• Nenhum resultado encontrado

Mestrado Profissional em Economia. Programa do Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mestrado Profissional em Economia. Programa do Curso"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Mestrado Profissional em

Economia

Programa do Curso

(2)

Sobre o curso

O curso de Mestrado Profissional em Economia do Insper fornece ampla formação aos profissionais que desejem adquirir uma base teórica e quantitativa orientada à busca de soluções efetivas de problemas práticos nas áreas de economia e finanças.

Credenciado pela CAPES/Ministério da Educação, o curso de pós-graduação stricto sensu tem a duração de dois anos e concede o título de mestre aos graduados, permitindo que atuem como docentes, além da atividade profissional em empresas.

O programa, elaborado e aplicado por professores do Insper, foi inspirado nas melhores escolas internacionais de economia e adaptado à realidade brasileira.

Principais diferenciais

Corpo Docente

A excelência acadêmica e competência em aplicações nas áreas de finanças e macroeconomia são garantidas pela base acadêmica do Insper, constituída integralmente por PhDs e doutores. As aulas são ministradas por professores da Faculdade e professores convidados com formação e experiência destacadas na sua área.

Base Conceitual

Boas decisões em ambientes de incerteza somente podem ser tomadas por profissionais que tenham uma base conceitual sólida. O rigor conceitual, com uma visão extremamente pragmática e aplicada, é uma das marcas do Insper, tanto na pesquisa como no ensino.

Tecnologia de Ponta

A filosofia do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa privilegia o uso de tecnologia como forma de contribuir e otimizar seu aprendizado. Em qualquer sala de aula, via rede wireless ou pontos individuais de rede conectados à internet, você poderá acessar, via Portal do Aluno, planos de aula, currículo das matérias, notas de provas, agenda de eventos e palestras, fazer solicitações on-line e rever o calendário acadêmico. Além disso, também terá acesso às bases de dados periódicos on-line e impressos.

(3)

Alguns softwares serão colocados gratuitamente à disposição pelo Insper, e outros poderão ser adquiridos a um custo inferior ao de mercado por meio de parcerias firmadas com empresas.

Aulas de Laboratório

Aulas semanais que permitem a você colocar em prática os conceitos ministrados em sala de aula, por meio de recursos computacionais.

Acesso a Bases de Dados

A biblioteca, por meio das bases de dados, coloca à sua disposição informações de dados econômicos do mercado nacional e internacional em tempo real e informações de dados bibliográficos (revistas em texto completo), facilitando e enriquecendo seu trabalho de pesquisa.

Bases de Dados Econômicos

Bloomberg: aplicação financeira com dados analíticos em tempo real, notícias, ferramentas de comunicação, ferramentas de execução (compra e venda de ações, títulos, moedas), séries históricas de dados macroeconômicos.

ISI Emerging Markets: focada em mercados emergentes, composta por informações das principais fontes de notícias, relatórios e balanços de empresas (capital aberto e fechado), estudos e estatísticas setoriais, dados macroeconômicos e do mercado financeiro, atualizadas diariamente, em formato eletrônico.

World Development Indicators: mantida pelo Banco Mundial, contem mais de 800 indicadores a respeito do desenvolvimento macroeconômico de diversos países, com dados censitários, ambientais econômicos, mercadológicos, entre outros.

Data Stream: base de séries históricas de dados financeiros mundiais, com mais de 400.000 séries de cerca de 215 países. Inclui estatísticas e dados macroeconômicos globais, consensus economics forecasts, expectation surveys, atualizações diários de taxas de juros, câmbio, bond indices, commodity, futures, options, stock prices, fundamentals, warrants, eurobonds, brady bonds e 80.000 instrumentos de fixed income.

Thomson One for Investment Management 6.0: solução direcionada ao buy side que conta com dados de Estimativas de Mercado ( I/B/E/S) detalhada, ou consensus cobrindo mais 20 de medidas; calendário de Eventos corporativos cobrindo mais de 5.500 empresas publicas; relatórios exclusivos de mais de 34.000 empresas ; cotações de todos os mercados com 15min de atraso; informações sobre deals : Debt, Equity, Loans, M&A; notícias, dados de ownership; worldscope – Balanços Financeiros.

Economática: base de dados com cotações históricas de ações de empresas latino-americanas. Possui uma base de dados de informações publicadas em balanços, eventos, e notícias sobre cada uma das empresas com ações listadas em bolsa.

Invest News: informações sobre: fundos de investimento, cotação de moedas, juros, ações, poupança, inflação, e outros.

Broadcast: serviço de informações econômicas e financeiras em tempo real, produzida pela Agência Estado com foco no mercado nacional. Disponibiliza as seguintes informações: notícias, cotação de ações, ativos financeiros, taxas de juros, e outras.

Consensus Forecasts: base inserida no Data Stream. Inclui o ano vigente e mais aproximadamente 2 anos de previsão. (liberado no dia da publicação) dos países que compõem o G7, Ásia, leste europeu e América Latina.

(4)

IFS (International Financial Statistics): contém aproximadamente 32.000 séries históricas cobrindo mais de 200 países e inclui todas as séries mostradas nas estatísticas financeiras internacionais nas páginas dos países.

BOP (Balance of Payment): base de dados BOP contém aproximadamente 100.000 séries históricas que cobrem mais de 170 países e áreas e inclui todas as séries mostradas nos balanços de pagamentos das páginas dos países.

Bases de Dados Bibliográficas

Ebsco

o Business Source Complete: 7.700 revistas acadêmicas e informacionais. Conteúdo disponível em texto completo e/ou somente abstract.

o Regional Business News: 75 títulos de publicações regionais de negócios dos Estados Unidos em texto completo.

o Econlit with full text: base de dados da American Economic Association's focada em literatura especializada em economia. Conteúdo disponível em texto completo e/ou somente abstract.

o Newspaper Source: texto completo de 180 jornais internacionais.

o Science Direct: contém todas as coleções (de todas as áreas do conhecimento) em texto completo editadas pela Elsevier desde 2000.

Jstor: mais de 100 títulos em texto completo de revistas acadêmicas especializadas em economia, administração, ciências e humanidades.

Lexis Nexis Academic: 668 Law reviews desde 1980; 276 periódicos sobre legislação desde 1990; Jurisprudência norte-americana desde o século 18 (Por Estado, Corte Federal e Suprema Corte); Cases julgados na Comunidade Européia (desde 1954), China & Hong Kong, Austrália, Canadá, Inglaterra, Irlanda, México e Nova Zelândia. Cerca de 3.000 periódicos sobre Negócios desde 1977.

IOB Jurídico Online Profissional: mais de 100.000 normas superiores e inferiores da esfera federal. Jurisprudência: mais de 5 milhões de ementas e 1.5 milhões de acórdãos da íntegra obtidos por convênio com mais de 40 tribunais. Práticas processuais: estão disponíveis mais de 50 anos de decisões. Além de doutrinas, notícias jurídicas e normas em consolidação.

Scopus: base de dados de citações que contém mais de 16.500 títulos de periódicos de mais de 4.000 editores. Contempla periódicos acadêmicos e comerciais, séries de livros e cobertura de conferências.

Oxford: 113 títulos de revistas da editora Oxford, com acesso a partir do ano de 1996. Sage: 388 títulos de revistas da editora SAGE, com acesso a partir de 1999.

Wiley-Blackwell - 70 títulos de revistas da editora Wiley-Blackwell, com acesso a partir do ano de 1997.

(5)

Perfil do aluno

As salas de aula do Mestrado Profissional em Economia do Insper apresentam uma rica diversidade em relação às áreas de atuação e à vivência profissional dos alunos. Essa realidade possibilita uma intensa troca de experiências e visões, contribuindo para o aprendizado coletivo em sala da aula.

Idade:

Cargo:

(6)

Alumni

Trata-se de uma grande comunidade que reúne os alunos formados pelo Insper e tem se consolidado a cada ano como instrumento agregador dos profissionais que fazem parte da história da instituição.

O Alumni Insper oferece aos seus membros benefícios exclusivos como palestras e eventos, acesso à serviços como o Painel de Oportunidades, Conexão Insper, coluna Em Destaque, acervo da Biblioteca e condições especiais para cursar disciplinas avulsas ou outro programa de interesse. A adesão é gratuita, reforçando o compromisso da Escola em continuar contribuindo para o sucesso

profissional de seus alunos mesmo após a conclusão do curso.

Estrutura do programa

O Mestrado Profissional em Economia tem carga horária de 648 horas que deverão ser completadas em 24 meses, contando com um programa intensivo de quatro aulas semanais, sendo duas destas aulas de laboratório, envolvendo um treinamento adicional sobre a aplicação prática dos conceitos e ferramentas.

Disciplinas Fundamentais – Um conjunto de 9 disciplinas essenciais constitui o currículo obrigatório do programa para uma formação uniforme em Matemática, Estatística, Microeconomia

(7)

I, Econometria, Macroeconomia I, Macroeconomia II, Microeconomia II, Finanças I e Análise de Séries Temporais.

Disciplinas Optativas – É oferecido, potencialmente, um rol de 16 disciplinas optativas, de acordo com a disponibilidade de professores para lecioná-las, em duas áreas de concentração distintas: Finanças e Macroeconomia.

As disciplinas optativas relacionadas na grade curricular serão oferecidas, de acordo com a disponibilidade de membros do corpo docente em lecionar a disciplina.

Áreas de Concentração

Foram desenvolvidas e aperfeiçoadas para atender às necessidades e expectativas dos profissionais com excelentes níveis de graduação e desenvolvimento.

A especialização ocorre a partir do quinto trimestre. No segundo ano são cursadas cadeiras optativas, das quais deriva o material para as dissertações do curso.

• Finanças– objetiva a formação de profissionais para atuar em modelagem financeira no mercado financeiro ou na área financeira das empresas.

• Macroeconomia – objetiva a formação de profissionais para atuar em modelagem macroeconômica no mercado financeiro e consultorias econômicas.

• Microeconomia – objetiva a formação de profissionais para atuar em modelagem microeconômica em órgãos governamentais e iniciativa privada.

Dissertação

A dissertação de mestrado, desenvolvida sob orientação de um professor do Insper, consiste em um trabalho aplicado em uma das áreas de concentração do curso, no qual o aluno deverá demonstrar capacidade de sistematização de literatura existente, assim como a capacidade de aplicar métodos e técnicas existentes em modelagem econômico-financeira. No segundo ano o aluno fará cursos específicos da sua especialidade que sugerirão problemas aplicados e servirão de base para as dissertações de mestrado. O título de mestre é concedido depois de sua defesa pública.

A dissertação de mestrado possibilitará a iniciação do aluno na área de pesquisa. Por meio desta, o aluno terá seu primeiro contato com pesquisa na área de finanças, macroeconomia, ou microeconomia.

(8)

Grade

Curricular

Ano Trimestre Disciplinas

Carga Horária Aula Laboratórios Primeiro Ano 1o Tri Matemática 36 15 Estatística 36 15 Microeconomia I 36 15 2o Tri Econometria 36 15 Macroeconomia I 36 15 3o Tri

Análise de Séries Temporais 36 15 Microeconomia II 36 15 4o Tri Finanças I 36 15 Macroeconomia II 36 15 Segundo Ano 5o Tri Optativa 1 36 12 Optativa 2 36 12 6o Tri Optativa 3 36 12 Optativa 4 36 12 7o Tri Desenvolvimento de Dissertação 36 Exame de Qualificação 8o Tri Desenvolvimento de Dissertação 144 Dissertação Carga Total 648 72

(9)

Disciplinas:

 Matemática

Conteúdo Programático:

 Cálculo Diferencial Aplicado: Limite, Derivadas e Integral

 Otimização: Métodos Numéricos, Otimização Condicionada e Não-Condicionada  Estatística

Conteúdo Programático:

 Apresentação de Dados e Estatística Descritiva  Variáveis Aleatórias

 Distribuições de Probabilidade  Probabilidade Condicional  Lei dos Grandes Números  Teorema Central do Limite  Estimação

(10)

 Testes de Hipóteses  Microeconomia I Conteúdo Programático:  Teoria do Consumidor  Teoria da Firma  Equilíbrio Parcial  Equilíbrio Geral  Mercados Imperfeitos  Econometria Conteúdo Programático:

 Modelo de Regressão Linear (Mínimos Quadrados Ordinários)  Modelo Clássico de Regressão Linear

 Testes de Hipóteses  Forma Funcional  Teoria Assintótica  Máxima Verossimilhança  Heterocedasticidade  Correlação Serial  Endogeneidade  Macroeconomia I Conteúdo Programático:  Introdução

 Crescimento Econômico: O Modelo de Solow

 Flutuações Cíclicas: A Teoria Keynesiana Tradicional  Inflação e Política Monetária

 Déficit Público e Política Fiscal  Macroeconomia II

Conteúdo Programático:

 Expectativas Racionais

 O Modelo de Ciclos Reais de Negócios  O Modelo Novo-Keynesiano

 Modelos de equilíbrio geral computável

(11)

Conteúdo Programático:  Teoria dos Jogos

 Incerteza

 Jogos em Forma Estratégica  Jogos com Informação Incompleta  Leilões

 Introdução á Teoria do Conhecimento  Jogos em Forma Extensiva

 Jogos Repetidos  Equilíbrio Sequencial

 Finanças I

Conteúdo Programático:

 Maximização de Utilidade: Esperada: Escolha em Condições de Incerteza e Risco  Preferências do Investidor: Risco e Aversão a Risco

 Risco e Decisões de Investimento

 Precificação de Ativos: Capital Asset Pricing Model (CAPM)  Precificação de Ativos: Mercados do Tipo Arrow-Debreu  Precificação de Ativos: Martingales (Risck-Neutral Valuation)  Precificação de Ativos: Arbitrage Pricing Theory (APT)

 Mercados Incompletos e Ineficientes  Análise de Séries Temporais Conteúdo Programático:  Processos Estocásticos  Estacionariedade  Ergodicidade  Modelos Univariados  Modelos ARMA  Metodologia Box-Jenkins  Raiz Unitária  Modelos ARIMA

 Testes de Raiz Unitária  ARFIMA  Garch  Modelos Multivariados  Modelos VAR  Cointegração  Modelo VEC  GMM

(12)

 Finanças Internacionais Conteúdo Programático:

 Modelos Teóricos e Testes Empíricos sobre a determinação do saldo de transações correntes  Modelos de determinação da Taxa de Câmbio e seus Respectivos Testes Empíricos

 Paridade de Taxas de Juros

 Paridade do Poder de Compra (PPC)

 Intervenções Oficiais no Mercado de Câmbio e Nível de Reservas Internacionais  Regime de Câmbio Fixo Versus Câmbio Flexível

 Modelos de Ataque Especulativo: Modelos de Primeira, Segunda e Terceira Gerações  Fragilidade Financeira: Crises Cambiais e Efeitos Macroeconômicos

 Contágio

 Econometria de Finanças Conteúdo Programático:

 Fatos Estilizados em Séries Financeiras  Modelos Não-Lineares em Finanças  Previsibilidade dos Retornos

 Modelos para Volatilidade  Modelos de Fatores

 Modelos para dados de alta frequência

 Computação

Conteúdo Programático:

 Programação Matricial, Scripts e Funções  Controle de Fluxo e Recursos Gráficos

 Alocação de ativos e apreçamento neutro ao risco  Interpolação e estrutura a termo

 Simulações

 Modelos DSGE clássicos e introdução ao Dynare  Modelos new-keynesianos  Derivativos Conteúdo Programático:  Produtos e Mercados  Derivativos  Cálculo Estocástico

(13)

 Fórmula de B&S e Letras Gregas  Algumas Generalizações de B&S  Opções Exóticas

 Opções com Barreiras  Opções Asiáticas  Algumas Extensões  Swaps  Futuros  Finanças II (Corporativas) Conteúdo Programático:

 Avaliação: Avaliação sob certeza, Avaliação sob Incerteza e Opções Reais

 Informação e Custos de Agência: Assimetria de Informação e Relações de Agência. Política de Remuneração de Executivos

 Estrutura de Capital: As Proposições de Modigliani & Miller. Efeitos de Imperfeições de Mercado: Impostos, Custos de Transação e Custos de Agência

 Avaliação de Empresas

 Políticas de Distribuição de Resultados  Fusões e Aquisições

 Macroeconomia III (crescimento econômico) Conteúdo Programático:

 Fatos estilizados sobre crescimento econômico (o problema da convergência de renda per capita)

 Modelo de Solow (mecânica e testes empíricos)

 Modelos de crescimento endógeno (variety expansion e quality ladder)

 Aplicações dos modelos de crescimento endógeno: clubes de convergência e

desenvolvimento financeiro

 Organização Industrial Conteúdo Programático:

 Evolução das Ideias em Organização Industrial  Monopólio e Aplicações

 Oligopólio e Aplicações  Comportamento Estratégico  Pesquisa e Desenvolvimento

(14)

 Microeconometria Conteúdo Programático:

 Variáveis Instrumentais

 Modelos de Variáveis Dependentes Discretas: Logit, Probit, Tobit, Logit Multinomial  Seleção de Amostra: Auto-seleção e Heckit

 Dados de Painel

 Macroeconometria Conteúdo Programático:

 Teoria de Consumo

 Teoria de Consumo e Finanças

 Modelos Linearizados Versus Modelos Não-Linearizados  Solução e Análise de Modelos DSGE

 Introdução aos Métodos Bayesianos  Métodos de Simulação MCMC

 Abordagem Bayesiana para Macroeconometria Estrutural

 Precificação e Gestão de Investimentos de Renda Fixa Conteúdo Programático:

 Instrumentos de Renda Fixa e Juros Básicos  A Estrutura a Termo das Taxas de Juros  Duração, Convexidade e Gerência de Carteira  Cálculo em Tempo Contínuo

 Apreçamento por Arbitragem e Neutro ao Risco  Aplicações de Avaliação Neutra ao Risco

 Métodos Numéricos para Apreçamento  Modelos em Tempo Contínuo

 Apreçamento por Não-Arbitragem  Políticas Monetária-Fiscal e os Juros  Modelo Afim

 Opções Reais

(15)

 Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado

 Avaliação com Incerteza: Análise de Sensibilidade, Cenários e Simulação de Monte Carlo  Avaliação de Flexibilidade Gerenciais: Árvores X Opções Reais

 Derivativos Financeiros e Analogia para avaliação de Opções Reais  Métodos Numéricos para avaliar Opções Simples

 Estimativa da Volatilidade de Projetos quando o Ativo-Objeto Não é Negociado em Bolsa  Avaliação de Projetos com Múltiplas Opções Reais

 Árvores Quadrinomiais quando é necessário avaliar incertezas de formas separadas  Opções Reais e Interações Estratégicas: Uso de Teoria de Jogos

 Gestão de Risco de Crédito Conteúdo Programático:

 Novas Abordagens para o Risco de Crédito, Regulamentação e Precificação Ajustada ao Risco  Métodos Estatísticos para Determinação de Rating de Crédito e Probabilidade de Inadimplência

 Utilização de Teoria de Opções na Determinação da Rating de Crédito  Mortalidades, Migração e Cadeia de Markov

 Abordagens Atuais para Gestão de Carteira de Crédito

 Risco de Crédito da Pessoa Física: Scores de Concessão, Fraude e Rentabilidade  Inovações em Crédito: Securitização e Derivativos

 Risco de Mercado Conteúdo Programático:

 Introdução à gestão do risco financeiro e de mercado  Fontes de Risco e medidas de sensibilidade

 Value at Risk (VaR) e Expected Tail Loss (ETL)  Estimação de volatilidade e correlação

 Backtesting e stress testing  Medidas coerentes de risco  Regulação: Acordo da Basiléia

 Econometria Bayesiana Conteúdo Programático:

 Aspectos básicos do paradigma bayesiano: verossimilhança, priori, preditiva, posteriori, comparação de modelos, validade dos modelos, previsão.

 Aspectos computacionais na modelagem bayesiana: Simulação estocástica via métodos Monte Carlo.

(16)

 Modelos de regressão univariados e multivariados: regressão linear múltipla, models AR(p), variáveis instrumentais, regressão com censura, modelos lineares generalizados, modelos auto regressivos vetoriais.

 Modelos dinâmicos: modelo de nível local, modelo de crescimento local, modelos sazonais, modelos de volatilidade estocástica e computação estocástica em modelos dinâmicos (Monte Carlo via Cadeias de Markov e filtros de partículas).

 Private Equity

Conteúdo Programático

O desenvolvimento da indústria de Venture Capital e Private Equity é vital para o crescimento do Brasil. Fundos de VC financiam empresas ao longo de todo o ciclo de vida: empresas nascentes em fases iniciais, muitas vezes em estágios pré-operacionais; empresas maduras, que necessitam de capital para financiar crescimento e ainda não estão preparadas para abrir o capital, até empresas em fase de declínio que precisam de reestruturação . O investidor de VC e PE é um investidor ativo, que influencia a gestão de suas empresas, provocando melhorias na profissionalização e governança. A finalidade do curso é discutir e apresentar a indústria de Venture Capital e Private Equity, discorrendo sobre os diferentes formatos de fundos, players existentes, risco e retorno deste tipo de investimento, relacionamento dos fundos com as empresas investidas e formas de criação de valor. O curso está estruturado em quatro módulos: (1) Visão Geral da Indústria, (2) Estruturação dos fundos e levantamento de capital; (3) Relação entre os gestores dos fundos e as empresas investidas e (4) Saída dos Investimentos de Venture Capital e Private Equity

 Comércio Internacional Conteúdo Programático

 Modelos Teóricos de Comércio: Vantagens Comparativas, Ganhos com Comércio e Diferenças Tecnológicas: Modelo Ricardiano de Comércio; Diferenças de Dotação de Fatores e o Modelo de Comércio de Heckscher-Ohlin

 Retornos Crescentes de Escala e Competição Imperfeita  Política Comercial

 Firmas e Comércio Internacional: Fatos e Teoria  Exportações

 Multinacionais e Investimento Direto Estrangeiro  Produtividade e Comércio Internacional

 Finanças Comportamentais Conteúdo Programático

 Eficiência de Mercado e Arbitragem Limitada  Psicologia

 O Mercado Agregado

 Análise Transversal do Mercado Acionário  O Comportamento do Investidor

(17)

 Economia das Organizações e dos Incentivos: Teoria e Aplicações Conteúdo Programático

 Por que as organizações existem?  Eficiência versus equidade

 Motivando dentro de uma organização e no mercado  Coordenação, motivação e gestão

 Desenhando Estruturas Organizacionais

Parcerias e Intercâmbios Internacionais

Double Degree Insper e Universidade Nova de Lisboa

Pautado em seu compromisso com a excelência e o rigor acadêmico dos seus programas, o Insper firmou uma parceria com a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, que proporciona aos alunos do Mestrado de Economia dupla certificação em seu curso.

Por meio deste programa de colaboração acadêmica você poderá concluir o seu curso em Portugal, sem custo adicional, vivenciando uma rica experiência de aprimoramento dos seus estudos, exposição à vida acadêmica e cultural de outros países, além da obtenção de um diploma de mestrado válido na União Européia.

Para participar do programa, o aluno deverá completar o ciclo básico do programa no Insper e posteriormente concluir os cursos requeridos pela Universidade Nova de Lisboa. O desenvolvimento das teses do mestrado serão co-orientadas por professores de ambas faculdades.

Oportunidades de intercâmbio

O Insper mantém parcerias com conceituadas universidades e escolas de negócios e economia internacionais. O objetivo é trocar experiências acadêmicas (pesquisa, seminários internacionais, novos cursos etc.) e oferecer aos alunos a possibilidade de estudar no exterior. Os intercâmbio tem com as Instituições Parceiras listadas abaixo tem duração mínima de 1 semestre acadêmico.

(18)
(19)

Summer Programs

Mais informações sobre Procedimentos, Prazos, Períodos de Inscrição e Custos de cada Programa estarão disponíveis no Portal do Aluno.

(20)

Corpo Docente e Coordenação

Professores em Tempo Integral

 Andrea Minardi - Doutora, EAESP-FGV

 Camila de Freitas Souza Campos – Ph.D. em Economia – Yale University  Eduardo Correia de Souza - Doutor em Economia UFRJ

 Hedibert Freitas Lopes – Ph.D em Estatística e Ciências da Decisão – Duke University  João Manoel Pinho de Mello – Ph.D. em Economia – Stanford University

 José Heleno Faro – Ph.D em Economia Matemática - IMPA  Marcelo Rodrigues dos Santos – Doutor em Economia – FGV-RJ  Marco Antonio Bonomo – Ph.D. em Economia – Priceton University  Marco Lyrio - Ph.D. em Economia - Katholieke, Universiteit Leuven  Michael Viriato Araújo – Doutor em Engenharia de Sistemas - USP  Naércio A. Menezes Filho - Ph.D. em Economia, University of London  Regina Carla Madalozzo - Ph.D. em Economia, University of Illinois  Ricardo Dias de Oliveira Brito - Doutor em Economia, EPGE-FGV  Rinaldo Artes – Doutor em Estatística, USP

 Rodrigo Moita - Ph.D. em Economia, University of Illinois

Coordenador do Mestrado Profissional em

Economia

Ricardo Dias de Oliveira Brito - Professor Associado do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa desde 2000. Possui graduação em Ciências Econômicas pela UFMG (1994), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1996) e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2001) com bolsa sanduíche na University of Chicago (1998-1999) e pós doutorado na Columbia University (2007-2008). Atua nas áreas de Finanças e Macroeconomia e desenvolve pesquisas sobre economia monetária e gestão de investimentos.

(21)

21

Diretor Acadêmico de Pós-Graduação Stricto

Sensu e Pesquisa

Sérgio Giovanetti Lazzarini - Professor Titular do Insper, escola onde leciona desde 2002. No primeiro semestre de 2010 e em janeiro de 2012, foi visitante na Harvard University. Tem pesquisado, recentemente estratégias empresariais em mercados emergentes e como se estabelecem relações entre as empresas privadas e o setor público. Seu mais recentes livros são Capitalismo de Laços, publicado pela Editora Campus/Elsevier, e Reinventing State Capitalism, pela Harvard University Press. É PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University.

Processo Seletivo

Encontros com a Coordenação

Antes de ingressar no Processo Seletivo, recomendamos fortemente que participe do Encontro com a Coordenação, cujo objetivo é oferecer todas as informações necessárias para respaldar a sua decisão.

Além disso, você terá a oportunidade, de conhecer os detalhes do programa e entender como o Mestrado Profissional em Economia do Insper irá atender suas necessidades profissionais.

Consulte as datas disponíveis e inscreva-se em: http://www.insper.edu.br/pos-graduacao/mestrado/encontro-com-coordenacao-mestrado/

(22)

22

Pré-Requisitos

 Graduação em curso de nível superior

 Adesão ao Código de Ética e Conduta do Insper

O Processo Seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Economia segue as seguintes etapas:

1: Formulário de admissão (deve ser preenchido até 31/10/2015)

O formulário de admissão é parte integrante do processo de avaliação de sua candidatura, assim, é recomendável que você descreva de forma completa e detalhada a sua experiência profissional atual, bem como sua formação acadêmica. Para preencher o formulário, acesse o link: Formulário de admissão

Comunidade Alumni: o desconto de 40% no Mestrado Profissional em Economia é limitado a 5 integrantes para a turma de janeiro de 2016. Mais informações, acesse a página Alumni.

2: Pagamento da taxa de inscrição

Ao término do preenchimento do formulário, você deverá selecionar uma das formas de pagamento: cartão de crédito ou boleto bancário. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. IMPORTANTE: O pagamento da taxa de inscrição é obrigatório para dar continuidade ao processo seletivo. Em caso de desistência, o valor não será restituído.

3: Lista de Documentos para o processo seletivo

Os documentos abaixo são necessários para o processo de avaliação da

coordenação (Entrega até 10/11/2015)

 Uma cópia do resultado do GMAT*®, GRE* , ANPEC* ou TRLQ** (o resultado parcial é temporariamente aceito, mas o final e oficial deve ser apresentado antes da fase de entrevistas)

 Uma cópia do histórico escolar de graduação (cópia autenticada ou cópia simples mediante apresentação do documento original)

(23)

23  Curriculum Vitae

*Para ANPEC, GRE ou GMAT não serão aceitas notas obtidas antes de 01 de julho de 2013. Serão consideradas exclusivamente as notas obtidas nas provas de Inglês e Matemática.

**O TRLQ ERT (Teste de Raciocínio Lógico Quantitativo com English Reading Test) é realizado pela empresa Primeira Escolha e a taxa é de R$ 190,00. Os testes

são realizados no campus do Insper. Esta opção é válida também para os candidatos que já tenham realizado GRE, GMAT ou ANPEC. Neste caso, fica a critério do candidato escolher qual nota apresentará para análise. Caso o candidato considere seu desempenho no TRLQ insuficiente, um novo teste poderá ser realizado. A nota final será a média dos dois testes.

4: Entrevista e Análise de Documentos

Se for aprovado no teste e na análise do formulário de admissão, o candidato poderá ser convocado para uma entrevista com membro do Comitê de Admissão.

5: Análise de desempenho e aprovação pelo Comitê de Admissão

O desempenho em todas as etapas é analisado pelo Comitê de Admissão. Os candidatos aprovados são convocados para a matrícula, e os reprovados, devidamente informados. A validade da aprovação no processo seletivo para matrícula é de quatro trimestres

consecutivos, a partir do trimestre de sua aprovação.

6: Lista de Aprovados (divulgação em 19/11/2015)

Documentos que devem ser entregues no ato da matrícula (matrículas de 24 a 30/11/2015)

 Duas cópias do documento de identidade, RG (não são aceitos outros documentos, nem mesmo a CNH ou o Passaporte)

(24)

24  Duas cópias frente e verso do diploma do curso de graduação* (cópias autenticadas ou

cópias simples mediante a apresentação do documento original)  Duas cópias do título de eleitor

 Duas cópias da certidão de nascimento ou casamento  Duas cópias do certificado de reservista

 Código de Ética e Conduta do Insper assinado

* Os candidatos que obtiveram seu diploma de graduação no exterior devem apresentar, obrigatoriamente, a revalidação de seu título por uma universidade pública brasileira (conforme a Resolução MEC/CNE nº 8 de 04/10/2007). Dessa forma, é necessário

providenciar, entre outros documentos: cópias autenticadas, consularizadas e com tradução juramentada do diploma, do histórico escolar e do conteúdo programático, que deverão ser devidamente protocolados em instituição como, por exemplo, USP ou UNICAMP.

Critérios para Bolsas de Estudo

Elegibilidade

Para ser elegível a bolsa de estudo nos Mestrados Profissionais do Insper, o candidato deve:

 Ser aprovado no processo seletivo regular do Mestrado.

 Trabalhar em organização sem fins lucrativos ou entidade governamental, com perspectiva de continuidade nesse tipo de organização durante a sua participação no programa de Mestrado.

 Ter atuação profissional alinhada com os objetivos do programa.

(25)

25 Além dos documentos e exames exigidos no processo seletivo regular do programa, o

candidato deve apresentar:

 Carta da sua organização indicando como o programa de Mestrado poderá contribuir para a sua formação e aprimoramento profissional em linha com as necessidades da organização.

 Carta de intenções, escrita pelo próprio candidato, justificando seu interesse pelo programa do Insper e indicando como a sua participação do programa terá impacto positivo para a sua organização e para a sociedade.

A aprovação final da concessão de bolsa será feita pelo Comitê Executivo do Insper e também dependerá do número vagas disponíveis e do orçamento definido do programa para o ano.

Elegibilidade

Para ser elegível a bolsa de estudo nos Mestrados Profissionais do Insper, o candidato deve:

 Ser aprovado no processo seletivo regular do Mestrado.

 Trabalhar em organização sem fins lucrativos ou entidade governamental, com perspectiva de continuidade nesse tipo de organização durante a sua participação no programa de Mestrado.

 Ter atuação profissional alinhada com os objetivos do programa.

Referências

Documentos relacionados

Pressão de custos, motorista tempo dirigindo e repouso mais rigorosos, e exigências crescentes dos clientes: para fazer face a uma concorrência que se apresenta cada vez

Nossa última discussão pautada nas considera- ções dos professores se destaca pela categoria que trata do jogo como possibilidade de intervenção pedagógica para o ensino do

da análise dos recursos e o resultado final das provas escritas dos Exames de Escolaridade e de Conhecimentos Especializados. Após esse ato, não mais caberá

Os resultados foram obtidos através de aplicação de questionários aos componentes do corpo de bombeiros, para isso foi pesquisado sobre o assunto estresse

Portanto, num período anterior ao século XVI e com duração de alguns séculos ainda, havia um tipo de educação formal que reunia um grande número de alunos de dife- rentes

Chevron-Right O cartão de tarja magnética deve ser deslizado ao lado direito da máquina, com a tarja voltada para dentro. Chevron-Right O cartão com o chip deve ser inserido na

Neste sentido, existem algumas manifestações ou “procedimentos tipo” realizados pelo progenitor alienador, descritos na literatura, nomeadamente: (1) apresentar um

CONDROITIX é um suplemento dietético é indicada para qualquer tipo de dor osteoartrítica osteoarticular tipo, a combinação de compostos bioactivos, tais como de