• Nenhum resultado encontrado

ABADIÂNIA GO: ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA TURÍSTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABADIÂNIA GO: ANÁLISE DA INFRAESTRUTURA TURÍSTICA"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

FÁBIO RODRIGUES DA SILVA

TÚLLIO JOSÉ LEITE CONCEIÇÃO

ABADIÂNIA – GO: ANÁLISE DA

INFRAESTRUTURA TURÍSTICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Tecnologia SENAC - Goiás para obtenção do título de Especialista. Orientadora: Professora Msc. Marizangela Gomes de Morais.

GOIÂNIA - GO 2012

(2)

RESUMO

A pesquisa tem como objetivo, mensurar o desenvolvimento da infraestrutura turística do município de Abadiânia - GO, entre os anos de 2009 e 2012, focando nas categorias de hospedagem, alimentação, agenciamento e transporte. Além de apresentar os resultados, a pesquisa também descreve algumas peculiaridades inerentes ao turismo da cidade. Foi utilizada a metodologia de Inventário da Oferta Turística adotada pela Agência Goiana de Turismo – Goiás Turismo, para obtenção dos resultados. Os indicadores apontaram que realmente houve um crescimento da oferta dos serviços e equipamentos turísticos do município, e ao final foram discutidas algumas sugestões acerca da atenção que deve ser direcionada para a busca da diversificação das atividades turísticas de Abadiânia.

(3)

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos a cidade de Abadiânia-GO tem se destacado na mídia pelo grande número de turistas estrangeiros que visitam a região em busca de atendimento com o médium “João de Deus”. Geralmente as matérias veiculadas, destacam as transformações que o turismo provocou no comércio local, como o grande aumento no número de meios de hospedagem e alimentação. Porém, são apenas números estimados, normalmente sem fonte oficial.

A partir dessa situação de incerteza, surgiu a inspiração para que fosse realizada uma pesquisa com a finalidade de, primeiramente, levantar os dados a respeito da infraestrutura turística de Abadiânia e, em um segundo momento verificar se os números confirmam um possível crescimento da oferta dos serviços e equipamentos turísticos ao longo dos anos, sendo que para esta segunda hipótese, optou-se por utilizar os dados levantados pela Agência Goiana de Turismo – Goiás Turismo em 2009, para fazer um comparativo com a pesquisa que será tratada neste artigo.

Dentro do assunto apresentado, fez-se uma delimitação do objetivo geral desta pesquisa, que prima por verificar as principais mudanças ocorridas na infraestrutura turística do município de Abadiânia entre os anos de 2009 e 2012, focando nas categorias de Hospedagem, Alimentação, Agenciamento e Transporte, trabalhando de forma mais específica com os percentuais de crescimento do período.

A metodologia utilizada para cumprir com o estabelecido pelos objetivos da pesquisa, seguiu as normas e orientações do processo de Inventariação da Oferta Turística da Agência Goiana de Turismo, o mesmo método utilizado no ano de 2009, fato que credencia aos estudos realizados a possibilidade de uma comparação com a pesquisa anterior.

Os pontos norteadores do estudo giram em torno dos resultados do comparativo, que podem inclusive servir de fonte para outros trabalhos, uma vez que está sendo utilizada a metodologia oficial adotada pela Agência Goiana de Turismo. Além dos resultados da pesquisa, serão feitas abordagens a respeito de alguns aspectos que envolvem o setor turístico de Abadiânia, que vão além dos feitos do médium “João de Deus”.

(4)

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Esta parte do artigo também discorrerá acerca de algumas características da cidade e do turismo de Abadiânia.

1.1 Turismo

O turismo no Brasil passa por um momento de consolidação, marcado principalmente pela elaboração e atualização de políticas públicas voltadas para a gestão descentralizada, desenvolvimento sustentável e prioridade quanto ao processo de organização e articulação entre todos os atores envolvidos na atividade. O Plano Nacional de Turismo, que engloba todas as características citadas anteriormente, em conjunto com a Lei Geral do Turismo, norteiam o novo ritmo do turismo nacional, que prima pela busca da sinergia entre os diversos atores associados direta ou indiretamente a cadeia produtiva do turismo. Neste contexto, Beni (2006, p.36), já alertava que o “território é um agente de transformação, não mero suporte dos recursos e atividades econômicas, pois existe interação entre as empresas e os demais atores, que se organizam para desenvolver a economia e a sociedade”. A perspectiva em longo prazo é de que o turismo seja reconhecido de fato, como uma atividade capaz de contribuir com o desenvolvimento econômico e social do país.

Em consonância com a postura adotada pelo Ministério do Turismo, o governo de Goiás elaborou o Plano Estadual de Turismo, estabelecendo as metas e diretrizes para o planejamento estratégico do turismo goiano, utilizando de métodos para identificar os diferentes estágios de desenvolvimento de cada destino, e posteriormente elencando os municípios turísticos prioritários. As estratégias de planejamento visam atender as peculiaridades dos vários destinos de Goiás, divididos em 9 (nove) regiões turísticas, sendo elas: Região Agro-Ecológica, Região do Vale do Araguaia, Região do Vale da Serra da Mesa, Região da Reserva da Biosfera Goyaz, Região dos Engenhos, Região das Águas, Região Nascentes do Oeste, Região do Ouro e Região dos Negócios.

A cidade de Abadiânia está localizada na Região do Ouro, composta ainda pelas cidades de Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Jaraguá, Cidade de Goiás e Cocalzinho, conforme demonstra o mapa a seguir:

(5)

Figura 01: Mapa turístico Região do Ouro. Fonte: Agência Goiana de Turismo.

1.1.1 Inventário Turístico

A elaboração de estratégias ou políticas que visem garantir o desenvolvimento do turismo, devem ser subsidiadas por informações consistentes e confiáveis, que acima de tudo permitam ao planejador realizar análises e ter segurança na tomada de decisões.

O turismo é um setor da economia que também sofre com a insuficiência de dados, especialmente pela pequena quantidade de estudos e pesquisas que tem continuidade, o que reduz as possibilidades de se realizar análises comparativas, e subsequentemente a projeção de cenários.

Um dos métodos mais utilizados para coleta de dados foi proposto pelo Ministério do Turismo, que criou o projeto Inventário da Oferta Turística, como forma de padronizar o processo e também disponibilizar as informações em um banco de dados online, o Invtur (Sistema de Inventariação da Oferta Turística).

De acordo com o Ministério do Turismo (2011), inventariar significa:

Levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as estruturas de apoio ao turismo, as instâncias de gestão e outros itens e condições gerais que viabilizam a atividade turística, como base de informações para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento. O intuito é dar conhecimento do que um município tem que seja passível de utilização para fins turísticos para

(6)

embasar as ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo a partir da adoção de uma metodologia-padrão para inventariar a oferta turística no país, de modo a disponibilizar aos planejadores, gestores e visitantes informações confiáveis e atuais.

Dentro do conceito trabalhado pelo ministério, a Agência Goiana de Turismo – Goiás Turismo, também realiza a coleta de dados, e faz o lançamento das informações em uma plataforma online própria, o SISTUR (Sistema de Informações Turísticas), que permite armazenar, gerenciar e fazer a difusão dos dados via internet. Além de facilitar a atualização dos dados, o SISTUR também oferece opções para a emissão de relatórios detalhados.

1.2 Turismo x Mídia

Apesar do longo tempo que “João de Deus” está fazendo atendimentos em Abadiânia, foi somente nos últimos anos que o grande fluxo de turistas passou a chamar mais a atenção da mídia. Revistas, jornais e noticiários renomados já fizeram matérias a respeito de “João de Deus”, fato que contribui para que pessoas de várias partes do globo se inteirem do assunto. Para Wainberg (2003, pag. 45),

O desenvolvimento de estudos de comunicação intercultural têm avançado à medida que se ampliam no mundo as redes conectivas que velozmente aproximam grupos humanos que até recentemente valiam-se da distância como manto protetor de suas singularidades.

A mídia não aborda apenas a questão do grande fluxo de turistas que visitam Abadiânia em busca de tratamentos de saúde ou paz espiritual, mas também os relatos de várias pessoas que afirmaram terem sido curadas pelo médium, fato que desperta ainda mais a curiosidade da mídia, sendo digna de registro, a visita que Ophra Winfrey fez a cidade em Março de 2012. Considerada uma das personalidades mais influentes do mundo, a apresentadora de TV Norte Americana foi até Abadiânia entrevistar o médium, pois ficou interessada em vir pessoalmente ao Brasil após receber em seu programa, no ano de 2010, pessoas que foram atendidas por “João de Deus”. Esta visita repercutiu nos principais meios de comunicação nacionais e internacionais.

Em busca de melhor compreensão a respeito da relação entre o turismo de Abadiânia e a mídia, foi realizado um levantamento com o intuito de identificar os

(7)

principais materiais disponibilizados na internet que retratam a temática “João de Deus”, já que esta ferramenta é atualmente uma das mais utilizadas para comunicação e pesquisa.

O quadro a seguir apresenta o resultado do levantamento:

Publicações Ano Edição Revista da Associação Médica Brasileira 2000 Revista Época 2007 484 Revista Galileu 2008 209 Gazeta de Joinville 2009 Jornal Folha de São Paulo 2010 Revista Veja 2012 Revista ISTOÉ 2012 2201

Reportagens Ano

TV americana ABC 2005 Ophra Winfrey Show 2010 CNN Investigates 'John of God' 2010 TV Bandeirantes (Programa da Márcia) 2010 Conexão Repórter SBT 2010 Rede TV! 2011 SBT Repórter 2011 Fantástico (TV Globo) 2012 Documentários Ano History Channel 2004 Discovery Channel 2007 Curas: Milagres e Mistérios de João de Deus 2008

Quadro 01: Publicações, reportagens e documentários com o tema “João de Deus”. Fonte: Os autores, 2012.

O resultado deste levantamento totaliza 18 produções nos últimos 12 anos, período em que o assunto ganhou mais destaque, sendo 7 publicações de jornais e revistas de grande circulação pelo Brasil, 8 reportagens sendo 3 produzidas por emissoras de outros países, e por fim 3 documentários com destaque para o “Curas: Milagres e Mistérios de João de Deus”, que ganhou três prêmios de prestígio no Festival Internacional de Mônaco em 2008. Mais da metade das produções listadas foram disponibilizadas entre 2010 e 2012. Vale ressaltar que todos os títulos relacionados no quadro estão disponíveis ou são mencionados na rede mundial de computadores, ou seja, são de fácil acesso para aqueles que buscam detalhes sobre o trabalho do médium.

As produções listadas abordam as multifaces que compõe o cenário em que o assunto está imerso, desde as suspeitas de fraude, relatos de milagres, religiosidade e

(8)

turismo. Outra opção oferecida pela internet é a possibilidade de interação entre os que já foram a Abadiânia e aqueles que pretendem ir, o que em resumo, oferece, mesmo que de forma superficial, uma oportunidade para se chegar a uma conclusão.

Ainda não há nenhuma estatística que aponte como o turista que visita Abadiânia ficou sabendo do destino, mas podemos apontar a globalização dos meios de comunicação de massa, o que inclui as mídias sociais, como um dos fatores responsáveis por tal propagação, até por que, a Casa Dom Inácio possui um site criado por voluntários, com o intuito de facilitar o acesso às informações, já que a internet é um dos principais meios de comunicação da atualidade. A respeito da comunicação de massa, Nielsen (2002, pag. 101) considera que “as pessoas dependem, em maior ou menor grau, de comunicação de massa, no que diz respeito a grande parte das informações e entretenimento que recebem”.

A combinação entre turismo e mídia favorece tanto o destino quanto o turista, pois o destino é amplamente divulgado, mesmo que implicitamente, como é o caso de Abadiânia, em que o foco é o “médium João de Deus”, e o turista é beneficiado pela disponibilização de várias informações e particularidades do destino a ser visitado. No entanto, o destino deve cuidar incansavelmente da sua imagem, já que algum fato que possa comprometer o fluxo de turistas pode ser rapidamente propagado para várias partes do mundo, e do lado do turista, a atenção deve ser redobrada quanto as informações veiculadas pelos inúmeros meios de comunicação disponíveis.

1.3 – Turismo de Saúde x Turismo Religioso

Outro ponto interessante a ser abordado, é acerca da segmentação de turismo identificada no município de Abadiânia. Em algumas publicações a respeito da cidade, ou até mesmo em conversas informais, há divergência quanto ao tipo de turismo praticado na localidade, sendo que as opiniões se dividem entre Turismo de Saúde e Turismo Religioso. A seguir serão mencionados alguns conceitos com a finalidade de esclarecer as peculiaridades de cada segmento.

Conforme conceito trabalhado pelo Manual de Segmentação do Ministério do Turismo (2010, p.15) a definição de Turismo de Saúde pode ser compreendida como a “constituição de atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para

(9)

fins médicos, terapêuticos e estéticos”. Já Oliveira (2005, p.92), define esse tipo de turismo como sendo “praticado por pessoas que necessitam realizar tratamentos de saúde e, por isso, procuram locais onde existam clínicas e serviços médicos especializados”. Com um conceito mais próximo ao trabalhado pelo Ministério do Turismo, Andrade (2008, p.76), entende o turismo de saúde como “o conjunto de atividades turísticas que as pessoas exercem na procura de meios de manutenção ou de aquisição de bom funcionamento e sanidade de seu físico e de seu psiquismo”. Esta última citação retrata uma das principais motivações de parte dos turistas que visitam Abadiânia, sendo importante salientar, que os tratamentos e procedimentos adotados pelo médium “João de Deus” são considerados alternativos, até por que são comuns os visitantes que já tentaram, em muitos casos sem sucesso, a cura através da medicina convencional, e se apoiam nos feitos do médium como última esperança.

Partindo agora para as definições de turismo religioso, temos, de acordo com o conceito descrito no Manual de Segmentação do Ministério do Turismo (2010, p.15), o termo Turismo Religioso englobado como um subtipo dentro do Turismo Cultural, e é definido como “atividade turística decorrente da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo”. Já Andrade (2008, p.77), com um conceito mais atual, considera como turismo religioso “o conjunto de atividades com utilização parcial ou total de equipamentos e a realização de visitas a receptivos que expressam sentimentos místicos ou suscitam a fé, a esperança e a caridade aos crentes ou pessoas vinculadas a religiões”.

A partir do conceito de Turismo Religioso, adotado pelo Ministério do Turismo, podemos abrir uma discussão com base na filosofia adotada pela Casa Dom Inácio de Loyola, que é a de não assumir formalmente vínculo com algum tipo de crença, ou seja, não se posiciona oficialmente dentro do quadro de religiões institucionalizadas, compostas, segundo definição descrita no Manual de Segmentação do Ministério do Turismo (2010, p.19), como sendo as de “origem oriental, afro-brasileiras, espíritas, protestantes, católica, compostas de doutrinas, hierarquias, estruturas, templos, rituais e sacerdócio”. Enfim, a terminologia Turismo Religioso, com base na linha de trabalho do ministério, não se aplicaria plenamente a segmentação de turistas que visitam Abadiânia. Surge então a hipótese de se pensar em outra segmentação, que como o

(10)

Turismo Religioso, é um subtipo do Turismo Cultural, denominada Turismo Místico Esotérico, definido pelo Manual de Segmentação do Ministério do Turismo (2010, p.20) como “atividades turísticas decorrentes da busca da espiritualidade e do autoconhecimento em práticas, crenças e rituais considerados alternativos”. Levando em conta a postura adotada pela Casa Dom Inácio, divulgada inclusive em algumas publicações, como a Revista Galileu (2008, ed.209), que prega abertura a todos os tipos de crenças, originando assim um ambiente acolhedor e de certa forma alternativo, a terminologia místico esotérico parece ser mais apropriada. No entanto, do ponto de vista do segundo autor, que faz uso de um conceito mais generalista, seria simplesmente turismo religioso, até por que, ao contrário da definição adotada pelo Ministério do Turismo, o misticismo estaria incluído na composição das práticas religiosas. Nesta última situação fica aberta a discussão acerca da segmentação correta a ser atribuída a este último perfil de visitante, que permeia entre a religião e o místico esotérico.

É fundamental para o destino, em âmbito público e privado, compreender o seu potencial e identificar o perfil do turista que visita a região, pois estes detalhes facilitam ou possibilitam o planejamento de políticas públicas e o fortalecimento da economia local. Acerca da identificação do tipo ou dos tipos de turismo, Beni (2006, p.163) afirma que “A segmentação traz enormes vantagens, como economia de escala para as empresas turísticas, aumento da concorrência no mercado, criação de políticas de preços, de propaganda especializada e promoção de maior número de pesquisas científicas”.

1.4 Abadiânia

A cidade de Abadiânia foi elevada a categoria de município em 1953, quando se desmembrou da cidade de Corumbá de Goiás, e está localizada a aproximadamente 90 km de Goiânia, e a 115 km de Brasília, o que lhe concede um posicionamento geográfico privilegiado. A população é de 15.757 habitantes, conforme o censo realizado pelo IBGE em 2010. O município pertence a chamada “Região do Ouro”, classificação adotada pela Agência Goiana de Turismo, que além de Abadiânia inclui Goiás, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás e Jaraguá. A localidade foi batizada com este título em virtude das extrações de ouro e outras riquezas naturais que ocorreram na região quando o Brasil era colônia. As atividades extrativistas foram praticadas por um longo período. Dentro da região, duas cidades são consideradas

(11)

destaques pela preservação da arquitetura colonial de casas, igrejas, prédios públicos e também pela manutenção das tradicionais festas populares como as Cavalhadas em Pirenópolis e a Procissão do Fogaréu na cidade de Goiás. Recentemente Abadiânia vem se destacando pela grande quantidade de turistas, principalmente estrangeiros, que tem visitado a cidade em busca de atendimento com o médium “João de Deus”, fato retratado pelos mais renomados veículos de comunicação do Brasil e também do mundo.

1.4.1 A Casa Dom Inácio de Loyola

Após percorrer vários estados e enfrentar algumas dificuldades impostas inclusive pela classe médica, “João de Deus” resolveu criar raízes na cidade de Abadiânia, chegando ao município por volta do ano de 1976. Como a maioria das cidades do interior goiano, o município de Abadiânia tinha na agricultura e pecuária sua principal fonte de geração de divisas.

O terreno para a construção da casa foi doado em 1993. As dimensões do local são de aproximadamente 12.000 m2, sendo a casa formada por um conjunto de pequenas construções pintadas em sua maioria na cor azul celeste e branco. A Casa de Dom Inácio tem área de descanso com vistas para um mirante, livraria, lanchonete, farmácia e sala de banho de cristal. Dentro da área da casa há uma cachoeira, porém as visitas exigem autorização prévia e homens e mulheres devem visitá-la separadamente.

O atendimento aos visitantes é feito de Quarta a Sexta das 8:00 ao 12:00 e das 14:00 as 17:00. Estima-se que “João de Deus” atenda cerca de 800 pessoas por dia, o que mensalmente pode chegar a quase 10.000 atendimentos. Outro dado importante, publicado na edição 209 da revista Galileu, é que os turistas estrangeiros respondem por metade dos visitantes que buscam uma consulta com o médium.

De 2 a 3 vezes ao ano, o médium viaja para realizar atendimentos no exterior, geralmente na Alemanha, Suíça e Áustria. Também são feitos atendimentos em outras duas casas no Brasil, uma no Estado do Espírito Santo e outro no Rio Grande do Sul. A agenda de atendimento do médium é divulgada no site oficial da Casa Dom Inácio.

Também ligada a Casa Dom Inácio, foi construída a Casa da Sopa, Localizada nas proximidades da sede da prefeitura de Abadiânia. No local são servidos diariamente

(12)

cerca de 1.000 pratos de sopa para a comunidade, além de desenvolvimento de projetos sociais.

1.4.2 Números de Abadiânia

Segundo as estatísticas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo em conjunto com a administração da Casa Dom Inácio, divulgados em 2011 no Jornal Nova Notícia de Anápolis- GO, Abadiânia recebe turistas de 22 países dos cinco continentes, sustentando o título de cidade que mais recebe turistas internacionais do estado de Goiás.

Também merece destaque, o considerável aumento da arrecadação de tributos estaduais nas atividades características do turismo. Conforme publicado no 3º Boletim de Dados do Turismo de Goiás (2011), Abadiânia obteve um crescimento acumulado de 502% entre os anos de 2003 e 2011. No quesito empregos formais na área do turismo, Abadiânia cresceu 723,3% entre 2004 e 2009 (Fonte: SEPLAN/SEPIN-GO), ainda no mesmo período, porém no setor de alimentos, bebidas, agências, alojamento e serviços, a cidade cresceu 115,3% (Fonte: TEM/RAIS).

As estatísticas referentes ao turismo de Abadiânia indicam um crescimento consistente, uma vez que foi identificado aumento na arrecadação de tributos, geração de empregos e estabelecimentos ligados a cadeia produtiva da atividade, caracterizando um exemplo positivo dos efeitos multiplicadores do turismo, que para Lage e Milone (2009, pag. 128), “é avaliado pela intensidade por meio do qual o dinheiro gasto pelos visitantes permanece na região de destinação para ser reciclado por meio da economia local”.

(13)

2. METODOLOGIA

Esta parte tem como objetivo descrever a metodologia da pesquisa, por meio da definição do tipo de pesquisa, instrumento de coleta bem como os procedimentos da coleta dos dados no campo de pesquisa.

2.1 Método de pesquisa

A metodologia de pesquisa turística é entendida segundo Denker (2007, p.31), como o “conjunto de métodos empíricos experimentais, seus procedimentos, técnicas e táticas para ter um conhecimento científico, técnico e prático dos fatos turísticos”.

O estudo em questão é composto por levantamentos secundários feitos por meio de consulta bibliográfica em livros, artigos, revistas científicas, periódicos, internet e outras fontes esclarecedoras, assim como pesquisa de campo, para confirmar as informações coletadas no levantamento secundário, com objeto relacionado ao tema proposto. A execução da pesquisa de campo e dos levantamentos secundários é de fundamental importância para a compreensão das multifaces que compõe os fatos turísticos, no qual várias disciplinas entram em contato para formar um conhecimento. Denker (2007, p.41), considera que “o turismo como objeto de estudo se constitui em um núcleo no qual as diferentes disciplinas se entrelaçam, permitindo que seja possível estabelecer um corpo de conhecimentos de natureza interdisciplinar, configurando, assim, um campo científico”.

2.1.1 Tipo de pesquisa

Denker (2007, p.148) entende metodologia de pesquisa como “a maneira concreta de realizar a busca do conhecimento ou o que fazemos para adquirir o conhecimento desejado de forma racional e eficiente”.

A metodologia utilizada na pesquisa seguiu as normas e orientações do processo de Inventariação da Oferta Turística da Agência Goiana de Turismo – Goiás Turismo, que consiste em levantar, identificar e registrar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos e as demais estruturas que servem de apoio ao turista. Para alcançar os objetivos propostos pelo processo de inventariação, foram realizadas pesquisas exploratórias das fontes secundárias, posteriormente complementadas pela pesquisa de

(14)

campo, que de fato fez um levantamento censitário dentro do escopo estabelecido pelo objeto de pesquisa.

Os dados levantados pelo inventário foram lançados em uma base de dados, gerida pelo estado, para posteriormente serem utilizados em ações de planejamento, gestão, promoção e incentivo à comercialização do turismo.

2.2 Objeto de pesquisa

O objeto de pesquisa compreende todos os empreendimentos e serviços do município de Abadiânia – GO, ligados direta ou indiretamente a cadeia produtiva do turismo, composta por três categorias, segundo atribuição da Agência Goiana de Turismo, as quais são: Atrativos turísticos, serviços e equipamentos turísticos e serviços e equipamentos de apoio ao turismo.

2.3 Instrumentos de coleta de dados

Os instrumentos utilizados para coleta dos dados em campo foram os formulários de pesquisa padrão, adotados pela Agência Goiana de Turismo, aplicados no processo de inventariação da oferta turística. Os formulários estão estruturados de forma a atender as categorias descritas no objeto de pesquisa. O quadro a seguir descreve a composição de cada categoria:

Atrativos Turísticos Serviços e Equipamentos

Turísticos Serviços e Equip. de Apoio ao Turismo

- Atrativos Naturais - Atrativos Culturais -Atividades Econômicas - Realizações Técnicas, Científicas e Artísticas - Eventos Programados - Hospedagem - Alimentação - Agenciamento - Transporte - Eventos - Lazer e Entretenimento - Outros Serviços e Equip. Turísticos

- Informações Básicas do Município - Meios de Acesso ao Município - Sistema de Comunicações - Sistema de Segurança - Sistema Médico-Hospitalar - Sistema Educacional

- Outros Serviços e Equip. de Apoio

Quadro 02: Estrutura dos formulários de pesquisa. Fonte: Agência Goiana de Turismo, 2012.

No total são 19 modelos diferentes de formulários desenvolvidos especificamente para propiciar o levantamento dos diversos tipos de atrativos, serviços e equipamentos que compõe a oferta turística.

(15)

2.4 Coleta de dados

A coleta dos dados, primários e secundários que compõe o artigo, ocorreu conforme cronograma a seguir:

Inventário da Oferta Turística – Abadiânia/GO – 2012

Mês Período Atividade

Março

05 a 09 - Organização do relatório referente ao inventário de 2009, junto a Goiás Turismo.

12 a 16 - Levantamento de pesquisas, publicações, reportagens e documentários a respeito do tema.

Abril

16 a 20 - Pesquisas exploratórias da oferta turística do município.

23 a 27 - Levantamento junto a Sec. de Turismo e Cultura do município

Maio

02 a 03 - Pesquisa de campo: Serviços e equipamentos turísticos. 08 - Pesquisa de campo: Atrativos turísticos.

10 - Pesquisa de campo: Serviços e equipamentos de apoio. 14 a 18 - Lançamento das informações no banco de dados do estado. Quadro 03: Cronograma de coleta dos dados.

Fonte: Os autores, 2012.

2.4.1 Limitações do método

Na fase de levantamentos secundários, a principal limitação ficou por conta da dificuldade em se encontrar dados, pois são raras as fontes de informações turísticas dos municípios goianos. Já no trabalho realizado em campo, a principal dificuldade foi a recusa, por parte de alguns proprietários, em fornecer informações para a pesquisa.

2.4.1 Apoio

Os procedimentos que envolveram a coleta de dados em campo contaram com apoio, suporte e orientação da Agência Goiana de Turismo, por meio do Instituto de Pesquisas Turísticas do Estado de Goiás – Iptur, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Abadiânia. O apoio técnico e logístico prestado pelo poder público foi fundamental para a realização dos trabalhos.

(16)

3. RESULTADOS

Conforme objetivo da pesquisa, que é verificar as principais mudanças ocorridas na infraestrutura turística do município de Abadiânia entre os anos de 2009 e 2012, focando nas categorias de Hospedagem, Alimentação, Agenciamento e Transporte, será apresentado, primeiramente de forma separada, a síntese dos resultados de cada inventário, para em seguida ser feita a análise comparativa dos dados.

3.1 Inventário da Oferta Turística de Abadiânia – 2009

O quadro a seguir apresenta a síntese do inventário turístico realizado em Abadiânia no ano de 2009. O Inventário foi realizado pela Agência Goiana de Turismo.

Inventário Turístico – 2009

Categorias Total

Atrativos 11

Hospedagem 23

Uhs (Unidades Habitacionais) 513

Leitos 861

Alimentação 9

Agenciamento 1

Transporte 7

Lazer e Entretenimento 2

Serviços e Equipamentos de apoio 18

Quadro 04: Quadro síntese do inventário turístico de Abadiânia - 2009. Fonte: Goiás Turismo, 2009.

(17)

3.1.2 Inventário da Oferta Turística de Abadiânia – 2012

Agora serão apresentados os resultados referentes ao inventário realizado no ano de 2012, utilizando a mesma metodologia adotada no inventário de 2009.

Inventário Turístico – 2012

Categorias Total

Atrativos 22

Hospedagem 38

Uhs (Unidades Habitacionais) 700

Leitos 1434

Alimentação 17

Agenciamento 2

Transporte 12

Lazer e Entretenimento 2 Serviços e Equipamentos de apoio 55

Quadro 05: Quadro síntese do inventário turístico de Abadiânia - 2012. Fonte: Os Autores, 2012.

(18)

3.2 Análise dos resultados

Neste tópico serão apresentados e analisados os dados estatísticos resultantes do comparativo entre os dados levantados nos anos de 2009 e 2012.

Meios de Hospedagem

Figura 02: Evolução dos meios de hospedagem. Fonte: Adaptação dos autores, 2012.

O número de meios de hospedagem obteve um aumento de 65% no período analisado, saindo de 23 para 38 empreendimentos. A quantidade de unidades habitacionais aumentou 36% e o número de leitos registrados indicou aumento de 67%, que permite a cidade acomodar quase 1500 pessoas.

23 513 861 38 700 1434 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600

Estabelecimentos Uhs Leitos

2009 2012 65% 36% 67%

Meios de Hospedagem

(19)

Meios de Alimentação

Figura 03: Evolução dos meios de alimentação. Fonte: Adaptação dos autores, 2012.

Os meios de alimentação aumentaram quase 90% nos últimos três anos, saindo de 9 para 17 empreendimentos. Uma característica interessante, principalmente dos empreendimentos instalados recentemente na região, é a disponibilização de cardápios em duas ou mais línguas, geralmente inglês e espanhol. Outro ponto marcante são os tipos de pratos servidos nas lanchonetes e restaurantes, localizados estrategicamente, próximos a casa Dom Inácio, que optam por disponibilizar refeições mais leves, a base de saladas, carnes grelhadas e sucos naturais.

9 17 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18

Alimentação

2009 2012 89%

(20)

Agenciamento

Figura 04: Evolução agenciamento. Fonte: Os autores, 2012.

Apesar de substancialmente não ter apresentado um grande crescimento, o setor de agenciamento seguiu o ritmo dos demais e também contribuiu para o aumento no número de empreendimentos ligados a cadeia produtiva do turismo. O Gráfico acima mostra que apenas mais uma agência passou a operar na cidade, totalizando duas em 2012.

Transporte

Os meios de transporte aumentaram 71% no período estudado, sendo que a metade inventariada em 2012 corresponde a táxis particulares. O táxi é muito utilizado por turistas que embarcam ou desembarcam em Brasília ou Goiânia. O restante dos meios de transporte é composto basicamente por transportadoras turísticas.

1 2 0 0,5 1 1,5 2 2,5

Agenciamento

2009 2012 100%

(21)

Figura 05: Evolução dos meios de transporte. Fonte: Os autores, 2012.

Serviços e Equipamentos de Apoio

Figura 06: Serviços e Equip. de apoio. Fonte: Os autores, 2012.

Apesar de não ser o foco da análise, merece ser destacado o grande aumento no número de serviços e equipamentos de apoio ao turista, que passou de um total de 18 em 2009 para 55 em 2012, representando um crescimento de 206%.

7 12 0 2 4 6 8 10 12 14

Transporte

2009 2012 71% 18 55 0 10 20 30 40 50 60

Serviços e Equipamentos de Apoio

2009 2012

(22)

Atrativos turísticos

Figura 07: Atrativos turísticos. Fonte: Os autores, 2012.

A quantidade de atrativos turísticos (naturais e culturais) levantados obteve um aumento de 100%. Do total de 22 atrativos listados em 2012, quase a metade refere-se a atrativos culturais. 11 22 0 5 10 15 20 25

Atrativos

2009 2012 100%

(23)

3.2.1Outras análises

A partir dos resultados gerados pelo inventário realizado no ano de 2012, foram feitas outras estatísticas que podem ajudar na compreensão da realidade da oferta turística da cidade de Abadiânia.

Localização dos Meios de Hospedagem (2012)

Figura 08: Localização dos meios de hospedagem. Fonte: Os autores, 2012.

O gráfico demonstra que 89% dos meios de hospedagem inventariados em Abadiânia, estão localizados estrategicamente no Bairro Lindo Horizonte, o mesmo onde fica a Casa Dom Inácio. Essa concentração demonstra a grande importância que tem “João de Deus” para a economia local, sobretudo para o turismo.

4 34 0 5 10 15 20 25 30 35 40

Localização dos Meios de Hospedagem

Outros Bairros Lindo Horizonte

(24)

Meios de Hospedagem Regulares (2012)

Figura 09: Meios de hospedagem regulares. Fonte: Os autores, 2012.

Apenas 29% dos meios de hospedagem de Abadiânia estão regulares junto ao CADASTUR, que é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, sendo obrigatório para os meios de hospedagem. Esse dado aponta um alto índice de informalidade, revelando ainda a falta ou ineficiência da fiscalização.

38 11 0 5 10 15 20 25 30 35 40

Meios de Hospedagem Regulares

Total Meios de Hospedagem Meios de Hosp. Regulares 29%

(25)

Quantidade de Unidades Habitacionais Adaptadas (2012)

Figura 10: Quantidade de Uhs adaptadas. Fonte: Os autores, 2012.

O inventário realizado em 2012 contabilizou um total de 700 unidades habitacionais, sendo que apenas 42 são adaptadas para portadores de necessidades especiais, representando 6% do total levantado. Apesar de o percentual ser baixo em relação ao número total, ele está acima da média nacional, que conforme divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo no ano de 2011, apenas 1,3% das 250.284 unidades habitacionais no Brasil são adaptadas para pessoas com necessidades especiais. Além do exposto, o índice municipal cumpre com o estabelecido pela lei que obriga os hotéis e pousadas do país a ter no mínimo 5% dos apartamentos adaptados para pessoas com deficiência.

4. Discussão

Os resultados demonstram que os serviços e equipamentos turísticos de Abadiânia se desenvolveram no período analisado, com destaque para os meios de alimentação e transporte, que apresentaram os maiores índices de crescimento. Esse aumento no número de empreendimentos contribui para a geração de emprego e renda para os munícipes, exigindo também qualificação da mão de obra, já que uma parcela considerável dos turistas que visitam a cidade é formada basicamente por estrangeiros, exigindo, pelo menos, domínio básico de outros idiomas.

Os bons resultados dos serviços e equipamentos turísticos refletiram também no aumento da oferta dos serviços e equipamentos de apoio ao turismo, que apresentaram

700 42 0 100 200 300 400 500 600 700 800

Quantidade de UHs Adaptadas

Total de Uhs

Total Uhs Adaptadas

(26)

uma alta de 206% em relação a 2009, alavancada principalmente pelo aumento no número de postos de abastecimento, farmácias e serviços bancários.

A infraestrutura turística do município se desenvolveu nas proximidades da Casa Dom Inácio de Loyola, mais precisamente no bairro Lindo Horizonte. No bairro, estão concentrados principalmente, os meios de hospedagem, quase 90%, as agências de turismo e as principais lojas de artesanatos, vestuário e souvenirs. Na outra parte da cidade, onde está localizada a sede da prefeitura e também a casa da sopa, situam-se os principais serviços e equipamentos de apoio. Apesar do desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, e dos bons resultados da arrecadação de tributos estaduais entre 2003 e 2011, referentes às atividades ligadas ao setor, o índice de estabelecimentos informais parece ser uma dificuldade a ser contornada, especialmente se tratando dos meios de hospedagem, onde 71% não possuem o cadastro obrigatório junto ao Ministério do Turismo, conforme levantamento feito pela pesquisa.

Ainda falando acerca dos meios de hospedagem, foi constatado que o município possui 42 unidades habitacionais adaptadas para pessoas com necessidades especiais. Conforme já citado na análise, a quantidade, a nível municipal está dentro do estipulado por lei, porém, considerando que um dos segmentos identificados na região é o turismo de saúde, onde pessoas com os mais diversos tipos de limitações frequentam a cidade em busca de tratamento com “João de Deus”, a quantidade parece ser insuficiente para atender a demanda composta, principalmente, por deficientes físicos e idosos. Inclusive, a avenida que dá acesso a Casa Dom Inácio de Loyola, uma das principais da cidade, não possui nenhum tipo de adaptação, oferecendo uma série de obstáculos para idosos e cadeirantes. Neste último caso, cabe ao setor público realizar modificações para cumprir com os requisitos de acessibilidade, beneficiando os turistas e moradores da região.

Mesmo que os holofotes estejam voltados para “João de Deus”, Abadiânia não se resume às curas e milagres do médium, pois além das questões ligadas a religião e saúde, a cidade possui outros atrativos como as festas e celebrações locais, artesanatos feitos principalmente em pedra e também atividades realizadas no Lago Corumbá IV, que possui 173 Km2 onde os turistas podem pescar, fazer passeios de lancha e de Jet Sky e realizar mergulho profissional em busca de edificações que estão no fundo do lago, ou seja, Abadiânia possui atrativos culturais e naturais que também podem ser apreciados pelo turista.

(27)

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por meio dos resultados foi possível cumprir com objetivo principal da pesquisa, que era verificar a respeito do desenvolvimento da infraestrutura turística de Abadiânia, e também descrever algumas peculiaridades do município. Como já abordado no tópico anterior, a cadeia produtiva do turismo apresentou crescimento em todas as variáveis pesquisadas.

Outro ponto extremamente positivo é o fato das informações terem sido armazenadas no sistema de informações turísticas do Estado, e poderem futuramente ser comparadas a outros inventários que vierem a ser realizados posteriormente na região. Além do mais, os dados podem servir para nortear pesquisas, planejamentos e políticas públicas, até por que foi utilizada a metodologia validada pela esfera pública municipal e estadual, dando continuidade aos parâmetros utilizados em 2009.

A pesquisa abordou não só as temáticas atreladas ao médium “João de Deus”, mas também os outros potenciais turísticos do município, calcados nos atrativos culturais e naturais, que ainda precisam ser lapidados. Essa lapidação depende de um trabalho conjunto entre a comunidade e o setor público, e provavelmente seria uma alternativa interessante, uma vez que não se pode prever até quando “João de Deus” vai continuar com suas atividades na região. Essa incerteza parece ser uma grande ameaça para o turismo de Abadiânia.

Além de contribuir com o campo de pesquisa, este artigo tem a missão de servir de fonte de informação a respeito de Abadiânia, em especial para os leitores que ainda não conhecem o município, com informações e abordagens atuais que envolvem a cidade.

(28)

REFERÊNCIAS

AGÊNCIA GOIANA DE TURISMO – GOIÁS TURISMO. Plano Estadual de Turismo, Goiânia, 2008.

ALMEIDA, A.M. de; ALMEIDA, T.M. de; GOLLNER, A.M. Cirurgia espiritual: uma investigação. Revista da Associação Médica Brasileira. vol. 46, n° 3. São Paulo, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000300002> Acessado em: 12 mar. 2012.

ANDRADE, José Vicente de. Turismo: Fundamentos e dimensões. São Paulo: Editora Ática, 2008.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 11ª Ed. São Paulo: Ed. SENAC, 2006.

BENI, Mário Carlos. Política e planejamento de turismo no Brasil. São Paulo: Ed. Aleph, 2006.

BOLETIM DADOS DO TURISMO DE GOIÁS. Arrecadação. 3ª Ed. Goiânia: Agência Goiana de Turismo – Goiás Turismo, 2011.

CADASTUR. Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. <http://cadastur.turismo.gov.br/cadastur/PesquisarEmpresas.mtur> Acessado em: 14 mar. 2012.

DENKER, Ada de Freitas Maneti. Pesquisa em Turismo: planejamento, métodos e técnicas. 9 Ed. São Paulo: Editora: Futura, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

<http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1> Acessado em: 16 abr. 2012.

IMB – Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. < http://www.seplan.go.gov.br/sepin/> Acessado em: 16 abr. 2012.

IS 'JOHN OF GOD' A HEALER OR A CHARLATAN? ABC News, 10 fev. 2005. Disponível em: http://abcnews.go.com/Health/Primetime/story?id=482292&page=1#.T-HEbRdYtVo> Acessado em: 12 mar. 2012.

LAGE, Beatriz Helena Gelas; MILONE, Paulo César. Economia do turismo. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2009.

MARQUES, Luciana. João de Deus: por que ele atrai Oprah e o mundo inteiro. Veja

online, 01 abr. 2012. Disponível

em:<http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/joao-de-deus-por-que-ele-atrai-oprah-e-pessoas-do-mundo-inteiro#> Acessado em: 01 abr. 2012.

(29)

MINISTÉRIO DO TURISMO. Projeto Inventário da Oferta Turística. Brasília: Ministério do Turismo, 2011.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo cultural: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. 3. ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 96 p.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo de Saúde: orientações básicas. / Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação-Geral de Segmentação. – Brasília: Ministério do Turismo, 2010. 59 p.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo e acessibilidade: manual de orientações / Ministério do Turismo, Coordenação-Geral de Segmentação. 2 ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2006. 294 p.

NIELSEN, Christian. Turismo e mídia: o papel da comunicação na atividade turística. São Paulo: Editora Contexto, 2002.

NOGUEIRA, Pablo. O Homem de Abadiânia. Revista Galileu. Ed. 209, dez. 2008. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG85321-7943-209,00-O+HOMEM+DE+ABADIANIA.html>. Acessado em: 13 mar. 2012.

OLIVEIRA, A. Turismo e desenvolvimento: planejamento e organização. São Paulo: Atlas, 2005.

PORTAL CASA DOM INÁCIO DE LOYOLA. < http://www.joaodedeus.com.br/> PRADO, Windson. Frente a frente com o fenômeno de Abadiânia. Gazeta de Joinville, fev. 2009. Disponível em: <http://gazetadejoinville.blogspot.com.br/2009/02/frente-frente-com-o-fenomeno-de.html>. Acessado em: 15 mar. 2012.

SASSINE, Vinicius. Médium Max. Folha de São Paulo, São Paulo, 21 mar. 2010. Disponível em:< http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2103201009.htm> Acessado em: 15 mar. 2012.

SILVA, Edmar. Abadiânia cresce na área do turismo. Jornal a Nova Notícia, Anápolis, 30 nov. 2011. Coluna turismo/esporte, p. 06.

WAINBERG, Jacques A. Turismo e comunicação: a indústria da diferença. São Paulo: Editora Contexto, 2003.

ZORZANELLI, Marcelo. O curandeiro globalizado. Revista Época, 25 ago. 2007, Ed. 484. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78763-6014-484,00.html>. Acessado em: 12 mar. 2012.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

A significância dos efeitos genéticos aditivos e dos efeitos da interação, envolvendo os qua- tro testes de progênies foi avaliada pela análise de LTR, que foi significativa para

Neste estudo, o autor mostra como equacionar situações–problema, do tipo: “Descubra dois números cuja a soma é 20 e cuja a diferença é 5”, propondo primeiro que o