• Nenhum resultado encontrado

Organização Geopolítica do DF e Organização e Manutenção da PC/DF Perito Criminal PC/DF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Organização Geopolítica do DF e Organização e Manutenção da PC/DF Perito Criminal PC/DF"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

1

Aula 00 - Demonstrativa

Organização Geopolítica do DF e Organização e Manutenção da PC/DF

Apresentação do Curso

Lei n. 9.264, de 07 de fevereiro de 1996 Lei n. 12.030, de 17 de setembro de 2009 Professora: Tatiane Rocha

(2)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha 2 Sumário 1. Apresentação ... 3

1.1 Como será ministrado o curso ... 5

1.2 Como estudar uma matéria que só possui legislação ... 6

1.3 Dicas de como estudar para o concurso ... 7

2. Lei n. 9.264, de 07 de fevereiro de 1996 ... 12

2.1 Carreira de Delegado de Polícia do DF ... 14

2.2 Carreira de Polícia Civil do DF ... 15

2.3 Demais observações sobre a Lei ... 18

3. Lei n. 12.030, de 17 de setembro de 2009 ... 19

4. Marcação das leis ... 22

5. Lista de questões comentadas ... 23

6. Lista de questões ... 26

7. Gabarito ... 28

(3)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

3 1. Apresentação

Olá, prezados alunos!

Foi com imenso prazer que recebi e aceitei o convite da equipe do Ponto dos Concursos para ajudá-los na preparação para o concurso de Perito

Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal.

Meu nome é Tatiane Rocha e serei a professora de Organização

Geopolítica do Distrito Federal e Organização e Manutenção da Polícia Civil do Distrito Federal. Sou formada em Direito pela Universidade Federal

do Paraná – Turma de 2009 – e atualmente exerço o cargo de Analista Técnico da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP (concurso de 2010). Também fui aprovada em 2010 para o cargo de Analista do Banco Central do Brasil - BACEN.

O curso foi dividido em oito aulas, além desta demonstrativa, e cobrirá todo o conteúdo programático destas duas disciplinas cobrado no último concurso. O edital ainda não foi lançado, mas, como sabemos, o concurso já foi autorizado para provimento de 100 (cem) vagas e a banca examinadora será a

IADES – Instituto Americano de Desenvolvimento. Ou seja, o edital sairá

em breve e, por isso, é importante que os candidatos já comecem seus estudos desde agora.

Mas não se preocupem! Quando for publicado o edital de abertura, caso haja alguma mudança no conteúdo programático, iremos refazer o cronograma para incluir todos os tópicos cobrados pela banca. O objetivo agora é somente fazer com que o aluno possa adiantar seus estudos e aumentar suas chances de ser aprovado.

Como vocês verão abaixo e no decorrer do nosso curso, as matérias de

Organização Geopolítica do Distrito Federal e Organização e Manutenção da Polícia Civil do Distrito Federal tratam unicamente de

legislação. Por isso, é pouco provável que o edital mude muito o conteúdo daquilo que foi cobrado no último certame.

(4)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

4

Aula Conteúdo Programático

00

- Aula Demonstrativa – apresentação do curso; - Lei n. 9.264, de 07 de fevereiro de 1996; - Lei n. 12.030, de 17 de setembro de 2009.

01 - Lei Orgânica do Distrito Federal – Títulos I, II, III e

VI (parte I).

02 - Lei Orgânica do Distrito Federal – Títulos I, II, III e

VI (parte II).

03 - Lei Orgânica do Distrito Federal – Títulos I, II, III e

VI (parte III).

04

- Regimento Interno da PCDF, aprovado pelo Decreto Distrital n. 30.490, de 22 de junho de 2009;

- Lei Distrital n. 837, de 28 de dezembro de 1994.

05 - Lei n. 4.878, de 3 de dezembro de 1965; - Decreto-Lei n. 59.310, de 27 de dezembro de 1966 (parte I). 06 - Decreto-Lei n. 59.310, de 27 de dezembro de 1966 (parte II).

07 - Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (parte I).

08 - Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (parte II).

As aulas 01, 02 e 03 abordarão o conteúdo referente à Organização

Geopolítica do Distrito Federal que, na realidade, nada mais é que os três

primeiros Títulos mais o Título VI da Lei Orgânica do Distrito Federal, e a aula 00 e as últimas cinco (da 04 até a 08) versarão sobre a matéria de

Organização e Manutenção da Polícia Civil do Distrito Federal.

Antes de começarmos a matéria, gostaria de tratar brevemente sobre três assuntos que considero relevantes para seus estudos: (a) como será

ministrado nosso curso, (b) como estudar uma matéria que só possui legislação e (c) dicas de como estudar para o concurso em geral.

(5)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

5 1.1 Como será ministrado o curso

Para que o aluno conheça melhor o curso que estamos oferecendo e para que possa organizar adequadamente seus estudos, irei explicar exatamente como será ministrado o nosso curso.

O primeiro ponto que precisamos ter em mente é que um curso que envolve só legislação é diferente dos demais cursos. Num curso de Direito Administrativo, por exemplo, as aulas são ministradas em forma de texto, apresentando a teoria, as correntes doutrinárias, de que forma a banca cobra determinado assunto, enfim, existe todo um encadeamento de ideias a ser seguido na aula e aprendido pelo aluno.

Ministrar legislação é diferente. Nós já sabemos de que forma o assunto será cobrado: será a “letra da lei”, ou seja, será uma cópia daquilo que está na legislação. E, nesses casos, o aluno terá que, infelizmente, memorizar o que consta nos artigos.

No entanto, se vocês derem uma olhada nas normas que iremos estudar, perceberão que só a Lei n. 8.112/90 possui umas 70 páginas! O Decreto-Lei n. 59.310/66 possui mais umas 60 e os quatro primeiros títulos da Lei Orgânica do Distrito Federal, então, passam de 80 páginas.

Professora, e como decorar tudo isso?

É aí que entra o trabalho do professor! A melhor forma de estudar legislação, acreditem, não é lendo leis e decretos por horas e horas. Isso não é produtivo. A jeito mais eficiente de se estudar legislação é selecionar os artigos que possuem a maior probabilidade de cair, aprender o significado

dos conceitos menos usuais e estudar por meio de esquemas, resumos e tabelas que facilitarão a memorização das normas. E é dessa forma que

trabalharemos no decorrer do curso.

Sempre que o artigo for importante, ele será transcrito para que o aluno se familiarize com os termos da lei. Mas utilizaremos muitos esquemas que ajudarão a tornar a “decoreba” um processo muito mais simples, menos complicado.

(6)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

6 Além disso, as normas em geral tendem a ter uma linguagem muito técnica ou cheia de “juridiquês” que confunde e dificulta o estudo. Quando nos depararmos com este tipo de norma, todos os conceitos serão explicados, para que, mais do que simplesmente decorar, o aluno consiga entender o que o artigo quis dizer.

Por fim, serão apresentadas questões comentadas de concursos

anteriores sobre o tema (da banca organizadora e de outras bancas) para que

o aluno possa treinar exaustivamente o que estudou. Como algumas normas são bem específicas para esse certame, quando houver poucas questões sobre o tema, serão formuladas outras inéditas pelo professor, caso seja necessário, englobando os itens mais importantes.

Assim, vocês irão adquirir ao longo do curso o conhecimento necessário para responder as questões da prova, sem a necessidade de perder horas tentando decorar e adivinhar qual artigo é o mais relevante.

Por fim, gostaria de esclarecer que, durante as aulas, para facilitar o estudo, irei primeiramente transcrever o artigo, em itálico, dentro de uma caixa de texto, e abaixo irei tecer os comentários pertinentes àquele dispositivo legal.

1.2 Como estudar uma matéria que só possui legislação

Agora que vocês já sabem como o curso será ministrado, o próximo passo é saber estudar uma matéria que só possui legislação.

Primeiramente, é necessário imprimir as normas atualizadas e sempre estudar as aulas com a legislação correspondente do lado. Em cada uma das aulas serão indicados, no decorrer da matéria, os artigos mais importantes que já caíram em provas anteriores ou que possuem maior probabilidade de cair. Além disso, para facilitar, no final de cada aula haverá um tópico, chamado

“marcação da lei”, em que serão listados todos os artigos tratados naquele

dia e que deverão ser grifados na lei/decreto pelo aluno.

O segundo passo é ler a legislação, principalmente os artigos

grifados. Não precisa nem ser no mesmo dia em que você estudar a matéria.

Até porque muitos desses artigos já terão sido transcritos na aula. Pode ser no dia seguinte ou alguns dias depois. Não importa. O importante é que você leia. Pode até levar na mochila/bolsa e ler no caminho do trabalho ou quando tiver

(7)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

7 um tempo livre. É importante que você se familiarize com os termos da lei. Entenda que sair lendo a legislação e tentar decorar é perda de tempo. Mas estudar a aula, entender o que a norma diz para então lê-la irá facilitar muito o aprendizado.

Por fim, tente revisar periodicamente as aulas. Faça um cronograma de estudo e, paralelamente, um outro de revisões. Revisar uma aula não demandará mais que meia hora do seu dia. E fará uma grande diferença no final. Manter o assunto “fresco” na memória é muito importante, principalmente quando falamos de leis. Se o aluno estudar um assunto hoje será impossível tê-lo na memória até o dia da prova. É preciso revê-tê-lo periodicamente para não esquecê-lo.

1.3 Dicas de como estudar para o concurso

Agora que já tratamos da matéria, de como ela será ministrada e de como deve ser estudada, gostaria de fazer algumas considerações que podem ajudá-los a percorrer essa fase de concurseiro e alcançar a sonhada aprovação. Não existe um jeito certo de estudar, porque isso depende de inúmeros fatores que variam de candidato para candidato, como o conhecimento prévio sobre a matéria, o tempo disponível para estudar e outros fatores de ordem pessoal. No entanto, alguns pontos são essenciais para todos aqueles que desejam passar em um concurso público:

A – Conhecimento da relevância de cada disciplina: antes de

começar a estudar é interessante dividir o tempo de estudo entre as disciplinas de acordo com o grau de importância que cada uma tem para aquele concurso.

No entanto, como o edital de abertura ainda não foi publicado, vamos nos basear do último certame realizado para Perito Criminal da Polícia Civil do Distrito Federal, pois o conteúdo nunca sofre grandes alterações de um concurso para o outro. O último concurso foi realizado em 2011/2012 pela Fundação Universa e dividiu a prova da seguinte forma:

- 32 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, cada uma valendo 1 ponto;

- 48 questões objetivas de Conhecimentos Específicos, cada uma valendo 1 ponto;

(8)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

8 - 1 questão discursiva de conhecimentos gerais, valendo 15 pontos.

Só com esta informação já podemos começar a direcionar o planejamento de estudos.

Como assim, professora?

Note que, diferentemente da maioria dos concursos, este deu praticamente a mesma relevância para a área de Conhecimentos Gerais - CG e para a área de Conhecimentos Específicos - CE. Foram 47 pontos para CG (prova objetiva + prova discursiva) e 48 pontos para CE. Dessa forma, é importante reservar o mesmo tempo de estudo para cada uma das áreas de conhecimento, pois ambas são muito importantes para o certame.

Como a banca não informou no edital quantas questões seriam cobradas por disciplina, é interessante ter essa noção através da análise da prova. Dessa forma, vocês ainda poderão dimensionar o tempo de estudo a ser dispendido com cada disciplina, já considerando uma divisão igualitária entre CG e CE. Aqui iremos analisar somente a parte de Conhecimentos Gerais, comum a todas as áreas, mas é importante que cada aluno faça essa análise também quanto à parte de Conhecimentos Específicos.

Para baixar as provas, acesse o link abaixo:

http://inscricao.universa.org.br/ProcessoSeletivo.aspx?id=9588f2

Então, analisando a prova de Conhecimentos Gerais, temos o seguinte panorama:

(9)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha 9 Disciplina Número de questões Língua Portuguesa 06 Raciocínio Lógico 04 Atualidades 04

Noções de Administração e Estatística 02 + 02 = 04

Matemática 04

Organização Geopolítica do Distrito Federal 04 Organização e Manutenção da PC/DF 06

Total 32

Após uma análise da tabela, percebemos que, no último concurso, a banca distribuiu quase que igualitariamente o número de questões por disciplina (considerando que Administração e Estatística foram colocadas juntas no conteúdo programático). O que não é muito comum. Geralmente as bancas dão pesos maiores para umas e menores para outras.

Assim, caso o nosso edital venha, novamente, sem a distribuição de número de questões por disciplina, o ideal é dividir seu tempo de estudo igualmente entre as disciplinas, seguindo a lógica do último certame. Caso o aluno tenha mais dificuldade em alguma matéria, pode até gastar um pouco mais de tempo com ela, mas nada que seja muito discrepante em relação às demais.

Lembre-se que o nosso curso compreenderá Organização Geopolítica

do Distrito Federal e Organização e Manutenção da PC/DF, o que

corresponde a 10 (dez) questões do último concurso. Além disso, é importante salientar que nossa disciplina foi o tema da questão discursiva do último concurso.1 Então, quando for montar seu cronograma de estudos, coloque o

dobro de tempo para o nosso curso em comparação com as demais disciplinas, já que englobamos duas matérias em um mesmo curso.

1 Quando estudarmos o assunto que foi cobrado na discursiva do ultimo concurso – Lei Orgânica

(10)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

10 Caso termine de estudar todo o conteúdo programático de uma matéria antes das outras, de forma consistente, aí sim o aluno poderá gastar mais tempo com as demais, caso seja necessário. Na nossa disciplina, por exemplo, teremos algumas aulas um pouco mais simples que outras a até um pouco menores. Use esse tempo para refinar seus estudos sobre os outros assuntos ou até mesmo para descansar um pouco mais.

Outros pontos que devem ser considerados no momento do estudo:

B – Eficiência e objetividade: estudo para concurso não é estudo para

tese de mestrado! O concurseiro não tem que ser especialista na matéria. Ele precisa saber o necessário para tirar uma boa nota. Então, quando o professor da disciplina disser que somente as aulas são suficientes, confie nele. Não queira ler livros e tratados sobre o assunto. Um amigo do trabalho (e que também é professor aqui no Ponto) sempre fala “concurso público é um mar de

conhecimento com um palmo de profundidade”. Ou seja, muita coisa para

estudar, mas sem precisar se aprofundar muito na maioria dos temas.

Por isso, é importante dar prioridade àquilo que, estatisticamente, possui mais chances de ser cobrado.

Uma estratégia de estudo eficiente deve levar em conta três pontos básicos:

- a frequência com que um determinado assunto cai nas provas; - a profundidade com que é exigido e

- como ele é cobrado.

Todo o nosso curso de Organização Geopolítica do Distrito Federal e

Organização e Manutenção da PC/DF foi montado levando em conta esses

três aspectos.

C – Resolução de questões de provas anteriores: a prática é a

melhor forma de fixar o conteúdo. Existe uma tendência entre os concurseiros de privilegiarem a teoria em detrimento dos exercícios. Muitos ainda fazem exercícios só quando sobra tempo. O problema é que nunca sobra tempo! Por isso é importante montar um cronograma de estudos que já inclua um momento do dia para resolução de questões.

(11)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

11 Além disso, quando o estudo não leva em conta as provas anteriores, certos conhecimentos que são importantíssimos para o estudo se perdem: se determinado assunto é cobrado, quais são os temas preferidos, a forma com que são exigidos alguns tópicos, quais são os critérios de correção (no caso da prova discursiva), etc.

D – Revisões periódicas: esse é outro ponto muito importante que

geralmente é negligenciado pelos candidatos. No geral, o alunos estudam um determinado assunto somente uma vez ou só revisam na semana anterior a da prova. No entanto, é interessante criar uma rotina de revisão de cada uma das aulas.

A revisão pode ser feita de várias formas: revisar as matérias nos finais de semana, escalonar durante a semana, após estudar as aulas do dia ou reservar dias específicos de tempos em tempos somente para fazer as revisões. Tudo vai depender de quanto tempo para estudo cada um tem disponível. No entanto, é importante ter em mente que, quanto mais a matéria é revista, mais rápida será a próxima revisão, pois o aluno estará cada vez mais familiarizado com o conteúdo.

E – Treinamento da mente e do corpo: Reserve um horário do seu dia

para praticar atividade física. É uma forma de relaxamento que, inclusive, melhora seu rendimento nos estudos. No caso deste concurso para PC/DF, então, que possui prova de capacidade física, o exercício pode até constar no seu cronograma de estudos.

Não deixe para treinar os exercícios físicos cobrados no edital somente após a realização das provas objetivas e discursivas. Se o candidato não estiver habituado com os esportes exigidos, é provável que não alcance o desempenho necessário para ser aprovado.

Já conheci algumas pessoas que foram aprovadas na primeira fase e reprovaram no exame de capacidade física porque começaram a treinar somente depois das provas objetivas e discursivas.

F – Tempo para o lazer: depois de tudo isso, ainda reserve um tempo

na semana para se divertir fazendo algo que lhe dá prazer. Isso é importante para que o aluno não fique desestimulado durante a maratona de estudos e para que possa “recarregar as baterias”.

(12)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

12 Vamos começar a estudar?

2. Lei n. 9.264, de 07 de fevereiro de 1996

A Lei n. 9.264/96, de acordo com a sua ementa:

Dispõe sobre o desmembramento e a reorganização da Carreira Policial Civil do Distrito Federal, fixa remuneração de seus cargos e dá outras providências.

Só para esclarecer, a ementa é a parte inicial da lei, antes de iniciar os artigos, que sempre começa com “dispõe que...”. É nesse momento que o legislador esclarece qual é o tema do respectivo normativo, ou seja, sobre o que aquela lei irá tratar. Neste caso, a Lei discorrerá sobre a Carreira Policial

Civil do Distrito Federal e fixará sua remuneração.

Primeiramente, iremos tratar dos artigos da Lei n. 9.264/96 que dispõem sobre a divisão da carreira e os requisitos para ingresso em seus respectivos cargos:

Art. 1o - A Carreira Policial Civil do Distrito Federal, criada pelo

Decreto-lei n° 2.266, de 12 de março de 1985, fica desmembrada em Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal e Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal.

Art. 2o - A Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal, de

natureza jurídica e policial, é constituída do cargo de Delegado de Polícia. (Incluído pela Lei nº 13.047. de 2014)

Art. 3o A Carreira de Polícia Civil do Distrito Federal é de nível superior e

compõe-se dos cargos de Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Policial de Custódia. (Redação dada pela Lei nº 13.197, de 2015).

Parágrafo único. O ingresso na Carreira referida no caput deste artigo ocorrerá sempre na terceira classe, mediante concurso público de provas ou de provas e títulos, exigido o nível superior completo, em nível de graduação, e observados os requisitos fixados na legislação pertinente. (Incluído pela Lei nº 13.197, de 2015)

(13)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

13 Art. 5o O ingresso nos cargos das carreiras de que trata esta Lei dar-se-á

sempre na 3a (terceira) classe, mediante concurso público, exigido curso

superior completo, observados os requisitos previstos na legislação pertinente. (Redação dada pela Lei nº 11.134, de 2005)

§ 1o O ingresso na Carreira de Delegado de Polícia do Distrito Federal

dar-se-á mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, exigindo-se diploma de Bacharel em Direito e, no mínimo, 3 (três) anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato da posse. (Redação dada pela Lei nº 13.047. de 2014)

§ 2o Será exigido para o ingresso na Carreira de Perito Criminal da

Polícia Civil do Distrito Federal o diploma de Física, Química, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Informática, Geologia, Odontologia, Farmácia, Bioquímica, Mineralogia e Engenharia. (Incluído pela Lei nº 11.134, de 2005)

§ 3o Será exigido para o ingresso na Carreira de Perito Médico-Legista da

Polícia Civil do Distrito Federal o diploma de Medicina. (Incluído pela Lei nº 11.134, de 2005)

§ 4o O Poder Executivo disporá, em regulamento, quanto aos requisitos e

condições de progressão nos cargos das carreiras. (Incluído pela Lei nº 11.134, de 2005)

A ementa fala em desmembramento porque, antes da Lei n. 9.264/96, só existia uma carreira: a de Policial Civil do DF. E a Lei foi publicada para desmembrar essa carreira em duas:

Polícia Civil do Distrito Federal Carreira de Polícia Civil do DF Carreira de Delegado de Polícia Civil do DF

(14)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

14 2.1 Carreira de Delegado de Polícia do DF

A Carreira de Delegado de Polícia do DF é constituída pelo cargo de

Delegado de Polícia, que possui natureza policial e jurídica. O ingresso na

carreira pressupõe alguns requisitos:

- ingresso mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB;

- diploma de Bacharel em Direito;

- no mínimo 3 (três anos) de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato da posse;

- ingresso na terceira classe.

Quanto ao penúltimo requisito é importante destacar que a comprovação de atividade jurídica ou policial se dará no momento da posse. Assim, o candidato pode passar por todas as fases do concurso (que às vezes demoram mais de um ano) sem ter, ainda, os três anos exigidos pela Lei.

Quanto ao último requisito, as classes com os respectivos vencimentos estão dispostos na Lei n. 11.361/06, com redação dada pela Lei n. 12.804/13, conforme tabela abaixo:

CARGO CATEGORIA

VALOR DO SUBSÍDIO

EFEITOS FINANCEIROS A PARTIR DE 1o FEV 2009 1 o MAR 2013 1 o MAR 2014 1 o MAR 2015 Delegado de Polícia do DF ESPECIAL 19.699,82 20.684,81 21.719,05 22.805,00 PRIMEIRA 17.498,40 18.373,32 19.291,99 20.256,59 SEGUNDA 14.970,60 15.719,13 16.505,09 17.330,34 TERCEIRA 13.368,68 14.037,11 15.370,64 16.830,85

(15)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

15 2.2 Carreira de Polícia Civil do DF

Já a Carreira de Polícia Civil do DF é composta por seis cargos (Perito

Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Policial de Custódia).

O ingresso na carreira exige o cumprimento dos seguintes requisitos: - ingresso mediante concurso público;

- curso superior completo; - ingresso na terceira classe.

As classes com os respectivos vencimentos também estão dispostos na Lei n. 11.361/06, com redação dada pela Lei n. 12.804/13, conforme tabelas abaixo:

CARGO CATEGORIA

VALOR DO SUBSÍDIO

EFEITOS FINANCEIROS A PARTIR DE 1o FEV 2009 1 o MAR 2013 1 o MAR 2014 1 o MAR 2015 Perito Criminal Perito Médico- Legista ESPECIAL 19.699,82 20.684,81 21.719,05 22.805,00 PRIMEIRA 17.498,40 18.373,32 19.291,99 20.256,59 SEGUNDA 14.970,60 15.719,13 16.505,09 17.330,34 TERCEIRA 13.368,68 14.037,11 15.370,64 16.830,85

(16)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha 16 CARGO CATEGORIA VALOR DO SUBSÍDIO

EFEITOS FINANCEIROS A PARTIR DE 1o FEV 2009 1 o MAR 2013 1 o MAR 2014 1 o MAR 2015 Agente de Polícia Escrivão de Polícia Papiloscopista- Policial Agente Penitenciário ESPECIAL 11.879,08 12.473,03 13.096,69 13.751,51 PRIMEIRA 9.468,92 9.942,37 10.439,48 10.961,45 SEGUNDA 7.885,99 8.280,29 8.694,30 9.129,01 TERCEIRA 7.514,33 7.890,05 8.284,55 8.698,78

Não precisa decorar as tabelas de vencimentos, basta memorizar que são

quatro classes (terceira, segunda, primeira e especial) e que o ingresso

se dará na terceira classe, ok? As tabelas foram copiadas para demonstrar as classes existentes em cada cargo e para estimular o estudo dos alunos. Afinal, um subsídio inicial de R$ 16.830,85 é sempre um ótimo estímulo!

Para o cargo de Perito Criminal há ainda um requisito adicional, além daqueles listados acima:

- diploma de Física, Química, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Informática, Geologia, Odontologia, Farmácia, Bioquímica, Mineralogia ou Engenharia.

Para o cargo de Perito Médico-Legista há também um requisito adicional:

- diploma de Medicina.

(17)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

17

Carreiras Cargos Requisitos comuns Requisitos específicos

Carreira Delegado de Polícia do DF Delegado de Polícia - ingresso mediante concurso público; - ingresso na terceira classe; - curso superior completo

- concurso púbico de provas e títulos, com participação da OAB;

- diploma de Bacharel em Direito;

- mínimo de 3 anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato da posse. Carreira Polícia Civil do DF Perito Criminal - concurso público de provas - diploma de: Física, Química, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Informática, Geologia, Odontologia, Farmácia, Bioquímica, Mineralogia ou Engenharia. Perito

Médico-Legista - diploma de Medicina

Agente de Polícia - Escrivão de Polícia - Papiloscopista Policial - Agente Policial de Custódia -

(18)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

18 2.3 Demais observações sobre a Lei

Além dos artigos já citados, outros dois merecem destaque:

Art. 12. As carreiras de que trata esta Lei são consideradas típicas de Estado.

Art. 12-A. O cargo de Diretor-Geral, nomeado pelo Governador do Distrito Federal, é privativo de delegado de polícia do Distrito Federal integrante da classe especial. (Incluído pela Lei nº 13.047. de 2014)

Conforme se extrai do artigo 12, as Carreiras de Delegado de Polícia Civil do DF e de Polícia Civil do DF são consideradas típicas de Estado. Somente para esclarecimentos, as carreiras típicas de Estado, em linhas gerais, são aquelas que exercem atividades exclusivas de Estado. Estão previstas no artigo 247 da Constituição Federal e no artigo 4o, inciso III, da Lei n. 11.079/04.

Além disso, temos ainda o artigo 12-A que determina como deve ser preenchido o cargo de Diretor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal:

- nomeação pelo Governador do DF e

- ser Delegado de Polícia do DF integrante da classe especial.

Esses são os pontos essenciais a serem estudados com relação à Lei n. 9.264/96. Os demais artigos tratam de algumas regras de transição por conta das mudanças trazidas pela Lei. Imprima-a, leia-a (é bem pequena, não leva nem cinco minutos) e grife as artigos que constaram desta exposição e que estarão resumidos ao final da aula.

(19)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha 19 3. Lei n. 12.030, de 17 de setembro de 2009

A Lei n. 12.030/09 é uma lei que possui somente 6 (seis) artigos e que dispõe sobre as perícias oficiais de natureza criminal.

Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais para as perícias oficiais de natureza criminal.

Art. 2o No exercício da atividade de perícia oficial de natureza criminal, é

assegurado autonomia técnica, científica e funcional, exigido concurso público, com formação acadêmica específica, para o provimento do cargo de perito oficial.

Art. 3o Em razão do exercício das atividades de perícia oficial de natureza criminal, os peritos de natureza criminal estão sujeitos a regime especial de trabalho, observada a legislação específica de cada ente a que se encontrem vinculados.

Art. 4o (VETADO)

Art. 5o Observado o disposto na legislação específica de cada ente a que o

perito se encontra vinculado, são peritos de natureza criminal os peritos criminais, peritos médico-legistas e peritos odontolegistas com formação superior específica detalhada em regulamento, de acordo com a necessidade de cada órgão e por área de atuação profissional.

Com relação a esta lei só há três pontos que o candidato precisa saber: - O Perito Criminal, no exercício de sua atividade, possui autonomia

técnica, científica e funcional;

- Para provimento do cargo de Perito Criminal exige-se concurso

público, com formação superior específica (conforme também determina a

Lei n. 9.264/96 vista anteriormente) e

- Os peritos de natureza criminal podem ser peritos criminais, peritos

médico-legistas e peritos odontolegistas e são divididos por área de

(20)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha 20 Peritos de natureza criminal Peritos Criminais Peritos médico-legistas Peritos odontolegistas

Como esta Lei é extremamente curta, o candidato pode pensar que ela nem deve cair em concurso. No entanto, no último certame para Perito Criminal da PC/DF, foi cobrada uma questão a respeito:

Questão 01

(FUNIVERSA/2012 – PC/DF – Perito Criminal) – De acordo com a Lei nº 12.030/2009, são considerados peritos de natureza criminal

a) os peritos-legistas, os peritos odontolegistas e os peritos criminais.

b) os peritos particulares que exerçam atividade na área criminal e os papiloscopistas.

c) os médicos-legistas e os peritos-contadores. d) os peritos criminais e os peritos em fisiologia. e) os peritos oftalmologistas e os peritos-legistas.

Gabarito: letra A.

Comentários: Para saber a resposta bastava que o candidato se

lembrasse do que dispõe o artigo 5º da Lei nº 12.030/09, acima transcrito.

Assim, chegamos ao fim da nossa aula. Como estamos em uma aula demonstrativa, optei por começar com duas leis bem simples e pequenas. A seguir estão os artigos mais importantes que deverão ser marcados na

(21)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

21 legislação e uma lista de questões comentadas sobre o assunto. São poucas questões, pois as duas leis são bem curtas e não há muito conteúdo para ser cobrado mesmo.

Até a próxima aula! Profa. Tatiane Rocha.

(22)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

22 4. Marcação das leis

Segue abaixo os artigos mais relevantes vistos na aula de hoje e que deverão ser destacados no seu estudo:

Lei n. 9.264/96 Lei n. 12.030/09

artigo 1o, caput

artigo 1o, caput

artigo 2o, caput artigo 2o, caput artigo 3o, caput e parágrafo único

artigo 3o, caput artigo 5o, caput e parágrafos 1o, 2o, 3o

e 4o

artigo 5o, caput

artigo 12, caput

artigo 12-A, caput

(23)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

23 5. Lista de questões comentadas

Vamos praticar mais um pouco? Como a IADES não foi a banca dos concursos anteriores, resolveremos questões das outras bancas, ok?

Questão 02

(FUNIVERSA/2015 – PC/DF – Perito Médico-Legista) Atualmente, de acordo com a legislação vigente, a PCDF é composta pelas seguintes carreiras:

a) Delegado de Polícia, Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Penitenciário.

b) Delegado de Polícia Civil do DF e Polícia Civil do DF.

c) Delegado de Polícia, Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Policial de Custódia.

d) Delegado de Polícia, Peritos, Agentes e Escrivão de Polícia. e) Delegado de Polícia, Perito e Policial Civil.

Gabarito: letra B

Comentários: a resposta da questão é exatamente o que dispõe o artigo

1º da Lei nº 9.264/96. Como vimos, a antiga Carreira de Policial Civil do Distrito Federal foi desmembrada em duas: a Carreira de Delegado de Polícia do DF e a Carreira de Polícia Civil do DF.

Lembre-se que Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Policial de Custódia são

cargos da Carreira de Polícia Civil do DF.

(24)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

24 Questão 03

(FUNIVERSA/2015 – PC/DF – Papiloscopista Policial) De acordo com a legislação vigente a respeito da PCDF, assinale a alternativa correta.

a) Entre os cargos existentes na Polícia Civil do Distrito Federal, somente o de delegado de polícia é considerado típico de Estado.

b) Assim como para o ingresso no cargo de papiloscopista policial, o ingresso no cargo de perito criminal exige diploma de curso superior completo em qualquer área do conhecimento humano.

c) Papiloscopista policial, perito criminal, perito médico-legista, agente de polícia, escrivão de polícia, agente policial de custódia e delegado de polícia compõem a carreira de Polícia Civil do Distrito Federal.

d) As classes do cargo de papiloscopista policial são três, quais sejam, a terceira, a segunda e a especial, sendo a terceira classe a de ingresso no cargo.

e) O cargo de Diretor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal é privativamente ocupado por delegado de polícia do Distrito Federal integrante da classe especial.

Gabarito: E

Comentários: a resposta da questão está no artigo 12-A da Lei n.

9.264/96.

A alternativa A está errada, pois todos os cargos das Carreiras de Delegado de Polícia do DF e de Polícia Civil do DF são considerados, por força do artigo 12 da Lei nº 9.264/96, típicos de Estado.

A alternativa B está errada, porque o ingresso no cargo de perito criminal exige diploma específico de Física, Química, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Informática, Geologia, Odontologia, Farmácia, Bioquímica, Mineralogia ou Engenharia, conforme parágrafo 2o, do artigo 5o da Lei nº 9.264/96.

A alternativa C está errada, porque o cargo de Delegado de Polícia compõe a carreira de Delegado de Polícia do DF (artigo 2o da Lei nº 9.264/96) e não a carreira de Polícia Civil do DF (artigo 3o da Lei nº 9.264/96).

(25)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

25 Por fim, a alternativa D está errada, porque existem quatro classes (terceira, segunda, primeira e especial).

_______________________________________________________________

Questão 04

(CESPE/2013 – PC/DF – Agente de Polícia) A respeito do desmembramento e da reorganização da Carreira Policial Civil do DF, julgue o item a seguir.

Tanto o perito médico-legista quanto o agente e o escrivão de polícia integram a carreira de Polícia Civil do DF.

Gabarito: certo

Comentários: Conforme prevê o artigo 3o da Lei nº 9.264/96, a Carreira

de Polícia Civil do Distrito Federal compõe-se dos cargos de Perito Criminal,

Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia,

Papiloscopista Policial e Agente Policial de Custódia.

_______________________________________________________________

Questão 05

(CESPE/2013 – PC/DF – Escrivão de Polícia) No que se refere ao regime jurídico peculiar dos funcionários policiais civis da União e do Distrito Federal (DF) e ao desmembramento e reorganização da carreira policial civil do DF, julgue os itens subsequentes.

As carreiras de delegado e escrivão de polícia do DF são distintas, porém ambas são consideradas típicas de Estado.

Gabarito: certo

Comentários: Conforme o artigo 2o da Lei n. 9.264/96, o Delegado de

Polícia compõe a carreira de Delegado de Polícia Civil do DF e o Escrivão de Polícia do DF, segundo o artigo 3o da referida Lei, pertence à carreira de Polícia

Civil do DF.

(26)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

26 6. Lista de questões

1. (FUNIVERSA/2012 – PC/DF – Perito Criminal) – De acordo com a Lei nº 12.030/2009, são considerados peritos de natureza criminal

a) os peritos-legistas, os peritos odontolegistas e os peritos criminais.

b) os peritos particulares que exerçam atividade na área criminal e os papiloscopistas.

c) os médicos-legistas e os peritos-contadores.

d) os peritos criminais e os peritos em fisiologia.

e) os peritos oftalmologistas e os peritos-legistas.

_______________________________________________________________ 2. (FUNIVERSA/2015 – PC/DF – Perito Médico-Legista) Atualmente, de acordo com a legislação vigente, a PCDF é composta pelas seguintes carreiras:

a) Delegado de Polícia, Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Penitenciário.

b) Delegado de Polícia Civil do DF e Polícia Civil do DF.

c) Delegado de Polícia, Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia, Papiloscopista Policial e Agente Policial de Custódia.

d) Delegado de Polícia, Peritos, Agentes e Escrivão de Polícia. e) Delegado de Polícia, Perito e Policial Civil.

_______________________________________________________________ 3. (FUNIVERSA/2015 – PC/DF – Papiloscopista Policial) De acordo com a

legislação vigente a respeito da PCDF, assinale a alternativa correta.

a) Entre os cargos existentes na Polícia Civil do Distrito Federal, somente o de delegado de polícia é considerado típico de Estado.

(27)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha

27 b) Assim como para o ingresso no cargo de papiloscopista policial, o ingresso no cargo de perito criminal exige diploma de curso superior completo em qualquer área do conhecimento humano.

c) Papiloscopista policial, perito criminal, perito médico-legista, agente de polícia, escrivão de polícia, agente policial de custódia e delegado de polícia compõem a carreira de Polícia Civil do Distrito Federal.

d) As classes do cargo de papiloscopista policial são três, quais sejam, a terceira, a segunda e a especial, sendo a terceira classe a de ingresso no cargo.

e) O cargo de Diretor-Geral da Polícia Civil do Distrito Federal é privativamente ocupado por delegado de polícia do Distrito Federal integrante da classe especial.

_______________________________________________________________

4. (CESPE/2013 – PC/DF – Agente de Polícia) A respeito do desmembramento e da reorganização da Carreira Policial Civil do DF, julgue o item a seguir.

Tanto o perito médico-legista quanto o agente e o escrivão de polícia integram a carreira de Polícia Civil do DF.

_______________________________________________________________ 5. (CESPE/2013 – PC/DF – Escrivão de Polícia) No que se refere ao regime

jurídico peculiar dos funcionários policiais civis da União e do Distrito Federal (DF) e ao desmembramento e reorganização da carreira policial civil do DF, julgue os itens subsequentes.

As carreiras de delegado e escrivão de polícia do DF são distintas, porém ambas são consideradas típicas de Estado.

(28)

www.pontodosconcursos.com.br | Profa. Tatiane Rocha 28 7. Gabarito 01 02 03 04 05 A B E certo certo

Referências

Documentos relacionados

Endereço: Rodovia Prefeito Quintino de Lima, nº 2100, Paisagem Colonial São Roque, SP. Jerônimo Figueira da Costa, nº 3014, Pozzobon

Considerando a importância da ciência como uma forma de produzir conhecimento sistemático e confiável, esse estudo propõe-se a apresentar observações na forma de um

Este produto contém gás sulfídrico, extremamente inflamável.. Proteção de bombeiros/brigadistas: Equipamento de proteção respiratória do tipo autônomo (SCBA) com

comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e o diretor da Polícia Civil do DF. Entre as funções institucionais da Procuradoria-Geral da CLDF estão

A diferença entre desigualdade natural e desigual- dade social é relevante para o problema do preconceito pela seguinte razão: com frequência, o preconceito nas- ce da superposição

As disposições trazidas pela Lei nº 9.264/1996 aplicam-se aos inativos e pensionistas de servidores das Carreiras da PCDF (Art. b) Delegado de Polícia Civil do DF e Polícia Civil

(FUNIVERSA/PC-DF/Agente de Polícia/2009) A Teoria Geral da Administração (TGA) é um corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de

(FUNIVERSA/PC-DF/Agente de Polícia/2009) A Teoria Geral da Administração (TGA) é um corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de