• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: EFEITO DE DIFERENTES VARIEDADES DE FERTILIZANTES COM MANIPULAÇÕES DE AMINOACIDOS NA CULTURA DO SORGO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: EFEITO DE DIFERENTES VARIEDADES DE FERTILIZANTES COM MANIPULAÇÕES DE AMINOACIDOS NA CULTURA DO SORGO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Realização: Apoio:

TÍTULO: EFEITO DE DIFERENTES VARIEDADES DE FERTILIZANTES COM MANIPULAÇÕES DE AMINOACIDOS NA CULTURA DO SORGO

CATEGORIA: CONCLUÍDO

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

SUBÁREA: Ciências Agrárias

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ - UNIARAXÁ

AUTOR(ES): TAMIRES DANIELE MARUZZO, MARIANA NOGUEIRA DA FONSECA

ORIENTADOR(ES): JORGE OTAVIO MENDES DE OLIVEIRA JUNEK

(2)

RESUMO

Neste trabalho objetivou-se avaliar a eficiência de fertilizantes organominerais, juntamente com a aplicação foliar de aminoácidos em relação ao fertilizante convencional na cultura do sorgo granífero. Fertilizante organomineral proporciona um melhor condicionamento ao solo do que o fertilizante convencional. Neste sentido os aminoácidos aumentam a produtividade vegetal, trazendo vários benéficos para o desenvolvimento das plantas. Os experimentos foram conduzidos em duas áreas separadas. Sendo uma contendo fertilizante convencional e três porcentagens do organomineral (100%,80% e 50%). A segunda área foi testado o fertilizante convencional, o organomineral (100%,80% e 50%) e a aplicação foliar dos aminoácidos. O delineamento foi de blocos casualizados contendo quatro tratamentos com 4 repetições. A variáveis analisadas foram altura de plantas e peso de grãos. O organomineral não alterou as variáveis analisadas, podendo ser justificada por sua liberação lenta no solo. O aminoácido mostrou mudanças em relação à altura de plantas e visualmente uma melhor aparência.

Palavras-chave: sorgo, adubação, organomineral e aminoácidos

INTRODUÇÃO

O sorgo é uma planta que tem origem na África e em parte da Ásia. Embora seja uma cultura muito antiga, seu desenvolvimento se deu, em várias regiões do mundo, somente no final do século XIX. Agronomicamente, podemos dividir o sorgo em quatro grupos ou tipos, sorgo granífero, sacarino, vassoura e o forrageiro.

Os fertilizantes são utilizados para fornecer nutrientes para o desenvolvimento das plantas, sendo classificados em: minerais, orgânicos e organominerais. Segundo Damasceno a utilização de resíduos derivados das atividades agroindustriais vem sendo incentivado como forma de diminuir a poluição ambiental causada pelo descarte indiscriminado e entre as medidas propostas para o gerenciamento de tais resíduos, está sua reutilização em substituição à adubação mineral na produção agrícola (DAMASCENO et al., 2003). A utilização da adubação orgânomineral é uma das alternativas para propiciar maior rendimento das culturas e melhor qualidade da produção.

(3)

O sorgo granífero é caracterizado pelo porte baixo, sendo o principal produto utilizado é o grão após a colheita, podendo também usar a matéria verde para pastagens. Além de possuir um grande valor econômico, com fácil adaptação em diversos ambientes, suportando bem a deficiência hídrica (MARIGUELE & SILVA, 2002).

A utilização de aminoácidos na agricultura tem sido praticada por várias décadas, no Brasil e no mundo, em diversas culturas. O número de empresas, ofertando no comércio uma ampla gama de produtos, a base de aminoácidos, vem aumentando consideravelmente. Muitos técnicos e produtores relatam benefícios na utilização destes produtos. Entretanto, existem controvérsias sobre a utilização de aminoácidos na agricultura, uma vez que a aplicação isolada dos mesmos raramente tem mostrado efeitos significativos na produtividade vegetal. Poucos trabalhos científicos são encontrados demonstrando a eficácia destes produtos. A ausência de fiscalização e a classificação como fertilizantes para a comercialização dificulta a avaliação da eficácia destas substâncias nas plantas (CASTRO, 2009).

OBJETIVOS

Objetivos Gerais

Avaliar na cultura do sorgo granífero em doses do fertilizante organomineral formulação mais aplicação de aminoácidos, em comparação ao fertilizante convencional, e sua eficiência relativa.

Objetivos Específicos

 Peso de grãos;

 Avaliação de altura de plantas

METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

Os experimentos foram conduzidos no Campo Experimental “Fausto de Ávila” Uniaraxá. O campo está localizado na Avenida Ananias Teixeira Aguiar, na cidade de Araxá – MG, em um latossolo vermelho distrófico de textura média. As coordenadas da área são lat. 19°34'45,2" S e long. 46°57'15,3" W. O clima da região, segundo

(4)

classificação de Köppen, é Cwa (clima temperado úmido com inverno seco e verão quente).

Foram utilizadas duas áreas separadas. Ambas o plantio foi executado no dia 28 de abril do ano de 2018, as áreas foram colhidas no dia 03 de agosto do ano de 2018, estande de 130m² e espaçamento entrelinhas de 0,5m. Sendo separados por blocos casualizados com quatro tratamentos e quatro repetições. Sendo os da primeira área constituídos por tratamento 1 (T1) testemunha; (T2) 100% fertilizante convencional; T3 e T4 possuirão somente fertilizante organomineral em diferentes quantidades: 100%, 50%, respectivamente (Tabela 1).

Tabela 1: Forma de adubação dos tratamentos – 1º experimento. Tratamento Quantidade e tipo de fertilizante (%)

1 Testemunha

2 100 %FC

3 100 %OM

4 50% OM

Legenda: FC= fertilizante convencional, OM= Organomineral

Na segunda área foram os seguintes tratamentos, 1 (T1) - a testemunha; tratamento 2 (T2) - 100% fertilizante convencional; tratamento 3 T3 – 100% organomineral e tratamento 4 (T4) - 50% organomineral, sendo que o T1, T2 e T3 foram feitas aplicações com aminoácidos que foi o diferencial em relação a primeira área. De acordo com a tabela 2.

Tabela 2: Forma de adubação dos tratamentos - 2º experimento Tratamento  Quantidade e tipo de fertilizante (%) 

1  Testemunha

2  100% FC + aminoácido

3  100% OM + aminoácido

4  50% OM + aminoácido

Legenda: Explicativo voltado para os tratamentos, à quantidade e tipo de adubo usado em cada um deles. FC= fertilizante convencional, OM= organomineral. 

(5)

Os parâmetros foram avaliados da seguinte forma:

-Altura de plantas: as plantas foram medidas com uma fita métrica, sendo medidas plantas de pequeno, médio, e grande porte nas duas áreas experimento. Os dados obtidos foram lançados em planilha no Excel.

-Peso de grãos: as panículas (cachos) foram cortadas e separadas por bloco e tratamento e colocadas em saquinhos de papel com suas respectivas numerações;

- Para realizar a pesagem dos grãos, foi utilizada uma balança de precisão (com duas casas decimais). Os saquinhos de papel foram tarados para que não houvesse interferência na pesagem. Os dados obtidos e registrados em um caderno, sucessivamente foram compilados em uma planilha no Excel.

-Os dados foram avaliados utilizando Fisher e Tukey a 5% de significância.De acordo com os resultados apresentados.

RESULTADOS

Não foram constatados efeitos significativos para os fertilizantes organominerais, revelando os resultados a seguir:

1º Experimento:

Os resultados obtidos dos pesos de grãos (Gráfico 1) não apresentaram diferença significativa entre os tratamentos, mostrando que o fertilizante convencional químico e o fertilizante organomineral não interferiram neste parâmetro.

14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 Peso de grãos 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 No o f o b s

(6)

Com relação ao gráfico 2, houve um aumento no crescimento das plantas. Após esse intervalo de tempo houve uma estabilização, mostrando assim que não houve diferença significativa entres os tratamentos.

75 80 85 90 95 100 105 110 115 120 125 130 135 Altura de plantas 0 10 20 30 40 50 No o f o b s

Gráfico 2: Altura de plantas.

2º Experimento:

O peso de grãos apresentou diferença que apesar de não serem significativas trazem um melhor desenvolvimento da planta. No T1 (testemunha) sem adubação, um pequeno desenvolvimento comparado aos demais. Este dado pode ser explicado pelo fato do solo, onde foi conduzido o experimento, ser utilizado para outros estudos não relacionados a este, recebendo aplicação de fertilizantes, o que pode alterar sua composição em nutrientes.

Já o T2 (FC + aminoácido) houve uma diferença mínima com o T1.Visualmente houve diferença que pode está relacionada a aplicação foliar dos aminoácidos que proporcionam benefícios as plantas.

No T3 (100% OM + aminoácido) apresentou melhores resultados em comparação com o T1 e T2, uma vez que trata-se de adubo compactado que se dissolve aos poucos conforme a necessidade da planta, o que faz com que a planta aproveite melhor cada nutriente. Visualmente houve diferença que pode está relacionada a aplicação foliar dos aminoácidos que proporcionam benefícios as plantas.

(7)

O T4 (50% OM + aminoácido) apresentou média aproximada ao T3, não significativa. Ainda, mesmo com baixo desenvolvimento de altura, a planta neste tratamento apresentou melhor desenvolvimento de grãos, visto que o fertilizante formado pelo grânulo NPK, possui em sua volta uma camada orgânica, que quando dissolvida no solo melhora sua estrutura e a retenção de água, trazendo somente benefícios. Median 25%-75% Non-Outlier Range T1 T2 T3 T4 TRATAMENTO 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 PE SO DE G RÃ O S

Gráfico 3: Peso de grãos.

Os tratamentos não apresentaram diferença estatística entre eles, porém, houve diferença em relação à altura de planta no T2, o qual iniciou com um bom desenvolvimento de plantas, chegando a atingir uma altura superior aos demais tratamentos. O T4 houve pouco desenvolvimento.

De acordo com os resultados apresentados, o experimento da área dois se mostrou melhor em relação a altura de plantas da primeira área. Esse aumento pode está relacionado com a aplicação foliar dos aminoácidos que foi aplicado apenas no segundo experimento. Já que eles proporcionam uma melhor capacidade de distribuição de nutrientes as plantas.

(8)

Median 25%-75% Non-Outlier Range Mean T1 T2 T3 T4 TRATAMENTO 70 80 90 100 110 120 130 140 A L T U R A D E P L A N T A S

Gráfico 4- Altura de plantas

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados obtidos pelas estatísticas utilizadas transmitem o melhor conhecimento desses fertilizantes quando colocados em teste. Foi verificado que, mesmo não apresentando diferenças significativas entre os Experimentos 1 e 2, é possível afirmar que o fertilizante organomineral proporciona um melhor condicionamento do solo que o fertilizante convencional, pois trata-se de um composto de matéria orgânica com liberação lenta disponibilizando gradativamente os nutrientes necessários para a planta. Porém, recomenda-se a realização de estudos mais aprofundados sobre estes insumos. Foram verificadas diferenças não significativas entre os resultados dos Experimentos 1 e 2 quanto ao local de condução, onde o Experimento 1 foi realizado em uma área onde houveram outros trabalhos realizados, o que devido a necessidade de adubação, torna o solo nutrido influenciado nos resultados deste estudo. O Experimento 2 foi realizado em uma área um pouco mais isolada com menor frequência de trabalhos realizados. Juntamente com os aminoácidos, que buscam mais proteínas para as plantas, trazendo mais benefícios para a plantação, buscando viabilidade para o produtor implantar esse manejo em suas safras, pois uma boa fertilização e manejo, os resultados não poderão ser

(9)

diferentes do que muita produtividade, e é isso que muitos produtores buscam, maiores resultados e produtividade, sem interferir em seus gastos e despesas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASTRO, P.R.C.; SERCILOTO, C.M.; PEREIRA, M.A.; RODRIGUES, J.L.M.; ROSSI, G. Agroquímicos de controle hormonal, fosfitos e potencial de aplicação dos aminoácidos na agricultura tropical. Piracicaba: ESALQ, DIBD, 2009. 83 p. (Série Produtor Rural, nº Especial).

Damasceno, S.; Cereda M. P.; Pastore, G. M.; Oliveira, J. G. Production of volatile compounds by Geotrichum fragans using cassava wastewater as substrate. Process Biochemistry, v.39, p.411-414, 2003.

MARIGUELE, K. H.; SILVA, P. S. L. Avaliação dos rendimentos de grãos e forragem de cultivares de sorgo granífero. Caatinga, Mossoró, v. 15, n. 1/2, p. 13-18, 2002.

Referências

Documentos relacionados

09:15 - 10:00 Aula híbrida sobre: Para os alunos presenciais: atividade prática – E-Class Não é necessário enviar atividade Dodgeball e Rouba-bandeira. Para os alunos

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

VARA DA COMARCA DE SAPIRANGA, RS, - FALÊNCIA DE CALÇADOS LIDESE LTDA. ESCALAS DIEMES LTDA.. DE COUROS LTDA.. MÍNIMOS DA ÉPOCA DA.. DA FALÊNCIA); PROC.. ERNESTO FLOCKE HACK

O presente estudo teve como objetivo testar a influência de diferentes doses de fertilizante organomineral na cultura do sorgo granífero Enforcer e avaliar as características

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de