• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA

EVENTUAL CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA EDITAL N.° 003/2017

FUNÇÃO: PROFESSOR II – NÍVEL 2 – DANÇA E/OU CORPO COREOGRÁFICO -

BANDA

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO

Este caderno de prova é composto de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, assim distribuídas:

• 05 (cinco) questões de Português

• 05 (cinco) questões de Conhecimentos Gerais

• 10 (dez) questões de Conhecimentos Específicos; Você recebeu:

• Caderno de Prova.

• Cartão-resposta.

Caso o CADERNO DE PROVA esteja incompleto ou tenha qualquer defeito, reclame ao fiscal da sala para que o substitua.

Não serão aceitas reclamações posteriores. Confira os dados que estão no cartão-resposta.

Os números do cartão-resposta, de 01 (um) a 20 (vinte), correspondem rigorosamente à numeração sequencial atribuída às questões objetivas do Caderno de Prova.

Na linha do cartão-resposta, que contém o número da questão, estão as letras: A, B, C, D e E que correspondem às alternativas da questão.

Cada questão possui SOMENTE uma alternativa correta.

Preencha o quadrículo, com caneta esferográfica AZUL ou PRETA, no espaço da letra que corresponde à alternativa correta no cartão-resposta.

Não marque mais de uma alternativa na mesma questão, pois, se isso acontecer, ela será anulada.

Procure responder todas as questões.

Assinale as respostas, primeiramente, ao lado das questões, no Caderno de Provas, para evitar possíveis erros no resposta. Revise suas respostas e, logo após, preencha o cartão-resposta.

Ao concluir a prova, devolva ao fiscal o caderno de prova e o cartão-resposta.

BOA SORTE!

Universidade do Contestado - UnC Outubro/2017

- - - GABARITO

(2)

Português 01. Marque a frase incorreta quanto à acentuação: a) Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim. b) Eles mantêm a palavra.

c) Ele vem de Sorocaba. d) Ele detém o poder.

e) Eles são muito ricos, eles tem vários carros.

02. Indique o item em que todas as formas estão corretas: a) animaizinhos – caracteres – cidadãos – juniores. b) guardas-chuvas – difíceis – escrevães – cristãos. c) pãozinhos – revólveres – itens – móveis.

d) órgãos – cães – tribunais – questãos. e) capitães – cidadões – cônsules – projéteis.

03. A construção que não condiz com a norma culta ou padrão é: a) Contra os torcedores e mim estava o alambrado.

b) Não há mais entendimento entre eu e você. c) Exceto você, todos permaneciam calados. d) Não houve nada entre mim e elas.

e) Todos os jogadores falavam de si, como se fossem reis.

04. “Ela virá, mesmo que seja tarde”. O verbo da frase em negrito está no: a) futuro do subjuntivo.

b) imperativo afirmativo. c) presente do subjuntivo. d) futuro do pretérito. e) futuro do presente.

05. “O menino entregou o livro para a professora”. Os termos sublinhados são, respectivamente: a) objeto direto e objeto indireto.

b) complemento nominal e objeto indireto. c) objeto direto e complemento nominal. d) adjunto adverbial e adjunto adnominal. e) objeto indireto e objeto direto.

Conhecimentos Gerais

06. CIRCUITO DAS ARAUCÁRIAS CICLOTURISMO Santa Catarina - Elaborado a partir de uma parceria entre o Clube de Cicloturismo e a associação de municípios Consórcio Quiriri, esta é a mais nova rota para quem viaja de bicicleta. O percurso está inteiramente sinalizado com placas. As planilhas estão disponíveis num guia impresso e também no site do circuito, onde constam os perfis altimétricos, com as subidas e descidas de cada trecho. Ao longo do caminho o cicloturista recolhe os carimbos referentes ao trecho onde passou. Ao final do percurso recebe um certificado de conclusão do Circuito. Atualmente é considerado um dos dez melhores do mundo. São 250 km em estrada de chão e seu percurso passa pelo território dos seguintes municípios:

a) São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho; b) São Bento do Sul, Rio Negrinho, Volta Grande e Mafra; c) Rio Negrinho, Rio Negro, São Bento do Sul e Corupá; d) São Bento do Sul, Rio Negro, Mafra e Rio Negrinho; e) São Bento do Sul, Corupá, Itaiópolis e Rio Negrinho.

07. Fonte: http://www.camararn.sc.gov.br/c/dados - O município de Rio Negrinho tem como principais atividades econômicas, a indústria moveleira que é a maior geradora de renda na cidade, também dá ênfase ao cultivo da madeira, à cerâmica e à agropecuária. Possui Clima Temperado, com ares de cidade serrana e frio intenso no inverno. Assinale a alternativa correta quanto a sua localização.

(3)

a) Microrregião de Mafra, Alto Vale do Rio Negro, Planalto Norte de Santa Catarina;

b) Microrregião de São Bento do Sul, Alto Vale do Rio Negro, Planalto Norte do Estado de Santa Catarina.

c) Microrregião de São Bento do Sul, Médio Vale do Rio Negro, Planalto Norte de Santa Catarina; d) Microrregião de São Bento do Sul, Alto Vale do Rio Negro, Planalto Serrano de Santa Catarina; e) Microrregião de Mafra, Médio Vale do Rio Negro, Planalto Norte de Santa Catarina.

08. FONTE:www.populacao.net.br - Segundo dados do Perfil socioeconômico de Rio Negrinho/ 2015 – o município estava dividido em 16 bairros mais a área rural/interior. Quanto à população o bairro mais populoso é: a) São Rafael; b) Vila Nova; c) Ceramarte; d) Cruzeiro; e) Industrial Norte.

09. Fonte: http://www.infoescola.com - Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) é um instrumento firmado em 1968 por uma série de nações, e em vigor desde março de 1970, e que visa impedir a proliferação da tecnologia utilizada na produção de armas nucleares, bem como realizar a promoção do desarmamento nuclear, encorajando apenas a utilização pacífica de tal tecnologia. Até o presente momento, 189 países aderiram ao TNP. No entanto, testes com mísseis com capacidade de carregar ogivas nucleares, tem sido realizados nos últimos meses (2017) por dois países, um localizado na Ásia e o outro no Oriente Médio. Os referidos países são:

a) República Democrática Popular da Coréia e República Popular da China. b) República Popular da China e República do Iraque;

c) República da China (Taiwan) e República da Coréia (Sul); d) Federação Russa (Rússia) e República Popular da China;

e) República Democrática Popular da Coréia e República Islâmica do Irã.

10. Fonte: https://www.significados.com.br/direitos-sociais/ - Direitos sociais são todos os direitos fundamentais e garantias básicas que devem ser compartilhados por todos os seres humanos em sociedade, independente de orientação sexual, gênero, etnia, religião, classe econômica, etc. O direito social busca resolver as questões sociais, ou seja, todas as situações que representam as desigualdades da sociedade. Também é essencial para que as pessoas tenham o mínimo de qualidade de vida e dignidade. A maioria dos direitos sociais foram conquistados ao longo do tempo graças a reivindicações e lutas dos movimentos sociais, que visam a garantia da igualdade, liberdade e dignidade entre todos os seres humanos. As principais conquistas dos direitos sociais foram observadas no século XIX e XX, após o desenvolvimento da Revolução Industrial. Os direitos sociais estão previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), criada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966), que consistem em acordos que servem de base para a formulação da Constituição Federal do Brasil e a de vários outros países. O Capítulo II, artigo 6º, da Constituição Federal Brasileira estabelece, de forma abstrata, quais são os direitos sociais que o país reconhece e que são amparados por leis específicas. Quais são esses direitos?

a) São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

b) São direitos sociais apenas os da previdência social, segurança, educação e saúde.

c) São direitos sociais os relativos exclusivamente no âmbito trabalhista, garantindo que não haja discriminação, por exemplo, no mercado de trabalho. Além disso, os direitos trabalhistas concedem aos trabalhadores o básico para que tenham qualidade de vida e dignidade em suas profissões, como: férias remuneradas, fundo de garantia, seguro desemprego, salário mínimo, 13º salário, previdência e assistência social, entre outros.

d) São direitos sociais o princípio da autonomia da vontade em que é levado em conta a capacidade legal do ser humano de praticar ou abster-se de certos atos, conforme sua vontade;

e) São direitos sociais o princípio da solidariedade social a qual destaca a importância social da propriedade e dos negócios jurídicos, com o propósito de conciliar as necessidades da coletividade com os interesses particulares.

(4)

Conhecimentos Específicos

11. O entendimento de cultura de Clifford Geertz, referência importante nos estudos antropológicos, foi assim sintetizado por John B. Thompson: “Cultura é o padrão de significados incorporados nas formas simbólicas, que inclui ações, manifestações verbais e objetos significativos de vários tipos, em virtude dos quais os indivíduos comunicam-se entre si e partilham suas experiências, concepções e crenças”. Associe o lugar e o sentido de cada expressão:

I – Cultura corporal II – Cultura de movimento

III – Cultura corporal de movimento

( ) “[...] acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal: jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outras, que podem ser identificados como formas de representação simbólicas de realidade vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas”.

( ) “A Educação Física deve estudar o homem que se movimenta, relacionado a todas as formas de manifestação desse se movimentar, tanto no campo dos esportes sistematizados, como no mundo do movimento, do mundo vivido que não abrange o sistema esportivo [...]. Assim, para Dietrich/Landau (1990, p. 88), todas essas atividades do movimento humano, tanto no esporte como em atividades extraesporte (ou no sentido amplo de esporte) e que pertencem ao mundo do se movimentar humano, o que o homem por esse meio produz ou cria, de acordo com sua conduta, seu comportamento, e mesmo as resistências que se oferecem a essas condutas e ações, ‘tudo isso podemos definir como a cultura do movimento’”.

( ) “[...] formas culturais que se vêm historicamente construindo, nos planos material e simbólico, mediante o exercício (em geral sistemático e intencionado) da motricidade humana – jogo, esporte, ginásticas e práticas de aptidão física, atividades rítmicas/expressivas e dança, lutas/artes marciais, práticas alternativas. A sequência correta é: a) I, II, III b) II, III, I c) I, III, II d) III, I, II e) II, I, III

12. É tudo que podemos alcançar com todas as partes do corpo, perto ou longe, grande ou pequeno, com movimentos rápidos ou lentos. Esse elemento estrutural da dança delimita o limite natural do espaço pessoal, no entorno do corpo do ser movente. Cerca o corpo, em movimento ou em imobilidade, e se mantém constante em relação a ele sendo 'carregada' quando este se move. O texto supracitado corresponde a:

a) Giros b) Rolamentos c) Fluxo d) Saltos e) Kinesfera

13. Segundo Monteiro; Grego (2003) para o senso comum, a dança caracteriza-se como atividade associada à expressão corporal e a arte e, por este motivo, as lesões, não são consideradas como de grande importância. Porém, a prática da dança pode envolver um espectro bastante amplo de lesões em regiões corporais distintas. Complete o texto abaixo.

Dentre os principais agravos que acometem os pés e tornozelos de dançarinos, o __________________ é um estado crônico resultante da acumulação de espessa camada de pele, também denominada hiperqueratose. Desenvolvem-se acima do dorso do pé, e no topo dos dedos, ao redor do calcanhar, por cima das deformidades do pé ou em qualquer outro ponto que um tipo particular de sapatilha ou estilo de dança possam causar fricção ou esfregamento (roçamento). A princípio, não são dolorosos, mas se não forem tratados, podem causar desconforto e infeccionar. Ela pode ser resultante também da pressão ou de deformação do dedo. Em casos mais graves a profilaxia deve ser executada por profissional especializado. O professor pode auxiliar verificando se os sapatos se ajustam corretamente e orientar que a pessoa mergulhe os pés em água morna com sabão. Também auxilia o uso de almofada de feltro ou borracha com orifício central para realizar a descompressão do local.

(5)

a) Calo Duro b) Calo Macio c) Hálux Valgus d) Bolha e) Hálux Rígido

14. Segundo Garcia; Hass, (2003) pode-se compreender como processo coreográfico a existência das etapas e ou fases em que o professor e/ou coreógrafo está organizando ideias, temas; em que se está escolhendo um repertório criando e elaborando os movimentos que em sequência “definida”, formam a coreografia. Com relação ao processo coreográfico é incorreto afirmar:

a) alguns dos principais fatores para a criação coreográfica são a escolha do tema/assunto, objetivo da criação da Dança; a escolha da música de acordo com a faixa etária do grupo;

b) contagem dos acentos, divisão das frases musicais, as frases são de 8 tempos, com raras exceções; escolha dos movimentos para os acentos: 8 movimentos iguais, 2 grupos diferentes de 4 movimentos (=8), 4 grupos diferentes de 2 movimentos (8=), 8 movimentos diferentes e por fim as escolhas do figurino e do cenário, se for necessário;

c) alguns dos principais fatores para a criação coreográfica são: a faixa etária (infância, adolescência, adulta), o tema (concreto ou abstrato), o nível de desenvolvimento cognitivo e social, os objetivos, o número de alunos, o nível técnico (iniciantes, intermediários ou avançados), os movimentos, o estilo, o espaço, o figurino, os elementos, o potencial criativo, a contextualização e a dimensão estética e expressiva;

d) a montagem de uma coreografia precisa seguir, além de uma ordem metodológica de ensino, alguns cuidados como analisar a letra da música, preocupar-se para não usar músicas que estão “na moda”, traduzir as músicas em línguas estrangeiras antes, verificar se a música está de acordo com a faixa etária, abusar dos deslocamentos para formações, coloque um aluno na frente e todos os outros atrás do começo ao fim da coreografia, evitar fazer 6 movimentos iguais em todas as frases musicais, cuidar para que o figurino deixe os alunos inseguros e desconfortáveis, abusar dos movimentos retos evitando os ondulados nas primeiras aulas ou nos primeiros contatos do aluno com a dança, explorar os 3 níveis (em pé, sentado e deitado), na medida do possível utilizar um objeto cênico (lenço, bastão, arco, cadeira, bola) e não excluir por gênero, corpo ou habilidade motora;

e) coreografia um conjunto de movimentos realizados por inspiração emocional através das sensações percebidas pela composição musical;

15. Considerando os atos de contração e relaxamento presentes para que o gesto aconteça, movimentos corporais poderiam acontecer efetivados das seguintes maneiras:

_______________: Uma das forças que geram os movimentos. São pequenas flexões das pernas. _______________: Deslocamento com transferência do peso do corpo de um pé para outro. _______________: Pequeno salto com rápido afastamento do solo.

_______________: Onde as explorações espaciais estão no espaço individual. _______________: Onde o corpo se translada de um ponto à outro no espaço. A sequência que completa as lacunas é:

a) Saltitando; Molejando; Andando; Sem deslocamento; Deslocando.

b) Flexionando; Andando; Saltitando; Sem deslocamento; Com deslocamento. c) Molejando; Andando; Saltitando; Sem deslocamento; Com deslocamento. d) Saltitando; Deslocando; Molejando; Sem deslocamento; Com deslocamento. e) Impulsionando; Andando; Molejando; Com deslocamento; Sem deslocamento.

16. Segundo Silva; Bonorino (2007) flexibilidade refere-se aos maiores arcos de movimentos possíveis nas articulações envolvidas. Como a prática da dança exige a utilização completa dos arcos articulares especificadamente envolvidos em seus gestos, fica muito difícil, se não impossível, melhora na performance sem um bom nível de flexibilidade nos segmentos musculares empenhados. Abaixo, listamos testes e instrumentos para mensuração da flexibilidade, exceto:

a) Flexômetro b) Flexímetro c) Goniômtero d) Banco de Well´s e) Plicômetro

(6)

17. A figura abaixo apresenta movimento dos pés. O (1) apresenta um movimento de _________________, enquanto (2) apresenta um movimento de ________________. A alternativa que completam as lacunas corretamente é:

a) Flexão, Hiperextensão b) Abdução, Adução c) Adução. Abdução d) Inversão; Eversão e) Eversão; Inversão

18. As danças folclóricas são expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor. O(A) ______________ é uma dança popular que distingue-se da marcha em geral, e da marcha carioca em particular, pelo ritmo muito mais rápido, frequentemente sincopado, obrigando a movimentos que chegam a paroxismos frenéticos e lembram, por vezes, o delírio. A dança folclórica que preenche corretamente a lacuna é:

a) Maculelê b) Frevo c) Ciranda d) Quadrilha e) Samba

19 Sobre a história da dança:

(02) A dança nasceu associada às práticas mágicas do homem, com o desenvolvimento da civilização, o rito separou-se da dança.

(04) Na Grécia a dança originou-se de rituais religiosos. Os gregos acreditavam no seu poder mágico, assim os vários deuses gregos eram cultuados de diferentes maneiras. As danças preparavam fisicamente os guerreiros e sempre eram feitas em grupos. A dança era muito difundida na Grécia Antiga, importante no teatro, a dança se manifestava por meio do coro.

(09) A dança no renascimento é uma negação da formalidade do balé. Os bailarinos trabalham mais livres, porém não rompem completamente com a estrutura do balé clássico. Os movimentos corporais são muito mais explorados, existe um grande estudo das possibilidades motoras do corpo humano. Solos de improvisação são bastante frequentes.

(12) Na idade média, a dança, como todos os outros movimentos artísticos, sofreu um retrocesso. A dança, pelo fato de se utilizar do corpo como expressão, foi considerada profana, porém, continuou sendo praticada pelos camponeses.

(32) A dança contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria.

O somatório das corretas é: a) 50

b) 18 c) 27 d) 59 e) 6

(7)

20. É a forma de trabalho que visa obter uma melhora na flexibilidade por meio da viabilização de amplitudes de arcos de movimento articular superiores aos originais. Esse conceito remete-se ao: a) Alongamento

b) Flexionamento c) Flexibilidade d) Flexibilização e) Encurtamento

Referências

Documentos relacionados

Portanto, este artigo objetiva analisar os indicadores econômico-financeiros das empresas do setor da construção civil brasileiras, fazendo uma análise setorial,

Através da máquina de triangulação, acesse com o usuário administrador nos dois am- bientes e mapeie o servidor Novell depois mapeie o servidor linux, ambos para todo o diretório

Se adotarmos a leitura do caminho interno do eneagrama, que não leva em consideração os pontos da tríade, esta última figura revela as relações e interações entre os pontos,

As três peças seguintes fazem parte dos primeiros exemplos de um teatro indiano em inglês verdadeiramente original, sendo frequentemente referidas como responsáveis pela criação

Se tomar mais Candesartan + Hidroclorotiazida ratiopharm do que o que lhe foi prescrito pelo seu médico, contacte um médico ou um farmacêutico imediatamente para se aconselhar..

Um modelo de autômato, para o dispositivo, é representado por uma lista composta de transições organizadas também como listas. Cada uma das transições constitui-se de um símbolo

de aprendizagem que reúne um conjunto de atividades diversificadas, a partir de um eixo estruturador para auxiliar na aprendizagem, atendendo aos objetivos de aprendizagem, às

Gráfico 6 – Comparação da densidade total do fitoplâncton e de cianobactérias encontradas na barragem do rio Negrinho, São Bento do Sul/SC, de out./2003