• Nenhum resultado encontrado

'Eu' devo assumir a responsabilidade do inconsciente.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "'Eu' devo assumir a responsabilidade do inconsciente."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RES UMO:Desenvolve-se a idéia freudiana de que a responsabilidade do sujeito ( o analisando) refere-se à coragem de deixar falar o in-consciente; a responsabilidade do psicanalista depende da resposta que ele dá à questão quem fala?.

Palavras - c h ave : Responsabilidade, inconsciente, analisando, psica-nalista.

ABSTRACT: ‘I’ should take on the unconscious responsibility. It de-velops the Freudian idea that the subject’s responsibility ( the ana-lyzed) It refers to the courage of letting the unconscious talk; the psychoanalyst’s responsibility depends on the answer he gives to the question who speaks?.

Ke y w o rds : Responsibility, unconscious, the analyzed, psychoanalyst.

“O m édico deixará ao jurista construir para fins sociais um a responsabilidade

que é artificialm ente lim itada ao ego m etapsicológico.”

( Freu d , 1 9 2 5 / 1 9 7 6 , p.1 6 7 )

O

dom ínio da responsabilidade se divide classicam ente entre ‘responsabilidade civil’, ‘responsabilidade jurídica’ e ‘responsabilidade m oral’. Irem os nos interessar pelo sentido psicológico e m oral da palavra, o qual é bem anterior ao sen-tido social, civil ou penal. Sua definição psicológica une, num laço de solidariedade, o sujeito a seu ato, o que o coloca na situação de ter de responder por este. Podem os acrescentar a este laço as suas conseqüências, que lhe são igualm ente atri-buíveis. A psicanálise retom a este vocabulário, invocando a res-ponsabilidade do sujeito do inconsciente e a resres-ponsabilidade do psicanalista. Irem os seguir Freud através de sua obra; de-Psicanalista,

professor titular de psicopatologia na Université de Poitiers

Tradução: Sim one Perelson

(2)

pois Lacan, para exam inar o que da psicanálise perm ite fundar um a responsabi-lidade do sujeito, privando-se de um a vontade unificada, que é o m eio e o fim de nossas organizações sociais, sobretudo no m undo de hoje, onde o sujeito é con-vidado a tornar-se m estre de si m esm o.

Desenvolvem os, há alguns anos ( GORI e HOFFMANN, 1999) — apoiando-nos em Winnicott e na teoria do sujeito em Lacan — a idéia de que na adolescên-cia há um sujeito capaz de se deixar interpelar pelo Outro e de responder pelos seus atos. O psicanalista se dirige desta form a ao sujeito do inconsciente na trans-ferência com um adolescente. A conseqüência sobre a transtrans-ferência é radical. É que o adolescente reclam a com todo o seu corpo, pedindo justam ente que lhe falem os com o a um adulto-responsável.

A RES PONS ABILIDADE MORAL DO CONTEÚDO DOS S ONHOS

Encontram os a referência prim ordial de Freud à responsabilidade no segundo capítulo de “Algum as notas adicionais sobre a interpretação dos sonhos com o um todo” ( FREUD, 1925/ 1976) . O capítulo tem por título: “Responsabilidade m oral pelo conteúdo dos sonhos”. Efetivam ente, a fam osa natureza im oral dos sonhos serve sem pre com o argum ento para a rejeição do valor do sonho e de sua interpretação: “se os sonhos são o produto inexpressivo de um a atividade m ental desordenada, não pode então haver fundam ento para assum ir responsabilidade (Verantwortlichkeit) por seu conteúdo aparente” ( idem , p.163) .

A questão da responsabilidade do conteúdo m anifesto do sonho foi resolvida desde A interpretação dos sonhos:

“Se olharm os para os desejos inconscientes reduzidos à sua m ais fundam ental e ver-dadeira form a, terem os de concluir, fora de dúvida, que a realidade psíquica é um a form a especial de existência que não deve ser confundida com a realidade material. Desse m odo, não parece haver justificativa para a relutância das pessoas em aceitar a

responsabili-dade pela im oraliresponsabili-dade de seus sonhos.” ( FREUD, 1900/ 1976, p. 658-59)

Freud retom a aqui sua argum entação do fim de AInterpretação dos sonhos, assina-lando novam ente com precisão que o conteúdo m anifesto do sonho é um enga-no e que não há razões para se chocar m ais nem com as ausências de m oral nem com os atentados à lógica.

(3)

significam um a m oção im oral inconsciente; o gozo do sonhador pode significar a ausência de angústia ou a indulgência do sujeito.

Freud nos convida a constatar, corajosam ente, que a m aioria de nossos so-nhos, um a vez interpretados, revelam a realização de desejos im orais: egoístas, sádicos, perversos, incestuosos.

Sem m ais desvios, Freud abraça a questão da responsabilidade indicando sua falta de atualidade, a partir da descoberta dos pensam entos latentes do sonho e do recalcam ento. É evidente, diz ele, que devem os nos responsabilizar pelo con-teúdo do sonho: “a m enos que o concon-teúdo do sonho ( corretam ente entendido) seja inspirado por espíritos estranhos, ele faz parte de seu próprio ser” ( 1925/ 1976, p.165) . Freud é firm e e convincente em sua firm eza: “Eu devo assum ir a responsabilidade” do que é desconhecido, inconsciente em m im ( em m eu “Eu”) ou então não estou m ais no terreno da psicanálise.

A m etapsicologia freudiana nos ensinou a não separar o ‘Eu’ do ‘Isso’ pulsio-nal, na m edida em que ele não é senão a parte periférica que sofre suas influên-cias e acaba por lhe obedecer. Essa separação seria, para Freud, um cam inho sem volta. A clínica da neurose obsessiva m ostra bem a culpabilidade de um ‘Eu’ em face de todas as espécies de pensam ento que ele não pode reconhecer com o lhe pertencendo. O ser norm al não se priva desta organização psíquica. Im põe-se a constatação freudiana de um a consciência m oral que é um a form ação reativa contra o m al percebido no ‘isso’. A força da repressão da pulsão é proporcional à severidade da consciência m oral.

Deixem os a últim a palavra a Freud, que sugere àquele que quer ser ‘m elhor’ que a sua natureza hum ana ver se consegue produzir algo que não hipocrisia ou inibição.

A IRRES PONS ABILIDADE DA MAS S A

Quando se trata da m assa, diz Le Bon, o heterogêneo desaparece no hom ogêneo. A singularidade cede diante do idêntico. O que um sujeito pode ganhar ao se despir assim de sua singularidade? A resposta de Le Bon satisfaz Freud ( FREUD, 1921/ 1976, p.98) , pois a m assa lhe dá um sentim ento de poder capaz de sus-pender o recalcam ento das pulsões às quais ele não poderia ceder de outro m odo. É aqui que Freud introduz a responsabilidade do sujeito,1 na m edida que este sentim ento fixa o sujeito. Por outro lado, o anonim ato da m assa, a causa de sua irresponsabilidade, perm ite ao sujeito desem baraçar-se de sua própria responsa-bilidade. O que leva ao desaparecim ento da consciência m oral ou do sentim ento

1 Sobre a questão de com o fundar a possibilidade de um a responsabilidade singular, cf. S.

(4)

de responsabilidade. Espanto algum para Freud, que já havia reconhecido que o cerne desta consciência é constituído de angústia social.

UMA VONTADE UNIFICADA?

“Responsável ou irresponsável?”, estes veredictos da alternativa jurídica, diz Freud ( 1926/ 1976, p.252) , não se adaptam aos neuróticos. Esta questão da responsa-bilidade surge aqui a propósito da vontade do sujeito de não querer curar-se de sua doença: “Este doente ( ...) é ele quem gostaria de não se curar.” A resposta de Freud se fundam enta na unidade perdida do Eu: “O doente quer certam ente se curar, m as ao m esm o tem po ele não quer.” Ele não pode “elaborar um a vontade unificada”, senão ele não seria neurótico. O Eu (Moi) do neurótico é o lugar do retorno do recalcam ento pulsional contra o qual ele não pode lutar, o que faz com que esse eu seja o lugar do desconhecim ento: “ele não sabe habitualm ente nada” sobre o pulsional que o ocupa.

Som os forçados a observar, com o faz Freud, que todas as nossas instituições sociais são talhadas para pessoas com um eu unificado, norm al, que se pode etiquetar de bom ou m al, que ou bem assum e a sua função ou bem é excluído desta em função de um a influência excessivam ente poderosa. Esta constatação é hoje extrem am ente atual num m undo em que cada um é solicitado a tornar-se m estre de si m esm o.

Freud prossegue o diálogo retom ando o exem plo da reação terapêutica nega-tiva que se opõe à cura, preferindo os benefícios secundários da doença ( o gozo da doença) . Cito-o: “form ou-se no eu do doente um a m oção de vontade, que quer m anter a doença ( ...) ”. Este propósito de Freud contribui m uito para que nos interroguem os sobre o que funda a responsabilidade do sujeito freudiano em relação à sua definição jurídica.

Por hora, junto com Freud, adm itim os que a psicanálise perm itiu reconhe-cer que “ é m uito raro a com plexidade de um caráter hum ano, im pelida por um lado por outras forças dinâm icas, subm eter-se a um a escolha entre alterna-tivas sim ples, com o levaria a crer nossa doutrina m oral antiquada” ( 1900/ 1976, p.659) .

A PARTICIPAÇÃO DO S UJEITO EM S UA DES ORDEM NEURÓTICA

(5)

sub-jetiva na corte da qual era o objeto e na ficção da quadrilha que lhe perm itira sustentar, até então, o seu desejo ( LACAN, 1966) .

Nesta parte de gozo encontra-se a participação do sujeito, e ela im plica a questão da escolha ( HADDAD, 1995) , assim com o Freud fala da escolha da neu-rose e até m esm o da recusa da cura.

Podem os agora dar um salto com Lacan e reconhecer que “por nossa posição de sujeito, som os sem pre responsáveis” ( LACAN, 1966, p. 858) .

O QUE DEVO FAZER?

A ética da psicanálise se articula a um Sollen, um dever que em nada deixa a desejar a Kant, o que o adágio freudiano diz m uito justam ente: “dali onde isso estava, Eu devo advir”. No fundo, diz M. Safouan em sua análise do sem inário de Lacan sobre a ética:

“( ...) a fórm ula de Lacan: ‘o desejo é a sua interpretação’ é a m esm a que aquela que descreve o processo de análise com o um a travessia do fantasm a. Ora, este desejo de

jogar fora a m áscara ( com o indica, por exem plo, o lapso) aponta para um dever particular, aquele que se exprim e no adágio: ‘dali onde isso estava, Eu devo advir’.” ( SAFOUAN, 2001, p. 140)

Nisto a ética da psicanálise é um a ética do desejo de “elucidar o inconsciente do qual você é o sujeito” ( LACAN, 2001, p. 199) . Resta acrescentar: “m as todos sabem que eu não encorajo ninguém , ninguém cujo desejo não esteja decidido”. Em outros term os: “não pergunta ‘o que fazer’ senão aquele cujo desejo se apaga”.

A RES PONSABILIDADE DO PS ICANALISTA

Com o acabam os de ver, a responsabilidade do sujeito ( o analisando) está relacio-nada à coragem de deixar falar o inconsciente, o que Freud reconhecia no poeta, não sem chamar a atenção sobre o limite próprio à estética, a saber, a produção de gozo. Com Dora, já respondem os à questão da responsabilidade do analista, na m edida que “é ele, em sum a, quem , com o auditor ou com o ouvinte, funda o sujeito que se dirige a ele” ( SAFOUAN, 1983, p.47) . É do analista que depende a resposta à questão quem fala? Pela escolha que faz da interpretação do sentido do discurso que lhe é dirigido, ou do que aprende da condição do sujeito falante. Assim , um analista de língua estrangeira atribuirá a sua im possibilidade de dizer à sua im potência de desem penho na língua estrangeira, isto até a sua descoberta da im possibilidade de dizer o ‘m aternal’ em sua língua de origem . Este im possí-vel é a condição estrutural do sujeito falante.

(6)

REFERÊNCIAS

FREUD, S. ( 1976) Edição standard das obras psicológicas com pletas de Sigm und Freud. Rio de Janeiro: Im ago.

( 1900) “ A inter pretação dos sonhos” , v.IV e V.

( 1921) “ Psicologia de gr upo e a análise do ego” , v. XVIII, p.87-179. ( 1925) “ Algum as notas adicionais sobre a interpretação de sonhos com o um todo” , v. XIX, p. 155-173.

( 1926) “ A questão da análise leiga” , v. XX, p.205-293.

GORI, R. e HOFFMANN, C. ( 1999) La science au risque de la psychanalyse. Par is: Erès.

HADDAD, G. ( 1995) “ La responsabilité du sujet et le discours freudien” , Le Trimestre Psychanalytique n.1, ALI.

HOFFMANN, C. ( 2001) Introduction à Freud. Le refoulem ent de la vérité. Hachette Pluriel.

LACAN, J. ( 1966) “ La science et la vérité” e “ Intervention sur le transfert” , in Écrits, Paris: Seuil.

. ( 1974) Télévision, Paris: Seuil.

SAFOUAN, M. ( 1983) Jacques Lacan et la question de la formation des analystes, Pa-ris: Seuil.

. ( 2001) Lacaniana, Paris: Fayard.

THIBIERGE, S. ( 2003) “Massenpsychologie et logique du sujet, ou Pourquoi l’on ne se sauve pas seul” , La Célibataire n.7, EDK.

Christian Hoffm ann

Referências

Documentos relacionados

Programa de Controle e Monitoramento de Processos Erosivos; Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD); Programa de Manutenção de Veículos e Equipamentos; Programa de

As falhas aqui indicadas a respeito da ausência de um diagnóstico fidedigno do ambiente sobre o qual se pretende implantar e operar o empreendimento de mineração

Although Knight-Piesold considers that Maximum Design Earthquake for the Pebble dam design to be the Maximum Credible Earthquake, an examination of Table 3.1 of the report reveals

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários