• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL PTI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL PTI"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Curso:

Pedagogia

ENCOMENDE CONOSCO ESTE PORTFÓLIO

WHATSAPP (91)988309316

E-mail: portfoliouniversitario@gmail.com

https://www.flashuniversitario.com.br/

(2)

Curso: Pedagogia Semestres: 3º / 4º sem Disciplinas:  Aprendizagem da Matemática

 Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação

Infantil e do Ensino Fundamental

 Corpo e Movimento

 Educação de Jovens e Adultos

 Ludicidade e Educação

 Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de

Aprendizagem na Educação Infantil

 Letramentos e Alfabetização

Competências:  Conhecer estratégias que podem ser utilizadas ao abordar a ludicidade em sala de aula.

 Compreender a concepção de sujeito a ser formado a partir

dos fundamentos teóricos que embasam a etapa da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 Elaborar atividades práticas que atendam aos fundamentos

teóricos apresentados na BNCC, acerca dos campos de experiência.

 Preparar o aluno para cumprir os requisitos formais de

construção de um trabalho científico.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

 Estabelecer a relação teoria e prática no instante do

planejamento de atividades, de modo que elas atendam aos conhecimentos e saberes a serem desenvolvidos nos campos de experiência indicados na BNCC.

 Promover uma postura investigativa e de análise

crítico-reflexiva sobre o que acontece no dia a dia da escola.

 Conhecer os elementos necessários para a construção de

(3)

Objetivos da Aprendizagem:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino e de aprendizagem que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem;

 Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos textos

indicados;

 Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido

na Educação Infantil;

 Entender que as atividades planejadas na produção textual

podem ser aplicadas no contexto do estágio curricular.

Prezado aluno e aluna,

Seja bem-vindo a este semestre!

A Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática A importância da ludicidade na Educação Infantil. Escolhemos essa temática devido à sua relevância para o desenvolvimento infantil e, consequentemente, para as descobertas e aprendizagens vivenciadas nesta etapa.

Crianças, jovens e adultos podem ter um envolvimento maior nas atividades realizadas em sala de aula e uma aprendizagem mais significativa a partir de proposições lúdicas. Segundo Luckesi (2000, p.52), a ludicidade é um fazer humano mais amplo, que se relaciona não apenas à presença das brincadeiras ou jogos, mas também a um sentimento, a atitude do sujeito envolvido na ação, que se refere a um prazer de celebração em função do envolvimento genuíno com a atividade, a sensação de plenitude que aquilo que é significativo e verdadeiro.

Na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, a ludicidade torna-se ainda mais relevante, visto que as interações e a brincadeira são eixos estruturantes das práticas pedagógicas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, “[...] A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a

(4)

resolução de conflitos e a regulação das emoções” (BRASIL, 2018, p. 33. BRASIL. Base Nacional

Comum Curricular: A Educação é a Base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018).

Ao analisar os campos de experiência apresentados na BNCC (BRASIL, 2018), é possível identificar diferentes formas de explorar a ludicidade. Entre os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiência “O Eu, o outro e o nós”, por exemplo, identificamos o respeito a regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras, no campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, observamos a experimentação de diferentes possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes, entre outros objetivos de aprendizagem que evidenciam esse viés com a ludicidade.

O modo como o professor aborda determinada temática, as estratégias que utiliza ao longo das aulas, a proposição de um jogo, seja ele tradicional ou virtual ou as relações estabelecidas com os campos de experiência e objetivos de aprendizagem, estão diretamente ligadas à ludicidade.

A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você

deve elaborar uma produção textual que contemple um ou mais conteúdos de sua área.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Luíza é uma professora muito criativa. Ela atua na Educação Infantil há cerca de dez anos e seu trabalho é reconhecido por seus gestores, colegas de trabalho e também pelos familiares dos alunos atendidos pela professora. Uma de suas principais características é a exploração da ludicidade no contexto educacional. A postura que Luíza assume em sala de aula é uma postura lúdica. As abordagens e estratégias

(5)

utilizadas são muito atrativas e divertidas para os alunos e oportunizam um desenvolvimento adequado para a Educação Infantil.

Fernanda é diretora da instituição que Luíza trabalha e realiza com frequência reuniões com o corpo docente da escola. Ela sempre destaca a importância da ludicidade na Educação Infantil e a necessidade de estudar os documentos norteadores para o trabalho a ser desenvolvido nessa etapa da Educação Básica, visando o êxito esperado por todos. A diretora também incentiva os professores a compartilharem as experiências desenvolvidas em sala de aula para que possam aprender uns com os outros.

A admiração pelo trabalho desenvolvido por Luíza levou a diretora a fazer um convite para a professora. A diretora pediu para Luíza compartilhar na próxima reunião com os professores o modo como ela organiza as suas aulas, evidenciando a presença da ludicidade em sua prática pedagógica. O objetivo seria ajudar outros colegas, principalmente aqueles que ainda não têm muita experiência, a desenvolverem práticas lúdicas e atrativas, respaldadas nos documentos norteadores para a Educação Infantil. Luíza foi para casa pensativa, imaginando como poderia compartilhar sua experiência com os colegas.

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

Para apresentar aos colegas o modo como conduzia as suas aulas, Luíza decidiu elaborar uma sequência didática voltada a crianças de quatro anos de idade. A ideia seria evidenciar a proposição de experiências que estivessem de acordo com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil de acordo com a BNCC de modo lúdico e atrativo.

Se você estivesse no lugar de Luíza, como organizaria essa sequência didática? Que tipo de experiências poderiam ser desenvolvidas? Quais ações ou estratégias poderiam ser utilizadas para evidenciar a ludicidade presente em suas aulas?

(6)

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Tendo como base as considerações apresentadas, você deve organizar a produção textual, observando os seguintes itens:

1º) Realize a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, você poderá utilizar para a elaboração da produção textual, os demais materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre:

Texto 1: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “A etapa da Educação Infantil”

(da página 35 até 52). Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil. Acesso em: 09 jul. 2021. Texto 2: CARMO, Carliani Portela da; VEIGA, Elaine Cristina Freitas; CINTRA, Rosana Carla Gonçalves Gomes; LIMA, Sarah da Silvia Corrêa. A ludicidade na Educação Infantil: Aprendizagem e Desenvolvimento. In XIII Educere - Congresso Nacional de

Educação. Curitiba, PR: 2017. Disponível em:

https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/23662_12144.pdf. Acesso em: 09 jul. 2021.

Texto 3: ANJOS, Ana Maura Tavares dos. Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: desafios e possibilidades no trabalho com sequências didáticas. Revista Educação Pública, v. 20, no 48, 15 de dezembro de 2020. Disponível em:

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/48/organizacao-do-trabalho- pedagogico-na-educacao-infantil-desafios-e-possibilidades-no-trabalho-com-sequencias-didaticas. Acesso em: 09 jul. 2021.

2º) Elabore a Introdução da produção textual. Neste tópico, você deverá redigir, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.

3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar as duas atividades indicadas a seguir:

(7)

a) Construa um texto entre 3 a 5 páginas sobre a importância da ludicidade no contexto educacional e especificamente, na Educação Infantil.

b) Elabore uma sequência didática (modelo indicado a seguir) voltada à Educação Infantil contemplando a perspectiva lúdica e as vivências que podem ser propostas a partir dos campos de experiência “Corpo, gestos e movimentos” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA – Estrutura apresentada em: ANJOS, Ana Maura Tavares dos. Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: desafios e possibilidades no trabalho com sequências didáticas. Revista Educação Pública, v. 20,

no 48, 15 de dezembro de 2020.

Tema: __________________________________________ Tempo previsto:_________

Agrupamento etário ou turma: 4 anos de idade

Apresentação da sequência: Breve descrição com a apresentação da proposta, sua estrutura, intencionalidades pedagógicas determinadas, justificativa da proposta.

Desenvolvimento da sequência: os planos contidos na sequência (realizar três planos diferentes) Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento Campos de experiência Desenvolvimen to Recursos Avaliação Citar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que serão explorados nas atividades. Exemplo: Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras

Citar o campo de experiência escolhido. Exemplo: Corpo, gestos e movimentos Plano 1 Atividade 1: Descrição da atividade Atividade 2: Descrição da atividade Materiais que serão utilizados em cada plano Modo como as atividades serão avaliadas

(8)

(EXCLUIR AS INFORMAÇÕES INDICADAS APÓS FINALIZAR CADA ITEM)

4º) Para finalizar, você deverá elaborar as Considerações finais, sintetizando os elementos discutidos, em até uma página. Manifeste o seu ponto de vista e opiniões sobre o assunto trabalhado. Apresente também as contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado.

5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que foram utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTI) 1. O trabalho será realizado individualmente.

2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo

Atividade 3: Descrição da atividade Citar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que serão explorados nas atividades. Exemplo: Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras

Citar o campo de experiência escolhido. Exemplo: Corpo, gestos e movimentos Plano 2 Atividade 1: Descrição da atividade Atividade 2: Descrição da atividade Atividade 3: Descrição da atividade Materiais que serão utilizados em cada plano Modo como as atividades serão avaliadas Citar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que serão explorados nas atividades. Exemplo: Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras

Citar o campo de experiência escolhido. Exemplo: Corpo, gestos e movimentos Plano 3 Atividade 1: Descrição da atividade Atividade 2: Descrição da atividade Atividade 3: Descrição da atividade Materiais que serão utilizados em cada plano Modo como as atividades serão avaliadas

(9)

limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).

4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.

5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos,

sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.

A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:

 Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com

atendimento ao número de páginas solicitadas.

 Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com

introdução, desenvolvimento e conclusão).

 Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à

norma padrão.

 Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com

objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.

 Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores

(10)

Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.

Bom trabalho! Equipe de professores

Referências

Documentos relacionados

Alicerçando-se no pensamento de Habermas, explicita a possibilidade de uma forma nova de educa- ção ética das novas gerações, como processo social e com base na razão comunicativa.

Segundo Ana Leal Cardoso o convite feito por Ramiro, e aceito pelo pai de Raquel, pode ser encarado do ponto de vista Junguiano como a mensagem enviada pelo

De forma análoga, em A dinâmica do inconsciente – volume VIII das Obras completas –, no epílogo do texto Considerações teóricas sobre a natureza do psíquico ,

A principal alternativa para a abordagem junguiana dos sonhos continua sendo o modelo psicanalítico (freu- diano), embora os teóricos psicanalistas cada vez mais abracem ideias

Esta informação, conjugada com outras, essencialmente, de índole geofísica, foi utilizada por cientistas para mapear a área potencial de rotura sísmica na zona de subdução

Na forma geral dos modelos não lineares os modelos podem ser definidos: y é o peso corporal a idade t; A, que também pode ser denominado B0 ou até mesmo B1 é o peso

Da mesma forma que para o DDP, os estudos relativos ao enfoque estrutural, que oferecem condições necessárias e sucientes à existência de soluções bastando conhecer as matrizes

As plantas ge- radas pelo cruzamento entre elas (cruzamento I da imagem acima) possuíam um alelo para semente de cor verde e outro alelo para semente de cor amarela. Ele chamou