• Nenhum resultado encontrado

Descrição da história, em espanhol e inglês, que facilita a compreensão do funcionamento do curso.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Descrição da história, em espanhol e inglês, que facilita a compreensão do funcionamento do curso."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Introdução

Este curso está baseado em uma pequena história de detetives na qual o aluno se converte em peça fundamental para a solução do mistério, conseguindo desta forma seu envolvimento e motivação na aprendizagem do espanhol, não deixando espaço para o desânimo, nem para o seu abandono. Sobre esta trama é construído um percurso “virtual” pelo mundo hispânico.

Organização

Principal

Instruções

Documento PDF para descarga. Sua leitura facilita ao aluno o funcionamento de todas as áreas deste curso.

A Trama

Descrição da história, em espanhol e inglês, que facilita a compreensão do funcionamento do curso.

O Dicionário

Apresentação numa nova janela do nosso dicionário, que foi concebido não como uma apresentação de definições de termos,

mas sim como uma associação de imagens e sons com termos escritos em espanhol e inglês.

Os termos estão agrupados por campos e subcampos semânticos.

Na página web www.tesoros.es os usuários registrados, tanto na versão On-line como na versão em DVD-ROM, poderão baixar (2,00 € / US$ 6.00, através de um pagamento via cartão de crédito ou Paypal) um dicionário desenvolvido numa Banco de Dados que permite:

- realizar buscas por texto livre (espanhol/inglês, espanhol/francês, espanhol/alemão, espanhol/italiano e espanhol/português do Brasil.

(2)

- ouvir os termos em espanhol, com sotaque “espanhol” ou com sotaque “hispano-americano”.

Os Personagens

Apresentação através de um desenho (tipo foto 3x4) e breves notas dos diferentes personagens que aparecem na história.

Sala de Chat

Para poder utilizar a Sala de Chat, é necessário que o servidor onde está instalado o curso Tesoros v2.7 On-line disponha do aplicativo Flash Media Server 2.0

A Sala de Chat é aberta numa nova janela e os alunos devem introduzir o “nome” com o qual querem ser reconhecidos na mesma, assim como a “sala” na qual entrarão para conversar.

A “sala” deve ser a mesma para todos os alunos da mesma classe que foram agendados por um tutor ou professor.

Dentro da Sala de Chat existem três modos de trabalho: o Reuniões

Dispomos de 4 WebCams, um espaço para Chat e um espaço para Wiki (espaço compartilhado para escrita) Além disso, podemos “subir” documentos do nosso computador e links para páginas Web.

o Debate

O funcionamento é similar, porém sem as WebCam

o Apresentações

Permite a transmissão de uma aula expositiva ao vivo ou gravada, a apresentação de um aplicativo instalado no computador do convocador da reunião e a realização de alguma atividade desenvolvida em Flash pelo professor. Neste modo foi eliminado o espaço Wiki. In this mode the wiki area has been eliminated.

(3)

Cartões gramaticais

Breves explicações gramaticais divididas em “expressões”, “verbos” e “gerais” que permite dispor de um pequeno guia gramatical da língua espanhola.

Gramática

Acesso à parte teórica, dividida em lições, da gramática incluída no curso.

Créditos

Lições

O curso está estruturado em 16 lições ou unidades (mais uma de Revisão, colocada entre as lições 7 e 8, e que apresenta um tratamento diferente) Cada lição é representada por um título e sua estrutura é a seguinte:

- A história:

A ação da história é apresentada através de uma história em quadrinhos, que o aluno pode escutar com sotaque espanhol ou hispano-americano.

Cada uma das vinhetas requer um estudo pormenorizado, e no qual o aluno poderá aprender um novo vocabulário através da associação de palavras em espanhol e inglês com um desenho representativo, e pequenas instruções gramaticais mediante o hipertexto dos cartões gramaticais. Além disso, cada vinheta tem exercícios de compreensão associados, com suportes orais e escritos quando se erra a resposta.

Estas duas ações permitem ao aluno progredir de uma forma fácil e simples no aprendizado do espanhol, ao mesmo tempo que vai progredindo no conhecimento da trama da história.

(4)

- As Tarefas:

O detetive, David Collins, dará ao seu assistente (o estudante)

as instruções necessárias para avançar na resolução da história, através de várias ferramentas:

o Ficha dos personagens: Exercício de escrita. Em cada campo existem 3 tentativas e a comprovação é feita através da tecla “enter”. As respostas se encontram na descrição apresentada do personagem. Quando se erram as3 vezes, a palavra escrita é colocada em vermelho e, ao aproximar o cursor, surge uma nota com o termo correto. A passagem de um campo de escrita para outro é feita através do mouse.

o Formulário: Exercício de escrita. Em cada campo existem três tentativas sobre as palavras que aparecem na “nuvem”. A comprovação é realizada através da tecla “enter”. Quando se erram as 3 vezes há uma auto-correção

o O Atlas: Em cada lição o estudante encontrará informação cultural de um país de língua hispânica. Em geral, o país estudado em cada lição será o país ao qual seviajará na lição seguinte. A apresentação desta informação é muito similar, no seu esquema, ao das páginas web existentes na internet. Para comprovar os conhecimentosaprendidos, este Atlas cultural também é acompanhado dos exercícios correspondentes de compreensão, quepossibilitam 3 tentativas.

- O Vocabulário:

(5)

estudados. Para passar à realização de uma série de exercícios que lhe permitirão colocar em prática os conhecimentos adquiridos no seu estudo.

O avanço entre as diferentes telas é demonstrado através de um semáforo e os exercícios são escritos (comprovação com a tecla “enter”), de arrasto, de ligação, etc.

- A Gramática:

Em primeiro lugar o estudante se encontrará com o desenvolvimento teórico da seção correspondente no qual encontrará palavras em azul que permitem ouvir sua locução epalavras sublinhadas, que apresentam uma ilustração representativa que facilite a sua compreensão; posteriormente passará a estudar com uma variada série de exercícios de escrita,de menus desdobráveis, de ligação, de arrasto, etc.

O enigma

Em várias lições, ao finalizar o estudo do Atlas, será apresentado ao estudante um enigma, que o ajudará na resolução do mistério. Os diferentes objetivos encontrados na sua resolução devem ser guardados, já que na última lição serão imprescindíveis para resolver o teste que lhe será apresentado ali. Se não resolver os enigmas, não poderá resolver o último teste que lhe será apresentado para resolver o mistério que a história encerra.

Pontuação

A pontuação de todas as atividades está estabelecida entre 0 e 10 pontos, e o programa leva em consideração o número de tentativas realizadas em cada exercício, o número de exercícios que cada atividade tem e os exercícios queforam completados corretamente, mal ou foram deixados em branco. O que significa que a aprovação depende da obtenção de uma nota igual ou superior a 5.

Referências

Documentos relacionados

Os peixes foram alojados em lotes homogêneos de 10 peixes por caixa, com duas refeições diárias (9hrs-17hrs) até saciedade aparente; Ao final dos 60 dias foram submetidos a

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

31) CUESTIÓN. Por un condutor rectilíneo moi longo circula unha corrente de 1 A. O campo magnético que se orixina nas súas proximidades faise máis intenso canto: a) máis

Ao optar pela atuação como profissional autônomo, o advogado estará sujeito ao pagamento do Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza – ISS, do Imposto de

Araçatuba, como Ilha Solteira naquele curso, se localiza na região de “baixos” valores do IDH (oeste do Estado), desta forma tendo seu valor de perfil de capital cultural puxado

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of