• Nenhum resultado encontrado

Fui eu, numa tarde de sexta-feira,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fui eu, numa tarde de sexta-feira,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Grow up time

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino” (1 Co 13:11).

F

ui eu, numa tarde de sex-ta-feira, buscar meu fi lho na escola. Parada num farol vermelho, olhei pela janela do car-ro e observei três adolescentes do outro lado da rua rindo alto e pu-lando um em cima do outro. Acre-dito, pela aparência que deveriam ter entre 16 e 17 anos, mas as aparências enganam não é mes-mo? Fiquei um pouco ansiosa (ou seria melhor dizer nervosa) quan-do um deles resolveu atravessar a rua saltando em cima do outro e quase jogando o amigo ao chão. Enfi m, mi-nha ansiedade (ou nervosismo) passou quando pensei: “É bem assim! São adolescentes! Estão se divertindo!”.

Logo passei a pensar em minha própria vida. Como minha adolescência pas-sou rápido! Hoje pas-sou esposa, mãe, pastora, professora e uma infi nidade de outras coisas. Gostava muito de me divertir na adolescência. Cometi incon-sequências, confesso, mas cresci! E o fato de crescer (não em tamanho, é verdade), ou melhor, o fato de envelhecer me proporcionou experiências que me possibilitaram amadurecer. Hoje, jamais, atravessaria uma rua saltando em cima de outra pessoa. Não, não é por que fi quei careta ou me tornei uma pessoa emburrada. Simplesmente, compreendo agora as consequências que tal atitude poderia gerar. O fato é que há um tempo de crescer (grow up time)! Um instante num farol me lembrou as sábias palavras de Paulo aos corín-tios, alertando-os de que era preciso crescer, era preciso amadurecer; dei-xar as picuinhas e melindres quanto aos dons e prosseguir no crescimento e amadurecimento do amor. Saudades nostálgicas de um tempo bom que não volta mais é algo gostoso de sentir, mas crescer, envelhecer, sem amadure-cer e continuar com atitudes de adolescente não é saudável para nossas vi-das. O autor de Eclesiastes disse que há tempo para todas as coisas (Ec 3).

“Pulando Carniça”, de Cândido Portinari (1957)

(2)

Percebo em nosso meio (dentro e fora da igreja) pessoas que não querem ou não se permitem amadurecer, assumir responsabilidades, assumir as conse-quências de suas escolhas; ao enfrentar desafios, choram como crianças mi-madas e não têm forças para ultrapassá-los.

Precisamos “desistir das coisas próprias de menino”, como nos ensina Paulo, e pedir a Deus forças para vivermos os desafios do dia a dia. Podemos continu-ar com uma alegria contagiante sem necesscontinu-ariamente agir infantilmente. De-sistir das coisas de menino representa, sobretudo, assumir responsabilidades e medir as consequências das próprias palavras e ações; significa fazer esco-lhas e arcar com o desfecho delas.

Eu sei, não é fácil! Mas por isso contamos com a presença graciosa do Espíri-to SanEspíri-to para nos orientar. Jesus em Suas palavras de conforEspíri-to aos discípulos disse: “Isto tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14:26).

Às vezes, temos medo de assumir responsabilidades porque não sabemos o que nos espera à frente. Justamente para isso temos a força e a presença de Deus conosco (Jo 14:16). Não quero aqui transparecer que adolescentes são em tudo irresponsáveis, de forma nenhuma! A adolescência é uma fase incrí-vel da vida, devendo ser desfrutada com alegria e aproveitada da maneira cor-reta. Se assim for, contribuirá para a formação de um(a) adulto(a) saudável e corajoso(a) para enfrentar a vida que segue.

Cada fase da vida tem os seus desafios e a sua beleza e em todas elas contamos com a maravilhosa graça de Deus pa-ra prosseguir. Por isso, não precisamos ter medo de crescer! Que possamos crescer e amadurecer em Cristo Jesus! Pastora Laura Valentin

Não me preocupo com o que pode acontecer daqui a cem anos. Aquele que governava o mundo antes de eu nascer cuidará disso igualmente quando eu estiver morto. A minha parte é melhorar o momento presente

John Wesley, teólogo britânico precursor do metodismo (1703-1791) Meditação

O que realmente importa

Há muito poucas coisas na vida que realmen-te importam e conseguir reconhecê-las é pro-va de sabedoria. Por isso, eu creio que não seja possível saber o exato valor das coisas enquan-to a alma não for banhada pela luz que vem do Alto. Ou seja, se o Eterno não tocar profunda-mente o nosso coração nem mudar os nos-sos olhos, teremos uma existência marcada por constantes erros de valores.

(3)

A ausência de Deus na vida do homem o impulsiona a gastar-se por “nada”, a lutar por “coisa nenhuma” e a se enriquecer com “contas de vidro”. É famo-sa a história do desbravador Fernão Dias, que no século 17 se embrenhou pe-lo interior do Brasil obcecado pela beleza das esmeraldas e morreu apertando entre as mãos um punhado de pedras verdes que imaginava serem aquelas, quando na verdade eram de um mineral sem grande valor.

Há muita gente com os olhos vidrados correndo atrás do vento, correndo atrás de prestígio, de reconhecimento, agarrada às coisas que imagina ser preciosidades e, de repente, os anos passam, a vida é perdida, e o prazer se esvai entre os dedos. Conta-se que um milionário texano foi visitar a casa em que Madre Teresa de Calcutá cuidava de leprosos, na Índia, e lhe falou: “Irmã, eu não faria isso por dinheiro nenhum do mundo”. E a freira respondeu: “Eu também não, meu filho, eu também não”. Ela possuía a paz e a serenidade de alguém que descobriu o que realmente importava.

Não saber o que de fato importa na vida é perder-se em frivolidades, em sen-sibilidades, é machucar-se por nada. Uma jovem médica infectologista foi tra-balhar com pacientes terminais contaminados com o HIV. Questionada sobre o que isso mudou em sua vida, ela disse: “Aprendi a me alegrar com as peque-nas coisas… E perdi a paciência de lidar com pessoas que reclamam de tudo na vida”. Assim como ela, também acabou minha paciência em lidar com cris-tãos mimados, presos a futilidades.

Valorizar as pequenas coisas, não foi isso justamente o que Jesus veio nos en-sinar? Ao homem que queria construir celeiros para armazenar sua produção e passar o resto de seus dias comendo, bebendo e regalando-se, Ele chama de “louco” (Lc 12:20). Também é pedagógico o texto em que um jovem rico se aproxima do Mestre e pergunta o que precisa fazer para herdar a vida eterna. Jesus, olhando para ele, o amou e lhe propôs: “Uma coisa ainda te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres” (Mc 10:21). O jovem, sem dizer pala-vra, retirou-se dali triste, pois possuía muitas propriedades.

Que fique claro: o problema não está em possuir bens ou dinheiro, mas Jesus conhecia aquele coração e queria mostrar-lhe que o seu apego aos bens ma-teriais deturpava-lhe a visão correta da vida e, por isso, pediu a ele uma renún-cia. Aquele jovem precisava resolver essa questão existencial. O mesmo vale para nós: a que precisamos renunciar?

“Marta, Marta, andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa” (Lc 10:42).

Somos as “Martas” de hoje, que correm, fatigam-se, vivem ansiosas, necessitam de remédios para dormir, pois não conseguem se “desligar”… Somos as Mar-tas que transformaram a simplicidade da vida numa busca sôfrega de “mais e mais”, aliada a uma preocupação excessiva com tudo que se refere ao amanhã. Em sociedades competitivas, como o Japão, as crianças são incentivadas des-de cedo a se des-destacar. E a escola des-deixou des-de ser lugar des-de aprendes-der para tornar-se um lugar de competir. Tragicamente, isso tem provocado as maiores taxas mundiais de suicídio infantil.

(4)

Edwin Aldrin foi o segundo astronauta a pisar em solo lunar, logo após Neil Armostrong. Ao retornar, a pergunta que ouviu de seu pai foi: “Por que você não foi o primeiro?”. Depois disso, sofreu de depressão e alcoolismo por de-zoito anos.

Creio que todos concordamos que não há maior prazer do que “comer, beber e gozar do fruto do trabalho”, como ensina Eclesiastes. Mas o homem simples de fé reconhece que tudo isso vem da mão de Deus e, separado d’Ele, nin-guém pode se alegrar verdadeiramente. Ou seja, separado de Deus, tudo per-de o seu valor.

O Evangelho nos remete a uma nova forma de viver. Lançar um novo olhar é fundamental para a compreensão do exato valor das coisas. Para o Evange-lho, o mais importante não é ser o primeiro, nem ter o melhor salário ou obter maior reconhecimento.

Peça ao Pai para lhe mostrar o que realmente é fundamental em sua vida. Vo-cê vai ficar surpreso ao descobrir que se trata de coisas simples, com as quais, quem sabe, nunca se importou de verdade.

Poucas coisas são necessárias para uma existência feliz. Es-pero que você faça as melhores escolhas.

Por Daniel Rocha,

pastor da I.M. Central em Santo André

Não sou nada além de um instrumento, um pequeno lápis nas mãos do Senhor, com o qual Ele escreve aquilo que deseja. Por mais imperfeitos que sejamos, Ele escreve magnificamente.

Teresa de Calcutá, religiosa católica naturalizada indiana (1910-1997)

Avisos

“7 Semanas Buscando o Senhorio de Cristo”

Ao longo de sete semanas, temos feito cultos especiais às sextas-feiras, com o propósito de buscar o senhorio de Cristo em todas as áreas da nossa vida, ba-seando-nos no texto de Filipenses 2:10-11. A cada sexta-feira, temos contado com um pregador diferente. Confira os convidados e os temas da campanha. 3ª semana: Senhor da família/casamento -

Pr. Marcos Garcia (IM em Santo Amaro) – 21/8; 4ª semana: Senhor das emoções -

Pr. Daniel Beltrão (Reviva) – 28/8; 5ª semana: Senhor do meu futuro - Pr. Edson (Igreja Batista) – 4/9; 6ª semana: Senhor do meu corpo -

Lizete Fiorini (membro da Catedral Metodista de São Paulo) – 11/9; 7ª semana: Senhor da igreja -

(5)

Curso: “Haggai na Sua Igreja” – Módulo 3

Vem aí o Módulo 3 do curso “Haggai na Sua Igreja”. Cada mó-dulo dura oito horas e abrange três matérias. No Mómó-dulo 3, es-tudaremos a importância das tomadas de decisão, a direção de Deus para um líder e comunicação e relacionamento.

Quando: O Módulo 3 será no dia 22/8 (sábado), das 8h30 às 16h30; Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Data do 4º e último módulo: 24/10; Valor por módulo: R$ 45,00;

Inscrições: Com o Pr. Tiago, até 16/8 (hoje).

Concílio Local

Estão convocados todos os membros da Igreja Metodista em Itaberaba para o Concílio Local, em 30 de agosto, no horário da Escola Dominical (9h00). Tere-mos dois assuntos em pauta: avaliação pastoral e ministerial e lista tríplice pa-ra eleição episcopal.

Seja um dizimista!

“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt. 25.23). Sua contribuição é fundamental pa-ra o crescimento de nossa igreja. Papa-ra tornar-se contribuinte regular por meio do dízimo, solicite o envelope apropriado ao nosso irmão Weslley. Assuma es-se compromisso com Deus ainda hoje!

Aniversariantes

17/8 Adriana Dias de Souza;

18/8 Doroti Domingues Fenner e Pedro Gomes Oliveira.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, do Eduardo Limmi Marques (irmão do Cláudio), da d. Elenice (irmã da d. Neusa), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçalves), do Rafael Arrais (sobri-nho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), da d. Tereza (sogra da Maria José) e do Wanderlei;

Pela Edvaldo que está enlutado;

Pela Clínica Neemias e pelo tratamento do Leandro;

Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin

tivalentin@hotmail.com

Pastora: Laura Valentin

lauraprfcosta@hotmail.com

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves

Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin

Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00) HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site. Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (16/8) PRÓX. DOMINGO (23/8)

FECHAMENTO DA IGREJA Pastores Mariana

GUARDADOR DOS CARROS Toninho Tuca

INTERCESSÃO Edward/Tiago Manoel/Edward

MINISTÉRIO INFANTIL Bia/Laura/Lucas Angélica/Carol/Thaís

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

OPERADOR DE CÂMERA Gabriel Almir

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Marilene Pr. Tiago/Beth

Referências

Documentos relacionados

Mover (ou não) as linhas de base: as consequências da elevação do nível dos oceanos sobre as zonas marítimas dos pequenos estados insulares em desenvolvimento e as alternativas

Esta questão da responsa- bilidade surge aqui a propósito da vontade do sujeito de não querer curar-se de sua doença: “Este doente (...) é ele quem gostaria de não se curar.”

As opiniões, estimativas, projeções e premissas relevantes contidas neste relatório são baseadas em julgamento do(s) analista(s) de investimento envolvido(s) na sua

Fica convencionado por esta Convenção Coletiva de Trabalho, até que sobrevenha regulamentação específica por parte do Ministério da Economia, de forma a se atender o disposto

IV - Publicidade profissional: meio utilizado para tornar pública as informações atinentes ao exercício profissional, bem como os dados do perfil da pessoa física ou jurídica

Aos Sindicatos Profissionais de cada base de representação dos trabalhadores, elencados na introdução deste Instrumento Coletivo, e à Federação respectiva, serão devidas, por todos

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Especialmente para fresar ranhuras para arestas nervuradas, encontra na página 131 um abrangente programa de fresas de entalhes para vidros.. Disponível com rolamento de esferas