• Nenhum resultado encontrado

UNB DSA DEPTO. DE SAÚDE RECOMENDAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA ADVENTISTA DE SAÚDE. VOTADO: Aprovar e difundir os 3 documentos sobre saúde como

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNB DSA DEPTO. DE SAÚDE RECOMENDAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA ADVENTISTA DE SAÚDE. VOTADO: Aprovar e difundir os 3 documentos sobre saúde como"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

2008-088 UNB – DSA – DEPTO. DE SAÚDE – RECOMENDAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA ADVENTISTA DE SAÚDE

VOTADO registrar voto UNB 2008-088 e DSA 2008-108 como segue:

VOTADO: Aprovar e difundir os 3 documentos sobre saúde como seguem:

DEPARTAMENTO MINISTÉRIOS DA SAÚDE

RECOMENDAÇÕES SOBRE A FILOSOFIA ADVENTISTA DA SAÚDE 1. Documentos educativos - Considerando o momento em que o SEE II tem a sua

ênfase voltada para o estilo de vida saudável de cada Adventista do Sétimo Dia, propomos votar as seguintes recomendações:

Documento A

APRESENTAÇÃO DE ALIMENTOS

(Documento dirigido a Hotéis e Restaurantes que recebem grupos adventistas do Sétimo Dia)

A Igreja Adventista do Sétimo Dia, reconhecida internacionalmente pela longevidade de seus membros, sente-se honrada por fazer uso das facilidades deste seu estabelecimento. Acreditamos, entre outras coisas, que um estilo de vida saudável, além de propiciar uma melhor qualidade de vida, cria condições para um melhor desenvolvimento do potencial humano e é fundamental para facilitar o contato do homem com as realidades espirituais.

Portanto, em todos os eventos que promove, procura também desempenhar um papel educativo, promovendo hábitos saudáveis que produzem uma vida melhor. Isto está de acordo com o propósito do Senhor Jesus que, ao vir a esta terra, disse: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância.”

Assim, seus hóspedes e/ou clientes adventistas ficarão muito agradecidos por todo esforço criativo de sua parte para cooperar com nossa filosofia de vida, apresentando, dentro de seu cardápio regular, algumas opções de alimentação ovo-lacto-vegetariana*. Além do evidente beneficio na saúde de seus clientes, em muitos casos, o seu custo poderá inclusive ser menor.

Abaixo, seguem algumas sugestões simples e de baixo custo para o preparo de alimentos ovo-lacto-vegetarianos em hotéis e restaurantes parceiros, durante a estada de grupos adventistas:

1. Procure apresentar frutas de boa qualidade e em abundância (no desjejum e jantar), assim como variedade de saladas cruas e verduras (no almoço). Havendo disponibilidade, prefira frutas e verduras orgânicas (plantadas sem agrotóxicos).

(2)

2. Utilize livremente o Iogurte Natural (sem conservantes, corantes, ou sabor artificial).

3. Ao servir queijos, procure apresentar opções que contenham queijo fresco (tipo frescal, ricota ou cotage, com a opção de magros ou desnatados), por ser mais saudável.

4. Sempre que possível, procure apresentar boas opções de produtos integrais como pão integral, granolas, arroz integral, aveia, triguilho (farinha de

quibe) e açúcar mascavo.

5. Ao preparar os alimentos, se possível, prefira sempre os fermentos biológicos em lugar dos químicos.

6. Prefira os sucos naturais, sem aditivos químicos ou conservantes, evitando sucos em pó e sucos reconstituídos, refrescos artificiais ou mesmo refrigerantes. Você pode até utilizar, por exemplo, o suco de uva natural industrializado ou outro suco natural industrializado de boa qualidade, desde que sem conservantes, corantes ou outros aditivos químicos ou naturais. (No caso dos industrializados, é sempre prudente verificar os rótulos).

7. Prefira apresentar alimentos crus, cozidos ou assados. Use o mínimo possível

frituras.

8. Apresente apenas três refeições diárias, sendo que a última (jantar), deve ser leve e servida o mais cedo possível. Tanto no desjejum quanto no Ajantar@, sirva frutas em abundância. Siga a antiga orientação: ATome o seu desjejum sozinho, reparta o almoço com seu melhor amigo, e entregue o jantar [tradicional] para o pior inimigo.@

9. Procure utilizar o mínimo de gordura (mesmo a de origem vegetal) no preparo dos alimentos cozidos ou assados. Não utilize de forma alguma gordura de origem animal (banha). A manteiga, margarina e gorduras vegetais hidrogenadas devem ser usadas com moderação. Prefira os óleos vegetais simples, como o Azeite de Oliva, Canola, Milho ou Girassol.

10. Ao preparar os alimentos, procure evitar a abundancia tanto de sal quanto de

açúcar. O mel pode ser uma opção saudável para adoçar. Pode-se deixar a

disposição o açúcar mascavo, frutose, frutas secas e adoçantes (evitando o Ciclamato e Sacarina).

11. Evite também os aditivos químicos que intensificam o sabor dos alimentos, por serem nocivos (caldos... outros...). Normalmente contém glutamato monossódico e/ou gordura hidrogenada, além de outros produtos químicos impróprios para o consumo.

12. Apresente opções de alimentos e saladas sem temperos fortes e condimentos estimulantes ou nocivos, como pimenta, noz-moscada, mostarda ou mesmo

vinagre de qualquer tipo. Nas saladas, substitua estes últimos pelo molho de

iogurte ou pelo limão com temperos simples como cheiro verde, alho, cebola, sal e azeite de oliva.

(3)

13. Apresente a Cevada Solúvel como opção ao café. Se o seu estabelecimento, durante este período, estiver atendendo exclusivamente o grupo adventista, por gentileza, não sirva de modo algum bebidas alcoólicas, café, chá preto,

chimarrão ou assemelhados. Evitar refrigerantes especialmente os de guaraná

e a base de Cola.

14. Procure evitar grandes quantidades de leite, açúcar e ovos juntos em uma mesma receita. Sempre que possível, prefira ovos caipiras e leite desnatado, leite de soja ou de castanhas.

15. Como sobremesa, a preferência é pelas frutas frescas, assadas ou em saladas de frutas ou creme de frutas, podendo-se utilizar em tortas ou em forma simples. Deve-se evitar os gelados tradicionais, pudins e sobremesas complicadas (observar item anterior).

* A alimentação ovo-lacto-vegetariana, como o próprio nome já diz, utiliza leite e ovos mas evita carnes, aves, peixes e frutos do mar.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia agradece por sua gentileza em investir na saúde e longevidade de seus membros.

Documento B

RECOMENDAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE ALIMENTOS

(Instituições, Igrejas, acampamentos, reuniões ou programas oficiais internos da Igreja Adventista do Sétimo Dia)

A Igreja Adventista do Sétimo Dia, reconhecida internacionalmente pela longevidade de seus membros, acredita, entre outras coisas, que um estilo de vida saudável, além de propiciar uma melhor qualidade de vida, cria condições para um melhor desenvolvimento do potencial humano e é fundamental para facilitar o contato do homem com as realidades espirituais.

O conhecimento destes hábitos que produzem longevidade e preparam a mente para um contato mais íntimo com o Eterno, não teve sua origem com o homem, mas foi recebido por Revelação direta de Deus, estando hoje amplamente confirmado pela ciência. Portanto a Igreja Adventista, em todas as suas instancias (instituições, congregações, reuniões, encontros, acampamentos, concílios e programas), deve procurar, de modo simpático e agradável, desempenhar um papel educativo e redentor, fomentando ações que levem ao desenvolvimento de hábitos saudáveis que estejam de acordo com as orientações que recebeu por Revelação. Esta atitude é condizente à de Jesus que, ao vir a esta terra, disse: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundancia”.

Desse modo, os alimentos servidos devem atender a três requisitos básicos. Devem ser: 1. Saudáveis (boa qualidade, boa combinação, nutritivos e boa higienização). 2. Saborosos (apetitosos).

(4)

Atendendo ao primeiro item (saudáveis), sugere-se que sejam apresentados alimentos ovo-lacto-vegetarianos, que são reconhecidamente mais saudáveis (utiliza-se leite e ovos com moderação, mas evitam-se carnes, aves, peixes ou frutos do mar).

Recomendações:

1. Apresente frutas de boa qualidade e em abundância (no desjejum e jantar), assim como variedade de saladas cruas e verduras (no almoço). Havendo disponibilidade, prefira frutas e verduras orgânicas (plantadas sem agrotóxicos). 2. Utilize Iogurte Natural (sem conservantes, corantes ou sabor artificial).

3. Sempre que possível, prefira o queijo fresco (tipo frescal, ricota ou cotage com a opção de magros ou desnatados).

4. Prefira sempre produtos integrais e naturais em lugar dos refinados e industrializados (veja item 11). Apresente, por exemplo, opções de Pão integral,

granolas, arroz integral, aveia, triguilho (farinha de quibe), sal não refinado e açúcar mascavo.

5. Sempre que possível, opte pelos fermentos biológicos em lugar dos químicos. 6. Prefira os sucos naturais, sem aditivos químicos ou conservantes, evitando

sucos em pó,sucos reconstituídos, refrescos artificiais ou mesmo refrigerantes. Você pode até utilizar, por exemplo, o suco de uva natural industrializado ou outro suco natural industrializado de boa qualidade, desde que sem conservantes, corantes ou outros aditivos químicos ou naturais. (No caso dos industrializados, é sempre prudente verificar os rótulos).

7. Prefira apresentar alimentos crus, cozidos ou assados. Use o mínimo possível

as frituras.

8. Apresente apenas três refeições diárias, sendo que a última (jantar), deve ser leve e servida o mais cedo possível. Tanto no desjejum quanto no Ajantar@, sirva frutas em abundância. Siga a antiga orientação: “Tome o seu desjejum sozinho, reparta o almoço com seu melhor amigo, e entregue o jantar [tradicional] para o pior inimigo.”

9. Procure utilizar o mínimo de gordura (mesmo a de origem vegetal) no preparo dos alimentos cozidos ou assados. Não utilize de forma alguma gordura de origem animal (banha). A manteiga, margarina e gorduras vegetais hidrogenadas devem ser usadas com moderação. Prefira os óleos vegetais simples, como o Azeite de Oliva, Canola, Milho ou Girassol.

10. Ao preparar os alimentos, procure evitar a abundancia tanto de sal quanto de

açúcar. O mel pode ser uma opção saudável para adoçar. Pode-se deixar a

disposição o açúcar mascavo, frutose, frutas secas e adoçantes (evitando o Ciclamato e Sacarina).

(5)

11. Evite também os aditivos químicos que apesar de intensificarem o sabor dos alimentos, são nocivos (caldos, temperos artificiais, etc.). Normalmente contém glutamato monossódico e/ou gordura hidrogenada, além de outros produtos químicos impróprios para o consumo.

12. Apresente opções de alimentos e saladas sem temperos fortes, condimentos estimulantes e/ou nocivos, como pimenta, noz-moscada, mostarda ou mesmo

vinagre de qualquer tipo. Nas saladas, substitua estes últimos pelo molho de

iogurte ou pelo limão com temperos simples como cheiro verde, alho, cebola, sal e azeite de oliva.

13. Apresente a Cevada Solúvel como opção ao café. Se o seu estabelecimento, durante este período, estiver atendendo exclusivamente o grupo adventista, por gentileza, não sirva de modo algum bebidas alcoólicas, café, chá preto,

chimarrão ou assemelhados. Evitar refrigerantes especialmente os de guaraná

e a base de Cola.

14. Procure evitar grandes quantidades de leite, açúcar e ovos juntos em uma mesma receita. Sempre que possível, prefira ovos caipiras e leite desnatado, leite de soja ou de castanhas.

Documento C

APRESENTAÇÃO DE RECEITAS E CARDÁPIOS

EM MÍDIAS OFICIAIS DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Recomendações

A Igreja Adventista do Sétimo Dia, reconhecida internacionalmente pela longevidade de seus membros, acredita, entre outras coisas, que um estilo de vida saudável, além de propiciar uma melhor qualidade de vida, cria condições para um melhor desenvolvimento do potencial humano e é fundamental para facilitar o contato do homem com as realidades espirituais.

Portanto, em mídias oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia (virtuais ou não), as receitas e cardápios apresentados também devem desempenhar um papel educativo, promovendo hábitos saudáveis que produzem uma melhor qualidade de vida, e sempre devem representar as orientações que a Igreja recebeu por Revelação. Esta iniciativa está de acordo com o propósito do Senhor Jesus que, ao vir a esta terra, disse: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância”.

Assim, todas as receitas e cardápios atenderão a três requisitos básicos. Devem ser: 1. Saudáveis (boa qualidade, boa combinação, nutritivas e com boa higienização). 2. Saborosos (apetitosos).

3. Atraentes (receitas de boa aparência, se possível, coloridas e apresentadas com criatividade).

Atendendo ao primeiro item (saudáveis), as receitas e cardápios devem abranger apenas

(6)

Outras orientações:

4. Sugira abundância de frutas (no desjejum e jantar), e verduras e saladas cruas (no almoço).

5. Utilize Iogurte Natural (sem conservantes, corantes ou sabor artificial).

6. Sempre que possível, prefira o queijo fresco (tipo frescal, ricota ou cotage com a opção de magros ou desnatados).

7. Na apresentação tanto de cardápios quanto de receitas sugira sempre produtos

integrais e naturais em lugar dos refinados e industrializados (veja item 11). Pão integral, granolas, arroz integral, aveia, triguilho ( farinha de quibe), sal não refinado e açúcar mascavo serão sempre uma opção melhor.

8. Ao utilizar fermento, sempre que possível, prefira os fermentos biológicos em lugar dos químicos.

9. Sugira os sucos naturais, sem aditivos químicos ou conservantes, evitando sucos em pó, sucos reconstituídos, refrescos artificiais ou refrigerantes. Você pode utilizar, por exemplo, o suco de uva natural industrializado ou outro suco industrializado de boa qualidade, desde que sem conservantes, corantes ou outros aditivos químicos ou naturais. No caso dos industrializados, é sempre prudente verificar os rótulos.

10. Prefira alimentos crus, cozidos ou assados. Use o mínimo possível frituras. 11. Sugira apenas três refeições diárias, sendo que a última (jantar), deve ser leve

(use frutas em abundancia) e servida o mais cedo possível. Siga a antiga orientação: ATome o seu desjejum sozinho, reparta o almoço com seu melhor amigo, e entregue o jantar para o pior inimigo.@

12. Procure utilizar o mínimo de gordura (mesmo a de origem vegetal) no preparo dos alimentos cozidos ou assados. Não utilize de forma alguma gordura de origem animal (banha). A manteiga, margarina e gorduras vegetais hidrogenadas devem ser usadas com moderação. Prefira os óleos vegetais simples, como o Azeite de Oliva, Canola, Milho ou Girassol.

13. Ao preparar os alimentos, procure evitar a abundancia tanto de sal quanto de

açúcar. O mel pode ser uma opção saudável para adoçar. Pode-se deixar a

disposição o açúcar mascavo, frutose, frutas secas e adoçantes (evitando o Ciclamato e Sacarina).

14. Exclua também da lista de ingredientes os aditivos químicos que, apesar de intensificarem o sabor, são nocivos (caldos... e outros). Normalmente contém glutamato monossódico e/ou gordura hidrogenada, além de outros produtos químicos impróprios para o consumo.

(7)

15. Não utilize em suas receitas os temperos fortes e condimentos que sejam estimulantes ou nocivos, como pimenta, noz-moscada, mostarda ou mesmo

vinagres de qualquer tipo. Nas saladas, substitua estes últimos pelo molho de

iogurte ou pelo limão com temperos simples como cheiro verde, alho, cebola, sal e azeite de oliva.

16. Não utilize de modo algum bebidas alcoólicas, refrigerantes (evitar os de

guaraná e os a base de Cola), café, chá preto, chimarrão ou assemelhados.

Os achocolatados devem ser evitados e tanto eles quanto o café podem ser substituídos pela Cevada Solúvel.

17. Evite grandes quantidades de leite, açúcar e ovos juntos em uma mesma receita. Sempre que possível, recomende a utilização de ovos caipiras e de leite desnatado, leite de soja e de castanhas.

18. Como sobremesa, a preferência é pelas frutas frescas, assadas ou em saladas de frutas ou creme de frutas, podendo-se utilizar em tortas ou em forma simples. Deve-se evitar os gelados tradicionais, pudins e sobremesas complicadas (observar item anterior).

* Utiliza-se leite e ovos com moderação, mas evitam-se carnes, aves, peixes ou frutos do mar.

Referências

Documentos relacionados

Márcio Luciano Mancini declarou, para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação

Vale à pena destacar ainda, que de acordo com o pedagogo Paulo Freire, (1974 apud MOITA LOPES, 1996, p.134) sobre o ensino de leitura em língua estrangeira “[...] pode

O capítulo segundo é constituído por um conjunto de reflexões e contribuições sobre o estudo da história local no campo pedagógico, constituindo uma

A menor proporção de uso do SUS para exames preventivos e de diagnóstico precoce, em especial os cânceres de mama e próstata, sugere baixa cobertura populacional que pode

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Assim, este estudo mostrou que os pacientes diagnosticados com sepse que foram a óbito apresentaram maior comprometimento orgânico e demandaram mais cuidados de enfermagem do

O objetivo do nosso trabalho foi investigar a presença de polifenóis na polpa de laranja e os efeitos dessa fonte de fibras nos níveis plasmáticos de colesterol total e na

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem