• Nenhum resultado encontrado

PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA 3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Página 1

É uma forma de os professores

do Colégio Platão contribuírem

com seus alunos, orientando-os

na resolução das questões do

vestibular da UEM.

Este caderno ajuda o vestibulando

no processo de aprendizagem

porque comenta a resolução de

cada questão de forma clara e

objetiva.

No final, temos o comentário

de cada disciplina, feito pelos

professores do Colégio Platão.

(2)

ARTE

01. Sobre a arte da Grécia Antiga, assinale o que for correto. 01) Por questões de ordem religiosa, os gregos

não desenvolveram nenhum tipo de pintura. 02) A escultura grega teve como uma de suas

origens a escultura egípcia.

04) As cópias de esculturas gregas realizadas pelos artífices romanos possuíam grande grau de inventividade, portanto não podem ser consideradas fi dedignas.

08) A partir do período Clássico, atingindo d e t e r m i n a d o d o m í n i o d a t é c n i c a n a representação do real, a escultura grega não sofreu nenhuma alteração posterior.

16) Durante o período denominado arcaico, os artífices gregos ainda praticavam uma escultura com certa rigidez formal.

Resposta: 18 – nível fácil.

01) INCORRETA. A pintura grega encontra-se especialmente na arte cerâmica. Os vasos gregos são conhecidos também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, os vasos eram usados para armazenar entre outras coisas vinho, azeite, água e mantimentos.

02) CORRETA. Ao entrar em contato com a civilização egípcia os gregos sentiram grande admiração pela produção artística desses povos, assim, inicialmente, imitaram os egípcios em suas criações artísticas.

04) INCORRETA. Os escultores romanos adaptaram as cópias gregas ao gosto romano que se preocupavam em fazer uma representação bastante realista.

08) INCORRETA. A escultura grega possui três períodos: Arcaico, Clássico e Helenístico. No período helenístico (posterior ao clássico) a e s c u l t u r a a p r e s e n t a v a t r a ç o s b e m característicos e sofreu grandes alterações: as estátuas passaram a representar movimento, ocorre o início do nu feminino e aparece mais de uma fi gura na mesma estátua. No referido período ainda ocorre a representação, sob forma humana, de conceitos e sentimentos como a paz, o amor, a liberdade, a vitória etc. 16) CORRETA. No período arcaico os gregos

começaram a esculpir em mármore grandes fi guras de homens. Inicialmente aparecem as esculturas simétricas, em rigorosa posição frontal, com peso do corpo igualmente

distribuído sobre as duas pernas. Esse tipo de estátua é chamado Kouros (palavra grega: homem jovem).

02. Sobre a arquitetura do Movimento Moderno, assinale o que for correto.

01) Uma das obras mais conhecidas do arquiteto francosuíço Le Corbusier é a Villa Savoie. 02) De um modo geral, os arquitetos desse

movimento preconizavam o retorno à cidade tradicional europeia.

04) Os arquitetos desse movimento reuniam-se nos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna (CIAM), para debater os modelos de cidade e de arquitetura.

08) O denominado plano piloto de Brasília foi obra do arquiteto brasileiro Oscar Niemayer. 16) A cidade de Chandigard, capital do Paquistão,

foi projetada pelo arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright.

Resposta: 05 – nível difícil.

01) CORRETA. A Villa Savoye, Maison Savoye ou residência Savoye é uma casa projetada na França pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier em 1928, considerada um dos ícones maiores da arquitetura moderna no século XX.

02) INCORRETA. A cidade moderna, símbolo de uma nova fase na construção do espaço urbano, passa a valorizar a monumentalidade dos edifícios, fazendo apologia à construção de prédios altos e isolados em locais de destaque. E também quebra o laço com o passado, negando as formas tradicionais de construção dos edifícios e cidades, fazendo uma arquitetura diferente, liberta e oposta a qualquer continuidade histórica.

04) CORRETA. Os Congressos Internacionais da Arquitetura constituíram uma organização e uma série de eventos organizados pelos principais nomes da arquitetura moderna internacional a fi m de discutir os rumos a seguir, nos vários domínios da arquitetura (paisagismo, urbanismo, exteriores, interiores, utensílios e outros).

08) INCORRETA. O plano piloto de Brasília foi projetado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa (1902-1998), vencedor do concurso em 1957 para o projeto urbanístico da Nova Capital. 16) INCORRETA. A cidade indiana de Chandigard

foi projetada por Le Corbusier em parceria com seu primo, Pierre Jeanneret.

(3)

Página 3

03. Em relação à arquitetura na Grécia Antiga, assinale o que for correto.

01) Os construtores gregos desconheciam o arco e praticavam exclusivamente o sistema arquitravado.

02) O interior dos templos gregos era um espaço público democrático, ao qual todos os fi éis tinham acesso.

04) Mesmo sendo uma convenção artística, o intercolúnio não era praticado de maneira rígida e possuía variações.

08) Os templos denominados tholos possuíam o frontão mais artisticamente elaborado que os demais templos.

16) A ordem denominada jônica era mais ornamentada que a ordem dórica.

Resposta: 20 – nível difícil.

01) INCORRETA. O uso do arco surge com as civilizações da Antiguidade, embora o Antigo Egito, a Babilônia, a Grécia Antiga e a Assíria o tenham restrito a construções no subsolo. Por outro lado a sua arquitetura exterior é, sobretudo, caracterizada por uma tipologia onde se conjuga o uso da coluna com a viga horizontal (sistema arquitravado). São mais tarde os romanos quem irão utilizar o arco em grande escala.

02) INCORRETA. Os templos gregos eram construídos não para reunir pessoas em seu interior para cultos religiosos, mas para proteger da chuva ou do sol as esculturas de suas divindades.

04) CORRETA. O intercolúnio (espaço entre as colunas) não era praticado de maneira rígida e possuía variações de acordo com as cinco classes de templo (Vitrúvio 1960, p.78-86). 08) INCORRETA. O templo Tholos é um tipo de

templo grego de planta circular e rodeado de colunas, não possuindo, portanto, frontão triangular. (Vide imagem no site: http://www. goddess-thena.org/Museum/Temples/Delphi / Tholos_reconstruction_ S.html)

16) CORRETA. Dentre as ordens dórica, jônica e coríntia, a dórica (a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas) é a mais simples e também despojada de ornamentos; assenta-se diretamente no piso e termina num capitel muito simples. Já a coluna jônica possui uma base saliente; seu capitel possui uma voluta que é um ornato em forma de espiral e seu entablamento é mais requintado.

04. Sobre a pintura europeia de vanguarda do fi nal do século XIX e início do século XX, assinale o que for correto.

01) O movimento artístico que inaugurou esse período foi o Fauvismo.

02) Com a criação da fotografi a, muitos artistas serviramse dessa técnica para auxiliá-los na pintura.

04) Os impressionistas romperam por completo com a técnica de representação chamada de perspectiva científi ca.

08) A divulgação, no Ocidente, da arte japonesa infl uenciou muitos pintores europeus.

16) O pintor neerlandês Van Gogh foi o criador do movimento denominado Escola de Barbizon. Resposta: 10 – nível médio.

01) INCORRETA. O Expressionismo, movimento que tem início entre 1904 e 1905, é considerado o primeiro movimento de vanguarda na pintura.

02) CORRETA. Com o surgimento da fotografi a (no início do século XIX), os pintores tiveram que se adaptar a nova forma de produzir imagens, especialmente os retratistas. 04) INCORRETA. É certo que o Impressionismo

foi um movimento artístico que revolucionou a pintura, porém o abandono da perspectiva só irá acontecer a partir do Cubismo de Picasso e Braque.

08) CORRETA. A pintura japonesa infl uenciou os artistas europeus. Um exemplo é Van Gogh que mudou seu esquema de cores após entrar em contato com a mesma. Outro exemplo é do pintor francês Claude Monet, provavelmente o primeiro artista ocidental da era moderna a incorporar a infl uência da gravura japonesa. 16) INCORRETA. A chamada escola de Barbizon

foi um movimento artístico que se sucedeu entre os anos de 1830 e 1870, integrado por um conjunto de pintores franceses que se estabeleceu próximo ao povoado de Barbizon, aos arredores do bosque de Fontainebleau. Seus líderes são Theodore Rousseau e Jean-François Millet.

05. Sobre a arte no Egito Antigo, assinale o que for correto.

01) No Egito Antigo, praticava-se uma arte baseada em convenções. Tal civilização nunca conheceu um período em que a representação pudesse ser considerada realista.

(4)

02) A c o n s t r u ç ã o d a s p i r â m i d e s e s t e v e predominante baseada no trabalho escravo. 04) Muito do que se conhece da arquitetura

egípcia pode ser considerado, desde a sua denominação, de “arquitetura monumental”. 08) Os egípcios desconheciam o adobe, que

foi um material de construção usado com frequência na Mesopotâmia.

16) Um dos principais sistemas construtivos empregados pelos construtores egípcios foi o sistema arquitravado.

Resposta: 20 – nível médio.

01) INCORRETA. A arte do Antigo Egito esteve fundamentalmente a serviço da religião e da realeza. Essa arte obedeceu a cânones precisos ao longo dos seus três mil anos de existência, sendo desvalorizada a inovação. Uma das convenções mais importantes a seguir era a Lei da frontalidade (a figura humana tinha o tronco representado de frente, enquanto cabeça, pernas, pés e olhos de perfil). Durante o período de Amarna, que corresponde às inovações religiosas de Akhenaton, os artistas rompem com as antigas convenções e aproximam-se de uma arte que almeja o realismo.

02) INCORRETA. A construção das pirâmides era realizada por trabalhadores fi xos, temporários e/ou assalariados.

04) CORRETA. A arte egípcia preocupou-se em expressar a riqueza e o poder dos governantes, destacando-se a arquitetura monumental, a decoração de templos e túmulos com relevos, pinturas e estátuas, a confecção de vasos de pedra e a ourivesaria.

08) INCORRETA. Os materiais básicos utilizados nas construções pelos egípcios foram o adobe – pequeno bloco semelhante ao tijolo, preparado com argila crua, secada ao sol –, usado nas construções urbanas, e a pedra com que se edifi cavam tumbas e templos. 16) CORRETA. O sistema de construção dos

egípcios era o arquitravado: grandes lajes de pedra, que constituíam a arquitrave, dispunham-se horizontalmente sobre os elementos de sustentação, pilares ou colunas. Em sua forma básica, esses traços arquitetônicos mantiveram-se até a decadência da civilização egípcia.

06. A música se estrutura principalmente de acordo com regras que postulam a organização de seus materiais básicos constitutivos, como classes de alturas, durações, intensidades e timbres. Tais regras de organização se modifi caram ao longo da história da música por inúmeros fatores. Com base nesses dados, assinale o que for correto. 01) O c a n t o g r e g o r i a n o o u c a n t o c h ã o é

classificado como música polifônica, pois apresenta melodias diferentes cantadas simultaneamente.

02) A música do período denominado Classicismo é quase sempre monódica.

04) A música da Renascença é considerada por inúmeros autores como o apogeu da música polifônica. Esta buscava a homogeneidade e o equilíbrio entre as várias linhas melódicas que constituem a textura musical.

08) No período Barroco, dá-se o estabelecimento defi nitivo da música instrumental, inclusive iniciando a formação dos grupos sinfônicos que, posteriormente, terão a sessão de cordas como núcleo central.

16) Na primeira fase do período Barroco, desenvolve-se fortemente a ideia de melodia acompanhada, na qual o ritmo melódico irá seguir de forma precisa a prosódia textual, o que deu origem ao que será conhecido como recitativo.

Resposta: 28 – nível difícil.

01) INCORRETA. O canto gregoriano ou cantochão, é uma melodia sem acompanhamento em que são cantados os textos da liturgia católica romana, possui uma única linha melódica, portanto é monofônico.

02) INCORRETA. Música monódica significa música de canto simples, a uma voz, sem acompanhamento; diferente da música do Classicismo (1750 e 1810). É o período d e H a y d n e M o z a r t , b e m c o m o d a s composições iniciais de Beethoven. A música clássica mostra-se refi nada e elegante. Os compositores procuram realçar a beleza e a graça das melodias. A orquestra está em desenvolvimento e a música instrumental passou a ter maior importância que a vocal. 04) CORRETA. A música renascentista é de estilo

polifônico, ou seja, possui várias melodias tocadas ou cantadas ao mesmo tempo. Dentre os principais compositores estão: Palestrina (1525-1594) e Cláudio Monteverdi (1567-1643).

(5)

Página 5

Resposta: 10 – nível médio.

01) INCORRETA. Os romanos realizavam pinturas afresco, utilizando como tema conquistas militares, cenas religiosas, cotidianas e também mitológicas.

02) CORRETA. Os domus (residências maiores, unifamiliares e destinadas às camadas mais ricas, normalmente situadas em pontos mais altos das cidades). As paredes e, por vezes o teto, eram decorados com afrescos. O chão era pavimentado com tijolos de terracota, mosaicos ou mármore.

04) INCORRETA. A insula era a residência d e s t i n a d a à s c l a s s e s s o c i a i s m e n o s favorecidas. Eram pequenas e geralmente abrigavam famílias inteiras em apenas um único quarto.

08) CORRETA. Os artífi ces romanos buscavam representar em suas obras a realidade, mas também um ideal de beleza.

16) INCORRETA. A técnica de pintura de afresco é assim denominada por tratar-se de uma pintura com pigmentos à base de água, feita sobre argamassa ainda fresca de cal queimada e areia.

08. O início do século XX caracterizou-se por uma busca de novas formas de organização que dessem conta de estruturar o pensamento musical, que não podia mais se sustentar a partir do sistema tonal. Dentro desse panorama, assinale o que for correto.

01) Comparando o aspecto melódico do repertório do início do século XX com as longas e sinuosas melodias do Romantismo imediatamente anterior, podemos afi rmar que as melodias do início do século XX, quando existentes, eram mais curtas, apresentavam grandes saltos melódicos e eram construídas com intervalos geralmente dissonantes.

02) Foi um período que apresentou poucas transformações, devido a grandes crises criativas enfrentadas por compositores, como J. Sibelius e J. Strauss.

04) O ritmo passa a ser explorado de forma mais ampla, com o emprego de métricas não usuais, acentuações em tempos fracos, mudanças de compasso bruscas, uso de polirritmias, entre outros recursos.

08) A preocupação com o timbre é muito maior, deixando de ser um parâmetro, por muitas vezes, ornamental e passando a ser parte estruturante do discurso musical.

08) CORRETA. Durante o período barroco, a música instrumental passou a ter maior importância. A orquestra tomou forma. No início a palavra ‘orquestra’ era usada para designar um conjunto formado ao acaso, com os instrumentos disponíveis no momento. Mas no século XVII, o aperfeiçoamento dos instrumentos de cordas, principalmente os violinos, fez com que a secção de cordas se tornasse uma unidade independente. Os violinos passaram a ser o centro da orquestra, aos quais os compositores acrescentavam outros instrumentos: fl autas, fagotes, trompas, trompetes e tímpanos. Um traço constante nas orquestras barrocas, porém, era a presença do cravo ou órgão como contínuo, fazendo o baixo e preenchendo a harmonia. Novas formas de composição foram criadas, como a fuga, a sonata, a suite e o concerto. Principais

Compositores Barrocos: A. Corelli

(1653-1713), A. Scarlatti (1660-1755), A. Vivaldi (1678-1741), D. Scarlatti (1685-1757), J. S. Bach 1750), G. F. Haendel (1685-1759).

16) CORRETA. A 1ª fase do Barroco (1580-1630) é marcada pela realização de recitativos (forma de fala usada na ópera e no oratório para alguns diálogos ou narrativas. As palavras são declamadas sem ritmo determinado, embora sejam frequentemente escritas) e pela ênfase na interpretação da música vocal, das palavras do texto, na tentativa de encontrar novos meios de expressão musical.

07. Sobre a arte na Roma Antiga, assinale o que for correto.

01) Os romanos não faziam pinturas afresco com temas religiosos, servindo-se apenas de temas mitológicos.

02) O domus possuía a maioria das suas paredes internas ornamentada com afrescos.

04) A insula era a residência destinada às classes sociais mais abastadas e, por essa razão, possuía grandes espaços destinados a demonstrar a importância social de seu proprietário.

08) N a m a i o r i a d a s v e z e s , o s a r t í f i c e s romanos esculpiam buscando aproximar esteticamente a representação daquilo que era representado.

16) A técnica de pintura afresco é assim denominada porque é realizada sobre uma superfície que não recebia nenhum tipo de tratamento.

(6)

16) As ordens em arquitetura eram resultantes de uma convenção estética rígida e não comportavam nenhuma variação.

Resposta: 12 – nível médio.

01) INCORRETA. Na arquitetura romana houve desenvolvimento em relação à grega. Como exemplo temos o uso frequente dos arcos e abóbadas que ampliaram o espaço interno, além disso, começou-se a usar concreto e tijolo queimado no fogo o que contribuiu para que os romanos construíssem templos em escala com que os gregos nem sonhavam.

02) INCORRETA. Os aquedutos eram pontes que levavam água limpa às cidades. Como exemplo pode-se citar o aqueduto romano Le Pont Du Gard com 50 km de extensão, conduzia água até Nimes (França) por cima do rio Gard. 04) CORRETA. O Panteão, templo (construído no

século IId.C.) dedicado a todos os deuses, é um dos mais admiráveis edifícios romanos. Possui uma planta circular fechada por uma cúpula. As suas paredes têm 75 centímetros de espessura e seu piso é levemente inclinado para permitir o escoamento das águas pluviais. 08) CORRETA. “Um dos legados culturais mais

importantes deixados pelos etruscos aos romanos foi o uso do arco e da abóbada nas construções. Esses dois elementos arquitetônicos permitiam aos romanos criar amplos espaços internos, livres do excesso de colunas”. (Graça Proença. História da Arte, p.44, 2009).

16) INCORRETA. Os romanos cultivaram as tradicionais ordens gregas (dórica, jônica e coríntia), mas criaram mais duas: a toscana, uma espécie de ordem dórica sem listrar a fuste, e a composta, com um capitel criado a partir da mistura de elementos jônicos e coríntios. Um bom exemplo de utilização de ordens romanas é o templo Maison Carrée, localizado na cidade francesa de Nimes construído durante o império romano (c. 16d.C.).

10. A Semana de Arte de 1922, realizada na cidade de São Paulo, é considerada como um importante marco para a história da arte moderna brasileira. Nesse contexto, assinale o que for correto. 01) Foi antecedida por um período de progresso

técnico, em virtude da criação de novas fábricas, o que contribuiu para impulsionar um ideal artístico que tivesse maior compromisso com a civilização técnica.

16) A harmonia tonal é adaptada e encontra-se presente em grande parte dos compositores dodecafônicos, principalmente da Segunda Escola de Viena.

Resposta: 13 – nível difícil.

01) CORRETA. Uma das principais características da música erudita durante o século XX foi o uso cada vez mais frequente de acordes dissonantes, as melodias são curtas e fragmentadas.

02) INCORRETA. Nesse período ocorreu uma revolução na música. Além de o rádio ter se popularizado, foram desenvolvidas novas mídias e tecnologias para gravar, capturar, reproduzir e distribuir música. Assim, a música do século XX trouxe liberdade e maior experimentação com novos gêneros musicais e formas que desafiaram os dogmas dos períodos anteriores.

04) CORRETA. A maior preocupação com os timbres gera a inserção de sons estranhos, intrigantes e exóticos; fortes contrastes, às vezes até explosivos; uso mais enfático da seção de percussão; sons desconhecidos tirados de instrumentos conhecidos; sons i n t e i r a m e n t e n o v o s , p r o v e n i e n t e s d e aparelhagens eletrônicas e fi tas magnéticas. 08) CORRETA.

16) INCORRETA. Os compositores dodecafônicos não utilizam o sistema tonal. O Dodecafônico é uma técnica de composição criada por Schoenberg. Esta técnica utiliza-se dos doze sons e foge do sistema tonal tradicional, bem como da harmonia tradicional. A composição dodecafônica tem como base a série escolhida livremente. O compositor usa os 12 semitons da escala cromática na ordem que bem entender.

09. Sobre a arquitetura da Roma Antiga, assinale o que for correto.

01) Os templos romanos eram cópias dos templos gregos, com poucas variações.

02) Os aquedutos eram construções destinadas a abastecer com água potável os banheiros das residências romanas.

04) O templo conhecido pelo nome de Panteão, com uma abertura em sua cúpula, possuía um sistema interno para escoar a água pluvial. 08) Os construtores romanos praticavam o arco

e a abóbada, mas não foram os inventores desses sistemas construtivos.

(7)

Página 7

02) No campo da música, Carlos Gomes foi o principal expoente, sendo sua ópera “Il Guarany” considerada como uma das mais importantes representações dos valores e ideais autenticamente brasileiros.

04) A chegada de grande número de imigrantes e o crescimento econômico do período também foram fatores que contribuíram para a modifi cação de valores sociais que posteriormente iriam embasar os ideais artísticos da Semana.

08) Monteiro Lobato foi um grande incentivador dos artistas da Semana de 1922, tendo elogiado o trabalho de Anita Malfatti em várias críticas jornalísticas.

16) Oswald de Andrade foi um grande articulador do movimento, alertando para a importância dos valores presentes no manifesto Futurista de Marinetti, mas também discorrendo sobre a importância de valorizar as raízes nacionais. Resposta: 21 – nível fácil.

01) CORRETA. No início do século XX, houve no Brasil um expressivo desenvolvimento e c o n ô m i c o e t r a n s f o r m a ç õ e s s o c i a i s consequüentes do convívio com culturas diferentes. O país vivia novos tempos e os artistas e intelectuais da época desejavam afinar a arte e a cultura com esse novo Brasil.

02) INCORRETA. Carlos Gomes, compositor de O Guarany, viveu entre 1836-1896, não pertencendo, portanto, ao grupo dos modernistas.

04) CORRETA. As crises na produção cafeeira, a prosperidade da borracha, a industrialização, o crescente número de imigrantes e consequente urbanização da região Sudeste, foram algumas das transformações no fi m do século XIX e início do século XX, que ampliaram o espaço para a produção e o consumo de arte, contribuindo então, para embasar os ideais artísticos da Semana.

08) INCORRETA. No seu artigo Paranóia ou

Mistificação Monteiro Lobato tece duras

críticas ao trabalho de Anita Malfati.

16) CORRETA. Oswald de Andrade, já em 1912, começa a ponderar sobre o Manifesto Futurista, de Marinetti, que propõe “o compromisso da literatura com a nova civilização técnica”. Além disso, Oswald de Andrade alerta para a valorização das raízes nacionais, que devem ser o ponto de partida para os artistas brasileiros. Deste modo, cria movimentos,

como o Pau-Brasil, escreve para os jornais expondo suas ideias renovadoras e de grupos de artistas que começam a se unir em torno de uma nova proposta estética.

11. Sobre a arte europeia da Idade Média, assinale o que for correto.

01) No Ocidente do início da Idade Média, com o gradual desaparecimento da estrutura social e política do Império Romano, a produção artística conheceu uma transformação na maneira de representação do real.

02) O artista desse período desfrutava de um grande prestígio social, tendo sido, muitas vezes, enobrecido com títulos pela realeza. 04) O Império Romano do Oriente, denominado

de Império Bizantino, possuía, por questões religiosas, uma relação com a representação artística que era diferente daquela do Ocidente.

08) Durante todo esse período, a técnica mais praticada para a representação artística foi a pintura a óleo.

16) As denominadas iluminuras eram uma técnica de pintura bastante difundida durante esse período.

Resposta: 21 – nível fácil.

01) CORRETA. Na Idade Média a concepção de mundo é dominada pela fi gura de Deus proposto pelo cristianismo (teocentrismo). A igreja como representante de Deus na Terra tinha poderes ilimitados. Perde-se interesse pela representação realista do mundo. Com base nos dogmas da igreja, a arte e os artistas tornaram-se seus servos.

02) INCORRETA. Na Idade Média os artistas não eram reconhecidos e também não se interessavam em adquirir fama, era muito frequente não assinarem suas obras. A grande maioria das obras nesse período não tem autoria defi nida, pois, de acordo com o alto clero medieval, o autor verdadeiro era Deus. 04) CORRETA. O objetivo da arte bizantina

(oriente) era o de expressar a autoridade máxima do imperador, era o representante de Deus, considerado sagrado. Assim, ela passa a se apresentar suntuosamente, exibindo uma natureza de poder e riqueza. Era o Imperador que estabelecia e organizava a arte, colocando o artista como simples executante do fazer artístico. Já o artista românico (ocidente), por se interessar exclusivamente pela alma,

(8)

preocupava-se em disseminar em seus trabalhos os dogmas da igreja, na tentativa de iniciar novos fi eis no catolicismo.

08) INCORRETA. A técnica de pintura utilizada na Idade Média era o afresco. O “AFRESCO” é um tipo especial de pintura mural onde o pigmento puro da cor, em forma de pó, é misturado com água numa superfície que tenha sido revestida recentemente com nata de cal ou gesso ainda úmido. Essa técnica de pintura é conhecida como “buon fresco” ou afresco verdadeiro. 16) CORRETA.

12. O desenvolvimento tecnológico foi um fator que transformou sensivelmente a arte do século XX. Com base nessa afi rmação, assinale o que for correto. 01) Já no final do século XIX, inúmeros

c o m p o s i t o r e s s e i n t e r e s s a r a m p e l a s possibilidades geradas pelo gravador, que significou uma sensível transformação da estética musical do período.

02) No fi nal dos anos 1940, são realizadas as primeiras experiências com gravadores de áudio, encabeçadas pelo compositor e engenheiro francês Pierre Schaeffer.

04) As técnicas de manipulação sonora utilizadas pelos compositores do fi nal dos anos 1940 foram obtidas de processos já presentes e amplamente utilizados pela indústria da música popular, no período.

08) O período de desenvolvimento tecnológico ocorrido em meados das décadas de 1940 e 1950 foi centrado na busca sistemática de uma estética que valorizasse as culturas folclóricas de cada país, impulsionada pelo surgimento de estudos etnográficos que passaram a ocorrer em várias partes do mundo.

16) As duas vertentes musicais mais importantes da música apoiadas no desenvolvimento tecnológico do fi nal dos anos 1940 são a Música Concreta, encabeçada pelo compositor francês Pierre Schaeffer, e a Música Eletrônica, desenvolvida pelos compositores do estúdio de Colônia, na Alemanha.

Resposta: 18 – nível difícil.

01) INCORRETA. O primeiro gravador surge em 1938 e não no século XIX.

02) CORRETA. Pierre Schaeffer (1910-?), compositor e escritor francês fez estudos como técnico de rádio. Em 1948, foi o pioneiro em estudos com gravadores de áudio.

04) INCORRETA. As técnicas de manipulação sonora utilizadas pelos compositores do fi nal dos anos 1940 foram realizadas pela primeira vez por Pierre Shaeffer.

08) INCORRETA. Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ocorreu o desenvolvimento tecnológico a vários níveis. O desenvolvimento tecnológico que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial foi determinante para o progresso da música eletrônica. Desta forma entre as décadas de 40 e 50 surge a música eletrônica, a música concreta, o computador também utilizado para fazer música eletroacústica.

16) CORRETA. A composição da música eletrônica começou nos primeiros anos da década de 50 e teve como precursor um estúdio de música concreta estabelecido em Paris, em 1948, por Schaeffer e Henry. Estúdios para a composição da música eletrônica foram fundados em Colônia e Milão, assim como em muitos outros centros europeus e norte-americanos. A música concreta – música gravada em fi ra que usava como matéria-prima sons preexistentes produzidos naturalmente foi encabeçada por Pierre Shaeffer.

13. “Para descrever um estilo em arquitetura, é preciso descrever suas características próprias. Mas as características, por si sós, não constituem um estilo. É necessário que haja uma idéia central atuando em todas elas.” (PEVSNER, Nikolaus. Panorama da arquitetura ocidental. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 46).

Com base nessa afirmação, assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a arquitetura europeia medieval.

01) A abóbada de berço é a forma mais engenhosa para cobrir grandes vãos, sendo superior à abóbada de aresta.

02) Os mestres construtores do estilo gótico possuíam prestígio social, tendo tido, muitas vezes, uma atuação profi ssional para além das fronteiras da sua região de origem. 04) As igrejas bizantinas eram austeras no interior

e ricamente ornamentadas no exterior, com uso de relevos e esculturas.

08) Além de imagens com temas religiosos, as igrejas góticas possuíam imagens com temas profanos. 16) A Espanha islâmica não desenvolveu uma

arquitetura original. Os mestres construtores dessa região tomavam como modelo a arquitetura romana.

(9)

Página 9

Resposta: 10 – nível médio.

01) INCORRETA. A abóbada de berço é construída como um contínuo arco de volta perfeita. Possuía a desvantagem de que o excesso de peso no teto de alvenaria causava grandes desabamentos, além disso, apresentava pouca luminosidade devido às janelas serem pequenas. A abóbada de arestas (formada pela intersecção de duas abóbadas de berço) proporcionavam maior leveza e uma maior iluminação.

02) CORRETA. Motor de um sistema espacial no qual o dinamismo e a leveza das estruturas e a luminosidade dos ambientes adquirem uma importância ou valor revolucionário, a arquitetura gótica combinou funcionalidade e estética num só corpo orgânico, conquista só reconhecida depois de séculos pela história da cultura.

04) INCORRETA. As igrejas eram ricamente decoradas no seu interior. Como exemplo pode-se citar a Igreja de Santa Sofia na qual trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos. Por fora o templo era muito simples, porém internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com cenas do Evangelho. 08) CORRETA. As igrejas góticas possuíam

imagens com temas sagrados e também profanos.

16) I N C O R R E TA . A a r q u i t e t u r a i s l â m i c a desenvolveu uma arquitetura original. Nos primórdios do Islam, surgiu, de imediato, uma arte rica e variada baseada na tradição clássica, na arte bizantina, na persa e na dos povos orientais subjugados, não obstante, a originalidade das estruturas arquitetônicas e os motivos ornamentais deram, como resultado, uma arte característica, tipicamente muçulmana, em todas as criações artísticas islâmicas percebe-se uma indiscutível unidade e uma expressão comum.

14. O Classicismo musical teve como base os valores do Iluminismo. Tomando como referência essa afi rmação, assinale o que for correto.

01) Os compositores se dedicaram mais ao repertório vocal nesse período, buscando texturas polifônicas complexas e rebuscadas, o que, na maioria das vezes, difi cultava a clareza de entendimento do texto.

02) Os ideais iluministas fizeram com que houvesse uma mudança brusca e repentina das técnicas barrocas para as clássicas, sendo o ano de 1750, ano do falecimento de Bach, marco histórico dessa brusca transformação da linguagem musical.

04) A música do Classicismo desenvolve-se dentro de ideais de equilíbrio, proporcionalidade e ordem, em concordância com a ideia de resgate da antiguidade clássica.

08) Os principais compositores clássicos são Haydn, Mozart e Beethoven, que passaram a ser denominados posteriormente como Primeira Escola de Viena.

16) Grandes massas orquestrais, harmonias centradas em fortes dissonâncias e ritmos complexos e pouco usuais até esse período foram os recursos mais adotados pelos compositores clássicos, devido à necessidade de buscar um equilíbrio expressivo entre forma e conteúdo.

Resposta: 12 – nível difícil.

01) INCORRETA. Durante o Período Clássico (c. 1750-1830), a música instrumental passou a ter mais importância que a vocal. Nessa época criou-se a Sonata. É uma obra com vários movimentos para um ou mais instrumentos. 02) INCORRETA. O iluminismo, que valorizava

a razão, significava uma ruptura com o barroco, marcadamente religioso. Nesse sentido, resgatava os ideais do classicismo, no entanto não houve uma mudança brusca de um movimento para o outro.

04) CORRETA. 08) CORRETA.

16) INCORRETA. A arte do período clássico procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor; esses são os recursos mais adotados pelos classicistas.

15. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a arte do Renascimento.

01) O Hospital dos Inocentes, obra que inaugura o período, é singular na história da arquitetura, não tendo gerado imitações mais ou menos fi dedignas nos séculos posteriores.

02) Esse período artístico não foi uma retomada apenas da linguagem plástica clássica, mas uma retomada geral dos valores culturais clássicos.

(10)

04) Com o advento da pintura de cavalete, a pintura afresco deixou de ser um objeto de invenção e especulação artísticas.

08) Donatello foi o pintor responsável por introduzir, no Norte da Itália, a chamada “perspectiva científica”, a pedido dos comerciantes e banqueiros dessa região.

16) Os artistas italianos Bramante e Rafael dedicaram-se tanto à pintura como à arquitetura.

Resposta: 18 – nível médio.

01) INCORRETA. A partir da construção do Hospital dos Inocentes (início em 1421), Brunelleschi estabeleceu o que seria o sistema racional, de raízes matemáticas e geométricas, do espaço arquitetônico renascentista.

02) CORRETA.

04) INCORRETA. No Renascimento surge a tinta a óleo e o cavalete, porém a pintura afresco continuou a ser utilizada, como podemos apreciar nas obras de Michelangelo (teto da Capela Sistina 1508-1512) e Leonardo da Vinci (Última Ceia 1495-1497).

08) INCORRETA. Donatello (1386-1466) foi escultor italiano.

16) CORRETA

16. O som pode ser decomposto em parâmetros, que por sua vez podem ser medidos e analisados. Tais parâmetros sonoros têm denominações diferentes no campo da música e da física. Sendo assim, é correto afi rmar que

01) a intensidade de um som ou dinâmica é, na física, geralmente associada à amplitude da onda sonora.

02) a altura de um som é normalmente associada, na física, à amplitude da onda sonora e medida em decibels. No caso da música, as alturas dos sons são grafadas com símbolos que indicam gradações entre o forte e o fraco (piano).

04) o timbre é a característica do som que está exclusivamente relacionada com a sua duração.

08) a duração dos eventos sonoros foi representada de formas diferentes ao longo da história da música.

16) o parâmetro musical altura refere-se à amplitude da forma de onda, e o parâmetro intensidade refere-se à duração do evento sonoro.

Resposta: 9 – nível difícil.

01) CORRETA.

02) INCORRETA. Altura em música é a qualidade do som musical que determina sua posição em uma escala.

04) INCORRETA. Timbre é a qualidade do som característico de um instrumento ou de uma voz. 08) CORRETA.

16) INCORRETA. A intensidade é o volume do som. É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos. A intensidade do som depende da força empregada para produzir as vibrações. Altura é a propriedade do som que nos permite distinguir sons graves (som mais “grossos”), médios e agudos (sons mais “fi nos”). A velocidade da vibração dos objetos é que vai defi nir sua altura. As vibrações lentas produzem sons graves e as vibrações rápidas produzem sons agudos.

17. Com relação à arte barroca, assinale o que for correto. 01) Rubens foi um dos mais infl uentes pintores do

período Barroco.

02) Rembrandt tornou-se famoso por introduzir, no ambiente artístico neerlandês, a marinha como tema de pintura.

04) A E s p a n h a , n e s s e p e r í o d o , e s t a v a economicamente enfraquecida devido à guerra com a Inglaterra e, por essa razão, não produziu uma arte barroca infl uente.

08) De um modo geral, a arte barroca foi mais sóbria na França do que na Itália.

16) O artista italiano Gianlorenzo Bernini foi responsável por uma versão do projeto do palácio do Louvre, em Paris.

Resposta: 25 – nível médio.

01) CORRETA.

02) INCORRETA. Rembrandt (1606-1669), pintor e gravador holandês, é considerado um dos maiores nomes da pintura europeia. Em suas obras retrata episódios históricos, bíblicos e retratos.

04) INCORRETA. Na Espanha o Barroco desenvolveu-se sobretudo na arquitetura e nos entalhes requintados das portas dos edifícios religiosos e civis.

08) CORRETA.

16) CORRETA. A convite de Luís XIV, Bernini passou algum tempo em Paris. Seus projetos para a fachada do Louvre não chegaram, no entanto, a ser executados.

(11)

Página 11

18. “Os compositores clássicos haviam objetivado atingir o equilíbrio entre estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar a balança. Eles buscaram maior liberdade de forma e de concepção em sua música, e a expressão mais intensa e vigorosa de sua emoção (...)” (BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1986, p. 57). “Ao negar a estética neoclássica, a pintura romântica aproxima-se das formas barrocas. (...) Além disso, natureza, relegada a pano de fundo nas cenas aristocráticas pelo Neoclassicismo, ganha importância.

Ela mesma passa a ser o tema da pintura. Ora calma, ora agitada, a natureza exibe, na tela dos românticos, um dinamismo equivalente às emoções humanas.” (SANTOS, M. das G. V. P. dos. História da arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 175). Dentro do panorama apresentado pelos trechos acima, assinale o que for correto.

01) O romantismo musical, ao buscar formas de representar conteúdos emocionais, apoia-se exclusivamente no texto, característica essa que impede o desenvolvimento de novas técnicas harmônicas e melódicas, durante o período.

02) Compositores como Schumann, Schubert e Brahms foram importantes articuladores da música do período, promovendo grandes transformações estéticas e técnicas.

04) Na pintura de Goya, Delacroix e de outros pintores românticos, o dinamismo e a sugestão de agitação negados pelos neoclássicos são resgatados. A valorização da cor e dos contrastes são tentativas de produzir efeitos de dramaticidade mais proeminentes que no período anterior.

08) W. A. Mozart é considerado o compositor expoente do período Romântico.

16) O retorno às técnicas de escrita vocal renascentistas são de grande importância para o estabelecimento da ópera romântica. Resposta: 06 – nível difícil.

01) I N C O R R E TA . D u r a n t e e s s e p e r í o d o desenvolveu-se o poema sinfônico, a canção, as óperas, a orquestra etc.

02) CORRETA. 04) CORRETA.

08) INCORRETA. W.A. Mozart (1756-91) viveu no século XVIII. Foi o mais representativo compositor da música clássica (c. 1750-1830).

16) INCORRETA. A ópera romântica era ambientada em cenários naturais, o enredo baseado em temas folclóricos ou sobrenaturais, a música brilhante e bem descritiva. Não dependeu da volta às técnicas da escrita vocal renascentista.

19. Sobre a arquitetura do século XIX, assinale o que for correto.

01) O estilo denominado Historicismo é um retorno apenas aos valores plásticos praticados no Renascimento e no Maneirismo.

02) Durante esse século, o Brasil não conheceu o Historicismo porque ainda estava sob a infl uência da Missão Artística Francesa. 04) O denominado Palácio de Cristal foi um marco

na história da arquitetura do século XIX. 08) Com o surgimento do Neoclassicismo, o

Historicismo deixou de ser praticado na Europa. 16) A produção em larga escala de novos materiais

de construção afetou, paulatinamente, a prática da arquitetura.

Resposta: 20 – nível fácil.

01) I N C O R R E TA . A r q u i t e t u r a h i s t o r i c i s t a ou revivalista é um conjunto de estilos arquitetônicos que buscava recriar a arquitetura dos tempos passados. Dentre os estilos historicistas pode-se citar: Neogótico, Neoclássico, renascimento, Neo-românico, neo-barroco, entre outros.

02) INCORRETA. A arquitetura historicista chegou ao Brasil no século XIX e se popularizou até fi nais da década de 1930.

04) CORRETA.

08) INCORRETA. O neoclássico é um estilo de arquitetura historicista.

16) CORRETA.

20. Inúmeros conceitos que descrevem os elementos constitutivos ou materiais utilizados são partilhados por diversas formas de arte. “Harmonia, tonalidade, composição, escala e textura são palavras que existem tanto na pintura, quanto na música.” (PAULA, Carlos Alberto de et al. Arte: ensino médio. 2. ed. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2007, p. 100). Nesse contexto, assinale o que for correto.

01) A unidade de medida Hertz é utilizada tanto para medir ondas sonoras quanto luz.

02) Polifonia é o nome dado à textura musical formada pelo relacionamento de diferentes linhas melódicas.

(12)

04) Monodia ou monofonia é a textura musical que é formada por diversas linhas melódicas diferentes.

08) De uma forma bem simples, harmonia em música pode ser defi nida como combinação de sons simultâneos.

16) Tonalidade em música é o conceito utilizado para descrever as relações de duração dos sons musicais.

Resposta: 11– nível difícil.

01) CORRETA.

02) CORRETA. Polifonia, etimologicamente, signifi ca vários sons. Música em que diversas partes vocais ou instrumentos são combinados entre si.

04) INCORRETA. Monodia ou monofonia consiste em uma única linha melódica apresentada sobre acompanhamento de acordes simples ou baixo contínuo.

08) CORRETA. Harmonia é o aspecto da música onde se estuda a combinação de notas soando simultaneamente.

16) INCORRETA. O termo Tonalidade designa o sistema de ordenação musical baseado no reconhecimento de uma nota principal (a chamada nota tônica), a partir da qual se organiza a relação das restantes notas na escala.

Referências

Documentos relacionados

A mudança de registros de representações foi abordada num artigo de Duval (1988) intitulado 4 : “Gráficos e equações: a articulação entre dois registros”, onde são

Os funcionários da Universidade Salvador – UNIFACS que não são elegíveis à bolsa colaborador são elegíveis às bolsas oferecidas na “Campanha Educa Mais Brasil –

Geralmente é usado quando os outros métodos de coleta não são viáveis, sendo esta técnica indicada em lesões com bordos elevados; trajetos fistulosos; região

Título: Da geometria do amor Autor: António Carlos Santos Editora: Seda Publicações. Título: Entre margens Autor: Regina Gouveia Editora: Lua

Autorizar o afastamento no país de DINARTE AEDA DA SILVA, Matrícula: 346612, PROFESSOR 3 GRAU deste Departamento, Para desenvolver projetos de coope- ração

Parágrafo Dez: Se o estabelecimento de ensino não tiver plano de saúde, contribuirá para o plano escolhido pelo empregado igualmente com base nos critérios estipulados

• Se a calibragem da microfonia não foi realizada durante a adaptação, o Ganho Estável Máximo não será conhecido e o aparelho poderia causar microfonia sem qualquer

(Desistência de candidaturas) 1. Sempre que se verifique a desistência de um candidato, o Comissariado respetivo lavra e assina o respetivo anúncio, afixando-o em sítio bem