• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO. Você tem alguma proposta de produção jornalística com uso de técnicas de checagem de fatos que pode transformar a sua comunidade?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO. Você tem alguma proposta de produção jornalística com uso de técnicas de checagem de fatos que pode transformar a sua comunidade?"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO

Você tem alguma proposta de produção jornalística com uso de técnicas

de checagem de fatos que pode transformar a sua comunidade?

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil e o LupaEducação, da Agência Lupa, apresentam o programa FactCheckLab, que oferece capacitação em produção jornalística, treinamentos em fact-checking e viagem de intercâmbio internacional aos vencedores dos projetos de destaque de cada região do país.

1. Dos objetivos do programa

FactCheckLab é um programa de capacitação de jornalistas, estudantes e professores de Jornalismo nas cinco regiões do Brasil (Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte), com a finalidade de ensinar e promover o uso das ferramentas de fact-checking em projetos jornalísticos locais de combate à desinformação. O objetivo principal é o de fortalecer as habilidades de checagem de jornalistas profissionais, estudantes de jornalismo e professores, assim como melhorar o trabalho de verificação de fatos no país. O objetivo secundário é fortalecer o relacionamento dos jornalistas, estudantes e professores de Jornalismo com organizações dos EUA que possam aconselhar, ajudar e orientar organizações brasileiras contra a proliferação de notícias falsas.

2. Da organização do programa

FactCheckLab é patrocinado pela ​​Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e realizado pelo ​​LupaEducação ​— programa educacional da ​​Agência Lupa​​, a primeira agência de fact-checking do Brasil (Agência de Jornalismo e Checagem Lupa S/A, inscrita no CNPJ 24.164.282/0001-20).

(2)

3. Plataforma

Os eventos relacionados ao programa serão anunciados e promovidos no site e nas redes sociais da Agência Lupa e de seus parceiros. A inscrição será feita por meio de formulário online, na plataforma de eventos ​Sympla​. A divulgação dos selecionados estará disponível no site da Lupa (www.lupa.news), na seção LupaEducação (ver cronograma​​).

Os participantes selecionados serão incluídos em grupos fechados no Facebook, de acordo com suas respectivas regiões, a fim de poderem participar das oficinas online que serão oferecidas pelo programa. É obrigatório ter um perfil pessoal na conta da referida rede social.

4. Como participar

Para participar do programa de treinamento, o candidato deve preencher um formulário (​Sympla​) com seus dados cadastrais. Além do preenchimento do formulário online, os candidatos precisam enviar em PDF as respostas para duas questões formuladas pela Equipe Lupa e os seguintes documentos para o e-mail ​lupaeducacao@gmail.com​​

4.1 Assunto do e-mail:​​ Sua região (em caixa alta) - Nome completo (caixa alta e

baixa) - Número do CPF

Exemplo: ​​NORTE - Eduardo Gonçalves Ribeiro - 012.000.000-10

4.1.1 Questão 1: ​A partir de um exemplo factual, explique como a

desinformação prejudica o ambiente democrático.

4.1.2 Questão 2: Que problema existe no seu estado ou na sua cidade/comunidade que poderia ser solucionado ou minimizado por meio de uma iniciativa jornalística com uso da modalidade fact-checking? Descreva de forma breve e objetiva a proposta de um projeto jornalístico para implementação

(3)

na sua comunidade, explicando como e quem poderia se beneficiar com esse conteúdo.

Obs​.: ​A resposta referente à segunda questão é sobre a proposta de conteúdo jornalístico a ser transformada em um projeto ao final do treinamento.

Importante! ​As respostas devem ser redigidas de acordo com as seguintes normas da

ABNT:

● Nome completo do candidato;

● Região + Estado + Cidade em que reside o candidato; ● Número do CPF do candidato;

● Formato: A4, cor branca;

● Fonte: Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e cor preta; ● Margens: direita e inferior: 2cm/esquerda e superior: 3cm; ● Parágrafos/espaçamento: 1,5 entre linhas;

● As respostas para as duas questões precisam estar contidas em ​até duas

laudas​ (formato do arquivo em PDF), seguindo as normas apresentadas acima;

● O PDF deve ser salvo como: ​Região em que reside _ Nome completo do candidato _ número do CPF.

4.2 ​​Documentos de estudantes de Jornalismo (​com previsão de conclusão da

graduação até dezembro de 2020​):

- Enviar anexo por e-mail declaração e histórico universitário;

- Enviar anexo por e-mail comprovante de residência em seu próprio nome. 4.3​​ Documentos de jornalistas formados:

- Enviar anexo por e-mail cópia do diploma de bacharel em Jornalismo; - Enviar anexo por e-mail comprovante de residência em seu próprio nome.

(4)

Obs.​: Os arquivos citados acima devem ser salvos como: Região em que reside o candidato _ Nome completo do candidato _ número do CPF.

4.4 ​​Sobre as informações no formulário online de inscrição:

- A participação no programa é considerada como aceitação das regras oficiais contidas no regulamento;

- A proposta enviada por e-mail no ato de inscrição deve contemplar, como tema principal, o que o candidato vê como problema a ser resolvido na sua região;

- É indispensável que seja uma iniciativa jornalística e prevendo produção de conteúdo para publicação;

- O texto enviado no ato da inscrição será considerado final e não poderá ser modificado, editado ou substituído;

- Cada candidato poderá inscrever apenas uma proposta jornalística no programa.

5. Inscrições

- As inscrições começam no dia ​​14/11/2019​​, a partir das ​​18h (horário de Brasília), e serão encerradas no dia ​​22/11/2019​​, às ​​23h59 (horário de Brasília), ou até atingir o ​​limite de 200 inscritos por região​, o que ocorrer primeiro;

- No dia ​​12/12/2019​​, serão divulgadas 30 (trinta) propostas de participantes pré-selecionados de cada região, dos quais 20 (vinte) efetivamente irão participar do treinamento presencial e dos treinamentos online subsequentes. Os outros 10 (dez) participantes de cada região vão compor uma lista de espera (por classificação) para o caso de haver desistência de vagas entre os 20 (vinte) selecionados de cada região;

(5)

- Serão realizadas oficinas online nos meses de janeiro e fevereiro de 2020 com os candidatos pré-selecionados, quando as propostas iniciais serão desenvolvidas como pré-projetos. A seleção dos 20 (vinte) selecionados será realizada após esta etapa;

- Os pré-projetos deverão ser elaborados a partir das propostas jornalísticas apresentadas no ato da inscrição. Dessa forma, o tema e o objeto proposto por cada candidato não poderão ser alterados no decorrer do programa;

- Durante as primeiras oficinas online, os participantes também serão estimulados a produzirem checagens sobre assuntos ligados à cidade e à região em que residem. Essas checagens poderão ser publicadas no site da Agência Lupa com os devidos créditos ao autor ou à autora.

Parágrafo único: ​​As checagens poderão ser republicadas pela Agência Lupa durante

o prazo de 12 (doze) meses, a contar do prazo da publicação inicial. 6. Oficinas

As primeiras oficinas online ocorrerão aos sábados, de acordo com o horário de Brasília. Em todas, um editor de conteúdo irá intermediar as discussões e analisar as checagens realizadas posteriormente pelos participantes, sob a supervisão da Diretoria de Conteúdo da Lupa. A duração de cada treinamento online será de 2h a 3h. É preciso estar conectado em tempo real para participar. Os conteúdos apresentados não estarão disponíveis para consulta após o fim das oficinas online. Ao todo, serão criados cinco grupos no Facebook, um para cada região do Brasil.

Já os workshops presenciais oferecidos pelo programa vão ocorrer das 8h30 às 18h30, em uma única capital de cada região, em datas pré-estabelecidas (ver ​cronograma​). As aulas serão ministradas por um ex-repórter ou editor da Agência Lupa especializado em checagem de dados/fatos e por um jornalista americano com experiência em produção de reportagens especiais.

(6)

O programa irá reembolsar o participante selecionado que necessitar de passagens aéreas, terrestres e fluviais interestaduais e intermunicipais, assim como diária de hotel, até o limite de R$1.200,00 (hum mil e duzentos reais), mediante comparecimento ao local de treinamento e entrega das notas fiscais das despesas realizadas com esses fins. Transporte municipal, alimentação ou quaisquer outras despesas, além das mencionadas acima, não serão pagas pelo programa. O participante que residir na capital do treinamento presencial não será contemplado com o ressarcimento de suas despesas. O reembolso de passagens e hospedagens só será realizado ao participante dentro de sua respectiva região de cadastro.

Parágrafo único: A participação no treinamento presencial é classificatória. Em caso de ausência, o participante será desclassificado do programa. Para além, não serão ressarcidas as despesas de transporte e hospedagem do participante que não comparecer ao local no dia e horário do treinamento e que não apresentar notas fiscais legais com os valores das despesas realizadas.

7. Conteúdo disciplinar Cada participante irá:

a. Aprender sobre as três categorias fundamentais de checagem: fact-checking, debunking e verification;

b. Conhecer a International Fact-checking Network (IFCN) e os principais players do mundo, bem como o código de ética e conduta dos membros verificados; c. Assistir a uma breve apresentação do trabalho de fact-checking da Agência Lupa

e conhecer a sua metodologia de checagem; d. Saber o que é e o que não é checável;

(7)

e. Conhecer as etiquetas de classificação e ser capaz de refletir sobre a construção de uma metodologia própria;

f. Aprender sobre a melhor forma de entregar um conteúdo verificado;

g. Tomar conhecimento de como as notícias falsas influenciaram pleitos mundo afora;

h. Ser apresentado aos termos troll, bot, bunker, entre outros;

i. Aprender a utilizar ferramentas para identificar notícias e imagens falsas, assim como utilizar redes sociais para verificar conteúdos distorcidos;

j. Analisar bancos de dados públicos;

k. Por fim, aprender sobre planejamento estratégico: metodologia de projeto e modelo de negócio de uma agência de checagem.

8. Requisitos de conteúdo da proposta, pré-projeto e projeto final 8.1 Fase I: Inscrições online e análise das propostas

A proposta deve indicar título, área temática, representante e público-alvo, como solicitados na ficha de inscrição online ​​Sympla​, assim como responder às seguintes questões:

- A partir de um exemplo factual, explique como a desinformação prejudica o ambiente democrático.

- Que problema existe no seu estado ou na sua cidade/comunidade que poderia ser solucionado ou minimizado por meio de uma iniciativa jornalística com uso da modalidade fact-checking? Descreva de forma breve e objetiva a proposta de um projeto jornalístico para implementação

(8)

na sua comunidade, explicando como e quem poderia se beneficiar com esse conteúdo.

Obs​.: ​A resposta referente à segunda questão é sobre a proposta de conteúdo jornalístico a ser transformada em um projeto ao final do treinamento.

8.1.1 Critérios de pré-seleção das propostas

- Inicialmente, 150 (cento e cinquenta) propostas serão contempladas; - A partir delas, serão selecionadas as 5 (cinco) melhores propostas de

cada região, independentemente do estado = 25 (vinte e cinco) no total; - Em seguida, mais 2 (duas) propostas de cada estado e do Distrito Federal

deverão ser selecionadas = 54 (cinquenta e quatro) propostas no total; - Na terceira seleção, serão destinadas as seguintes vagas aos candidatos

com as melhores propostas por região, independentemente do estado: ● Região Norte: +14 vagas

● Região Nordeste: +14 vagas ● Região Sudeste: +14 vagas ● Centro-Oeste: +14 vagas ● Região Sul: +15 vagas

Limite de inscritos: até 200 (duzentos) candidatos por região.

8.2 Fase II: Seleção dos 20 (vinte) candidatos de cada região a partir da análise do pré-projeto

O pré-projeto deverá ser uma iniciativa jornalística baseada em checagem, ter duas páginas e formatação dentro das normas ABNT. O pré-projeto precisará indicar: título, representante, área temática, objetivo, justificativa, público-alvo e

(9)

modelo de negócio. Ao analisar o pré-projeto, a comissão julgadora levará em conta a relevância e a pertinência do tema escolhido, além do caráter inovador da iniciativa planejada dentro do contexto do jornalismo brasileiro. O pré-projeto deverá obedecer a mesma proposta original apresentada no ato da inscrição. 8.2.1 Critérios de seleção dos 20 (vinte) pré-projetos por região:

- Serão selecionadas, inicialmente, as 3 (três) melhores propostas de cada região, independentemente do estado = 15 (quinze) no total;

- Em seguida, pelo menos mais 1 (uma) proposta de cada estado e do Distrito Federal deverão ser selecionadas = 27 (vinte e sete) propostas no total;

- A partir dessa terceira seleção, serão destinadas as seguintes vagas aos candidatos com as melhores propostas por região, independentemente do estado:

● Região Norte: +12 vagas ● Região Nordeste: +12 vagas ● Região Sudeste: +12 vagas ● Centro-Oeste: +12 vagas ● Região Sul: +10 vagas

8.3 Fase III (final): Seleção dos 5 (cinco) projetos vencedores (um de cada região) O projeto final deverá obedecer às normas da ABNT e ter entre cinco e dez páginas. Precisará indicar: título, representante, área temática, objeto, justificativa, público-alvo, modelo de negócio, exemplos de mercado e demonstração do produto. O projeto final deverá obedecer a mesma proposta original apresentada no ato da inscrição.

(10)

l. Os textos inscritos não podem ter conteúdo obsceno, material sexual explícito, nudismo, profanidade, violência explícita, apelo ou incitação à violência, solicitação ou promoção comercial. Os textos devem obedecer às leis locais e não podem incluir imagens ou conteúdos que possam ser considerados abusivos, difamatórios, denegridores ou desrespeitosos para com os organizadores do programa ou qualquer grupo, indivíduo ou instituição. Devem conformar-se em aparência e de fato às normas de um discurso civilizado. O conteúdo dos textos inscritos deve ser adequado ao público geral.

m. O conteúdo dos textos deve ser original, criado pelo candidato, e não pode conter elementos protegidos por direitos autorais de terceiros ou sujeitos à propriedade intelectual ou direitos de propriedade de terceiros, inclusive direitos à privacidade e de imagem. Os organizadores do programa não reconhecem a permissão de “uso justo” de material protegido por direitos autorais nem a permissão para uso de material sob licença criado por terceiros ou de propriedade destes.

n. Os organizadores do programa reservam-se o direito de desqualificar, a seu critério único e exclusivo, qualquer texto inscrito que não obedeça a esses critérios e à intenção e à essência das regras oficiais do programa de treinamento.

o. No caso de qualquer dúvida ou diferença de pontos de vista em relação ao cumprimento, interpretação ou aplicação destes requisitos de conteúdo ou de outros dispositivos das regras oficiais do programa, os organizadores reservam-se o direito exclusivo de dirimir essas dúvidas ou diferenças de pontos de vista a seu critério.

9. Elegibilidade

a. Para se inscrever no programa, os candidatos precisam ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos de idade (completados até 31 de dezembro 2019) e residirem em

(11)

um dos estados da região brasileira em que se candidatarem, não podendo se inscrever em região distinta daquelas em que residem.

b. Apenas cidadãos brasileiros, natos ou naturalizados, podem se inscrever para participar do programa.

c. O participante que fizer a inscrição será considerado o único candidato ao prêmio. Instituições públicas e privadas não podem se inscrever, nem como entidades, nem mediante representação por pessoa física ou jurídica. O candidato tem que fornecer informações completas e fidedignas.

d. Podem se candidatar: jornalistas profissionais brasileiros que estejam atuando ou não em veículos de comunicação; jornalistas brasileiros recém-formados; estudantes de Jornalismo brasileiros devidamente matriculados em instituição pública ou privada e que estejam cursando o último ano da graduação até 2020. Ou seja, só podem se inscrever no programa estudantes de Jornalismo com conclusão da graduação prevista até dezembro de 2020.

e. É vedada a participação no programa dos seguintes indivíduos: empregados, estagiários, diretores e oficiais dos organizadores do programa, ou do governo dos EUA; ou empregados, estagiários, diretores e oficiais de qualquer agência, empresa ou entidade envolvida com a administração, publicidade, seleção, criação, desenvolvimento, execução e/ou avaliação do programa FactCheckLab, bem como parentes próximos (tais como cônjuges, parceiros legalmente reconhecidos, pais, filhos, irmãos e cônjuges ou padrasto / madrasta / enteados / meio-irmãos de cada um) e aqueles que vivem no mesmo domicílio de cada um desses indivíduos.

f. Quando o texto submetido for aceito no programa, o nome do candidato será divulgado, assim como sua cidade, estado e nome do projeto.

(12)

10. Seleção

a. Juízes: A comissão julgadora das propostas, dos pré-projetos, dos projetos e das checagens será formada por uma equipe de funcionários e ex-funcionários da Agência Lupa, assim como de membros da Embaixada e dos Consulados Americanos no Brasil. Ao analisar o pré-projeto, a comissão levará em conta a relevância e a pertinência do tema escolhido, além do caráter inovador da iniciativa planejada dentro do contexto do jornalismo brasileiro. Ao analisar o projeto final, será levado em conta a relevância e a pertinência do tema escolhido, o caráter inovador da iniciativa planejada dentro do contexto do jornalismo brasileiro, a viabilidade financeira e a organicidade da iniciativa. b. Critérios de seleção: Inicialmente, 30 (trinta) participantes de cada região

(Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte) serão pré-selecionados. Desses, apenas 20 (vinte) de cada região formarão uma turma que vai participar dos treinamentos presenciais e que, de fato, concorrerão ao prêmio. Os outros 10 (dez), irão compor uma lista de espera (por classificação), em caso de desistência ou desclassificação de algum candidato selecionado. Ao final do programa, serão capacitados até 100 (cem) participantes. Ou seja, 20 (vinte) de cada região do país.

c. Vencedores: Os 20 (vinte) selecionados de cada região deverão assinar e entregar aos organizadores do programa uma declaração de liberação de uso de imagem, permissão do uso dos textos produzidos e fornecer uma biografia curta; caso contrário, o finalista ou vencedor não será elegível ao recebimento do prêmio. Se os organizadores do programa não conseguirem entrar em contato com o vencedor de cada região, no prazo estipulado pelo regulamento, isso resultará na desqualificação do candidato ao prêmio.

d. Os vencedores e finalistas serão notificados por meio do endereço eletrônico fornecido no ato da inscrição. Deverão ser anunciados também no site e nas redes sociais dos organizadores do programa.

(13)

11. Prêmio

a. O melhor projeto de checagem de cada região será selecionado pela comissão julgadora. Ou seja, cada um dos 100 (cem) participantes terá a oportunidade de submeter um projeto de produção jornalística de checagem, elaborado no decorrer das oficinas.

b. Os vencedores dos projetos-destaque de cada uma das 5 (cinco) regiões do país serão contemplados com um intercâmbio profissional de cinco dias (com todas as despesas pagas) aos EUA, para conhecer o dia a dia de uma instituição de jornalismo americana, a ser indicada pela Embaixada e os Consulados Americanos no Brasil. A contemplação do prêmio está diretamente vinculada à capacidade de obtenção do visto americano.

c. É recomendável que os vencedores tenham, no mínimo, nível intermediário em inglês, para melhor aproveitamento do intercâmbio. Em todo caso, essa não é uma condição eliminatória.

d. Os projetos também podem ser entregues por um grupo de participantes. No entanto, caso o projeto vencedor seja realizado dessa maneira, apenas o participante que submeteu a proposta à inscrição no Sympla participará do intercâmbio, como representante do grupo.

e. Os vencedores devem confirmar a aceitação do prêmio por e-mail, em até três dias úteis, a contar após a divulgação do resultado.

f. O prêmio não será transferível, conversível ou permutável. g. O prêmio não poderá ser revertido em dinheiro.

(14)

12. Responsabilidade e direitos

a. Os organizadores do programa não endossam o conteúdo dos textos submetidos ou as mensagens neles contidas, e expressamente eximem-se de toda e qualquer responsabilidade em relação aos ensaios apresentados e a quaisquer disputas entre colaboradores de textos.

b. O programa de treinamento e seus organizadores não permitem a infração de direitos autorais ou de quaisquer outros direitos de propriedade intelectual; os organizadores reservam-se o direito de remover e desqualificar os textos submetidos que sejam considerados violação do direito autoral ou direitos de propriedade intelectual de terceiros.

c. Os concorrentes declaram serem os detentores dos direitos autorais e de propriedade de seus trabalhos originais. O texto submetido continua a ser propriedade intelectual do concorrente e os organizadores do programa não reivindicam direitos autorais sobre o trabalho de nenhum indivíduo que se inscreva no programa de treinamento. O concorrente especificamente concorda em conceder aos organizadores permissão para usar todo o conteúdo submetido para o propósito de seleção e divulgação dos resultados do programa. Os finalistas e/ou vencedores deverão conceder aos organizadores, mediante um termo de autorização assinado, uma licença mundial, não exclusiva, isenta de royalties, sub-licenciável e transferível para usar, reproduzir, distribuir, preparar trabalhos derivados e/ou exibir o texto submetido em qualquer formato de mídia e em qualquer canal de mídia indefinidamente em conexão com as atividades e operações do programa FactCheckLab.

d. O candidato assume total responsabilidade pelo texto inscrito no programa e o material nele contido e pelas consequências de apresentá-lo ou postá-lo. e. Os organizadores do programa reservam-se o direito de, a qualquer

(15)

desqualificar qualquer concorrente ou material submetido que considerem não estar em conformidade com as regras oficiais do programa FactCheckLab. Os organizadores também se reservam o direito de exigir documentação adicional, a seu critério único e exclusivo, para verificar a elegibilidade e a conformidade às regras oficiais do programa .

f. Os organizadores do programa reservam-se o direito, a qualquer momento e a seu critério exclusivo, de desqualificar e/ou considerar inelegível qualquer indivíduo que acreditem ter: (i) violado as regras oficiais do programa ; (ii) violado os termos de uso da plataforma; ou (iii) agido de má-fé, de modo desleal ou danoso, ou ainda com intenção de perturbar, desrespeitar, ameaçar ou assediar outra pessoa.

g. Os organizadores reservam-se o direito de modificar, suspender, terminar ou cancelar o programa a seu critério por qualquer razão.

h. O candidato concorda em isentar de responsabilidade e indenizar os organizadores do programa, sua matriz, subsidiárias e afiliadas, oficiais, diretores, empregados, estagiários e agentes, por qualquer alegação, dano, obrigação, perda, responsabilidade, custos ou dívidas, e despesas (entre as quais honorários advocatícios) decorrentes de: (i) violação das regras oficiais do programa; (ii) violação do direito de terceiros, inclusive, mas não somente, direitos de autor, marca, propriedade intelectual, privacidade, publicidade ou outro direito de propriedade em conexão com o programa; ou (iii) qualquer alegação de que um texto submetido ao programa tenha causado danos, inclusive financeiros, a terceiros. Essas obrigações de indenização e isenção de responsabilidade sobreviverão indefinidamente após a conclusão do programa.

i. A condução, julgamento e concessão de prêmios serão realizados em total cumprimento das leis aplicáveis dos EUA e do Brasil. No caso de conflito entre as leis dos EUA e as do Brasil, as leis dos EUA prevalecerão.

(16)

j. A organização do programa não se responsabilizará pela emissão de passaporte e visto americano para os vencedores do programa, ficando, essa responsabilidade, a cargo dos premiados. Nesse caso, os organizadores se comprometem, apenas, em emitir passagem e hospedagem à Embaixada ou ao Consulado mais próximo da cidade em que reside o vencedor de cada região, para aplicação do visto, caso haja necessidade.

k. Os organizadores do programa adotarão medidas razoáveis para proteger a privacidade de dados, as informações pessoais identificáveis e outros dados sensíveis dos candidatos. As informações de contato fornecidas pelos participantes poderão ser armazenadas pela Agência Lupa e usadas para contatá-los para outras atividades futuras. Em todo caso, o nome completo, a cidade, o estado e a categoria de inscrição de cada candidato selecionado nas etapas do programa FactCheckLab serão divulgados para o público, a fim de dar transparência aos participantes.

l. Os organizadores não assumem responsabilidade por perdas ou danos resultantes da participação ou tentativa de participação de usuários no programa ou da capacidade ou não de carregar, baixar ou acessar de qualquer outra forma as informações em conexão com a participação no FactCheckLab. Os organizadores não assumem responsabilidade por problemas técnicos ou mau funcionamento técnico que possam surgir em conexão com a operação do programa, entre eles: erros de hardware e software; falhas de computador, telefone, cabo, satélite, rede, falhas eletrônicas, conectividade sem fio ou por Internet, ou qualquer outro problema de comunicação online; erros ou limitações de qualquer provedor de serviços de Internet, servidores, hosts ou provedores; transmissão de dados truncada, desalinhada ou defeituosa; falha de transmissão ou recepção de e-mails; demora, perda, atraso ou interceptação nas publicações no grupo do Facebook; incapacidade total ou parcial de obter acesso ao site do programa por qualquer razão; tráfego congestionado na Internet ou no site do programa; intervenção humana ou não humana sem autorização na operação do programa, incluindo-se, entre outros, manipulação não

(17)

autorizada, hacking, roubo, vírus, bugs, worms; ou destruição de qualquer aspecto do programa, ou perda, erro de cálculo, informação errada, inacessibilidade ou indisponibilidade de uma conta de e-mail ou no Facebook para usar em conexão.

m. O usuário assume o risco de uso do site e das redes sociais do programa. Os organizadores do FactCheckLab não serão responsáveis por lesões corporais, danos à propriedade ou perdas de qualquer espécie que possam ocorrer ao computador em decorrência da participação, uso das plataformas ou ao baixar informações do programa. Ao participar do FactCheckLab, o concorrente libera os organizadores de toda e qualquer reivindicação decorrente da participação do candidato ou a ela relacionada, direta ou indiretamente.

n. Os organizadores do FactCheckLab não poderão ser responsabilizados caso qualquer parte do programa seja cancelada ou adiada devido a condições do tempo, incêndios, greves, atos de guerra ou terrorismo, ou por qualquer outra razão.

13. CRONOGRAMA

13.1 Dos treinamentos online: Duração: 2h a 3h

● As atividades acontecerão em grupos fechados do Facebook;

(18)

● Para esta fase, serão pré-selecionados 30 (trinta) candidatos de cada região a partir da análise da proposta (referente às perguntas apresentadas) contida no ato inscrição e dos documentos solicitados para envio por e-mail;

● Após essa etapa online, 20 (vinte) participantes de cada região serão selecionados para a fase de treinamentos presenciais a partir da análise dos pré-projetos que deverão ser entregues posteriormente à capacitação online; ● Os outros 10 (dez) candidatos de cada região irão compor uma lista de espera

(por classificação), caso algum participante selecionado para a etapa presencial desista da vaga ou seja desclassificado por algum motivo.

Novembro 2019

Quinta, 14 ​​- Abertura do processo de inscrição, às 18h (horário de Brasília).

Sexta, 22​​, até 23h59 (horário de Brasília), ou quando atingir 200 (duzentos) inscritos

por região, o que ocorrer primeiro - Encerramento das inscrições.

Dezembro 2019

Quinta, 12​​ - Divulgação dos 30 (trinta) participantes pré-selecionados de cada região. Sábado, 14, 9h às 12h (horário de Brasília) - Oficina online com todos os 150 (cento e cinquenta) pré-selecionados para explicação do programa e do calendário das atividades. Reunião essencial para tirar dúvidas.

Parágrafo único: A primeira oficina online de cada região tem caráter eliminatório.

Participam os 30 (trinta) selecionados de cada região, de onde sairão os 20 (vinte) contemplados com os melhores pré-projetos. Caso não seja entregue até as 23h59 (horário de Brasília) da data-limite, o candidato será desclassificado.

(19)

Janeiro 2020 Sábado, 11

9h às 12h (horário de Brasília) Oficina online região Sudeste

14/01 - Entrega do exercício de checagem e do pré-projeto (até as 23h59 - horário de Brasília)

Sábado, 18

9h às 12h (horário de Brasília) Oficina online região Sul

21/01 - Entrega do exercício de checagem e do pré-projeto (até as 23h59 - horário de Brasília)

Sábado, 25

9h às 12h (horário de Brasília) Oficina online região Nordeste

28/01 - Entrega do exercício de checagem e do pré-projeto (até as 23h59 - horário de Brasília)

(20)

Fevereiro 2020 Sábado, 1

9h às 12h (horário de Brasília) Oficina online região Centro-oeste

4/02 - Entrega do exercício de checagem e do pré-projeto (até as 23h59 - horário de Brasília)

Sábado, 8

9h às 12h (horário de Brasília) Oficina online região Norte

11/02 - Entrega do exercício de checagem e do pré-projeto (até as 23h59 - horário de Brasília)

Quarta, 19

Divulgação de uma nova lista com os 20 (vinte) candidatos de cada região selecionados para as oficinas presenciais nas regiões e divulgação da classificação com 10 (dez) candidatos de cada região que ficarão em lista de espera.

13.2 Dos treinamentos presenciais:

(21)

Abril 2020

Quinta, 2 de abril​​ - Dia Internacional do Fact-Checking Oficina presencial região Sudeste

Local: Rio de Janeiro/RJ

Horário: 8h30 às 18h30 (horário de Brasília)

Segunda, 6 de abril

Oficina presencial região Sul Local: Porto Alegre/RS

Horário: 8h30 às 18h30 (horário de Brasília) Quinta, 9 de abril

Oficina presencial região Nordeste Local: Salvador/BA

Horário: 8h30 às 18h30 (horário de Brasília) Segunda, 13 de abril

Oficina presencial região Centro-oeste Local: Brasília/DF

(22)

Quinta, 16 de abril

Oficina presencial região Norte Local: Manaus/AM

Horário: 8h30 às 18h30 (horário de Brasília)

Parágrafo único: As datas poderão ser alteradas previamente sem nenhum ônus para os organizadores do programa.

13.3 Da etapa classificatória:

Cinco oficinas online pós-treinamento presencial: Será oferecido um curso de capacitação continuada em cada região do país com os mesmos alunos que participaram dos workshops presenciais. Este novo treinamento servirá como reforço no meio do processo para alinhamento dos projetos a serem realizados pelos participantes, assim como para o uso das ferramentas de combate à desinformação. Os projetos deverão ser escritos em Língua Portuguesa.

Maio 2020

Oficinas online com participantes selecionados para tirar dúvidas sobre o projeto: Segunda, dia 4​​, 9h às 12h (horário de Brasília) - região Sudeste;

Terça, dia 5​​, 9h às 12h (horário de Brasília) - região Sul;

Quarta, dia 6,​​ 9h às 12h (horário de Brasília), região Nordeste; Quinta, dia 7​​, 9h às 12h (horário de Brasília), região Centro-Oeste;

(23)

Sexta, dia 8​​, 9h às 12h (horário de Brasília), região Norte.

Segunda, dia 11​​, até 23h59 (horário de Brasília): entrega do projeto e demonstração

do produto (região Sudeste);

Terça, dia 12​​, até 23h59 (horário de Brasília): entrega do projeto e demonstração do produto (região Sul);

Quarta, dia 13​​, até 23h59 (horário de Brasília): entrega do projeto e demonstração do produto (região Nordeste);

Quinta, dia 14, até 23h59 (horário de Brasília): entrega do projeto e demonstração do

produto (região Centro-Oeste);

Sexta, dia 15​​, até 23h59 (horário de Brasília): entrega do projeto e demonstração do produto (região Norte).

Parágrafo único: Caso os projetos não sejam entregues dentro do prazo, o

participante estará desclassificado. Junho 2020

Terça, 9​​ - Divulgação dos cinco projetos vencedores (um de cada região).

Sábado, 20, 9h às 12h (horário de Brasília) - Oficina online final, em um novo grupo do Facebook, com os cinco vencedores. Nesse encontro, os premiados deverão produzir uma checagem mais elaborada para publicação no site da Agência Lupa e receberão mais informações sobre o intercâmbio aos EUA.

Terça, 30 ​​- Entrega das cinco checagens finais para revisão.

(24)

Julho 2020

Segunda, 6​​ - Publicação da checagem do vencedor da região Sudeste;

Terça, 7 ​​- Publicação da checagem do vencedor da região Sul;

Quarta, 8​​ - Publicação da checagem do vencedor da região Nordeste;

Quinta, 9​​ - Publicação da checagem do vencedor da região Centro-Oeste;

Sexta, 10​​ - Publicação da checagem do vencedor da região Norte.

13.4 Da viagem aos EUA

A previsão é de que os intercâmbios ocorram entre a última semana de julho e a última semana de agosto de 2020. Data exata a definir.

Data da publicação deste regulamento:

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2019​.

INFORMAÇÕES: Douglas Silveira

Diretor de Marketing e Educação

lupaeducacao@gmail.com www.lupa.news

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Desta forma, foram criadas as seguintes hipóteses de investigação: H1 – O compromisso organizacional e o engagement são diferentes para as categorias dos militares dos

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação