• Nenhum resultado encontrado

Guia do utilizador IMPRESSORA TÉRMICA IR/RS232

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia do utilizador IMPRESSORA TÉRMICA IR/RS232"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Guia do utilizador

(2)

Impressora Térmica IR/RS232 Conteúdo Características 3 Procedimento de ligação 3 Auto-teste de ligação 3 Fonte de alimentação 3 Recarregar as pilhas 4

Modo de desactivação automática 4

Mecanismo da impressora 4

Alimentação de papel 4

Procedimento de corte do papel 4

Substituir o rolo de papel 4

Alterar para o modo HPIR 5

Alterar para o modo IrDA 5

Especificações 5

Interface de infravermelhos 6

Interface RS232 6

Garantia 7 Conteúdo

(3)

Características Impressora Térmica IR/RS232

Características

• Interfaces de infravermelhos (HP IR, IrDA) e RS232

• Capacidade de impressão de velocidade e resolução elevadas

• Sistema silencioso e sem impacto • Não necessita de manutenção • Compacta e leve

• Mecanismo de impressão por linhas de alta fiabilidade • Versátil para a impressão de texto ou gráficos

• 12, 16, 24 (predefinido), 32 ou 48 caracteres por linha • Capacidade para código de barras

• Desactivação automática

• Compatível com etiquetas e papel de folha dupla • Fixação magnética integrada

• Interface RS232 + capacidade de expansão da memória flash

O modelo 182-003B trata-se de uma impressora térmica portátil, compacta e leve com uma interface de infravermelhos compatível com o formato HP IR, integrada numa estrutura nova e elegante.

Concebida para proporcionar a máxima versatilidade, a impressora é compatível com sistemas existentes, permitindo em simultâneo diversas expansões em termos de funcionalidades e a melhoria da velocidade de impressão, graças à incorporação de interfaces IrDA e RS232.

A alimentação é fornecida através de pilhas de níquel-hidreto metálico e não é necessário manutenção (opção apenas disponível em impressoras térmicas). A unidade padrão poderá receber carga lenta contínua de um adaptador de alimentação da rede eléctrica, estando ainda incorporada uma função de carregamento rápido.

O adaptador de alimentação encontra-se disponível em versões para os EUA (157-001A), a Europa (157-002A) e o Reino Unido (157-003A)..

Existem diversos modos de funcionamento, incluindo várias definições de caracteres, todos seleccionáveis através de comandos do software.

A 182-003B faz parte da gama de impressoras térmicas

Procedimento de ligação

Certifique-se de que as pilhas possuem carga suficiente ou que o adaptador de alimentação está bem fixo e funciona correctamente. Abra a tampa curva do compartimento de papel, verifique se há um rolo de papel inserido e se não existem objectos estranhos no interior. Feche a tampa e certifique-se de que o papel passa pela respectiva ranhura de saída.

Quando o indicador de estado (STATUS) está apagado, a impressora está desligada. Basta premir o botão MODE por breves momentos para ligar a impressora. O indicador de estado acende e o mecanismo da impressora reinicia. Para desligar a impressora, só tem de voltar a premir o botão MODE por breves momentos.

Auto-teste de ligação

O procedimento de auto-teste efectua a verificação da maioria das funções da impressora, excepto no que respeita à interface de série, isto é: mecanismo da impressora, circuitos de controlo, versão de firmware, qualidade de impressão. Quando a impressora estiver desligada, mantenha o botão MODE premido durante aproximadamente 2 segundos. Solte o botão. A impressora liga e imprime o relatório do auto-teste.

Fonte de alimentação

A alimentação é fornecida à impressora através de quatro pilhas AA de níquel-hidreto metálico. Quando o indicador de estado pisca três vezes repetidamente, significa que as pilhas estão quase sem carga e necessitam de ser recarregadas. O adaptador de alimentação de rede eléctrica carrega a impressora lentamente (16 horas) quando está ligada e rapidamente (até 4 horas) quando está desligada. O indicador de estado pisca brevemente quando o carregamento rápido está a decorrer. Após desligar a impressora, poderá existir um atraso antes do início do procedimento de carregamento rápido.

Consumo de energia Desligada 50 uA (típico) Em inactividade 30 mA Em funcionamento - 0,4 A Méd. 1,3 A Máx. 2,8 A

(4)

Impressora Térmica IR/RS232 Recarregar as pilhas

Recarregar as pilhas

Ligue a impressora ao adaptador de alimentação e recarregue as pilhas assim que o indicador de estado piscar três vezes repetidamente durante a impressão.

Se as pilhas da impressora ficarem sem carga, poderá não ser possível realizar a impressão ou esta poderá ficar esbatida ou irregular. Desligue a impressora e recarregue as pilhas durante, no mínimo, 15 minutos antes de voltar a tentar realizar impressões. Durante a impressão, o adaptador não é capaz de fornecer a alimentação total necessária, por isso, as pilhas devem estar parcialmente carregadas para que seja possível imprimir. Quando a impressora é entregue pela primeira vez, é possível que a carga das baterias seja pouca ou inexistente. Deve desligar a impressora, ligá-la ao adaptador de alimentação e deixá-la a carregar durante 16 horas antes de a utilizar pela primeira vez. Pode deixar a impressora permanentemente ligada ao adaptador de alimentação para efectuar o carregamento lento das pilhas. Se a impressora estiver no modo de suspensão, será reactivada quando o adaptador é ligado, não voltando a entrar no modo de suspensão enquanto o adaptador estiver ligado. Para que seja possível efectuar o carregamento rápido as pilhas, a impressora deve estar desligada. Durante o carregamento rápido, o indicador de estado pisca a intervalos de um segundo. Modo de desactivação automática

A impressora dispõe de um modo de desactivação automática que permite minimizar o consumo de energia da mesma após aproximadamente dois minutos de inactividade.

Mecanismo da impressora

O mecanismo da impressora é composto por uma cabeça de impressão de película fina de 384 pontos e um rolo de transporte accionado por motor passo a passo. A compensação da temperatura da cabeça de impressão e da tensão das pilhas é utilizada para proporcionar uma qualidade de impressão constante em todas as de condições de funcionamento.

Saída de papel: a impressora detecta automaticamente a falta de papel. O indicador de estado piscará repetidamente para indicar a falta de papel. Utilize o botão MODE para remover os poucos centímetros de papel que restam e inserir um rolo novo, conforme descrito no final da página 2.

Limite térmico da cabeça de impressão: após uma sessão de impressão longa, a temperatura da cabeça de impressão poderá subir para um nível superior ao limite de funcionamento. Se tal suceder, o indicador de estado piscará duas vezes repetidamente e a impressão será interrompida até que a temperatura da cabeça de impressão atinja níveis normais.

Alimentação de papel

Quando a impressora está ligada, a alimentação de papel pode ser efectuada manualmente se mantiver premido o botão MODE durante mais de um segundo.

Procedimento de corte do papel

Para remover material impresso da impressora, puxe o papel em direcção à parte dianteira da impressora e, começando por um dos lados, corte o papel com a ajuda da extremidade serrilhada Substituir o rolo de papel

Quando for necessário substituir o rolo, abra a tampa curva do compartimento do papel e, com a impressora ligada, remova o papel restante utilizando o botão MODE. Não puxe o papel pelo mecanismo de impressão. Desenrole alguns centímetros de papel de um rolo novo e verifique se a extremidade está regular e recta. Coloque a extremidade do papel no ponto de entrada do mecanismo, imediatamente abaixo do rolo, direccionada para a frente desde a parte inferior do rolo.

O papel será detectado e a função de alimentação automática colocará o papel na posição correcta para impressão.

Se, durante a alimentação de papel de um novo rolo, o papel dobrar ou ficar desalinhado, remova a extremidade do rolo, faça sair o papel dobrado utilizando o botão MODE e volte a realizar a acção certificando-se de que a extremidade do papel está regular e recta.

(5)

Alterar para o modo HPIR Impressora Térmica IR/RS232

Alterar para o modo HPIR

1. Certifique-se de que a impressora está desligada.

2. Mantenha o botão MODE premido e, após cerca de cinco segundos, a luz do indicador de estado piscará cinco vezes. 3. Agora, solte o botão MODE e prima-o uma vez brevemente.

Aguarde até que a luz pisque uma vez.

4. Prima o botão MODE três vezes brevemente e volte a aguar-dar. Após um curto intervalo, a luz do indicador de estado deverá piscar três vezes e a impressora deve ligar.

5. A impressora encontra-se agora no modo HPIR. Alterar para o modo IrDA

1. Certifique-se de que a impressora está desligada.

2. Mantenha o botão MODE premido e, após cerca de cinco segundos, a luz do indicador de estado piscará cinco vezes. 3. Agora, solte o botão MODE e prima-o uma vez brevemente.

Aguarde até que a luz pisque uma vez.

4. Em seguida, pressione o botão MODE duas vezes breve-mente e aguarde. Após um curto intervalo, a luz do indica-dor de estado deverá piscar duas vezes e a impressora deve ligar.

5. A impressora encontra-se agora no modo IrDA.

Especificações

Sistema de

impressão Sistema de impressão térmica por linhas Caracteres máximos por linha 48 (predefinição 24) Matriz de caracteres 24x16, 24x12 ou 24x8v Tamanho dos caracteres 3 mm x 2 mm, 3 mm x 1,5 mm ou 3 mm x 1 mm (Aprox. 13, 17 ou 25 cpp) Distância entre pontos na horizontal 0,125 mm (Aprox. 200 ppp) Distância entre pontos na vertical 0,125 mm Composição da

linha de texto 24x384 pontos Largura de

impressão 48 mm

Velocidade média de impressão

10 linhas por segundos (máx.)

Dimensões 91 mm x 185 mm x 58 mm

Peso Aprox. 425 gramas

Fonte de alimentação interna

4 x 1,2 V NiMH 1600 mAH, pilhas AA Largura do papel 58 mm

Conjunto de

caracteres Roman 8, ECMA 94, Arial Códigos dos

países EUA, França, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca I/II, Suécia, Itália, Espanha e Japão

Interface Formato de

dados a) RS232, (1 bit de início, 8 de dados, 1 de paragem, sem paridade). b) HP IR

(1 início, 8 de dados, 4 de detecção de erros).

IrDA (camada física V1.0). Tamanho

da memória intermédia

(6)

Impressora Térmica IR/RS232 Interface de infravermelhos

Interface de infravermelhos

Os requisitos de transmissão/recepção para estabelecer a interface com a 182-003B são compatíveis com sistemas existentes. Contudo, é possível obter velocidades de transmissão e de impressão mais elevadas graças à incorporação de uma memória intermédia de 6 Kbytes e um mecanismo de impressão térmica com cabeça fi xa de alta velocidade.

É possível obter uma velocidade mais elevada da impressora minimizando os atrasos entre fotogramas no software de transmissão, anteriormente necessários aquando da utilização de um mecanismo de impressão mais lento.

A distância máxima entre a impressora e o equipamento anfi trião para uma comunicação de infravermelhos fi ável é de 45 cm (18 pol.). A porta de infravermelhos existente na parte dianteira da impressora deve ser direccionada directamente, e na horizontal, para a porta do equipamento anfi trião e o feixe não deve ser obstruído.

Interface RS232

É disponibilizada uma porta RJ12 para aplicações em que seja necessária uma interface RS232 com as seguintes ligações:

PIN Signal I/0 Defi nition

1 GND N/A Sinal de terra

2 TxD 0 Dados transmitidos ao

anfi trião

3 RxD I Dados recebidos do

anfi trião

4 CTS 0 Pronto a enviar

5 n/c N/A Sem ligação

6 n/c N/A Sem ligação

(7)

Garantia Impressora Térmica IR/RS232

Garantia

A impressora tem garantia contra defeitos de material e de fabrico, aplicável durante um período de um ano a partir da data de compra original. Procederemos gratuitamente a substituições ou reparações, à nossa discrição, desde que o produto não tenha sido indevidamente utilizado ou modifi cado. Não nos responsabilizamos por danos consequenciais.

Todos os instrumentos são concebidos e fabricados na Grã-Bretanha. O fabricante reserva-se o direito de alterar as especifi cações sem aviso prévio.

Referências

Documentos relacionados

Este medicamento não é indicado para o tratamento de diabetes tipo 1 (quando o organismo não produz insulina) ou de uma condição denominada cetoacidose

▪ A exibição pode diferir de acordo com o sistema operacional, assim como do tipo de versão do driver de impressora.... Imprimir Múltiplas Páginas em

A falta de eosinofilia em pacientes mais graves, com síndrome de hiperinfecção ou disseminação, é bastante provável, sendo causada por uma fraca ou deficiente resposta do perfil

Detecção de anticorpos IgG anti-Strongyloides em amostras de soros de pacientes com estrongiloidíase (G1), outras infecções parasitárias (G2) e indivíduos saudáveis (G3)

Voltando nosso olhar para outros trabalhos, identificamos Moreira & David (2005) que, buscando contribuir para a discussão sobre a licenciatura em Matemática, tratam

Alguns pacientes não precisam manter as infusões de imunoglobulina humana, mas outros necessitam da reposição de IgG, mesmo após o TCTH, por um período de tempo que também

Aula 02: Introdução: Questões etnográficas, questões antropológicas (28 de março)

Você está sendo convidado a participar da pesquisa: Um modelo alternativo de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar no IFSP segundo a Teoria do