• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PARA MÉDICOS VINCULADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PARA MÉDICOS VINCULADOS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PERGUNTAS FREQUENTES

CONCURSO PARA MÉDICOS VINCULADOS

Procedimento concursal comum conducente ao preenchimento de postos de trabalho da carreira médica e da carreira especial médica, das áreas hospitalar, medicina geral e familiar e saúde pública, para médicos vinculados ao SNS

Todas as questões que forem enviadas no âmbito do presente procedimento concursal, cuja resposta decorra de uma ou mais FAQ, constantes neste documento, serão consideradas

respondidas por esta via.

Selecione a questão pretendida:

Pergunta 1: Quem pode concorrer ao concurso aberto pelo Aviso n.º 10184-A/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 104, 1.º suplemento, de 28 de maio?

Pergunta 2: Sou detentor de um contrato de trabalho com um serviço ou estabelecimento integrado na Região Autónoma dos Açores/Região Autónoma da Madeira. Posso concorrer?

Pergunta 3: Atualmente ainda me encontro a cumprir o período experimental, nos termos da lei. Posso concorrer?

Pergunta 4: O prazo de apresentação das candidaturas é de cinco dias úteis. Como contar este prazo?

(2)

Pergunta 5: Como proceder para concorrer ao presente concurso? a) Candidatura eletrónica:

b) Candidatura em formato papel, mediante prévio preenchimento de formulário, via Plataforma Informática:

NOTA 1: NOTA 2:

Pergunta 6: Após submeter a minha candidatura na Plataforma Informática, (ou sendo o caso, preencher o Formulário de candidatura online) como posso saber que foi submetida com sucesso? Pergunta 7: No âmbito da candidatura através da Plataforma Informática, a mesma foi submetida com sucesso. No entanto, pretendendo alterar alguns dados que verifiquei não estarem corretos. Como deverei proceder?

Pergunta 8: Quais os documentos que deverão acompanhar o processo de candidatura? Pergunta 9: Sou obrigado a apresentar todos os documentos ali previstos?

Pergunta 10: A quem compete a emissão da declaração onde consta a natureza do meu vínculo e respetivo tempo de exercício de funções na minha especialidade?

Pergunta 11: Relativamente à Declaração emitida pelo serviço onde conste a natureza do vínculo e o tempo de serviço de funções na respetiva especialidade, e apesar de já ter solicitado a mesma junto dos serviços competentes, ainda não me foi entregue. Como devo proceder?

Pergunta 12: O curriculum vitae em formato Europeu não permite incluir todos os aspetos que considero relevantes para a minha candidatura. Posso apresentar o curriculum vitae num formato diferente?

Pergunta 13: Sou obrigado a apresentar o Comprovativo de inscrição na Ordem dos Médicos e no correspondente Colégio de Especialidade a que me candidato?

Pergunta 14: Verifico que, na Plataforma Informática, não existe nenhum campo que permita o carregamento específico destes dois documentos: Como proceder?

(3)

Pergunta 15: Que documentos posso juntar para efeitos da avaliação curricular? Pergunta 16: Como serei notificado do âmbito do concurso?

Pergunta 17: Como será efetuada a escolha do local onde pretendo exercer funções? Pergunta 18: Onde e como posso manifestar a minha opção pelo local de colocação?

Pergunta 19: Pretendo escolher uma vaga que foi considera carenciada, nos termos do Decreto-Lei n.º 101/2015, de 4 de junho. Tenho direito aos incentivos ali previstos?

Pergunta 20: Uma vez que a data de escolhas ainda não é conhecida, como posso exercer o meu direito de escolha, caso não esteja disponível para esse efeito na data e hora em que tal opção venha a ocorrer?

Pergunta 21: Estou em situação de isolamento profilático, determinado pelos serviços de saúde competentes e sem possibilidade de delegar o ato da escolha em terceiros. Como devo proceder? Pergunta 22: Se concorrer ao presente concurso, e posteriormente, quando for notificado da lista unitária de ordenação final, optar por não escolher nenhum lugar posto a concurso, tenho alguma penalização?

Pergunta 23: Se for selecionado no âmbito do presente procedimento, é necessário rescindir o contrato de trabalho que detenho?

Pergunta 24: Se for selecionado no âmbito do presente procedimento, para que categoria se efetua a meu recrutamento?

Pergunta 25: No caso de surgir alguma dúvida, para a qual não encontro esclarecimento nas preguntas e respostas aqui disponibilizadas, qual o endereço eletrónico que devo utilizar?

(4)

Pergunta 1: Quem pode concorrer ao concurso aberto pelo Aviso n.º 10184-A/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 104, 1.º suplemento, de 28 de maio? Resposta:

Podem concorrer ao referido procedimento os médicos que preencham os seguintes requisitos: 1. Sejam detentores do grau de especialista, ou do grau de consultor, numa das

correspondentes áreas de especialização,

2. Estejam integrados na carreira especial médica ou na carreira médica

3. Sejam detentores de um vínculo de emprego público por tempo indeterminado ou de um contrato de trabalho sem termo, previamente constituído, com um serviço ou estabelecimento de saúde integrado no SNS.

Pergunta 2: Sou detentor de um contrato de trabalho com um serviço ou estabelecimento integrado na Região Autónoma dos Açores/Região Autónoma da Madeira. Posso concorrer?

Resposta:

Não. Só podem ser opositores ao presente concurso, médicos detentores de um vínculo de emprego público por tempo indeterminado ou de um contrato de trabalho sem termo, previamente constituído, com um serviço ou estabelecimento de saúde integrado no SNS.

Pergunta 3: Atualmente ainda me encontro a cumprir o período experimental, nos termos da lei. Posso concorrer?

Resposta:

Não. Como decorre da resposta à pergunta n.º 1 deste documento, apenas podem concorrer ao presente procedimento concursal os médicos que sejam detentores do grau de especialista, ou do grau de consultor, numa das correspondentes áreas de especialização, integrados na carreira especial médica ou na carreira médica, e sejam, respetivamente, detentores de um vínculo de emprego público por tempo indeterminado previamente constituído ou de um contrato de trabalho sem termo.

(5)

Ora, nessa medida, apenas estão integrados na carreira especial médica e na carreira médica os médicos que são detentores de uma relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado ou de um contrato de trabalho sem termo, o que só se adquire após conclusão, com sucesso, do correspondente período experimental.

Pergunta 4: O prazo de apresentação das candidaturas é de cinco dias úteis. Como contar este prazo?

Resposta:

O prazo de 5 dias úteis para apresentação de candidaturas começa a contar a partir do dia seguinte ao da publicação do aviso de abertura do presente procedimento.

Pergunta 5: Como proceder para concorrer ao presente concurso? Resposta:

Para concorrer ao presente concurso, poderá fazê-lo através candidatura eletrónica Ou através do envio da candidatura em formato papel, nos termos do ponto 9 do aviso de abertura e de acordo com o seguinte:

a) Candidatura eletrónica:

Para proceder à candidatura em formato eletrónico, deverá aceder à Plataforma Informática disponível para o efeito www.acss.min-saude.pt e preencher o Formulário de Candidatura que ali se

apresenta.

Para tal, poderá consultar o Manual da Candidatura, que se encontra disponível na página da ACSS, IP, no sítio do concurso.

b) Candidatura em formato papel, mediante prévio preenchimento de formulário, via Plataforma Informática:

Se o candidato optar por apresentar a sua candidatura nos termos do ponto 9.2 do aviso de abertura, deverá OBRIGATORIAMETE e SOB PENA DE EXCLUSÃO, preencher o correspondente Formulário de Candidatura via Plataforma Informática.

(6)

preenchimento e submissão do formulário eletrónico de candidatura online, de acordo com as instruções constantes de manual a disponibilizar na página eletrónica da ACSS, I. P., na área do concurso.

Assim, a candidatura, por via postal, que não seja acompanhada do preenchimento e submissão do formulário de candidatura online não será admitida ao presente procedimento concursal.

NOTA 1:

Uma vez que no âmbito da Plataforma Informática, a submissão do Formulário de candidatura online implica o carregamento, no separador “Documentação”, de alguns documentos obrigatórios, devidamente identificados com “*”, sem os quais não é possível a finalização e submissão do formulário, o candidato poderá:

a) Anexar os documentos ali solicitados, sem prejuízo dos mesmos serem enviados por via Postal, ou

b) Carregar, naqueles campos, um documento que indique que o mesmo será enviado em formato papel.

NOTA 2:

A apresentação dos documentos das candidaturas formuladas nos termos do ponto 9.2 do aviso de abertura (candidaturas via postal) deve ser efetuada dentro do prazo previsto para a apresentação de candidaturas.

Pergunta 6: Após submeter a minha candidatura na Plataforma Informática, (ou sendo o caso, preencher o Formulário de candidatura online) como posso saber que foi submetida com sucesso?

Resposta:

A submissão e registo da Candidatura/Formulário de Candidatura é da exclusiva responsabilidade do candidato. Após a sua submissão o candidato recebe uma resposta automática para o endereço eletrónico inserido na Plataforma Informática, com indicação de que a candidatura no concurso foi registada com sucesso.

(7)

Pergunta 7: No âmbito da candidatura através da Plataforma Informática, a mesma foi submetida com sucesso. No entanto, pretendendo alterar alguns dados que verifiquei não estarem corretos. Como deverei proceder?

Resposta:

Caso o candidato pretenda verificar se a sua candidatura foi submetida com sucesso, deverá aceder à plataforma informática no menu candidatos e, após selecionar o concurso pretendido, verificar se ali se encontra registado o seu nome, podendo aceder à sua candidatura para verificação/alteração dos campos ali registados – consultar manual de candidatura disponível na página eletrónica da ACSS, I.P.

Apenas dentro do prazo estabelecido para entrega e formalização de candidaturas poderá proceder a eventuais alterações, sendo que a partir daquela data a sua candidatura apenas poderá ser consultada, mas não alterada.

Pergunta 8: Quais os documentos que deverão acompanhar o processo de candidatura? Resposta:

a) Independentemente da forma como venha a ser apresentada a sua candidatura, esta deverá ser acompanhada, obrigatoriamente e sob pena de exclusão, dos seguintes elementos: i. Declaração comprovativa do grau de especialista com a respetiva classificação obtida

na Avaliação Final do Internato Médico;

ii. Comprovativo de inscrição na Ordem dos Médicos e no correspondente Colégio de Especialidade a que se candidata;

iii. Declaração emitida pelo serviço onde conste a natureza do vínculo e respetivo tempo de exercício de funções na respetiva especialidade;

iv. 1 (um) exemplar do curriculum vitae em formato europeu.

b) Para além destes documentos, o que devo deverá ainda declarar, sob compromisso de honra, e conforme consta do Requerimento de Candidatura, que:

• Reúne os requisitos previstos no artigo 17.º da LTFP aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho;

(8)

• Possui a robustez física e o perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções; • Cumpriu com as leis da vacinação obrigatória.

c) Caso o candidato seja portador de deficiência, nos termos e para os efeitos do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro e caso pretenda beneficiar do sistema ali previsto, deve apresentar o correspondente atestado multiusos que ateste o grau de incapacidade

Este documento poderá ser anexado em qualquer um dos campos da plataforma informática. Pergunta 9: Sou obrigado a apresentar todos os documentos ali previstos?

Resposta:

Sim, sob pena de exclusão.

Pergunta 10: A quem compete a emissão da declaração onde consta a natureza do meu vínculo e respetivo tempo de exercício de funções na minha especialidade?

Resposta:

A declaração que atesta o vínculo e o tempo de serviço deverá ser emitida pelo competente serviço de recursos humanos da entidade ou da correspondente ARS / ULS, a que o candidato se encontre vinculado, consoante se trate das áreas de âmbito hospitalares ou de medicina geral e familiar/saúde pública, respetivamente.

Pergunta 11: Relativamente à Declaração emitida pelo serviço onde conste a natureza do vínculo e o tempo de serviço de funções na respetiva especialidade, e apesar de já ter solicitado a mesma junto dos serviços competentes, ainda não me foi entregue. Como devo proceder?

Resposta:

Excecionalmente, caso a Declaração emitida pelo serviço onde conste a natureza do vínculo e o tempo de serviço de funções na respetiva especialidade não seja disponibilizada em tempo útil, deverá o candidato juntar, no correspondente campo da Plataforma informática, comprovativo da formalização do pedido de emissão da declaração, para efeitos de apreciação por parte do júri do

(9)

concurso da admissão do referido documento apresentado fora do prazo da candidatura.

Assim, o candidato deverá enviar o documento, querendo, para o endereço eletrónico do concurso, por forma a que o mesmo seja submetido à consideração do respetivo júri nos termos atrás referidos.

Pergunta 12: O curriculum vitae em formato Europeu não permite incluir todos os aspetos que considero relevantes para a minha candidatura. Posso apresentar o

curriculum vitae num formato diferente? Resposta:

Não. O curriculum vitae deve ser apresentado, sempre, em formato Europeu, independentemente dos documentos que o candidato entenda anexar ao mesmo e que possam vir a ser apreciados no âmbito da sua candidatura.

Pergunta 13: Sou obrigado a apresentar o Comprovativo de inscrição na Ordem dos Médicos e no correspondente Colégio de Especialidade a que me candidato?

Resposta:

Sim, de acordo com o previsto no aviso de abertura.

Pergunta 14: Verifico que, na Plataforma Informática, não existe nenhum campo que permita o carregamento específico destes dois documentos: Como proceder?

Resposta:

Não havendo um campo próprio destinado ao carregamento destes dois comprovativos, em particular, os mesmos podem ser carregados num qualquer campo destinado ao carregamento de outros documentos.

Pergunta 15: Que documentos posso juntar para efeitos da avaliação curricular? Resposta:

Para efeitos da avaliação dos itens previstos no ponto 11.2 do aviso de abertura, os candidatos devem apresentar os documentos que considerem relevantes para a sua avaliação, podendo ser

(10)

apresentados, entre outros, os seguintes:

i. Comprovativo do exercício de funções de orientador de formação, nos últimos 10 anos; ii. Comprovativo da participação em grupos de trabalho de âmbito Nacional para a

elaboração de protocolos de atuação clínica ou organizacional, com publicação formal de relatório ou normas de atuação;

iii. Comprovativo da participação em equipas de trabalho multidisciplinares com publicação de protocolos ou relatórios;

iv. Comprovativo de atividades de formação ministradas nos últimos cinco anos, desde que de duração igual ou superior a quatro horas e com interesse para a respetiva área de exercício profissional;

v. Comprovativo de atividades de formação frequentadas nos últimos cinco anos, desde que de duração igual ou superior a sete horas e com interesse para a respetiva área de exercício profissional;

vi. Certidão/diploma do curso de pós-graduação, desde que de duração não inferior a um ano letivo e com avaliação;

vii. Certidão/diploma de mestrado e/ou doutoramento;

viii. Artigos científicos publicados em revista indexada, comprovativo de apresentação de trabalhos científicos ou moderação de mesas em congressos nacionais ou internacionais

Pergunta 16: Como serei notificado do âmbito do concurso? Resposta:

As notificações no âmbito do presente procedimento concursal são efetuadas exclusivamente para o e-mail registado pelo candidato, no correspondente campo do formulário da candidatura.

Pergunta 17: Como será efetuada a escolha do local onde pretendo exercer funções? Resposta:

A escolha do local de colocação obedecerá à ordenação dos candidatos e será efetuada, sequencialmente, de acordo com a sua posição na Lista de Ordenação Final (LOF), tendo em consideração os postos de trabalho que ainda se encontrem por preencher no momento do exercício

(11)

desse direito de escolha.

Havendo candidatos portadores de deficiência devidamente comprovada e que se enquadrem nos termos do ponto 14 do aviso de abertura, serão os mesmos, oportunamente, notificados dos particulares termos em que se processará a escolha das eventuais vagas quotas.

Pergunta 18: Onde e como posso manifestar a minha opção pelo local de colocação? Resposta

Aquando da notificação da Lista de Ordenação Final, os candidatos serão informados da data e hora para a escolha de local de colocação que deverá ser presencial e decorrerá nas instalações da Administração Regional de Saúde que o candidato indicou no seu Formulário de Candidatura de acordo com os termos que venham a ser comunicados naquela notificação.

Pergunta 19: Pretendo escolher uma vaga que foi considera carenciada, nos termos do Decreto-Lei n.º 101/2015, de 4 de junho. Tenho direito aos incentivos ali previstos? Resposta:

A atribuição dos incentivos, previstos no Decreto-Lei n.º 101/2015, de 4 de junho, são da exclusiva responsabilidade do serviço ou estabelecimento de saúde em causa, tendo em conta que os postos de trabalho a considerar neste âmbito integram todos os tipos de recrutamento a efetuar por aquele serviço ou estabelecimento de saúde, durante o período de vigência do despacho que determina as vagas carenciadas.

Pergunta 20: Uma vez que a data de escolhas ainda não é conhecida, como posso exercer o meu direito de escolha, caso não esteja disponível para esse efeito na data e hora em que tal opção venha a ocorrer?

Resposta:

Na eventualidade de, na data a que vier ser notificado para exercer o seu direito de escolha do local de colocação, não se encontrar disponível, poderá delegar esse ato numa terceira pessoa mediante procuração com assinatura devidamente reconhecida nos termos da lei, para que possa, em seu nome, proceder à escolha do local de colocação.

(12)

Pergunta 21: Estou em situação de isolamento profilático, determinado pelos serviços de saúde competentes e sem possibilidade de delegar o ato da escolha em terceiros. Como devo proceder?

Resposta:

Na sequência da notificação para exercer o seu direito de escolha do local de colocação, deverá informar a equipa de apoio ao concurso, através do endereço eletrónico disponibilizado para o efeito (ver resposta à FAQ n.º 25 ), de forma a ser informado dos procedimentos a adotar.

Pergunta 22: Se concorrer ao presente concurso, e posteriormente, quando for notificado da lista unitária de ordenação final, optar por não escolher nenhum lugar posto a concurso, tenho alguma penalização?

Resposta:

Não. No caso de optar por não aceitar nenhuma das vagas postas a concurso mantém a situação jurídico-funcional anteriormente detida.

Pergunta 23: Se for selecionado no âmbito do presente procedimento, é necessário rescindir o contrato de trabalho que detenho?

Resposta:

Sim. No âmbito do presente procedimento concursal, o provimento do posto de trabalho opera-se através da constituição de relações jurídicas de emprego, mediante celebração de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado ou de contrato de trabalho sem termo, consoante o caso. Consequentemente, há lugar à celebração de um novo contrato de trabalho, com a entidade escolhida, o que implica a rescisão do contrato de trabalho que o candidato previamente detém.

Pergunta 24: Se for selecionado no âmbito do presente procedimento, para que categoria se efetua a meu recrutamento?

Resposta:

(13)

trabalho referidos efetua-se para a categoria já detida e remuneração auferida.

Pergunta 25: No caso de surgir alguma dúvida, para a qual não encontro esclarecimento nas preguntas e respostas aqui disponibilizadas, qual o endereço eletrónico que devo utilizar?

Resposta:

Alguma questão cuja resposta não se encontre abrangida pelo documento aqui em causa deverá ser remetida, exclusivamente, para um dos endereços eletrónicos abaixo, consoante a especialidade:

• Àrea de Medicina Geral e Familiar – vinculados.mgf@acss.min-saude.pt • Àrea de Medicina de saúde Pública – vinculados.sp@acss.min-saude.pt • Áreas Hospitalares - vinculados.hh@acss.min-saude.pt

Referências

Documentos relacionados

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

[r]

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their