• Nenhum resultado encontrado

PANELA ELÉTRICA DE PRESSÃO MULTI RED

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PANELA ELÉTRICA DE PRESSÃO MULTI RED"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PANELA ELÉTRICA DE PRESSÃO

MULTI RED

Manual de Instruções

PPP163

08/2018 - REV. 00

TERMO DE GARANTIA

Prezado Consumidor:

O DISTRIBUIDOR AUTORIZADO LENOXX assegura ao proprietário-consumidor deste aparelho garantia contra qualquer defeito de material ou de fabricação que nele se apresentar no prazo legal de 90 (noventa) dias mais (275(duzentos e setenta e cinco) dias, de cortesia, totalizando um período de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, contados a partir da data de emissão da Nota Fiscal de Venda, desde que tenha sido instalado e utilizado conforme orientações contidas no Manual do Usuário e exclusivamente para uso doméstico.

O DISTRIBUIDOR AUTORIZADO LENOXX restringe sua responsabilidade à substituição das peças defeituosas desde que, a critério doe seu técnico credenciado, se constatem falhas em condições normais de uso.

NÃO ESTÃO COBERTOS PELA GARANTIA: 1 – Materiais plásticos, gabinetes, vidro e pilhas (quando fornecidas), cabos de ligação (cortados, rompidos ou indevidamente isolados) e conectores danificados no ato da instalação do aparelho; 2 – O transporte, mão de obra e remoção de produtos para conserto e/ou instalação e atendimento em domicílio;

3 – O atendimento em cidades que não possuam serviço autorizados, sendo as despesas e riscos de transporte de ida e volta do aparelho à autorizada de total responsabilidade do consumidor.

O DISTRIBUIDOR AUTORIZADO LENOXX DECLARA A GARANTIA NULA OU SEM EFEITO: 1 – Se o aparelho sofre qualquer dano provocado por queda, acidentes, agentes da natureza;

2 – Se for usado em desacordo com o manual de usuário;

3 – Se for ligado a rede elétrica imprópria; 4 – Em caso de flutuações excessivas de energia elétrica;

5 – Em caso de uso comercial/profissional; 6 - Se forem utilizadas peças não originais; 7 – Se o número de série for removido ou rasurado; 8 - Em caso de rasura da Nota Fiscal, ou na ausência da apresentação desta;

9 – Se o aparelho for alterado, apresentar sinais de violação, ajuste ou conserto por pessoa não credenciada pelo DISTRIBUIDOR AUTORIZADO LENOXX.

10 – Se o produto adquirido provier de venda no estado, caracterizada por meio de Nota Fiscal de Venda, ou ainda se o preço de venda for muito inferior ao praticado pelo mercado;

10a – No caso de venda no estado ou mostruário, não nos responsabilizamos pela ausência de quaisquer acessórios.

11 - A garantia não abrange peças e acessórios sujeitos a quebra, como itens fabricados em material plástico ou vidro.

O DISTRIBUIDOR AUTORIZADO LENOXX obriga-se a prestar os serviços acima referidos somente nas localidades onde mantiver oficinas de serviços, próprias ou especificamente autorizadas, para atender este aparelho. O proprietário-consumidor será, portanto, o único responsável pelas despesas e risco de transporte deste aparelho à oficina autorizada LENOXX mais próxima (Ida e Volta).

NOTA – A LENOXX se isenta de qualquer

responsabilidade decorrente da aquisição da chamada garantida estendida perante qualquer

seguradora/revenda. O prazo de garantia se restringe ao total acima mencionado.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE E REDE DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA Consulte o site www.lenoxx.com.br para acesso às informações atualizadas sobre a nossa rede

de assistência técnica ou ligue para o nosso SAC: (11) 3339-9954 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-772-9209 (demais localidades). Com isso, você terá fácil acesso a

(2)
(3)

Produto não liga

PROCEDIMENTO O aparelho está ligado na

tensão incorreta (aparelho 220V ligado em 127V).

CAUSAS

Verifique se a tensão na etiqueta do produto e a mesma tensão da tomada elétrica.

SOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Não liga

PROBLEMA

DICAS DE SOLUÇÕES DE PROBLEMAS

Produto não esta ligado na tomada elétrica.

Insira o plugue na tomada elétrica.

Encaminhe a Assistência técnica. A tomada esta sem energia. Verifique se há energia

testando a tomada com outros eletrodomésticos.

Este produto está sendo comercializado com Plugue Padrão

Brasileiro, estabelecido pela ABNT e regulamentado pelo Inmetro

Este produto atende as normas de segurança elétrica

estabe-lecidas pelo Inmetro.

INTRODUÇÃO

RECOMENDAÇÕES E INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Parabéns pela excelente escolha, agora você possui o Panela Elétrica de Pressão Multi Red PPP163 , um produto de ótima qualidade.

Moderno e fácil de usar, com o Panela Elétrica de Pressão Multi Red PPP163 fica fácil de preparar seu arroz, com a qualidade que os produtos Lenoxx oferecem.

Antes de utilizar o produto, leia com atenção este manual, as informações aqui contidas irão te ajudar a utilizar este aparelho de maneira correta e segura.

Guarde este manual para consultas futuras.

Cuidados com o aparelho

Somente utilize o aparelho em uma superfície plana e estável.

Esse aparelho destinasse ao uso residencial, sua utilização comercial, acarreta a perca de garantia e a Lenoxx se eximirá da responsabilidade pelo dano causado.

Em caso de dano, nunca tente consertar o produto. Dirija-se a uma das assistências técnicas autorizadas da Lenoxx. Não tente consertar o aparelho, pois isso invalida a garantia.

Não deixe que o cordão de alimentação entre em contato com partes quentes ou objetos cortantes. O cordão de alimentação nunca deve ser dobrado ou esticado.

Use sua panela elétrica de pressão em uma superfície firme, seca e resistente ao calor. O aparelho deve ser ligado a tomada com aterramento.

Quando for limpar o aparelho retirar o plugue da tomada elétrica.

Situações de Perigo

Sempre que remover o cabo elétrico da tomada, puxe pelo plugue, nunca puxar pelo cabo.

Nunca imerja o aparelho em água nem o enxágüe na torneira, pois ele contém componentes elétricos, o que acarreta no risco de choques.

Não conecte o aparelho à tomada com as mãos molhadas.

Não ligue o produto em extensões ou tomadas sobrecarregadas, pois pode gerar acidentes ou danificar componentes.

Nunca utilize em locais abertos.

Não deixe o produto próximo de chamas ou objetos que produzam calor.

Aviso Importante

Antes de ligar o aparelho, verifique se a tensão elétrica do produto indicada no aparelho (127V ou 220V) corresponde a da rede elétrica do local.

Não utilize o aparelho se a tomada, o cordão elétrico ou o próprio aparelho estiverem danificados. Nunca use o aparelho com cabo tencionado ou esticado.

Não deixe o aparelho funcionando sem vigilância.

Se o cordão de alimentação está danificado, ele deve ser substituído pelo fabricante ou agente autorizado ou pessoa qualificada, a fim de evitar riscos.

Não use o aparelho para nenhum outro fim a não ser o descrito neste manual.

Este aparelho não deve ser operado por meio de um temporizador externo ou sistema de controle remoto à parte.

As crianças devem ser supervisionadas para que não brinquem com o aparelho.

Não coloque o aparelho sobre ou próximo a materiais inflamáveis, como toalhas de mesa ou cortinas. Desconecte o aparelho da tomada elétrica imediatamente se estiver saindo uma fumaça escura do aparelho. A temperatura da área de superfícies desde produto se eleva quando em funcionamento, após o término de sua utilização aguardar até que o aparelho esfrie, para manuseá-lo ou guardá-lo evitando riscos.

Este aparelho não se destina à utilização por pessoas (inclusive crianças) com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de experiência e conhecimento, a menos que tenham recebido instruções referentes à utilização do aparelho ou estejam sob a supervisão de uma pessoa responsável pela sua segurança.

(4)

1 . Alça da tampa 2 . Tampa

3 . Válvula de controle de pressão 4 . Válvula de travamento da tampa 5 . Cuba com revestimento antiaderente 6 . Copo medidor

7 . Travas de segurança 8 . Colher para servir alimentos 9 . Seletor liga / desliga / tempo 10 . Cabo Plugue

11 . Suporte da colher 12 . Alças para transporte 13 . Coletor de água 14 . Corpo do aparelho 15 . Placa de aquecimento 16 . Base 17. Disco de vedação

MENÚ DE SUA PANELA ELÉTRICA DE PRESSÃO PPP163

01 - 15 min. - Peixe, Arroz, Frango, Carne Suína

15 - 30 min. - Arroz Integral, Legumes, Carne bovina e Sopa 30 - 45 min. - Feijão

45 - 60 min. - Músculo

COMO GUARDAR SUA PANELA ELÉTRICA DE PRESSÃO PPP163

1. Depois do uso, desligue o aparelho e desconecte o plugue da tomada

2. Lave e seque todas as peças desmontáveis, antes de guardá-lo certifique-se de que o coletor de água esteja vazio, evitando assim que a umidade prejudique o funcionamento de seu produto.

3. Monte o aparelho corretamente e fecha a tampa coma trava de segurança.

4. Enrole o cabo plugue o cordão de alimentação de sua panela elétrica antes de guardá-la a fim de não danificá-los.

5. Guarde sua panela de pressão elétrica Multi Red PPP163 em um local plano, seco e seguro, longe do alcance de crianças, poeira e umidade.

(5)

CONHECENDO SUA PANELA DE PRESSÃO ELÉTRICA MULTI RED PPP163

3

10

COMO LIMPAR SUA PANELA DE PRESSÃO MULTI RED PPP163

Limpe o aparelho imediatamente após cada utilização Certifique-se de que o plugue está desconectado da tomada .

Depois de preparar o alimento, retire a cuba antiaderente. Para proteger seu revestimento, não use objetos metálicos ou ásperos na sua limpeza. Lave com água morna, com um pouco de detergente líquido e enxágue em água corrente. Depois de lavar, seque bem.

Retire o disco interno de vedação, puxando o pino central com cuidado, pois ele exerce pressão sobre o eixo. Retire com cuidado o anel de silicone, lave as duas peças com água morna, um pouco de detergente líquido e enxágue em água

cor-rente. Depois de lavar, seque-as bem e encaixe novamente o anel de silicone, cuidadosamente, na borda do disco. A parte interna da tampa (4) deverá ser limpa após cada utilização com um pano umedecido com água morna e deverá ser seca completamente com pano ou papel toalha.

Lave bem a tampa (parte externa e superfície interna) com uma esponja macia e detergente. Enxágue a tampa com água morna e enxugue-a bem.

Limpe a válvula flutuante para evitar o entupimento por alimentos: pressione-a para baixo com o auxílio de um palito e deixe sob água corrente.

Limpe a trava da tampa para evitar o entupimento por alimento: movimente a trava para cima e para baixo com o dedo sob a água corrente e, se necessário, retire o anel de silicone e lave os resíduos acumulados com a ajuda de uma escovinha. Seque bem o anel de silicone e recoloque-o no pino.

Limpe a válvula de controle de pressão retirando a proteção na parte interior da tampa com cuidado, movimentando-a para cima e para baixo sob água corrente.

Retire cuidadosamente o protetor da válvula, lave-o em água corrente e recoloque-o no seu lugar original.

Certifique-se de que não restou qualquer resíduo de alimentos ou líquidos na parte interna de sua panela ou sobre a placa de aquecimento.

O recipiente interno do aparelho, onde se localiza a placa de aquecimento, deverá ser limpo apenas com um pano umedecido, jamais derrame água ou qualquer outro líquido no interior do aparelho.

Recomenda-se a limpeza do coletor de água logo após o término de cada preparação, retire-o e lave em água corrente com detergente neutro.

Nunca use palhas e aço ou materiais abrasivos para realizar a limpeza de sua panela elétrica, pois podem danificar o aparelho. Não limpe o aparelho com água ou qualquer outro tipo de líquido, use sempre um pano úmido com muito cuidado para que não penetre no interior do aparelho.

Nunca mergulhe o aparelho em água

(6)

É recomendável lavar todas as peças desmontáveis e acessórios com água morna e detergente neutro e secá- los completamente antes da primeira utilização do produto.

Recoloque as partes destacáveis em seus lugares.

Não coloque o aparelho muito perto de paredes ou móveis. Sempre posicione seu aparelho em superfície plana, firme e seca.

Não coloque nada em cima do aparelho que possa obstruir sua ventilação, para um funcionamento adequado o aparelho deve ter uma espaço livre para ventilação de pelo menos 20cm do topo e 10cm da parte de trás e 5 cm dos lados.

Não utilize o aparelho sob armários ou prateleiras, pois o vapor gerado poderá danificar os móveis, paredes ou superfícies sensíveis ao calor.

Passe um pano seco no interior do aparelho, se necessário passe um pano levemente umedecido e seque bem, limpe também a placa de aquecimento.

Certifique-se de que não restou nenhum resíduo do material da embalagem na parte interna do aparelho ou sobre a placa de aquecimento.

A cuba antiaderente deverá estar com seu exterior sempre seca para utilização no aparelho. Remova a película protetora do paibel de controle.

Passe um pano seco e macio no revestimento externoe sua Panela Elétrica de Pressão Multi Red PPP163 estará pronta para a utilização.

163

: odo o processo de montagem e desmontagem de sua panela elétrica de pressão multi red ppp163 deverá ser feito com o produto desligado e seu plugue desconectado da tomada.

1. egure a tampa pela alça e gire -a no sentido horário ate´o final da rosca para destravá-la, após levante-a pela alça.

2. Retire ou coloque a cuba antiaderente no interior do aparelho, segure a pelas bordas e ajuste-a bem no interior, para garantir um contato perfeito com placa de aquecimento.

3. Certifique-se de que o disco de vedação esteja bem posicionado e instalado na tampa, se for necessário ajuste. 4. Recoloque a tampa segurando-a pela alça e gire -a no sentido anti-horário até que a tampa se trave completamente no corpo do aparelho.

Para o preparo de arroz recomenda-se a função aquecimento por no máximo 1 hora.

O coletor de água de seu aparelho irá recolher a água que se formará na parte interna da tampa, por causa do vapor no interior do aparelho quando a tampa for aberta.

ecomenda-se a retirada e limpeza do coletor de água logo após o término de cada preparação.

etire o coletor e lave-o com detergente neutro em água corrente. eque-o bem antes de recolocá-lo e lave novamente a cada utilização de sua panela elétrica de pressão.

pós a utilização de sua panela de pressão elétrica, retire o plugue da tomada.

ara acelerar a despressurização coloque a válvula de controle de pressão (3) totalmente virada para a direita conforme a figura (2-a), para a liberação do vapor. spere até que a válvula de travamento da tampa (4) caia e destrave a tampa, conforme a figura (2-b)

Sopa e outros alimentos líquidos pastosos, não liberaram vapor automaticamente após o acionamento da função manutenção do aquecimento. Tome cuidado ao acionar a válvula de controle de pressão para acelerar a despressurização, pois o alimento poderá agitar-se com o vapor e a pressão interna poderá expelir liquido quente, deste modo deixe o vapor dissipar-se naturalmente até que a válvula de travamento da tampa seja destravada liberando a abertura da tampa.

Após o uso e antes de remover o alimento, desconecte o cabo de alimentação e retire o plugue da tomada. Seu alimento estará pronto para servir, retire cuidadosamente a cuba anti-aderente do aparelho, sempre pelas bordas e com as mãos protegidas por luvas protetoras.

Para retirar o alimento da cuba anti-aderente, utilize a colher que acompanha o produto ou um utensílio de madeira ou plástico, evite usar utensílios que possam riscar a camada anti-aderente da cuba de alimentos. Os tempos de cozimento também podem ser maiores ou menores, variando de acordo com o gosto pessoal do usuário. Caso o alimento não esteja suficientemente cozido após o preparo, adicione mais água e recoloque o produto em funcionamento até que atinja o gosto desejado.

Nunca ultrapasse a capacidade máxima do aparelho, indicada no interior da cuba anti-aderente.

Os tempos de cozimentos sugeridos neste manual, são apenas estimados, podendo variar de acordo com a quantidade dos ingredientes, bem como tempero e receitas.

CUIDADOS NA UTILIZAÇÃO DE SUA PANELA ELÉTRICA DE PRESSÃO

Este aparelho gera calor e vapor durante o uso, precauções de segurança devem ser observados para evitar situações de risco de danos a pessoas e bens.

Para evitar acidentes não toque na tampa ou laterais do aparelho em funcionamento sem a utilização de luvas térmicas, este aparelho gera calor durante seu funcionamento.

Assegure-se que a área interna do aparelho está sempre limpa e livre de resíduos e que nada esteja obstruindo o contato da cuba anti-aderente e sua placa de aquecimento, caso isso ocorra a sua panela el´trica não irá funcionar corretamente e poderá haver danos aos seus componentes.

Nunca incline o aparelho durante a utilização, se isso acontecer as placa de aquecimento e a resistência do aparelho poderão ser danificadas.

Nunca obstrua o orifício da válvula de vapor, não cubra o aparelho com tecidos ou outro material durante o funcionamento.

Não utilize materiais abrasivos na limpeza de sua cuba anti-aderente, isso poderá provocar arranhões e danificar a película anti-aderente da cuba.

A cuba de alimentos não poderá ser utilizada para outros fins se não para utilização na sua panela elétrica de pressão PPP163.

Durante o funcionamento do aparelho, jamais aproxime o rosto ou as mãos usando a válvula de pressão estiver soltando vapor, a alta temperatura poderá provocar queimaduras.

(7)

 Sopa e outros alimentos líquidos pastosos, não liberam vapor automaticamente após o Acionamento da função de aquecimento. Tome cuidado ao acionar a válvula de controle De pressão para acelerar a despressurização, pois o alimento poderá agitar-se com o vapor E a pressão interna poderá expelir líquido quente. Deixe o vapor dissipar-se naturalmente Até que a válvula de tratamento da tampa (4) caia e libere a abertura da tampa. Uma toalha Molhada colocada no topo da tampa com a panela desligada da tomada poderá acelerar O tempo de resfriamento.

CUIDADO : Certifique-se de usar uma luva de proteção quando liberar a válvula de controle

De pressão (3) para evitar queimaduras provenientes do contato direto da mão com o vapor

ATENÇÃO!

Se você perceber grande quantidade de vapor saindo pela válvula de travamento da tampa (4) Quando o aparelho estiver em operação, saiba que esse é um fenômeno anormal e que esse Dispositivo de segurança está em operação para sua proteção ( a válvula de controle de pressão Não está trabalhando corretamente). Desconecte o cabo de alimentação e aguarde até a pressão E o vapor se extinguirem totalmente. Leve o aparelho a uma assistência técnica autorizada Lenoxx Antes de utiliza-la novamente.

 Após o uso, e antes de remover o alimento, desconecte o cabo de alimentação e remova o plugue da tomada.

Seu alimento está pronto para servir. Retire cuidadosamente a cuba antiaderente do seu aparelho Segurando pelas bordas, com as mãos protegidas por luvas térmicas.

Ao retirar o alimento da cuba antiaderente, só utilize a colher que acompanha o produto ou utensílios

De madeira ou plástico para evitar arranhar o revestimento antiaderente.

Nota: Use luvas e acessórios protetores de calor para manipular os utensílios durante essa função

para

Garantir sua segurança e evitar acidentes.

FUNÇÃO MANTER AQUECIDO

A função aquecer mantém a temperatura do alimento pronto sem queimar. Assim ele pode ser servido

Na temperatura adequada até 8 horas após o preparo.

Essa função é usada para manter a temperatura dos alimentos já preparados, é ativada automaticamente

Após o final do tempo de preparo selecionado.

A lâmpada amarela fica acesa indicando que essa função está acionada, para desativar essa função retire o plugue da tomada.

.

5

08

1.Verifique se a válvula de controle de pressão está desobstruída corretamente colocada e liberada.

COMO UTILIZAR SUA PANELA ELÉTRICA DE PRESSÃO MULTI RED

Atenção: Para o correto funcionamento é necessário que a tampa esteja totalmente fechada e com

as setas alinhadas.

1.Antes de conectar o plugue na tomada, verifique se a voltagem do aparelho é a mesma da rede elétrica.

2.Retire a cuba antiaderente e coloque o alimento a ser preparado os temperos e a água. A quantidade de água a ser adicionado na panela deve estar em conformidade com a alimento a ser preparado.

3.O conteúdo não deve ultrapassar as marcações mínimas e máximas dentro da cuba.

4.O conteúdo não deve ultrapassar a marca de 4/5 indicada (fig. 3 abaixo) no interior recipiente e também não pode ser inferior a marcação de 1/5 (fig. 5 abaixo). No caso de alimentos que crescem durante o cozimento, não deve ultrapassar a marca de 3/5 (fig. 4 abaixo) indicativa no interior da panela.

5.Recoloque a cuba anti-aderente dentro do corpo do aparelho.

6.Feche a tampa: Encaixe-a corretamente segurando-a pela alça e gire no sentido anti-horário até fixar completamente no corpo do aparelho.

A tampa só estará completamente travada se as marcas indicativas e estiverem perfeita- mente alinhadas na posição correta.

7. Conecte o cordão elétrico no aparelho e o plugue na tomada elétrica. CUIDADO:

Atenção: Só conecte o plugue a uma tomada elétrica compatível com a voltagem do produto. 8.A lâmpada vermelha de aquecimento irá se acender momentaneamente e, após alguns segundos, a lâmpada amarela de aquecimento.

(8)

9. Verifique se a válvula de controle de pressão está liberada, movimentando-a para cima e para baixo.

10. Gire o seletor de tempo no sentido horário e escolha o tempo de cozimento em função do tipo de alimento que deseja preparar.

11. O aparelho começará a aquecer e a lâmpada vermelha no painel ficará acesa durante o tempo de nivelamento da pressão interior.

12. A válvula de segurança da tampa se levantará, bloqueando a abertura. A partir desse momento a tampa não poderá mais ser aberta.

13. Quando a pressão interna se estabilizar a lâmpada vermelha irá se apagar e a lâmpada verde irá se acender indicando que o aparelho está pressurizado e iniciará o cozimento e a contagem regressiva do preparo.

14. No final do cozimento, um alarme irá tocar indicando o final do cozimento e início do ciclo de manutenção do aquecimento. Quando a função de manutenção do aquecimento estiver em operação, a lâmpada amarela indicativa desta função ficará acesa.

15. Para interromper a função de manutenção do aquecimento e servir a comida, desligue o aparelho da tomada. 16. Após selecionar o tempo de preparo, caso queira cancelar, basta girar o botão no sentido anti-horário até o ponto inicial. Lembre-se também de remover a pressão caso seja necessário.

ATENÇÃO: Para garantir a integridade e sabor dos alimentos o período máximo recomendando para a função de manutenção de aquecimento é de aproximadamente 6 horas.

17. Nunca force a tampa para abri-la. Se necessário, desligue a sua panela e libere o vapor acionando a válvula de controle de pressão no sentido anti-horário (posição a direita), e aguarde até que a pressão interna seja totalmente liberada.

IMPORTANTE:

Durante o funcionamento, a válvula para o controle da pressão deverá estar totalmente voltada para a alça da tampa veja na figura A-1. Caso contrário se a válvula estiver como mostra a figura A-2, a válvula deixará escapar vapor, fazendo com que a panela não atinja a pressão necessária para o cozimento. Certifique-se de que o pino de travamento da tampa esteja na posição correta para se obter pressão (Fig. A-1)

A-❶ A-❷

18. Durante o funcionamento, a placa de aquecimento irá desligar e ligar automaticamente para manter constante a pressão dentro do recipiente. Quando o aparelho estiver se estabilizando e retomando a pressão interna ideal, a contagem do tempo será interrompida e retornará quando a temperatura e a pressão atingirem os níveis ideais, nestes casos a lâmpada verde irá se alternar com a luz vermelha em seu painel de controle.

19. Na tabela abaixo estão listados os tempos de cozimento de alimentos sugeridos no Menú.

Esses são os tempos de funcionamento de pressão total para capacidades de médias, sem considerar o tempo necessário até que a pressão atinja o nível ideal. Se esses tempos não se adequarem ao seu alimento, você pode ajustar os tempos de cozimento de acordo com sua preferência.

20. O coletor de água de seu aparelho irá recolher a água que se formará na parte interna da tampa, por causa do vapor no interior do aparelho quando a tampa for aberta.

21. Recomenda-se a retirada e limpeza, do coletor de água logo após o término de cada preparação.

22. Retire o coletor e lave com água corrente com detergente neutro, seque bem antes de recolocá-lo e repita o processo para um novo preparo.

23. Após o uso desligue o aparelho retirando o cabo plugue da tomada.

24. Para acelerar a despressurização coloque a válvula de controle de pressão totalmente virada para a direita de acordo com a figura abaixo (2-a) para liberar o vapor. Espere até que a válvula de travamento da tampa caia e destrave a tampa conforme a figura (2-b).

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

sistemas de ensino, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios definirão formas de. colaboração, de modo a assegurar a universalização do

2 a 2 com bola, um de cada lado da rede, o aluna com bola coloca-se na linha dos três metros e lança a boa para cima da rede, o outro faz bloco,

Sendo os resultados experimentais (verde) obtidos nas amostras sem desvolatilizacão da Figura 37, fizeram-se a descrição feita acima onde a media final serviu

[r]

Foram utilizadas de sementes soja das cultivares FMT kaiabi, FMT Tucunaré e BRSMT Uirapuru, cada uma representada por vinte (20) lotes. Durante o beneficiamento,