• Nenhum resultado encontrado

Concurso Secretaria Estadual de Educação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso Secretaria Estadual de Educação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Concurso Secretaria Estadual de Educação

Interpretação de temas nas provas de redação/discursiva.

Por que vamos falar desse assunto?

A resposta é simples: a maioria das pessoas não

entende nem sequer o tema ou, quando o entende, deixa-se levar pela desatenção na hora de abordar o assunto.

As pessoas erram porque não prestam atenção ao que está escrito nos tópicos temáticos.

Este erro é muito comum: termo no plural (tema) e abordagem no singular (redator)

Em um dos temas do TCE-PA/2016, havia um tópico que solicitava o seguinte: "instrumentos para o combate ao terrorismo".

Uma das redações que chegou até nós, na fase recursal, trazia a seguinte explicação para o mencionado tópico:

"Para combater as ações terroristas, um instrumento válido nos dias atuais é o investimento em "cibersegurança". Hoje as ações terroristas usam a internet para arquitetar seus planos de ataque e para recrutar jovens dispostos a trabalhar para grupos terroristas. O exemplo mais notório dessa prática é a realizada pelo grupo terrorista Estados Islâmico, que usa amplamente as redes sociais também para propagar a cultura do medo. Por conta disso, as grandes potências mundiais estão ampliando a vigilância por meio do intercâmbio de atividades de inteligência no plano virtual."

...

Temas:

TEMA 1

Educação infantil como direito se configura como conquista a partir de muitas e longas lutas na história da sociedade brasileira. De 1975, quando da realização do primeiro Diagnóstico Nacional da Educação Pré-Escolar feito pelo MEC, passando por 1979 — Ano Internacional da Criança —, pela Constituinte de 1988, pelo Estatuto da Criança e do

da Educação Nacional de 1996, trata-se da conquista de uma visão das crianças enquanto cidadãos de direitos, inclusive o direito à educação infantil.

Sonia Kramer. Formação profissional de educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002, p.

118.

Considerando os fragmentos de texto acima como meramente motivadores, produza um texto dissertativo sobre a importância da educação infantil, posicionando-se a respeito do seguinte tema:

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL – UMA BABÁ DE LUXO?

Em seu texto, discuta, necessariamente e de maneira fundamentada, as dimensões educar e cuidar da educação infantil, relacionadas ao papel do professor para essa etapa da educação básica. ____________________________

TEMA 2

Em um igarapé, duas crianças navegavam utilizando uma pequena canoa. De repente, uma das crianças, por descuido, se desequilibrou e caiu na água, ficando presa pela roupa em um galho que descia de uma árvore e submergia. A outra criança, que estava na canoa, vendo seu amiguinho preso, assustado e se afogando, mergulhou rapidamente, quebrou o galho e libertou o amigo. Em resposta aos gritos dos meninos, alguns adultos chegaram e souberam o

que havia ocorrido.

Surpresos com a força utilizada para quebrar o galho e com a rápida reação do menino que salvou o amigo, os adultos começaram a se perguntar como um menino tão pequeno e com

(2)

Tels:3042-6378/3043-6453/3043-6661 www.pontodosconcursos.net

Nesse instante, um sábio que havia chegado ao local comentou:

– Eu sei como ele conseguiu.

– Pode nos dizer como? – perguntaram. – É simples, respondeu. Não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.

Considerando a situação acima apresentada, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:

A AVALIAÇÃO COMO FATOR DE

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

____________________________

TEMA 3

Considerando a escola como uma das mais importantes agências de letramento, é interessante investigar o papel que ela desempenha em relação a indivíduos que iniciam sua trajetória escolar, como é o caso de crianças que cursam a Educação Infantil, segmento que vem recebendo especial atenção nos últimos anos. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (Ministério da Educação, 1998) considera o letramento, ao afirmar que a aprendizagem da língua escrita envolve, dentre outros aspectos, a construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que têm como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita.

Segundo esse documento, algumas capacidades devem ser desenvolvidas na criança durante os anos de Educação Infantil:

[…] ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas; familiarizar-se com a

escrita por meio de manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas

situações nas quais seu uso se faça necessário [grifo nosso]. (Ministério da Educação, 1998, p. 131).

Discorra, em um texto de no máximo 30 linhas, sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento de habilidades do uso social da leitura e da escrita, procurando caracterizar ou exemplificar os ganhos em termos de letramento possivelmente advindos da escolarização.

____________________________

TEMA 4

Em O Grande Ditador, Charles Chaplin disse: “Pensamos demais e sentimos muito pouco. Mais do que inteligência, precisamos de bondade e compreensão”. A capacidade da liderança traz consigo essa possibilidade. O professor-líder é ainda aquele que acredita no poder do sonho — o sonho que livra da domesticação imposta pela rotina. Para isso, ele compromete as pessoas, e elas passarão a seguir o sonho, não mais o líder.

http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.

“A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar.” PETER, Henry.

Considerando os textos acima como unicamente motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, sobre o seguinte tema:

A IMPORTÂNCIA, NOS DIAS ATUAIS, DAS ESCOLAS QUE SÃO ASAS E DOS PROFESSORES QUE ACREDITAM NO PODER DO SONHO.

____________________________

(3)

Do nome não me lembro, mas do corpo não há como esquecer. Era miúdo, não tinha braços e era corcunda. A idade parecia inferior à dos outros meninos que frequentavam o curso de desenho que Ismael dos Santos oferecia gratuitamente a garotos pobres em um galpão nos fundos da igreja da Vila Ipojuca, em São Paulo.

Lembro-me da noite em que Ismael nos apresentou o novo aluno. Sob o olhar espantado de todos, o menino sentou diante de uma prancheta colocada no chão e tirou do bolso da camisa, com os dedos dos pés, suas ferramentas de trabalho. Apontou o lápis com uma gilete e riscou um corpo feminino perfeito sobre o papel. Eu só tinha olhos para os movimentos seguros e precisos de seus pés de longos dedos. Não consegui traçar uma única linha naquela noite.

Extraído de Revista Brasil Escola. Tomo III. Obras escolhidas.

Considerando que o texto acima tem caráter meramente motivador, redija texto dissertativo acerca da ideia: “O defeito não é a causa da deficiência”, defendida por Vigotsky, as teorias psicogenéticas e suas implicações na prática pedagógica de ensino especial.

Exercícios de linguagem:

1ª- E o olhar estaria ansioso esperando

e a cabeça ao sabor da mágoa balançado e o coração fugindo e o coração voltando e os minutos passando e os minutos passando… (Vinícius de Moraes, O olhar para trás)

A figura de linguagem que predomina nestes versos é:

a) A metáfora, expressa pela analogia entre o ato de esperar e o ato de balançar.

b) A sinestesia, manifestada pela referência à

interação dos sentidos: visão e coração no momento de espera.

c) O polissíndeto, caracterizado pela repetição da conjunção coordenada aditiva e, para conotar já intensidade da crescente sensação de ansiedade contraditória do ato de esperar.

d) O pleonasmo, marcado pela repetição desnecessária da conjunção coordenada sindética aditiva e.

e) O paradoxo, expresso pela contradição das ações manifestadas pelos verbos no gerúndio.

2ª- Classifique as orações coordenadas segundo o código expresso abaixo:

( ) Preparou-se muito bem para a avaliação, logo obterá um ótimo resultado.

( ) Márcia é alegre e bastante extrovertida. ( ) Ora estuda, ora trabalha na empresa comandada pela própria família.

( ) Não pôde comparecer à festa, porque não estava se sentindo muito bem.

( ) Não compareceu à reunião, porém tratou logo de enviar as devidas justificativas.

(1) Oração coordenada sindética adversativa (2) Oração coordenada sindética aditiva (3) Oração coordenada sindética explicativa (4) Oração coordenada sindética alternativa (5) Oração coordenada sindética conclusiva

3ª- Assinale a opção que não constitui uma articulação coesa e coerente para as duas partes do texto.

O capital humano é a grande âncora do

desenvolvimento na Sociedade de Serviços, alimentada pelo conhecimento, pela informação e pela

(4)

Tels:3042-6378/3043-6453/3043-6661 www.pontodosconcursos.net economia e na sociedade do século XXI. _____________,no

mundo pós-moderno, um país ou uma comunidade equivale à sua densidade e potencial educacional, cultural e

científico-tecnológico, capazes de gerar serviços,

informações, conhecimentos e bens tangíveis e intangíveis, que criem as condições necessárias para inovar, criar, inventar.

(Aspásia Camargo, “Um novo paradigma de desenvolvimento”)

a) Diante dessas considerações,

b) É necessário considerar a idéia oposta de que, c) Partindo-se dessas premissas,

d) Tendo como pressupostos essas afirmações,

e) Aceitando-se essa premissa, é preciso considerar que,

4ª- Num forró um homem muito suado chama uma moça pra dançar. Ela sem querer ser mal educada aceita. No meio da dança ela não gostando daquele suor disse: - Você sua hein?

E ele da nela um beijo e diz: -Vou ser seu também. Kkkkkkkkkkk

Assinale o item que define a multiplicidade de sentidos que as palavras “sua e seu” podem apresentar.

a- Hiperonímia b- Polissemia c- Hiponímia d- Ambiguidade e- Paralelismo

Conhecimento sintático: Coesão

Estruturas sintáticas opositivas ou concessivas:

É claro que, além da antítese, há outros modos de indicar oposição ou contraste entre idéias, embora as orações adversativas e as concessivas constituam os torneios de frase mais adequados a isso. Tomemos, para exemplificar, dois verbos não antagônicos pelo sentido _ “ esforçar-se” e “ conseguir” _ mas capazes de expressar contraste, se nos servimos de construções sintáticas apropriadas, tais como:

a- Oração adversativa: Esforçou-se mas( porém, entretanto) nada conseguiu.

b- Oração concessiva( ou de oposição): Embora ( se bem que, ainda que, posto que) se tenha esforçado, nada conseguiu.

c- Oração concessiva intensiva: Por mais que ( por muito que) se tenha esforçado, nada conseguiu. d- Oração reduzida de gerúndio concessiva: Mesmo

esforçando-se, nada conseguiu.

e- Oração reduzida de infinitivo concessiva: Apesar de (a despeito de ) se ter esforçado, nada conseguiu.

Parágrafo-padrão é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.

O parágrafo é indicado por um afastamento da margem esquerda da folha. Ele facilita ao escritor a tarefa de isolar e depois ajustar convenientemente as ideias principais de sua composição, permitindo ao leitor acompanhar-lhes o desenvolvimento nos seus diferentes estágios.

Tópico frasal

A ideia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal (também chamado de frase-síntese ou período tópico). Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave.

Como o enunciado da tese, que dirige a atenção do leitor diretamente para o tema central, o tópico frasal ajuda o leitor a agarrar o fio da meada do raciocínio do escritor; como a tese, o tópico frasal introduz o assunto e o aspecto desse assunto, ou a ideia central com o potencial de gerar ideias-filhote. Como a tese, o tópico frasal é enunciação argumentável, afirmação ou negação que leva o leitor a esperar mais do escritor (uma explicação, uma prova, detalhes, exemplos) para completar o parágrafo ou apresentar um raciocínio completo. Assim, o tópico frasal é enunciação, supõe desdobramento ou explicação.

(5)

A ideia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a ideia central.

Exemplos:

Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado.

A distribuição de renda no Brasil é injusta. Embora a renda per capita brasileira seja estimada em U$$2.000 anuais, a maioria do povo ganha menos, enquanto uma minoria ganha dezenas ou centena de vezes mais. A maioria dos trabalhadores ganha o salário mínimo, que vale U$$112 mensais; muitos nordestinos recebem a metade do salário mínimo.

Dividindo essa pequena quantia por uma família onde há crianças e mulheres, a renda per capita fica ainda mais reduzida; contando-se o número de desempregados, a renda diminui um pouco mais. Há pessoas que ganham cerca de U$$10.000 mensais, ou U$$ 120.000 anuais; outras ganham muito mais, ainda. O contraste entre o pouco que muitos ganham e o muito que poucos ganham prova que a distribuição de renda em nosso país é injusta.

Exercícios

1. Desenvolva também estes tópicos frasais dissertativos: a) O trabalho dignifica o homem, mas o homem não deve viver

só para o trabalho.

b) A propaganda de cigarros e de bebidas deve ser proibida. c) O direito à cultura é fundamental a qualquer ser humano.

2. Desenvolva os tópicos frasais seguintes, considerando os conectivos:

a) As mulheres, atualmente, ocupam cada vez mais funções de destaque na vida social e política de muitos países; no entanto b) Um curso universitário pode ser um bom caminho para a realização profissional de uma pessoa, mas... c) Muitas pessoas propõem a pena de morte como medida para conter a violência que existe hoje em várias cidades; outras, porém

d) Muitos alunos acham difícil fazer uma redação, porque...

Tópico frasal desenvolvido por enumeração.

Exemplo:

A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.

Faça o mesmo:

a)O desrespeito aos direitos humanos manifesta-se de

várias formas:

b) O bom relacionamento entre os membros de uma família depende de vários fatores, como:

c) A vida nas grandes cidades oferece vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens, podemos lembrar e, dentre as desvantagens,

Tópico frasal desenvolvido por descrição de detalhes

É o processo típico do desenvolvimento de um parágrafo descritivo:

Era o casarão clássico das antigas fazendas negreiras. Assobradado, erguia-se em alicerces o muramento, de pedra até meia altura e, dali em diante, de pau-a-pique (...) ? porta da entrada ia ter uma escadaria dupla, com alpendre e parapeito desgastado.(Monteiro Lobato)

Professora Ana Cristina

Referências

Documentos relacionados

1) Médias das estimativas do consenso (Bloomberg); 2) Preço-alvo originalmente para as ADRs (conversão pelo dólar projetado para o final do ano);. Stock

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

A Ética Resolvendo Conflito Entre Direito e Moral Nesse outro estágio percebe-se que a eticidade contempla um Estado em que suas leis não são sentidas como mera coerção ao

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..