• Nenhum resultado encontrado

O jardim de Eva: os estados alterados de consciência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O jardim de Eva: os estados alterados de consciência"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O jardim de Eva:

os estados alterados de consciência

Bárbara Sanches Esteves1

Beatriz Garcia Paço2

Dandara Aryane Martins de Lima e Silva3

Getúlio de Souza Barbosa Silva4

Jader da Cruz Fernandes5

Lucas Costa Vilela Ferreira6

Raíssa Cecília Escobar Gomes7

Resumo: O jardim de Eva é um projeto original e experimental em curta-metragem, que retrata os estados alterados de consciência de forma linear com eventos históricos, relacionados com o nascimento da humanidade como sociedade civilizada, junto com o nascimento dos estados alterados de consciência. O projeto tenta causar sensações que remetem aos estados alterados de consciência, fugindo do padrão de roteiro, argumento e filmagem.

Palavras-chave: semiótica; estados alterados de consciência; sacrifício; multidão; êxtase; sincronismo; Eva.

1. Introdução

1 Bárbara Sanches esteves é aluna do 5º semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e-mail: barbara.esteves123@hotmail.com.

2 Beatriz Garcia Paço é aluna do 5º semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e-mail: beatrizpaco8@gmail.com.

3 Dandara Aryane Martins de Lima e Silva é aluna do 5º semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e-mail: daanslima@gmail.com.

4 Getúlio de Souza Barbosa Silva é aluno do 5º semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e-mail: getuliosouza@live.com.

5 Jader da Cruz Fernandes é aluno do 5º semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e-mail: jadercfernandes@yahoo.com.br.

6 Lucas Costa Vilela Ferreira é aluno do 5º semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e-mail: lucascferreira@gmail.com.

7 Raíssa Cecília Escobar Gomes é aluna do 5º semestre do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e-mail: raissaescobar@hotmail.com.

(2)

Para a realização deste trabalho foi preciso fugir do padrão de normalidade e tentar vivenciar os estados alterados de consciência, como se o próprio projeto fosse um estado alterado de consciência.

O projeto foi realizado por meio de um curta-metragem “O jardim de Eva”, que mostra o nascimento dos estados alterados de consciência junto com a humanidade começando a viver em sociedade, de forma cronológica, relacionando com tempos históricos marcantes.

O curta apesar da linearidade, pode ser assistido e compreendido em qualquer ordem. É uma ideia original e experimental, portanto, poucas referências e autores, o projeto tenta fugir dos padrões de roteiro, argumento e filmagem, para criar algo original.

São cinco esquetes com quatro temas: sacrifício, multidão, êxtase e sincronismo (pânico foi vivenciado na realização do projeto), retratados em referências históricas, tomando como base os filmes “Gladiador”, “Spartacus”, “O pianista” e “O Iluminado”.

2. O jardim de Eva

O jardim de Eva, através de um curta-metragem, representa o nascimento dos estados alterados de consciência simultaneamente com o nascimento da humanidade, como duas coisas interligadas.

O enquadramento do curta é de tonalidade escura para remeter ao passado, para criar a ideia de algo antigo, como se fosse um filme em preto e branco para trazer a ideia de arquétipo, algo muito antigo mas que ainda está presente na atualidade.

As variações do enquadramento de gerais para subjetivos são para dar a impressão de um momento em que a humanidade se distância para observar os eventos um pouco mais de longe, em que as coisas correm normais e sem interferências, e para perceber que quando chega o ápice, o foco é o indivíduo, alguém que não está combinando com os demais, como nas revoluções e em eventos que inicialmente foram considerados loucura mas depois viraram ideologia (DARNTON, 2010).

(3)

O curta foi gravado em uma quadra para trazer a ideia de jogo, onde o nascimento da humanidade ocorre em meio a um jogo com regras estabelecidas, aprovadas e aceitas, e os estados alterados de consciência são as infrações a essas regras, mas esse jogo não é estático, suas regras variam ao passar do tempo.

O réquiem do Mozart foi escolhido como trilha para brincar com a ideia de nascimento e funeral, suas nuances se encaixando durante as esquetes, e ao mesmo tempo fazendo uma alusão ao primeiro fator de criação de cultura da sociedade, o funeral, a primeira tentativa do homem de lidar com a morte, criando rituais, mitos e religiões.

2.1. Primeira representação: Sacrifício - Gladiador e Spartacus

Eva é humana mas está nos anos iniciais da humanidade vivendo em sociedade, ela ainda possui um lado primitivo. Esse lado primitivo se manifesta na violência, mas para viver em sociedade o ser humano precisa controlar esse lado primitivo e violento, o controle vai ser feito por meio de vítimas alternativas para satisfazer os impulsos violentos, essas vítimas são o sacrifício.

O Sacrifício se dará em dois momentos. No primeiro, Eva nasce e é sacrificada por animais que representam os estados alterados de consciência, na sua morte os EAC8 assumem o controle.

Do início da sociedade civilizada para o ambiente do segundo sacrifício, temos o período dos grandes impérios como a Roma de César. Eva está sentada e ordena o sacrifício de um dos animais ao seu redor, fazendo o mesmo sinal de César para os gladiadores, uma alusão ao Coliseu e o espetáculo para as massas de luta e sangue entre homens e animais.

2.2. Segunda representação: Multidão – Chantal Beauchamp

Dos grandes impérios, de uma forma linear, vamos para a Revolução Industrial que é a próxima grande mudança para a sociedade.

Na Revolução Industrial inicia-se a concentração de pessoas, o consumo e a ideia de proletariado. As garrafas em cena representam o consumo, o acumulo de coisas de forma exagerada.

(4)

A aglomeração de pessoas e coisas sufoca Eva, a multidão a oprime e ela tenta escapar, mas ela não consegue sua válvula de escape é ceder aos EAC9.

2.3. Terceira representação: Êxtase – O pianista

O êxtase é a terceira representação do Jardim de Eva, ele começa com uma pessoa ou instituição, influenciando outro e depois do outro, nos remetendo ao uso de drogas e a epidemia do uso de remédios controlados.

O próximo evento retratado são as duas grandes guerras mundiais. As cordas representam a aliança entre países que sustenta as guerras, as guerras não acontecem sem alianças, um país se influência pela causa do outro. É a era do capitalismo e das revoluções.

Um país sozinho é seduzido pelo outro país principal que está em estado alterado de consciência, e vai levar os outros países a um EAC coletivo.

2.4. Quarta representação: Sincronismo – O Iluminado e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

A cena de encerramento foi inspirada na cena final do filme “O Iluminado” de Stanley Kubrick (1980) em sua essência e sua estética foi inspirada no filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” de Jean-Pierre Jeunet, é uma fotografia viva que remete ao tempo histórico atual.

Os personagens animalizados da foto estão estáticos, só a Eva, que também está meio animalizada, destoa dos demais ao se movimentar por eles, ela já cedeu aos estados alterados de consciência. Os personagens estáticos representam o passado e os arquétipos, Eva no hoje interage com o passado mas na visão atual.

No fim Eva deixa de estar em conflito com os outros personagens e se enquadra na fotografia, ela voltou a normalidade, ao que é considerado normal hoje, pois, entrar em estado alterado de consciência é ultrapassar o limite do que é considerado normal e depois voltar para o limite.

3. Considerações finais

(5)

Estados alterados de consciência são uma das raízes culturais da sociedade que ocorrem quando saímos temporariamente do que é considerado normalidade.

O jardim de Eva retrata os estados alterados de consciência tentando causar sensações que remetem aos EAC10, presentes no nosso cotidiano desde o

início da sociedade civil.

4. Referências Bibliográficas

BEAUCHAMP, Chantal. Revolução Industrial e Crescimento Econômico no

séc XIX. São Paulo: Edições 70, 1998.

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette – mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia de Bolso, 2010.

JEUNET, Jean-Pierre. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Lumière. França, 122 minutos, 2001.

KUBRICK, Stanley. O Iluminado. Warner Bross, Estados Unidos, 146 minutos, 1980.

KUBRICK, Stanley; MANN, Anthony. Spartacus. Universal Pictures. Estados Unidos, 183 minutos, 1960.

POLANSKI, Roman. O pianista. Focus Features e Studio Canal. França, Reino Unido, Alemanha e Polônia, 148 minutos, 2002.

SCOTT, Riddley. Gladiador. Columbia Pictures do Brasil. Estados Unidos e Reino Unido, 155 minutos, 2000.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Este trabalho teve por objetivo estudar a viabilidade de utilização dos taninos da casca de acácia negra (Acacia mearnsii) e da madeira de Eucalyptus pellita, como adesivo

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Em cada criança foram avaliados: idade, gênero, percentil de peso, radiografia simples de tórax, ultrassonografia de tórax, tomografia computadorizada de tórax,

Portanto, com base nos presentes resultados, não houve infectividade da bactéria nos tecidos nem foram encontradas evidências de patogenicidade e toxicidade durante a necropsia

Tabela C.9 – Tabulação dos resultados do Residencial Horto do Carvalho I continuação ITEM Circulação pior Circulação igual Tráfego melhor Tráfego pior Tráfego igual