• Nenhum resultado encontrado

AZERBAIJÃO F E V E R E I R O INTERNATIONAL SUPPORT KIT OF OPPORTUNITIES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AZERBAIJÃO F E V E R E I R O INTERNATIONAL SUPPORT KIT OF OPPORTUNITIES"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

AZERBAIJÃO

F E V E R E I R O 2 0 1 4

INTERNATIONAL

SUPPORT

KIT OF

OPPORTUNITIES

(2)

Contexto Económico do País

Estrutura Setorial

Comércio Internacional, Bilateral com Portugal e Oportunidades

Apoios à Internacionalização: Unidade Internacional Premium

Oferta Internacional do GBES

(3)

Fontes: FMI, Banco Mundial, COSEC, World Economic Forum, Global Heritage, Bloomberg.

Ambiente de negócios

Facilidade de fazer negócios 70/188

(Doing Business 2014 ranking)

Proteção dos inve stidore s 22/188

Comércio transfronteiriço 168/188

Cumprimento de contratos 28/188

Liberdade Económica 81/179

(Economic Freedom 2014 ranking)

Competitividade 39/148

(Glob al Competitiveness Index 2013-2014 ranking)

Requerimentos Básicos 44/148

Infraestruturas 69/148

Instituições 59/148

Potenciadores de Eficiência 66/148

Inovação e Sofisticação 60/148

Cosec(Risk group) 5

Classificação de 1 (risco menor) a 7 (risco maior)

Convenção Dupla Tributação com Portugal Não Standard & Poor’s (Rating)

(Classif icação de AAA (menor risco) a D (risco maior, default))

Dívida longo prazo em moeda local

BBB-Dívida longo prazo em moeda estrangeira

BBB-Outlook Estável

Capital: Baku Língua Oficial: Azeri População (Milhões): 9.1(2011) Área: 86.6 mil km2

Tempo: UTC + 4 Moeda: Manat azeri (AZN) Tipo de Governo: República Presidencialista Religião: Islamismo

Ambiente de negócios e fatores chave

Baku

(4)

EEstim ativa

Fontes: FMI, Bloomberg, ES Research - Research Sectorial.

Indicadores Macroeconómicos

PIB

Preços correntes EUR mil milhões

PIB taxa de crescimento real Percentagem

Taxa de Desemprego Percentagem pop. ativa

Taxa de Inflação Percentagem Taxa de Câmbio EUR/AZN Balança Corrente Percentagem do PIB Saldo Orçamental Percentagem do PIB 2011 2012 2013E 2014E 2015E 46.6 53.5 57.2 65.5 73.7 0.1 2.2 3.5 5.6 4.8 6.0 6.0 6.0 6.0 6.0 7.9 1.0 3.7 6.3 6.5 1.1 1.0 1.0 1.1 1.1 26.5 21.7 13.3 9.2 5.7 11.3 3.0 -4.9 -6.9 -9.8

(5)

Fontes: FMI, AICEP, BERD, Banco Mundial, The Business Year Azerbaijan 2012, ES Research – Research Sectorial.

Síntese económica

A República Democrática do Azerbaijão foi criada em 1918, no entanto apenas em 1991 adquiriu a sua independência, após a queda da União Soviética, da qual fazia parte. A localização privilegiada do Azerbaijão na fronteira entre a Europa e a Ásia e a posição estratégica junto do Mar Cáspio, fazem deste país uma das prováveis potências mundiais no futuro, apresentando, especialmente desde a última década, um franco crescimento e desenvolvimento, sendo atualmente uma das economias que mais cresce no mundo.

O elevado crescimento económico registado, deve-se principalmente ao setor petrolífero, que através das suas exportações, que representam 95.3% do valor global das exportações de bens do país, tem alavancado a economia do país. Apesar do grande crescimento, em 2011, a taxa de crescimento real do PIB do Azerbaijão abrandou para 0.1%, em muito devido aos efeitos negativos da crise económica global, que provocou uma grande volatilidade nos preços do petróleo e uma quebra da procura externa, tendo levado a um aumento da pressão inflacionista, colocando um grande desafio ao país, já que este se encontra altamente dependente do setor energético (especialmente petróleo e gás natural). No entanto espera-se que o crescimento do PIB no país volte a valores acima dos 3%. Neste sentido o Azerbaijão tem feito elevados esforços para diversificar a sua economia, investindo nos setores não petrolíferos, de forma a proporcionar e garantir, no futuro, capacidade para competirem com o setor petrolífero no desenvolvimento económico do país, tendo vindo a registar taxas de crescimento positivas, demonstrando boas performances desses setores, e recompensando a correta implementação das políticas governamentais.

Relativamente à balança corrente e ao saldo orçamental, cronicamente positivos, têm no entanto vindo a registar quebras sucessivas, que deverão continuar até 2015. A taxa média de inflação deverá ser inferior, cerca de 3.0%, em 2012, em comparação com 7.9% do ano anterior, no entanto deverá voltar a valores acima dos 6% a partir de 2014, e a taxa de desemprego deverá continuar inalterada, permanecendo estável nos próximos anos.

Em 2011, o Azerbaijão foi reconhecido como o maior reformador, por parte do Banco Mundial e do IFC, no relatório “Doing Business”, com melhorias em sete dos dez indicadores em análise. Em 2012, a 1 de Janeiro, o país iniciou um mandato de dois anos como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, provando o seu compromisso em desenvolver o país a vários níveis (social, cultural e económico) e aumentando cada vez mais a sua importância na esfera mundial.

Igualmente em 2012, com a realização do Festival Eurovisão da Canção, em Baku, o país pôde-se mostrar ao mundo, promovendo o turismo, e vários outros setores, com destaque para a banca e a construção.

(6)

BSEC – Organização de Cooperação Económica do Mar Negro

Organização económica regional, com 12 membros, que procura incentivar a cooperação em áreas como a energia, transportes, comunicações, agricultura, comércio e

desenvolvimento económico, turismo, proteção ambiental, saúde e cultura.

www.bsec-organization.org/

CIS – Comunidade dos Estados Independentes

A Comunidade dos Estados Independentes é uma associação voluntária de doze (originalmente onze) Estados, formada a partir do desmantelamento soviético em Dezembro de 1991. Esta organização tem como objetivos fundamentais o fortalecimento das relações de amizade, cooperação económica, política, de defesa e ambiente, entre aqueles países. www.cisstat.com/

ADB – Banco Asiático de Desenvolvimento

Visa criar progresso económico e desenvolvimento. Trabalha em parceria com os governos dos países membros, especialistas independentes e outras instituições financeiras. São seus membros 67 países, 49 dos quais na Ásia e Pacífico.

www.adb.org

BERD - Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento

Mantido por 61 países e 2 instituições intergovernamentais, usa instrumentos de investimento para ajudar a construir economias de mercado e democracias em 27 países da Europa Central à Ásia Central.

www.ebrd.com/

Fontes: AICEP, BERD, BSEC, CIS, ES Research - Research Sectorial.

(7)

Contexto Económico do País

Estrutura Setorial

Apoios à Internacionalização: Unidade Internacional Premium

Oferta Internacional do GBES

Contactos

(8)

Fontes: The Sate Statistical Committee of the Republic of Azerbaijan, Republic of Azerbaijan Ministry of Economic Development, ES Research - Research Sectorial.

Estrutura Setorial e regional do PIB

Repartição do PIB por regiões económicas (2010)

48.4%

Indústria Extrativa

Repartição do PIB por setores (2011)

12.0% Serviços Sociais e Apoio 4.4% Manufatura 6.5% Comércio 8.3% Construção 1.7% Informação e Comunicação 3.4% Outros Serviços 6.0% Outros 5.5% Agricultura 4.9% Distribuição e Transporte

O setor energético, principalmente o petróleo e o gás natural, continua a ser o principal contribuinte

para a economia do Azerbaijão, representando quase 50 % do PIB.

(9)

O sistema financeiro do Azerbaijão está ainda em fase de crescimento e desenvolvimento. Apesar do rápido crescimento económico do país, o setor financeiro, principalmente o sistema bancário, continua o seu caminho em busca da consolidação e credibilidade.

Têm sido implementadas diversas reformas, por parte do Banco Central do Azerbaijão, no sentido de reestruturar o setor bancário do país, estabelecendo requisitos mínimos de capital como forma de diminuir o número de bancos e instituições de crédito, incentivando fusões, transformando a supervisão do setor mais eficaz e tornando os bancos financeiramente mais fortes e saudáveis, proporcionando maior crescimento e concorrência.

A crise mundial afectou pouco o setor financeiro do país, devido à reduzida exposição aos mercados de capitais internacionais, mas sofreu uma crise temporária de confiança, que exigiu a intervenção do Banco Central do Azerbaijão, para fornecer liquidez.

Existem no Azerbaijão 148 instituições financeiras, das quais 47 operam no setor da banca, no entanto, destes 47, apenas um banco, o International Bank of the Republic of Azerbaijan, é estatal, detendo mais de 40% do total de ativos do sistema bancário do país.

Maiores bancos a operar no Azerbaijão, 2011

Estrutura setorial da economia (I)

SISTEMA

FINANCEIRO

Banco Total ativos (USD milhões) Ranking mundial por total de ativos

International Bank of the Republic of

Azerbaijan 6 158.4 1 774

Kapital Bank 965.8 4 708

Xalq Bank OJSC 792.3 5 244

Bank Standard CJSC 736.1 5 447

PASHA Bank OJSC 729.7 5 474

Fontes: The Central Bank of the Republic of Azerbaijan, IFC, ES Research – Research Sectorial.

AZERBAIJÃO

(10)

Estrutura setorial da economia (II)

SETOR

PETROLÍFERO (I)

Com uma história já longa no setor da energia, o Azerbaijão é um dos produtores mais antigos de petróleo a nível internacional. O primeiro poço de petróleo do mundo foi perfurado na região económica de

Absheron, onde se situa Baku.

Dois terços do território do Azerbaijão são ricos em petróleo e gás natural, sendo o país considerado um dos pontos mais importantes na exploração deste setor. Desde a sua independência que o petróleo se tornou crucial no país, servindo de defesa à integridade territorial e, especialmente, promovendo o desenvolvimento económico, atraindo grandes montantes de investimento estrangeiro.

Segundo o “The World Factbook”, em 2011 o Azebaijão era o 22º maior produtor mundial de petróleo e o 19º maior detentor de reservas provadas, tendo também uma das maiores reservas mundiais de gás natural, os campos de Shah Deniz.

Fontes: Banco Mundial, BERD, The State Oil Company of Azerbaijan Republic (SOCAR), CIA, BP Statistics, ES Research – Research Sectorial.

Ranking de reservas de petróleo no mundo por país, 2011

Ranking País Reservas

(Mil milhões de barris)

1 Venezuela 296.5 2 Arábia Saudita 265.4 3 Canadá 175.2 : : : 8 Rússia 88.2 : : : 19 Azerbaijão 7.0

(11)

Estrutura setorial da economia (III)

SETOR

PETROLÍFERO (II)

A State Oil Company of the Azerbaijan Republic (SOCAR) é a empresa estatal de petróleo e gás natural e é responsável por todos os aspetos da exploração destas duas fontes energéticas no país.

Em Setembro de 1994, foi assinado um contrato de 30 anos entre a SOCAR e algumas importantes empresas internacionais de petróleo, entre elas a BP, para a exploração petrolífera no país, e que ficou conhecido como o "Contrato do Século“, ficando estas empresas encarregues de investir USD 60 mil milhões destinados à indústria de petróleo e gás natural no Azerbaijão.

Já em 2006, com a construção do oleoduto de Baku-Tbilisi-Ceyhan para o transporte de petróleo de Baku para os mercados ocidentais, através das cidades de Tbilisi e Ceyhan, terminando com o monopólio russo de transporte de recursos energéticos, tendo o país assinado entretanto alguns importantes contratos intergovernamentais para o transporte de petróleo e gás natural.

Em 2011 a contribuição total do setor para o PIB do país foi de 48.4%, continuando a demonstrar a sua real importância na economia do Azerbaijão.

AZERBAIJÃO

Fontes: Banco Mundial, BERD, The State Oil Company of Azerbaijan Republic (SOCAR) , CIA, U.S. Energy Information Administration, ES Research – Research Sectorial.

0 200 400 600 800 1000 1200 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011

(12)

Fontes: World Tourism Organization; World Travel & Tourism Council (WTTC), ES Research – Research Sectorial.

Estrutura setorial da economia (IV)

TURISMO

O Azerbaijão foi na década de 1980 um destino turístico muito frequentado, no entanto após o

desmembramento da União Soviética e com o conflito de Nagorno-Karabakh, durante a década de 1990, a indústria turística do país perdeu grande parte da sua importância.

Foi a partir do início do século XXI que a indústria do turismo começou a recuperar, tendo-se observado desde então uma alta taxa de crescimento do setor, sendo novamente, hoje em dia, um ponto turístico muito visitado, contribuindo fortemente para a economia do país.

A contribuição total do turismo para o PIB foi de 6.7% do PIB em 2011, sendo a previsão para 2012 de um aumento para 6.9% do PIB, esperando-se que até 2022 o setor cresça anualmente 7.5%, atingindo nesse ano 8.5% do PIB. Igualmente, em 2011, a contribuição total do turismo para o emprego foi de 6.1% do emprego total, representando 266 500 postos de trabalho, perspetivando-se um aumento, em 2012, para 277 500 postos de trabalho, ou seja, 6.3% do emprego total do país.

Contribuição para o PIB, do setor do turismo (taxa de

crescimento anual), 2012-2022

Ranking País Taxa de crescimento anual,

2012-2022 1 Montenegro 12.4% 2 China 9.2% 4 Índia 7.8% 5 Azerbaijão 7.5% Média Mundial 4.1% 107 Rússia 3.8%

(13)

Fontes: Banco Mundial, BERD, The National Road Administration, ES Research – Research Sectorial.

Estrutura setorial da economia (V)

SETOR DA

CONSTRUÇÃO

O crescimento económico global e o objetivo de privatização do setor da construção por parte do governo do Azerbaijão, resultante de reformas económicas para o desenvolvimento dos setores não-petrolíferos, levou à expansão desta indústria, em muito impulsionada pelos projetos relacionados com o setor petrolífero e do gás natural e alguns importantes projetos assinados pelo governo e entidades do setor, com o apoio de organizações internacionais, entre elas o Banco Mundial, para a construção e reabilitação de auto-estradas e infra-estruturas, como é o caso da auto-estrada Baku-Irão com

melhoramentos em alguns troços, que atraem grandes montantes de investimento.

Como resultado, este setor tornou-se muito competitivo, com um elevado número de grandes empresas capazes de oferecer os mais elevados padrões internacionais de construção, continuando no entanto a haver oportunidades para empresas que pretendam entrar no mercado, uma vez que o setor apresenta uma grande margem de progressão no país.

A capital, Baku, é o centro económico deste setor, sendo aqui que mais se desenvolveu a indústria imobiliária nos últimos anos. O setor da construção registou um crescimento de 37% desde 2004. O crescimento do poder de compra das famílias é igualmente um fator importante no desenvolvimento desta indústria, uma vez que as pessoas procuram melhores condições de vida, investindo em apartamentos de luxo ou de qualidade, quer na capital quer noutras cidades em desenvolvimento no país.

De acordo com estudos realizados, em 2011, cerca de 18% do investimento estrangeiro no Azerbaijão destinava-se ao setor da construção.

(14)

Fontes: Banco Mundial, BERD, The Ministry of Agriculture, Azerbaijan International Agriculture Exhibition, ES Research – Research Sectorial.

Estrutura setorial da economia (VI)

SETOR AGRÍCOLA

A localização geográfica proporciona ao Azerbaijão uma variedade de zonas climáticas e culturas distintas, o que torna o setor agrícola do país um potente motor económico, sendo decisivo no setor não petrolífero, com grandes capacidades de desenvolvimento e com a possibilidade de competir nos mercados externos e aumentar a sua participação nas receitas das exportações.

Apesar da contribuição do setor agrícola para o PIB do país não ser muito elevada, este setor é um dos principais empregadores do Azerbaijão, oferecendo emprego a cerca de 40% da população ativa total, sendo uma prioridade, no contexto económico do país, investir no melhoramento e fortalecimento do setor. Com este intuito, o governo, juntamente com outras organizações, como o Banco Mundial, têm

desenvolvido programas que visam recuperar redes de irrigação, apoiar a atividade do setor privado, melhorar a produtividade, aumentar o financiamento, e criar um centro de pesquisa para a agricultura. Como grande exportador agrícola, o Azerbaijão exporta não só para mercados vizinhos como o Irão, a Turquia, a Geórgia e a Rússia, sendo um dos principais exportadores de produtos agrícolas deste último, mas também para os mercados mundiais. O algodão, o caviar, as frutas e legumes, as nozes e os vinhos são as principais exportações agro-alimentares do país.

Em 2012 prevê-se que a produção agrícola deverá ser superior a 2011, para todas as culturas principais (entre elas os cereais, as frutas e os vegetais), continuando no entanto abaixo do pretendido, pelo governo, para o setor.

(15)

Contexto Económico do País

Estrutura Setorial

Apoios à Internacionalização: Unidade Internacional Premium

Oferta Internacional do GBES

Contactos

(16)

Fonte: UNComtrade, DESA/UNSD.

Comércio Internacional – Parceiros

Importações do Azerbaijão por país, 2012

Exportações do Azerbaijão por país, 2012

Ranking País 2012 (EUR Milhões) Share (%) TCMA07-12 (%) 1 Itália 4 314.7 23.9 44.4 2 índia 1 470.4 8.2 69.3 3 França 1 380.9 7.7 48.9 4 Indonésia 1 366.7 7.6 36.9 5 Israel 1 296.1 7.2 36.9 6 EUA 1 245.0 6.9 42.6 7 Alemanha 750.3 4.2 120.5 8 Rússia 746.5 4.1 14.2 9 Grécia 648.5 3.6 50.5 10 Turquia 466.6 2.6 -9.5 … … … 21 Portugal 189.0 1.0 ---Ranking País 2012 (EUR Milhões) Share (%) TCMA07-12 (%) 1 Turquia 1 182.4 15.8 21.0 2 Rússia 1 072.0 14.3 7.9 3 Alemanha 606.6 8.1 12.0 4 EUA 556.7 7.4 23.2 5 China 491.4 6.6 19.3 6 Ucrânia 419.3 5.6 4.3 7 Reino Unido 385.9 5.2 5.2 8 Cazaquistão 264.9 3.5 10.3 9 Itália 203.5 2.7 14.6 10 Japão 189.1 2.5 -2.6 … … … 69 Portugal 2.3 0.0 -9.4

(17)

Comércio Internacional – Mercadorias importadas

e exportadas (Mundo)

Top 10 das importações do Azerbaijão, 2012

Top 10 das exportações do Azerbaijão, 2012

Fonte: UNComtrade, DESA/UNSD.

AZERBAIJÃO

Produtos (N.C. 4) 2012 (EUR Milhões) Share (%) TCMA07-12 (%)

2709 - Óleos brutos de petróleo ou de minerais

betuminosos 15 735.0 84.9 46.3

2710 - Óleos de petróleo ou de minerais betuminos os

(exceto óleos brutos ) 1 027.5 5.5 -3.3

2711 - Gás de petróleo e outros hidrocarbonetos

gasosos 514.5 2.8 93.0

1701 - Açúcares de cana ou de beterraba e sacaros e

quím icamente pura, no estado sólido 166.6 0.9 8.8 0810 - Frutas , fres cas (exceto frutas de cas ca rija,

bananas , tâmaras , figos, ananases "abacaxis", abacates , mangas, papaias "mamões ", etc.)

80.5 0.4 24.6

7601 - Alumínio em formas brutas 73.5 0.4 2.1

3004 - Medicamentos 60.6 0.3 186.8

1516 - Gorduras e óleos animais ou vegetais e suas frações, parcial ou totalmente hidrogenados, interes terificados e reesterificados ou elaidinizados

58.1 0.3 16.8

1512 - Óleos de girass ol, de cártamo ou de algodão e respetivas frações , mesmo refinados, mas não quím icamente modificados

49.4 0.3 29.3

3901 - Polímeros de etileno, em formas primárias 47.9 0.3 12.7

Produtos (N.C. 4) 2012 (EUR Milhões) Share (%) TCMA07-12 (%)

8703 - Automóveis de pass ageiros e outros veículos automóveis principalmente concebidos para trans porte de pes soas

425.6 5.7 15.9

8802 - Veículos aéreos com propuls ão a motor (por exemplo: helicópteros e aviões); veículos espaciais (incluídos os satélites)

265.2 3.5 26.7

1001 - Trigo e m is tura de trigo com centeio 256.6 3.4 3.4

2402 - Charutos , cigarrilhas e cigarros , de tabaco ou dos

seus s ucedâneos 232.1 3.1 13.7

8704 - Veículos automóveis para trans porte de

mercadorias, incluídos chass is com m otor e cabine 166.0 2.2 9.6

3004 - Medicamentos 162.9 2.2 25.8

7304 - Tubos e perfis ocos , s em cos tura, de ferro ou aço

(exceto de ferro fundido) 154.6 2.1 -3.0

8431 - Partes de Máquinas e aparelhos de

terraplanagem, nivelamento, raspagem, es cavação 147.3 2.0 1.1 8429 - Bulldozers, angledozers, niveladoras,

raspo-trans portadoras "s crapers", pás m ecânicas , es cavadoras, carregadoras e pás carregadoras

144.1 1.9 5.0

1701 - Açúcares de cana ou de beterraba e sacaros e

(18)

Comércio Internacional – Relações bilaterais

com Portugal (I)

Balança de mercadorias de Portugal

com o Azerbaijão, 2000, 2012 e 2013

(EUR milhões)

Taxa de Crescimento Médio Anual (TCMA)

TCMA00-13das importações = 40.5%

TCMA00-13das exportações = 17.1%

Saldo Defecitário

EUR 429.5 milhões

Fonte: INE.

Exportações de mercadorias Importações de mercadorias

AZERBAIJÃO

0 5 3 2 498 428 2000 2012 2013 2 428 2013 2013 Em 2012, 58 sociedades exportavam mercadorias para o Azerbaijão Em 2011, 39 sociedades exportavam mercadorias para o Azerbaijão +48.7% 18º (share: 0.9%) 127º (share: 0%)

(19)

Comércio Internacional – Relações bilaterais

(mercadorias) com Portugal (II)

Importações portuguesas do Azerbaijão, 2013

Top 10 exportações portuguesas para Azerbaijão, 2013

Fonte: INE.

AZERBAIJÃO

Produtos (N.C. 4) 2013 (EUR Milhões) Share (%) TCMA08-13 (%)

4504 - Cortiça aglom erada, com ou sem aglutinantes, e

suas obras 0.5 18.6 95.7

6908 - Ladrilhos e placas (lajes ), para pavimentação ou revestimento, vidrados ou esmaltados , de cerâmica; cubos, pas tilhas e artigos s emelhantes, para m osaicos, vidrados ou esmaltados, de cerâmica, mes mo com

0.2 7.6 39.9

1905 - Produtos de padaria, de pastelaria ou da indús tria de bolachas e bis coitos, mes mo adicionados de cacau, hóstias, cáps ulas vazias para m edicamentos

0.2 6.6 n.d.

4802 - Papel e cartão, não reves tidos, dos tipos

utilizados para escrita, impress ão ou outros fins gráficos , e papel e cartão para fabricar cartões ou tiras perfurados

0.1 5.7 n.d.

4503 - Obras de cortiça natural 0.1 4.8 13.4

2106 - Preparações alimentícias, não es pecificadas nem

compreendidas noutras posições 0.1 4.7 57.7

3004 - Medicamentos 0.1 4.4 19.2

4409 - Madeira, incluídos os tacos e frisos para soalhos, não montados, perfilada (com espigas , ranhuras, filetes, entalhes , chanfrada, com juntas em V, com cercadura, boleada ou sem elhantes ) ao longo de uma ou mais

0.1 3.7 31.4

0808 - Maçãs , peras e marmelos, fres cos 0.1 3.5 n.d.

8419 - Aparelhos e dis positivos , mesmo aquecidos eletricamente (exceto fornos e outros aparelhos da posição 8514), para tratamento de matérias por m eio de operações que impliquem mudança de temperatura, tais

0.1 3.3 n.d. Produtos (N.C. 4) 2013 (EUR Milhões) Share (%) TCMA08-13 (%)

2709 - Óleos brutos de petróleo ou de minerais

betuminosos 428.1 99.9 52.0

5205 - Fios de algodão (exceto linhas para costurar), contendo, em pes o = > 85%, de algodão, não acondicionados para venda a retalho

(20)

Oportunidades de exportação de mercadorias (I)

Conjunto de produtos (mercadorias) identificadas como necessidades (importações) do Azerbaijão,

com capacidade portuguesa de produção e exportação, representando oportunidades para aumentar

o volume de exportações portuguesas para o Azerbaijão.

Top 10 das Oportunidades de exportação para o Azerbaijão

Fontes: UNComtrade, DESA/UNSD, OCDE, ES Research - Research Sectorial.

3004 - Medicamentos

8481 - Torneiras e válvulas (incluídas as redutoras de pressão e as termostáticas)

3901 - Polímeros de etileno, em formas primárias 2523 - Cimentos hidráulicos, incluídos cimentos

não pulverizados, denominados clinkers, mesmo 7306 - Tubos e perfis ocos (p.ex.: soldados, rebitados,

agrafados), de ferro ou aço 9403 - Móveis e suas partes, não especificadas

nem compreendidas noutras posições 7326 - Obras de ferro ou aço, não especificadas

nem compreendidas noutras posições (exceto

1512 - Óleos de girassol, de cártamo ou de algodão e respetivas frações

8461 - Máquinas ferramentas para aplainar, plainas- limadoras, máquinas- -ferramentas para escatelar, mandrilar, cortar ou acabar engrenagens, serrar,

(21)

Oportunidades de exportação de mercadorias (II)

Top 10 das Oportunidades de exportação para o Azerbaijão

(Valores e ranking das importações mundiais do Azerbaijão)

Fontes: UNComtrade, DESA/UNSD, OCDE, ES Research - Research Sectorial.

AZERBAIJÃO

Produtos (N.C. 4) 2012

(EUR Milhões) Rank 2012

Share 2012 (%) Taxa Variação 2011-2012 (%) TCMA09-12 (%) 3004 - Medicamentos 162.9 6 2.2 7.2 27.4

8481 - Torneiras e válvulas (incluídas as redutoras de pressão e as termostáticas) 106.2 15 1.4 1.2 16.9

3901 - Polímeros de etileno, em formas primárias 105.0 16 1.4 97.5 72.9

2523 - Cimentos hidráulicos, incluídos cimentos não pulverizados, denominados clinkers, mesmo

corados 103.3 17 1.4 53.4 12.1

7306 - Tubos e perfis ocos (p.ex.: soldados, rebitados, agrafados), de ferro ou aço 99.9 18 1.3 35.8 14.1 9403 - Móveis e suas partes, não especificadas nem compreendidas noutras posições 65.3 23 0.9 63.4 31.1 7326 - Obras de ferro ou aço, não especificadas nem compreendidas noutras posições (exceto

moldadas) 64.1 26 0.9 151.9 28.7

1512 - Óleos de girassol, de cártamo ou de algodão e respetivas frações, mesmo refinados, mas

não químicamente modificados 28.9 54 0.4 60.7 27.0

8461 - Máquinas-ferramentas para aplainar, plainas-limadoras, máquinas-ferramentas para

escatelar, mandrilar, cortar ou acabar engrenagens, serrar 20.1 85 0.3 165.2 138.9

(22)

Nuvem de Oportunidades de exportação para o Azerbaijão

Oportunidades de exportação de mercadorias (III)

Máquinas e Aparelhos Produtos agrícolas e alimentares Metais Comuns

8415 - Máquinas e aparelhos de ar condicionado 0602 - Plantas vivas, incluindo as suas raízes, estacas, enxertos e micélios de cogumelos

7204 - Desperdícios, resíduos e sucata de ferro fundido, ferro ou aço

8419 - Aparelhos e dispositivos, mesmo aquecidos eletricamente

0405 - Manteiga, inclui manteiga desidratada e "ghee", e outras matérias gordas

7302 - Elementos de vias férreas, de ferro fundido, ferro ou aço

8425 - Talhas, cadernais, moitões, guinchos, cabrestantes e macacos

2402 - Charutos, cigarrilhas e cigarros, de tabaco ou dos seus sucedâneos

7308 - Pontes e seus elementos, comportas, torres, pórticos, extruturas p/ telhados

8431 - Partes de Máquinas e aparelhos de terraplanagem, nivelamento, raspagem

1701 - Açúcares de cana ou de beterraba e sacarose químicamente pura

7214 - Barras de ferro ou aço não ligado, forjadas, laminadas, estiradas ou extrudadas

8429 - Bulldozers, angledozers, niveladoras, raspo-transportadoras "scrapers"

1515 - Gorduras e óleos vegetais (incluído o óleo de jojoba)

7210 - Produtos laminados planos, de ferro ou aço não ligado, de largura = > 600 mm

Fileira florestal Vestuário e Calçado Outros

4418 - Obras de marcenaria ou de carpintaria para construções

5607 - Cordéis, cordas e cabos, entrançados ou não

8417 - Fornos industriais ou de laboratório, incluídos os incineradores, não elétricos

4805 - Papéis e cartões, não revestidos nem impregnados

6404 - Calçado com sola exterior de borracha,

plástico 7008 - Vidros isolantes de paredes múltiplas

4421 - Obras de madeira, não especificadas nem compreendidas noutras posições

5608 - Redes de malhas com nós, em panos ou em peça, obtidas a partir de cordéis

3916 - Monofilamentos cuja maior dimensão do corte transversal seja > 1 mm [monofios] 4407 - Madeira serrada ou endireitada

longitudinalmente, cortada ou desenrolada

5701 - Tapetes de matérias têxteis, de pontos nodados ou enrolados, mesmo confecionados

3402 - Agentes orgânicos de superfície (exceto sabões); preparações para lavagem

4410 - Painéis de partículas e painéis semelhantes 6211 - Fatos de treino para desporto, fatos-macacos e conjuntos de esqui, malhôs, biquinis

9405 - Aparelhos de iluminação, incluídos os projetores

(23)

Contexto Económico do País

Estrutura Setorial

Apoios à Internacionalização: Unidade Internacional Premium

Oferta Internacional do GBES

Contactos

(24)

Apoio à Internacionalização do GBES (I)

Venezuela: Sucursal Brasil: Subsidiária BESI África do Sul: Escritório de representação BES Moçambique: Moza Banco Macau: Subsidiária BES Oriente Hong Kong: Subsidiária BESI Mum bai: BESI Marrocos: Banque Marocaine du Com merce Extérieur Líbia: Subsidiária Am an Bank Miami: Subsidiária ES Bank of Florida, Polónia: Subsidiária BES e BESI França: Subsidiária BES Vénétie Cabo Verde: BES Cabo Verde Argélia: Banque Extérieur d'Algérie Itália:

Banco delle Tre Venezie Nova Iorque: Sucursal BES e BESI

E

.U

.A

.

México: Escritório de representação BES e BESI Reino Unido: Sucursal BES e BESI Triângulo Estratégico: África -Brasil – Península Ibérica Angola: Subsidiária BES Angola China: Escritório de representação Espanha: Sucursal Luxemburgo: Sucursal

Expansão internacional do BES orientada para mercados com afinidades económicas e culturais com

Portugal e com elevado potencial de crescimento.

(25)

Apoio à Internacionalização do GBES (II)

AZERBAIJÃO

UNIDADE INTERNACIONAL PREMIUM: 5 Desks de equipas

geograficamente especializadas

Gestores de Negócio Internacional &

Gestores de Instituições Financeiras

Norte de

África &

Turquia

África

América

Latina

Mercados

Maduros &

China

Europa de

Leste, Ásia

& Médio

Oriente

(26)

Contexto Económico do País

Estrutura Setorial

Apoios à Internacionalização: Unidade Internacional Premium

Oferta Internacional do GBES

Contactos

(27)

Oferta Internacional do GBES

AZERBAIJÃO

Uma oferta internacional abrangente

ES Research Banca Comercial Banca de Investi_ mento

Capital de

Risco

Tranquili-da

de

mSearch Macroeconómico Setorial / screening de oportunidades Mercados de exportação Seguro de transporte internacional Seguro para expatriados Recrutamento diretor de exportação Recrutamento quadros superiores

Empresa

ES Ventures ES Capital 2bCapital ES Rockefeller Global Energy Fund M&A Corporate Finance Factoring Garantias/ SBLC Câmbios Oferta em Renminbis Abertura de conta Trade Finance Acquisition Finance

BES nomeado, em

2013, pelo 7º ano

consecutivo, como o

Best Trade Finance

Bank, em Portugal,

pela revista Global

Finance.

Financiamento

à exportação

Seguro de Crédito à Exportação

Parceria entre o BES e a Seguradora Coface,

uma das líderes mundiais nos Seguros

(28)

Contexto Económico do País

Estrutura Setorial

Comércio Internacional, Bilateral com Portugal e Oportunidades

Apoios à Internacionalização: Unidade Internacional Premium

Oferta Internacional do GBES

(29)

Unidade Internacional Premium

Diretor Coordenador Miguel Frasquilho mfrasquilho@bes.pt

Research Sectorial

Francisco Mendes Palma

Head Sectoral Strategist fmpalma@bes.pt

Susana Barros msbarros@bes.pt

Luís Ribeiro Rosa luis.c.rosa@bes.pt

Paulo Talhão Paulino pmpaulino@bes.pt

Conceição Leitão mcleitao@bes.pt

João Pereira Miguel jpmiguel@bes.pt

Patrícia Agostinho patricia.agostinho@bes.pt

Salvador Salazar Leite salvador.sleite@bes.pt

Miguel Bidarra mabidarra@bes.pt

José Manuel Botelho jmbotelho@bes.pt

Disclaimer

Desk Europa de Leste, Ásia & Médio

Oriente

Paulo Afonso

Diretor Negócio Internacional e Instituições Financeiras paulo.afonso@bes.pt Cláudia Batista Negócio Internacional Ulugbek Suyumov Instituições Financeiras cabatista@bes.pt uss@bes.pt

Diretor Coordenador Ricardo Bastos Salgado ricardo.salgado@bes.pt

O estudo foi realizado pelo “Espírito Santo Research - Research Sectorial ” com um objetivo meramente informativo e tem por base informações obtidas a partir do site da UN Comtrade (United Nations Commodity Trade Statistics Database, Department of Economic and Social Affairs/Statistics Division) em http://comtrade.un.org/db/. O conteúdo dos estudos efetuados pelo “Espírito Santo Research – Research Sectorial” é sempre baseado em informação disponível ao público e obtida a partir de diversas fontes, incluindo meios de informação especializados, fontes oficiais e outras consideradas credíveis. Contudo, o “Espírito Santo Research - Research Sectorial” não garante a sua exatidão ou integralidade. As Informações/opiniões expressas nesta apresentação referem-se apenas ao momento presente e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio, não vinculando o “Espírito Santo Research – Research Sectorial”, e não assumindo este qualquer compromisso de atualização da informação ora prestada. As informações e opiniões apresentadas não constituem nenhuma recomendação de investimento. O “Espírito Santo Research – Research Sectorial” não aceita nenhum tipo de responsabilidade sobre quaisquer perdas ou danos provenientes da utilização desta apresentação. As opiniões emitidas não vinculam o BES, não podendo o BES, por isso, ser responsabilizado, em qualquer circunstância e por qualquer forma, por erros, omissões ou inexatidões da informação constante neste documento ou que resultem do uso dado a essa informação. A reprodução de parte ou totalidade desta publicação é permitida, desde que a fonte seja expressamente mencionada.

Referências

Documentos relacionados

06/2000, principalmente com relação a carga horária máxima de 8 horas/semanais de afastamento por docente e ao número de docentes simultaneamente afastados para o exercício

Tudo que Deus tem para o homem e requer do homem, e tudo que o homem precisa saber espiritualmente da parte de Deus quanto à sua redenção, conduta cristã e felicidade

--- Foi presente o processo de obras número 54/03, de José Pereira, residente em Poços, Santa Eulália, acompanhado do requerimento registado sob o número 767/DU, em 9 de Março

Aos 7, 14 e 21 dias após a emergência (DAE), foi determinado o índice SPAD no folíolo terminal da quarta folha completamente expandida devido ser esta folha recomendada para verificar

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

Quem pretender arrematar dito(s) bem(ns), deverá ofertar lanços pela Internet através do site www.leiloesjudiciais.com.br/sp, devendo, para tanto, os interessados,

Neste trabalho, foram analisados os resultados da qualidade da água bruta (turbidez e pH), a concentração de sólidos iniciais e finais dos processos de adensamento e

Dando prosseguimento, o presidente em exercício, colocou em votação a proposta de menção de elogio para os membros da comissão eleitoral central e comissões