• Nenhum resultado encontrado

EFEITOS DA APLICAÇÃO DA CORRENTE POLARIZADA E DA IONTOFORESE NA GORDURA LOCALIZADA EM MULHERES SEDENTÁRIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EFEITOS DA APLICAÇÃO DA CORRENTE POLARIZADA E DA IONTOFORESE NA GORDURA LOCALIZADA EM MULHERES SEDENTÁRIAS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

EFEITOS DA APLICAÇÃO DA CORRENTE POLARIZADA E DA IONTOFORESE NA GORDURA LOCALIZADA EM MULHERES SEDENTÁRIAS

EFFECTS OF THE APPLICATION OF POLARIZED CURRENT AND IONTOPHORESIS IN TOPICAL FAT ON SEDENTARY WOMEN

FRANCINI CUNICO1; ANA CAROLINA BRANDT DE MACEDO2.

1. Acadêmica do curso de Fisioterapia/ Universidade Tuiuti do Paraná/ Curitiba/ PR / Brasil.

2. Docente do curso de Fisioterapia/ Universidade Tuiuti do Paraná/ Curitiba/ PR / Brasil.

_______________________________________________________________ Contato: Francini Cunico / E-mail: francinicunico@gmail.com

(2)

RESUMO

Objetivo: Comparar os efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese na gordura localizada de flancos. Metodologia: Foram selecionadas 24 voluntárias, com faixa etária 18-30 anos, sedentárias, sem antecedentes gestacionais e sem cirurgias em região abdominal. As voluntárias foram divididas em 4 grupos: grupo 1, submetidas a aplicação das correntes polarizadas, grupo 2, a iontoforese, grupo 3, a aplicação do cosmético e grupo 4, o controle. O protocolo das correntes constituiu da aplicação das correntes galvânica, difásica, curto período e longo período, cada uma durante 5 minutos, sendo realizadas 2 vezes por semana, totalizando 10 sessões. Na iontoforese o produto utilizado foi a centelha asiática, com polaridade negativa o qual foi colocada no pólo negativo. A técnica de aplicação foi a transversal com o cátodo posicionado em cima da gordura localizada. Para avaliação e reavaliação foram realizados a adipometria, medida da circunferência e IMC. Resultados: Verificou-se que apenas o grupo 2 apresentou resultados significativos, porém somente nos itens adipometria supra ilíaca e porcentagem de gordura. Na comparação intergrupos, o mesmo grupo obteve a maior significância. Conclusão: conclui-se que a técnica mais eficaz para redução de gordura localizada em flancos é a iontoforese.

Palavras-chave: corrente polarizada, iontoforese, gordura localizada.

ABSTRACT

Goal: Compare the effects of the application of polarized current and iontophoresis in flank topical fat. Methodology: Selected 24 female volunteers, between 18-30 years-old, sedentary, with no history of pregnancy and abdominal surgeries. The volunteers were divided in 4 groups: group 1, submitted to application of polarized current; group 2, submitted to iontophoresis; group 3, submitted to application of cosmetics; and group 4, the control. The protocol of the polarized current was established by the application of the galvanic current, biphasic, short and long period, each one with 5 minutes duration, twice a week, totaling 10 sessions. For the iontophoresis, it was used asiatic pennywort, with negative polarity, located in the negative pole. The application method utilized was the transversal; with the cathode positioned

(3)

above the topical fat. For evaluation and reevaluation, adipometer, circumference measure and BMI were utilized. Results: Verified that only group 2 presented significant results, but only for suprailiac measurement and fat percentage. For intergroup comparison, the same group obtained the highest significance. Conclusion: The most efficient method to reduce flank topical fat is the iontophoresis.

(4)

INTRODUÇÃO

A ditadura da magreza e dos corpos curvilíneos nos tempos atuais leva grande parte da população a não se enquadrar nos padrões de beleza impostos por ela. Faz-se necessário compreender que cada pessoa possui um biotipo e um tipo de contorno corporal, que por sua vez são influenciados ou modificados por fatores como a hereditariedade, idade, distúrbios metabólicos, hábitos de vida, hábitos alimentares, entre outros. Após um estudo com 1.026 mulheres que pretendia associar os padrões alimentares com a obesidade abdominal e geral de mulheres residentes no sul do País, foi constatado que o padrão alimentar influenciava na obesidade abdominal aumentando as chances da ocorrência deste tipo de obesidade1.

A gordura localizada até os dias atuais é um fator de estudo e sua literatura é escassa e antiga. É um dos maiores problemas enfrentados pela eterna busca do corpo perfeito e pode ser encontrada na região interna e latero-superior da coxa (culotes), região abdominal, nádegas, mamas e flancos. Segundo estudo com 38 pacientes submetidos à cirurgia de lipoaspiração, a região abdominal, culotes e flancos foram as principais queixas encontradas na auto-aceitação corporal feminina e que as levou à procura de recursos da medicina estética como a lipoaspiração2.

A gordura localizada é uma hipertrofia das células adiposas uniloculares que é encontrada em uma região mais específica, principalmente na região dos flancos. Estes, juntamente com as regiões abdominal, sacra e as nádegas, compõem o quadril. Ao longo da vida, estas regiões apresentam nítidas alterações morfológicas com efeito antiestético, que levam pessoas de ambos os sexos, principalmente o feminino, a procurarem recursos para eliminá-los. Depósitos de gordura nos flancos determinam abaulamentos diversos, em função do volume existente. São gorduras resistentes a dietas, massagem e ginásticas. Embora algumas pessoas consideradas magras não apresentem gordura localizada nesta região, elas podem apresentar uma flacidez local3.

Ainda que o problema torna-se mais evidente com a idade, flacidez e aumento do peso corporal, pode estar presente em idades menores, principalmente na adolescência, onde ocorrem grandes variações do peso

(5)

somada às alterações emocionais e ao sedentarismo.Por isso, a cirurgia plástica é normalmente o método mais procurado4.

A mobilização dos lipídios acontece com menor velocidade nas regiões da coxa e no abdômen, pois os adipócitos são maiores e sofrem a influência dos hormônios sexuais femininos, caracterizando-se por serem metabolicamente mais estáveis e resistentes à lipólise. A concentração do tecido adiposo nas regiões gluteofemorais caracteriza a obesidade ginóide ou do tipo feminino4.

O tratamento de maior sucesso na gordura localizada parece ser a cirurgia plástica, pois de acordo com estudo retrospectivo realizado no Serviço de dermatologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo, onde foram estudados 288 procedimentos de cirurgia plástica, foi constatado que a cirurgia de lipoaspiração, que consiste na remoção cirúrgica de gordura subcutânea, mostrou-se ser um procedimento satisfatório e seguro para a remoção da gordura localizada5. Contudo, no mercado, existem outros tratamentos utilizados para tratamento de gordura localizada, como: a drenagem linfática, a termoterapia, a crioterapia, massagens modeladoras, a eletroterapia, entre outras técnicas. Dentro da eletroterapia, existem inúmeros métodos de tratamento, como a corrente russa, o ultra-som, a corrente galvânica e as correntes diadinâmicas.

A aplicação das correntes polarizadas para tratamento de diversas patologias é utilizada desde a descoberta da eletricidade6. Sabe-se que a polaridade fixa nas correntes pode trazer inúmeros benefícios como a hidratação, um aumento do aporte circulatório no pólo negativo e uma vasoconstrição e analgesia no pólo positivo.

Já a iontoforese7 aproveita as correntes polarizadas para a penetração de cosméticos que possuem substâncias polares. Ela aumenta a penetração da droga por difusão passiva juntamente com os mecanismos de eletropulsão, eletroosmose e aumento da permeabilidade da pele, o que exacerba seus efeitos5.

No presente estudo, para realização da iontoforese, foi utilizado um cosmético com polaridade negativa a base de centelha asiática, que é uma planta medicinal muito usada no combate a celulite. Há mais de 3.000 anos os habitantes da Índia, África e das Ilhas do Oceano Pacifico utilizavam a centelha

(6)

no tratamento de lesões cutâneas. A partir de 1941 ficou comprovada a composição química desta planta. O bioquímico francês, Jules Lépine, descobriu que a planta possui um alcalóide que pode rejuvenescer o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Esta planta tem propriedades que ativam a circulação local, contribuindo significativamente para a eliminação das gorduras localizadas8.

Tem como princípios ativos o tanino, matérias resinosas e pépticas. Os constituintes da fração triterpênica da centelha atuam normalizando a produção de colágeno ao nível dos fibroblastos, promovendo o restabelecimento de uma trama colágena normal e flexível e conseqüentemente “desencarcerando” as células adiposas, permitindo a liberação da gordura localizada graças à possibilidade de penetração das enzimas lipolíticas. Esta função promove a normalização das trocas metabólicas entre corrente sangüínea e os adipócitos. Esta função é ainda auxiliada pela melhora da circulação venosa de retorno e pela diminuição da fragilidade capilar, que combate os processos degenerativos do tecido venoso. Como fitocostmético é indicado no tratamento da celulite e da gordura localizada8.

As correntes galvânica e diadinâmicas, que possuem um composto galvânico e são correntes de baixa freqüência e polarizadas, são utilizadas para realizar a iontoforese. Já existem vários estudos comprovando que a corrente polarizada pode auxiliar na penetração de produtos ionizados. Isto traz inúmeros benefícios ao paciente como aplicação localizada, diminuição da ação sistêmica do medicamento, diminuição de problemas gastrointestinais entre outros. Entretanto, não se sabe ao certo o que ocorre histologicamente com o uso destas correntes9.

Na área da fisioterapia dermato-funcional, a iontoforese com cosméticos específicos é usada entre outros como coadjuvante no tratamento da gordura localizada, lipodistrofia ginóide, cicatrizes hipertróficas e quelóides9. Em virtude da escassez de literatura sobre tratamentos para a gordura localizada o objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos da aplicação da corrente polarizada e da iontoforese no tratamento da gordura localizada em flancos em mulheres sedentárias.

(7)

MATERIAIS E MÉTODOS

No presente estudo foram selecionadas 24 voluntárias com idade entre 18 e 30 anos, sedentárias, apresentando depósito adiposo na região de flancos. Como critério de exclusão, estabeleceu-se participantes que praticassem atividade física, que tivessem filhos ou que tivessem feito alguma cirurgia abdominal. Todas as voluntárias assinaram inicialmente um termo de consentimento livre e esclarecido, previamente aprovado pelo comitê de ética e pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná n° 042/20 08.

Antes da aplicação do protocolo, as voluntárias foram submetidas a uma avaliação constando a análise da composição corporal com a relação peso-altura (IMC), mensuração das circunferências da região supra-umbilical, infra-umbilical e cintura e medida das dobras cutâneas (adipometria) do tríceps, supra-ilíaca e abdominal. A soma das três dobras correspondeu a porcentagem de gordura corporal4. As voluntárias foram avaliadas em posição ortostática.

A amostra foi dividida em quatro grupos: 1, 2, 3 e 4. Cada grupo foi composto por 6 mulheres sendo o grupo 1 submetido à aplicação das correntes polarizadas, o grupo 2 à iontoforese com cosmético, o grupo 3 à aplicação direta sob a pele do cosmético e o grupo 4 controle. Os grupos 1 e 2 foram submetidos a 10 aplicações das correntes, realizado duas vezes por semana. O grupo 3 aplicou o cosmético duas vezes por semana durante 5 semanas e o grupo controle foi reavaliado após 5 semanas.

Para a aplicação das correntes, foi realizada inicialmente uma assepsia local com álcool 70%. Dois eletrodos de cada lado foram posicionados transversalmente em cada flanco, sendo os da região anterior do abdômen pólo negativo e os outros da região posterior do abdômen pólo positivo. Utilizou-se primeiramente a corrente difásica (DF) por 5 minutos, corrente que diminui a impedância dos tecidos e prepara-os para as outras correntes, seguida da corrente curto período (CP) e longo período (LP), cada uma por 5 minutos, para efeitos vasculares. Por último, aplicou-se a corrente galvânica (G), potencializando os efeitos iônicos das correntes polarizadas6.

No grupo 2, a aplicação foi realizada da mesma forma que o grupo 1, porém foi adicionado o produto composto de centelha asiática com arnica (com polaridade negativa), no eletrodo negativo. No outro eletrodo foi colocada água destilada. No grupo 3 as voluntárias aplicaram o produto diretamente sobre a

(8)

pele limpa, deixando-o penetrar totalmente. Após o término das 10 sessões, as pacientes foram encaminhadas para uma reavaliação, para análise comparativa.

Para análise estatística dos resultados foram utilizados os testes: teste-t de student para analisar a diferença intra grupo entre as sessões iniciais e finais e ANOVA (Análise de variância) para realizar a comparação inter grupos, usando a diferença entre as sessões iniciais e finais.

RESULTADOS, DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

Os resultados serão apresentados primeiramente individualmente e após serão demonstradas as comparação realizadas intergrupos.

Os resultados apresentados na tabela 1 demonstram que nenhuma das variáveis obteve significância estatística. Apenas a variável circunferência infra umbilical apresentou uma tendência à significância (p= 0, 060). Segundo Agne10, a corrente galvânica é uma corrente direta, constante, ou contínua com fins terapêuticos. Os efeitos terapêuticos seriam devidos em grande parte, aos efeitos polares da corrente contínua sobre as células do organismo. Segundo Guirro4, os efeitos poderiam promover um incremento na nutrição do tecido afetado consequente ao aumento da circulação local, que ocorre principalmente no nível do pólo negativo, que é mais estimulante. Quanto as correntes diadinâmicas que são normalmente utilizadas no tratamento do fibro edema gelóide, estão: a corrente difásica, proporcionando analgesia temporária, pois eleva o limiar de excitação das fibras nervosas sensitivas, além de promover melhora dos transtornos circulatórios; a corrente monofásica, possuindo uma predileção no sentido de atenuar a tonicidade vascular simpática e estimular o metabolismo do tecido conjuntivo; e a corrente curto período, que é indicada para situações que necessitem de aumento de circulação local ou segmentar. Entretanto, no presente estudo não foi observado nenhum efeito em nenhuma variável controlada sugerindo que as correntes galvânica e diadinâmicas não diminuíram a gordura localizada nas regiões estudas.

(9)

Tabela 1 – Resultados da comparação antes e após aplicação das correntes polarizadas do grupo 1 (N=6).

Os resultados apresentados na tabela 2 demonstram um efeito significativo na adipometria supra ilíaca (p= 0, 034) e na porcentagem de gordura (p= 0, 048). As demais variáveis não obtiveram significância estatística. Segundo Agne10 a iontoforese é um procedimento de efeitos locais, mesmo que superficiais, sendo que um de seus efeitos é ação localizada de medicamento, podendo este estar em maior concentração na área a ser tratada. De fato, os resultados deste estudo também demonstram isso, uma vez que os efeitos de redução de medida foram apenas locais, não havendo diminuição do IMC indivíduos. Os resultados apresentados também sugerem que o cosmético utilizado na iontoforese obteve um efeito importante na redução da gordura localizada na região supra ilíaca. Segundo Federico11 et al., a centelha asiática, que foi classificada como droga normalizadora do tecido conjuntivo, agiria na celulite no meio intersticial estimulando a microcirculação, diminuindo o edema, agindo também diminuindo a gordura localizada.

A significância encontrada na redução da porcentagem de gordura se dá pelo fato que a mesma é mensurada pelas somas dos valores das dobras cutâneas do tríceps, da região supra-ilíaca e da região abdominal. A diminuição significativa observada na adipometria de supra ilíaca, a leve tendência na adipometria abdominal e os resultados da região do tríceps (dados não apresentados) justificam estes resultados.

VARIÁVEIS MÉDIA ANTES (DP) MÉDIA DEPOIS (DP) p IMC 23,52 (1,40) 23,47 (1,78) 0, 862 Circunferência Cintura 77,33 (4,97) 76,33 (3,88) 0, 229 Circunferência Supra umbilical 83,33 (7,94) 82,45 (8,50) 0, 396 Circunferência Infra umbilical 88 (6,13) 86,5 (7,31) 0, 060 Adipometria Abdomen 35 (11,45) 35,5 (11,40) 0, 707 Adipometria Supra ilíaca 28,83 (10,19) 26 (8,20) 0, 254 Porcentagem de gordura 31,67 (5,85) 32,08 (5,94) 0, 690

(10)

Tabela 2 – Resultados da comparação antes e após aplicação da iontoforese do grupo 2 (N= 6)

* representa significância estatística (p<0, 05)

Na tabela 3 são descritos os resultados da comparação antes e após aplicação do cosmético. Observa-se que a variável a qual obteve significância estatística foi a circunferência infra-umbilical (p= 0,005). Surpreendentemente, esse resultado ocorreu pelo aumento e não pela diminuição na medida dessa região. As demais variáveis não obtiveram significância estatística. Este resultado também foi observado no grupo controle. Segundo Oliveira12 et al., de acordo com as características fisiológicas da pele, a transferência transdermal de substâncias ionizáveis por difusão passiva é limitada. Os resultados do presente estudo sugerem de fato que a aplicação direta do cosmético utilizado neste estudo também não apresenta um efeito importante na redução da gordura localizada.

Tabela 3 – Resultados da comparação antes e após aplicação do cosmético do grupo 3 (N=6).

* representa significância estatística (p<0, 05)

VARIÁVEIS MÉDIA ANTES (DP) MÉDIA DEPOIS (DP) p IMC 21,78 (2,03) 21,68 (1,99) 0, 363 Circunferência Cintura 70,42 (3,75) 69,42 (3,95) 0, 167 Circunferência Supra umbilical 75,83 (7,91) 74,08 (6,73) 0, 129 Circunferência Infra umbilical 81,58 (6,58) 81,17 (6,37) 0, 584 Adipometria Abdomen 30,17 (7,08) 27,67 (6,38) 0, 081 Adipometria Supra ilíaca 24,17 (5,85) 17,83 (4,02) 0, 034* Porcentagem de gordura 28,97 (4,44) 26,27 (3,58) 0, 048* VARIÁVEIS MÉDIA ANTES (DV) MÉDIA DEPOIS (DV) p IMC 21,88 (2,62) 22,12 (2,87) 0, 218 Circunferência Cintura 70,67 (6,53) 70,83 (6,65) 0, 611 Circunferência Supra umbilical 74,83 (6,97) 76 (6,96) 0, 135 Circunferência Infra umbilical 82,08 (7,88) 83,67 (8,07) 0, 005* Adipometria Abdomen 28,5 (13,43) 28,67 (11,94) 0, 889 Adipometria Supra ilíaca 20,17 (8,75) 23,67 (15,63) 0, 311 Porcentagem de gordura 27,33 (6,84) 27,4 (6,60) 0, 949

(11)

Os resultados apresentados na tabela 4 demonstram um efeito significativo na circunferência de cintura (p= 0, 042) e circunferência infra umbilical (p= 0, 034). Assim como explicado anteriormente para o grupo 3, esses resultados demonstraram um aumento e não uma diminuição na medida dessas regiões. Como esperado, as demais variáveis não obtiveram significância estatística.

Tabela 4 - Resultados do grupo 4 (N=6).

* representa significância estatística (p<0, 05)

Os resultados da ANOVA mostraram que em relação a circunferência da cintura os grupo corrente e iontoforese apresentaram diferença em relação ao grupo controle (p= 0, 023). Na Circunferência supra-umbilical, o grupo iontoforese apresentou uma diferença em relação aos grupos cosmético (p= 0, 017) e controle (p= 0, 031). Na circunferência infra-umbilical, o grupo corrente apresentou uma diferença em relação aos grupos cosmético (p= 0,001) e controle (p= 0, 002). O grupo iontoforese também apresentou uma diferença em relação aos grupos cosmético (p= 0, 016) e controle (p=0, 050).

Na adipometria abdominal, o grupo iontoforese apresentou uma diferença em relação ao grupo controle (p= 0, 023) enquanto que na supra ilíaca este grupo apresentou uma diferença em relação ao grupo cosmético (p= 0, 006). Na porcentagem de gordura, o grupo corrente apresentou uma diferença em relação ao grupo iontoforese (p= 0, 007) e no grupo iontoforese houve diferença em relação ao grupo cosmético (p= 0, 017) e grupo controle (p= 0, 014). Na comparação intergrupos, verifica-se que o grupo 2 obteve a maior significância, demonstrando os melhores resultados.

VARIÁVEIS MÉDIA ANTES (DV) MÉDIA DEPOIS (DV) P IMC 23,88 (4,86) 24,45 (5,45) 0, 145 Circunferência Cintura 78,67 (14,73) 79,5 (15,00) 0, 042* Circunferência Supra umbilical 83,33 (17,95) 84,17 (18,04) 0, 141 Circunferência Infra umbilical 87,67 (15,95) 88,83 (15,98) 0, 034* Adipometria Abdomen 33 (10) 34,33 (10,03) 0,158 Adipometria Supra ilíaca 28,33 (12,52) 28,17 (13,04) 0,876 Porcentagem de gordura 31,87 (6,17) 31,98 (6,10) 0,709

(12)

Ao término desse estudo, conclui-se que a forma mais eficaz para redução de gordura localizada em flancos é a iontoforese, esta constitui uma alternativa para potencializar a transferência do cosmético, garantindo níveis de concentração superiores à difusão passiva não facilitada pela corrente elétrica. O grupo 2 apresentou os melhores resultados tanto na comparação intra grupo como na comparação inter grupos. O estudo mostra também que a iontoforese tem seus afeitos apenas locais, uma vez que as reduções de medidas ocorreram apenas no local da aplicação, não havendo redução de IMC.

(13)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 Perozzo, G.; Olinto, M.; Costa, J.; Henn, R. L.; Sarriera, J.; Pattussi, M. P. Associação dos padrões alimentares com obesidade geral e abdominal em mulheres residentes no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública, 2008.

2 MARTINS, E. A.; MIRANDA, L. F. D.; SAKAE, T. M.; VALLE, L. F. C. Avaliação de uma série de 38 casos de pacientes submetidos à cirurgia de lipoaspiração em Tubarão-SC entre outubro de 2004 e fevereiro de 2005. Arq. Catarin. Med, 2007.

3 MÉLEGA, J. M. Cirurgia Plástica. Fundamentos e Arte. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.

4 GUIRRO, E.; GUIRRO, R. Fisioterapia Dermato Funcional. 3 ed. São Paulo: Manole, 2002.

5 UTIYAMA, Y.; DI CHIACCHIO, N.; YOKOMIZO, V.; BENEMOND, T. M.; METELMAN, U. Estudo retrospectivo de 288 lipoaspirações realizadas no serviço de dermatologia do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. An. Bras. Dermatol, 2003.

6 ROBINSON, A.J.; MACKLER, L. S. Eletrofisiologia Clínica. 2º ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

7 FERREIRA, A. S.; MENDONÇA, A. C; OLIVEIRA, AI, MARTINS F, MAZZALLI JH, FURTADO MA. Estudo da viabilidade da iontoforese na infusão de medicamentos, utilizando eletrodos móveis. Fisioter. Bras, 2007.

8 CEZARIO, E. P. O uso do gel fitocósmético bioslim associado à massoterapia: um relato de caso na fisioterapia dermato-funcional. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL, curso de Fisioterapia, Tubarão, 2007.

9 ROSAS, R. F.; SILVA, C. M. Correntes monofásicas e bifásicas na promoção da analgesia. Trabalho de Conclusão de Curso, Fundação Herbarium de Saúde e Pesquisa e Associação Argentina de Fitomedicina, curso de Fitomedicina, Jaraguá do Sul, 2005.

10 AGNE, J. Eletrotermoterapia – Teoria e Prática. Santa Maria: Ed. Orium, 2005.

(14)

11FREDERICO, M. R. Tratamento de celulite (Paniculopatia Edemato Fibroesclerótica) utilizando fonoforese com substancia acoplante à base de hera, centella asiática e castanha da índia. Rio de Janeiro, 2006.

12 OLIVEIRA, A. S.; GUARATINI, M. I.; CASTRO, C. E. S. Fundamentação teórica para iontoforese. Rev. bras. fisioter. Vol. 9, No. 1, 2005.

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

Objetivo: Identificar critérios de seleção para a rizotomia dorsal seletiva (RDS) na paralisia cerebral (PC), analisar os instrumentos de avaliação e descrever as características

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

José Arno Appolo do Amaral, Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o Processo nº 2808/2020 da Secretaria Municipal de

 A combinação desta referência com a referência do mandato, permitirá ao Banco do devedor fazer uma análise à instrução de cobrança antes de proceder ao