• Nenhum resultado encontrado

Guia de sustentabilidade na produção de soja na Agricultura Familiar SAFRA 2011/2012. Relatório individual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de sustentabilidade na produção de soja na Agricultura Familiar SAFRA 2011/2012. Relatório individual"

Copied!
64
0
0

Texto

(1)

Guia de sustentabilidade na produção de soja na Agricultura Familiar

SAFRA 2011/2012

(2)

Introdução Prezado senhor (a),

Em primeiro lugar, no nome da Coopafi, da Gebana e da Fundação Solidaridad,gostaríamos de agradecer imensamente, a sua disposição em receber nossos técnicos e responder o Guia do Agricultor Familiar de Soja.

Hoje é com muita satisfação que estamos entregando a análise das suas respostas ao guia e algumas recomendações para que você possa melhorar ainda mais a sua produção de soja e os seus resultados com a atividade.

Este relatório está dividido em três grandes blocos que reúnem os temas dos pilares econômico, ambiental e social. Cada bloco traz a análise do conjunto de temas e de perguntas às quais você respondeu sim ou não. As suas respostas foram avaliadas e, de acordo com a nossa análise, foram atribuídos estágios de sustentabilidade por bloco (ambiental, social e econômico) e por tema (por exemplo, dentro do bloco ambiental, para o tema conservação da vegetação nativa).

De acordo com a análise de suas respostas, sua propriedade pode ter sido posicionada dentro de quatro diferentes estágios:

Estágio 4: Propriedades acima das exigências das certificações socioambientais

Estágio 3: Propriedades muito perto de atender aos requisitos das certificações socioambientais

Estágio 2: Propriedades que ainda têm desafios para atender aos padrões de certificações socioambientais

Estágio 1

(3)

Analisamos as suas respostas e apresentamos nesse documento os resultados obtidos. Para os temas que representam desafios para a sua produção de soja, elaboramos algumas orientações e recomendações que vão ajudá-lo na adequação de sua propriedade. Para cada tema, recomendamos que você releia primeiro as perguntas do guia (que foi deixado em sua casa) e depois as recomendações. O objetivo é que você possa identificar onde é possível iniciar as mudanças necessárias para melhorar as condições e os resultados da sua produção de soja. Lembre que, na maioria dos casos, pequenas mudanças com baixo custo de implementação dão grandes resultados!

(4)

PILAR ECONÕMICO

ESTÁGIO

RECOMENDAÇÕES POR PILAR

1- 1 O controle dos custos de produção e o planejamento da produção e da comercialização são fundamentais para o equilíbrio financeiro da propriedade. Problemas com a documentação da terra ou dificuldades em organizar as contas e planejar as atividades podem inviabilizar a sua produção no futuro. Mas a adoção de práticas simples de gestão pode fazer com que a sua produção de cana-de-açúcar se torne viável.

2 A gestão da sua propriedade precisa melhorar para que sua produção seja economicamente sustentável. Com práticas simples de controle dos custos de produção e planejamento, a sua produção de algodão tem potencial de gerar bons resultados econômicos.

3 A sua produção de soja está em boas condições econômicas. Sua propriedade está regular e tem uma boa gestão. Pode ainda ficar melhor com o uso de algumas outras técnicas de gestão que podem diminuir o risco das suas atividades e melhorar ainda mais o desempenho econômico da sua produção.

4 Sua produção de soja tem sustentabilidade econômica. Parabéns pelo bom trabalho. Sempre é possível melhorar e para isso é importante que outros produtores melhorem juntos. Seu exemplo pode ajudar outros produtores e contribuir para o desenvolvimento de toda a região.

(5)

TEMA 1 – O PREÇO DA SOJA ESTÁ BOM?

Estágios Perfil (chaves) Recomendações

1-Sempre vendo a produção de soja para o mesmo comprador, independentemente do preço pago.

- Não acompanha os preços da saca, nem olha o

comportamento do mercado / práticas dos compradores

- Não vende antecipado nem armazena para esperar um melhor preço

(não a todas as perguntas)

É importante:

- Acompanhar regularmente os preços praticados e conhecer as condições oferecidas

pelos compradores da sua região.

- Programar suas vendas ao longo do ano e negociar antecipadamente com os

compradores, fechando a venda de parte da sua safra a preço pré-fixado. Na maioria

dos casos, os compradores fazem ofertas mais atrativas quando também podem programar suas compras ao longo do ano.

- Diversificar as opções de comercialização. Geralmente o preço da soja tem variações entre os compradores e muitas vezes vale a pena optar por novos parceiros de

negócio. É verdade que a opção de sempre vender para o mesmo comprador pode proporcionar vantagens em função da fidelidade, mas é importante sempre conhecer as condições oferecidas pelos outros cerealistas da sua região.

- Buscar mais informações na cooperativa, empresa e órgão de assistência técnica ou

mesmo com outros produtores da sua comunidade. 2-Antes de vender vejo

quais compradores oferecem o melhor preço e as melhores condições.

- Apenas acompanha os preços da saca ou quem está pagando o melhor preço (1 ou 2)

- Não passou para o nível 3 porque não armazena / guarda parte da soja para

É recomendável:

- Planejar a armazenagem da safra, utilizando armazéns próprios, da cooperativa ou de

empresas de confiança. Para conseguir o melhor preço, é necessário ter a produção disponível

ser comercializada no momento mais oportuno.

- Fazer um planejamento anual da comercialização de forma a alcançar uma boa

média de preços, que garanta antecipadamente a cobertura dos custos de produção. - Saber exatamente quanto custa produzir cada saca de soja. Decidir se você vai

(6)

esperar o melhor momento para vender (7) OU porque não acompanha sempre os preços da saca (crítico para o 3)

vender a saca de soja a R$ 40,00 ou R$ 45,00 não é o mais importante, mas sim saber quanto custou para se produzir essa mesma saca. Para isso, é preciso fazer o

monitoramento detalhado da produtividade por hectare ou por alqueire.

3-Faço planejamento das vendas de cada safra e conheço o mercado local. Sempre faço pesquisas sobre quem oferece as melhores condições e defino para quem e qual o melhor momento de vender.

- Acompanha os preços da saca ou quem está pagando o melhor preço (1 ou 2), e guarda parte da soja para esperar o melhor momento para vender.

- Não passou para o nível 4 porque não faz operações de mercado futuro (crítico) OU porque não vende parte antecipada para o banco OU porque não

comercializa em grupo

É recomendável:

- Buscar informações sobre os diversos sistemas de comercialização. Existem, por

exemplo, as operações de mercado futuro. É possível participar de palestras ou cursos de comercialização de soja.

4 - Planejo minhas vendas em longo prazo. Levo em consideração as variáveis como: preço, produtividade e custos de produção. Faço contratos de venda futura para evitar grandes

mudanças de mercado.

- Acompanha os preços da saca ou quem está pagando o melhor preço (1 ou 2), e guarda parte da soja para esperar o melhor momento para vender.

- Segundo a regra dos 80%, ele pode estar no nível mesmo se ele não

comercializa em grupo ou

Parabéns!

Com certeza o cuidado com o planejamento da sua comercialização tem trazido bons resultados para a sua propriedade. Para manter este sucesso, o ideal é continuar se aperfeiçoando por meio de cursos de comercialização que são oferecidos pelas cooperativas, sindicatos, empresas e órgãos de assistência técnica. Você pode ainda compartilhar o que já sabe com outros agricultores vizinhos, o que trará benefícios para a comunidade, município e região.

(7)

não vende uma parte antecipada para pagar o banco.

(8)

TEMA 2 – PENSANDO NO FUTURO

Estágios Perfil (chaves) Recomendações

1-Planejo apenas o que vou plantar a cada safra. Não faço planos para mais de um ano e não faço investimentos de longo prazo há muitos anos.

- Não fez correção do solo nem comprou máquina nos últimos anos

- Não passou para o estágio 2 porque não tem lista dos investimentos necessários na prioridade (4)

É importante:

- Fazer um planejamento de investimentos para o médio e longo prazo na sua propriedade.

Quando as necessidades de investimentos são muitas, o melhor é fazer uma lista de prioridades mais urgentes e estabelecer uma data para iniciar cada uma delas. Procure apoio técnico para decidir o que é mais urgente e prever como o retorno de cada investimento permitirá outros gastos futuros.

2-Estou pensando em fazer investimentos na propriedade, mas não sei quando e nem como vou fazer esses

investimentos.

- Tem uma lista básico de investimentos a fazer mas não sabe quando e como vai fazer

- Não passou para o estágio 3 porque não tem um plano de investimento

formalizado (pergunta 5 crítica para o nível 3) - Não fez correção do solo nem comprou máquina nos últimos anos

É recomendável:

- Organizar seu plano de investimento para o médio e longo prazo.

Nesse plano, você deve estabelecer uma ordem de prioridades para os investimentos, levando em consideração a urgência de cada um deles e o potencial retorno desses dispêndios financeiros para a sua propriedade e para a sua família.

No mínimo, este planejamento deve:

1) Definir quais as culturas que serão produzidas em cada parcela nos próximos anos, levando em consideração a necessidade da rotação.

2) Estabelecer um cronograma de melhoria ou manutenção da fertilidade do solo, definindo quando e onde será aplicado calcário, o tipo de adubação necessária (química ou orgânica) e quais as plantas de cobertura ou adubação verde serão utilizadas. Para isso, é necessária uma boa análise de solo a cada três anos e a orientação de um bom técnico.

3) Prever os investimentos em máquinas, equipamentos e estruturas (galpões, garagens, silos e outros) ao longo do tempo a partir de uma análise de sua viabilidade econômica.

Uma boa assistência técnica pode ajudá-lo a montar um “plano de negócios”, no qual você irá definir as despesas mais urgentes e prever como o retorno de cada

(9)

investimento permitirá outros gastos futuros. 3-Tenho um

planejamento do que vou investir nos próximos anos, mas ainda não fiz os cálculos dos custos e dos resultados dos investimentos. - Tem um planejamento formalizado de produção e investimentos para os próximos 5 anos - Provavelmente: fez correção do solo nos últimos 5 anos OU tem um mapa da propriedade (tem que ter um dos 2 mas um pode faltar)

- Não passou para o 4 porque não fez análise de custos e receitas (7)

É recomendável:

- Fazer análise de custos e receitas da sua propriedade

Atualmente os custos de produção de soja são considerados altos, portanto, antes de fazer um investimento, é necessário saber o seu custo real e calcular o retorno. Para isso, utiliza-se uma planilha chamada “fluxo de caixa ou plano de negócios”. Procure a orientação do técnico da cooperativa, empresa ou sindicato. É possível ainda procurar o Sebrae.

4-Tenho um planejamento detalhado dos

investimentos que vou realizar nos próximos anos, inclusive com uma analise econômica dos custos e resultados desses investimentos.

- Tem plano de

investimentos formalizado com base numa análise dos custos e receitas para os próximos 5 anos.

- Provavelmente fez correção do solo, tem um mapa da prioridade e comprou máquinas nos últimos 5 anos (tem que ter um dos 3 mas um pode faltar)

Parabéns!

- Você tem um bom planejamento da sua propriedade. Para se aprimorar, você pode fazer um treinamento sobre planos de negócios e gestão. Assim poderá definir melhor os investimentos necessários e saber quais as melhores opções de poupança e financiamentos para seus futuros projetos.

(10)

TEMA 3 a – ESTOU PREPARADO PARA AS EXIGENCIAS LEGAIS - PROPRIETÁRIOS

Estágios Perfil (chaves) Recomendações.

1- Sou proprietário, mas não tenho documentos para comprovar.

- Não tem nenhum contrato escrito

É urgente:

- Regularizar a propriedade da área.

Financiamentos bancários só são possíveis quando se tem a terra regularizada. Outro problema é que, a qualquer momento, podem surgir questionamentos quanto à posse da propriedade. O trabalho de muitos anos pode ser perdido quando não temos documentos suficientes para comprovar que somos donos da terra. Procure ajuda urgente de pessoas de sua confiança (advogado do sindicato, cooperativa ou ainda técnicos da Emater). No caso de assentados, o Incra é o responsável pela titulação. Nas capitais dos Estados, existem unidades do Instituto. Mas se isso for difícil, comece procurando pelo setor de cadastro do Incra na Prefeitura Municipal.

2 - Tenho documento da propriedade, mas não tenho o cadastro do INCRA e ITR atualizado.

- Tem contrato, escritura de compra e venda da

propriedade em seu nome. - A escritura não está registrada em cartório, ele não tem CCIR e não faz a

É importante:

- Possuir todos os documentos da terra para evitar transtornos no momento de vender

ou de buscar financiamentos no banco. Podem surgir problemas até mesmo com

empresas que financiam a produção de soja.

Ter contrato ou escritura em seu nome é um bom começo, agora você deve providenciar o registro no cartório de imóveis.

(11)

declaração do ITR todos os anos (é provável que ele

faça uma das 3 mas tem que ter todas para passar para o estágio 3)

Fazer cadastro no Incra (CCIR) e fazer a declaração do ITR são obrigações de todo proprietário de terras no País. Estes documentos são exigidos para financiamentos bancários, vendas para órgãos oficiais como Conab e para participar de políticas públicas de comercialização, como as AGF (Aquisições do Governo Federal) e do PEP (Programa de Escoamento da Produção)

Esses documentos também são exigidos no momento de transferência por compra e venda da terra ou ainda em caso de heranças.

A grande maioria dos sindicatos e também os escritórios de contabilidade fazem o ITR. O CCIR pode ser feito em uma unidade de cadastramento do próprio Incra. Muitas

prefeituras têm convênio com o Incra para fazer o CCIR.

Tanto para o CCIR quanto para o ITR, é necessária a escritura da terra. 3 - Minha terra está

regularizada no INCRA e ITR, tenho a documentação completa da propriedade.

- Tem escritura registrada em cartório, tem CCIR e faz a declaração do ITR todos os anos.

- Não passou para o estágio 4 porque não tem mapa georreferenciado

Parabéns:

Possuir todos os documentos da sua propriedade evita muitos transtornos, seja no momento de vendê-la ou na hora de buscar financiamento no banco.

É recomendável:

- Fazer o georreferenciamento das divisas para ter sua terra melhor regularizada.

Procure o Sindicato ou cooperativa para se informar. Já existem situações em que se exige o georreferenciamento da propriedade para a venda da produção, como no caso da soja certificada.

A exigência do georreferenciamento foi estabelecida pela Lei Nº 10.267/2001. Essa lei determinou prazos para a apresentação da descrição georreferenciada das propriedades de acordo com o tamanho. A obrigatoriedade iniciou em 2004, para as áreas com mais de 1000 hectares, e desde novembro de 2008, a determinação vale para os imóveis com mais de 500 hectares.

(12)

Em novembro de 2011, foram estabelecidos novos prazos para as propriedades com menos de 500 hectares.

Os novos prazos são:

1) áreas de 250 a 500 hectares - 20/11/2013; 2) áreas de 100 a 250 hectares - 20/11/2016; 3) áreas de 25 a 100 hectares - 20/11/2019; 4) áreas inferiores a 25 hectares - 20/11/2023.

A certificação é o documento expedido pelo Incra assegurando que os limites da propriedade rural não se sobrepõem a outros imóveis e que a execução do georreferenciamento está de acordo com as especificações técnicas legais. Sem a certificação, os proprietários ficam impedidos de legalizar qualquer transferência (compra, venda, desmembramento, remembramento, sucessão e partilha) e não podem expedir o Certificado Cadastral de Imóvel Rural (CCIR) para obter financiamento bancário junto às instituições oficiais. Procure o Sindicato ou cooperativa para mais informações.

4 - Minha terra está regularizada no INCRA e ITR, tenho a documentação completa. Além disso, a minha propriedade está

- Tem todo o contrato regularizado, CCIR e faz a declaração do ITR, fez georreferenciamento

- Parabéns!

Você está com a documentação de sua terra em dia. Com tudo regularizado é mais fácil fazer financiamentos no banco e conseguir uma boa comercialização de sua produção. Para obter mais segurança obtenha junto ao Incra, a certificação de sua propriedade.

(13)

georeferenciada.

A certificação é o documento expedido pelo Incra assegurando que os limites da propriedade rural não se sobrepõem a outros imóveis e que a execução do georreferenciamento está de acordo com as especificações técnicas legais. Sem a certificação, os proprietários ficam impedidos de legalizar qualquer transferência (compra, venda, desmembramento, remembramento, sucessão e partilha) e não podem expedir o Certificado Cadastral de Imóvel Rural (CCIR) para obter financiamento bancário junto às instituições oficiais. Procure o Sindicato ou cooperativa para mais informações.

(14)

TEMA 3 b – ESTOU PREPARADO PARA AS EXIGENCIAS LEGAIS - ASSENTADO

Estágios Perfil (Chaves) Recomendações

1- Comprei o lote de um assentado, mas não tenho documento da propriedade em meu nome.

- Não tem documentação do lote e não paga as parcelas do título

É urgente:

- Regularizar a propriedade da área.

Financiamentos bancários só são possíveis quando se tem a terra regularizada. Outro problema é que, a qualquer momento, podem surgir questionamentos quanto à posse da propriedade. O trabalho de muitos anos pode ser perdido quando não temos documentos suficientes para comprovar que somos donos da terra. Procure ajuda urgente de pessoas de sua confiança (advogado do sindicato, cooperativa ou ainda técnicos da Emater).

No caso de assentados, o Incra é o responsável pela titulação. Nas capitais dos Estados, existem unidades do Instituto. Mas se isso for difícil, comece procurando pelo setor de cadastro do Incra na Prefeitura Municipal.

2- Sou assentado de reforma agrária, mas não tenho documento do meu lote.

- Paga as parcelas do título - Não passou para o estágio 3 porque não tem contrato de concessão do uso do lote

É importante:

- Comprovar a propriedade da área

Mesmo se você paga as parcelas do título, financiamentos bancários só são possíveis quando a terra está regularizada. Outro problema é que, a qualquer momento, podem surgir

questionamentos quanto à posse da propriedade. O trabalho de muitos anos pode ser perdido quando não temos documentos suficientes para comprovar que somos donos da terra. Procure ajuda urgente de pessoas de sua confiança (advogado do sindicato, cooperativa ou ainda técnicos da Emater).

No caso de assentados, o Incra é o responsável pela titulação. Nas capitais dos Estados, existem unidades do Instituto. Mas se isso for difícil, comece procurando pelo setor de cadastro do Incra na Prefeitura Municipal.

(15)

concessão de uso do meu lote que garante o meu direito provisório à terra e o acesso à crédito.

concessão de uso do meu lote e paga as parcelas do título

- Não passou para o estágio 4 porque não tem o título de domínio definitivo

- Concluir o processo para obter o título definitivo do lote porque só assim você terá a garantia do seu direito de propriedade no longo prazo.

Você já está perto de conseguir o título definitivo do seu lote. Neste estágio, muitas pessoas confundem concessão de uso com o título definitivo. O Incra é o responsável pela titulação. Nas capitais dos Estados existem unidades do Instituto. Mas se isso for difícil, comece procurando pelo setor de cadastro do Incra na Prefeitura Municipal.

4- Tenho o título de domínio definitivo do meu lote.

- Paga as parcelas e tem o

título de domínio definitivo Parabéns!

Com o título definitivo de seu lote, você e sua família estão tranqüilos em relação à garantia do seu direito de propriedade no longo prazo.

e podem acessar financiamentos e políticas publicas dos governos federal,estadual e municipal. Importante lembrar que o ultimo passo é fazer o registro no cartório de registro de imóveis para obter o número da matrícula.

(16)

TEMA 3 c – ESTOU PREPARADO PARA AS EXIGENCIAS LEGAIS – ARRENDATARIO

Estágios Perfil (Chaves) Recomendações

1- Tenho um acordo verbal com o proprietário da terra.

- Não tem contrato de arrendamento (só verbal)

É urgente:

- Conversar com o proprietário da terra e propor a assinatura de um contrato de

arrendamento.

Procure um advogado ou escritório de contabilidade de sua confiança para ajudá-lo. É uma prática comum entre os agricultores familiares manter contratos de arrendamento apenas verbais, mas esta forma de contrato, apesar de prevista no Estatuto da Terra, não dá garantias para o proprietário e para o arrendatário. Sem o contrato formal, é difícil acessar financiamentos e políticas publicas dos governos federal, estadual e municipal. 2- Tenho contrato informal de

arrendamento sem

reconhecimento de firma e sem registro no cartório.

- Tem contrato de arrendamento

- Não passou para o estágio 3 porque o contrato não está registrado em cartório.

É importante:

- Registrar o seu contrato em cartório.

Ter um contrato escrito já é bom começo. Agora você pode ir a um tabelionato para reconhecer as assinaturas. Em seguida, pode registrá-lo no cartório de imóveis. O registro do contrato de arrendamento evita problemas futuros e facilita acesso a financiamentos. Caso queira vender sua produção de soja de forma certificada, esta é uma exigência de muitas certificadoras. 3- Tenho contrato de arrendamento com reconhecimento de firma e registro em cartório. - Tem contrato de arrendamento registrado em cartório

- Não passou para o estágio 4 porque o contrato de

É recomendável:

- Fazer uma revisão do contrato por um advogado, que pode ser do sindicato da

cooperativa ou particular. Isso traz mais segurança para o arrendatário e para o

(17)

arrendamento não foi aceito no banco ou não foi revisão por advogado 4- Tenho contrato de

arrendamento registrado em cartório, reconhecido no banco e revisado por advogado, próprio ou do sindicato ou cooperativa

- tem contrato registrado, aceito no banco e revisado por advogado

Parabéns:

(18)

Econômico Tema 4 - Organização da papelada

Estágios. Perfil (chaves) Recomendações

1- Não faço nenhum controle dos custos da produção de soja.

- Não guarda as notas fiscais e não faz nenhum controle nem registro de despesas - Não passou para o 2 porque não usa a nota fiscal do produtor rural (pergunta 3 crítica) e não guarda as notas fiscais e

comprovantes

É urgente:

- Passar a emitir a Nota Fiscal do produtor rural.

As notas de produtor rural são o mais importante documento para comprovar a renda e o exercício da atividade agrícola. Estas notas podem ser utilizadas no futuro pelo agricultor para comprovar sua atividade no momento de solicitar a aposentadoria no INSS ou fazer o ITR.

- Guardar e organizar o arquivo de notas fiscais e outros comprovantes de

despesas.

As notas fiscais são exigidas para a solicitação de seguro agrícola no banco.

Para iniciar uma gestão de controle de custos, é preciso em primeiro lugar guardar os comprovantes de despesas e receitas, notas fiscais, recibos de compra de insumos e comprovantes das vendas realizadas durante o ano. O registro de despesas e receitas pode ser feito de forma bem simples, em um caderno. As despesas (o que você gastou) são anotadas em uma coluna e as receitas (o que você ganhou com a comercialização da sua produção) em outra.

2- Faço anotações simples ( em um caderno) das despesas e receitas da

- Usa NF do produtor rural - Guarda as notas fiscais e recibos

- Não passou para o estágio

É importante:

(19)

propriedade, sem separar as atividades.

3 porque não faz registro das despesas nem controle das datas de vencimento das parcelas e contas - Não faz previsão das despesas no inicio da safra

Como você já anota as despesas e as receitas da sua produção, é possível você calcular o seu custo de produção da saca de soja. Procure ajuda de um técnico da cooperativa, Emater ou sindicato,ou ainda um técnico particular, para montar a melhor forma de calcular os custos da sua propriedade. Mas lembre que para isso, é preciso ter o registro de todos os processos.

- Planejar os desembolsos das dívidas.

Saber quando e quanto tenho de dívidas para pagar é fundamental para preparar a programação de vendas da safra, evitando vendas quando o mercado está em um momento de baixa.

3- Faço anotações simples de receitas e despesas para cada atividade.

Faço o calculo do meu custo de produção da saca de soja.

- Usa NF do produtor rural, guarda as notas fiscais e recibos e tem um controle por escrito das despesas e datas de vencimento das parcelas

- Não passou para o estágio 4 porque não faz previsão das despesas no inicio da safra

É recomendável:

- Fazer uma previsão das despesas no início da safra.

Esta previsão é importante para controlar os custos de produção e também para estimar a necessidade de financiamentos bancários, evitando que falte dinheiro no momento de condução da safra.

4- Faço a contabilidade detalhada da produção. Sei o custo exato da saca de soja, incluindo as despesas com mão

- Faz todas as práticas de registro, controle e previsão das despesas

- Pode não ter feito treinamento em gestão e

Parabéns:

Você procura ter todas as informações importantes para poder definir a melhor estratégia de comercialização e avalia seus custos de forma detalhada, por atividade desenvolvida na produção de soja. Uma boa forma de se aprimorar é

(20)

de obra. contabilidade fazer um curso de gestão e contabilidade, do Sebrae por exemplo.

Econômico Tema 5 Não critico – A tal da certificação

Estágios Perfil (chaves) Recomendações.

1- Não sei o que é certificação.

- Nunca participou de reuniões sobre certificação

É importante:

- Procurar informações sobre certificação.

A certificação tem como objetivo diferenciar as lavouras com alguma qualidade especial da produção de soja comum.

Podemos dividir a certificação de soja em três grandes grupos:

1) As que se diferenciam por qualidades físicas, por exemplo a soja orgânica. 2) As que se diferenciam por qualidades sociais, por exemplo a soja da agricultura familiar.

3) As que se diferenciam pelas qualidades ambientais, por exemplo soja que não produzida em áreas de APP.

Geralmente o mais comum é combinação de dois ou dos três grupos. 2- Eu gostaria de

certificar a minha soja, mas não sei como fazer.

- Já participou de reuniões sobre certificação

- Não fez treinamento e não tem nenhuma certificação

É importante:

- Procurar informações e orientações técnicas sobre certificação.

(21)

produzir soja com algum diferencial, procure os técnicos da Emater, da cooperativa ou do sindicato, para que possam te orientar sobre qual é o melhor tipo de

certificação para seu caso. 3- O sindicato, a cooperativa, a associação ou a empresa compradora me informou que é bom fazer certificação. Fiz como foi

recomendado.

- Tem uma certificação - Não passou para o estágio 4 porque não fez

treinamento sobre certificação

É recomendável:

- Desenvolver técnicas novas em sua produção para garantir que seja um

produtor diferenciado.

Seguir as recomendações dos técnicos é fundamental para se conseguir a certificação, agora você pode buscar diferenciar ainda mais a sua produção. 4- Analisei as diferentes

certificações existentes. Escolhi a que melhor corresponde aos meus interesses e às minhas condições.

- Tem uma certificação e já fez treinamento

Parabéns:

Você é um bom produtor de soja, conhece os processos de certificação e pode ajudar outros agricultores a melhor a produção, apoiando sua comunidade e município.

(22)

Econômico Tema 6 - Como está o dinheiro?

Estágios Perfil (Chaves) Recomendações

1- Minha situação financeira é muito difícil. Não consigo pagar as contas, que estão atrasadas. Também não consigo mais fazer

financiamento.

- Não faz nenhum financiamento bancário, seja por custeio ou por investimento

- Não faz pre-financiamento - Não tem poupança

É urgente:

- Fazer uma análise cuidadosa de sua situação e fazer um plano de viabilidade

para a sua produção.

Geralmente é difícil enfrentar situações como essas sozinho. Procure ajuda de pessoas de confiança, técnicos da cooperativa, sindicato ou Emater, que poderão auxiliá-lo a fazer um plano para viabilizar novamente sua produção de soja.

2- Minha situação financeira é difícil. Consigo pagar os empréstimos e contas, mas sempre com muita dificuldade.

- Faz financiamento para custeio e investimento OU pré-financiamento na empresa ou cooperativa - Não passou para o estágio 3 porque não está

conseguindo pagar todos os financiamentos de custeio e investimentos.

É importante:

- Procurar o técnico da cooperativa, sindicato ou Emater para ajudá-lo a melhorar a sua situação financeira.

O técnico pode ajudá-lo com a adoção de novas técnicas para aumentar a

produtividade, além de orientá-lo sobre como melhorar o seu sistema de controle de despesas e a comercialização. Outra possibilidade é você conversar com a direção do sindicato ou cooperativa e sugerir um curso de gestão. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realiza este tipo de curso gratuitamente.

3- Minha situação financeira é estável.

- Faz financiamento e está conseguindo pagar todos

(23)

Todos os anos eu pago os empréstimos e contas, mas sobra pouco dinheiro.

eles.

- Não passou para o nível 4 porque não tem poupança nem reserva para as incertezas

- Trabalhar com uma reserva. Isto é guardar soja e/ou dinheiro, para melhorar ainda mais a sua situação.

Converse com a direção do sindicato ou cooperativa e faça um curso de gestão. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realiza este tipo de curso gratuitamente.

4- Minha situação financeira é boa.

Sempre pago as minhas contas com facilidade e ainda sobra dinheiro para investir em novas construções maquinas e equipamentos.

- Faz financiamento e está conseguindo pagar todos eles.

- Tem poupança OU reservas para as incertezas

Parabéns

Os bons resultados econômicos da sua propriedade servem como referência para os outros produtores da sua comunidade. Procure compartilhar as suas estratégias de sucesso.

(24)

Econômico Tema 7 Não Critico – Orientação dos técnicos

Estágios Perfil (Chaves) Recomendações

1- Não recebo assistência técnica. Também não tenho conhecimento das técnicas mais

modernas de produção

- Não recebe nenhum tipo de assistência técnica

É importante:

- Procurar assistência técnica para reduzir custos e aumentar a produtividade da

soja.

Conversar com alguém sobre a sua atividade é importante e ninguém melhor do que um técnico ou agrônomo de sua confiança. Eles estão preparados para ajudar a superar as dificuldades na produção de soja e na gestão da sua propriedade.

Procure um órgão público, como a Emater, uma cooperativa, a empresa da qual compra insumos ou a empresa para quem vende sua produção.

2- Recebo assistência técnica apenas quando faço financiamento no banco, na cooperativa ou na empresa. O técnico me orienta apenas sobre como utilizar o

financiamento.

- Recebe assistência técnica do Banco, da Emater ou da cooperativa ou de uma empresa (que compra ou que vende sementes, etc) mas não paga para ter assistência particular - Não passou para o estágio

3 porque não recebe assistência técnica para o planejamento e

organização da

propriedade (7.7 crítica)

É recomendável:

- Buscar assistência técnica para ajudar no planejamento e organização da propriedade.

A assistência técnica é importante para elaborar projetos de financiamento, mas ela pode ser melhor utilizada. Uma assistência técnica regular pode orientar sobre as tecnologias mais adequadas aos diversos sistemas de produção e sobre como reduzir custos. Procure um órgão público, como a Emater, uma cooperativa, a empresa da qual compra insumos ou a empresa para quem vende sua produção. Ou ainda, você pode optar por um serviço particular de assistência técnica.

3- Recebo assistência técnica, independente

- Recebe uma assistência técnica ajuda na

(25)

de financiamento. O técnico ajuda a

planejar a propriedade e sempre recomenda técnicas novas para melhorar a minha produção.

organização e

planejamento de toda a propriedade.

- Não passou para o estágio 4 porque não paga para ter assistência particular OU porque não recebe visitas de outros produtores ou dias de campo

- Se você já usa as tecnologias recomendadas e tem uma boa orientação sobre a produção, você pode ainda ser um produtor inovador, testar novas tecnologias e ensinar outros produtores a usar as técnicas mais modernas. Para isso, procure uma universidade ou um órgão de pesquisa como a Embrapa e faça parcerias.

4- Tenho parcerias com órgãos de pesquisa (Embrapa,

Universidade ou ONG) e ajudo a desenvolver novas tecnologias para a produção de soja.

- Paga para ter assistência técnica particular

- Recebe visitas de outros produtores OU organiza dias de campo

Parabéns:

Você é um produtor modelo, que ajuda a desenvolver novas tecnologias e ainda ajuda outros produtores a aprender e usar técnicas inovadoras.

(26)

Econômico Tema 8 Não critico – Modernização e tecnologia.

Estágios Perfil (chaves) Recomendações

1- Estou produzindo soja há muitos anos e tenho dificuldades para adotar novas

tecnologias.

- Ficou no estágio 1 porque não troca as ferramentas, máquinas, equipamentos, utilizados na produção de acordo com a vida útil deles - Não faz controle biológico - Não busca equipamentos e máquinas mais modernos para aumentar a

produtividade

É importante:

- Tentar não utilizar ferramentas, máquinas e equipamentos por períodos maiores

do que a vida útil dos mesmos e buscar novas tecnologias para que o seu sistema de produção de soja não fique estagnado.

A cadeia produtiva da soja é uma das que mais desenvolveu novas tecnologias e incorporou novos equipamentos nos últimos anos, mas muitas deles têm custo alto para um pequeno produtor. Para superar esta dificuldade, muitos agricultores estão trabalhando em grupos, diminuindo assim o custo para acessar as novas tecnologias. Acompanhar a implementação em seus vizinhos e trocar informações também é importante. Fazer parcerias com empresas e cooperativas pode também ser uma solução.

2- Eu uso as tecnologias que posso pagar, mesmo que não sejam as melhores.

- Troca as ferramentas, máquinas e equipamento de acordo com a vida útil. - Não passou para o estágio 3 porque não faz controle biológico

- Não busca equipamentos e máquinas mais modernos para aumentar a

É recomendável:

- Conhecer as tecnologias existentes para que o seu sistema de produção de soja esteja sempre atualizado.

Procure se informar sobre as tecnologias disponíveis. Busque equipamentos, máquinas e tecnologias mais modernas para aumentar a sua produtividade .Muitas universidades e órgãos de pesquisas desenvolvem tecnologias baratas e eficientes.

(27)

produtividade Uma forma de se atualizar é participar de reuniões técnicas e dias de campo. Nem sempre é necessário grandes investimentos para adotar uma nova tecnologia. Por exemplo, os métodos de controle de plantas invasoras e pragas com produtos biológicos têm se mostrado um grande avanço tecnológico com vantagens ambientais e, muitas vezes, econômicas.

3- Eu uso as tecnologias

que são recomendadas pelos técnicos e pelas empresas.

- Troca as ferramentas, máquinas e equipamento de acordo com a vida útil. - Faz controle biológico - Usa as melhores sementes que têm no mercado

- Não passou para o estágio 4 porque não busca

equipamentos e máquinas mais modernos para aumentar a produtividade

Parabéns

Você é um produtor que busca seguir as recomendações de tecnologias mais adequadas para o seu sistema de produção. Você pode buscar ainda técnicas mais inovadoras com ajuda de especialistas, centros de pesquisa ou de propriedades vizinhas que também procuram inovar.

4- Minha propriedade é considerada modelo no uso de tecnologias de produção de soja, que reduzem o custo e aumentam a produtividade.

- Troca as ferramentas, máquinas e equipamento de acordo com a vida útil. - Faz controle biológico - Usa as melhores sementes que têm no mercado

- busca equipamentos e máquinas mais modernos para aumentar a

produtividade

Parabéns

Você é um produtor modelo por desenvolver novas tecnologias. É importante que seu conhecimento seja compartilhado com outros produtores.

(28)
(29)

Econômico tema 9 Não Critico – Incentivo para cuidar da natureza.

Estágios Perfil (chaves) Recomendações

1- Nunca ouvi falar em incentivos econômicos para projetos

ambientais.

- Não recebe nenhum incentivo e não sabe o que é.

- Não passou para o estágio1 porque nunca recebeu orientação sobre o tema

É recomendável:

- Procurar a cooperativa ou a Emater para saber mais sobre incentivos econômicos para cuidar da natureza.

Cuidar da natureza sempre foi uma das funções do agricultor. Atualmente,

porém, se ele fizer isso da maneira correta e comprovar por meio de documentos e práticas adequadas, estes cuidados podem se transformar em renda. Este é um conceito novo, mas está relacionado com atividades como quando você preserva ou recupera a mata ciliar. Esta prática melhora as condições de qualidade e a quantidade da água, que por sua vez geram benefícios para toda a comunidade.

2- Já fui informado que existem incentivos econômicos para projetos ambientais, mas não tenho conhecimento sobre como fazer.

- Não recebe nenhum tipo de pagamento mas já recebeu orientação técnica - Nunca participou de curso sobre incentivos ambientais

É recomendável:

- Procurar a cooperativa ou a Emater para saber mais sobre incentivos

econômicos para cuidar da natureza.

Se sua propriedade está em conformidade com as leis ambientais brasileiras e se, além disso, você tem matas nativas ou plantadas ou utiliza dejetos animais para produzir energia, você pode desenvolver um projeto para receber recursos financeiros. Participar de cursos sobre o tema é uma forma de você avaliar como a sua propriedade pode ser compensada por prestação de serviços.

3- Estou preparando uma proposta para

- Já recebeu orientação técnica e já fez curso sobre

(30)

receber recursos para projetos ambientais.

incentivos

- Ainda não recebe incentivos

- Procurar organizações que já têm experiência em projetos de conservação ambiental e pagamentos por serviços ambientais.

Essas entidades podem ajudá-lo a avaliar a possibilidade de realizar um projeto na sua propriedade e, se for o caso, elaborar uma proposta para receber

incentivos. 4- Recebo recursos

econômicos para preservação ambiental.

- Recebe incentivos Parabéns:

Com certeza você é um agricultor inovador, aproveite para ajudar outros agricultores a também receber incentivos para cuidar da natureza.

Econômico Tema 10 –Uso de sementes, fertilizantes e agroquímicos

Estágios Perfil (chaves) Recomendações

1- Uso os insumos mais barato e da forma que eu acho que é o melhor para a produção de soja.

- Fica no estágio 1 porque não compra agroquímicos sempre de acordo com o receituário agronômico e/ou porque não usa

semente de soja legalmente reconhecida.

É urgente:

- Procurar orientação técnica para usar os insumos corretamente.

O uso de insumos na produção de soja de forma correta e responsável é

fundamental para a sustentabilidade econômica da sua propriedade. Os insumos são responsáveis pela maior parte dos custos de produção de soja. Eles também causam impactos ambientais e na saúde humana quando mal aplicados.

O uso de sementes próprias é uma estratégia de baixar custos, obviamente esta produção de sementes deve ser feita com todo o cuidado. A qualidade das sementes é um dos principais fatores que definem a produtividade de sua

(31)

lavoura. 2- Uso o tipo e a

quantidade de insumos que considero mais adequadas para a produção, para o meio ambiente e para a segurança de quem trabalha.

- Compra agroquímicos sempre de acordo com o receituário agronômico - usa semente de soja legalmente reconhecida - Não passou para o 3 porque não utiliza adubos orgânicos existentes na propriedade.

É importante:

- Avaliar os efeitos nocivos dos insumos químicos e escolher os menos tóxicos.

A utilização da dosagem recomendada pelo fabricante vai ajudar a diminuir custos e preservar mais o meio ambiente e a saúde de sua família. A utilização de adubos orgânicos que são produzidos em sua propriedade ajuda a diminuir os custos de produção, além de possibilitar a redução de adubos químicos que são mais agressivos ao meio ambiente.

3- Uso insumos de forma responsável e racional. Faço cálculos e analises para garantir que não provoquem danos ao meio ambiente, à saúde, para que sejam eficientes e para controlar os custos de produção.

- Compra agroquímicos sempre de acordo com o receituário agronômico - usa semente de soja legalmente reconhecida - Utiliza adubos orgânicos existentes na propriedade. - Não passou para o 4 porque não tem plano para reduzir o uso de

agroquimicos

É recomendável:

- Desenvolver um plano de redução de insumos para diminuir ainda mais a utilização destes produtos químicos, aumentando sua renda e melhorando a preservação do meio ambiente.

O plano de redução de insumos químicos deve ser feito com o auxílio de um bom técnico. Bem elaborado, esse plano pode trazer muitos benefícios, mas mal conduzido pode provocar muitos impactos negativos na sua produção. Uma boa maneira de iniciar uma redução no uso de agrotóxicos pode ser a adoção de inseticidas naturais ou biológicos que já estão disponíveis no mercado. 4- Tenho planos para

reduzir o uso de insumos sem reduzir a produtividade da

- Compra agroquímicos sempre de acordo com o receituário agronômico - usa semente de soja

Parabéns!

Você já adotou medidas para diminuir o uso de insumos. De forma progressiva, os resultados vão aparecer.

(32)

produção de soja. legalmente reconhecida - Utiliza adubos orgânicos existentes na propriedade e inseticidas naturais.

- tem plano para reduzir o uso de agroquimicos

PILAR SOCIAL

ESTÁGIO

RECOMENDAÇÕES POR PILAR

2- 1 É urgente adotar cuidados para proteger a saúde de todos que trabalham na produção de soja, inclusive você e sua família. 2 Você já tem práticas para proteger a saúde de todos que trabalham na sua produção de algodão, mas é importante adotar

algumas medidas adicionais.

3 Você adota boas práticas para proteger a saúde de todos que trabalham na sua produção de algodão, parabéns. Algumas melhorias poderão ajudá-lo a melhorar ainda mais as condições de trabalho e o bem-estar de todos.

4 As condições de trabalho na sua propriedade são um exemplo para outros produtores. Parabéns! Isso é muito importante para que as pessoas se desenvolvam junto com o aumento da produção e da renda.

(33)

Social Tema 11 Critico. Estamos felizes com a soja?

Estágios Perfil (chaves) Recomendações

1- A produção de soja não é um bom negócio. Estamos planejando mudar para outra atividade.

- Está reduzindo a área de soja e não está conseguindo investir

É urgente:

- Analisar a viabilidade da produção de soja na sua propriedade.

Você precisa avaliar a aptidão do solo, o clima da região e principalmente o regime de chuvas. Produzir soja tem sido um bom negócio para muitos agricultores

familiares, mas alguns fatores, como disponibilidade de sementes e insumos, mão de obra e equipamentos, são fundamentais para garantir a viabilidade da

produção. A lavoura de soja precisa estar integrada dentro de um sistema de produção que otimize a utilização da terra e a mão de obra.

2- A produção de soja é boa quando o preço é bom. Mas se o preço ficar baixo por muito tempo vamos mudar para outra atividade.

- Não está reduzindo a área de soja

- Eventualmente está investindo em outras atividades para diversificar - Mas não passou para o estágio 3 porque não está investindo em tecnologia ou em terras

É importante:

- Calcular e analisar detalhadamente a sua produtividade e o custo de produção.

O preço, apesar de importante, não é o único fator que determina o sucesso da produção. Muitas vezes mudar para outra atividade pode ser a melhor alternativa, mas é importante levar em consideração que outras atividades necessitam de novos investimentos. O ideal é fazer uma avaliação cuidadosa e entender quais são as principais barreiras para o sucesso do seu negócio. Às vezes adotar novas tecnologias ou investir em mais terras podem ser alternativas mais adequadas do que iniciar outra atividade.

(34)

3- Eu e minha família estamos satisfeitos com a produção de soja. Temos planos de continuar produzindo por muito tempo.

- Não está reduzindo a área de soja

- Está investindo em mais terras OU em mais tecnologias

- Não passou para o 4 porque está investindo apenas em mais terras ou apenas em mais tecnologia (o estágio 4 exige os dois)

É recomendável:

- Continuar investindo para melhorar a sua propriedade.

A soja é uma das cadeias produtivas onde a inovação tecnológica se desenvolve muito rapidamente. Acompanhar estas inovações é fundamental. Investir em tecnologia e, quando possível em novas áreas de terras, vai garantir a

continuidade da atividade por muito tempo.

4 A produção de soja é um bom negócio. Vou continuar investindo na atividade nos próximos anos

- Está investindo em mais terras e mais tecnologias

Parabéns

Continue avaliando os investimentos cuidadosamente para que seus resultados sejam cada vez melhores.

(35)

Social Tema 12 Critico – Educação e trabalho

Estágios Perfil (chaves) Recomendações

1- Toda a minha família ajuda na produção da soja. Meus filhos não têm tempo para estudar.

- Os filhos que ajudam na produção têm menos de 16 anos OU os filhos com menos de 16 anos não vão para a escola

É urgente:

- Enviar seus filhos menores de 16 anos para a escola.

Em determinadas situações a ajuda dos filhos é importante, mas não podemos esquecer de que a prioridade deve ser estudar. Pela legislação brasileira, menores de 18 anos não podem trabalhar, a não ser em condições regulamentadas como aprendiz.

2- Toda a minha família ajuda na produção. Os meus filhos estudam e ajudam apenas para aprender a produzir.

NÃO TEM ESTÁGIO 2 NESSE TEMA (número de

perguntas insuficiente)-

NÃO TEM ESTÁGIO 3 NESSE TEMA

3- A prioridade dos meus filhos é estudar e ajudam na produção quando podem.

Os filhos que ajudam na produção têm mais de 16 anos e os filhos com menos de 16 anos vão para a escola

-A família não fez curso sobre produção de soja

É importante:

- Buscar qualificação profissional para a sua família.

Se você tiver filhos, além de estudar, o mais apropriado é que seus filhos aprendam a produzir soja por meio de uma qualificação profissional e cursos regulamentados. A produção de soja tem atividades de alto risco como a aplicação de agrotóxicos e a operação de máquinas e equipamentos. Nunca é demais lembrar que muitos acidentes graves acontecem nestas operações.

(36)

4- Meus filhos estudam e se qualificam para que no futuro sejam bons produtores.

- Os filhos que ajudam na produção têm mais de 16 anos e os filhos com menos de 16 anos vão para a escola

-A família fez curso sobre produção de soja

Parabéns!

Você está fazendo o mais indicado para que, no futuro, sua produção de soja continue com bons resultados.

(37)

Social Tema 13 Não critico – Participação nas decisões

Estágios Perfil (chaves) Recomendações

1- Tomo todas as decisões sozinho.

- Não faz reunião de família e não envolve a família nas decisões sobre a

propriedade

É importante:

- Ouvir opiniões e sugestões dos familiares e envolver todos eles nas decisões sobre a propriedade.

Mesmo que seja uma vez por semana na hora do café ou do chimarrão, a família deve se reunir para conversar sobre a propriedade. A produção de soja vem se aprimorando muito nos últimos anos, e são muitas as necessidades de planejamento e decisões que devem ser tomadas pelo agricultor. Para a grande maioria dos agricultores as tarefas diárias são muitas, sobrando pouco tempo para conversar e tomar decisões, mas ouvir opiniões e sugestões dos familiares pode ser um bom caminho para evitar equívocos.

2- A minha família participa e dá sugestões quando pode.

- Faz reunião de família para avaliar e planejar a produção de soja

- Não passou para o estágio superior porque não é toda a família que participa das decisões sobre o

planejamento

É recomendável:

- Decidir em conjunto com a família o planejamento da propriedade.

A produção de soja vem se aprimorando muito nos últimos anos e são muitas as

necessidades de planejamento e decisões que devem ser tomadas pelo agricultor. Só como exemplo, podemos citar a necessidade de decidir sobre variedades de sementes, tipo de insumos, comercialização, investimentos etc. Sendo estas decisões tomadas em conjunto, sua família vai compartilhar do sucesso de sua produção e também se sentir mais

comprometida.

(38)

participa das decisões sobre a produção. TEMA (número de perguntas insuficiente) 4- O planejamento da produção é discutido por toda a família.

- Faz reunião de família para avaliar e planejar a produção de soja - Toda a família que

participa das decisões sobre o planejamento

Parabéns

Um bom planejamento é fundamental para todas as atividades que desenvolvemos. Com a participação da família, com certeza, o planejamento fica ainda melhor.

(39)

Social Tema 14 - Cuidados com a saúde e segurança.

Estágios Perfil (chaves) Recomendações

1- Meus familiares sabem se cuidar e não preciso me preocupar.

- Os familiares não usam EPI - Não faz identificação da área de aplicação de agroquímicos e do equipamento utilizado

É urgente:

- Adotar medidas de segurança para proteger a sua saúde e de seus familiares.

Em todas as etapas do ciclo produtivo da soja, existem atividades que apresentam riscos para quem a está realizando ou para quem se encontra nas proximidades. Por isso, medidas de segurança são indispensáveis. Para o agricultor que desenvolve a operação de aplicação de agrotóxico, ou outra atividade de risco, a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), como botas, luvas, máscara chapéu, roupas impermeáveis, é fundamental, mesmo que isso represente algum desconforto. Os benefícios futuros com certeza são bem maiores.

As máquinas devem ser operadas por pessoas treinadas e com experiência.

As áreas onde foram aplicados agroquímicos devem ser identificadas e os agroquímicos devem ser guardados em um local seguro com dispositivo de segurança (fechadura ou cadeado) impedindo o acesso de pessoas não autorizadas, principalmente crianças. 2- Tenho alguns

cuidados simples para evitar intoxicações meus familiares.

- Os familiares usam EPI durante aplicação

- As áreas de aplicação são identificadas

- Não passou para o estágio 3 porque não identifica o equipamento utilizado para aplicação de agroquímicos - A família nunca fez

É importante:

- Adotar medidas de segurança e cuidados gerais para evitar contaminações e intoxicações.

As áreas onde foram aplicados agroquímicos devem ser identificadas e os agroquímicos devem ser guardados em um local seguro com dispositivo de segurança (fechadura ou cadeado) impedindo o acesso de pessoas não autorizadas, principalmente crianças. Os equipamentos utilizados para aplicação de agrotóxico devem ser identificados com um

(40)

treinamento em saúde e segurança

adesivo ou mesmo uma marca de tinta. Também dever ser utilizada uma ficha que identifique o tipo de agrotóxico da última aplicação.

Tratar da sua segurança e da sua família é prioridade, por isso faça cursos sobre saúde e segurança. Geralmente as cooperativas e sindicatos disponibilizam este tipo de cursos. 3- Minha produção de

soja tem as condições para que meus

familiares tenham saúde e segurança.

- Os familiares usam EPI durante aplicação

- As áreas de aplicação e o equipamento usado para aplicação são identificados - Não passou para o estágio 3 porque a família nunca fez treinamento em saúde e segurança

- A família não tem plano de saúde

É recomendável

- Participar de um treinamento em saúde e segurança.

Todos os membros da família que participam da produção de soja devem fazer

treinamentos tanto operacionais como preventivos para avaliar os riscos das atividades envolvidas na lavoura. Os treinamentos e orientação são a melhor forma de evitar acidentes. Quando for possível, aderir a um plano de saúde também é importante.

4- Eu e minha família somos treinadas em segurança do trabalho e tenho plano de saúde para a família.

- Os familiares usam EPI durante aplicação

- As áreas de aplicação e o equipamento usado para aplicação são identificados - A família fez treinamento em saúde e segurança - A família pode não ter plano de saúde

Parabéns

(41)
(42)

Social Tema 15 não critico – Vida em comunidade

Estágios Perfil (chaves) Recomendações

1- Tenho conflitos com meus vizinhos (ou com posseiros ou com índios).

- Tem conflitos de terra ou os vizinhos já reclamaram de problemas causados pela propriedade

- Não tem bom relacionamento com vizinhos

- Não participa da comunidade

É importante:

- Evitar ou solucionar conflitos com vizinhos e comunidades.

Em todas as situações de nossa vida, evitar conflitos é sempre uma boa política. No caso das atividades agrícolas, onde as operações desenvolvidas podem afetar seus vizinhos, alguma medidas simples podem evitar maiores confusões. Alguns exemplos: avisar quando for realizar aplicações de agrotóxicos; evitar que as curvas de nível despejem água em outras propriedades; respeitar os limites da propriedade de seu vizinho; quando possível, prestar ajuda em situações de dificuldades.

Procure conhecer o real direito dos posseiros ou comunidades locais, como indígenas e quilombolas. E discuta com as autoridades competentes soluções pacíficas para que os direitos de todos os envolvidos sejam respeitados.

2- Não participo da comunidade e tenho pouca relação com os meus vizinhos.

- Não tem conflitos de terra nem com os vizinhos

- Não participa da comunidade nem de associações

- Não toma todas as providencias necessárias para evitar que a produção interfira na produção das áreas vizinhas

É recomendável:

- Ter um bom relacionamento com os vizinhos e participar das atividades na comunidade A convivência harmônica na comunidade e com os vizinhos proporciona a troca de

conhecimentos e de experiências, inclusive sobre a produção de soja. Para manter este bom relacionamento, precisamos ter cuidado para que nosso sistema de produção não

prejudique nosso vizinho. Alguns cuidados simples: - Avisar quando for realizar aplicações de agrotóxicos;

- Evitar aplicação de produtos químicos em dias de muito vento, principalmente se a deriva dos produtos aplicados for prejudicar áreas vizinhas.

(43)

- Se for necessário efetuar plantio nas divisas da propriedade, plante também uma barreira física, por meio de plantio de culturas de porte maior, como cana de açúcar, capim elefante etc.

- Quando possível, prestar ajuda em situações de dificuldades. 3- Tenho bom

relacionamento com a comunidade e participo de atividades sociais e religiosas.

- Não tem conflito e tem bom relacionamento com a comunidade

- Participa pelo menos de uma associação / grupo comunitário ou projeto da comunidade

- Não passou para o 4 porque não participa de projetos de

desenvolvimento ou de melhoria da produção de soja

- Eventualmente, não toma TODAS as medidas

necessárias para evitar que a produção interfira nas áreas vizinhas

É recomendável:

Principalmente para os pequenos agricultores a comunidade é o local mais próximo de sua casa. Participar de atividades sociais e religiosas, permite criar laços de amizade e

solidariedade muito importantes para o agricultor que reside no meio rural e geralmente está afastado de centro urbanos.

Para manter este bom relacionamento, é preciso tomar cuidado para que nosso sistema de produção não prejudique nosso vizinho. Alguns cuidados simples:

- Avisar quando for realizar aplicações de agrotóxicos;

- Evitar aplicação de produtos químicos em dias de muito vento, principalmente se a deriva dos produtos aplicados for prejudicar áreas vizinhas.

- Se for necessário efetuar plantio nas divisas da propriedade, plante também uma barreira física, por meio de plantio de culturas de porte maior, como cana de açúcar, capim elefante etc.

- Quando possível, prestar ajuda em situações de dificuldades.

4- Trabalho para que todos se desenvolvam em conjunto. Participo ativamente de projetos da comunidade e

- Não tem conflito - Toma todas as medidas para evitar que a produção interfira nos vizinhos - Participa ativamente do

Parabéns

Dificilmente se consegue o desenvolvimento de forma isolada. Continue a trabalhar de forma a também ajudar a desenvolver sua comunidade. Este desenvolvimento certamente vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para você e para a sua família e ajudar no

(44)

sempre evito que minhas atividades prejudiquem meus vizinhos. desenvolvimento da comunidade e da produção de soja na região

sucesso da sua produção de soja.

Social tema 16 Não critico– Participação em organizações (sindicatos, associações, cooperativas, ONGs)

Estágios Perfil (chaves) Recomendações

1- Não participo de nenhuma organização. - Não é associado a nenhuma associação de produtores, cooperativa ou sindicato É importante

- Conhecer as organizações que atuam em seu município e região.

A organização de pequenos agricultores em sindicatos, associações e cooperativas tem demonstrado, em geral, ser um bom negócio. Muitas das políticas públicas existentes para a agricultura familiar são fruto de processos negociados por entidades representativas do setor. No gestão econômica financeiro, a atuação de forma coletiva tem ajudado os pequenos agricultores a minimizar a baixa escala de produção, tanto no momento de comercializar a sua colheita quanto na hora de adquirir insumos e máquinas.

2- Sou associado a uma ou mais organizações, mas não participo muito de reuniões e atividades das organizações.

- É associado pelo menos a uma associação de

produtores, sindicato ou cooperativa

- Não passou para o estágio3 porque a

participação é passiva (não participa nas reuniões ou

É recomendável

- Participar de forma mais ativa na organização a qual você é associado.

Somente com sua a participação, você terá a oportunidade de ajudar no momento de tomar decisões, e consequentemente exigir bons resultados.

(45)

nos projetos) 3- Sou associado, participo sempre de reuniões e de projetos promovidos pelas organizações.

- É associado pelo menos a uma associação de

produtores, sindicato ou cooperativa e participa nas reuniões organizadas - Não passou para o 4 porque não é líder de uma organização de agricultores familiares ou porque não tem atividade econômica com a associação

É recomendável:

Ser um sócio ativo de sua organização para fortalecer o grupo e proporcionar o seu desenvolvimento individual e de sua comunidade.

4- Sou líder (ou dirigente) de organizações da Agricultura Familiar

- é associado e participa ativamente

- tem atividade econômica com a organização

- é líder de uma organização

Parabéns

As lideranças têm grandes desafios, mas por outro lado pode ser muito compensador quando os resultados se concretizam.

(46)

PILAR AMBIENTAL

ESTÁGIO

RECOMENDAÇÕES POR PILAR

3- 1 É urgente que a sua propriedade adote boas práticas de produção para garantir a preservação dos recursos naturais e melhorar a qualidade da sua produção de soja.

2 Para manter uma boa produtividade e melhorar a qualidade da sua produção, é importante adotar boas práticas de produção, voltada à conservação dos recursos naturais e à proteção da saúde humana. Para isso, as atividades devem ser planejadas com base em um melhor controle do uso dos recursos naturais e dos insumos.

3 Você já adota boas práticas de produção para garantir a qualidade da sua produção e ao mesmo tempo conservar os

recursos naturais e proteger a saúde humana. Sabemos que chegar nesse ponto é difícil e que foi realizado um bom trabalho, parabéns! Sua propriedade pode ficar ainda melhor com o uso de algumas tecnologias mais precisas e sustentáveis.

4 Parabéns, a sua produção de soja é um exemplo para os outros produtores da sua região. Sua produção está fundamentada em tecnologias precisas e sustentáveis e pode ajudar outros produtores a alcançarem o mesmo padrão.

(47)

Ambiental tema Critico 17 - Cuidados com os resíduos e lixo

Estágios Perfil (chaves) Orientações

1- Não tenho qualquer plano ou prática sistemática de manejo de resíduos: venenos ou outros poluentes.

- Não tem nenhum cuidado especifico com o lixo (mais crítico é que não faz a devolução aos

fornecedores ou outro tipo de organização, dos

materiais como: Baterias velhas, pneus, óleo

queimado óleo diesel sujo.)

É urgente

- Dar um destino adequado aos resíduos gerados na sua propriedade.

São muitos os riscos que o homem e o meio ambiente correm quando utilizamos qualquer tipo de veneno. Se ainda não é possível deixar de utilizar esse tipo de produto no seu sistema de produção, uso-os com a maior segurança.

Cuidado com as sobras, como restos de produtos e embalagens. Construir um local seguro para guardar essas sobras de produtos é uma medida importante e pode evitar acidentes com animais domésticos e pessoas. Este local deve estar protegido do sol e da chuva e também conter dispositivos de segurança como trancas e chaves que não permitam o acesso de pessoas despreparadas. Também é importante identificar este local como área de risco.

A legislação determina que as embalagens devem ser devolvidas a empresa que comercializou o produto ou a um centro de coleta. Atualmente é possível destinar materiais como baterias velhas, pneus, óleos para empresas que trabalham com o reaproveitamento destes materiais. Certamente já existe em sua cidade alguma empresa que faça isso, procure se informar.

2- Eu faço a reutilização ou reciclagem de materiais e

equipamentos onde é

- Faz a devolução dos materiais como: Baterias velhas, pneus, óleo

queimado óleo diesel sujo ou tem local adequado

É importante

- Separar e dar o destino adequado aos resíduos da sua propriedade

(48)

possível. para descarte destes materiais.

- Não passou para o estágio 3 porque não tem sistema de separação dos resíduos

ambiente e intoxicações de pessoas e animais domésticos, além de contribuir para diminuir custos de produção. Lembramos que certos materiais como as

embalagens de agrotóxicos são proibidas de serem reutilizadas.

Fazer a separação do lixo, em orgânico e seco ajuda a evitar contaminações ao meio ambiente e, em alguns casos, também significa uma possibilidade de renda. O lixo orgânico, por exemplo, pode ser utilizado na compostagem e gerar adubo para a propriedade.

3- Eu sempre trabalho para reduzir a poluição de resíduos de

produção. Na minha propriedade eles são manejados de forma responsável.

Faz a devolução dos materiais como: Baterias velhas, pneus, óleo

queimado óleo diesel sujo ou tem local adequado para descarte destes materiais.

- Tem um sistema de separação do lixo

- Não passou para o estágio 4 porque não tem

estrutura de

derramamento de óleo de motor

- Não conhece as

orientações de manejo dos resíduos

É recomendável:

- Ter uma estrutura adequada para conter derramamento de óleo combustível.

Os agricultores que realizam as operações como troca de óleo e abastecimento de máquinas na propriedade devem construir local adequado para tais atividades. Os resíduos de petróleo são altamente contaminantes ao meio ambiente. Com um custo relativamente baixo é possível construir um piso de concreto ou outro material impermeável que nos casos de derramamento conduzam estes produtos para um reservatório adequado, como um tonel ou tambor. Não é recomendável armazenar óleo diesel na propriedade. Se necessário, faça reservatório adequado. - Para ter certeza de que você está cumprindo a legislação sobre gestão dos resíduos, procure informações sobre a Política Nacional de resíduos sólidos ou pergunte para a sua associação.

4- Eu tenho um Plano de Controle de

- Faz todas as práticas e conhece as orientações de

Referências

Documentos relacionados

A gestão, como é sabido, envolve 3 dimensões: a macro, que diz respeito às políticas governamentais; a mediana, referente ao sistema educativo; e a micro, foco do

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Este tipo de arte tem vindo a revolucionar a forma como as pessoas experienciam os espaços públicos nas cidades e cada vez mais se desenvolvem eventos de arte urbana que

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Para uma boa gestão de stocks na farmácia deve ter-se em consideração certas variáveis, tais como: a localização, o espaço disponível para o armazenamento dos

De acordo com o Decreto-Lei n.º 209/94, de 6 de agosto , os medicamentos sujeitos a receita médica devem preencher uma das seguintes condições: a) possam constituir um risco para

I explain how the former notion is connected with Schumpeter’s conception of the nature of ‘theory’; I explore the latter notion by scrutinising Schumpeter’s notions