• Nenhum resultado encontrado

Estadual. Este é um momento de expressar nossa gratidão a todos os diretores, coordenadores, integrantes dos conselhos da FERN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estadual. Este é um momento de expressar nossa gratidão a todos os diretores, coordenadores, integrantes dos conselhos da FERN"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

NESTE NÚMERO: A ESCOLA DA VIDA 01 EDITORIAL 01 ASPECTOS HISTÓRI-COS DA FERN (1952 A 1967) - ADMINISTRA-ÇÃO DE ABDIAS ANTÔ-NIO DE OLIVEIRA 02 O NASCIMENTO DE JESUS 03 O CRISTO 03 69 ANOS DO PRIMEIRO DEPARTAMENTO DE JUVENTUDE DA FERN (1951) 04 69 ANOS DO PRIMEIRO DEPARTAMENTO DE JUVENTUDE DA FERN (1951) 05 A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SISTEMATIZA-DO DA SISTEMATIZA-DOUTRINA ESPÍ-RITA 05 37 ANOS DA CAMPA-NHA PERMANENTE DO ESTUDO SISTEMATIZA-DO DA SISTEMATIZA-DOUTRINA ESPÍ-RITA 06 EVENTOS DA FERN - CFE/DE, ÁREAS FEDE-RATIVAS E COORDENA-DORIAS DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PES-QUISAS (NEP)

07

NOTÍCIAS DAS ÁREAS FEDERATIVAS E COOR-DENADORIAS DO NEP

08

NOTÍCIAS DAS ÁREAS FEDERATIVAS E COOR-DENADORIAS DO NEP

09

NATAL 09

EXPEDIENTE 09

pósito de auxiliar e educar, de reconfigurar e servir.

Enganamo-nos quanto ao propósito de fruir a vida terre-na. Não convém ao estudante dispersar-se no ano letivo. Enga-jados na escola da reencarna-ção, compareceremos perante os professores na condição dos que desejam aproveitar as lições de justiça. Na alegria nos fortale-cemos. No trabalho damos pro-vas do aproveitamento estudan-til.

Tomemos o jugo do Cristo no momento certo em que o compreendemos. Sua suavida-de pesuavida-de disposição sincera e sua leveza reclama o desvencilha-mento do peso inútil de nossas fantasias e imprecações. Ergamo -nos de nós mesmos para que o Pai Celestial nos possa amparar. Confiemos na Vida e colabore-mos com ela. Não desleixecolabore-mos a luta sobre a inadequada alega-ção de que estamos cansados. A viagem é longa e ainda estamos no meio termo dela.

Serenidade. Confiança. Trabalho e Paz – nesta ordem.

Abdias Antônio de Oliveira Mensagem psicografada em fevereiro de 2014 As realidades que a

Vida nos oferece caracterizam-se por natural resposta às neces-sidades que apresentamos. Ter a pretensão de compreender e antecipar todo o percurso exis-tencial equivaleria a solicitar do estudante primário a explanação de sua completa formação futu-ra.

Ao avizinharmo-nos do momento de crise, o qual repre-senta o mais profundo convite à renovação, é justo mantenha o aprendiz o ideal da confiança nos Mestres, porquanto a Vida nos reserva lições e reajustes sem os quais não poderemos nos aprimorar.

Manter acesa a chama da esperança, nestes dias som-brios, equivale a vasto reservató-rio de oxigênio na difícil emprei-tada do mergulho profundo.

Não hesitemos em nossa confiança em Deus. A Sabedoria Divina sabe o segredo de transformar dificuldades em lições, obstáculos em ferramen-tas didáticas, situações de risco em oportunidades de resgate.

Ante o coração des-prevenido que busca as águas da intolerância mantém o apelo à serenidade como timão renova-dor do curso existencial. A Fé

que experimenta é a mesma que renova. Cultivar as impressões contra os ambientes da Vida é atitude infeliz de filho que su-cumbe aos ditames da ingrati-dão.

Recordemos a figura do filho pródigo. Situado no be-nefício da proteção paterna a lhe atender todas as súplicas de necessidades não logrou o ama-durecimento justo do qual se fazia credor. A bondade paterna não poupou o sacrifício do afeto para estender ao filho, inocente e tolo, as lições duras do aprendi-zado que o faria reconhecer as limitações próprias e retornar à mansão de bondade para novo percurso de entendimento.

Vinculemo-nos ao Alto em nossas manifestações de expressão. O mundo está repleto dos que sabem analisar e criti-car, mas profundamente carente dos que aprenderam a compre-ender e trabalhar.

Seja a nossa ideia um fruto da bondade serena. Alcan-cemos o padrão mais alto da sintonia na esperança de com-preender o trajeto da Vida no pleno respeito à didática celesti-al. Ao mesmo tempo, debrucemo -nos sobre os problemas que nos surgem com o sincero

pro-Caríssimos irmãos, é com grande satisfação que encerramos o ano de 2020, ano assinalado por muitas lutas e desafios. Enfrentando o isolamento social, a FERN atra-vés das suas equipes preservou muitas de suas ações através das diversas Áreas Fede-rativas e Coordenadorias do NEP. Vivemos intensos momentos de estudo e confraterni-zação por meio das redes sociais, com o des-taque para o Mês da Unificação comemorado em outubro passado. Irmãos Espíritas de to-do o Rio Grande to-do Norte estiveram muito mais próximos, intercambiando valores e co-nhecimentos à luz da Doutrina Espírita.

Lembramos com muita atenção as comemorações da Campanha Permanente de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil e da Campanha de Estudo Sistematizado da Dou-trina Espírita. Nossa Casa Federativa já se prepara para as ações de 2021, fruto do En-contro das Comissões Espíritas do Rio Gran-de do Norte e do seu Conselho FeGran-derativo

Estadual. Este é um momento de expressar nossa gratidão a todos os diretores, coorde-nadores, integrantes dos conselhos da FERN e sua Diretoria Executiva, trabalhadores e colaboradores, que contribuíram para o forta-lecimento da união e da vivência da Doutrina Espírita. Continuamos a rogar a Jesus, nosso Mestre e Senhor, e a Agostinho de Hipona, patrono Espiritual da FERN, e todos os bons Amigos Espirituais, forças e coragem para perseverarmos nos caminhos de Jesus, como bem colocou Allan Kardec no capítulo 25 de O Evangelho Segundo o Espiritismo ao afir-mar que, do ponto de vista moral, as palavras de Jesus “ajuda-te a ti mesmo que o céu te ajudará” devem significar que podemos pedir a assistência dos bons Espíritos, bem como seus bons conselhos, agindo com sincerida-de, fé, confiança e fervor; apresentando-nos com humildade e não com arrogância.

(2)

PÁGINA 2

Comissão Fiscal: Luiz Curcio Marinho, Deodato Manoel Pereira e Glicia Ramos.

Assembleia Geral de Eleição: 1966/1968. Assembleia Geral de Elei-ção aos 29 de abril de 1966. Presidente da Assembleia: Cremildo Barboza da Silva. Secretários: Joana D’Arc Soares de Aguiar e Alba Tavares de Oliveira. Presidente: Abdias Antônio de Oliveira; Vice-Presidente: Maria Dagmar Falcão de Melo; Primeiro Secretário: Alba Ta-vares de Oliveira; Segundo Secretário: José Euclides de Melo; Tesoureiro: Jo-sé Carvalho de Araújo; Arquivista-Bibliotecário: Maria Marinho Banhos; Departamento de Assistência aos Ne-cessitados: Jacira Ramos da Costa; Procurador: Deodato Manoel Pereira; Zelador-Porteiro: Asclepiades Antônio de Oliveira. Comissão Fiscal: Lu-iz Cúrcio Marinho, Glicia Ramos e Joa-na D’Arc Soares de Aguiar.

Maria Dagmar Falcão de Melo assumiu o exercício da Presidência, a 09 de setembro de 1966, em caráter temporário, por motivo de doença do Presidente, proposta pela primeira se-cretária Alba Tavares de Oliveira, de acordo com o Artigo 30 dos Estatutos da Federação Espírita do Rio Grande do Norte. Aos 13 de fevereiro de 1967 desencarnou o Presidente da Federa-ção Abdias Antônio de Oliveira, após prolongada enfermidade cardíaca.

Aos 12 de março de 1967 foi realizada Assembleia Geral Extraordiná-ria, presidida por Cremildo Barboza da Silva, que aclamou a Maria Dagmar Falcão de Melo para o cargo de Presi-dente da FERN, pela vaga existente em face do desencarne do irmão Abdias Antônio de Oliveira em 13 de fevereiro de 1967 e já ocupando interinamente o cargo. O irmão José Euclides de Melo, Segundo Secretário foi escolhido pela Assembleia para Vice-Presidente, acu-mulando a segunda secretaria, até o fim do mandato.

Trabalhador de escol, tendo aderido ao Pacto Áureo, Abdias Antônio de Oliveira promoveu na sua adminis-tração a vinda de Divaldo Pereira Fran-co a Natal (1956), o fortalecimento das relações da FERN com a Federação Espírita Brasileira, a realização de Se-manas Espíritas em Natal para come-morar a data de lançamento de O Livro dos Espíritos e do nascimento de Allan Kardec, instalação da reunião de presi-dentes de Casas Espíritas de Natal (1965), planejamento da construção da nova sede da FERN, a formação de Evangelizadores da Infância e da Juven-tude com Cecília Rocha, e a instalação das Confraternizações de Mocidades Espíritas de Natal.

Assis Pereira 2º Vice-Presidente da DE/FERN Assembleia Geral de Eleição:

1952/1954. Assembleia Geral de Eleição realizada em segunda convocação aos 09 de maio de 1952. Presidente da As-sembleia: Abdias Antônio de Oliveira. Secretário: José Carvalho de Araújo. Presidente eleito: José Anselmo Alves de Souza; Vice-Presidente: Abdias Antô-nio de Oliveira; Primeiro Secretário: Hil-da Fagundes do Espírito Santo; Segun-do Secretário: Curt André Lweders; Te-soureiro: José Carvalho de Araújo. Co-missão Fiscal: Manoel Barboza do Nas-cimento, José Clemente Pereira e Maria Isaura Pires. Esta Diretoria funcionou de 09 de maio de 1952 até 24 de agosto de 1952, sendo eleita a seguinte para o período complementar pelo desencarne do Presidente José Anselmo Alves de Souza. Presidente: Abdias Antônio de Oliveira (1890 - 1967); Vice-Presidente: José Hipólito de Santana; Primeiro Se-cretário: Hilda Fagundes do Espírito Santo; Segundo Secretário: Curt An-dré Lweders; Tesoureiro José Carvalho de Araújo; Departamento de Assistência aos Necessitados: Maria Dagmar Falcão de Melo.

Assembleia Geral de Eleição: 1954/1956. Assembleia Geral de Eleição realizada aos 29 de abril de 1954. Presi-dência da Assembleia: Antenor da Silva Melo. Presidente: Abdias Antônio de Oliveira; Vice-Presidente: Maria Dagmar Falcão de Melo; Primeiro Secretário: Hilda Fagundes do Espírito Santo; Se-gundo Secretário: José Euclides de Me-lo; Tesoureiro: José Carvalho de Araújo; Procurador: Manoel Barboza do

Nasci-mento;

Arquivista-Bibliotecário: Auta Bezerril; Departa-mento de Assistência aos Necessitados: Dulce Dantas Sales; Zelador: Antônio Soares Oliveira. Comissão Fiscal: Ante-nor Melo, Carmen Soares e José Cle-mente Pereira.

Assembleia Geral de Eleição: 1956/1958. Assembleia Geral de Eleição realizada aos 29 de abril de 1956. Presi-dente da Assembleia: Antenor Melo. Secretários: José Carvalho de Araújo e Maria Dagmar Falcão de Melo. Presi-dente: Abdias Antônio de Oliveira; Vice-Presidente: Maria Dagmar Falcão de Melo; Primeiro Secretário: Hilda Fagun-des do Espírito Santo; Segundo Secre-tário: José Euclides de Melo; Tesoureiro: José Carvalho de Araújo; Arquivista-Bibliotecário: Paulina Rossineti da Silva; Procurador: Alcindo Queiroz; Departa-mento de Assistência aos Necessitados: Antenor da Silva Melo; Zelador: Antônio Soares de Oliveira. Comissão Fis-cal: Asclepiades Antônio de Oliveira, Dulce Dantas Sales e Ercila Alice de Lima.

Assembleia Geral de Eleição, realizada 29 de abril de 1958. Presiden-te da Assembleia: Maria Dagmar Falcão de Melo. Presidente: Abdias Antônio de Oliveira; Vice-Presidente: Maria Dagmar

Falcão de Melo; Primeiro Secretário: Hilda Fagundes do Espírito Santo; Se-gundo Secretário: José Euclides de Melo; Tesoureiro: José Carvalho de Araújo; Procurador: Paulo Francisco de Oliveira; Departamento de Assistência aos Necessitados: Iraci Freire da Costa; Arquivista-Bibliotecário: Cícera Clemen-te Pereira; Zelador: Antônio Soares de Oliveira. Comissão Fiscal: Dulce Dantas Sales, Maria Emerenciano Galvão e Jacira Ramos da Costa.

Assembleia Geral de Eleição: 1960/1962. Assembleia Geral de Elei-ção realizada aos 29 de abril de 1960. Presidente da Assem-bleia: Asclepiades Antônio de Oliveira. Secretários: José Euclides de Melo e José Carvalho de Araújo. Presidente: Abdias Antônio de Oliveira; Vice-Presidente: Maria Dagmar Falcão de Melo; Primeiro Secretário: Alba Tavares de Oliveira; Segundo Secretário: José Euclides de Melo; Tesoureiro: José Car-valho de Araújo; Arquivista-Bibliotecário: Maria Marinho Banhos; Procurador: Paulo Francisco de Olivei-ra; Departamento de Assistência aos Necessitados: Jacira Ramos da Costa; Zelador: Antônio Soares de Oliveira. Comissão Fiscal: Luiz Cúrcio Marinho, Dulce Dantas Sales e Iracy Freire da Costa.

Assembleia Geral de Eleição: 1962/1964. Assembleia Geral de Elei-ção aos 29 de abril de 1962. Presidente da Assembleia: José Euclides de Melo. Secretários: José Carvalho de Araújo e Alba Tavares de Oliveira. Presidente: Abdias Antônio de Oliveira; Vice-Presidente: Maria Dagmar Falcão de Melo; Primeiro Secretário: Alba Tavares de Oliveira; Segundo Secretário: José Euclides de Melo; Tesoureiro: José Car-valho de Araújo; Arquivista-Bibliotecário: Maria Marinho Banhos; Departamento de Assistência aos Ne-cessitados: Jacira Ramos da Costa; Procurador: Paulo Francisco de Olivei-ra; Zelador: Antônio Soares de Oliveira. Comissão Fiscal: Luiz Cúrcio Marinho, Natalina Maciel de Souza e Edi-te Leiros.

Assembleia Geral de Eleição: 1964/1966. Assembleia Geral de Elei-ção aos 29 de abril de 1964. Presidente da Assembleia: Asclepiades Antônio de Oliveira; Secretários: Alba Tavares de Oliveira e José Euclides de Melo. Presi-dente: Abdias Antônio de Oliveira; Vice-Presidente: Maria Dagmar Falcão de Melo; Primeiro Secretário: Alba Tavares de Oliveira; Segundo Secretário: José Euclides de Melo; Tesoureiro: José Car-valho de Araújo; Arquivista-Bibliotecário: Maria Marinho Banhos; Departamento de Assistência aos Ne-cessitados: Jacira Ramos da Costa; Procurador: Paulo Francisco de Olivei-ra; Zelador Portei-ro: Asclepiades Antônio de Oliveira.

(3)

Mestre uma comunhão direta dos pla-nos mais elevados com a Terra e aos corações abre-se nova torrente de esperança, o que possibilitou que esta se renovasse nos corações, pois o Espírito puro que teve como no-me Jesus "foi a manifestação do amor de Deus, a personificação de sua bon-dade infinita" (Emmanuel,1938, p 27-28).

Comemoremos o Natal de Je-sus, aprendendo com Ele a amar, per-doar, compreender e servir ao próximo, começando a viver realmente com Ele, na lembrança viva de que "a manjedou-ra assinalava o ponto inicial da lição salvadora do Cristo, como a dizer que a humildade representa a chave de todas as virtudes" (Emmanuel, 1939, p. 105).

Natal! Boa Nova! Boa Vontade!

REFERÊNCIAS: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo; tradução de Guillon Ribeiro. - 120. ed. - Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2002, Cap. 1, item 3. XAVIER, F. C. Emmanuel (Pelo Espírito Emmanuel) 9ª ed. - Federação Espírita Brasileira: Rio de Janeiro,1981, pag. 2 XAVIER, F.C A Caminho da Luz. (Pelo Espírito Emmanu-el). 22ª ed. - Federação Espírita Brasileira: Rio de Janei-ro, 1999, pag. 105. Coordenadoria de Difusão da Doutrina Espírita da FERN

mens." (Lucas, 2:14)

Quando ocorreu o nascimento de Jesus de Nazaré? No ano 7 a.C. (ou 747 de Roma) ou 5 a.C. (749 de Ro-ma)? Foi em dezembro ou em outra data?

Os historiadores divergem quanto ao possível ano do nascimento de Jesus. Possivelmente foi num outro mês que não o de dezembro, pois na Palestina já no mês de novembro, com muita chuva e no mês seguinte na in-tensidade do inverno, os rebanhos já estavam recolhidos, como evidencia o evangelista Lucas (2:8) no seu Evange-lho: "Na mesma região havia uns pasto-res que estavam nos campos e que durante as vigílias montavam guarda a seu rebanho". Igualmente, Lucas (2:10-11) registra: "O anjo, porém, disse-lhes: Não temais! Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi."

Para nós espíritas, não importa o ano nem o mês em que Ele nasceu. O importante é que Ele veio, e é o nosso Modelo e Guia, nos apresentando as boas notícias do Reino dos Céus,

atra-desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sen-tido e adaptá-la ao grau de adiantamen-to dos homens" (Kardec, 2002, Cap. 1, item 3), convida-nos o Senhor a amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, no exer-cício da fraternidade e da solidariedade legítimas.

Quando surgiu o registro de que o nascimento d'Ele ocorreu em dezembro? Conforme o calendá-rio Philocalus publicado por Theo-dor Mommsen, em 1850, só após mais de dois séculos da sua vinda à Terra foi acordada em Roma uma nova data, por volta de 354 a.D., substituindo as comemorações para o deus Mitra que culminavam no dia 25 de dezem-bro. Desta forma, as autoridades da Igreja Romana trouxeram o nascimento de Jesus para esta data, homenagean-do aquele que é a Luz homenagean-do Munhomenagean-do. A notícia foi divulgada rapidamente para todo o Ocidente, contrariando tradi-ções de cristãos do Oriente que come-moravam o nascimento de Nosso Se-nhor Jesus Cristo em outras datas.

O nascimento de Jesus abriu um novo horizonte, de nature-za espiritual, para a humanidade, pois Ele trouxe a mensagem da verdadeira

pressentirem esses meios na marcha das coisas por vir, para a realização dos destinos humanos. Entretanto, não dis-se tudo, limitando-dis-se, respeito a muitos pontos, a lançar o gérmen de verdades que, segundo Ele próprio o declarou, ainda não podiam ser compreendidas. Falou de tudo, mas em termos mais ou menos implícitos. Para ser apreendido o sentido oculto de algumas palavras su-as, mister se fazia que novas ideias e novos conhecimentos lhes trouxessem a chave indispensável, ideias que, po-rém, não podiam surgir antes que o espírito humano houvesse alcançado um certo grau de madureza. A Ciência tinha de contribuir poderosamente para a eclosão e o desenvolvimento de tais ideias. Importava, pois, dar à Ciência tempo para progredir.

O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 1, itens 3 e 4 3. Jesus não veio destruir a lei, isto é, a

Lei de Deus; veio cumpri-la, isto é, de-senvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro senti-do e adaptá-la ao grau de adiantamento dos homens. Por isso é que se nos de-para, nessa lei, o princípio dos deveres para com Deus e para com o próximo, base da sua doutrina. Quanto às leis de Moisés, propriamente ditas, Ele, ao con-trário, as modificou profundamente, quer na substância, quer na forma. Combatendo constantemente o abuso das práticas exteriores e as falsas inter-pretações, por mais radical reforma não podia fazê-las passar, do que as redu-zindo a esta única prescrição: “Amar a Deus acima de todas as coisas e o pró-ximo como a si mesmo”, e acrescentan-do: aí estão a lei toda e os profetas. Por estas palavras: “O céu e a Terra não passarão sem que tudo esteja cumprido até o último iota”, quis dizer Jesus ser necessário que a Lei de Deus tivesse cumprimento integral, isto é, fosse

prati-cada na Terra inteira, em toda a sua pureza, com todas as suas ampliações e consequências. Efetivamente, de que serviria haver sido promulgada aquela lei, se ela devesse constituir privilégio de alguns homens, ou, ao menos, de um único povo? Sendo filhos de Deus todos os homens, todos, sem distinção nenhuma, são objeto da mesma solicitu-de

4 O papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, tendo por exclusiva autoridade a sua palavra. Ca-bia-lhe dar cumprimento às profecias que lhe anunciaram o advento; a autori-dade lhe vinha da natureza excepcional do seu Espírito e da sua missão divina. Ele viera ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra, e sim a que é vivida no Reino dos Céus; viera ensinar-lhes o caminho que a esse reino conduz, os meios de eles se reconciliarem com Deus e de

(4)

PÁGINA 4

igualmente ocupou a direção do Depar-tamento de Juventude de 1958 a 1964, responsabilizando-se também pelas aulas de moral cristã ministradas às crianças da FERN e às crianças da Ca-sa da Criança DeCa-samparada de Natal.

No início de 1958, foi submeti-do ao conhecimento da Diretoria da FERN uma carta do confrade Antônio Gomes da Silva, em nome dos Moços Espíritas de Natal, propondo o nome da confreira Débora Pereira da Silva, esco-lhida em reunião de 15/01/1958 pelos jovens para ser diretora do Departa-mento de Juventude Espírita desta Fe-deração, sendo submetido e aprovado (Ata de reunião de diretoria – 22/02/1958). Fixou-se a data de 1º de março de 1958 para a posse e exercício da diretora designada.

Em reunião extraordinária da diretoria da FERN se deu a posse e o exercício da Diretora do Departamento de Juventude desta Federação, confor-me ata de 01/03/1958: “...compareceu a jovem Débora Pereira da Silva, designa-da pela mesma Diretoria para exercer o cargo de Diretora do Departamento de Juventude da FERN, a qual foi deferida a posse e exercícios indicados, dizendo o presidente Abdias Antônio de Oliveira da responsabilidade que se impõe ao titular, ora investido em tão árdua tare-fa.” Compareceram 12 jovens: Damião Barbosa dos Santos, João Francisco da Cruz, Celeste Amorim Silva, Paulo Ro-drigues Rocha (ainda está encarnado com 96 anos), Beatriz C. Ferreira, Elia-ne C. Ferreira, IvoElia-ne Alves do Nasci-mento, Teresinha Ramos das Neves e Maria de Lourdes Nascimento.

A Diretora empossada enviou um ofício com os nomes para compor a Comissão Central do Departamento de Juventude: Secretário Geral: João Fran-cisco da Cruz; Secretário de Assuntos Doutrinários: Damião Barbosa; Secretá-rio de Assuntos Lítero-Artísticos: Ereni Pereira; Secretário de Assuntos Infantis: Celeste Amorim Silva; Secretário Cultural: Gentil Bitencourt Neves; Secretário de Divulgação: Ma-ria Necy de Souza; Secretário de Assis-tência Social: Teresinha Ramos das Neves.

Constituída a equipe, ativida-des diversas foram ativida-desenvolvidas, co-mo visitas aos Centros Espíritas, partici-pação nas palestras comemorativas de “O Livro dos Espíritos” e do nascimento de Allan Kardec, bem como atuação no programa radiofônico “A voz do cami-nho” uma vez por mês pela Rádio Nor-deste.

CONTINUA NA PRÓXIMA PÁGINA ANTECEDENTES HISTÓRICOS

A trajetória de jovens atuantes nos primórdios do Movimento Espírita Potiguar é iniciada ainda no século XIX, quando no dia 1º de setembro de 1875 um grupo fundou em Natal, o periódico “O ESPÍRITA”, de circulação quinzenal sob a responsabilidade de Manoel Gomes.

O primeiro núcleo de jovens espíritas no Rio Grande do Norte foi fundado em Natal, aos oito de novembro de 1946 com o nome de Juventude Es-pírita de Natal, vinculado à Instituição Espírita "Maria da Penha", aproveitando a passagem por Natal dos confrades Oliveiro de Assunção Castro e Délio Cabral, alunos do professor Leo-poldo Machado, dedicado espírita nas lides da Juventude Espírita do Brasil. Esse primeiro núcleo de jovens teve como dirigente Alarico João de Souza, contando com a participação ativa dos jovens espíritas Sônia Trindade de jo, Leocádio Trindade de Araú-jo, Lenício Trindade de AraúAraú-jo, filhos do segundo presidente da FERN, Sebastião Félix de Araújo. Essa mocidade contou também com os jovens Ismael Ramos das Neves, José Roque Martins e Silva, Joaquim Alves de Albuquerque, Joa-quim Grilo Júnior, Manoel da Silva Cha-ves, Ivone Emerenciano de Figueiredo, Alzenir Pinheiro e outros jovens. Foram escolhidos como orientadores dessa organização de jovens a senhora Alcídia Regalado Moreira Dias e Felipe Soares de Melo.

A 29 de fevereiro de 1946 foi fundada no Núcleo Espírita "Deus, Paz e Luz" na cidade de Macau/RN, a Mocida-de Espírita "Auta Mocida-de Souza" pelos ir-mãos Felipe Soares de Melo, Ismael Ramos das Neves e Antônio Maga-lhães.

Ressalta-se a participação atu-ante dos jovens espíritas na realização do IV Congresso Espírita Nordestino realizado em Natal, de 30 de setem-bro a 3 de outusetem-bro de 1948, data que assinala o nascimento de Allan Kar-dec (03 de outubro de 1804), o Codifi-cador da Doutrina dos Espíritos, com mensagem de incentivo pelo Espírito José Carlos Martins de Arruda, supervi-sor espiritual das atividades mediúnicas FERN.

Em 1949, no mês de março, com a colaboração de Sebastião Aveli-no de Macedo, foi fundada em Natal a União da Mocidade Espírita Norte-Riograndense (atualmente Sociedade Espírita de Cultura e Assistência), desti-nada a congregar os núcleos de Moços Espíritas, com participação de Ismael Ramos das Neves, seu primeiro presi-dente, José Roque Martins e Sil-va, Hilpert Viana, Lúcia Via-na, Rizete Ribeiro e outros irmãos mais adultos: José Augusto da Costa,

Fran-cisco Gomes Cordeiro, Pedro da Costa Ribeiro, Cristovam Marques Pessoa, Lauro Pereira, Severino Rodrigues Via-na, Jaime José do Bonfim e Raul Vidal Lemos.

De 29 de outubro a 2 de no-vembro de 1949, foi realizado em Ara-caju - Sergipe, o V Congresso Espírita Nordestino. O jovem Divaldo Pereira Franco esteve presente. De Natal com-pareceu a jovem Lúcia Viana represen-tando os moços espíritas do RN.

Em 1950 havia em Natal quatro mocidades espíritas: Mocidade Espírita de Natal, Mocidade Espírita "Martins de Arruda", da Federação Espírita do RN, Mocidade Espírita "João Batis-ta", e Mocidade Espírita "Bezerra de Menezes"

Aos cinco de março de 1951 foi aprovado o novo Estatuto da Federa-ção Espírita do Rio Grande do Norte, sendo o mesmo registrado em Cartó-rio na data de 27 de julho de 1951. Nes-te Estatuto, capítulo IX, com o título "Do Departamento da Juventude" consta: Artigo 71 - O Departamento da Juventu-de, cujo Diretor será nomeado pela Di-retoria da Federação, escolhido dentre os membros da mocidade espírita de Natal, terá a seu cargo o registro das sociedades espíritas de caráter juvenil que não fujam aos postulados evangéli-cos.

Artigo 72 - Uma semana após a sua nomeação, o Diretor do Departamento deverá integrar a Comissão Central das Juventudes cujos trabalhos se regerão pelo regulamento aprovado pela Direto-ria.

Artigo 73 - A Comissão Central das Ju-ventudes, no Rio Grande do Norte, se comporá de quantos membros se torna-rem necessários ao desenvolvimento de seus serviços.

Como consequência da apro-vação do Estatuto da FERN de 1951, foi fundado o Departamento de Juventude da FERN aos onze dias de novembro de 1951, que desenvolveu a partir de então uma significativa programação com as Mocidades da cidade de Natal.

ASPECTOS HISTÓRICOS DO DEPARTAMENTO DA JUVENTUDE DA FERN Aos 11 de novembro de 1951 é instalado oficialmente o primeiro De-partamento de Juventude da Federação Espírita do RN, com a missão de reunir e articular as Mocidades Espíritas do Estado, dois dias antes da assinatura do Pacto Áureo de Unificação das Mocida-des e JuventuMocida-des Espíritas do Brasil/Dia da Juventude Espírita (13/11/1949). No contexto que vai até 1957, as ações deste Departamento são conduzidas diretamente pela diretoria da federação, com a grande contribuição da diretora Maria Dagmar Falcão de Melo, que

(5)

inclusão de jovens no quadro social da FERN por proposta de Dagmar Melo. Cabe registrar os nomes dos diretores desse Departamento de Juventude no período de 1951 a 1977: Débora Perei-ra de Silva, Maria Dagmar Falcão de Melo, Maria Necy de Sou-za, Glícia Ramos da Silva, Joa-na D’arc Soares de Aguiar, Jandira Sil-va, Ivoneide Ramos da Silva. A partir de 1977 com o lançamento da Campanha Nacional de Evangelização Espíri-ta Infantojuvenil lançada pela Federa-ção Espírita Brasileira, o Departamento de Juventude foi ampliado para Depar-tamento de Infância e Juventude, com uma nova dinâmica, tendo como direto-res: Ceres Ramos da Silva e Francisco de Assis Pereira, responsáveis, respec-tivamente, pela infância e juventude, Sandra Maria Borba Pereira, Nilda Car-doso, Francisca Araújo, Rejane Bru-no, Jucione Silva, e atualmente este Departamento foi transformado em Área Federativa da Infância e Juventu-de, sendo a atual diretora Cláu-dia Farache, com a correspondente Coordenadoria de Infância e Juventude no Núcleo de Estudos e Pesquisas no âmbito interno da FERN com a coorde-nação geral de Ceres Ramos de Freitas, com suas ações realizadas aos domin-gos, das 16h15 às 17h30.

Assis Pereira 2º Vice-Presidente da DE/FERN

CONTINUAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR

Novamente o presidente Ab-dias se dirigiu aos jovens que integrarão a Comissão Central do Departamento de Juventude da FERN com a seguinte fala: “...recomendando-se a melhor ori-entação possível aos jovens que aceita-rem a incumbência da realização de palestras fora do recinto da Federa-ção” (Ata da reunião de diretoria – 29/03/1958).

Os jovens acima indicados, atendendo o convite da Federação Espí-rita do Piauí participaram da IV Confra-ternização de Mocidades e Juventudes Espíritas do Norte e Nordeste do Brasil que se realizou de 9 a 13 de julho de 1958 (Ata da reunião de diretoria – 26/04/1958). Houve grande participação da equipe da FERN nesse evento, con-forme a fala da Diretora do Departamen-to de Juventude, que “...louvou a atua-ção da representaatua-ção do RN como se houve no Congresso em apreço conse-guindo a aprovação de algumas de suas proposições, condizentes ao progresso do Espiritismo Infanto Juvenil”

Na década de 60, o Departa-mento de Juventude, além de dirigir a Mocidade Espírita “Martins de Arruda” da FERN, participou das atividades de: 1º curso de Orientadores Espíritas da Infância e Juventude, no mês de julho de 1961 (Ata de 27/05/1961); V Confra-ternização de Mocidades Espíritas do Estado da Bahia (Ata de 26/01/1963); I

Curso de Orientadores Espíritas do Es-tado de Pernambuco – 7 a 21 de julho de 1963, sob os auspícios da FEP e da CEE, representado por Alba Tavares de Oliveira e Joana D’Arc Soares de Agui-ar (Ata de 29/05/1963); II Curso Intensi-vo para Orientadores Espíritas da Infân-cia e Juventude – Belém, julho de 1964 (Ata de 29/03/1964); participação na programação coordenada por Cecília Rocha, Carlito Brito e Solange Moacyr sobre o trabalho de Evangelização da Criança em Natal (Ata de 25/07/1964); I CONJEB em Marília/SP, com a presen-ça de Dagmar Melo e Maria Marinho Banhos – Confraternização (Ata de 27/02/1965).

Dentre outras atividades, o Departamento de Juventude promoveu formações, encontros de jovens Espíri-tas, intercâmbios com as juventudes Espíritas dos estados da Paraíba, Per-nambuco, Alagoas, visitas assistenciais especialmente semanas de moços Espí-ritas e as Confraternizações de Mocida-des Espíritas de Natal, de 1966 a 1974. Os jovens Espíritas foram sensibilizados para fazer palestras na Federação

Espí-rita por proposta

de Asclepíades Antônio de Oliveira, bem como a participação em progra-mas comemorativos. Destaca-se no início da década de 70 a reabertura das atividades de evangelização para crian-ças da FERN com a atuação dos jovens da Mocidade “Martins de Arruda”, e a

CONSEQUÊNCIAS DO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

- Abertura para o homem de uma nova dimensão na sua concepção de mundo e de vida;

- Transformação para o bem, com a elevação de todos os nossos sentimen-tos;

- Profunda modificação nos nossos cos-tumes, caráter, hábitos e crenças, que tem tão grande influência nas relações sociais;

- Conhecimento do mundo invisível que nos cerca e no meio do qual vivíamos sem o saber ou compreender e suas relações com o mundo visível, além do entendimento da natureza, estado e ocupação dos Espíritos;

- Desenvolvimento do senso moral e predisposição para o conhecimento de si próprio como a chave do progresso individual e da reforma íntima; dentre outras consequências

Coordenadoria de Difusão da Doutrina Espírita da FERN FUNDAMENTOS

EVANGÉLICO-DOUTRINÁRIOS

- “Conhecereis a verdade e ela vos li-bertará.” Jesus (João 8:32)

- “Espíritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segun-do.” Espírito de Verdade (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 6, item 5)

A PALAVRA DO CODIFICA-DOR ALLAN KARDEC

-“ Acrescentemos que o estudo de uma Doutrina, qual a Doutrina Espírita, que nos lança de súbito numa ordem de coisas tão nova quão grande, só pode ser feito com utilidade por homens sé-rios, perseverantes, livres de preven-ções e animados de firme e sincera von-tade de chegar a um resulta-do.” (Allan Kardec, em O Livro dos Espí-ritos, Introdução VIII)

- “O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá.” (Idem) - “Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que a estudar metodica-mente, começando pelo princípio e

acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das ideias.” (Idem) - “Sede, além do mais, laboriosos e perseverantes nos vossos estudos, sem o que os Espíritos Superiores vos aban-donarão, como faz um professor com os discípulos negligentes.” (Idem)

- “Dissemos que o Espiritismo é toda uma ciência, toda uma filosofia. Quem, pois seriamente queira conhecê-lo de-ve, como primeira condição, dispor-se a um estudo sério e persuadir-se de que ele não pode, como nenhuma ciência, ser aprendido a brincar. O Espiritismo, também já o dissemos, entende com todas as questões que interessam a humanidade; tem imenso campo, e o que principalmente convém é encará-lo pelas suas consequências.” (Allan Kar-dec em O Livro dos Médiuns, Cap. III, 1ª parte, nº 16)

- “A explicação dos fatos que o Espiritis-mo admite, de suas causas e conse-quências morais, forma toda uma ciên-cia e toda uma filosofia, que reclama estudo sério, perseverante e aprofunda-do.” (Allan Kardec, em O Livro dos Mé-diuns, Cap. II)

(6)

PÁGINA 6

Tema: De onde viemos? Para onde vamos vamos depois da morte? Porque sofremos? O Espiritismo Explica. Lançamento: março de 1990. Objetivo: Chamar a atenção do público leigo para o conhecimento do Espiritismo.

2ª Campanha de Divulgação do Espiri-tismo.

Tema: Você já Pensou em Estudar a Doutrina Espírita?

Lançamento: Março de 1993 Objetivo: comemoração dos 10 (dez) anos do lançamento da Campanha Permanente de Estudo Sistematizado da FEB, em 27 de novembro de 1983 e incentivo ao estudo do Espiritismo.

3ª Campanha de Divulgação do Espiri-tismo.

Tema: Plano de Metas ESDE 2000 Lançamento: Março de 1994 Objetivos: Consolidar as ações do ESDE, no RN, até o ano 2000. Metas:

1) Apoiar e incentivar a implantação de grupos de ESDE nas Casas Espíri-tas.

2) Implantar pelo menos um grupo de estudo em cada cidade que não tenha Centro Espírita.

3) Atrair a atenção dos públicos espírita e não espírita para a

necessidade do estudo do Espiritismo 4) Fortalecer o mecanismo de representatividade das casas espíritas junto a FERN.

5) Divulgar o ESDE e suas ações desenvolvidas em nível local.

4ª Campanha de Divulgação do Espiri-tismo.

Tema: Ideias mudam o mundo, mude você

Lançamento: abril de 1998 Objetivos: Consolidar as ações do ESDE, no RN, até o ano 2000.

Ronaldo Ferreira e Fábio Marcelo de Souza Coordenadores de Estudo do Espiritismo

POR QUE UM CURSO REGULAR DE ESPIRITISMO?

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e de difundir o gos-to pelos estudos sérios.” (Allan Kardec) “Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adep-tos esclarecidos, capazes de espalhar as idéias Espíritas e de desenvolver grande número de médiuns.” (Allan Kar-dec)

“Considero esse curso como de nature-za a exercer influência capital sobre o futuro do espiritismo e sobre suas con-seqüências.” (Allan Kardec)

A TRAJETÓRIA DO ESDE NO BRASIL 1975: Campanha “Comece pelo come-ço” - Em nível local. USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

1977: Mensagem Mediúnica - Estímulo a criação de uma “Grande Campanha” em torno da importância do Estudo das Obras Básicas da Doutrina Espírita. An-gel Aguarod - FERGS

1978: Campanha do Estudo Sistematiza-do da Doutrina Espírita - Em nível local. FERGS - Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

1983: Campanha do Estudo Sistematiza-do da Doutrina Espírita - Em nível Nacio-nal.

A PALAVRA DO PLANO ESPIRITUAL “Cabe, pois, aos Espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das Obras Básicas da Doutrina Espírita, promovendo um estudo sistemático das mesmas (...).” (Angel Aguarod - Reunião de Ori-entação Espiritual realizada na FERGS em 1977)

“Um Programa de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum de-mérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao longo dos anos

(...), é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo. (...)” (Bezerra de Menezes - Reunião do CFN, FEB, 27/11/1983)

O ESDE NO RN

1984 - A FERN, através do seu Departa-mento de Assuntos Doutrinários, dirigi-do por Alba Tavares de Oliveira implan-tou a reunião de ESDE na quinta-feira e sábado na sede da FERN, após a reali-zação de uma formação para dirigentes de Casas Espíritas, com a distribuição dos materiais de estudo (apostilas, car-tazes, folders, etc). Promoveu encontros para discutir a relevância do ESDE nas Casas Espíritas, tanto da capital quanto do interior do Estado, ressaltando-se que a primeira instituição Espírita funda-da sob a orientação do ESDE no RN foi a Associação Espírita Trabalhadores da Última Hora, no município de Parnami-rim.

Destacamos que de 2005 a 2010 foram realizados encontros esta-duais para coordenadores e monitores de ESDE, na sede da Federação Espíri-ta do Rio Grande do Norte, com a parti-cipação sempre crescente das Casas Espíritas. De 2011 até os nossos dias, a dinâmica de condução do ESDE tem se realizado através dos encontros anuais da Comissões Espíritas da FERN, bem como da atuação das sub-coordenadorias de Estudo Sistematiza-do das referidas Comissões. Vale lem-brar que a experiência do ESDE no RN foi amplamente divulgada no Movimen-to Espírita Nacional, com a divulgação de cartazes e materiais alusivos à dina-mização da Campanha no RN.

A partir do Estatuto da FERN aprovado em 2018, o Departamento de Estudo Sistematizado da Doutrina Espí-rita foi transformado em Área de Estudo do Espiritismo, sob a direção da dedica-da irmã Aparecidedica-da Aranha.

Destacamos alguns eventos que marcam a história do ESDE no RN: 1ª Campanha de Divulgação do Espiri-tismo. Primeira Campanha de Divulgação do Estudo Sistematizado da FERN (1990) Segunda Campanha de Divulgação do Estudo Sistematizado da FERN (1993) Terceira Campanha de Divulgação do Estudo Sistematizado da FERN (1994) Quarta Campanha de Divulgação do Estudo Sistematizado da FERN (1998)

(7)
(8)

FERN e Áreas Federativas.

A ação da Área de Comunicação Social Espírita (ACSE) se desenvolveu com as outras Áreas Federativas colaborando na produção de materiais e na própria di-vulgação dos eventos pelos meios oficiais da FERN, assim como participou do ECERN. Quanto a este, destacamos a pre-sença dos subcoordenadores das Comis-sões Espíritas Oeste, Sul, Seridó e do NEP/ FERN. As reflexões contaram com a partici-pação de todos em um clima muito frater-no.

Para conhecimento de todos, destacamos alguns aspectos do relatório do evento sobre a necessidade de: “1. aperfeiçoar a dinâmica de trabalho da ACSE/Comissões Espíritas; 2. atualizar a análise das necessidades das Casas Espíri-tas atendidas por cada Comissão Espírita para que se possa prever com mais asser-tividade o formato das formações que de-vem ser levadas a elas. Com base nestes pontos, estabeleceu-se que a equipe man-terá reuniões mensais de planejamento, organização e estudo, e a previsão de perí-odos de diagnóstico e replanejamento na agenda de atuação da ACSE, conforme documento em anexo.”

André Moriyama/Assis Pereira

ÁREA DE ATENDIMENTO ESPIRITUAL/ COORDENADORIA DE ATENDIMENTO

ESPIRITUAL

Seguindo as orientações da Dire-toria Executiva da FERN, foi realizado no ambiente virtual (Google Meet) o encontro dos trabalhadores da Área de Atendimento Espiritual composto pelos representantes das Comissões Regionais Espíritas, a sa-ber: CRENATAL – Luiza Galvão e Ludmila Rosário, Comissão Espírita Municipal de Caicó – Sócrates, CREVALE – Acácia Gar-dênia, CRESERIDO – Jacinto Junior, CRE-SUL – Regina e CREOESTE – Jean Micha-el, NEP – Sônia Fernandes e ausência da CRENORTE.

O encontro foi aberto pelo diretor federativo da área Sivonaldo da Silva Vi-cente que fez a acolhida aos participantes e conduziu todo o encontro.

Foi apresentada ao grupo a sub-coordenadora e adjunta do AAE na CRE-NATAL Luiza e Ludmila.

A Coordenadoria de Atendimento Espiritual reiniciou suas ações presenciais no âmbito interno da FERN no mês de no-vembro com o Atendimento Fraterno atra-vés do Diálogo, às terças-feiras das 13h30 às 15h30, conjuntamente com a realização da reunião pública para estudo do Evange-lho Segundo o Espiritismo, atendendo às recomendações do protocolo de abertura gradual das atividades da FERN aprovado pela Diretoria Executiva e Conselho Delibe-rativo. Igualmente, as pessoas tiveram acesso à livraria da FERN adquirindo obras Espíritas.

CONTINUA NA PRÓXIMA PÁGINA ÁREA DE ASSUNTOS MEDIÚNICOS/

COORDENADORIA DE ASSUNTOS ME-DIÚNICOS

A Coordenadoria de Assuntos Mediúnicos participou do ECERN, que ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro, sábado e domingo, respectivamente, das 14h às 19h e das 08h30 às 12h.

Encontros de Estudo da Mediuni-dade: no dia 25 de outubro tivemos a parti-cipação através de videoconferência com nossa irmã Rosenite Oliveira que abordou o tema A influência moral do médium na prática mediúnica, e no dia 29 de novem-bro nosso irmão Carlos Campetti tratou sobre a temática Identidade dos Espíritos na prática mediúnica, ambos com a partici-pação dos integrantes do Movimento Espí-rita do RN.

No dia 13 de dezembro, encerra-mos as atividades do ano, com a progra-mação de uma atividade por videoconfe-rência, aberto a todos os participantes de cada ciclo de estudo e coordenadores da CAM. A atividade constou de uma exposi-ção de 30 minutos com um espaço de mais 20 minutos para perguntas dos presentes.

No ECERN, a reunião da Área de Assuntos Mediúnicos ocorreu de forma muito harmoniosa, estiveram presentes na reunião Marcelo Vasconcelos, Cláudio Henrique, Igor Mateus, Cristina Pandolfo, Haydé Sabry, Marcos José, Geison, Nilo Emerenciano, Socorro e Núbia.

Iniciamos a reunião, apresentan-do alguns slides com o organograma da FERN e com o plano de trabalho do movi-mento espírita 2016/2020. Detivemos nos-sa atenção nas Normas de funcionamento da Área de Assuntos da Mediunidade. Fi-cou decidido que o Diretor do AAM irá encaminhar para todos os que estiveram no encontro as Normas de funcionamento da Área, para que cada um faça suas ob-servações e encaminhem para o Diretor do AAM. Por sugestão do irmão Igor Mateus, com a concordância unânime dos partici-pantes da reunião, foi deliberado o encami-nhamento da seguinte proposta:

- Incluir no texto das Normas de Funciona-mento que regulamentam as atividades da Área de Assuntos da Mediunidade (AAM), a possibilidade do Diretor da AAM indicar nomes, dentre os componentes da Equipe de Formadores e com a aprovação da 1ª Vice-Presidência e da Diretoria Executiva da FERN, para compor a estrutura organi-zacional da AAM, os quais serão considera-dos membros, tendo direito e assento nas reuniões de trabalho, com direito à voz e voto.

Fizemos um pequeno intervalo, e logo depois iniciamos uma avaliação de todas as atividades realizadas durante o ano de 2020. Falamos também do portal da Unificação nos encaminhamentos finais; foi facultada a palavra aos participantes do NEP e para os demais participantes do encontro. Por último, a prece de encera-mento foi proferida pelo nosso irmão Cláu-dio Henrique.

Marcelo Vasconcelos/Cristina Pandolfo

ÁREA DE ASSUNTOS DA FAMÍLIA/ COORDENADORIA DE ASSUNTOS DA

FAMÍLIA

Caros irmãos e irmãs do Movi-mento Espírita Potiguar, no último dia 21 de novembro, das 14 às 19h, teve lugar a rea-lização do ECERN 2020, evento anualmen-te organizado e promovido pela Federação Espírita do Rio Grande do Norte (FERN), que envolve a participação direta de todas as Comissões Espíritas (CEs) do Estado, englobando representantes do ideal espíri-ta de todo o território potiguar.

Na oportunidade, a Área de As-suntos da Família (AAF) reuniu-se na pre-sença do Diretor André Franco, do Diretor Adjunto da AAF e Subcoordenador da CRESUL, Hebert Orleans, da Coordenado-ra de Assuntos da Família do NEP/FERN, Juseni Costa, além dos demais Subcoorde-nadores, a saber: CRENORTE: Ivaíta Sou-za, CRESERIDÓ: Sulamir Figueiredo, CRE-OESTE: Marcos Xavier e CRENATAL: Vil-ma Paixão.

Iniciada a reunião, foi apresenta-do e comentaapresenta-do com os presentes os se-guintes documentos federativos: Organo-grama da FERN, Plano de Trabalho do Movimento Espírita (PTME), Normas de Funcionamento da Área de Assuntos da Família.

Após isso, foi apresentado o relatório de atividades da Área de Assuntos da Família, realizadas ao longo do ano de 2020, que completou um ano de instalação no mês de novembro.

Dando continuidade, foram repas-sadas aos presentes a programação de eventos para o ano de 2021 que estão sendo organizados pela Comissão Regional Nordeste e Comissão Nacional da Área da Família, em comemoração aos 5 (cinco) anos de instalação da Área em nível de Brasil, que ocorrerão nos meses de maio e outubro do ano vindouro.

O Portal da Unificação foi apre-sentado durante a reunião, que foi finaliza-da com o planejamento finaliza-das ativifinaliza-dades finaliza-da Área de Assuntos da Família para o ano de 2021, dentre as quais estão: 1. a sedimen-tação das ações de integração com as demais Áreas do Movimento Federativo; 2. promover o engajamento de trabalhadores espíritas; e 3. empregar especial atenção à família do próprio obreiro do Movimento.

Em suma é isso, caros irmãos e irmãs do ideal Espírita. Voltamos a nos falar no próximo boletim. Que Jesus nos aben-çoe e guie.

André Franco/Juseni Tavares

ÁREA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL ESPÍ-RITA/COORDENADORIA DE DIFUSÃO

DA DOUTRINA ESPÍRITA

A Coordenadoria de Difusão da Doutrina Espírita continuou desenvolvendo suas atividades, elaborando as escalas de palestra online, bem como a escala das palestras presenciais da terça-feira no au-ditório da FERN, colaborando com a divul-gação dos eventos doutrinários do NEP/

PÁGINA 8

(9)

Aparecida Aranha/Ronaldo Ferreira

ÁREA DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA

A direção da APSE coordenou as atividades específicas de sua área durante a realização do ECERN 2020, contando com a presença dos subcoordenadores das Comissões Espíritas, num clima de muita vibração espiritual, onde o plano de trabalho foi discutido, bem como foram estabelecidas as metas para o período novembro/2020 a novembro/2021. Desta-cam-se as reuniões semanais dos integran-tes da equipe para o estudo e aprofunda-mento dos temas pertinentes à Área.

A Área de Assistencial e Promo-ção Social, estará em recesso até o dia 11/02/2021, decisão alinhada com as coor-denações das Comissões Espíritas que participam do estudo semanal. Deixamos aqui nosso agradecimento pela oportunida-de oportunida-de aprendizado e partilha dos ricos conhecimentos durante este ano.... Tive-mos uma sala virtual, mas que exalava amor, carinho e afeto uns pelos outros. Agradecer a Espiritualidade pela inspiração e zelo com todos nós. A Jesus nosso mes-tre, jardineiro de nossas almas, nosso pro-fundo agradecimento pelo olhar misericor-dioso e bondoso que se fez presente em todos os instantes. Agradecemos também aos coordenadores das CE´s que tanto agregou a APSE nesse ano tão desafiador.

Edna Lopes

CONTINUAÇÃO DA PÁGINA ANTERIOR

Da mesma forma, foram realiza-das reuniões de estudo do Evangelho Onli-ne com as diversas equipes da FERN, num clima de muito apoio espiritual entre os trabalhadores, que participaram da Confra-ternização de final de ano no dia 12 de dezembro.

Naldo Vicente/Sônia Lopes

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE/ COORDENADORIA DE INFÂNCIA E

JU-VENTUDE

A AIJ participou plenamente do ECERN com sua equipe elaborando seu plano de trabalho para o período novembro de 2020 a novembro de 2021. A CIJ de-senvolveu ao longo dos meses de novem-bro e dezemnovem-bro reuniões de estudo dos documentos da Área de Infância e da Ju-ventude da FEB com a participação dos Evangelizadores que apresentaram os te-mas num clima de muita cooperação e apoio entre todos. Igualmente, a Evangeli-zação Infantil foi realizada por dois ciclos de maneira virtual, bem como o encontro semanal com jovens e suas famílias, além da participação da coordenação geral no ECERN 2020.

A equipe da CIJ/FERN participou das Lives promovidas pela Área de Infância e Juventude da FERN, bem como da CON-BRAJE virtual promovida pela AIJ/FEB nos dias 4 a 6 de dezembro. As atividades de 2020 foram encerradas no dia 13 de de-zembro com o estudo sobre a temática

“Jesus e a Trajetória da Paz”. No mês de janeiro haverá encontros para o estudo das Normas de Funcionamento da CIJ/FERN.

Cláudia Farache/Ceres Freitas

ÁREA DE ESTUDO DO ESPIRITISMO/ COORDENADORIA DE ESTUDO DA

DOUTRINA ESPÍRITA

A Área de Estudo do Espiritismo, durante o mês de novembro, comemoran-do os 37 anos da Campanha Permanente de Estudo Sistematizado promoveu várias ações, das quais destacamos: a produção de um vídeo alusivo ao aniversário da cam-panha, uma entrevista com nosso irmão Assis Pereira pelo canal da FERN, uma live com o André Siqueira (Diretor da Área de Comunicação Social Espírita da FEB) sobre o tema “O Estudo do Espiritismo ante a Nova Era”.

A programação do ECERN na Área de Estudo do Espiritismo contou com a participação efetiva dos integrantes das subcoordenadorias e do NEP/FERN. A Coordenadoria de Estudo da Doutrina Espí-rita deu continuidade à realização dos estu-dos no sábado à noite de forma virtual, realizou reuniões administrativas com os coordenadores, bem como promoveu um encontro geral com todos os integrantes do Estudo no sábado dia 12 de dezembro, havendo igualmente, através de sua coor-denação geral, participado do ECERN 2020. As atividades de estudo serão reinici-adas no dia 06 de fevereiro de 2021 de forma virtual.

“Glória a Deus nas Alturas, paz na Terra e boa­vontade para com os homens.” (Lucas, 2:14) As legiões angélicas, junto à Manjedoura, anunciando o Grande Renovador, não apresentaram qualquer palavra de violência.

Glória a Deus no Universo Divino. Paz na Terra.

Boa­vontade para com os Homens. O Pai Supremo, legando a nova era de segurança e tranqüilidade ao mundo, não declarava o Embaixador Celeste investido de poderes para ferir ou destruir.

Nem castigo ao rico avarento. Nem punição ao pobre desesperado. Nem desprezo aos fracos.

Nem condenação aos pecadores.

Nem hostilidade para com o fariseu orgulhoso.

Nem anátema contra o gentio inconsciente. Derramava­se o Tesouro Divino, pelas mãos de Jesus, para o serviço da Boa­ Vontade.

A justiça do “olho por olho” e do “dente por dente” encontrara, enfim, o Amor disposto à sublime renúncia até à cruz. Homens e animais, assombrados ante a luz nascente na estrebaria, assinalaram júbilo inexprimível...

Daquele inolvidável momento em diante a Terra se renovaria.

O algoz seria digno de piedade.

O inimigo converter­se­ia em irmão transviado.

O criminoso passaria à condição de doente.

Em Roma, o povo gradativamente extinguiria a matança nos circos. Em Sídon, os escravos deixariam de ter os olhos vazados pela crueldade dos senhores. Em

Jerusalém, os enfermos não mais seriam relegados ao abandono nos vales de imundície.

Jesus trazia consigo a mensagem da verdadeira fraternidade e, revelando­a, transitou vitorioso, do berço de palha ao madeiro sanguinolento.

Irmão, que ouves no Natal os ecos suaves do cântico milagroso dos anjos, recorda que o Mestre veio até nós para que nos amemos uns aos outros.

Natal! Boa-Nova! Boa Vontade!...

Estendamos a simpatia para com todos e comecemos a viver realmente com Jesus, sob os esplendores de um novo dia.

Emmanuel, Fonte Viva, Cap. 180 FEB Editora

EXPEDIENTE

Responsáveis pelo Boletim da FERN: Área de Comunicação social espírita da FERN/

Coordenadoria de Difusão Espírita do Núcleo de Estudos e Pesquisas da FERN (NEP). Supervisão:

Diretoria Executiva da FERN (Estatuto da FERN, artigo 86, letra “c”). Equipe de Redação:

André Moriyama, Assis Pereira, Ronaldo Ferreira.

Colaboradores:

Referências

Documentos relacionados

Camilo Nogueira ãa Gama, Vice-Presidente, no exercício da Presidência. Dinarte Mariz, Primeiro Secretário. Gilberto Marinho, Segundo Secretário. Adalberto Sena, Terceiro

Diretoria Executiva Presidente Aracy Maria da Silva lêdo (RS) Vice – Presidente José Turozi (PR) 1º Diretor Secretário Albanir Pereira Santana (GO) 2º Diretor Secretário

RAIMUNDO JOSÉ ARRUDA BASTOS WILAMES FREIRE BEZERRA Presidente da CIB/CE Vice - Presidente da CIB/CE Secretário da Saúde Presidente

RAIMUNDO JOSÉ ARRUDA BASTOS WILAMES FREIRE BEZERRA Presidente da CIB/CE Vice - Presidente da CIB/CE Secretário da Saúde Presidente

RAIMUNDO JOSÉ ARRUDA BASTOS WILAMES FREIRE BEZERRA Presidente da CIB/CE Vice - Presidente da CIB/CE Secretário da Saúde Presidente

ANS, vem promovendo fóruns para debater Resolução Normativa que vai tratar do Programa de Qualificação de Prestadores da Saúde Suplementar, em relação a sua Rede de

Um dos aspectos mais marcantes desta norma é a abordagem de processo, que incorpora o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), em que habilita a organização a determinar os

The effects of vitamin D supplementation on wound healing and metabolic status in patients with diabetic foot ulcer: A randomized, double-blind, placebo-controlled trial.