• Nenhum resultado encontrado

Índice. [Pular índice»» ] Renan Bastos. Rodrigo Schweitzer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice. [Pular índice»» ] Renan Bastos. Rodrigo Schweitzer"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Índice

[Pular índice »» ] Renan Bastos Rodrigo Schweitzer Receita Campeã por Renan Bastos Filé de peito recheado com queijo roquefort em massa folhada com creme de berinjela, abobrinha e alho-poró acompanhado de julienne de abobrinha Ingredientes Preparo Montagem Receita Campeã por Rodrigo Schweitzer Frango ao molho de lichia e arroz de jasmim Ingredientes Preparo Montagem Carey Ann Evans Receita Assinatura por Carey Ann Evans Frango marroquino Ingredientes Preparo Montagem Seção Friboi Maminha sanfonada Friboi recheada de frutas secas Ingredientes Preparo Montagem Seção Seara Fiesta Seara à Indonésia

(4)

Ingredientes Preparo Montagem Perfil Chef e Subchefs Carlos Bertolazzi Gilda Maria Bley Zi Saldanha Acompanhe Hell's Kitchen – Cozinha Sob Pressão também nas redes sociais Oferecimento do patrocinador Oferecimento do patrocinador Créditos

(5)

Renan Bastos

Natural de Belo Horizonte, MG 23 anos

D

á para dizer que Renan encontrou-se na culinária durante uma depressão muito forte. Como tinha que ficar em casa para se tratar, ele incluiu no seu processo de cura assistir a programas de culinária. A partir daí, passou a encarar a cozinha não somente como um hobby ou remédio para a tristeza, mas sim como profissão. Foi para a faculdade de Gastronomia, onde conheceu a noiva, Ana Paglioni, também participante desta temporada do Hell’s Kitchen – Cozinha sob Pressão. Apesar do perfil sentimental, Renan lida bem com a competição. Ele acredita que este seja um ingrediente sempre presente, afinal, compete com o tempo e consigo mesmo.

(6)

Rodrigo Schweitzer

Natural do Rio de Janeiro, RJ 40 anos

A

pós diversas tentativas para se tornar piloto de avião, Rodrigo descobriu que seus caminhos não eram pelos ares. Decidiu, então, cursar a faculdade de Gastronomia e ao terminá-la, conseguiu um emprego com o chef Felipe Bronze. Estimulado pelo florescimento dos novos caminhos, foi fazer um curso de aperfeiçoamento na French Culinary School, em Nova York.

(7)

Ele afirma que cozinha bem e tem muito foco no que faz. Recentemente, sua determinação foi posta à prova ao ouvir de uma ex-namorada que não passava de um quarentão gordo, que nunca arrumaria mulher. As palavras rudes o motivaram a entrar numa dieta e perder 30 quilos em apenas seis meses! Com vigor pela causa, Rodrigo criou uma linha de culinária saudável e ministra aulas sobre o assunto. Ele pretende provar para si mesmo — e para os outros — seu potencial. É um competidor nato, pois, como irmão caçula, sempre teve que brigar por seu espaço.

(8)

Receita Campeã

por Renan Bastos

Filé de peito recheado com queijo roquefort em massa folhada

com creme de berinjela, abobrinha e alho-poró acompanhado de

julienne de abobrinha

Ingredientes

Filé

1 filé de peito 50 gramas de queijo azul (roquefort) Manteiga sem sal para refogar

Massa folhada

1 ovo 1 berinjela

(9)

1 abobrinha 1 pedaço de alho-poró Espumante Sal e pimenta-do-reino a gosto Azeite de oliva

Molho

250 ml de espumante 1 ramo de estragão 3 colheres de sopa de mostarda à l’ancienne 150 gramas de manteiga sem sal gelada em cubos Sal e pimenta-do-reino a gosto

Julienne de abobrinha

1 abobrinha Azeite para refogar Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Filé de peito

Temperar o filé de peito com sal, pimenta-do-reino e um pouco de espumante. Abrir um pequeno corte no peito e rechear com o queijo. Grelhar em uma frigideira com manteiga e reservar.

Massa folhada

Colocar a berinjela direto sobre a chama do fogão, para retirar a pele. Refogar uma das abobrinhas sem as sementes, cortar grosseiramente com o alho-poró e refogar em uma frigideira previamente aquecida com manteiga. Após refogar, processar juntamente com

(10)

a berinjela sem casca e reservar. Abrir a massa folhada, dispor a pasta de berinjela, abobrinha e alho-poró e colocar o filé de peito previamente grelhado. Fechar a massa, fazer cortes superficiais sobre ela e pincelar o ovo batido. Levar o peito ao forno previamente aquecido a 180oC e assar até que a massa fique dourada.

Molho

Em uma panela, reduzir o espumante com o estragão, desligar o fogo e adicionar a mostarda e a manteiga gelada em cubos. Misturar até ficar com uma consistência cremosa e acertar o sal se necessário.

Julienne de abobrinha

Cortar uma abobrinha à julienne (em tirinhas bem finas) e refogar em uma frigideira previamente aquecida com azeite. Temperar com sal e pimenta-do-reino.

Montagem

Dispor o peito de frango num canto do prato, o refogado ao lado e desenhar o prato com o molho.

(11)

Receita Campeã

por Rodrigo Schweitzer

Frango ao molho de lichia e arroz de jasmim

Ingredientes

Frango

1 sobrecoxa pequena desossada Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho de lichia

30 gramas de lichia em conserva ½ xícara de chá do líquido da conserva 1 xícara de leite de coco 1 colher de sopa de açúcar ½ limão

(12)

Arroz

70 gramas de arroz de jasmim 105 ml de água

Finalização

30 gramas de batata-doce 1 maxixe

Preparo

Frango

Salpicar sal e pimenta-do-reino sobre o frango e dourar bem o lado que ficará visível no prato.

Molho

Picar a lichia, colocá-la em uma panela pequena e adicionar o leite de coco, o açúcar e deixar reduzir, lembrando de adicionar o líquido da conserva. Espremer meio limão, deixar reduzir ainda mais e reservar.

Arroz

Colocar duas medidas de 35 gramas de arroz na panela. Usando o mesmo medidor, colocar somente 3 medidas de água. Adicionar uma pitada de sal. Assim que levantar fervura, diminuir o fogo para o mínimo e cozinhar por 15 minutos com tampa. Em seguida, soltar o arroz com um garfo e deixar tampado novamente.

Batata-doce

Fatiar bem fina, fritar e reservar.

Montagem

Colocar o arroz de jasmim na base, o frango grelhado por cima, o molho sobre o frango e sobre o arroz também. Decorar com o maxixe cortado em lâminas finas e com as lâminas de batata doce fritas.

(13)

Carey Ann Evans

Natural de Midland, Canadá 47 anos

F

oi só depois de trabalhar por vinte e quatro anos como fotógrafa de cinema e de revistas em Toronto, que Carey adotou a culinária. Em 2004, veio para o Brasil para morar com a namorada e, por ter mão boa para cozinhar, abriu há quatro anos, em São Paulo, um restaurante que serve Poutine, o prato típico mais famoso do Canadá. Considera as tias que faziam conservas para driblar o inverno rigoroso de Hamilton, onde foi criada, como suas mentoras. Mas afirma nunca ter tido ajuda de ninguém para conseguir as coisas.

(14)

Com personalidade expansiva, ela diz trabalhar bem em equipe, mas sabe brigar pelo que é dela. Carey acredita que pode haver uma grande troca e aprendizado entre as culturas brasileira e canadense durante o programa.

(15)

Receita Assinatura

por Carey Ann Evans

Frango marroquino

Ingredientes

1 colher de sopa de azeite 1/ 4 de xícara de amêndoas picadas 3 dentes de alho picados 8 coxas de frango sem pele e sem osso 1 xícara de coentro picado 1 lata de 500 ml de tomates sem pele 2 tomates frescos picados 1 cebola média picada 1/ 4 de xícara de água 2 colheres de sopa de uvas-passas escuras 1 colher de sopa de mel 3/ 4 de colher de chá de cominho em pó ½ colher de chá de canela

(16)

Sal e pimenta-do-reino a gosto 3 xícaras de arroz cozido quente ou cuscuz para acompanhar

Preparo

Aquecer o azeite numa frigideira em fogo médio até ficar bem quente. Adicionar as amêndoas e deixar dourar. Retirar com uma escumadeira e reservar. Acrescentar o alho, a cebola e o frango na mesma frigideira em que as amêndoas foram preparadas. Refogar o frango por 5 minutos, ou até dourar, virando uma vez. Misturar o coentro, tomates, água, passas, mel, cominho e canela. Adicionar a mistura ao frango e mexer bem. Reduzir o fogo para médio, tampar e cozinhar. Mexer ocasionalmente e regar por 20 minutos. Adicionar mais água, se necessário.

Montagem

Cobrir o frango com as amêndoas fritas picadas e servir sobre o arroz ou cuscuz.

(17)

Seção Friboi

Maminha sanfonada Friboi recheada de frutas secas

Ingredientes

Carne

2 kg de maminha Friboi Sal e pimenta-do-reino a gosto 2 colheres de sopa de mostarda 2 xícaras de caldo de legumes

Recheio

100 gramas de damascos cortados em cubos 50 gramas de uvas-passas

(18)

2 maçãs cortadas em cubos 2 xícaras de farinha de rosca 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Preparo

Fatiar a carne sem chegar até o fim, formando uma sanfona. Colocar em uma assadeira e temperar com o sal, pimenta-do-reino e mostarda. Reservar. Em uma tigela, misturar os cubos de damasco e de maçã, as uvas-passas, a farinha de rosca e a manteiga. Colocar o recheio entre as fatias, regar com o caldo de legumes, cobrir com papel-alumínio e assar em forno preaquecido a 200ºC durante 50 minutos, ou até a carne ficar macia. Retirar o papel-alumínio e deixar dourar.

Montagem

Servir em seguida com o caldo que se formou na assadeira.

(19)

Seção Seara

Fiesta Seara à Indonésia

Ingredientes

1 Fiesta Seara

Molho

1 cebola ralada 1 colher de sopa de azeite 2 colheres de chá de curry em pó 1 lata de creme de leite 1 vidro de leite de coco

(20)

Salsa picada a gosto

Mangas grelhadas

4 mangas tipo palmer 2 colheres de sopa de azeite 1 colher de chá de gengibre fresco ralado

Arroz com salsão e gergelim preto

1 xícara de chá de salsão picado 1 colher de sopa de óleo de gergelim 2 xícaras de chá de arroz de jasmim 1 colher de chá de sal 2 colheres de sopa de sementes de gergelim preto

Preparo

Fiesta

Descongelar o fiesta Seara de acordo com as instruções da embalagem. Remover a embalagem e retirar do interior o saquinho com os miúdos. Com o auxílio de papel absorvente, secar bem o interior da ave. Fechar as aberturas com palitos de dente, cruzar as duas pernas e amarrar com linha. Colocar em uma assadeira, cobrir com papel-alumínio, deixando espaço para o termômetro, e levar ao forno médio (180°C) por aproximadamente uma hora e meia. Retirar o papel-alumínio e levar ao forno por mais trinta minutos para dourar. Retirar do forno e esperar amornar para fatiar.

Molho

Refogar a cebola no azeite, polvilhar o curry, mexer e adicionar o creme de leite e o leite de coco. Adicionar a salsa e retirar do fogo.

Arroz com salsão e gergelim preto

Refogar o salsão com o óleo de gergelim e juntar o arroz, a água fervente e o sal. Abaixar o fogo, deixar a panela semitampada e quando começar a secar, desligar o fogo e misturar as sementes de gergelim.

(21)

Mangas grelhadas

Descascar as mangas e cortar em fatias médias. Misturar o azeite e o gengibre e pincelar as fatias. Grelhar em frigideira antiaderente e deixar dourar dos dois lados.

Montagem

Colocar o fiesta Seara em uma travessa. Servir com o arroz e enfeitar com as fatias de manga grelhadas. Colocar o molho em uma molheira e servir como acompanhamento.

(22)

Perfil Chef e Subchefs

C

arlos Bertolazzi é chef-proprietário do restaurante Zena Caffé, em São Paulo, e está no comando do Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão há 3 temporadas. Descendente de italianos e formado em Administração, ele transformou sua paixão pela gastronomia em profissão e saiu do país para trabalhar ao lado dos melhores chefs do mundo. Estudou Gastronomia no Piemonte, norte da Itália. Em 2005, estagiou no Flipot, restaurante italiano com duas estrelas Michelin. Logo em seguida, trabalhou no Alto e no Falai, ambos em Nova York. Em 2007, venceu um concurso e estagiou no célebre El Bulli, do premiadíssimo Ferran Adriá – o papa da nova cozinha espanhola, mentor de uma geração inteira de chefs. Ao voltar para o Brasil, foi convidado por Juscelino Pereira a abrir o Zena Caffé, em 2009. Desde então, o chef - que começou sua vida na gastronomia para conquistar negócios – se desloca pelo Brasil em eventos e, no futuro, deseja ter um restaurante de cozinha autoral. É autor do livro “iChef: Histórias e Receitas de um Chef Conectado” (Editora Tapioca) e ainda arranja tempo para vender suas festejadas receitas na Feirinha Gastronômica, badalado evento de rua, em São Paulo. Sua coxinha recheada com carne de pato ganhou o prêmio de “melhor comida de rua” da revista Prazeres da Mesa em 2014.

(23)

(24)

Subchefs

Gilda Maria Bley

Natural de Curitiba, PR 29 anos Gilda formou-se em Direito e fez pós-graduação em Administração de Empresas. Em 2011, ao participar de um curso de Chef de Cuisine, descobriu-se em uma nova profissão: a gastronomia. A partir daí, estagiou em alguns dos mais renomados restaurantes de Curitiba e estudou pâtisserie em São Paulo. O interesse e a aptidão pelo universo acadêmico levaram Gilda a atuar como Diretora Acadêmica da escola onde se formou e de onde, mais tarde, tornou-se sócia. Com passagem pelo The Culinary Institute of America, Gilda dedica-se à difusão da gastronomia e está em constante busca por novos desafios.

Zi Saldanha

Natural de Porto Alegre, RS 30 anos

Formado em Turismo com ênfase em Hotelaria, o chef Zi Saldanha sempre foi um apaixonado por gastronomia. Começou desde cedo, trabalhando em um renomado restaurante em Porto Alegre. Em 2007, foi para a Espanha para assumir a cozinha do Hotel Rural Villa Matilde, em Malpartida de Cáceres. De volta ao Brasil, ministra diversos cursos de gastronomia pelo Rio Grande do Sul, presta consultoria para novos restaurantes e atua em eventos sociais e corporativos. Atualmente, possui um food truck, é chef executivo, sócio e responsável pela elaboração da carta do primeiro bar temático de erotismo do Brasil, além de ser proprietário de uma empresa produtora de grandes eventos gastronômicos.

(25)

Acompanhe Hell's Kitchen – Cozinha Sob Pressão

também nas redes sociais

www.sbt.com.br/hellskitchen

(26)

Oferecimento do patrocinador

www.friboi.com.br

(27)

Oferecimento do patrocinador

(28)

www.sbt.com.br Copyright © 2015 by SBT Copyright © 2015 by Fremantle Media Copyright © 2015 by iTV ISBN 978-85-8496-186-3 Editora O Fiel Carteiro publisher Jerome Vonk gestão executiva André Palme gerência de projeto Bruno Fernandes direção de arte Laura Gillon projeto gráfico Antonio Hermida produção ebook Antonio Hermida fotos Divulgação www.ofielcarteiro.net

Referências

Documentos relacionados

Para Souza, Silva e Pinheiro, a história familiar como fator de risco aumenta cerca de 2,2 vezes quando um parente de primeiro grau (pai ou irmão) é acometido pelo problema, de

são colocadas sementes radioativas diretamente dentro do tumor, sem atingir estruturas normais próximas, estando indicado no tratamento de câncer de próstata em fase inicial

Considerando o exposto e o Parecer n.º 484/05-DEP/SEED, aprovamos o Plano do Curso Técnico em Desenvolvimento Web de Nível Médio – Área Profissional: Informática e votamos

O rádio é um sistema de comunicação através de onde ondas electromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimento diferente são classificadas em

Os robots manipuladores são, esencialmente composto por braços articulados, de uma forma mais precisa um manipulador insdustrial convensional é uma cadeia cinemática aberta

18 De modo complementar, foram realizadas três amostras mensais com a rede picaré na zona de arrebentação adjacente a cada sangradouro, para que se tivesse uma estimativa da

O Presidente da Câmara Municipal, ou seu legitimo substituto, neste caso o Vereador com o pelouro da protecção civil, ou o COM, enquanto Director do Plano, no uso

[...] igualdade e respeito à diversidade – Igualdade e respeito à diversidade mulheres e homens são iguais em seus direitos;[...] Equidade – a todas as pessoas deve ser garantida