• Nenhum resultado encontrado

SKID SOLAR LINHA RSS POWER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SKID SOLAR LINHA RSS POWER"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

SKID

SOLAR

tecnológica do mercado, incorpora todas as características necessárias para a proteção da geração de energia solar.

Soluções Romagnole em renováveis

Skid – Geração distribuída Skid – Geração centralizada

Cabine de conexão à concessionária (CMP)

Cabine de distribuição, seccionamento e proteção (CS e CP)

(3)

L I N H A R S S P O W E R • S K I D S O L A R

Através de sua construção em corpo único e aplicado sobre uma plataforma compacta, esse produto é desenvolvido para faixas de potências entre 500 à 8000 kVA, fabricado em aço galvanizado de alta resistência para instalação ao ar livre IP-54, possui todos os equipamentos integrados, incluindo cubículo de média tensão (medição e proteção), transformador de potência (à seco ou óleo), quadro de distribuição (baixa tensão) e inversores, para uma conexão rápida à sua usina.

Montado sobre uma base metálica o Skid é fornecido pronto para uso, bastando apenas realizar a conexão dos cabos oriundos do campo através de aberturas na parte inferior, bem como a preparação da plataforma em alvenaria para sua fi xação.

O Skid permite que a geração de energia seja realizada de modo otimizado e efi caz, minimizando o tempo de paralisações de manutenção ou de reparo.

Aplicações

Durabilidade e baixa manutenção assegurando a continuidade de serviço e produção de energia elétrica de sua usina.

Os equipamentos individuais são ensaiados conforme norma IEC 62271-200, possui isolação a ar com dispositivos de manobra a vácuo ou SF6 (disjuntor). O compartimento de medição atende a todos os requisitos técnicos de cada concessionária em conformidade às normas NBR aplicáveis ao produto.

Confi ável e seguro

Os principais benefícios da solução Skid em relação a uma aplicação em alvenaria são:

Menor espaço para instalação;

Fornecido montado, pronto para interligação ao sistema elétrico; Redução de custos com obras civis;

Possibilidade de deslocamento para outros locais; Baixo custo de fabricação.

Benefícios

Benefícios

(4)

Conceito da Solução Skid Solar

Instalação Plug and Play;

Redução com custos de instalação devido a mobilidade;

Ensaios e comissionamentos em fábrica,

atestando a confiabilidade do produto;

Redução no CAPEX de cabos AC (trifásicos de bitolas maiores) devido à proximidade com o QGBT;

Aumento da eficiência dos equipamentos por estarem próximos (inversor e transformador), evitando perdas e quedas de tensão;

Redução dos gastos com infraestrutura, minimizando processos com alvenaria;

Praticidade na manutenção preventiva dos inversores por estarem concentrados no mesmo local;

AC DC SKID DC DC AC

Montagem do SKID

Acesso de cabos

Os cabos de força e comando serão instalados em leitos abaixo do piso do SKID. As vigas receberão aberturas para a passagem dos leitos de entrada/saída.

Sistema para içamento

O SKID possui olhais para o içamento do conjunto completo, que serão fixados por parafusos nas vigas da base. Área do transformador

Quando o transformador for a óleo é instalado no SKID uma bacia de contenção para eventuais vazamentos de óleo. As interligações elétricas e mecânicas do transformador serão realizadas todas em fábrica.

Sistema de aterramento e distribuição de Cabos

Todos os sistemas de aterramento do SKID serão devidamente interligados (transformadores, estruturas metálicas, infraestruturas de leitos de cabos). Está previsto 01 (um) ponto de interligação com a malha de aterramento do sistema elétrico, esses serão feitos através de terminal localizado na extremidade do SKID.

Geração eficiente; Vida útil superior a 20 anos;

Sistema totalmente adequado às normas de cada concessionária; Todos os itens previstos nas resoluções da ANEEL; Homologação na

Concessionária de Energia Elétrica;

Certificação de laboratórios especializados (CEPEL / LACTEC / INMETRO / USP );

(5)

L I N H A R S S P O W E R • S K I D S O L A R

Solução com inversores integrados

Cabine Unitária

Subestação inversora

Equipamentos

Modelo que se adapta à necessidade do cliente, buscando otimizar o projeto e unifi car o sistema fotovoltaico em uma mesma estrutura. Desta forma, a solução torna-se integrada reduzindo custos de instalação e transporte. O modelo é testado em fábrica minimizando riscos de segurança e continuidade de fornecimento do serviço.

É possível customizar ou adquirir o Skid separadamente, ou seja, desmembrar a cabine unitária da subestação inversora. As duas estruturas deverão ser interligadadas através de cabos subterrâneos.

O Skid de instalação dos inversores compreende: telhado de proteção contra intempéries, barras de fi xação e suporte, canaletas para passagem dos cabos e inversores ¹.

Cabine de medição e proteção: Local destinado para faturamento da concessionária e dos dispositivos de proteção geral do parque.

Abrigo para transformação: Ambiente para alocar o transformador (óleo ou seco), nas classes 15 à 36,2 kV em potenciais de 500 à 2.000 kVA.

Quadro de baixa tensão: Responsável pela proteção dos inversores, este local pode conter disjuntores ou chaves fusíveis.

Suporte de sustentação: Local de fi xação dos inversores.

Base: Local de fi xação dos equipamentos e contenção de óleo (caso de vazamentos).

Notas:

(6)

Solução sem inversores integrados

Soluções customizadas para atender usinas de geração centralizada totalmente adaptadas às necessidades do cliente, proporcionando efi ciência e reduções de perdas elétricas na geração de energia elétrica. Nossos produtos são totalmente integrados e testados em fábrica, reduzindo retrabalhos em campo, minimizando os custos com equipamentos e mão de obra de instalação.

Equipamentos

Equipamentos

Cabine de seccionamento e proteção: Equipamento de média tensão integral em SF6 destinado a seccionamento, derivações e proteção geral do setor. Transformador de força: O produto pode ser à óleo ou seco, classes 15 à 36,2 kV em potenciais de 1000 à 8.000 kVA.

Transformador de serviço auxiliar: O produto pode ser à óleo ou seco, classes 15 à 36,2 kV em potencias a defi nir.

Painel de comando: Responsável pela comunicação e interface com a central de operações.

Base: Local de fi xação dos equipamentos e contenção de óleo (caso de vazamentos).

Cabine de seccionamento e proteção: Equipamento de média tensão integral com isolação mista destinado a seccionamento e proteção geral do setor. Transformador de força: O produto pode ser à óleo ou seco, classes 15 à 36,2 kV em potencias de 1000 à 8.000 kVA.

Quadro de baixa tensão: Responsável pela proteção dos inversores, este painel pode conter disjuntores ou chaves fusíveis.

Painel de comando: Responsável pela comunicação e interface com a central de operações.

Base: Local de fi xação dos equipamentos e contenção de óleo (caso de vazamentos).

(7)

L I N H A R S S P O W E R • S K I D S O L A R

Buscando oferecer soluções diferenciadas aos seus clientes, a Romagnole desenvolveu um modelo de cabine primária para entrada, medição, proteção, seccionamento e distribuição de energia. O equipamento pode ser aplicado tanto em instalações prediais, industriais e usinas renováveis. Os diferenciais em relação aos modelos convencionais disponíveis no mercado são as dimensões reduzidas, peso e os ensaios realizados. O equipamento foi desenvolvido em conformidade com a NBR IEC 62271-200, opera na classe de tensão de 15kV, 24,2kV e 36,2 kV e apresenta grau de proteção IP-54.

Cabine de conexão à concessionária

Certifi cação nos seguintes ensaios: Tensão Aplicada;

Tensão Suportável de Impulso Atmosférico; Corrente Suportável de Curto Circuito; Limites de Elevação da Temperatura; Arco Elétrico; Funcionamento mecânico; Grau de Proteção (IP54).

(8)

DIMENSÕES

Cabines modulares que possuem abrigo para instalação dos equipamentos de medição e faturamento de energia consumida, módulo projetado conforme especifi cação de cada concessionária.

Tipos construtivos:

As versões CMP com três módulos e CCMP com dois módulos, são modelos que se adequam a cada norma de concessionária e seus respectivos equipamentos necessários para proteção da usina.

Cabine de medição e proteção na média tensão (CMP e CCMP)

DIMENSÕES

* Nota: Possuí homologação nas concessionárias de energia.

Cabine de entrada, medição,

(9)

L I N H A R S S P O W E R • S K I D S O L A R

As cabines de seccionamento foram desenvolvidas para unifi car os ramais de média tensão distribuídos na planta, enviando assim apenas um circuito à subestação de medição e faturamento. Outra opção para essa solução é utilizarmos as cabines de proteção, substituindo as chaves por disjuntores e relés devidamente coordenados com o sistema elétrico da usina.

Cabine de Seccionamento e Proteção (CS e CP)

DIMENSÕES

Cabine de Seccionamento Cabine de Proteção

(10)

Referências

Documentos relacionados

Porém, a presença de um item errático, e de efeito teto para os indivíduos com início do arco doloroso acima de 120° de elevação do braço somados ao funcionamento diferencial de

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

No capítulo 1 são clarificados conceitos-chave essenciais à contextualização do estudo efectuado, destacando autores como Conceição Lopes, John Thompson, Mcluhan, Sara Pereira e

Microbial 692 interactions in the rhizosphere: Beneficial influences of plant growth- 693 promoting rhizobacteria on nutrient acquisition

A nossa atuação, neste sentido, ocorreu em dois momentos que se complementam no processo de evolução da equipa: Acompanhamento dos treinos e jogos da equipa, Acompanhamento do

Foi utilizado um tipo de estudo não-experimental com avaliação antes e após a intervenção. Este tipo de estudo não possui grupo de controlo, sendo que a medição

Pinturas, depilatórios, unguentos mamilares, colorantes para o cabelo e até pomadas à base de vidro em pó (que, aparentemente, permitiam simular a virgindade) (Braunstein, 1990),

Chain Rule, 5 constraint, 27 Deformation Lemma, 32 derivative, 4 Fréchet dierentiable function, 3 Gateaux dierentiable function, 6 Implicit Function Theorem, 18 Inverse