• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO TEMPOS DE ESCOLA 3ª edição REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO TEMPOS DE ESCOLA 3ª edição REGULAMENTO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CONCURSO TEMPOS DE ESCOLA – 3ª edição REGULAMENTO

1. O CONCURSO

O Concurso Tempos de Escola - 3ª edição é uma iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com o

Ministério da Educação (MEC) e o Canal Futura, que visa premiar redações de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas dos municípios brasileiros participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação (ver lista no final do documento).

2. OBJETIVOS

O Concurso Tempos de Escola tem por objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da dedicação aos estudos e o valor da educação para seu desenvolvimento pessoal e da sociedade. Para isso, o Concurso

estimula que os alunos produzam textos sobre o universo escolar, registrando histórias e vivências que marcam as relações, as conquistas e os desafios que o ambiente da educação na escola proporciona às pessoas. 3. CATEGORIAS

Em 2011, o Concurso Tempos de Escola terá três categorias: Categoria 1: ensino fundamental 1 (nova)

Alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública dos municípios participantes do projeto, regularmente matriculados em 2011.

Categoria 2: ensino fundamental 2

Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas da rede pública dos municípios participantes do projeto, regularmente matriculados em 2011.

Categoria 3: ensino médio

Alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas da rede pública dos municípios participantes do projeto, regularmente matriculados em 2011.

4. TEMAS E FORMATOS

Cada categoria do Concurso Tempos de Escola apresenta um tema central que deverá ser observado pelos alunos participantes para a produção das redações.

Os estudantes poderão elaborar seus textos a partir do gênero literário que desejarem (exemplo: biografia, crônica, poesia ou reportagem, entre outros). É importante ressaltar que os textos devem ser, necessariamente, elaborados a partir de entrevistas e pesquisas feitas pelo aluno, além de trazer suas próprias reflexões.

Todas as redações devem ter enfoque positivo sobre a temática da educação. Não serão aceitos textos com caráter de denúncia.

Categoria 1: ensino fundamental 1 Tema: Memórias dos tempos de escola

Orientação: Os alunos deverão entrevistar uma pessoa da comunidade, um familiar, profissionais da escola (professor, merendeira, inspetor de alunos, monitor de ensino etc), a fim de relatar como foram os tempos de escola do seu entrevistado, a importância que a educação teve em sua vida e como esta pessoa se relaciona com a escola.

Apresentação do trabalho: o texto deve ter entre 1.000 e 2.000 caracteres (contando espaços). Participação: individual

Categoria 2: ensino fundamental 2 Tema: Acontece na escola

(2)

Orientação: Os alunos deverão elaborar um texto que retrate e valorize as histórias, os projetos, as pessoas e todos os acontecimentos relacionados ao ambiente escolar. Para redigir o texto, o aluno deverá entrevistar, pesquisar e conversar com membros da escola, como professores, alunos, diretores, entre outros, e também da comunidade.

Alguns exemplos de temas que podem ser trabalhados na redação:

a) Projetos desenvolvidos na escola que incentivam a participação dos alunos (grêmios, jornais escolares etc)

b) Alunos que se destacaram em olimpíadas (Língua Portuguesa, Matemática etc)

c) Boas práticas de aulas desenvolvidas pelos professores que trouxeram melhorias na aprendizagem (projetos da escola que usam a biblioteca, o laboratório de informática etc)

d) Ações desenvolvidas na escola que envolvam a participação da família (reuniões de pais, escola aberta nos finais de semana etc)

e) Outras iniciativas que ocorram na escola e tenham relevância para a produção de notícia (feiras de ciências, destaque em premiações etc)

Apresentação do trabalho: o texto deve ter entre 1.500 e 2.000 caracteres (contando espaços). Participação: individual

Categoria 3: ensino médio Tema: O valor da educação

Orientação: Os alunos deverão redigir um texto que mostre a relação dos estudantes com a educação, seus sonhos e perspectivas para o futuro e a importância da vida escolar. O texto deverá ser elaborado a partir de dados de pesquisas, entrevistas e relatos sobre o tema.

Alguns exemplos de temáticas a serem abordadas:

a) A importância da educação para os estudantes da cidade (entrevistas com jovens que concluíram o ensino médio e estão fazendo faculdade ou são beneficiários do Prouni; projetos desenvolvidos na cidade que incentivam a formação dos alunos etc)

b) Educação e mercado de trabalho (entrevistas com jovens que concluíram o ensino médio e estão trabalhando, com projetos de seguir uma carreira e continuar estudando; boas práticas de inserção dos jovens no mercado de trabalho etc)

c) Educação e projeto de futuro (entrevistas com jovens que estão indo atrás dos seus sonhos, construindo o caminho para concretizá-los; iniciativas que ajudam os estudantes a refletir sobre seus objetivos e construir um plano para sua vida etc)

d) Outras questões relevantes identificadas na escola, comunidade e/ou município (entrevistas com pessoas que estão voltando a estudar depois de terem saído da escola etc)

Apresentação do trabalho: o texto deve ter entre 2.000 e 3.000 caracteres (contando espaços). Participação: individual

5. INSCRIÇÃO

A participação dos alunos no Concurso Tempos de Escola será feita unicamente via internet, por meio de preenchimento de uma Ficha de Inscrição, disponível no site do Concurso:

www.blogeducacao.org.br/temposdeescola.

A inscrição e o envio dos textos serão feitos em uma única etapa. Cada participante poderá concorrer com apenas uma redação (caso envie mais de uma produção, o mesmo será desclassificado), com indicação obrigatória do professor orientador.

Na Ficha de Inscrição, deverão ser apontados: - Dados pessoais e informações para contato

(3)

- Informações para contato com a escola onde estuda - Informações para contato com o professor orientador

6. COMISSÃO JULGADORA

As redações encaminhadas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por um representante do Ministério da Educação (MEC), um representante do Canal Futura, um representante do Blog Educação e um representante do Instituto Votorantim.

As decisões da Comissão Julgadora serão tomadas com base neste Regulamento, de forma soberana e irrecorrível, não cabendo recursos ou esclarecimentos posteriores. As questões não previstas neste Regulamento serão decididas pelo Instituto Votorantim.

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A Comissão Julgadora avaliará as produções, indicando as melhores para premiação, segundo os critérios: - Preenchimento correto e veracidade das informações apresentadas na Ficha de Inscrição;

- Qualidade do texto quanto ao domínio da norma-padrão da Língua Portuguesa: concordância, regência, pontuação, flexão, ortografia e pontuação;

- Qualidade do texto quanto à forma de apresentação em acordo com os gêneros adotados;

- Qualidade do texto quanto ao conteúdo: pauta adequada ao tema proposto, em termos de pertinência e relevância;

- Qualidade do texto quanto à abordagem do tema: histórias bem contadas, com originalidade e criatividade. Serão desclassificadas as redações que:

- Não atenderem aos temas propostos para cada categoria;

- Apresentarem linguagem inconveniente ou ofensiva a pessoas ou a instituições, assim como informações com caráter de denúncia;

- Sejam resultado de reprodução (total ou parcial) de outros textos, com o objetivo de burlar as disposições norteadoras deste concurso.

8. DATAS DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS (Atenção: novas datas devido à prorrogação das inscrições)

- Inscrição: de 01 de maio a 15 de agosto de 2011

- Organização e triagem técnica: até 05 de setembro de 2011 - Seleção pela Comissão Julgadora: até 30 de setembro de 2011

- Divulgação dos resultados: até 06 de outubro de 2011, no Blog Educação (www.blogeducacao.org.br) - Eventos de premiação: outubro e novembro de 2011

9. PREMIAÇÃO

O Concurso Tempos de Escola premiará até 3 (três) produções por município, sendo um premiado por cada categoria (1, 2 e 3), detalhadas no item 3 deste regulamento. Ou seja, os participantes concorrem apenas com os inscritos da mesma cidade.

Categorias Premiação para os alunos

Categoria 1

Ensino Fundamental 1

a) Bicicleta Caloi Aro 20

b) Publicação do texto em um livro coletivo a ser divulgado em 2012

c) Publicação do texto no Blog Educação d) Diploma de participação

e) Kit de livros

(4)

Categoria 2

Ensino Fundamental 2

(12.1MP) c/ 4x zoom óptico, LCD 2.7"" e bateria recarregável + memory stick Pro Duo 4GB + carregador de bateria

b) Publicação do texto em um livro coletivo a ser divulgado em 2012

c) Publicação do texto no Blog Educação d) Diploma de participação

e) Kit de livros

Categoria 3 Ensino Médio

a) Netbook HP Mini 110-3120br Preto c/ Intel Atom N455, 2GB, 160GB, Webcam, Wireless,

Bluetooth, LED 10.1" e Windows 7 + Office 2010 Starter

b)

Publicação do texto em um livro coletivo a ser divulgado em 2012

c) Publicação do texto no Blog Educação d) Diploma de participação

e) Kit de livros

Os professores orientadores e as escolas vencedoras também serão reconhecidos com kit de livros, certificado de participação em nome do Instituto Votorantim e acesso à plataforma FuturaTEC, espaço virtual em que estão disponíveis as diversas produções educativas elaboradas pelo Canal Futura.

Prêmio nacional: O Concurso Tempos de Escola irá ainda premiar um texto “Destaque Nacional” por categoria. Os três alunos receberão um computador cada um, assim como os seus professores orientadores. Os textos serão ainda tema de reportagem exclusiva a ser produzida pelo Canal Futura. A equipe do Canal fará a cobertura na cidade e realizará entrevistas com os alunos, professores e escolas premiadas.

A premiação será feita localmente por um representante do Grupo Votorantim em cerimônia a ser realizada em local e data a ser definida em conjunto com a direção da escola em que o aluno estuda e/ou a Secretaria de Educação da cidade. 10. MUNICÍPIOS PARTICIPANTES Água Clara MS Aracruz ES Arroio Grande RS Alcobaça BA Belmiro Braga MG Capão Bonito SP Capão do Leão RS Caravelas BA Catanduva SP Conceição da Barra ES Fortaleza de Minas MG Governador Mangabeira BA Itapeva SP Jacareí SP Jambeiro SP Laranjeiras SE Miraí MG

(5)

Niquelândia GO

Nova Viçosa BA

Paracatu MG

Piracicaba SP

Resende RJ

Rio Branco do Sul PR

Santa Branca SP Sobradinho DF Sobral CE Vazante MG Vila Valério ES Xambioá TO

Referências

Documentos relacionados

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quadro 5-8 – Custo incremental em função da energia em períodos de ponta (troços comuns) ...50 Quadro 5-9 – Custo incremental em função da energia ...52 Quadro 5-10

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Resultados obtidos nos levantamentos efetuados apontam para a possibilidade de se complementar a metodologia para avaliação de pavimentos atualmente disponível no Brasil através do

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se