• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES VESTIBULAR - R1 - B

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES VESTIBULAR - R1 - B"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1. (Uem 2016) A velocidade de um glóbulo sanguíneo em uma artéria depende de sua distância em relação à parede arterial. Em uma artéria de formato cilíndrico de raio R (em centímetros), a velocidade (em centímetros por segundo) é descrita pela função

V (x) C x (2 Rx), onde x (0 x R) é a distância (em centímetros) do glóbulo em relação à parede da artéria, e C é uma constante positiva que depende da composição do sangue e do tipo do glóbulo sanguíneo. Considerando o exposto e conhecimentos sobre as células sanguíneas, assinale o que for correto.

01) Segundo o modelo, a velocidade dos glóbulos é maior nas extremidades da artéria. 02) A velocidade de um glóbulo a uma distância igual a R 2 da parede da artéria é de 75% da

velocidade de um glóbulo no eixo central (xR). 04) A unidade de medida da constante C é cm s . 1 1

08) A leucocitose é frequente nos indivíduos portadores de infecção, caso em que o organismo aumenta a produção de glóbulos brancos.

16) As hemácias dos mamíferos são anucleadas, retangulares, formadas no plasma sanguíneo, e permanecem na corrente sanguínea durante toda a vida do animal. 2. (Uel 2017) Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o corredor dos 100 metros rasos Usain Bolt venceu a prova com o tempo de 9 segundos e 81 centésimos de segundo. Um radar foi usado para medir a velocidade de cada atleta e os valores foram registrados em curtos intervalos de tempo, gerando gráficos de velocidade em função do tempo. O gráfico do vencedor é

apresentado a seguir.

Considerando o gráfico de V versus t, responda aos itens a seguir.

a) Calcule a quantidade de metros que Bolt percorreu desde o instante 2,5 s até o instante 4,5 s, trecho no qual a velocidade pode ser considerada aproximadamente constante. b) Calcule o valor aproximado da aceleração de Usain Bolt nos instantes finais da prova, ou

seja, a partir de 9 s.

3. (Ufpr 2017) A utilização de receptores GPS é cada vez mais frequente em veículos. O princípio de funcionamento desse instrumento é baseado no intervalo de tempo de propagação de sinais, por meio de ondas eletromagnéticas, desde os satélites até os receptores GPS. Considerando a velocidade de propagação da onda eletromagnética como sendo de

300.000 km s e que, em determinado instante, um dos satélites encontra-se a 30.000 km de distância do receptor, qual é o tempo de propagação da onda eletromagnética emitida por esse satélite GPS até o receptor?

a) 10 s. b) 1 s. c) 0,1 s. d) 0,01 s.

(2)

e) 1ms.

4. (Unioeste 2017) Assinale o gráfico que representa CORRETAMENTE um movimento com velocidade constante e diferente de zero.

a)

b)

c)

d)

e)

5. (Uem 2016) No tempo t0 s, uma partícula de massa M é lançada horizontalmente com velocidade inicial de módulo v , de um certo ponto situado a uma altura 0 h do solo, sendo este um plano horizontal. Desprezando os atritos, sendo g a aceleração gravitacional e

considerando que as unidades são dadas pelo Sistema Internacional, assinale o que for correto.

01) A equação que descreve a trajetória da partícula e a equação que escreve a função horária da posição da partícula no eixo horizontal são equações de segundo grau.

02) A partícula atinge o solo no instante 2h

g segundos.

04) A distância percorrida pela partícula no eixo horizontal, do instante em que ela é lançada até o instante em que ela toca o solo, é de

2 0 2hv

g metros.

08) Se o módulo da velocidade inicial for duplicado, 2v , a partícula irá atingir o solo no 0 instante 4h

(3)

16) A energia cinética da partícula no instante em que ela toca o solo é 2 0 v m gh 2          joules.

6. (Ufpr 2016) Um sistema amplamente utilizado para determinar a velocidade de veículos – muitas vezes, chamado erroneamente de “radar” – possui dois sensores constituídos por laços de fios condutores embutidos no asfalto. Cada um dos laços corresponde a uma bobina. Quando o veículo passa pelo primeiro laço, a indutância da bobina é alterada e é detectada a passagem do veículo por essa bobina. Nesse momento, é acionada a contagem de tempo, que é interrompida quando da passagem do veículo pela segunda bobina.

Com base nesse sistema, considere a seguinte situação: em uma determinada via, cuja velocidade limite é 60 km h, a distância entre as bobinas é de 3,0 m. Ao passar um veículo por esse “radar”, foi registrado um intervalo de tempo de passagem entre as duas bobinas de

200 ms. Assinale a alternativa que apresenta a velocidade determinada pelo sistema quando da passagem do veículo. a) 15 km h. b) 23,7 km h. c) 54 km h. d) 58,2 km h. e) 66,6 km h.

7. (Uem 2016) Para fazer ultrapassagens em estradas de pista simples é necessário trafegar pela contramão. Para uma manobra segura o condutor deve iniciar a ultrapassagem indo para a pista contrária quando a dianteira do seu veículo estiver a uma distância de 10 metros da traseira do veículo da frente e voltar para a pista quando a sua traseira estiver 5 metros à frente da dianteira do outro veículo. Considere um carro de 5 metros de comprimento, viajando a 108 km / h, que deseja ultrapassar um caminhão de 30 metros de comprimento trafegando a 72 km / h. Sobre essa manobra, assinale o que for correto (Obs.: desconsidere os movimentos laterais do carro).

01) O tempo entre o início e o fim da manobra será de 5 segundos. 02) O carro irá percorrer 180 metros entre o início e o fim da manobra.

04) A distância, em metros, entre a dianteira do carro e a traseira do caminhão, t segundos após o início da manobra, é dada por d(t)10 1 t . 

08) A distância, em metros, entre a traseira do carro e a dianteira do caminhão, t segundos após o início da manobra, é dada por d(t) 5 10 2t .

16) Se quiser ultrapassar o caminhão na metade do tempo que levaria nas condições citadas, o carro precisaria dobrar a sua velocidade.

8. (Uem 2016) Um carro está viajando em linha reta para o norte com uma velocidade inicialmente constante e igual a 23 m s. Despreze os efeitos do atrito e da resistência do ar e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A velocidade do carro após decorridos 4 s, se a sua aceleração é de 2 m / s apontando 2 para o norte, será de 31m / s.

02) A velocidade do carro após decorridos 10 s, se a sua aceleração é de 2 m / s apontando 2 para o sul, é de 5 m / s.

04) O deslocamento do carro depois de 4 s, se a sua aceleração é de 2 m / s apontando para 2 o norte, é de 108 m.

08) A velocidade média do carro, se a sua aceleração é de 2 m / s apontando para o norte, 2 após 4 s, é de 27 m / s.

(4)

16) O movimento do carro, quando este está sujeito a uma aceleração, é denominado movimento uniforme.

9. (Uem 2016) Uma bolinha é atirada para o alto a partir do chão e fica quicando, realizando movimentos de subir e descer. Suponha que a velocidade da bola ao ser lançada seja de

4 m / s, e que a cada vez que toca o chão ela perca 2% de sua energia mecânica. Desprezando a resistência do ar, assinale o que for correto. Considere g9,8 m / s .2 01) A altura máxima atingida pela bola após quicar pela primeira vez é 80 cm.

02) A velocidade escalar da bola ao tocar o chão na primeira vez é, em módulo, menor do que 4 m / s.

04) A velocidade escalar da bola no instante logo após quicar pela segunda vez é, em módulo, 3,92 m / s.

08) A sequência dada pela altura máxima atingida pela bola após cada vez que toca o chão é uma progressão geométrica.

16) A distância total percorrida pela bola é 40 metros. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Leia o texto a seguir e responda à(s) questão(ões).

Um dos principais impactos das mudanças ambientais globais é o aumento da frequência e da intensidade de fenômenos extremos, que quando atingem áreas ou regiões habitadas pelo homem, causam danos. Responsáveis por perdas significativas de caráter social, econômico e ambiental, os desastres naturais são geralmente associados a terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, furacões, tornados, temporais, estiagens severas, ondas de calor etc.

(Disponível em: <www.inpe.br>. Acesso em: 20 maio 2015.)

10. (Uel 2016) Leia o texto a seguir.

Um raio é uma descarga elétrica na atmosfera. Geralmente, ele começa com pequenas descargas elétricas dentro da nuvem, que liberam os elétrons para iniciar o caminho de descida em direção ao solo. A primeira conexão com a terra é rápida e pouco luminosa para ser vista a olho nu. Quando essa descarga, conhecida como “líder escalonado”, encontra-se a algumas dezenas de metros do solo, parte em direção a ela outra descarga com cargas opostas, chamada de “descarga conectante”. Forma-se então o canal do raio, um caminho ionizado e altamente condutor. É neste momento que o raio acontece com a máxima potência, liberando grande quantidade de luz e som.

(Adaptado de: SABA, M. M. F. A Física das Tempestades e dos Raios. Física na Escola. v.2. n.1. 2001.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre eletrostática, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A maioria das descargas elétricas atmosféricas ocorre quando o campo elétrico gerado pela diferença de cargas positivas e negativas é próximo de zero.

( ) A corrente elétrica gerada pelo raio produz um rápido aquecimento do ar, e sua inevitável expansão produz o som conhecido como trovão.

( ) A corrente elétrica gerada a partir de um raio pode ser armazenada e utilizada, posteriormente, para ligar o equivalente a 1000 lâmpadas de 100 watts.

( ) Para saber a distância aproximada em que um raio caiu, é preciso contar os segundos entre a observação do clarão e o som do trovão. Ao dividir o valor por 3, obtém-se a distância em quilômetros.

( ) A energia envolvida em um raio produz luz visível, som, raios X e ondas eletromagnéticas com frequência na faixa de AM.

(5)

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, F, V. b) V, F, V, V, F. c) V, F, F, F, V. d) F, V, F, V, V. e) F, F, V, V, F.

11. (Ufpr 2015) Um veículo está se movendo ao longo de uma estrada plana e retilínea. Sua velocidade em função do tempo, para um trecho do percurso, foi registrada e está mostrada no gráfico abaixo. Considerando que em t0 a posição do veículo s é igual a zero, assinale a alternativa correta para a sua posição ao final dos 45s.

a) 330m. b) 480m. c) 700m. d) 715m. e) 804m.

12. (Ufpr 2015) Para participar de um importante torneio, uma equipe de estudantes universitários desenvolveu um veículo aéreo não tripulado. O aparelho foi projetado de tal maneira que ele era capaz de se desviar de objetos através da emissão e recepção de ondas sonoras. A frequência das ondas sonoras emitidas por ele era constante e igual a 20kHz. Em uma das situações da prova final, quando o aparelho movimentava-se em linha reta e com velocidade constante na direção de um objeto fixo, o receptor do veículo registrou o

recebimento de ondas sonoras de frequência de 22,5 kHz que foram refletidas pelo objeto. Considerando que nesse instante o veículo se encontrava a 50m do objeto, assinale a alternativa correta para o intervalo de tempo de que ele dispunha para se desviar e não colidir com o objeto. Considere a velocidade do som no ar igual a 340m / s.

a) 1,0s. b) 1,5s. c) 2,0s. d) 2,5s. e) 3,0s.

13. (Uem 2015) Dois carros A e B partem no mesmo instante t0, de um mesmo ponto O em movimento retilíneo uniforme, com velocidades, respectivamente, vA e v , e em direções B e sentidos que fazem entre si um ângulo de 60 . Considerando S o triângulo com vértices t dados pelas posições de A e de B, num instante t0, e pelo ponto O, assinale o que for correto.

01) Se vA v ,B então S é um triângulo equilátero. t 02) Se vA 2v ,B então S é um triângulo retângulo. t 04) Se vA 3v ,B então S tem um ângulo interno obtuso. t 08) Para qualquer instante t0 a área do triângulo S é dada por t

2 A B v v t . 4   16) A distância entre os carros A e B, num instante t0 é dada por t v2Av .B2

(6)

Gabarito:

Resposta da questão 1: 02 + 04 + 08 = 14. Resposta da questão 2:

a) Considerando a velocidade sendo constante nesse percurso, podemos achar o deslocamento a partir da área do gráfico.

V 37,5 km h V 10,4 m s S V t S 10,4 2 S 20,8 m Δ Δ Δ Δ          b) Temos: 2 v 17,5 32,5 a a a 8,2 m s t 9,5 9 Δ Δ         Resposta da questão 3: [C] Resposta da questão 4: [A] Resposta da questão 5: 02 + 04 + 16 = 22. Resposta da questão 6: [C] Resposta da questão 7: 01 + 04 = 05. Resposta da questão 8: 01 + 04 + 08 = 13. Resposta da questão 9: 01 + 04 + 08 = 13. Resposta da questão 10: [D] Resposta da questão 11: [D] Resposta da questão 12: [D] Resposta da questão 13: 01 + 02 + 04 = 07.

Referências

Documentos relacionados

Tanto em 2008 quanto em 2009, Indooroopilly estava significativamente (os “bigodes”não se sobrepõem) (entre 0,2 e 0,5 nos desvios-padrão - portanto cor de rosa) atrás da

Após 90 dias avaliou-se o comprimento da parte aérea, o comprimento das raízes, o número de brotos, de raízes e de folhas, o peso das raízes, o peso da biomassa fresca e seca

Coeficiente de partição (n-octanol/água): N.D./N.A. Temperatura de auto-ignição: N.D./N.A. Temperatura de decomposição: N.D./N.A. Propriedades comburentes: N.D./N.A. N.D./N.A.=

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Outros problemas observados foram o do espaço físico das empresas serem muito restritos ao número de funcionários, a iluminação não atender às normas, o ruído em certas

Neste trabalho, foram analisados os resultados da qualidade da água bruta (turbidez e pH), a concentração de sólidos iniciais e finais dos processos de adensamento e

DUÀ¯É dUÀªÀ dvÀ£À¢ zsÀj¸ÉAzÀÄ DUÀ¯É dUÀªÀ dvÀ£À¢ zsÀj¸ÉAzÀÄ £ÁUÀ§°0iÀÄ £ÀqɹzÀ ||101|| £ÁUÀ§°0iÀÄ £ÀqɹzÀ ||101||