• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA EM DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO PECUÁRIA - ÁREAS DE CERRADO E PANTANAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA EM DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO PECUÁRIA - ÁREAS DE CERRADO E PANTANAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA EM DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO PECUÁRIA - ÁREAS DE CERRADO E PANTANAL

Maria Helena da Silva Andrade1

Lílian Ribeiro Pereira2

Maricelma Ferreira Calças3

Resumo: A água, recurso natural indispensável para a vida, tornou-se um dos principais assuntos

discutidos na atualidade, devido aos constantes impactos que os ambientes naturais vêm sofrendo em função das atividades antrópicas sem planejamento. Preocupadas com a natureza da água servida aos bovinos em duas propriedades com sistemas produtivos distintos, ambas no estado de Mato Grosso do Sul, este estudo objetivou investigar a qualidade ecológica da água em duas propriedades cujos sistemas de produção são diferentes entre si, sendo que uma engloba o Voisin (em fase de adaptação para um método com índices mais sustentáveis) e a outra o método Tradicional.Em ambos os casos foram utilizados macroinvertebrados bentônicos como bioindicador e aplicado o índice BMWP (Biological Monitoring Working Party), em um único período sazonal no ano de 2015 e, para tanto, material de fundo de ambientes aquáticos, incluindo açudes, riachos, reservatórios e pilhetas. Os macroinvertebrados bentônicos são indicadores confiáveis e os resultados encontrados apontaram como ruim a qualidade da água. Apesar desses resultados, recomenda-se a continuidade dos estudos sobre a dinâmica e funcionamento desse ecossistema.

Palavras-chave: Qualidade de água, Sistemas de produção, Pecuária, Cerrado, Pantanal.

Abstract: Water, natural resource essential for life, has become one of the main issues discussed at the present time due to the constant impacts that natural environments are suffering due to human activities without planning. Concerned about the nature of water served to cattle on two farms with different production systems, both in the state of Mato Grosso do Sul, this study aimed to investigate the ecological quality of water in two properties whose production systems are different, and one encompasses Voisin (in the process of adaptation to a method to more sustainable rates) and the other method Tradicional.Em both cases were used benthic macroinvertebrates as bioindicator and applied BMWP index (Biological Monitoring Working Party) in a single seasonal period in 2015 and, therefore, the background material from aquatic environments, including ponds,

1

Professora Dra. da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia / UFMS (mhelena.pantanal@hotmail.com)

2 Discente do curso de Bacharelado em Geografia – FAENG/UFMS

(lilianribeiro.geo@gmail.com)

(2)

streams, reservoirs and pilhetas. The benthic macroinvertebrates are reliable indicators and the results obtained showed how bad the water quality. Despite these results, it is recommended to further study on the dynamics and functioning of the ecosystem.

Keywords: water quality, production systems, Livestock, Cerrado, Pantanal

INTRODUÇÃO

A conservação dos recursos naturais, especialmente no Pantanal, Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, além do Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil, tem sido uma das crescentes preocupações nas últimas décadas, destacando-se que o estado de Mato Grosso do Sul é formado praticamente pelos dois, além de uma pequena parte de Mata Atlântica, ao sul.

O Cerrado vem sendo cada vez mais incorporado, durante as últimas décadas, ao cenário mundial da agropecuária, com destaque para a produção de carne bovina e grãos. Nesse intenso processo antrópico, o Cerrado apresenta hoje cerca de 50% de sua área original convertidas em geral, para áreas de pastagens e agricultura (Sano et al., 2010).

O Pantanal, conhecido como uma imensa planície inundável, encontra-se localizado na região do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em território brasileiro. Tem na pecuária de corte sua principal atividade econômica, porém, assim como nas demais regiões tropicais que criam bovinos extensivamente em pastagem nativa, apresenta baixos índices zootécnicos, ou seja, baixos padrões de desenvolvimento e/ou produção de um rebanho (SANTOS et al., 2002).

Para a gestão sustentável dos sistemas produtivos, incluindo-se todas as atividades agrícolas de lavoura e de criação, é fundamental a preservação, conservação e reversão de problemas de degradação dos sistemas biofísicos em interação com os sistemas sócio espaciais, considerando suas relações internas e externas, contemplando ao mesmo tempo a sustentabilidade sócio espacial, alternativas econômico-sociais para o alcance da sustentabilidade (BICALHO, 2003).

Theodoro et al. (2009) alertam que modelos que utilizam de forma intensiva o solo e a água facilitam a aceleração da degradação, sobretudo da fertilidade do solo, desequilibrando e até inviabilizando ecossistemas naturais e comprometendo a produção, ao longo do tempo. Theodoro et al. (2006) afirmam que para que haja uma reversão dessa tendência, vem sendo proposta uma “reconversão” no modelo de produção de forma a viabilizar a manutenção e a autonomia dos agricultores: “Trata-se da incorporação de técnicas e práticas menos intensivas no uso dos recursos naturais, baseadas nos princípios agroecológicos que, em sua essência, oferecem metodologias que levam a uma maior compreensão das múltiplas interações que ocorrem nos ecossistemas”.

Os problemas de poluição nos corpos de água surgem quando a produção de resíduos pelo sistema ultrapassa a capacidade de reciclagem ou diluição natural, dependendo também da vida socioeconômica e cultural da comunidade (HAGEMANN et al, 2004). Nesse contexto, esse trabalho tem por objetivo avaliar a relação entre os diferentes sistemas de produção pecuária e a qualidade da água usada nas propriedades que a utilizam para dessedentação animal.

DISCUSSÕES

A área de estudo compreende as fazendas Laranjeiras, localizada no município de Guia Lopes da Laguna, estado de Mato Grosso do Sul (21º31’55.5”S e 55º54’02.04”O), fazendo parte da bacia do rio Miranda. A outra propriedade, denominada Fazenda São José, localiza-se na planície pantaneira (20°06’18.3’’S e 55°57’53.8’’O), município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Trata-se de propriedades rurais cuja atividade principal é a pecuária, Trata-sendo que em cada localidade há aplicação de um ou mais diferentes sistemas de produção.

A Fazenda São José, também conhecida como ‘Pousada Aguapé’ possui relevante atuação no ramo do ecoturismo e localiza-se a 195 km de Campo Grande, onde cerca de 400 hectares são de áreas úmidas, sem alterações na paisagem original. A fazenda possui os sistemas de produção

(3)

pecuária do tipo orgânico e tradicional, sendo certificado pela ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica) e pioneira no trabalho que busca o desenvolvimento econômico pelo sistema de produção orgânica. Atualmente, vem sendo um local de experimentação em parceria com a Embrapa/Pantanal num projeto piloto para a construção de um índice de sustentabilidade, o IFS- Índice de Fazenda Sustentável para o pantanal, ainda em fase de construção.

A Fazenda Laranjeiras localiza-se na zona rural do município de Guia Lopes da Laguna/MS, região onde predomina bioma Cerrado. Possui uma área de, aproximadamente, 1980 hectares, sendo banhada por dois rios: ao norte, o rio Desbarrancado e, ao sul, o rio Santo Antônio. Nessa localidade, o sistema Voisin está em fase de adaptação do método original, Pastoreio Racional Voisin (PRV), para um sistema de produção Voisin com índices mais sustentáveis, sendo o restante, o sistema tradicional.

As análises realizadas foram feitas a partir do sedimento recolhido no fundo dos corpos de água escolhidos para serem estudados. Os procedimentos metodológicos usados estão de acordo com protocolos estabelecidos para a coleta de macroinvertebrados bentônicos, já consolidados no Brasil e internacionalmente (DILVEIRA et al, 2004).

Os organismos bentônicos são animais que habitam os substratos de fundo de ecossistemas aquáticos continentais (sedimentos, pedaços de madeira, restos de troncos, macrófitas aquáticas, algas filamentosas), pelo menos durante parte do seu ciclo de vida (ESTEVES, 1988)

Para a avaliação da qualidade da água foi utilizado o índice BMWP (Biological Monitoring Working Party), adaptado por Junqueira & Campos (1998). Neste índice, há uma ordenação das famílias de macroinvertebrados encontradas em dez grupos, sendo preestabelecido um valor numérico de acordo com sua capacidade de tolerar a poluição do corpo de água. Apenas um exemplar é contado da respectiva família, portanto, o método é qualitativo e não quantitativo. A pontuação varia entre 01 e 10, onde as famílias intolerantes à poluição apresentam pontuações mais altas e famílias tolerantes apresentam as mais baixas.

Foram coletadas amostras de sedimento em pontos pré-determinados em cada fazenda, com a utilização de um Surber (0,900m2), em triplicata e, no campo, o material destinado à análise da fauna macrobentônica foi fixado com formalina (4%) e, posteriormente, ensacado em recipientes identificados. No laboratório, todo o sedimento foi lavado em peneira cuja abertura de malha é de 0,5mm. O material retido, previamente corado com Rosa de Bengala, foi triado cuidadosamente sob estereomicroscópio e os organismos recolhidos permaneceram, até o momento da identificação, conservados em álcool a 70%. A identificação taxonômica dos espécimes deu-se em nível de família e, para tanto, foram usadas chaves dicotômicas clássicas e aceitas internacionalmente (EPLER, 1992; MERRIT & CUMMINS, 1996; TRIVINHO-STRIXINO & STRIXINO, 1995).

(4)

O índice biológico escolhido possui sensibilidade para identificar a dinâmica em diferentes sistemas, de acordo com a estrutura da vegetação e com o período sazonal que é realizada a coleta de amostras, pois os mesmos interferem na saúde dos microrganismos e na interação com o ecossistema. O método usado em cada sistema de produção reflete diretamente nos fatores que influenciam o resultado da análise da qualidade de água, encontrada em cada ambiente, podendo ser classificada e diagnosticada de acordo com a pontuação da tabela a seguir:

(5)

Utilizando o índice BMWP modificado por Junqueira e Campos (1998), a pontuação alcançada nos pontos de coleta das respectivas fazendas, São José e Laranjeiras, está inserida nas tabelas 1 e 2.

Tabela 1 – Táxons encontrados e respectivos valores do BMWP, de acordo com Junqueira & Campos (1988)

Fazenda Laranjeiras Espécies Valor BMWP Oligochaeta 1 Chironomidae 2 Hidracarina 4 Nematoda 2 Naucoridae 3 Ceratopogonidae 4 Libellulidae 8 Glossiphonidae 3 Caenidae 4 Polymitarcyidae 5 Gomphidae 8 Hyalellidae 6 Ephemeridae 7 Pontuação total 57 Moderadamente Impactada

(6)

Tabela 2 – Táxons encontrados e respectivos valores do BMWP, de acordo com Junqueira & Campos (1988)

Através da aplicação do índice BMWP, obteve-se como resultado a condição “moderadamente impactada " para a qualidade de água dos pontos coletados, nas duas propriedades. Esse resultado pode estar relacionado a vários fatores, os quais podem interferir na qualidade da água, a exemplo do uso e ocupação do solo, tipo de manejo, estado da mata ciliar, entre outros. Esses fatores nos ajudam a entender o contexto das modificações, sobre o caráter espacial dos locais de amostragem da pesquisa.

Em todos os pontos coletados, foram identificados Chironomidae e Oligochaeta. Estes organismos são considerados tolerantes à poluição, e, portanto, servem como indicadores de má qualidade da água do ecossistema em estudo.

O resultado do índice na Fazenda São José, diz respeito à dinâmica do pantanal. As peculiaridades desse ecossistema, somada aos pulsos de inundação permite elucubrar sobre uma situação particular a respeito da dinâmica local, sendo que o resultado “ruim”, neste caso, precisa ser melhor analisado no sentido de considerar os efeitos dos períodos de enchente e seca do pantanal, onde se observa grande quantidade de matéria orgânica em decomposição na interface água-ar, modificando significativamente a qualidade da água, sem, contudo, conferir ao ambiente uma condição de poluição.

A grande massa orgânica, ao se decompor, resulta em diminuição na concentração de oxigênio, podendo chegar a 0,0 mg/l (anoxia), interferindo na cadeia trófica dos organismos bentônicos e, assim, modificando-a, temporariamente.

Na fazenda Laranjeira, o resultado sugere que, pelo motivo de os pontos de coletas tratarem-se de ambientes importantes para destratarem-sedentação de bovinos, com acesso direto dos mesmos ao corpo de água, confirmado através da observação das condições das margens, marcado pelo pisoteio e presença de fezes e urina, além de apresentarem despejo de substâncias provenientes de

Fazenda São José

Espécie Valor BMWP Oligochaeta 1 Chironomidae 2 Caenidae 4 Nematoda 2 Hidropsychidae 5 Leptohyphidae 6 Hyalellidae 6 Hydracarina 4 Palemonidae 6 Cerotopogonidae 4 Pontuação Total 40 Moderadamente Impactada

(7)

esgotamento das residências próximas ao ponto 1 e 3, é possível que possa estar havendo aporte excessivo de nutrientes, como nitrogênio e fósforo o que, sabidamente, compromete a qualidade da água, quando em excesso (BAIRD & CANN, 2011; BRAGA et al, 2005).

É importante ressaltar que a ocupação e uso do solo pelas atividades agropecuárias alteram sensivelmente os processos biológicos, físicos e químicos dos sistemas naturais, e de acordo com Kleerekoper (1990), a estruturação ecológica dos ambientes aquáticos e a ocorrência e distribuição dos organismos correspondem a esses fatores.

A degradação em mananciais, com uso agropecuário do solo, ocorre, principalmente, devido ao aumento da atividade primária das plantas e algas em decorrência do aporte de nitrogênio e fósforo proveniente da produção animal em regime de confinamento. Esse crescimento excessivo de algas e plantas reduz a disponibilidade de oxigênio dissolvido nas águas, afetando o ecossistema aquático e causando, algumas vezes até mortalidade de peixes e outras espécies aquáticas.

CONCLUSÕES

Para uma melhor análise de ecossistemas aquáticos, devem ser feitos ao menos duas amostragens em cada período do ano, para descrever a interação e dinâmica ocorrida das comunidades biológicas com as alterações no ambiente provocadas pelas mudanças naturais, já que são considerados importantes indicadores da qualidade da água e têm grande potencial para servir de subsídios a programas de conservação, preservação e monitoramento de ecossistemas aquáticos.

A discussão aqui apresentada é somente uma parte do que deve ser considerado na abordagem de saúde de ecossistemas e na discussão de manejos sustentáveis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BICALHO, A.M.B.S. Os Desafios à Sustentabilidade Rural na Geografia Agrária. In, A Dimensão Regional e os Desafios da Sustentabilidade Rural, A.M. Bicalho e S.W. Hoefle (eds.), pp. 530-548. Rio de Janeiro: LAGET-UFRJ/CSRS-IGU, 2003

BRAGA, O., et al. "Steroid estrogens in ocean sediments." Chemosphere 61.6 (2005): 827-833. EPLER, KATHERINE S., et al. "Evaluation of reversed-phase liquid chromatographic columns for recovery and selectivity of selected carotenoids." Journal of Chromatography A 595.1 (1992): 89-101

ESTEVES, FRANCISCO DE ASSIS. "Fundamentos de limnologia." Fundamentos de limnologia. Interciência/Finep, 1988.

HAGEMANN, S. E.; et al. Monitoramento dos resíduos sólidos veiculados através da drenagem urbana. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004, Santa Maria. XIX Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria: UFSM, v.1. p.1, 2004.

JUNQUEIRA, V. M., and S. C. M. CAMPOS. "Adaptation of the “BMWP” method for water quality evaluation to Rio das Velhas watershed (Minas Gerais, Brazil)." Acta Limnologica

Brasiliensia 10.2 (1998): 125-135.

KLEEREKOPER, HERMAN. Introdução ao estudo da limnologia. Editora da Universidade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1990

MERRITT, R. W.; CUMMINS, K. W. An introdution to the aquatic insects of North America. 3º edition. Dubuque, Kendall/Hunt, 1996. 862 p.

(8)

SANO, E.E.; ROSA, R.; BRITO, J.L.S.; FERREIRA JR., L.G. Land cover mapping of the tropical savanna region in Brazil. Environmental Monitoring and Assessment, v. 166, p. 113-124, 2010.

SANTOS, MILTON. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoçã. Vol. 1. Edusp, 2002

STRIXINO, G.; TRIVINHO-STRIXINO, S. Povoamentos de Chironomidae em lagos artificiais. In: NESSIMIAN, J. L.; CARVALHO, A. L (Eds.). Ecologia de insetos aquáticos. Serie Oecologia

Brasiliensis, vol. 5. Rio de Janeiro: PPGE-UFRJ, 1998. P.141-154.

THEODORO, SUZI H., FYFE, WILLIAM S.; LEONARDOS, OTHON H. (2006) Sustainable farming with native rocks: the transition without revolution. [Agricultura sustentável com rochas nativas: a transição, sem revolução. ] Anais da Academia Brasileira de Ciências, 78 (4), pp. 715-720.

THEODORO SH, DUARTE LG, ROCHA EL. Incorporação dos princípios agroecológicos pela extensão rural brasileira: um caminho possível para alcançar o desenvolvimento sustentável. In: Theodoro SH, Duarte LG, Rocha EL, organizadores. Agroecologia: um novo caminho para extensão rural sustentável. Rio de Janeiro: Garamond; 2009.

Referências

Documentos relacionados

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

After the eval- uation of the influence of each modification of the surfaces on the internal air temperatures and energy consumption of the compressor a final test was done with

Therefore, the analysis of suitability of the existing transportation network for riding bicycle in Coimbra should address two important aspects: (i) identifying

Desta forma, alguns autores na tentativa de auxiliar nesta modificação dos conteúdos propõem uma ideia de planejamento participativo, que segundo Melo e

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

O abate ocorreu quando os animais atingiram peso médio de 325 kg (±20), entre 28 e 30 meses de idade, sendo avaliados os parâme- tros comprimento de carcaça fria, peso dos