• Nenhum resultado encontrado

BOLETIM INFORMATIVO RADIODIFUSÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOLETIM INFORMATIVO RADIODIFUSÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SHIS QI 21 Conjunto 07 Casa 17 Lago Sul CEP: 71.655-270 Brasília – DF Telefone: (61) 3703.5558 21.03.2014 – NÚMERO 26

BOLETIM INFORMATIVO

RADIODIFUSÃO

Matérias de especial interesse • Solicitações de migração do AM para FM começam a ser recebidas na segunda • Requerimento para migração é bastante simples • TFF e CFRP

devem ser pagas até o dia 31 • Aerp realiza

seminário sobre Eleições 2014 dia 27

Nesta segunda-feira, dia 24, começam a ocorrer as sessões públicas de recebimento das

solicitações de migração do AM para FM.

E é muito importante que os

interessados não percam a ocasião, pois as solicitações que não forem apresentadas durante as sessões públicas só serão objeto de análise após a conclusão dos estudos de viabilidade técnica de todas as que o foram.

Vale ainda destacar que em cada unidade da federação haverá uma única e específica sessão pública, oportunidade em que todos os interessados do estado devem apresentar suas solicitações.

Assim, no dia 24, as sessões públicas ocorrerão nas capitais Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), sempre no horário das 9h às 12h e das 13h às 18h, nas respectivas delegacias regionais do Ministério das Comunicações.

Na ocasião, as entidades interessadas na adaptação da outorga do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias para o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada devem, tão somente, apresentar requerimento nos termos da Portaria nº 127, desacompanhado de qualquer outro documento (os clientes de Moura e Ribeiro Advogados Associados já receberam o pertinente requerimento devidamente preenchido, assim como instruções detalhadas sobre o

procedimento).

Solicitações de migração do AM para FM

começam a ser recebidas na segunda

Em São Paulo, por exemplo, a expectativa é que praticamente a totalidade das emissoras que atualmente opera em ondas médias opte pela migração e a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo – Aesp irá realizar evento para esclarecer as dúvidas de seus associados no próprio dia 24.

Na quarta, dia 26, será a vez das sessões públicas acontecerem em Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Vitória (ES), todas nas unidades operacionais da Anatel em cada um dos estados e no mesmo horário – das 9h às 12h e das 13h às 18h.

A Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná – Aerp, em parceria com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná – Sert/PR, está oferecendo a suas associadas a possibilidade de fazer o protocolo dos requerimentos no dia específico.

Fechando a semana, o cronograma divulgado pelo Ministério das

Comunicações prevê a realização de sessões públicas no Ceará, Mato Grosso, Pernambuco e Rio Grande do Sul no dia 28 de março, sendo que em Cuiabá será realizada na delegacia regional do Ministério das

Comunicações existente na cidade e nas demais capitais nas respectivas unidades da Anatel.

Os especialistas de Moura e Ribeiro Advogados Associados estarão de plantão à disposição dos clientes do escritório para quaisquer

(2)

O requerimento que deve ser apresentado pelos interessados em migrar do AM para o FM nas sessões públicas é bastante simples, conforme modelo abaixo:

Excelentíssimo Sr. Ministro de Estado das Comunicações,

A <razão social da entidade>, CNPJ nº<CNPJ>, com endereço na <endereço>na localidade de <distrito, município, Estado, CEP> vem, por seu representante legal, solicitar a Vossa Excelência a adaptação de sua outorga para execução do Serviço de Radiodifusão Sonora em Ondas Médias para execução do Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada, conforme segue:

Serviço de Radiodifusão Sonora Localidade/UF:

ONDAS MÉDIAS FREQUÊNCIA MODULADA Frequência atual: Frequência pretendida: Nestes termos, pede deferimento.

<local/UF e data>

_________________________________________________ <nome do representante legal da entidade>

CPF nº<número do CPF>

Requerimento para migração é bastante simples

Já a CFRP corresponde a 5% do valor da TFI e, assim como a TFF, é arrecadada pela Agência Nacional de Telecomunicações, em cujo site na internet podem ser emitidos os respectivos boletos para pagamento – os clientes de Moura e Ribeiro Advogados Associados já receberam os seus eletronicamente.

As emissoras de televisão ainda devem recolher, também até o dia 31 vindouro, a Contribuição para o

Desenvolvimento da Indústria

Cinematográfica Nacional -

CONDECINE - no valor de 12% do fixado para a TFI.

Para obter o boleto referente a CONDECINE, os interessados devem recorrer ao site da Ancine.

O não recolhimento de quaisquer destas taxas e contribuições no prazo legal estabelecido implicará na sua cobrança acrescida de multa e juros, além de outras sanções, na forma da lei.

“O não recolhimento de

quaisquer destas taxas e contribuições no prazo legal estabelecido implicará na sua cobrança acrescida de multa e juros, além de outras sanções, na forma da lei.

TFF e CFRP devem ser pagas até o próximo dia 31

Toda concessionária, permissionária ou autorizada de serviços de

telecomunicações e de uso de radiofrequência deve recolher, até o último dia 31, a Taxa de Fiscalização de Funcionamento – TFF, que é uma das taxas que integram o Fistel e é devida anualmente.

Também no dia 31 vence o prazo para pagamento da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública – CFRP, instituída pela Lei nº 11.652 com o objetivo de propiciar meios para a melhoria dos serviços de radiodifusão pública e para a ampliação de sua penetração mediante a utilização de serviços de telecomunicações.

A TFF, que historicamente

correspondia a 50% do valor da Taxa de Fiscalização de Instalação – TFI, atualmente corresponde a 33% do montante fixado para a TFI, que é devida apenas no momento da emissão do certificado de licença para o funcionamento das estações.

(3)

Ministério das Comunicações determina o

prosseguimento de diversas concorrências de TV

Em despachos publicados nesta semana, o ministro Paulo Bernardo determinou o prosseguimento de diversas concorrências que têm por objeto a outorga do serviço de radiodifusão de sons e imagens, assim como revogou despacho anterior, de outubro de 2013, que havia revogado outros procedimentos licitatórios.

Com as deliberações, os certames devem retomar o andamento a partir da fase em que foram interrompidos.

“O ministro Paulo Bernardo determinou o prosseguimento de diversas concorrências que têm por objeto a outorga do serviço de radiodifusão de sons e

imagens.

Ao todo, são 25 as concorrências que irão prosseguir em seu curso,

algumas ainda do ano de 1997, inclusive para as capitais Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC), bem como cidades importantes tais como Arapiraca (AL), Presidente Figueiredo (AM), São Mateus (ES), Araguari (MG), Umuarama (PR), São Borja (RS), além de Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Jundiaí e Pindamonhangaba (SP).

CCJC aprovou 14 renovações de outorga de

emissoras de rádio neste ano

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou 14

renovações de outorga de emissoras de rádio neste mês de março, quando os parlamentares retornaram à Casa após o recesso de final de ano. Além das renovações (12 de

emissoras em frequência modulada e as demais em ondas médias), foram aprovadas 7 novas outorgas em frequência modulada e 28 autorizações para o serviço de radiodifusão comunitária, merecendo destaque as concedidas às

Associação Comunitária de Rádio Nova Sião e Associação Comunitária e Escola de Rádio Progresso, que irão operar na cidade do Rio de Janeiro.

A CCJC ainda aprovou a redação final de 43 projetos de decreto legislativo que versam sobre radiodifusão, sendo 22 de rádios comunitárias, 13 de renovações (sendo 11 de FM e 2 de OM) e 8 de novas outorgas, dais quais 7 de emissoras em frequência modulada, nas localidades de Conceição do Castelo (ES),Entre-Ijuís (RS), Fazenda Nova (GO), Ipaba (MG), Matupá (MT), Penha (SC) e Serra Talhada (PE).

Completando o quadro, foi aprovado ainda o ato que outorga concessão à Digital Radiodifusão Ltda. para explorar serviço de radiodifusão de sons e imagens no Município de Alegrete, no Rio Grande do Sul.

TV digital pode ser contemplada com novos canais

O Ministério das Comunicações, em parceria com diversas outras instituições, como o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão – Set, vem realizando testes no Distrito Federal para verificar se as faixas de frequência atualmente ocupadas pelos canais de 7 a 13 da televisão analógica – a chamada faixa de VHF alto – podem ser destinados à televisão digital após o switch off da televisão analógica, previsto para ocorrer de 2015 a 2018.

Para o diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Octavio Pieranti, “o VHF alto vem como uma possibilidade de

incremento no número de canais. Ela é considerada, em tese, uma faixa de boa propagação com uma potência menor, o que significa uma economia de custos. Ou seja, o sinal tende a chegar longe com uma boa qualidade”.

(4)

A audiência pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) para debater as recentes alterações promovidas pela Lei nº 12.853 na gestão coletiva dos direitos autorais reuniu 24 expositores no último dia 17. Dentre os vários que fizerem uso da palavra, dentre políticos, artistas e

advogados, destaque para a

superintendente executiva do Ecad, Glória Braga, que explanou sobre a

cadeia produtiva da música,

abrangendo desde autores até os músicos executantes, assim como sobre os processos de arrecadação e de distribuição, que são feitos há anos sem qualquer interferência ou apoio do Poder Executivo.

A representante do Ecad ainda chamou a atenção para o fato que, apenas em

Audiência pública sobre direitos autorais contou

com 24 expositores no STF

“Destacou a

necessidade de maior atuação do Estado na área, pois a cobrança de direitos autorais é fortemente sentida pela coletividade, ‘quase como um imposto’.” O seminário será transmitido via plataforma de videoconferência e a interação com os participantes ocorrerá via chat, começando às 16h.

2013, foram repassados às

associações R$ 804 milhões, contemplando mais de 120 mil compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores de fonogramas brasileiros e estrangeiros.

Por outro lado, o diretor de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura, Marcos Alves de Souza, abordou aquelas que, na sua visão, são as principais alterações introduzidas pela Lei nº 12.853 na legislação autoral, incluindo a questão das taxas de administração proporcionais aos custos de se arrecadar e distribuir, bem como destacou a necessidade de maior atuação do Estado na área, pois a cobrança de direitos autorais é fortemente sentida pela coletividade, “quase como um imposto”.

Aerp realiza seminário sobre Eleições 2014 dia 27

Com a proximidade do período eleitoral, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Estado do Paraná – Aerp realiza na próxima quinta-feira, dia 27, seminário sobre Eleições 2014, que será ministrado pelo advogado e especialista em Direito Eleitoral, Rodolfo Machado Moura, sócio do Moura e Ribeiro Advogados Associados.

O seminário será transmitido via plataforma de videoconferência e a interação com os participantes ocorrerá via chat, começando às 16h.

O objetivo do evento é informar, orientar e esclarecer dúvidas sobre as regras e peculiaridades das Eleições 2014, assim como as novidades da legislação e jurisprudência eleitoral para o rádio e a televisão.

O evento será dividido em 6 tópicos principais, a saber:

1 - Calendário eleitoral; 2 - Pesquisas;

3 - Programação normal das emissoras de rádio e televisão; 4 - Debates;

5 - Horário gratuito; e 6 - Direito de resposta.

É muito importante o conhecimento do assunto, pois as multas à que estão sujeitas as emissoras variam de R$ 21.282,00 a R$ 106.410,00, podendo ser duplicada em caso de reincidência.

(5)

Moura e Ribeiro Advogados Associados, sediado em Brasília – DF, tem sua área de

Radiodifusão coordenada pelo sócio Rodolfo Machado Moura, que durante 13 anos prestou

serviços à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

– ABERT, possuindo

larga experiência não só na área jurídica, mas também na legislativa e regulatória.

Em comemoração ao seu 10º aniversário, Moura e Ribeiro Advogados Associados

lançou Boletim Informativo temático da Radiodifusão, já em sua 26ª edição, destacando os

principais fatos ocorridos na semana, seja no âmbito do Poder Legislativo, Executivo ou

Judiciário.

Vários são os serviços que habitualmente prestamos às emissoras de radiodifusão,

dos quais destacamos:

Assessoria e consultoria jurídica permanente pertinente aos serviços de

radiodifusão, incluindo seus aspectos regulatório, técnico, cível, penal, eleitoral,

fiscal, tributário e trabalhista, incluindo:

o Levantamento da situação jurídica e técnica das emissoras junto ao

Ministério das Comunicações, para confronto com a situação real,

incluindo questões técnicas e societárias;

o Verificação e classificação dos procedimentos em trâmite perante os

órgãos públicos sediados em Brasília;

Assessoria e consultoria jurídica de procedimentos de interesse da emissora,

junto aos Poderes Executivo e Legislativo;

Elaboração e disponibilização de modelos de ofícios e declarações;

Assessoria na elaboração de defesas administrativas;

Protocolo e acompanhamento de processos junto aos órgãos públicos em

Brasília;

Envio de atos do D.O.U.;

Envio de análise de inovações normativas, estudos e pareceres relativos aos

serviços de radiodifusão;

Encaminhamento de informativo legislativo e jurídico;

Informe sobre os prazos de renovação de outorga e assessoria em sua

formalização e trâmite perante o Ministério das Comunicações, Presidência da

República e Congresso Nacional.

Dentre diversos outros que podem ser ajustados às necessidades específicas das

emissoras, pois o nosso propósito é oferecer os serviços adequados aos anseios dos

radiodifusores, com a qualidade almejada.

Para maiores informações ou para conhecer outros serviços prestados pelo Moura e

Ribeiro Advogados Associados, entre em contato pelo telefone (61) 3703.5558 ou pelo

e-mail rodolfommoura@ge-mail.com.

Referências

Documentos relacionados

2º ENCONTRO PATRIMÓNIO HOSPITALAR DE LISBOA: PROPOSTAS DE SALVAGUARDA PARA A COLINA DE SANTANA Cristina Soares CAVACO |

do projecto de investigação ArcHC_3D (Contributos para o Projecto de Conservação, Restauro e Reabilitação, de uma metodologia documental baseada na fotogrametria digital e

de Seattle, que desenvolveu o QDOS, rebatizado posteriormente para 86-DOS (rodava no 8086), adquirida por Bill Gates por apenas 50 mil dólares e renomeada para MS-DOS.  IBM

Introdução 1.1 Sistema Computacional 1.2 A importância do SOs 1.3 Definição do SO 1.4 A interação com o SO 1.5 A evolução do SOs... Introdução 1.1 Sistema Computacional 1.2

Mais recentemente, novos sistemas operacionais surgiram baseados nos sistemas Unix-like de código fonte aberto. É o caso do iOS

Este encadeamento dos seres para investigação é refletido de modo mais claro no recorrente debate medieval sobre a classificação das ciências, em que as mais gerais e

O ponto de partida do livro é uma tese da ontologia aristotélica : a recusa das formas platôni- cas separadas. Aristóteles, no entanto, admite um certo lugar para as formas

De acordo com o ponto 2 do Artigo 5.º dos Termos de Referência do presente Concurso apenas o coordenador da equipa projectista tem obrigatoriamente que estar