• Nenhum resultado encontrado

Assim, nesta aula-tema abordaremos modelos de negócio sustentável e o perfil dos profissionais e empreendedores da sustentabilidade.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Assim, nesta aula-tema abordaremos modelos de negócio sustentável e o perfil dos profissionais e empreendedores da sustentabilidade."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Tema 6: Preparando-se para o Mercado Sustentável –

Modelo de Sustentabilidade Empresarial e

Competência dos Profissionais da Sustentabilidade

Autores: João Luiz de Moraes Höeffel e Nayra de Moraes Gonçalves

Como citar este material:

HÖEFFEL, João Luiz de Moraes, GONÇALVES, Nayra de Moraes. Responsabilidade Social e Meio Ambiente: Preparando-se para o Mercado Sustentável – Modelo de Sustentabilidade Empresarial e Competência dos

Profissionais da Sustentabilidade. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.

A necessidade de transição para um novo tipo de economia, pautada no equilíbrio ambiental, social e econômico através da adoção de práticas mais sustentáveis, que pode ser chamada de Economia Verde, é evidente. Para tanto, a educação para a sustentabilidade e os Empregos Verdes são essenciais. Contudo, é necessário também que as empresas mudem o seu posicionamento e desenvolvam um modelo de sustentabilidade empresarial. Para tanto, os profissionais da sustentabilidade devem desenvolver, praticar e adquirir competências, habilidades e atitudes específicas. Além disso, nesse novo cenário também se faz necessário entender qual é o papel do empreendedor da sustentabilidade. Mas como as empresas devem se posicionar e estruturar seu modelo de negócios? Embora esse cenário ainda esteja em construção, já existem estudos e experiências de mudanças no modelo empresarial.

Assim, nesta aula-tema abordaremos modelos de negócio sustentável e o perfil dos profissionais e empreendedores da sustentabilidade.

As questões ambientais passaram a fazer parte dos negócios das empresas devido à percepção de que a exploração intensa e inadequada dos recursos naturais gera um impasse para o desenvolvimento das sociedades, seja pelo esgotamento dos recursos naturais e/ou pelos problemas ambientais que surgiram desde a Revolução Industrial.

As organizações vêm percebendo a necessidade de modificar seus modelos de negócios, através de uma atuação mais responsável e da criação de produtos e serviços que contribuam para a melhoria da sua performance socioambiental.

(2)

Dentre os elementos que devem ser considerados no planejamento, implementação e na utilização de modelos de sustentabilidade empresarial, destacam-se:

• Sustentabilidade econômica: considerar as suas vantagens competitivas, os seus custos (fixos e variáveis), focar nos resultados, estudar e sempre considerar as alterações e o que ocorre no mercado, traçar metas reais e buscar alcançá-las, possuir uma estratégia de negócios bem definida. • Sustentabilidade ambiental: utilizar prioritariamente tecnologias limpas, praticar a reciclagem

de materiais, utilizar os recursos naturais de forma sustentável, atender à legislação vigente, possuir um sistema de tratamento de efluentes e resíduos, utilizar produtos ecologicamente corretos e administrar os impactos gerados por suas atividades.

• Sustentabilidade social: incorporar e promover práticas de responsabilidade social, auxiliar no crescimento comunitário, desenvolver os recursos humanos, promover, participar e apoiar a realização de projetos socioambientais.

Dessa forma, pode-se considerar que os fatores essenciais para um modelo de sustentabilidade

empresarial são:

• Perfil da empresa: desempenho organizacional, estratégia e governança.

• Forma de gestão da empresa:desempenho da organização em uma área específica.

• Indicadores de desempenho: instrumento adotado para a verificação das suas performances no âmbito econômico, ambiental e social.

Os indicadores de desempenho devem mensurar os impactos da organização em relação: aos sistemas sociais (práticas trabalhistas, direitos humanos, sociedade e responsabilidade por produtos e/ou serviços); às condições econômicas dos <i>stakeholders</i> (presença no mercado e responsabilidades indiretas); e aos sistemas naturais vivos e não vivos (insumos, matérias-primas, consumo de energia e água, emissões de poluentes e resíduos, entre outros).

(3)

Saiba Mais!

Obra sobre estratégias de sustentabilidade corporativa.

O autor Bob Willard, especialista em estratégias de sustentabilidade corporativa, possui diversas publicações sobre o assunto. Dentre elas, o livro Como Fazer a Empresa Lucrar com Sustentabilidade detalha em cada seção os benefícios que as organizações podem obter com a sustentabilidade, indicando também como as empresas podem aumentar a sua receita e a sua produtividade, reduzir riscos e despesas, além de aumentar o seu valor de mercado, utilizando o conceito de sustentabilidade.

A obra demonstra ainda a necessidade de gerar lucro e benefícios ambientais e sociais, utilizando exemplos de como a sustentabilidade estabelece uma sólida fonte de valor quando empregada como base estratégica para a inovação organizacional. WILLARD, Bob. Como Fazer a Empresa Lucrar com Sustentabilidade. São Paulo: Saraiva, 2014.

Para se implantar um modelo empresarial sustentável, também é necessário que os profissionais da sustentabilidade possuam competências, habilidades e atitudes específicas.

Nesse sentido, a liderança é essencial, pois é necessário exercer influência sobre os stakeholders sejam eles colaboradores, investidores ou consumidores) para que esse modelo seja adotado e suas práticas sejam incorporadas às ações da empresa.

(4)

Saiba Mais!

Publicações sobre liderança.

Existem inúmeras publicações sobre liderança. Selecionamos algumas delas para que você possa se informar mais.

Confira a seguir!

Coração de Líder – A Essência do Líder Coach

O Coração de Líder revela o líder-coach, um líder que se torna o número um colocando as pessoas em primeiro lugar; um líder capaz de entender o potencial de seus liderados e o seu papel no desenvolvimento deles. Alguém capaz de criar um ambiente de aprendizado contínuo, onde a valorização e o crescimento do capital humano saiam da abstração para a prática, estabelecendo assim a verdadeira sustentabilidade nas organizações.

FABOSSI, Marco. Coração de Líder – A Essência do Líder Coach. Viçosa: Aprenda Fácil Editora, 2013.

(5)

O Líder Autêntico

Nesta publicação, Bill George argumenta que a jornada até a liderança deve ser autêntica e sustentável, e passa pela descoberta do seu próprio Norte, sendo a chave para a liderança, seja em negócios, governo ou iniciativa privada. Ao longo de entrevistas com homens e mulheres marcados por trajetórias de liderança, George fornece um guia para a liderança do século XXI.

GEORGE, Bill. O líder autêntico. São Paulo: CAMPUS, 2009

O Livro de Ouro da Liderança

John Maxwell descreve uma jornada que começou em 1964, quando ele tinha 17 anos, apresentando lições fundamentadas em suas experiências pessoais ao longo de sua vida como líder, com conselhos importantes na escalada em busca da liderança. MAXWELL, John C. O livro de ouro da liderança. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2ª ed., 2011.

Algumas práticas para que um profissional comprometido com a sustentabilidade torne-se um líder são: • Ganhar e manter credibilidade.

• Desenvolver e praticar a habilidade de dialogar. • Colaborar, educar e criar networking.

(6)

• Buscar colaboradores.

• Influenciar formadores de opinião. • Utilizar iniciativas existentes.

• Elaborar um plano para as oportunidades.

Outro aspecto fundamental para se atuar com vistas à sustentabilidade é o

empreendedo-rismo, cada vez mais real e concreto em várias partes do mundo, já que um empreendedor trans-forma ideias em oportunidades de negócio através da identificação e solução de problemas ou do atendimento de algum tipo de necessidade inexplorada.

Saiba Mais!

Publicação sobre Empreendedorismo Sustentável

O livro Empreendedorismo Sustentável demonstra os caminhos para os empreendedores, pequenos ou grandes, adotarem a responsabilidade social em seu negócio, demonstrando o conceito dos diferentes tipos de empreendedorismo sustentável, além de apresentar como realizar a análise de mercado e o plano de marketing para o negócio.

O empreendedorismo sustentável é a descoberta, o desenvolvimento e a exploração de oportunidades ligadas aos nichos sociais e ambientais, produzindo ganhos econômicos e colaborando com o ambiente e com a sociedade.

BORGES, Cândido (Org.); NAJBERG, Estela; TETE, Marcelo F.; BORGES, Marcos M.; FREITAG, Maria Salete B.; LIMONGI, Ricardo; FERREIRA, Vicente R. S. Empreendedorismo Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2014.

Dentre as oportunidades relacionadas ao desenvolvimento sustentável pode-se destacar áreas como a ecoeficiência, o consumo consciente, a educação ambiental, a reciclagem, a tecnologia limpa e a inclusão social.

(7)

Saiba Mais!

Veja um exemplo de oportunidade e empreendedorismo relacionado ao

desenvolvimento sustentável: a produção de tijolos ecológicos.

Fonte: http://goo.gl/a2dtV3. 0:33 s. Acesso em: 10 jul. 2014.

Este vídeo apresenta um exemplo de oportunidade e empreendedorismo relacionados ao desenvolvimento sustentável: a produção de tijolos ecológicos. O empresário iniciou a sua carreira na fabricação e comercialização de maquinários utilizados na fabricação de tijolos ecológicos, depois decidiu investir na sua própria empresa para produzir esse tipo de material. Atualmente, a empresa fornece tanto o equipamento para a fabricação do tijolo ecológico como o próprio tijolo ecológico.

Na produção do tijolo ecológico, a terra é misturada ao cimento, prensado e posteriormente curado à temperatura ambiente, não havendo a necessidade de queimas, o que, além de não poluir o ambiente, contribui para a preservação dos recursos florestais.

ECOL TIJOLOS ECOLÓGICOS – São Pedro-SP. Programa Empresários de Sucesso. Produção: VTV SBT. 2min 36 s. Disponível em: <https://www.youtube.com/

watch?v=g2eUR5GvYxY>. Acesso em: 24 jun. 2014.

O empreendedor da sustentabilidade deve atuar de forma responsável, profissional e transparente no mercado. Ele possui algumas características que merecem destaque:

• Assume riscos para inovar de forma sustentável.

• Desenvolve atividades mobilizadoras que impactam positivamente no meio ambiente e na comunidade.

(8)

• Constrói valores e princípios que prezam pela cultura da sustentabilidade e norteiam as estratégias perseguidas a curto, médio e longo prazo.

• Encara a oportunidade como fator motivacional.w

Saiba Mais!

Fonte: http://goo.gl/TNeG8I Acesso em: 10 jul. 2014.

Uma pesquisa realizada pela Korn/Ferry International indica competências

essenciais aos gestores de sustentabilidade e traça o perfil deste profissional.

A Korn/Ferry International é uma provedora global de soluções para a gestão de talentos executivos, com mais de 90 escritórios em 40 países. Com sede em Los Angeles, a empresa oferece amplo leque de soluções que ajudam os clientes a identificar, empregar, desenvolver, reter e recompensar seus respectivos talentos. Para identificar qual vem sendo o papel e o perfil dos gestores de Sustentabilidade (ou do inglês, CSO – Chief Sustainability Officer) nas empresas brasileiras, Korn/Ferry International realizou uma pesquisa com os executivos líderes de empresas no Brasil. Segundo o estudo, os fatores que influenciam a criação de uma área de Sustentabilidade nas empresas são diversos e múltiplos, como a iniciativa do fundador ou CEO, pressão do mercado ou do consumidor ou ainda da aderência ao contexto de Códigos de Ética e de Conduta, porém, fica claro, que o objetivo principal está na busca pela inserção no mercado mundial – globalizado – visando atender as exigências de práticas sustentáveis nas instituições.

KORN/FERRY INTERNATIONAL RELEASES. Estudo indica competências essenciais aos gestores de sustentabilidade no Brasil. 24 ago. 2009. Disponível em: http://goo.gl/69Rop0. Acesso em: 10 jul. 2014.

Analisando as competências selecionadas, que vão ao encontro das práticas de liderança, percebe-se que elas estão relacionadas ao papel central despercebe-se gestor, que deve compreender a organização e seu papel no ambiente macro, atuando como um “generalista estratégico” nas organizações.

(9)

Empreendedor da Sustentabilidade: É aquele que consegue conciliar reflexão crítica com ação, através do desenvolvimento de inovações sustentáveis.

Empreendedorismo: Envolve o ato de empreender, ou seja, colocar em prática ideias, projetos e propostas para criar novas oportunidades ou aproveitar oportunidades existentes.

Liderança: É o ato de influenciar, criar e manter relacionamentos baseados na confiança, de modo a obter o empenho de um indivíduo ou de um grupo para buscar objetivos e metas preestabelecidas. Envolve persuasão para que o indivíduo ou grupo faça o que o líder deseja, estando convencidos de que desejam fazê-lo.

Modelo de Sustentabilidade Empresarial: É um modelo de negócios utilizado para criar produtos, serviços e procedimentos que contribuam para um resultado organizacional sustentável e promovam um enfoque no relacionamento com seus principais stakeholders.

Performance socioambiental: É o desempenho de uma organização em âmbito ambiental, econômico e social.

Instruções

Agora, chegou a sua vez de exercitar seu aprendizado. A seguir, você encontrará algumas questões de múltipla escolha e dissertativas. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que está sendo pedido.

Questão 1

Com relação aos fatores essenciais para um modelo de sustentabilidade empresarial afirma-se: I. Um elemento importante é o perfil da empresa, que envolve suas características, estratégias de gestão e governança.

II. Dentre os fatores essenciais está a forma de gestão da empresa, que irá influenciar o seu desempenho em cada área especificamente.

III. Os indicadores de desempenho representam outro fator essencial, já que permitem que a organização acompanhe a sua performance econômica.

(10)

a) Todas as afirmações estão corretas.

b) As afirmações I e II estão corretas, e a afirmação III está incorreta. c) As afirmações I e III estão corretas, e a afirmação II está incorreta. d) As afirmações II e III estão corretas, e a afirmação I está incorreta. e) Todas as afirmações estão incorretas.

Verifique a resposta correta no final deste material na seção Gabarito.

Questão 2

O empreendedorismo é um aspecto muito importante para a sustentabilidade. Sobre o empreendedorismo sustentável, afirma-se que:

I. Ele permite que as ideias sejam transformadas em oportunidades de negócio através da identificação e solução de problemas ou de necessidades ainda não exploradas.

II. Dentre as oportunidades de empreendedorismo relacionadas ao desenvolvimento sustentável estão a produção de combustíveis de origem fóssil, a utilização das fontes tradicionais de energia e a utilização das tecnologias convencionais.

III. Envolve a atuação do empreendedor da sustentabilidade, que realiza uma reflexão crítica sem, contudo, haver a necessidade de se praticar determinada ação.

V. O empreendedorismo sustentável está relacionado ao desenvolvimento de inovações sustentáveis.

Considerando as afirmações, a alternativa que apresenta a resposta correta é: a) V – V – V – V.

b) V – V – V – F. c) V – V – F – F. d) V – V – F – V. e) V – F – F – V.

(11)

Dentre as características do empreendedor da sustentabilidade, é correto afirmar que ele: a) Não assume riscos, principalmente se envolver riscos relacionados ao meio ambiente. b) Desenvolve atividades que impactam positivamente somente no meio ambiente.

c) Constrói valores e princípios pautados na sustentabilidade apenas através de estratégias em longo prazo.

d) Encara a oportunidade como fator motivacional.

e) Desenvolve atividades que não possuem um caráter mobilizador.

Questão 4

As organizações vêm percebendo a necessidade de melhorar a sua performance socioambiental e modificar os seus modelos de negócios. Cite e descreva os elementos que devem ser considerados nos modelos de sustentabilidade empresarial.

Verifique a resposta correta no final deste material na seção Gabarito.

Questão 5

Os indicadores de desempenho devem mensurar os impactos da organização em relação a quais elementos? Descreva e explique-os.

Verifique a resposta correta no final deste material na seção Gabarito.

Nesta aula-tema, analisamos o posicionamento que as empresas devem assumir para adquirirem modelos de negócios sustentáveis, que se adaptem à Nova Economia, e como elas podem se estruturar. Vimos também as competências, habilidades e atitudes necessárias aos profissionais que trabalham com sustentabilidade, a postura que devem assumir para alcançar os objetivos dos modelos de negócios sustentáveis.

Entendemos a importância dos empreendedores da sustentabilidade para este cenário, como eles atuam e quais características possuem, além de identificar os negócios que podem ser gerados através deste modelo, que trará benefícios econômicos, ambientais e sociais, em consonância com os pressupostos da sustentabilidade.

(12)

BORGES, Cândido (Org.); NAJBERG, Estela; TETE, Marcelo F.; BORGES, Marcos M.; FREITAG, Maria Salete B.; LIMONGI, Ricardo; FERREIRA, Vicente R. S. Empreendedorismo Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2014.

ECOL TIJOLOS ECOLÓGICOS – São Pedro-SP. Programa Empresários de Sucesso. Produção: VTV SBT. 2 min 36 s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g2eUR5GvYxY. Acesso em: 24 jun. 2014.

FABOSSI, Marco. Coração de Líder – A Essência do Líder Coach. Viçosa: Aprenda Fácil Editora, 2013. GEORGE, Bill. O líder autêntico. São Paulo: CAMPUS, 2009.

KORN/Ferry International Releases. Estudo indica competências essenciais aos gestores de sustentabilidade no Brasil

. 24 ago. 2009. Disponível em: http://goo.gl/RPnkbP. Acesso em: 10 jul. 2014. SMAXWELL, John C. O livro de ouro da liderança. São Paulo: Thomas Nelson Brasil, 2ª ed., 2011.

PEREIRA, A. C; SILVA, G. Z; CARBONARI, M. E. E. Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. São Paulo: Saraiva, 2011.

WILLARD, Bob. Como Fazer a Empresa Lucrar com Sustentabilidade. São Paulo: Saraiva, 2014.

Questão 1 Resposta: B. Questão 2 Resposta: E. Questão 3

Resposta: D.

(13)

Resposta: Dentre os elementos que devem ser considerados no planejamento, implementação e na utilização de modelos de sustentabilidade empresarial, destacam-se:

• Sustentabilidade econômica: considerar as suas vantagens competitivas, os seus custos (fixos e variáveis), focar nos resultados, estudar e sempre considerar as alterações e o que ocorre no mercado, traçar metas reais e buscar alcançá-las, possuir uma estratégia de negócios bem definida.

• Sustentabilidade ambiental: utilizar prioritariamente tecnologias limpas, praticar a reciclagem de materiais, utilizar os recursos naturais de forma sustentável, atender à legislação vigente, possuir um sistema de tratamento de efluentes e resíduos, utilizar produtos ecologicamente corretos e administrar os impactos gerados por suas atividades.

• Sustentabilidade social: incorporar e promover práticas de responsabilidade social, auxiliar no crescimento comunitário, desenvolver os recursos humanos, promover, participar e apoiar a realização de projetos socioambientais.

Questão 5

Resposta: Os indicadores de desempenho devem mensurar os impactos da organização em relação: • Aos sistemas sociais, que envolvem as práticas trabalhistas da organização, os direitos humanos,

a sociedade e a responsabilidade da organização por produtos e/ou serviços.

• Às condições econômicas dos <i>stakeholders</i>, ou seja, a sua presença no mercado e as responsabilidades indiretas, tais como relação com fornecedores.

• Aos sistemas naturais vivos e não vivos, que estão relacionados aos insumos utilizados nos processos produtivos, as matérias-primas, o consumo de energia e água, as emissões de poluentes e resíduos provenientes de suas atividades, entre outros.

Referências

Documentos relacionados

Por esse motivo, torna-se fundamental investigar como as formas simbólicas veiculadas pela mídia servem, em circunstâncias específicas, para estabelecer e sustentar relações

O usuário administrador possui acesso a todos os parâmetros do sistema, mas não pode alterar exames cadastrados pelo fonoaudiólogo e nem alterar resultados dos jogos realizados

Considering the impact of leaf blotch disease on grasses destined for pasture, the growing demand for alternative methods of control, and the antifungal potential of the essential

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Verifica-se um certo nível de utilização, mais ou menos clara, dos novos conceitos, sem ainda se terem traduzido em práticas consistentes de ensino e avaliação, o que indicia que

Este estudo tem como objetivos delinear o perfil dos empreendedores/gestores de pequenas empresas do setor hoteleiro em Curitiba, Paraná, identificar as competências percebidas

O único estudo realizado quanto à fenologia reprodutiva de Calotropis procera foi realizado por ElGhani 1997 em vegetação de deserto, na Arábia Saudita e nada é conhecido a respeito