casa CLISTER ou ENEMA e é lhe oferecido caso não tenha feito.

2. CLISTER

É a introdução de um líquido pelo ânus com o objectivo de fazer lavagem intestinal. É um procedimento desconfortável, que pode ser doloroso e mais uma vez aumenta a ansiedade na mãe. No hospital defendem a importância deste procedimento para evitar contaminação fecal (do bebé) e para adiantar o trabalho de parto uma vez que as contracções intestinais podem desencadear contracções uterinas.

Relativamente à contaminação é bom lembrar que a natureza é perfeita. Por que razão o bebé nasce pela vagina tão perto do ânus? O bebé dentro do útero está num ambiente estéril, completamente protegido. Assim que sai é contaminado propositadamente com as bactérias da mãe que se encontram na pele, na vagina, no ânus. É perfeito que o bebé seja contaminado com bactérias conhecidas. É a sua forma de criar auto-defesas. Pelo contrário, bebés que nascem de cesariana, em que o primeiro contacto que têm é com luvas, pinças e tesouras, têm muito maior risco de infecções.

É verdade que as contracções uterinas podem estimular o intestino e haver vontade de evacuar. No período expulsivo, com a força realizada, há também possibilidade de evacuar, neste caso involuntariamente. Por isso, para as mulheres para quem esta situação possa ser embaraçosa ou uma fonte de ansiedade, é aconselhado que façam um clister no início do trabalho de parto, em

casa, antes de ir para a maternidade. Se a mulher evacuou há menos de 24 horas, não há qualquer necessidade de o fazer.

(2)

Outra indicação para fazer clister é no caso da mulher sofrer de obstipação (prisão de ventre). Aí é aconselhado fazer uma vez que as fezes sólidas e duras no intestino podem dificultar a passagem do bebé pelo canal de parto.

Nesta fase, a mulher já está preparada para ser deitada (vou abordar as posições adoptadas normalmente mais à frente) e é canalizada uma veia para pôr o SORO a correr.

3. SORO

Qual é a necessidade de administrar Soro durante o trabalho de parto?

Primeiro, como no hospital não é permitido comer nem beber, o soro vai hidratando o organismo da mulher e fornecendo alguns nutrientes necessários.

Por outro lado, é muito útil uma vez que podem ser administrados medicamentos, como os analgésicos e indutores do trabalho de parto -OXITOCINA ARTIFICIAL.

A oxitocina é libertada durante o trabalho de parto e: - induz as contracções uterinas

- estimula a hipófise para produzir endorfinas (que são os nossos anestésicos naturais)

- protege as células cerebrais do bebé durante as contracções porque este tem menos oxigénio disponível

- estimula a produção de vasopressina que é a hormona que retém água e evita que a mãe entre em desidratação

- previne hemorragia pós-parto uma vez que as contracções uterinas pós-parto ajudam na hemostase

Durante o trabalho de parto há realmente um cocktail de hormonas, como diz o Dr. Michel Odent e todo o processo acontece em cadeia. Quando algum dos processos é alterado, todo o processo se altera!

4. OXITICINA ARTIFICIAL

A oxitocina artificial é administrada para induzir e acelerar o trabalho de parto uma vez que tem efeitos mecânicos no úteros e aumenta as contracções. Aumenta não só em força, como em frequência. Então vamos ter aqui dois problemas:

- o bebé vai ser mais apertado pelas parede uterinas

- as contracções são irregulares e mais frequentes o que faz com que o bebé não tenha tempo de se recuperar nos períodos entre as contracções e pode entrar em sofrimento fetal.

Para além disto, a oxicotina artificial tem 150x mais o tamanho da oxitocina natural. Isto quer dizer que a oxitocina administrada não passa para a hipófise e por isso não há produção de endorfinas, os

anestésicos naturais, as contracções são mais dolorosas para a mãe.

A oxitocina artificial também não passa a placenta e por isso não protege as células cerebrais do bebé quando este tem menos oxigénio. Este fármaco, apesar de ter efeitos mecânicos, não tem efeitos comportamentais. Não induz o vínculo e o afecto entre mãe e bebé e não tem capacidade de estimular o aleitamente materno.

É importante também saber que quando a oxitocina artificial entre em circulação, o nosso organismo cessa a produção de oxitocina natural para evitar uma sobredosagem. Impedimos a cadeia de seguir o seu rumo, o seu processo natural.

Assim, a indução:

- aumenta o risco de sofrimento fetal

- aumenta o risco de parto instrumentalizado - aumenta o risco de cesariana

(3)

- Pré-eclâmpsia

- Mais de 42 semanas de gestação

- Sofrimento fetal (se bem que a indução produz sofrimento fetal) Concluindo:

- O Soro é administrado para hidratar - Mas durante o trabalho de parto, é produzida vasopressina, paralelamente à oxitocina natural, que retém água no organismo para evitar que a mulher desidrate....A menos que seja administrada oxitocina artificial e a vasopressina esteja comprometida.

- O Soro é administrado para fornecer nutrientes - Mas porque a mulher não pode comer? Esta ausência de alimento durante o trabalho de parto vem desde os anos 40 quando era administrada uma droga às mulheres e estas perdiam completamente o controlo nos esfincteres e a tonicidade do esófago e os alimentos presentes no estômago vinham até ao esófago e eram aspirados pela traqueia, asfixiando. Hoje em dia, o alimento sólido é proibido porque pode ser necessária cesariana e haver o risco de aspiração. No entanto, mesmo o estômago vazio tem cerca de 1 colher de sopa de alimento. Por isso o risco de aspiração existe na mesma, mesmo em jejum. - A Oxitocina artificial é administrada para induzir o trabalho de parto - mas altera tanto o processo natural que aumenta o risco de sofrimento fetal, parto intrumentalizado (fórceps e ventosas) e cesariana. Valerá a pena acelerar o processo?

A mulher é colocada de barriga para cima e é ligado o CTG.

5. CTG (cardiotocógrafo)

O CTG é um equipamento médico que regista os batimentos cardíacos fetais e as contracções maternas e é ligado à mãe através de um cinto à volta da barriga. O CTG é importante para ir analisando os batimentos cardíacos fetais para detectar sofrimento fetal. No entanto, o registo contínuo do CTG inibe o movimento da mãe evitando que esta se coloque na posição mais confortável para si, caminhe

durante as contracções, etc, e há inclusive um estudo científico feito por Thacker, Stroup e Chang que demonstra que o único efeito na utilização contínua do CTG durante a fase de dilatação é o aumento

de taxa de cesarianas.

É fácil perceber porquê. Imaginem-se constantemente a ouvir o coração do bebé. E por alguma razão, este acelera, ou abranda, o que pensam? E se abranda "demasiado"? Estará tudo bem? Porque

abrandou? Porque acelerou? A constante auscultação do batimento cardíaco do bebé provoca ansiedade à mãe, que consequentemente aumenta o batimento cardíaco do bebé. Há vários estudos sobre este tema que comparam o CTG contínuo com o intermitente

A alternativa é então que o CTG seja intermitente (fazem uma monitorização durante cerca de

20minutos de x em x horas), apenas quando necessário. Assim evita-se esta fonte de ansiedade e a mãe mantém-se livre para caminhar, se sentir essa vontade, durante a fase de dilatação.

Então e como se avalia a dilatação? No hospital, através de outro procedimento médico: TOQUE VAGINAL.

6. TOQUE VAGINAL

Este procedimento teve origem nas décadas de 70/80 através do protocolo de Dublin em que uma série de práticas foram introduzidas durante o trabalho de parto conseguindo diminuir as taxas de

morbilidade e mortalidade perinatal.

O toque vaginal tem o objectivo de verificar a evolução do trabalho de parto, especialmente depois da ruptura da bolsa amniótica. O toque vaginal é normalmente feito de hora a hora e nem sempre é pela mesma pessoa.

Quando feito, o toque vaginal deve ser realizado sempre pela mesma pessoa, com pedido de permissão antes e com especial atenção ao risco de infecção, principalmente depois da ruptura da bolsa.

(4)

Se a mulher deu entrada na maternidade pela frequência das contracções e não tinha qualquer sinal de ruptura da bolsa, nem perca do rolhão mucoso por isso as membranas amnióticas continuam intactas. O que fazer para acelerar o processo? Romper artificialmente. Este procedimento médico

chama-se AMNIOTOMIA, é muito comum nos hospital portuguechama-ses e é feito normalmente durante o toque vaginal.

7. AMNIOTOMIA

É feito pela crença de que diminui o tempo de trabalho de parto, no entanto, as evidências não apoiam este procedimento em mulheres em trabalho de parto espontâneo. Há ainda vários estudos que indicam que este procedimento levou a aumento do número de cesarianas e nenhuma diminuição da primeira fase do trabalho de parto (dilatação).

Este procedimento aumenta:

- risco de infecção para bebé e mãe,

- risco de sofrimento fetal (sem o líquido amniótico, o bebé sente muito mais as contracções uterinas numa fase que provavelmente será precoce. Por isso é importante a ruptura da bolsa ser espontânea),

- risco de prolapso do cordão,

- desconforto para mãe (contracções mais dolorosas para a mãe),

É importante fazer amniotomia em casos específicos em que é necessário ver a cor do líquido uma vez que isso determina a saúde, ou não, do bebé, não de forma rotineira como acontece nos dias de hoje. Mais, há bebés que nascem dentro da bolsa amniótica e pode ser até uma forma de serem protegidos contra infecções da mãe. Ao estarmos a proceder de forma artificial estamos mais uma vez a alterar a cadeia e a potenciar consequências não desejadas.

Será que a mulher já não aguenta as dores? É lhe oferecida EPIDURAL. E depois já pode ser tarde e não fazer efeito para o momento expulsivo.

8. EPIDURAL

A epidural é a anestesia local administrada à mulher durante o trabalho de parto, com o objectivo de reduzir a dor, mantendo alerta e consciente a mulher e com capacidade para "fazer força" durante o expulsivo.

E os riscos associados à administração de epidural?

- diminuição da pressão sanguínea, acompanhada de vómitos, náuseas e tonturas - paralisia temporária ou permanente de 1 ou 2 membros inferiores

- stress fetal - o ritmo cardíaco do bebé é afectado cerca de 10 a 15 minutos depois da administração, voltando depois ao normal

- contracções uterinas irregulares ou anormais (que compromete seriamente o trabalho de parto uma vez que as contracções se tornam pouco eficientes)

- atraso do trabalho de parto em cerca de 1hora

- aumento taxa de parto instrumentalizado - fórceps e/ou ventosas - aumento da taxa de cesariana

- alívio inadequado da dor - se não for dada na altura ou dose certa - infecções - meningite e outras

- dor de cabeça - hipertermia

(5)

- alergia - asma

- ataque cardíaco

- recém-nascidos com mais dificuldades na amamentação

A anestesia pode ser necessária em alguns casos, sim, mas não é na maioria. Esta serve para reduzir a dor e não para comprometer a sensibilidade. Durante o trabalho de parto há elevados níveis de

oxitocina (hormona produzida em níveis elevados durante o TP responsável pelas contracções uterinas e a vinculação mãe-bebé) que estimulam a produção de endorfinas, que são anestésicos naturais. É importante lembrar que a dor existe por várias razões, uma das quais, para permitir à mulher sentir a dilatação e arranjar mecanismos para atenuar essa dor. Por exemplo, enquanto o bebé desce o canal de parto, é fundamental que a mulher sinta essa dor para que possa adaptar a posição do seu corpo de forma a rodar o períneo e facilitar a descida da cabeça do bebé, evitando, por exemplo, rasgar a pele. Durante toda a fase de dilatação a mulher está em POSIÇÃO SUPINA.

9. POSIÇÃO SUPINA

Mulher deitada de barriga para cima. Esta posição começou a ser instituída depois da descoberta dos Fórceps, no século XVII, uma vez que permitia ao médico um campo de visão totalmente limpo e de fácil intervenção. Antes disso, na maioria das imagens onde se vê mulheres a parir, estas estão em posições verticais ou neutras (deitadas de lado ou gatas) por serem favorecidas pela força da gravidade. Esta posição é também muito útil porque permite ter o CTG a trabalhar de forma contínua.

É importante saber que a posição supina pode diminuir a pressão arterial materna e reduzir o fluxo de sangue para o bebé devido ao peso que o útero exerce sobre as principais veias.

Já passaram mais umas quantas horas e chegou o momento do expulsivo! A mulher é colocada em POSIÇÃO DE LITOTOMIA.

10. POSIÇÃO DE LITOTOMIA

Mulher mantida de barriga para cima, com pernas abertas, dobradas em 90º e apoiadas em estribos, expondo totalmente o períneo. Esta posição é a menos recomendada, mas a mais usada! Isto porque, como o períneo está totalmente exposto, é fácil intervencionar (Episiotomia, Ventosas, Fórceps) caso seja necessário e o risco de hemorragia também é menor

Esta posição não facilita o trabalho de parto já que o peso do bebé está concentrado nas costas da mãe e a comprimir os vasos sanguíneos em vez de pressionar o colo do útero para fazer a dilatação. Para além disto, a mãe tem de fazer muito mais força para expulsar o bebé uma vez que tem de contrariar a gravidade, o bebé tem de subir para nascer. Esta força excessiva vai esticar o períneo e aumentar muito a probabilidade de laceração.

A forma simples que temos de evitar tudo isto é deixar a mulher escolher a posição em que se sente mais cómoda, confiante, confortável e em que haja progressão do trabalho de parto. Se for dada à mulher esta oportunidade, ela vai experimentando algumas posições até encontrar a que é a certa para si! Mais, ela vai até movimentando o corpo de forma a lidar melhor com a dor. Por exemplo, se a cabeça do bebé está a pressionar as costas e a ser muito doloroso, se a mãe mudar de posição para uma em que esta pressão nas costas não se verifique, vai beneficiar muito.

A mulher sente as contracções, estas são detectadas pelo CTG e ouve-se indicações para fazer força.

11. MANOBRA DE VALSALVA

"Agora, força!" São as indicações que vêm do profissional de saúde para que a mulher faça força durante a contracção (geralmente ensaiado nas aulas de preparação para o parto). A contracção aparece no ecrã do CTG e o profissional dá a indicação. Mas há um desfazamento entre a contracção sentida pela mulher e a contracção registada. Então há sérios riscos da mulher aplicar força numa altura em que

(6)

não é indicada. Isto aumenta o risco de agravar problemas oculares na mulher caso existam, aumenta o risco de rasgar ou lacerar o períneo e aumenta a exaustão na mulher.

A mulher deve ser encorajada a fazer força apenas quando sentir as contracções e não para além disso. Entre cada contracção há tempo para respirar e descansar. É muito importante que a mulher esteja conectada com o seu corpo e sinta as necessidades que este vai mostrando. O bebé está a passar o canal vaginal, o corpo vai pedir invariavelmente que haja abertura para isso.

Outra manobra que por vezes ainda é feita no hospital e está proibido em alguns países devido ao risco de morte do bebé por esmagamento ou ruptura do útero é a MANOBRA DE KRISTELLER.

12. MANOBRA DE KRISTELLER

Esta manobra consiste na força aplicada pelo profissional de saúde sobre o abdómen da mãe com o intuito de expulsar o bebé. Às vezes é feita com o braço ou com todo o peso do corpo do profissional de saúde sobre a mãe.

Pode e deve ser feita reclamação no hospital quando isto acontece! Não é de todo seguro! É um procedimento muito violento e com sérios riscos!

Quando o bebé está a quase quase a sair pode ser feita EPISIOTOMIA.

13. EPISIOTOMIA

Consiste numa pequena incisão feita na zona muscular entre a vagina e o ânus com o objectivo de alargar o canal e ajudar na saída do bebé. É dada uma anestesia local e o corte pode ser central ou lateral. Este procedimento é decidido na hora pela equipa médica caso vejam necessidade disto acontecer.

As taxas de Episiotomia em Portugal ronda os 90% ao contrário de outros países como a Suécia, por exemplo, em que a taxa é de 6%. E porque há esta diferença tão grande?

A episiotomia pode ser muito desconfortável no pós-parto uma vez que existem pontos e há sempre risco de infecção e dor.

As mulheres que não querem ser cortadas durante o seu parto podem exercitar o períneo (exercícios Kegel, massagem do períneo) preparando-o para reduzir a probabilidade de laceração.

Associado a isto, se a mulher escolher uma posição mais verticalizada e força aplicada somente na altura das contracções há dimuição do risco de laceração e de necessidade de episiotomia.

14. CLAMPEAMENTO PRECOCE DO CORDÃO UMBILICAL

A prática do clampeamento imediato do cordão umbilical é oriunda de recomendações provenientes das áreas de obstetrícia e neonatologia, tendo como principais argumentos a prevenção de icterícia,

policitemia e da anemia materna.

Por outro lado, alguns defendem que é melhor esperar o cordão parar de pulsar, para que ocorra uma adaptação mais fisiológica do recém nascido à respiração com seus próprios pulmões. Estudos mostram que o clampeamento tardio do cordão umbilical proporciona também aumento da concentração de ferro nos bebés e aumenta a concentração de hemoglobina aos dois e três meses de idade, reduzindo o risco de anemia em crianças a longo termo.

15. CESARIANA

A cesariana é uma cirurgia! É a cirurgia que S-A-L-V-A vidas de mães e de bebés!

Como em todas as cirurgias existem indicações absolutas! Ou seja, situações em que se sabe não haver outra forma do bebé nascer vivo e saudável e/ou a mãe sobreviver ao parto.

Estas situações são:

- prolapso do cordão umbilical - isto é, estando o bebé em posição cefálica (cabeça para baixo pronto para nascer) o cordão umbilical está entre a cabeça do bebé e o cólo do útero. Esta

(7)

situação constitui uma emergência pelo risco que há de ruptura do cordão ou descolamento da placenta que coloca a vida do bebé em risco.

- descolamento prematuro da placenta - a placenta desagrega-se do útero e deixa de nutrir e oxigenar o bebé

- placenta prévia - quando a placenta está localizada sobre o cólo do útero. Neste caso o trabalho de parto não pode ser iniciado uma vez que o cólo do útero não pode dilatar. Este diagnóstico só é feito após as 36 semanas, porque até lá o útero está a aumentar de tamanho, tal como o bebé, e mesmo que a placenta esteja baixa ainda pode subir.

- posição transversa - aquela em que o bebé está transverso à mãe, completamente deitado com a cabeça para um lado e o rabinho para outro (esquerda ou direita).

- ruptura da vasa prévia - vasa prévia é uma complicação obstétrica que acontece quando os vasos sanguíneos fetais se encontram perto do cólo do uterino e nas membranas da bolsa amniótica. Quando há ruptura da bolsa, há risco de ruptura dos vasos sanguíneos pela compressão dos mesmos contra o cólo do útero.

- Herpes genital com lesão activa no início do trabalho de parto

Há outras situações que devem ser analisadas de forma particular e individualmente como: - apresentação pélvica do bebé

- 2 ou mais cesarianas anteriores - HIVS+AIDS

Durante o trabalho de parto, pode haver necessidade de avançar para uma cesariana se:

- existir desproporção cefalopélvica - ou seja a cabeça do bebé não consegue encaixar na pélvis da mãe

- sofrimento fetal

- paragem da progressão do trabalho de parto

No entanto, nos dias que correm, há cada vez mais pedidos de cesarianas - cesariana electiva, e esta cirurgia acontece de forma rotineira e desnecessária. Porque razão isto tem acontecido? Porque escolham as mulheres a forma menos natural de ter os seus bebés? Conhecem os riscos associados? Consequências para:

-o bebé: complicações respiratórias, dificuldade na amamentação. risco de morte é superior 10x

ao parto vaginal, risco de infecções, risco de lesão na cirurgia, dificuldades de vínculo com a mãe (…)

- a mãe: risco de hemorragia e necessidade de transfusão sanguínea; risco de ruptura uterina numa próxima gestação, risco de embolia e tromboses, risco de morte é superior ao aprto vaginal 4x, pós-parto doloroso, risco de infecção hospitalar, dificuldades de vínculo com o bebé,

dificuldades de amamentação.

De quem são as mãos que o tocam pela primeira vez? Que instrumentos? Onde está a mãe no meio disto? Para onde é levado o bebé a seguir? E o contacto imediato com a mãe?

Existem ainda outros procedimentos de rotina, quer durante o parto, quer após o nascimento do bebé, quer ao recém-nascido, que fica ao critério de cada um pesquisar e se informar. Neste processo de saber mais sobre o nascimento de um bebé em meio hospitalar, os serviços de uma doula podem ser úteis, conversar com o médico que acompanha a gravidez, etc. È importante ter um plano de parto, para mais informaçoes ver o documento do plano de parto elaborado pela associação portuguesa pelos direitos da mulher na gravidez e parto: http://www.associacaogravidezeparto.pt/wp-content/uploads/2015/02/PlanodeParto-APDMGPdoc2.pdf

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa “Estratégias para o varejo brasileiro – Reflexões sobre os anseios do consumidor” realizada pela Deloitte em 2010 apresentou de forma muito objetiva o que

Os planos de previdência têm como principal objetivo a acumulação de recursos para gerar uma renda complementar ao benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social –

Acaso não seja possível o pagamento de todos os credores titulares de créditos entre R$ 5.000,01 (cinco mil e um centavo) até R$ 7.500,00, em razão de o valor adquirido com

A raiva é uma doença viral que acomete os animais domésticos, silvestres e destes para o homem, causando uma doença com sintomatologia?. nervosa, aguda e fatal, levando ao óbito

Por outro lado, quando se fala em pequenas e médias empresas, onde o número de funcionários é maior, é mais bem dividida e o uso da Intranet se torna

Ou talvez você tenha apenas reservado um tempo para se sentar e refletir sobre a Mensagem, para chegar um pouco mais perto daquilo que satsang significa para você, para mergulhar

Os motins na América Portuguesa tanto quanto na Espanhola derivam do colapso das formas acomodativas - como será melhor explicado à frente -, ou melhor dizendo, do rompimento

 De acordo com a Súmula 416 do STJ, caso haja a perda da qualidade de segurado à época do óbito, mesmo assim, será devida a pensão por morte ao dependentes, desde que o