• Nenhum resultado encontrado

Pedido de colaboração em pesquisa aos estrangeiros residentes no Japão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pedido de colaboração em pesquisa aos estrangeiros residentes no Japão"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

- 1 -

14/11/2016 Prezados estrangeiros residentes no Japão

Departamento de Proteção dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça Fundação Centro para Educação e Treinamento em Direitos Humanos

Pedido de colaboração em pesquisa aos estrangeiros residentes no Japão

○Sobre os objetivos da pesquisa

Os órgãos de proteção dos direitos humanos do Ministério da Justiça, através de dos diversos escritórios do Ministério nas grandes cidades e interior do Japão, promovem várias atividades de esclarecimento visando a eliminação do preconceito e da discriminação contra os estrangeiros. Além disso, há a realização de consultas sobre os Direitos Humanos.

Para que esse sistema se torne ainda mais eficiente, estamos realizando este pesquisa, junto aos estrangeiros residentes no Japão, sobre experiências discriminatórias e as políticas adotadas pelo governo.

Dentro os estrangeiros residentes no Japão, há aqueles que permanecerão por tempo determinado, como estudantes e trabalhadores temporários. No entanto, há também aqueles nascidos e criados no Japão, e que pretendem continuar vivendo no país. Cada pessoa possui uma circunstância própria. Assim, gostaríamos de ter uma ideia clara de como cada um se sente frente a situações de discriminação e preconceito no Japão. Esta pesquisa poderá conter itens que talvez não se encaixem na sua situação específica, mas gostaríamos de contar com seu apoio, levando em consideração o objetivo deste questionário aqui mencionado.

○Sobre o modo de responder

Dentro do envelope há o formulário a ser preenchido, na versão em japonês e em outro idioma que acreditamos ser utilizado por você. Por favor, utilize a versão no idioma que for melhor para você E responda preenchendo o formulário. Após o preenchimento, utilize o envelope para resposta, colocando nele apenas o formulário preenchido. Por favor, coloque o envelope na caixa de coleta dos correios até o dia 5 de dezembro (segunda-feira). Não é necessário selar.

○Sobre a Fundação Centro para Educação e Treinamento em Direitos Humanos

A presente pesquisa foi encomendada pelo Departamento de de Proteção dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça à Fundação Centro para Educação e Treinamento em Direitos Humanos (Centro para Direitos Humanos). O Centro promove atividade de educação, esclarecimento e difusão dos Direitos Humanos, além de projetos de pesquisa e investigação. Há anos o Ministério da Justiça vem encomendando a produção de materiais de esclarecimento, além de pesquisas ao Centro para Direitos Humanos.

(2)

- 2 -

○Sobre os detalhes da pesquisa enviada a você e manipulação de informações pessoais

Os órgãos de proteção dos direitos humanos do Ministério da Justiça e Centro para Direitos Humanos não possuem informações sobre nomes e endereços dos estrangeiros residentes no Japão. Assim, através de colaboração com órgãos da administração pública de localidades onde há grande concentração de estrangeiros, são selecionados de maneira aleatória 500 estrangeiros maiores de 18 anos (em 30 de setembro de 2016), para os quais os questionários serão enviados.

Caso o questionário seja enviado para você, isso significa que a administração da sua localidade está colaborando com a pesquisa e suas informações foram selecionadas de forma aleatória. Assim, gostaríamos de contar com a sua colaboração. O envio dos questionários é realizado pela administração pública da sua localidade. Seu nome e endereço em hipótese alguma serão fornecidos ao Centro para Direitos Humanos ou ao Ministério da Justiça. A administração pública somente utilizará os dados selecionados aleatoriamente para realizar os envios dos questionários.

As respostas enviadas serão contabilizadas pelo Centro para Direitos Humanos, mas todas serão remetidas de forma anônima. Informações básicas à análise, como idade, sexo e nacionalidade serão requisitadas, mas todo dado será apenas utilizado para os objetivos da pesquisa. As respostas serão gerenciadas sob a responsabilidade do Centro para Direitos Humanos, e os dados serão descartados após a contabilização. Por favor, fique despreocupado.

Para que a população possa estar ciente sobre os problema envolvendo Direitos Humanos dos estrangeiros, é possível que resultados da pesquisa sejam publicados. No entanto, não serão publicadas respostas individuais, ou qualquer informação que possa identificar qualquer participante da pesquisa. Além disso, planeja-se enviar dados aos órgãos da administração pública colaboradores, visando o seu uso na elaboração de políticas.

○Perguntas sobre a pesquisa

O Centro para Direitos Humanos está recebendo perguntas, dúvidas e opiniões sobre a esta pesquisa. Para tanto, entre em contato conforme descrito abaixo. A administração pública da sua localidade não poderá responder a perguntas sobre esta pesquisa.

[Contato] Fundação Centro para Educação e Treinamento em Direitos Humanos ○ Tel.: (apenas em japonês) 03-5777-1802

Horário de atendimento seg. a sex. 9:00 às 17:00 ○ E-mail (em diversos idiomas) postman@jinken.or.jp

* Respostas a e-mails em língua estrangeira poderão requerer tempo devido à necessidade de tradução.

Pedimos desculpas pelo inconveniente, mas contamos com a sua colaboração nesta pesquisa, de modo que os mecanismos de proteção dos direitos humanos do Japão possam ser aprimorados ainda mais, possibilitando a formação de uma sociedade ainda melhor de se viver.

(3)

- 3 -

Após o preenchimento, utilize o envelope para resposta, colocando nele apenas o formulário preenchido. Por favor, coloque o envelope na caixa de coleta dos correios até o dia 5 de dezembro (segunda-feira). Não é necessário selar.

(4)
(5)

1

Pesquisa sobre o Morador Estrangeiro

(Formulário de Pesquisa)

(Projeto contratado pelo Ministério da Justiça,

ano 2016)

Fundação Centro para Educação e Treinamento em Direitos Humanos

Instruções de preenchimento

1. Solicitamos a colaboração nesta pesquisa, visando a melhoria das políticas de Direitos Humanos do Ministério da Justiça.

2. Circule o número da resposta que mais se adeque ao seu caso. Haverá instruções informando “(Circule 1 resposta), ou (Circule todas as respostas adequadas)”.

3. Algumas perguntas pedem respostas por escrito. Por favor, responda no espaço indicado. Escreva no idioma de sua preferência.

4. Após o preenchimento, utilize o envelope para resposta, colocando nele apenas o formulário preenchido. Por favor, coloque o envelope na caixa de coleta dos correios até o dia 5 de dezembro (segunda-feira). Não é necessário selar.

5. A pesquisa é anônima, não sendo possível identificar qualquer participante. 6. As respostas recebidas serão utilizadas apenas visando o objetivo da

pesquisa. Perguntas difíceis de ser respondidas podem ser desconsideradas.

7. Detalhes sobre esta pesquisa pode ser conferidos no “Pedido de colaboração

em pesquisa aos estrangeiros residentes no Japão”. Para entrar em contato, siga as instruções nele descritas.

(6)

2

[1. Inicialmente, perguntas sobre a relação com japoneses.]

(1-1) No seu cotidiano, você se relaciona (relacionava) com japoneses? (Circule todas as respostas adequadas)

1. Trabalho (trabalhava) com eles. 2. Estudo (estudava) com eles. 3. Tenho (tinha) amigos japoneses.

4. Sou casado/tenho parente casado com japonês que mora (morava) no Japão. 5. Atuo (atuava) com eles em entidade de intercâmbio internacional.

6. Atua (atuava) com eles em outro tipo de grupo comunitário.

7. Apenas cumprimento (cumprimentava) japoneses no meu cotidiano. 8. Não tenho conhecidos japoneses, nunca me relacionei.

9. Outro ( )

(1-2) No Japão há a formação dos “Chonaikai” ou “Jichikai”, grupos visando o intercâmbio entre moradores. Você conhece esses grupos em sua localidade? (Circule 1 resposta)

1. Conheço. 2. Não conheço.

Você que respondeu “1. Conheço.”: faz parte do “Chonaikai” ou “Jichikai”? (Circule 1 resposta)

1. Faço parte. 2. Não faço parte.

3. Fazia parte, mas já saí.

Você que respondeu “2. Não faço parte.”, ou “3. Fazia parte, mas já saí.”: informe o motivo. (Circule todas as respostas adequadas).

1. Não sei como entrar.

2. Tentei entrar, mas fui negado. 3. Não sinto vantagem ao entrar. 4. A taxa de associação é alta. 5. Não consigo me enturmar.

(7)

3

(1-3) De onde você obtém informações importantes para a vida na sua comunidade? (Circule todas as respostas adequadas)

1. Amigos e conhecidos japoneses.

2. Amigos e conhecidos do mesmo país que eu.

3. Grupos, estabelecimentos onde se reúnem pessoas do mesmo país que eu 4. Balcão de atendimento da municipalidade.

5. Informativo impresso e site de organizações da administração pública 6. ONGs ligadas ao intercâmbio internacional.

7. Televisão, jornais, revistas e internet.

8. Não sei como obter informações importantes.

9. Outro ( )

(8)

4

[2. Sobre ter vivenciado discriminação ou preconceito no Japão.]

(2-1) Você procurou local para morar no Japão os últimos 5 anos? (Circule 1 resposta)

1. Sim. 2. Não.

Em caso de “1. Sim.”: você passou pelas seguintes situações? (Circule 1 resposta para cada)

Recebeu recusa por ser estrangeiro. 1. Sim 2. Não

Recebeu recusa por não possuir fiador japonês. 1. Sim 2. Não

Desisti de um imóvel depois de ler a mensagem

“Estrangeiros não são aceitos”.

1. Sim 2. Não

Escreva abaixo caso tenha passado por outra situação de descriminação ou preconceito envolvendo procura de local para morar.

(9)

5

(2-2) Você procurou trabalho ou trabalhou no Japão nos último 5 anos (incluindo trabalhos de meio expediente e “arubaito”)?

1. Sim. 2. Não.

Em caso de “1. Sim.”: você passou pelas seguintes situações? (Circule 1 resposta para cada)

Recebeu recusa de emprego por ser estrangeiro. 1. Sim 2. Não

Recebeu menor salário de japonês com a mesma função. 1. Sim 2. Não Recebeu benefícios inferiores aos de japoneses quanto já

folgas ou quantidade de horas de trabalho.

1. Sim 2. Não

Foi impedido de ser promovido por ser estrangeiro. 1. Sim 2. Não

Foi despedido por ser estrangeiro. 1. Sim 2. Não

Foi orientado por ser superior a esconder o fato de ser estrangeiro.

1. Sim 2. Não

Escreva abaixo caso tenha passado por outra situação de descriminação ou preconceito envolvendo procura de emprego ou trabalho.

(10)

6

(2-3) Já obteve recusa de serviço ou foi impedido de entrar em restaurante por ser estrangeiro nos últimos 5 anos? (Circule 1 resposta)

1. Sim, com frequência. 2. Às vezes.

3. Não.

Em caso de “1. Sim, com frequência.”, “2. Às vezes.”: por favor, descreva a forma como obteve a recusa.

(2-4) Já recebeu insultos ou declarações discriminatórias por ser estrangeiro nos últimos 5 anos? (Circule 1 resposta)

1. Sim, com frequência. 2. Às vezes.

3. Não.

Em caso de “1. Sim, com frequência.”, “2. Às vezes.”: de que tipo de pessoa? (Circule todas as respostas adequadas)

1. Companheiro (a) japonês(a) (namorado(a) ou cônjuge) 2. Parente do(a) companheiro (a) japonês(a)

3. Superior ou colega de trabalho, subordinado, cliente nos negócios 4. Professor ou aluno, responsável por aluno

5. Amigo ou conhecido japonês 6. Vizinho

7. Funcionário público ou de transporte público 8. Atendente em loja ou restaurante

9. Pessoa desconhecida

(11)

7

(2-5) Você já viveu alguma das situações abaixo nos últimos 5 anos? (Circule 1 resposta para cada)

S im , co m freq u ê n cia . À s ve z e s . Não .

Problemas de relacionamento interpessoal porque pessoas no trabalho ou escola tinham preconceito contra estrangeiros.

1 2 3

Sofri bullying no trabalho ou escola por ser estrangeiro. 1 2 3

Sofri constrangimento por não ter nome japonês. 1 2 3

Sofri constrangimento por não ter bom nível de japonês. 1 2 3

Fui alvo de olhares constrangedores por desconhecido. 1 2 3

Pessoas evitaram contato comigo no ônibus, trem, shopping ou

outro local público. 1 2 3

Não sou bem aceito em minha vizinhança. 1 2 3

Fui ignorado ao tentar conversar. 1 2 3

Por ser estrangeiro, sofri recusa dos pais, ao namorar ou casar com japonês.

1 2 3

Família ou parentes japoneses falaram que não devo ensinar a cultura de meu país a meu filho.

1 2 3

Família ou parentes japoneses insultam ou caçoam de meu país e cultura.

1 2 3

Família ou parentes japoneses exigem que eu adote nome japonês.

1 2 3

Escreva abaixo caso tenha passado por outra situação de preconceito em relação a estrangeiro por parte de japoneses.

(12)

8

[3.

Perguntas

sobre

expressões

discriminatórias

contra

estrangeiros.]

(3-1) Você já viu ou ouviu protestos ou manifestações de rua contra estrangeiros residentes no Japão? (Circule 1 resposta para cada)

S im , co m freq u ê n cia . À s ve z e s Não . Vi diretamente. 1 2 3 Vi na internet. 1 2 3

Vi ou ouvi através de TV, jornal, revista etc. 1 2 3

Ouvi relatos através de familiares ou conhecidos. 1 2 3

Em caso de alguma resposta 1 ou 2, como se sentiu ao ver ou ouvir essas expressões? (Circule todas as respostas adequadas)

1. Senti-me desconfortável. 2. Achei imperdoável.

3. Estranhamento, sem saber o que leva a essas manifestações. 4. Senti insegurança ou medo de viver no Japão.

5. Passei a ter uma má impressão dos japoneses e sua sociedade. 6. Não senti nada.

(13)

9

(3-2) Você utiliza internet com frequência? (Circule 1 resposta)

1. Sim. 2. Não.

Em caso de “1. Sim.”: já passou pelas seguintes situações ao acessar a internet? (Circule 1 resposta para cada)

S im , co m freq u ê n cia . À s ve z e s Não .

Já vi artigos ou comentários discriminatórios contra os estrangeiros residentes no Japão.

1 2 3

Evitei usar certos sites devido a artigos ou comentários como os descritos no item anterior.

1 2 3

Já fui alvo de comentários discriminatórios em postagens minhas na internet.

1 2 3

Já evitei revelar minha nacionalidade ou etnia para não ser alvo de discriminação.

1 2 3

Escreva abaixo caso tenha vivenciado uso de expressões discriminatórias contra estrangeiros na internet.

(14)

10

[4. Perguntas sobre políticas de erradicação da discriminação e

preconceito.]

(4-1) Que esforços, por parte do país e administrações locais, você considera necessários para a erradicação da discriminação e preconceito contra estrangeiros? (Circule todas as respostas adequadas)

1. Promoção do esclarecimento visando a aceitação da cultura e costumes estrangeiros, respeito mútuo.

2. Divulgação para os japoneses de hábitos e costumes estrangeiros.

3. Instrução aos estrangeiros com informações precisas sobre seus direitos e situação jurídica.

4. Aumentar oportunidade de intercâmbio com japoneses, promovendo a participação de estrangeiros nas atividades comunitárias.

5. Ampliar canais de atendimento a estrangeiros em caso de situações de discriminação.

6. Estabelecimento de leis anti-discriminação a estrangeiros. 7. Nada em especial.

8. Não sei.

9. Outro ( )

(4-2) Você tem preocupações quanto à situação educacional de seu filha(a)? (Circule todas as respostas adequadas)

1. Preocupa-me se meu filho está conseguindo acompanhar as aulas, por não dominar bem o japonês.

2. Como só utiliza japonês na escola, está deixando de usar a língua materna. Gostaria de oportunidades para aprender o idioma materno.

3. Estou preocupado por não saber como fazê-lo frequentar a escola. Quero informativos sobre a escola.

4. Quero que meu filho avance ao Ensino Médio ou Superior.

5. Preocupa-me se meu filho será vítima de bullying ou constrangimento devido a seu nome ou nacionalidade.

6. Gostaria que a escola ensinasse diversidade cultura de forma especializada. 7. Nada em especial.

(15)

11

(4-3) Ao ter sofrido discriminação, já procurou auxílio? (Circule 1 resposta)

1. Sim.

2. Já sofri discriminação, mas não procurei auxílio.

3. Nunca sofri discriminação.

Em caso de “1. Sim.”: a quem recorreu? (Circule todas as respostas adequadas)

1. Local de informações do governo ou órgão da administração local 2. Embaixada ou consulado

3. Advogado

4. Grupo composto por pessoas do mesmo país que eu 5. Pessoas do trabalho ou escola

6. Família ou parentes.

7. Conhecidos ou amigos japoneses

8. Conhecidos ou amigos do mesmo país que eu

9. Outro ( )

(16)

12

(4-4) Na principais cidades do Japão, os escritórios nacionais e locais do Ministério da Justiça realizam atendimentos gratuitos sobre Direitos Humanos via telefone em inglês e chinês (inglês: 0570-090911, chinês: 0570-050110). Em certos escritórios há a presença periódica de intérpretes de outros idiomas para auxiliar estrangeiros em questões envolvendo os Direitos Humanos.

Você conhecia estes tipos de atendimentos? (Circule 1 resposta)

1. Conhecia. 2. Não conhecia.

Você tem vontade de utilizar estes serviços? (Circule 1 resposta)

1. Tenho vontade. 2. Não tenho vontade.

3. Tenho vontade, mas é complicado usar.

Em caso de “2. Não tenho vontade.”, ou “3. Tenho vontade, mas é complicado usar.”: por favor, informe o motivo.

(17)

13

[5. Por fim, fale sobre você.]

(5-1) Informe seu sexo. (Circule 1 resposta)

1. Masculino 2. Feminino 3. Outro

(5-2) Informe sua faixa etária. (Circule 1 resposta)

1. Menos de 20 anos 2. Faixa dos 20 anos 3. Faixa dos 30 anos 4. Faixa dos 40 anos 5. Faixa dos 50 anos 6. Faixa dos 60 anos 7. Acima dos 70 anos

(5-3) Informe seu país/região de origem. (Circule 1 resposta)

1. China 2. Coreia do Sul 3. Filipinas 4. Brasil 5. Vietnã 6. Nepal 7. Estados Unidos 8. Taiwan 9. Peru 10. Tailândia 11. Indonésia 12. Coreia do Norte 13. Índia 14. Reino Unido 15. Mianmar 16. Rússia 17. Outro ( )

(18)

14

(5-4) Que tipo de visto possui? (Circule 1 resposta)

1. Permanente comum 2. Permanente especial 3. Longa permanência

4. Outros (Estudante,Cônjuge de Japonês,Familiar,Trabalhador Especializado, Atividade Específica,Atividade Cultural ou Internacional etc.)

(5-5) Sobre suas atividades na sociedade japonesa. (Circule 1 resposta) Sobre escola 1. Estudando

atualmente.

2. Já frequentou escola no Japão. Não mais. 3. Nunca frequentou no Japão. Sobre trabalho 1. Trabalha atualmente.

2. Já trabalhou no Japão. Não mais.

3. Nunca trabalhou no Japão.

(5-6) Qual seu local de nascimento? (Circule 1 resposta)

1. Japão

2. Fora do Japão 3. Não sei

(5-7) Somando seu tempo de vida no Japão, qual o seu tempo total de moradia no Japão? (Circule 1 resposta)

1. Desde que nasci 2. Menos de 1 anos 3. Menos de 3 anos 4. Menos de 10 anos 5. 10 a 19 anos 6. 20 a 29 anos 7. 30 a 39 anos 8. Mais de 40 anos

(19)

15

(5-8) Você é casado ou possuiu companheiro com quem mora junto? (Circule 1 resposta)

1. Sim.

2. Sou viúvo(a) ou divorciado(a). 3. Nunca casei ou morei junto.

Em caso de “1. Sim.”, “2. Sou viúvo(a) ou divorciado(a).”: qual a nacionalidade desse parceiro(a)? (Circule todas as respostas adequadas)

1. Nacionalidade japonesa 2. Mesma nacionalidade que eu

3. Outro ( )

(5-9) Atualmente, há alguém morando com você no Japão? Se sim, informe quem. (Circule todas as respostas adequadas)

1. Não moro com ninguém.

2. Companheiro (namorado(a) ou cônjuge) 3. Filho(a) 4. Meu pai 5. Minha mãe 6. Meu avô 7. Minha avó 8. Neto(a)

9. Pai e/ou mãe de companheiro(a) 10. Parente

11. Amigo

12. Outro ( )

(20)

16

(5-10) Qual sua capacidade de conversar em japonês? (Circule 1 resposta)

1. Converso no mesmo nível que os japoneses 2. Em nível suficiente para trabalho e estudo.

3. Consigo conversar, sem ter problemas no dia a dia. 4. Praticamente não consigo conversar.

5. Outro ( )

(5-11) Qual idioma você mais usa nas situações abaixo? (Circule 1 resposta para cada) P ra tic a m e n te s ó ja p o n ês M a is ja p on ê s M a is o id io m a m at e rn o P ra tic a m e n te s ó o ma ter n o M a is o ut ro id io m a P ra tic a m e n te s ó o ut ro id io m a Em família 1 2 3 4 5 ( ) 6 ( ) Com amigos 1 2 3 4 5 ( ) 6 ( ) Escola 1 2 3 4 5 ( ) 6 ( ) Local de trabalho 1 2 3 4 5 ( ) 6 ( )

( )Escreva qual idioma.

Fim do questionário.

Referências

Documentos relacionados

Neste contexto, insere-se a tecnologia do Sonelastic ® , um equipamento nacional, desenvolvido pela ATCP – Engenharia Física, que utiliza a frequência natural de

Em novembro de 2005, a Elektro lançou a Estação Elektro, projeto itinerante cujo objetivo é percorrer os municípios da área de concessão da empresa levando a crianças e

The level of physical activity was classified as sedentary (elderly people who did not perform any physical activity for at least 10 continuous minutes during the week.),

O presente trabalho procurou observar como se processa a evolução da capacidade da memória operatória ao longo do desenvolvimento humano, comparando, entre si, os grupos

verbais e sucessivos, pela ordem decrescente de classificação até a proclamação do vencedor. Não poderá haver desistência dos lances apresentados, sob pena de

Elementos de diagnóstico - Riqueza de espécies: alta; baixo número de endemismos; riqueza de espécies raras/ameaçadas: média; ocorrência de fenômeno biológico

Fontes Naturais Interna Radionuclídeos incorporados (radônio) Externa Raios cósmicos Radiação terrestre...