• Nenhum resultado encontrado

Comércio Exterior e Negócios Internacionais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comércio Exterior e Negócios Internacionais"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Curso de pós-graduação Lato Sensu

Especialização em

Comércio Exterior e

Negócios Internacionais

Os cursos de Especialização do INPG ampliam o conhecimento e são destinados a quem precisa atualizar-se ou qualificar-se para assumir posições mais elevadas dentro da organização ou ainda manter o nível de qualificação requerido para dar conta dos atuais desafios de seus cargos. Seguindo uma rígida norma didática e conteúdos aprofundados, os cursos não somente abrem novas oportunidades na carreira do aluno, como também o transformam num profundo conhecedor da área. Seguindo uma linha de desenvolvimento, o aluno conquista segurança, adquire novas habilidades, direciona seu foco com exatidão, executando as ações com competência e atingindo os objetivos esperados.

(2)

1. A QUEM SE DESTINA

Profissionais já atuantes em comércio exterior, negócios internacionais, operações ou logística que queiram atualizar e reciclar seus conhecimentos sobre questões tecnológicas, estratégicas e gerenciais da área.

Profissionais que queiram habilitar-se para a ocupação de cargos técnicos ou de comando nas áreas de comércio exterior e logística

2. OBJETIVOS

Oferecer uma visão ampla das necessidades estratégicas das organizações modernas quanto à eficiência da área de comércio exterior e operações logísticas, apresentando inovações na área tecnológica, gerencial ou conceitual relevantes para um gerenciamento eficaz e seguro dessas áreas.

3. ESTRUTURA DO CURSO

MÓDULO DOCENTE ¹

Comércio Exterior - Importação e Exportação: Ações no Comércio Exterior; Órgãos Controladores; Negociações Internacionais; Métodos de Comercialização; Classificação fiscal de mercadorias; Normas de Exportação; Tipos de Exportação; Sistema Cambial; Normas de Importação; Sistemas Especiais; Documentos; Logística; Custos na Importação. Nelson Ludovico Geraldo Chaves Doutor Especialista AWU/EUA FSJT Comércio Internacional: O cenário internacional; Os efeitos

da Globalização; Ranking dos países desenvolvidos e os em desenvolvimento; O Brasil no Contexto Internacional; Fases do Brasil no Comércio Mundial; Estudo da Balança Comercial Brasileira; A importância de uma política econômica voltada para o exterior.

José Manuel Baptista M. de Sousa Nelson Ludovico

Doutor Doutor

UNEX/PT AWU/EUA Estratégia Empresarial: A formulação da estratégia; O

direcionamento estratégico: os balizadores; A implementação da estratégia; Formas de ver estratégia; A estrutura do planejamento estratégico; A essência prática da estratégia; A análise estratégica: macro-ambiente, ambiente interno e ambiente concorrencial; O controle estratégico.

Danilo Talanskas Iberê Arco e Flexa Marino Brugnolo Filho

Mestre Doutor Mestre BYU FGV FGV Ética nos Negócios: As Organizações; Um Novo Conceito; As

Relações entre o Lucro e a Ética Empresarial; Visão Jurídico-Política da Ética Empresarial; Visão Moral da Ética Empresarial; Relativismo Cultural e Cultura Empresarial; As Teorias Éticas e as Decisões- Conflitos Empresariais; Responsabilidade Social Da Empresa; A Ética Institucional.

Eduardo Maróstica Geraldo José Soromenho Mauro Antonio Pires Dias da Silva

Doutor Mestre Doutor USM UNG PUC Gestão da Tecnologia de Informação: Características da

função; Administrando as Tecnologias da Informação; Planejamento em TI; Direção; Controle; A TI estratégica; A TI competitiva; A Ética em TI.

Ivanir Costa Jakov Trofo Surjan

Nilson Sant’Anna Doutor Mestre Doutor USP UPM INPE Gestão de Marketing: Estratégia e Vantagem Competitiva;

Enfoque (posicionamento);Planejamento de Marketing; Etapas básicas; Análise das Oportunidades e Ameaças; Pontos Fortes e Fracos; Confecção do Plano de Marketing; Prática de Planejamento de Marketing.

Alessandro Medina Saade Alexandre Luzzi Las Casas Fernando Roberto Santini

Mestre Doutor Mestre FCL PUC PUC

(3)

Gestão Estratégica de Pessoas: Contextualização da Administração de RH; Administração de talentos; Empregabilidade, Lealdade e Emprego Temporário; Planejamento de Recursos Humanos; Visão do futuro; Dimensionamento Qualitativo e Quantitativo; competências essenciais; Relações de Trabalho; Treinamento e Desenvolvimento, Educação; Saúde, Segurança e Condições de Trabalho; O Emocional, o Indivíduo e a Organização; Recursos humanos e a prestação de serviços; Administração Estratégica de Recursos Humanos e/ou Democratização da Gestão de Recursos Humanos das empresas; Modelos de gestão de recursos humanos.

Janete Teixeira Dias Maria Aparecida Rhein Schirato Sandra Márcia Motta Nunes Liger

Mestre Doutora Mestre PUC USP PUC

Gestão Financeira: Conceituações fundamentais; O papel do gestor financeiro; Planejamento financeiro: do plano de negócio à implantação; Fontes de financiamentos disponíveis para as empresas brasileiras; Estrutura de Capital e de Custo de Capital; A teoria e a prática do CAPM (Capital Asset Price Model).

Carlos Shinoda Eduardo Augusto Rissi Marco Antonio Ferreira dos Santos

Doutor Doutor Especialista USP USP FGV Logística de Transportes Internacionais: A influência da

Logística no Comércio Internacional; Incoterms e sua aplicabilidade na Logística; Operadores Logísticos; Estudos de Viabilidade e Operacionalidade; Estudos dos modais Marítimo, Aéreo e Rodoviário; Consolidação de Cargas; Contratos de Transportes Internacionais; Convenções Internacionais.

Nelson Ludovico Vitor Tamarozzi Rodrigues

Doutor Especialista

AWU/EUA USP Marketing Internacional: Ampliar a capacidade de

compreensão das mudanças estruturais que estão ocorrendo no: Ambiente Global e Doméstico; Integração Global; Paradigma Competitivo; Diversidade Cultural versus Similaridade de Consumo; Empresas Globais; Paradigma da globalização; Ações Reativas versus Proativas; Expansão Internacional; Matriz de Crescimento; Estratégias de Expansão; Mix de Marketing; O novo Sistema Central de Marketing; De Doméstico a Global; Marketing Mix: os 4 P´s e os 4 C´s.

Alessandro Medina Saade Amadeu Nosé Júnior Luiz Roberto Carnier

Mestre Mestre Especialista FCL UPM PSU/EUA Mercado Cambial Brasileiro: Moedas. Conceitos, Funções,

Instrumentos Cambiais e Classificação; Câmbio – Conceito, Modalidades das Operações, Operações no Tempo / Negociação e Taxas de Câmbio / Posição de Câmbio; Mercado Financeiro / Cambial; Comissão de Agente; Corretagem de Câmbio; Prestação de Serviços; Taxas Internacionais de Juros; Contratos de Câmbio; Câmbio Exportação; Câmbio Importação; Modalidades de Transação.

José Luiz Borges Bandeira Otto Nogami

Mestre Mestre

USP UPM Métodos e Técnicas de Negociação: Técnicas, estratégias e

táticas para negociar melhor e obter vantagens; Como agem os melhores negociadores - os fatores indispensáveis para o sucesso; Os três princípios básicos para uma negociação eficaz; Formas de negociação; As necessidades reais da outra parte: como conhecê-las; Os três erros mais comuns de negociação e como evitá-los; Como lidar com os obstáculos e evitar o impasse; A importância de levar opções para a mesa de negociação; Como fazer propostas, exigências e contrapropostas; Negociações individuais e em grupo - As vantagens de negociar em equipe; Negociações especiais; Os aspectos éticos da negociação; Como saber se sua negociação foi bem sucedida: indicativos de uma negociação eficaz.

Fernando José Camargo Homero Salvador Amato Jorge Moysés Netto

Mestre Mestre Mestre UFRRJ UFRJ UNG

(4)

Métodos e Técnicas de Pesquisa: Conhecimento – conceituação e natureza; Conhecimento e trabalho – função do conhecimento e seu uso; O conhecimento administrativo – origem e questões fundamentais; O campo do conhecimento administrativo; O conhecimento no contexto das organizações e funções; Pesquisa: conceituação, processo e uso; Conceitos fundamentais para a orientação da pesquisa; Técnicas de pesquisa; Etapas da pesquisa; Elaboração da monografia.

Antônio Máximo Borba José Antonio Rosa Yeda de Moraes Camargo

Mestre Doutor Doutora USP USP USP Modelos de Gestão de Empresas: Análise do ambiente

emergente de negócios; Os novos modelos de gestão empresarial; Gestão Japonesa; Gestão Participativa; Gestão Empreendedora; Os Modelos emergentes de gestão na Sociedade do Conhecimento; Gestão Holística; Corporação Virtual; Outras formas emergentes de Organização; Impactos dos Novos Modelos de Gestão sobre as pessoas e as organizações; Impactos sobre as pessoas; Impactos sobre a Organização; Aplicabilidade dos novos modelos de gestão.

José Glimovaldo Lupoli Júnior Adilson Martins de Souza

Eduardo Maróstica Doutor Mestre Doutor USP USF USM Organização do Departamento de Comércio Exterior:

Objetivos de uma empresa para o comércio exterior; A importância das exportações; Adaptação do produto no mercado internacional; Internacionalização da marca; Estudo do cronograma departamental e fluxograma; Organograma da área de comércio exterior; O profissional de comércio exterior: cargos versus funções; O profissional na Era da Globalização; A carreira no comércio exterior; Estabelecimento de Objetivos e Metas.

Nelson Ludovico José Manuel Baptista M. de Sousa

Doutor Doutor

AWU/EUA UNEX/ESP

CARGA HORÁRIA TOTAL 360 h/a

¹Os professores indicados poderão ser substituídos por outros de formação igual ou superior ² Notória Especialização

(5)

4. INFORMAÇÕES GERAIS

• Período de realização: 18 meses • Carga horária total: 360 horas/aula • Local de realização

Limeira: Rua Gustavo Nilson, 329 - Vila São Luis. Piracicaba: Rua José Ferraz de Camargo, 292 – São Dimas.

• Dias e horário de aula:

Limeira: Sexta das 19h às 22h45min e aos Sábados das 8h às 14h

Piracicaba: Sexta das 19h às 22h45min e aos Sábados das 8h às 14h

• Modalidade: Presencial

• Documentos para matrícula: Cópias autenticadas do RG, CPF, diploma e histórico escolar do nível superior, curriculum vitae e foto 3x4 recente. (Duas vias de cada). • Certificação: O Certificado de Especialização será expedido pela Faculdade INPG – Campinas (Credenciamento no MEC através da Portaria 2354 de 11/08/2004 com publicação no Diário Oficial em 12/08/2004).

• Regulamentação do Curso: Especialização Lato Sensu em conformidade com a CES/CNE nº 1 de 08 de junho de 2007.

• O INPG reserva-se o direito de não abrir turmas sem o mínimo de alunos matriculados

• Seu local de realização poderá ser mudado, mantendo-se o padrão de infra-estrutura do curso.

• Será possível a união de turmas quando existir compatibilidade de conteúdo

5. INVESTIMENTO

Parcelas Investimento Desconto Total R$ 11.500,00 --- a vista R$ 10.350,00 10% 2 parcelas R$ 5.290,00 8% 3 parcelas R$ 3.603,33 6% 4 parcelas R$ 2.760,00 4% 5 parcelas R$ 2.254,00 2% 6 parcelas R$ 1.897,50 1% 7 parcelas R$ 1.626,43 1% 8 parcelas R$ 1.423,13 1% 9 parcelas R$ 1.265,00 1% 10 parcelas R$ 1.138,50 1% 11 parcelas R$ 1.045,45 --- 12 parcelas R$ 958,33 --- 13 parcelas R$ 884,62 Correção INPC 14 parcelas R$ 821,43 --- 15 parcelas R$ 766,67 --- 16 parcelas R$ 718,75 --- 17 parcelas R$ 676,47 --- 18 parcelas R$ 638,89 --- 19 parcelas R$ 605,26 Conclusão do Curso

*Condições especiais para colaboradores / dependentes das empresas /associações conveniadas e para grupos de alunos.

6. ONDE ESTAMOS

Araraquara Fone: (16) 3331-2323 E-mail: araraquara@inpg.edu.br Blumenau Fone: (47) 3222-0099 E-mail: blumenau@inpg.edu.br | atendimento@inpgblumenau.com.br Campinas Fone: (19) 2102-5656 E-mail: campinas@inpg.edu.br Joinville Fone: (47) 3026-4953 E-mail: joinville@inpg.edu.br Limeira Fone: (19) 3452-2686 E-mail: limeira@inpg.edu.br Piracicaba Fone: (19) 3402-2644 E-mail: piracicaba@inpg.edu.br

São João da Boa Vista Fone: (19) 3623-3022 E-mail: sjboavista@inpg.edu.br São José do Rio Preto Fone: (17) 3222-1722 E-mail: riopreto@inpg.edu.br São José dos Campos Fone: (12) 3932-1070 E-mail: sjcampos@inpg.edu.br São Paulo – Berrini

Fone: (11) 5102-3444 / (11) 5505-3729 E-mail: berrini@inpg.edu.br

Taubaté

Fone: (12) 3633-2999 E-mail: taubate@inpg.edu.br

Referências

Documentos relacionados

Negócios digitais Digitalização negócios Transformação digital Desenvolvimento de novos (modelos) negócios Otimizar processos de gestão e operação.. • Menor custo e maior

Capacitar o aluno a compreender os aspectos de projeto em camadas, os princípios de projeto de protocolos (serviços, camadas, entidades) e detalhes do modelo de referência OSI

As habilidades mais técnicas se encontram nos estudos em ambiente digital, e o desenvolvimento das soft skills acontecem nos encontros online ao vivo e em grupo, essas

H373 Pode afectar os órgãos após exposição prolongada ou repetida. H411 Tóxico para os organismos aquáticos com

Legislação Imobiliária; O Consumo da Habitação e a Legislação; Legislação Referente a Profissão de Corretores de Imóveis; Legislação Relacionada ao Mercado

( ) As métricas e indicadores podem ser utilizados em todas as fases da gestão de processos seja para modelar o processo na fase inicial, analisar o processo, desenvolver um

Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar as condições ambientais de trabalho em um restaurante da zona da mata mineira, de modo a elaborar uma análise individual nos

1 Operações e lojas sustentáveis: o setor varejista pode iniciar controlando e gerenciando os impactos socioambientais nas construções e operações de suas lojas.. 2 Gerenciamento