• Nenhum resultado encontrado

SIPAT Dia Mundial da Água. Sorocaba Ano 04 Edição 06 Junho de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIPAT Dia Mundial da Água. Sorocaba Ano 04 Edição 06 Junho de 2011"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 Escola sENaI

“Gaspar Ricvardo Júnior” Sorocaba Sorocaba • Ano 04 • Edição 06 • Junho de 2011

SIPAT 2011

A 16ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) ocorreu entre os dias 11 e 15 de abril na Escola SENAI Gaspar Ricardo Júnior.

Alunos e funcionários assistiram a diversas palestras e receberam orientações sobre planejamento familiar, DST e AIDS, aprenderam a projetar metas de vida e alcançar objetivos, e foram orientados sobre a importância da proteção das

No dia 21 de março o SENAI Sorocaba comemorou o Dia Mundial da Água com a construção de um terrário pelos integrantes do Núcleo de Prevenção de Acidentes e de Qualidade Ambiental (NPAQA), sob coordenação da Orientadora Educacional Silvana Farrapo e da Bióloga do SESI Sorocaba - Christiane Luna. O terrário permanece exposto no Salão Social para que todos possam observar o ciclo completo da água e apreciar o perfeito funcionamento da natureza.

mãos nas atividades laborais.

Um exercício de abandono de prédio foi realizado com apresentação de uma simulação de resgate realizado pela Brigada de Emergência.

E a SIPAT terminou animada pelo prof. Rodrigo Zanardo com o “Game da Segurança e Qualidade de Vida”, que testou os conhecimentos adquiridos durante a semana.

(2)

Editorial

Expediente

JORNAL AAPM • SENAI SOROCABA • ANO 4 • EDIÇÃO 06 • JUNHO/2011

Publicação semestral da Associação de Alunos, Ex-alunos, Pais e Mestres da Escola SENAI “Gaspar Ricardo Júnior” Coordenação: AAPM SENAI Sorocaba • Jornalista Responsável: Elnite Turkiewicz – MTb: 39721

Projeto Gráfico: Quadrimatzi Comunicação – Tel: (15) 3233-5410 • Impressão: Gráfica Paratodos Tiragem: 2.000 exemplares • Distribuição interna gratuita

Agradecemos a todos que colaboraram com informações e imagens nesta edição.

AAPM

A Associação de Alunos, Ex-Alunos, Pais e Mestres (AAPM) não possui fins lucrativos. Sua finalidade é apoiar a administração da escola para alcançar suas metas e promover a integração com a comunidade. A contribuição semestral da AAPM promove: a melhoria do ensino; o desenvolvimento de atividades de assistência aos alunos; a programação de atividades culturais, esportivas e de lazer; e muito mais.

A AAPM é nossa. A AAPM é sua. Contribua!

Olimpíada do Conhecimento

O SENAI Sorocaba já prepara os alunos que irão

participar da Olimpíada do Conhecimento em 18 modalidades, entre os dia 7 a 10 de novembro, no Anhembi - São Paulo. A orientação é do professor Jandir Farrapo.

O evento reúne alunos de diferentes áreas tecnológicas das escolas SENAI com o objetivo de melhorar a qualidade da educação profissional e proporcionar uma enriquecedora troca de experiências e conhecimentos. Os melhores alunos do SENAI SP competirão buscando o direito de representar o Estado na Olimpíada do Conhecimento Nacional, de onde sairão os representantes do Brasil na fase internacional, a WorldSkills Competition.

A 40ª WorldSkills Competition foi realizada em Calgary, Canadá, em 2009.

O ano de 2011 está muito positivo para o SENAI Sorocaba.

A nossa maravilhosa equipe de colaboradores recebeu novos membros. Os alunos se preparam para participar da Olimpíada do Conhecimento. A Copa SENAI já começou. Nosso time de futebol já ganhou os primeiros jogos e segue rumo ao bi-campeonato. A Banda Marcial tem se superado a cada apresentação e obtido novos títulos para a Escola.

Foi um semestre repleto de eventos. Comemoramos o Dia da Mulher, o Dia das Mães e o Dia Mundial da Água. Participamos pela primeira vez do projeto “24 horas de Caminhada”. A SIPAT movimentou toda a escola com atividades, palestras e um “game” muito animado.

Atravessamos o Atlântico para levar conhecimento e tecnologia à Guiné-Bissau.

E formamos mais profissionais para o mercado de trabalho.

Essas e tantas outras realizações foram possíveis devido à contribuição da AAPM.

Contribua com a AAPM e participe ativamente dos bons resultados da nossa escola.

Jocilei Oliveira

Presidente AAPM Diretor SENAI Sorocaba

Restauro – NPPH

O Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico (NPPH), sob coordenação da professora Alzira Rodrigues, atua em duas frentes: - O STT – Serviços Técnicos e Tecnológicos – presta assessoria às prefeituras e entidades na área de restauro, atendendo atualmente cinco cidades;

- As oficinas de restauro de prédios históricos e seus entornos, promovem a qualificação profissional e conhecimento técnico de jovens com vulnerabilidade social.

Desde 2010 foram capacitados 245 alunos nos cursos de carpinteiro, pintor, pedreiro e serralheiro restauradores, que atuaram nas cidades de São Luis do Paraitinga, São Sebastião, Iperó, Iguape, Itu e Itapeva. Na cidade de Taubaté, atuaram no Museu de Artes Sacras recuperando as imagens de escultura em madeira policromada.

Gente Nova no SENAI

Boas vindas aos novos colaboradores que integram a equipe do SENAI Sorocaba, desde janeiro.

Na foto, da esquerda para a direita: Pedro Soares (Coordenador de Atividades Técnicas), Rodrigo Oliveira (Técnico de Segurança do Trabalho), Sérgio Sanches (Técnico de Ensino), Everton Oliveira (Assistente Administrativo), Marcelo Amaral (Orientador de Prática Profissional), Danilo Oliveira (Técnico de Ensino), Susie Ferreira (Assistente Administrativo), Patrícia Rossi (Bibliotecária), Cibele Pessotti (Estagiária), Gisele Fernandes (Assistente Administrativo), Melissa Jacomini (Assistente Administrativo), Luciana Klarosk (Assistente Administrativo) e Bruna Nunes (Recepcionista).

E tem mais: Francisco Lourenço (Instrutor), Fabio Marius (Professor CAI), Maximiliano Pierin (Instrutor) e Nathaly Silva (Estagiária).

Campanha do Agasalho

Inverno Quente 2011 foi a campanha de solidariedade realizada pelo SENAI para arrecadar agasalhos e cobertores novos ou em bom estado para entidades carentes. Até o dia 6 de junho foram doadas 6.776 peças. Foram premiadas as turmas: M1B-B (manhã – prof. Nastri); T3B-A (tarde – prof. César); e Analista de Controle da Qualidade (noite – prof. Adriana). Destaque para a turma de Mecânica Automobilística - tarde (foto), que arrecadou mais agasalhos pela terceira campanha consecutiva.

(3)

5 4

24 Horas de Caminhada

No dia 8 de abril, o SENAI Sorocaba participou da 10ª Edição das “24 Horas de Caminhada” na pista do Paço Municipal, para celebrar o Dia Mundial da Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde. Mais de 30 professores, alunos e familiares se revezaram para completar a prova. O professor Geraldo Lima, monitor de atividades extracurriculares, recebeu o troféu das mãos do Prefeito Vitor Lippi. Geraldo participou durante toda a prova e concluiu que o empenho e a determinação são capazes de vencer qualquer desafio.

SENAI SOROCABA

FORMANDOS JUNHO 2011

CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

MECÂNICO DE USINAGEM CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CALDEIRARIA

CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

ELETRICISTA DE MANUTENÇãO CURSO TéCNICO MECATRôNICA

Copa SENAI 2011

Teve início a Fase Interclasses da Copa SENAI 2011 com a disputa de cinco modalidades esportivas - vôlei, basquete, futsal, tênis de mesa e xadrez - masculino e feminino.

As equipes vencedoras representarão a escola na Fase Regional no segundo semestre, e os melhores participam da Fase Estadual, viajando por todo o Estado para representar o SENAI Sorocaba.

O professor Marcelo Lemos, responsável pela Copa SENAI, conta que ao todo 81 escolas participam do campeonato.

Em 2010, nossa equipe de voleibol feminino

Inova Johnson Controls

O SENAI marcou presença na Semana de Inovação da empresa Johnson Controls apresentando quatro projetos inovadores – Web PET, Entalhe Automatizado, Aspirador de Pá e Medidor/ Cortador de Fios Automatizado. A empresa tem uma cultura forte para a inovação, tanto que os funcionários recebem uma bonificação para cada idéia apresentada e ainda concorrem a prêmios semestrais.

consagrou-se campeã estadual.

E mais importante do que ganhar prêmios, são os valores que o esporte proporciona para toda a vida, como a colaboração, o respeito, a disciplina e o trabalho em equipe. Esporte é saúde! Esporte é vida!

Participaram da exposição o professor Rodrigo e os alunos Kauê e Rodolpho.

Projetos PcD’s

O Projeto Empresa Metso mantém três salas de qualificação profissional com 30 alunos PcD’s físicos, auditivos e visuais, nos cursos de assistente administrativo, auxiliar de logística e almoxarife.

Ao final do projeto será analisado o desempenho dos alunos para efetivar sua contratação, ou recolocação no mercado de trabalho.

Em maio teve início duas turmas do novo Telecurso Profissionalizante em Mecânica para o grupo Schaeffler.

Biblioteca SENAI

Nossa biblioteca mantém 5.481 itens, entre livros técnicos, didáticos e literatura, além de revistas, jornais, cd’s, dvd’s e fitas de vídeo. Além de consultar e emprestar, o aluno também pode utilizar a estrutura da sala de estudos e sala de audiovisual para fazer trabalhos individuais ou em grupo. A bibliotecária Patrícia Rossi, apoiada pelo aluno Diego, está pronta para atender e dar boas dicas de leitura. Ela também solicita a contribuição dos alunos e funcionários na indicação de obras para melhorar o acervo da biblioteca.

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira 8h00 às 17h00

Contato:

Bibliotecária: Patrícia Rossi Email: biblioteca402@sp.senai.br Tel.: (15) 3233.5144 ramal 222

Banco de Currículos

Empresas de toda região procuram o SENAI Sorocaba para obter indicação de alunos formados ou em curso. Não perca tempo. Envie seu currículo para o e-mail servsocial402@sp.senai.br e aproveite as boas oportunidades que poderão surgir na sua carreira profissional.

Novo horário de atendimento:

Fechada para almoço 12h00 às 13h00

5 4

(4)

Dia Da Mulher

O SENAI homenageou todas as mulheres que embelezam a nossa Escola no dia 4 de março, Dia Internacional da Mulher. Alunas e funcionárias participaram do sorteio de brindes, degustação de bombons, exposição de produtos de beleza, foram maquiadas e ficaram ainda mais bonitas.

Dia Das Mães

Dia 6 de maio foi marcado por muita emoção para todas as mães que compareceram ao evento de confraternização e integração realizado no Salão Social do SENAI, com apresentações musicais de alunos, sorteios de brindes e coffee break. Parabéns, mamãe!

Palestra:

Cidadania Corporativa

Com uma linguagem jovem e abordagem que valoriza a autoestima dos adolescentes, o professor de relações humanas e saúde Ricardo Galhardo Blanco esteve no SENAI Sorocaba no dia 23 de março para falar aos alunos e funcionários, com o objetivo de enriquecer a formação da ética e da cidadania em suas vidas.

Dia Da Indústria

O SENAI abriu suas portas para comemorar o Dia da Indústria com o evento “Casa Aberta”, dia 25 de maio. Escolas do SESI e das redes pública e privada de ensino foram convidadas a conhecer as instalações e apresentações de trabalhos dos alunos. A Rádio Cruzeiro do Sul transmitiu o jornal ao vivo da escola entrevistanto alunos, funcionário e visitantes do evento.

SABESP-SENAI

Congratulações à turma de 24 alunos do curso de Aprendizagem Industrial para formação de Agente Administrativo SABESP – SENAI, no CEPROM de Itapetininga, pela apresentação de seus projetos nas áreas de: Gestão Ambiental; Gestão da Qualidade; Controle de Perdas; 3R’s; Voluntariado; e Segurança no Trabalho.

CORREIOS-SENAI

Uma parceria nacional entre a ECT – Empresa de Correios e Telégrafos – e o SENAI, dentro do programa Jovem Aprendiz, oferece formação profissional a 24 alunos na modalidade dual com o curso Auxiliar Administrativo. O programa tem a duração de 2 anos. Nesse curso, o aluno fica dois dias da semana na escola e três dias em uma agência dos Correios.

Auditoria Interna - PPRA

Aconteceu no mês de maio a Auditoria Interna da Qualidade e Meio Ambiente na escola SENAI Sorocaba, liderada pelo Auditor Professor Moretti. As ocorrências observadas durante a auditoria são registradas no sistema de gestão e devem ser tratadas com ações imediatas, corretivas ou preventivas.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) foi realizado por técnicos de segurança do SENAI-SP, que efetuaram vistoria na Escola e anotaram oportunidades de melhorias.

Olho No Portal

Aluno esperto está ligado em tudo o que acontece no portal do SENAI. Além de acessar seu boletim, planejamento das aulas, e informações dos cursos, o portal também é uma Rede Social!

Converse com seus amigos online, monte seu blog, participe de chats e fóruns, envie emails, divulgue suas fotos e muito mais. Se ainda não tem login e senha, procure o coordenador do seu curso. Acesse e salve o link em seus favoritos:

www.portal.sp.senai.br

Estágio Já!

O estágio supervisionado é atividade obrigatória nos cursos técnicos do SENAI. O aluno deve cumprir a carga horária mínima de 400 horas de estágio, no período máximo de cinco anos, contados a partir da matrícula. Só então, poderá obter o diploma e requerer o registro na entidade de classe, para ser reconhecido como técnico, atendendo exigência legal das empresas empregadoras.

(5)

8

SENAI na África

Depois de participar de um projeto de transferência tecnológica em Angola, em 2009, o professor Jackson Klarosk esteve na Guiné-Bissau, entre 3 de fevereiro e 14 de abril deste ano. Sua missão era ministrar curso de informática (hardware) aos formadores do Centro de Formação Profissional

Brasil-Guiné-Bissau. Através de um acordo do Ministério de Relações Exteriores, o Brasil exporta tecnologia para países menos desenvolvidos. Chamou atenção a pobreza do povo guineense que faz apenas uma refeição ao dia e possui uma expectativa de vida de apenas 40 anos de idade.

Banda Marcial Premiada

A Banda Marcial SESI SENAI Sorocaba fez bonito no Concurso de Bandas e Fanfarras de Capão Bonito – categoria juvenil, no dia 2 de abril e ganhou cinco prêmios pela sua excelente apresentação:

1º Lugar – Corpo Musical 1º Lugar – Corpo Coreográfico 1º Lugar – Baliza

1º Lugar– MÓR

3º Lugar– na Classificação Geral

Esse resultado é fruto do esforço contínuo de seus jovens integrantes coordenados pelo regente professor Vitor Canassa e pela coreógrafa Nívea Bárbara Sholfelder. Parabéns à Banda Marcial, que comemora oito anos de atividades, em 15 de maio, com mais de 300 apresentações!

Quer participar? Procure a ficha de inscrição na AAPM.

8 Patrocinadores (11) 4794.1888 Camisetas Promocionais (15) 3231.1700 (15) 3388.8668 (15) 3213.1154 (15) 3224.2848 (15) 3233.5410 Realização

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Otto: Este filósofo e teólogo toma como base para sua definição de religião a experiência religiosa e introduz na discussão um conceito que muito vai influenciar a compreensão

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *