• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 03/2011. Período: 14 a 25 de fevereiro de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM DA DIRETORIA Nº 03/2011. Período: 14 a 25 de fevereiro de 2011"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

BOLETIM DA DIRETORIA Nº 03/2011 Período: 14 a 25 de fevereiro de 2011 Informes:

1. Em 11 de fevereiro foi recebido o Compromisso APLO nº 48/11 no valor de R$ 105.204,50 para a execução de obras para a Recuperação Estrutural do Prédio Docente II (Departamentos de Educação e de Matemática, Estatística e Computação) e em 25 de fevereiro recebemos do Escritório de Projetos da APLO em Bauru (GOE-PROJ) o material necessário para compor a Pasta Técnica da Licitação (memorial descritivo, Planilha de custos referente aos serviços e projetos).

2. O Sistema de Arquivos Deslizantes para a guarda e preservação documental da Seção Técnica de Comunicações foi entregue em 25 de fevereiro. Para tal investimento foi estabelecida parceria entre a FCT-UNESP e a Reitoria.

3. A Reitoria efetuou a importação de quatro microscópios eletrônicos e um deles será instalado na unidade de Presidente Prudente. A obra de reforma e adaptação do Laboratório para a instalação do referido equipamento já está concluída. Os microscópios deverão chegar ao Brasil no próximo mês e a instalação do equipamento na Unidade está prevista para o mês de abril.

4. Foi concluída a obra de execução da nova lixeira da Moradia Estudantil do Campus. 5. A reforma do Bloco “A” da Moradia Estudantil vem sendo executada de acordo com

o cronograma estabelecido em contrato. O término da reforma está previsto para o dia 03 de junho de 2011.

6. O Conselho do Curso e o Departamento de Educação Física vêm trabalhando na elaboração da proposta de criação da modalidade bacharelado no curso de graduação em Educação Física da FCT–UNESP.

7. Sugerimos a comunidade da FCT que visite o blog da Biblioteca no endereço:

http://canalabertousuariobiblio.blogspot.com/

8. O Prof. Dr. Raul Borges Guimarães foi indicado pelo Magnífico Vice-Reitor no exercício da Reitoria, para ser o novo titular da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) da UNESP. A administração, em nome de toda a comunidade da FCT, deseja um excelente trabalho ao Professor Raul à frente da CGB.

9. No dia 14 de fevereiro foi realizada reunião do Diretor e Vice-Diretor da FCT– UNESP, com os assessores diretos, diretores de área e respectivos substitutos para tratar de assuntos relacionados à administração da Unidade. Foram discutidos assuntos relacionados a procedimentos cotidianos e estabelecido o planejamento e o cronograma de execução das 32 ações prioritárias que deverão ser executadas no exercício de 2011.

(2)

10. No dia 14 de fevereiro foi realizada a defesa pública de Dissertação de Mestrado de Fábio Yoshikazu Kodama, aluno do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. O trabalho defendido tem como título “Efeitos da imobilização, remobilização livre e por meio de exercício físico nas propriedades mecânicas e histológicas do músculo de ratos de duas faixas etárias” e foi orientado pelo Prof. Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, do Departamento de Fisioterapia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa concedida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. A defesa ocorreu no Anfiteatro II, às 14h00min.

11. No dia 14 de fevereiro entraram em exercício no Departamento de Matemática, Estatística e Computação, os Professores Fabrício Fernando Alves, Roberto Cavali, Celso Olivete Junior e Almir Olivette Artero, contratados como PROFESSOR SUBSTITUTO durante o 1º semestre letivo de 2011.

12. No dia 15 de fevereiro, o Diretor da FCT–UNESP participou de reunião do Conselho de Curadores da Fundação VUNESP em São Paulo. Na referida reunião foram aprovados os regimentos de compra e de contratação de funcionários pela fundação.

13. No dia 15 de fevereiro foi realizada a defesa pública de Dissertação de Mestrado de Germán Torrijos Cadena, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. O trabalho defendido tem como título “Classificação dos tipos de material das vias urbanas a partir de imagem aérea utilizando análise orientada a objeto” e foi orientado pela Profa. Dra. Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, do Departamento de Cartografia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa concedida pelo CNPq. A defesa ocorreu no Anfiteatro II, às 08h00min. 14. No dia 15 de fevereiro chegou ao Programa de Pós-Graduação em Geografia e ao

Departamento de Geografia da FCT–UNESP, a aluna de mestrado da Universidade de Paris 8, Marine Dubos-Raoul. Ela permanecerá na Unidade até o dia 28 março e desenvolverá atividades de pesquisa no Grupo de Estudos Dinâmica Regional e Agropecuária (GEDRA), sob a supervisão dos Professores Antonio Nivaldo Hespanhol e Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol.

15. No dia 16 de fevereiro, o Diretor da FCT–UNESP participou da cerimônia de inauguração do auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Presidente Prudente (CERESTPP), situado à Avenida Washington Luiz, no antigo prédio da Biblioteca Municipal. Participaram da mesa de abertura do evento o Prefeito Municipal de Presidente Prudente, Sr. Milton Carlos de Mello (Tupã), o Secretário Municipal da Saúde de Presidente Prudente, Dr. Sérgio Luis Cordeiro de Andrade, o Coordenador Estadual em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo, Dr. Francisco Drumond de Moura Neto, a Coordenadora do CERESTPP, Senhora Maria Aparecida Rodrigues e o Diretor da FCT–UNESP. O auditório recebeu o nome Dr. Dino de Aguiar Cintra em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo médico em Presidente Prudente. Os familiares do homenageado também estiveram presentes à cerimônia. O homenageado falecido no ano de 2007 é pai do Prof. Ms. Dino de Aguiar Cintra Filho, do Departamento de Educação Física da FCT–UNESP.

(3)

16. No dia 16 de fevereiro foi realizada a defesa pública de Dissertação de Mestrado de Adilson Berveglieri, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. O trabalho defendido tem como título “Classificação Fuzzy de Vertentes usando informações espaciais: agregação de regiões via Diagrama de Voronoi” e foi orientado pelo Prof. Dr. Messias Meneguette Junior, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa concedida pelo CNPq. A defesa ocorreu no Anfiteatro II às 08h30min.

17. No dia 16 de fevereiro, o Diretor da FCT–UNESP recebeu a Profa. Dra. Yoshie Ussami Ferrari Leite, do Departamento de Educação para tratar de assuntos relacionados ao início do curso presencial de Pedagogia (noturno) oferecido por intermédio do Portal Paulo Freire (PARFOR – Convênio UNESP-CAPES). A referida docente coordenará o curso que conta com 50 alunos que são professores em serviço nos vários municípios da região de Presidente Prudente. Em virtude da indisponibilidade de espaço físico na FCT–UNESP, os alunos matriculados no curso assistirão aulas no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente, prédio situado ao lado do Núcleo Morumbi, na Avenida Cyro Bueno. 18. No dia 17 de fevereiro foi realizada a defesa pública de Dissertação de Mestrado de

José Marcato Junior, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. O trabalho defendido tem como título “Fototriangulação em bloco de imagens orbitais com modelos rigorosos baseados em pontos e retas” e foi orientado pelo Prof. Dr. Antonio Maria Garcia Tommaselli, do Departamento de Cartografia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. A defesa ocorreu no Anfiteatro II, às 08h00min.

19. No dia 17 de fevereiro, o Diretor da FCT–UNESP participou da abertura do treinamento sobre patrimônio que foi ministrado pelos servidores vinculados a Seção Técnica de Materiais (STM) para as assessoras dos departamentos, diretores de área e supervisores das seções/setores da FCT. A STM realizou um detalhado levantamento de todo o patrimônio da Instituição e está redefinindo procedimentos para o seu melhor controle. A FCT possui mais de 26 mil itens patrimoniados.

20. No dia 17 de fevereiro, o Diretor da FCT–UNESP participou de reunião com os membros do Grupo de Avaliação Local (GRAL) e coordenadores dos cursos de graduação para reconstituir o GRAL, redefinir o seu funcionamento e discutir com os coordenadores dos cursos de graduação sobre a procedência de continuar ou não a avaliação das disciplinas pelos alunos. Os coordenadores de curso, o GRAL e a Direção da FCT–UNESP consideram relevante a manutenção do processo de avaliação das disciplinas pelos alunos de graduação. A avaliação das disciplinas ministradas no segundo semestre de 2010 será realizada entre os dias 14 e 18 de março de 2011, no LDC I, nos três períodos: manhã, tarde e noite.

21. No dia 17 de fevereiro, o Diretor da FCT–UNESP visitou a Central de Laboratórios juntamente com o Prof. Dr. Homero Marques Gomes para analisar a situação e os possíveis encaminhamentos para o descarte de resíduos e para o maior controle sobre as compras de produtos químicos por pesquisadores que adquirem produtos que são controlados pela Polícia Federal e Exército Brasileiro.

(4)

22. No dia 18 de fevereiro, o Diretor da FCT–UNESP atendeu o chefe do Departamento de Geografia, Prof. Dr. Arthur Magon Whitacker para tratar de contratações docentes e da possibilidade de se realizar reformas no prédio do departamento (Docente I), em parceria com a Direção da Unidade.

23. No Diário Oficial do dia 19 de fevereiro foi publicada a autorização para realização de Concurso Público para Preenchimento de um Emprego Público de Professor Assistente Doutor, em RDIDP, junto ao Departamento de Geografia, no conjunto das disciplinas “Geologia”, “Geologia e Geomorfologia” e “Geologia Geral”.

24. No dia 21 de fevereiro, o Diretor e o Vice-Diretor da FCT–UNESP participaram da recepção dos alunos que ingressaram na Instituição no ano de 2011 no período matutino. No período noturno a recepção foi realizada pelo Vice-Diretor em virtude de viagem do Diretor.

25. As aulas se iniciaram no dia 21 de fevereiro, mas as reformas dos anfiteatros da Central de Aulas V ainda não foram concluídas em razão das intensas chuvas ocorridas nos meses de janeiro e fevereiro, o que gerou alguns transtornos a docentes e alunos que tiveram que assistir aulas em outros prédios. O término das reformas da Central de Aulas V está previsto para o dia 17 de março de 2011. 26. No dia 22 de fevereiro, o Diretor da FCT–UNESP participou da reunião do Fórum de

Diretores realizada na Fundação VUNESP, em São Paulo. No período da tarde o Prof. Dr. Júlio César Durigan, Magnífico Vice-Reitor no exercício da Reitoria participou da reunião e tratou de vários assuntos, tais como: plano de carreira dos docentes, equiparação dos salários entre os servidores das três universidades estaduais paulistas, plano de obras, plano de expansão, escritórios de pesquisa e internacionalização, implantação do serviço de apoio psicológico.

27. No dia 23 de fevereiro, o Diretor da FCT–UNESP esteve na Assessoria Jurídica e na APLO para tratar de assuntos de interesse da Unidade.

28. No dia 24 de fevereiro, o Diretor da FCT–UNESP participou de reunião do Conselho Universitário na Reitoria em São Paulo, na qual foram aprovados os critérios do Plano de Carreira Docente da UNESP. A íntegra da minuta do futuro Plano de

Carreira Docente pode ser consultada no seguinte endereço:

https://www.unesp.br/pautas/Sessao/00643/4/1/proc_523_2000.pdf

29. No dia 24 de fevereiro foi realizada a defesa pública de Dissertação de Mestrado de Ana Carolina Pereira, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação. O trabalho defendido tem como título “As histórias infantis: (re) pensando as práticas na educação infantil” e foi orientado pela Profa. Dra. Gilza Maria Zauhy Garms, do Departamento de Educação. A defesa ocorreu na UNESP/Marília, às 14h00min. 30. No dia 24 de fevereiro foi publicada no DOE de 24/02/2011, página 64, Seção II, a

aposentadoria da servidora Angelina Toledo Franklin, do Setor de Zeladoria da FCT-UNESP.

31. Foi publicada no Diário Oficial de 25 de janeiro, a autorização para contratação de 3 (três) Assistentes Administrativos II (antigo Oficial Administrativo), a serem lotados nos seguintes locais: um na Seção Técnica de Materiais; um na Seção Técnica de

(5)

Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos e um na Seção Técnica de Graduação.

32. Hoje, 25 de fevereiro de 2011, foram defendidas quatro dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, vinculadas aos Programas de Pós-Graduação da FCT– UNESP, quais sejam:

a) Dissertação de Mestrado de Luiz Henrique da Silva Rotta, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. O trabalho defendido tem como título “Inferência espacial para mapeamento de macrófitas submersas - estudo de caso” e foi orientado pelo Prof. Dr. Nilton Nobuhiro Imai, do Departamento de Cartografia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa concedida pelo CNPq. A defesa ocorreu na Sala de Apresentação de Projetos doa Central de Laboratórios do Depto. de Cartografia às 08h00min.

b) Dissertação de Mestrado de Arnaldo Sifuentes Pinheiro Leitão, aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação. O trabalho defendido tem como título “Desenhos animados televisivos, ética e educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos possíveis” e foi orientado pelo Prof. Dr. Mauro Betti, do Departamento de Educação Física, do Campus de Bauru. A defesa ocorreu no Anfiteatro I, às 09h00min.

c) Dissertação de Mestrado de Edda Maria Provana Bertoncini, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação. O trabalho defendido tem como título “Arte e educação: re-construindo o presente” e foi orientado pelo Prof. Dr. Divino José da Silva, do Departamento de Educação. A defesa ocorreu no Anfiteatro II, às 14h00min.

d) Tese de Doutorado de Evandro César Clemente, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho defendido tem como título “O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas no contexto do desenvolvimento rural da região de Jales - SP” e foi orientado pelo Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, do Departamento de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa o aluno usufruiu de bolsa concedida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A defesa ocorreu no Anfiteatro da FUNDACTE, às 09h00min.

e) Dissertação de Mestrado de Karolynne das Neves Bastos, aluna do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. O trabalho defendido tem como título “Análise das adaptações metabólicas resultantes de um programa de intervenção multidisciplinar e não farmacológico para tratamento da obesidade de adolescentes” e foi orientado pelo Prof. Dr. Ismael Forte Freitas Junior, do Departamento de Educação Física. Para o desenvolvimento da pesquisa a aluna usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. A defesa ocorreu no Anfiteatro da FUNDACTE, às 14h00min.

(6)

O que está previsto para os próximos dias:

1) No dia 28 de fevereiro de 2011 será realizada a defesa pública de dissertação de

mestrado de Marcela Corrêa Tinti, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação. O trabalho a ser defendido tem como título “Portal do professor: perspectivas para a prática pedagógica” e foi orientado pela Profa. Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação. Para o desenvolvimento da pesquisa a aluna usufruiu de bolsa PROESP/CAPES. A defesa ocorrerá no Anfiteatro II, a partir das 10h00min.

2) No dia 01 de março de 2011 será realizada a defesa pública de dissertação de

mestrado de Gabriela Narcizo de Lima, aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho a ser defendido tem como título “Características do clima urbano de Nova Andradina-MS” e foi orientado pela Profa. Dra. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, do Departamento de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa a aluna usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. A defesa ocorrerá no Anfiteatro I, a partir das 14h00min.

3) No dia 1 de março, a Direção da Unidade participará de reunião com os membros da

Comissão de Acompanhamento de Obras da FCT–UNESP, com o intuito de redefinir as suas atribuições formais e de indicar servidores que efetuarão a fiscalização de cada uma das obras em execução na Unidade.

4) No dia 4 de março, a Direção da FCT–UNESP se reunirá com o Técnico em

Segurança do Trabalho, Senhor Paulo Sérgio Bigoni, bem como com alguns Diretores de Área, Supervisores de Seções/Setores Administrativos, servidores e docentes diretamente envolvidos na implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

5) No dia 10 de março haverá reunião ordinária da Congregação da FCT–UNESP. 6) No dia 11 de março de 2011 será realizada a defesa pública de dissertação de

mestrado de Kelly Cristina Costa Martins, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação. O trabalho a ser defendido tem como título “Da leitura, a literatura ao letramento literário: a prática docente em foco” e foi orientado pela Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação. Para o desenvolvimento da pesquisa a aluna usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. A defesa ocorrerá no Anfiteatro I a partir das 09h00min.

7) No dia 11 de março de 2011 será realizada a defesa pública de tese de doutorado de

Diane Belusso, aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia. O trabalho a ser defendido tem como título “A integração de agricultores às cooperativas agrícolas abatedoras de frangos no Oeste do Paraná” e foi orientado pelo Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, do Departamento de Geografia. Para o desenvolvimento da pesquisa a aluna usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP. A defesa ocorrerá no Anfiteatro II, a partir das 09h00min.

8) A partir de 14 de março haverá a apresentação da Biblioteca aos calouros em dias e

(7)

dos calouros nessa atividade é de extrema importância para que eles conheçam a Biblioteca e saibam utilizar os serviços por ela oferecidos.

Boas notícias para o Boletim podem ser enviadas para o seguinte endereço:

boletim@fct.unesp.br.

Referências

Documentos relacionados

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the