• Nenhum resultado encontrado

b) Seres decompositores. Alguns são comestíveis, outros são venenosos. Também causam o mofo em alguns alimentos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "b) Seres decompositores. Alguns são comestíveis, outros são venenosos. Também causam o mofo em alguns alimentos."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

5º ano Nome:

Atividade de Estudo - Ciências

© Núcleo da Criança

1- A quantidade de seres vivos no

mundo é enorme. Eles estão

espalhados pelas diversas regiões do

planeta. Os seres vivos são

classificados em alguns grupos, de acordo com as suas características.

De acordo com as características apresentadas, CITE o nome do grupo de ser vivo correspondente.

a) Grupo de ser vivo que possui clorofila. Podem ser seres terrestres ou aquáticos. Produzem o seu próprio alimento.

_________________________________________________________ b) Seres decompositores. Alguns são comestíveis, outros são venenosos. Também causam o mofo em alguns alimentos.

_________________________________________________________ c) Não são vistos a olho nú. Causam doenças como a gripe, dengue e sarampo. Alguns podem infectar bactérias.

_________________________________________________________ 2- Mário quer observar bactérias. RESPONDA.

a) Qual aparelho ele deve utilizar em seu estudo? Por que?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

(2)

© Núcleo da Criança

b) Se Mário quisesse observar os fungos, ele teria de usar obrigatoriamente o mesmo aparelho? Por quê?

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 3-LEIA as informações a seguir e FAÇA as questões.

a) DESCREVA como é a reprodução das aves.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ b) As aves são animais VERTEBRADOS. Porém, o texto cita exemplos de grupos de animais invertebrados. APONTE quais são esses grupos e EXEMPLIFIQUE 2 representantes de cada grupo de invertebrados do texto.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

Os pinguins são aves marinhas que não voam e que podem ser encontradas na Antártida, Nova Zelândia, sul da África, Austrália e América do Sul. Bons caçadores, os pinguins se alimentam de crustáceos, moluscos, peixes e pequenos animais marinhos.

(3)

© Núcleo da Criança

4- LEIA a reportagem abaixo.

a) ESCREVA qual medida deve ser tomada pelos agricultores para solucionar o problema descrito na reportagem.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ b) APONTE quais cuidados devem ser tomados para que as plantas cultivadas se desenvolvam de maneira satisfatória.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 5- LEIA o texto abaixo.

Por que os dinossauros morreram?

O impacto de um meteoro em uma região da península mexicana de Yucatán teria levantado uma enorme nuvem de poeira e causado um grande e

(4)

© Núcleo da Criança

prolongado inverno ao impedir que o sol iluminasse de forma satisfatória a superfície do planeta. As plantas teriam tido uma redução drástica de produtividade, afetando em cadeia os herbívoros e carnívoros. Os dinossauros, por seu grande tamanho, teriam sido mais radicalmente afetados por não conseguirem quantidade suficiente de comida para sobreviver.

Fonte: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2014/01/por-que-os-dinossauros-morreram

RESPONDA.

a) EXPLIQUE a relação entre a enorme nuvem de poeira que impediu que o sol iluminasse a superfície do planeta e a redução drástica de produtividade das plantas.

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ b) CITE a parte da planta responsável por produzir o seu alimento. _______________________________________________________ c) APONTE quais são os órgãos de reprodução das plantas.

_______________________________________________________ 6- LEIA o texto abaixo.

O enigma da

piramboia

Peixe ou anfíbio? Um misterioso animal brasileiro desafiou os cientistas do século 19.

Que bicho esquisito! Tem o corpo alongado, como uma cobra. Mas… espere! Lembra algumas espécies de salamandra – deve ser anfíbio! Não, não, não! Tem escamas e quatro nadadeiras – ué, então é

(5)

© Núcleo da Criança

peixe! Logo que foi descoberta, no século 19, a piramboia deu um nó na cabeça dos cientistas. A piramboia foi descoberta pelos cientistas na primeira metade do século 19, na Amazônia. No começo, não se sabia se a espécie deveria ser classificada como peixe ou anfíbio. A resposta para este mistério só veio alguns anos depois.

Tratava-se de um bicho raro, pouco conhecido até mesmo pelo povo da região naquela época. O corpo alongado, com quatro nadadeiras longas e finas, dá a esse animal uma aparência estranha, que levou os indígenas a lhe chamarem de piramboia, nome que quer dizer “peixe-cobra”.

No primeiro estudo sobre as piramboias, pensava-se que elas fossem anfíbios do grupo das salamandras aquáticas.

Quando os dois exemplares de piramboia capturados chegaram à Áustria, foram examinados pelo naturalista Leopold Fitzinger. Acreditava-se que a piramboia fosse um peixe, mas Fitzinger discordou, dizendo que se tratava de um anfíbio, parecido com algumas salamandras aquáticas que possuem o corpo alongado com braços e pernas muito pequenos – ou até ausentes.

Então, em 1837, Fitzinger deu à piramboia o nome científico Lepidosiren paradoxa, que, em uma mistura de grego e latim, poderia ser traduzido como “sereia escamada paradoxal”. Essas salamandras não possuem escamas (lepidos na língua grega), mas a piramboia, sim. Por isso, ela seria uma “sereia escamada”. Ao dissecar as piramboias no laboratório, Fitzinger, Natterer e outro pesquisador, Theodor Bischoff, observaram uma característica que reforçava a ideia de que esses animais eram anfíbios: a presença de pulmões! Mas não pense que a polêmica terminou por aí… A piramboia, em conjunto com quatro espécies da África e uma da Austrália, pertence a um grupo de peixes chamado Dipnoi (“dupla respiração”, em grego), cuja principal característica é a presença de “pulmões”. Quando nascem, as piramboias respiram dentro da água por meio das brânquias. Com o tempo, essas estruturas vão ficando menores, obrigando as piramboias a usarem os “pulmões” para respirar, colocando a cabeça para fora da água e sugando o ar com a boca. Se não fizerem isso, elas podem morrer afogadas. Pouco tempo depois, enquanto estudava uma espécie de piramboia descoberta na África, o naturalista inglês Richard Owen concluiu que, apesar de possuírem “pulmões”, esses animais são peixes, sim senhor!

a) O texto afirma que a piramboia respira por “pulmões”. Esses órgãos respiratórios não são idênticos aos pulmões dos mamíferos, por exemplo. DESCREVA como são os “pulmões” das piramboias.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________

(6)

© Núcleo da Criança

b) Os cientistas, após alguns anos, chegaram à conclusão que a piramboia não era um anfíbio, mas sim, um peixe. DIFERENCIE esses dois grupos de vertebrados.

_________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ _________________________________________________________ 7- No laboratório de ciências observamos

no microscópio alguns protozoários

Paramecium. Esses animais podem se reproduzir de forma assexuada, por um processo denominado DIVISÃO BINÁRIA. Outros tipos de animais, entretanto, se reproduzem de maneira sexuada.

DIFERENCIE a reprodução sexuada da reprodução assexuada.

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

(7)

© Núcleo da Criança

Gabarito 1- a) Plantas b) Fungos c) Vírus

2- a) Para observar as bactérias Mário deve usar um microscópio, pois são seres microscópicos.

b) Não. Pois existem fungos que podem ser observados a olho nú, como os cogumelos e champingons.

3- a) As aves realizam a fecundação interna, ou seja, dentro do corpo da fêmea. Após a fecundação, é produzido um ovo com casca, que se desenvolve no ambiente externo. Dentro desse ovo existe nutrientes e oxigênio para que o filhote cresça saudável até o momento do nascimento.

b) Crustáceos: carangueijo, siri, lagosta, camarão, tatuzinho de jardim, etc.

Molusco: lesma, caracol, caramujo, polvo, lula, etc.

4- a) A medida a ser tomada é fazer a drenagem do solo para retirar o excesso de água.

b) Antes de plantar, o solo precisa ser arado. Se necessário, para aumentar a fertilidade do solo, pode acrescentar fertilizantes naturais ou artificiais. Depois de cultivadas, as plantas precisam ser irrigadas e receber a quantidade de sol ideal.

5- a) A enorme nuvem de poeira impediu que o sol iluminasse a superfície do planeta. Sem luz, as plantas não são capazes de realizar a fotossíntese e isso contribuiu para a diminuição da produção do seu alimento, a glicose (açúcar). Com o passar do tempo, essa situação acabou levando à morte os vegetais.

b) As folhas. c) As flores.

(8)

© Núcleo da Criança

6- a) As piramboias utilizam um órgão chamado bexiga natatória para a sua respiração. Esse órgão inicialmente é usado para controlar a densidade do peixe na água. Mas algumas espécies, como a piramboia, conseguem armazenar o ar nessa bexiga e utilizar o oxigênio preso ali para realizar a sua respiração.

b) Os anfíbios são animais de pele lisa e úmida. Possuem duas fases de vida: enquanto filhotes, vivem na água e respiram através de brânquias. Quando adultos, adquirem patas, a cauda desaparece e passam a viver em ambiente terrestre, respirando por pulmões. Já os peixes apresentam o corpo coberto por escamas, possuem nadadeiras, são exclusivamente aquáticos e a maioria das espécies respiram por brânquias.

7- Na respiração sexuada existe o encontro da célula reprodutiva feminina com a célula reprodutiva masculina, ocorrendo então a fecundação que originará um novo ser vivo. Já a reprodução assexuada, partes do corpo de um organismo gera um novo ser vivo. Não há a produção de células reprodutivas.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO O atendimento de vazamento só deve ser efetuado por pessoal treinado em manuseio de hipoclorito de sódio;.. Precauções pessoais:

5: Análises das composições da alimentação e do eletrólito em diferentes tempos de eletrólise para os testes galvanostáticos empregando catodo de titânio e efluente

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da