• Nenhum resultado encontrado

Orientações ao Candidato-Aluno para Preenchimento de Vagas Restantes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Orientações ao Candidato-Aluno para Preenchimento de Vagas Restantes"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

FIEB – Fundação Instituto de Educação de Barueri

Mantenedora das Escolas

EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas

EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade

ITB – Instituto Técnico de Barueri Brasílio Flores de Azevedo

ITB – Instituto Técnico de Barueri Professor Munir José

ITB – Instituto Técnico de Barueri Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello

ITB – Instituto Técnico de Barueri Professor Hercules Alves de Oliveira

ITB – Instituto Técnico de Barueri Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi

ITB – Instituto Técnico de Barueri Professor Antonio Arantes Filho

SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS 2013

Escola Técnica

Orientações ao Candidato-Aluno para

Preenchimento de Vagas Restantes

Av. Andrômeda, 500 – Alphaville CEP 06473-000 – Barueri – SP

(2)

PALAVRA DO PREFEITO

Prezado (a) Candidato (a),

A missão da FIEB – Fundação Instituto de Educação de Barueri – como instituição de ensino, em conjunto com as escolas mantidas por ela, é atuar efetivamente para o desenvolvimento geral e integral do educando e da sociedade, por meio da transmissão de conhecimentos, comunhão do saber, comprometida com a qualidade e valores éticos.

Boa sorte! RUBENS FURLAN

(3)

PALAVRA DA SUPERINTENDÊNCIA

Prezado (a) Candidato (a),

Bem-vindo à Reserva de Vagas para EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO 2013. A FIEB - Fundação Instituto de Educação de Barueri instituição reconhecida pelo padrão de qualidade de educação e ensino à frente da administração das unidades escolares: EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas (Alphaville), EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade (Jardim Maria Cristina), ITB – Instituto Técnico de Barueri Brasílio Flores de Azevedo (Jardim Belval), ITB – Instituto Técnico de Barueri Professor Munir José (Jardim Paulista), ITB – Instituto Técnico de Barueri Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello (Engenho Novo), ITB – Instituto Técnico de Barueri Professor Hercules Alves de Oliveira (Jardim Mutinga), ITB – Instituto Técnico de Barueri Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi (Parque Imperial) e ITB – Instituto Técnico de Barueri Professor Antonio Arantes Filho (Parque Viana), tem demonstrado excelente desempenho profissional no campo do Ensino Técnico.

Todos, durante nossas vidas, iremos realizar muitas escolhas. Escolhemos comidas, roupas, músicas, passatempos, formas de gastar ou poupar nosso dinheiro e por aí afora. Cada vez que temos que escolher, estamos colocando em prática as nossas opções de vida. E como você já deve ter percebido cada um de nós escolhe as coisas da vida de um modo diferente.

A opção por qual carreira profissional seguir é mais uma dessas tantas escolhas que fazemos durante nossas vidas. Fique sabendo que não há uma escolha certa ou errada a ser feita, o que existe é uma escolha mais adequada para cada pessoa.

Neste manual você irá encontrar orientações que permitirão ajudar na escolha mais adequada para você. Cada unidade escolar mantida pela FIEB conta com laboratórios atualizados e equipados para acompanhar os avanços tecnológicos de nossa sociedade e pessoal capacitado, entusiasmado e motivado para promover o Ensino Técnico com eficiência e eficácia.

Contamos, desde já, com você em nosso corpo discente.

Boa escolha!

Profª. NEIDE LUCIA MINICHELI JOSÉ Superintendente

(4)

SUMÁRIO

Endereço, Localização e Cursos das Escolas Técnicas 4

Calendário 5

Preenchimento de Vagas 6

Indicar a Ordem de Preferência dos Cursos Técnicos 6

Apresentação dos Cursos Técnicos e Vagas 8

Matrícula 10

Outras Informações 12

Modelo de Procuração para Matrícula 12

ENDEREÇO, LOCALIZAÇÃO E CURSOS DAS ESCOLAS TÉCNICAS

ITB – Instituto Técnico de Barueri “Brasílio Flores de Azevedo”

Rua Grupo Bandeirante, 138, Jardim Belval CEP 06420-150 - http://goo.gl/lNTlq

ITB – Instituto Técnico de Barueri “Professor Munir José”

Estrada Velha de Itapevi, 2.679, Jardim Paulista CEP 06444-000 - http://goo.gl/bGQze

ITB – Instituto Técnico de Barueri

“Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello”

Rua ITB do Engenho Novo, 238, Engenho Novo CEP 06415-080 - http://goo.gl/JzBmj

ITB – Instituto Técnico de Barueri “Professor Hercules Alves de Oliveira”

Rua Abelardo Luz, 86, Jardim Mutinga CEP 06463-260 - http://goo.gl/3DHj7

ITB – Instituto Técnico de Barueri

“Professor Moacyr Domingos Sávio Veronezi”

Rua Tomé de Souza, nº 259, Parque Imperial CEP 06462-040 - http://goo.gl/LBR3P

ITB – Instituto Técnico de Barueri “Professor Antonio Arantes Filho”

Estrada das Pitas, 799, Parque Viana CEP 06449-300 - http://goo.gl/oDCjd

As informações fornecidas pela Google Inc. destinam-se apenas para fins ilustrativos e de planejamento. Consulte em http://goo.gl/7S3By para saber mais sobre os termos de serviço para o Google Maps.

(5)

CALENDÁRIO

Data Evento Local

17/09/2012 Manual do candidato-aluno (disponível na Internet). Apresentação dos cursos (disponível na Internet).

Site www.fieb.edu.br/reservavagas/2013 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade”

17/09/2012 Envio do CD com o Manual do candidato-aluno e a

apresentação dos cursos. Secretaria de Educação Escolas Municipais de Ensino Fundamental, EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade”

20/09/2012 Divulgação da lista com candidatos-alunos

classificados (disponível na Internet). ITBs (Jardim Belval, Jardim Paulista, Engenho Novo, Jardim Mutinga, Parque Viana e Parque Imperial) Secretaria de Educação

Site www.fieb.edu.br/reservavagas/2013

20/09 e 21/09/2012

Envio para o e-mail fornecido pelo candidato-aluno formalizando a entrega das instruções e senha ao candidato-aluno para acesso ao sistema onde irá indicar a sua ordem de preferência por curso.

Secretaria de Educação

Escolas Municipais de Ensino Fundamental, EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade”

24/09 a 28/09/2012

Período para o candidato-aluno indicar a sua ordem

de preferência por curso através da internet. Site www.fieb.edu.br/reservavagas/2013

24/09 a 26/09/2012

Período para o candidato-aluno comunicar a sua escola sobre alguma ocorrência que impossibilitou indicar a sua ordem de preferência por curso através da internet.

Período para o candidato-aluno solicitar na sua escola a senha caso não tenha recebido por e-mail.

Escolas Municipais de Ensino Fundamental, EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade”

28/09/2012 Prazo final para o candidato-aluno indicar a sua

ordem de preferência por curso através da internet. Site www.fieb.edu.br/reservavagas/2013

24/09 a 01/10/2012

Período para o responsável pelo candidato-aluno manifestar o desinteresse em participar do Sistema de Reserva de Vagas por meio de formulário próprio disponível na escola.

Escolas Municipais de Ensino Fundamental, EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade”

01/10/2012 Prazo final para o responsável pelo candidato-aluno manifestar o desinteresse em participar do Sistema de Reserva de Vagas por meio de formulário próprio disponível na escola

Escolas Municipais de Ensino Fundamental, EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade”

03/10/2012 Divulgação da relação indicativa com nome do aluno, número de inscrição, curso, local (escola técnica) e data para matrícula.

ITBs (Jardim Belval, Jardim Paulista, Engenho Novo, Jardim Mutinga, Parque Viana e Parque Imperial) Secretaria de Educação

Site www.fieb.edu.br/reservavagas/2013

09/10/2012 Comunicação de oferta de vagas não preenchidas se houver e a respectiva orientação para o seu preenchimento pelo candidato-aluno

Secretaria de Educação

Site www.fieb.edu.br/reservavagas/2013

15 a

17/10/2012

Período para o candidato-aluno indicar a sua ordem de preferência por curso através da internet para as vagas não preenchidas, se houverem.

Site www.fieb.edu.br/reservavagas/2013

15 a

17/10/2012

Período para o responsável pelo candidato-aluno manifestar o desinteresse em participar do Sistema de Reserva de Vagas por meio de formulário próprio disponível na escola para as vagas não preenchidas, se houverem.

Escolas Municipais de Ensino Fundamental, EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade”

23/10/2012 Divulgação da relação indicativa com nome do aluno, número de inscrição, curso, local (escola técnica) e data para matrícula para aqueles candidatos-alunos que indicaram a sua ordem de preferência para as vagas não preenchidas, se houverem.

ITBs (Jardim Belval, Jardim Paulista, Engenho Novo, Jardim Mutinga, Parque Viana e Parque Imperial) Secretaria de Educação

Site www.fieb.edu.br/reservavagas/2013

24 e

25/10/2012

Entrega da ficha de orientação para matrícula ao

candidato-aluno Escolas Municipais de Ensino Fundamental, EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade”

Matrícula(*)

Verificar a data na ficha de orientação entregue em 24 e 25/10/2012

ITB – Jardim Belval ITB – Jardim Paulista ITB – Engenho Novo ITB – Jardim Mutinga ITB – Parque Viana ITB – Parque Imperial

(*) Deverá comparecer para matrícula somente o candidato-aluno que for classificado. A não efetivação da matrícula pelo candidato-aluno implicará automaticamente em sua desistência e também a perda ao direito à vaga.

(6)

PREENCHIMENTO DE VAGAS

Em atendimento à Lei n.º 1.635 de 14/02/2007 e Lei n.º 1.977 de 12/08/2010, as vagas das unidades de Ensino Técnico mantidas pela FIEB – Fundação Instituto de Educação de Barueri, serão preenchidas observados os seguintes critérios:

 80% do total de cada um dos cursos destinado a alunos beneficiados pelo Sistema de Reserva de Vagas;  20% destinado a alunos aprovados e classificados em Processo Seletivo.

O Sistema de Reserva de Vagas atenderá aos melhores alunos concluintes das 8ªs. séries de cada Escola Municipal de Ensino Fundamental, da EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e da EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade”, independentemente de se submeterem a Processo Seletivo.

Somente concorrerão às vagas correspondentes ao Sistema de Reserva de Vagas, os alunos que, simultaneamente, atendam aos três requisitos abaixo:

 Sejam moradores de Barueri há mais de 4 (quatro) anos;

 Tenham estudado nas Escolas da Rede Municipal ou nas escolas de ensino fundamental mantidas pela FIEB da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental;

 Tenham média igual ou superior a 6,5 (seis e meio).

A classificação dos alunos dar-se-á mediante análise de seus respectivos Históricos Escolares.

A FIEB divulgará, em 20/09/2012, a lista com o nome dos candidatos-alunos classificados para que possam indicar a sua ordem de preferência por curso técnico oferecido no período de 24/09 a 28/09/2012, e assim a FIEB divulgará em 03/10/2012 a relação indicativa com o nome do aluno, o número de inscrição e o curso definido respeitada a classificação e a ordem de preferência para que o candidato-aluno realize a sua matrícula de acordo com o curso e unidade escolar definidos na ficha de orientação.

A FIEB informa que em virtude da classificação de todos os candidatos-alunos participantes do Sistema de Reserva de Vagas, nem sempre a 1ª opção indicada e pretendida pelo candidato-aluno será a definida, pois, como a classificação de todos os candidatos-alunos é feita a partir da análise do histórico escolar, os primeiros classificados têm a sua 1ª opção por curso atendida. Aos últimos classificados do Sistema de Reserva de Vagas, serão atribuídas as vagas dos cursos indicados nas últimas opções.

Levando-se em consideração o parágrafo anterior, a FIEB recomenda que o candidato-aluno que

possua interesse em um determinado curso técnico, participe também do Processo Seletivo Vestibulinho ITB 2013/1º Semestre, fazendo sua inscrição por meio do site

http://www.fieb.edu.br/processoseletivo/index.asp. A participação no Processo Seletivo é garantida

somente após o efetivo pagamento da taxa de inscrição, por meio de boleto bancário. A data de realização da prova do Processo Seletivo será divulgada no site http://www.fieb.edu.br. Outras informações sobre o Processo Seletivo Vestibulinho ITB 2013/1º Semestre podem ser obtidas diretamente no site

http://www.fieb.edu.br.

A FIEB buscando atender ao maior número possível de alunos concluintes das 8ªs. séries irá em

09/10/2012, comunicar até o limite de vagas não preenchidas para as Escolas Técnicas, se houver, os

demais candidatos-alunos classificados em ordem decrescente de média sobre a oferta de vagas não preenchidas para aqueles que atendam aos requisitos:

 Sejam moradores de Barueri há mais de 4 (quatro) anos;

 Tenham estudado nas Escolas da Rede Municipal ou nas escolas de ensino fundamental mantidas pela FIEB da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental.

Estes candidatos-alunos classificados poderão indicar a sua ordem de preferência para os cursos onde houver vagas disponíveis no período de 15/10 a 17/10/2012, e assim a FIEB divulgará em 23/10/2012 a relação indicativa com o nome do aluno, o número de inscrição e o curso definido respeitada a classificação e a ordem de preferência para que o candidato-aluno realize a sua matrícula de acordo com o curso e unidade escolar definidos na ficha de orientação.

INDICAR A ORDEM DE PREFERÊNCIA DOS CURSOS TÉCNICOS

O candidato-aluno indicará no site www.fieb.edu.br/reservavagas/2013 a sua ordem de preferência por curso técnico (deve ser feita a indicação de pelo menos um curso técnico). Será fornecida para o

(7)

candidato-aluno, através do envio de e-mail, entre os dias 10 e 11/10/2012, instruções e senha pessoal para acesso ao sistema que estará disponível na internet no período de 15/10 a 17/10/2012.

Importante

A FIEB orienta ao candidato-aluno que verifique a caixa de spam do seu serviço de e-mail em função dos filtros utilizados pelo candidato-aluno.

Caso o candidato-aluno não tenha recebido sua senha pessoal entre os dias 10 e 11/10/2012, ele deverá dirigir-se à sua escola e solicitar uma nova senha para acesso ao sistema entre os dias 15 e 16/10/2012.

Para que o candidato-aluno possa indicar a sua ordem de preferência por curso técnico, deverá antes:  Acessar o site www.fieb.edu.br/reservavagas/2013

 Liberar o uso de pop-up no navegador de internet de sua preferência  Selecionar a escola em que estuda

 Selecionar a turma em que estuda

 Selecionar o seu nome na lista apresentada  Digitar a sua senha pessoal

 Digitar os caracteres solicitados

Importante

A FIEB recomenda sempre o acompanhamento da indicação da ordem de preferência por curso técnico por um responsável pelo candidato-aluno.

Ocorrendo a indicação de um ou apenas parte dos cursos técnicos por meio do site

www.fieb.edu.br/reservavagas/2013, será atribuído automaticamente pelo sistema ao candidato-aluno

os cursos técnicos faltantes, observada a seguinte ordem: 1. Técnico em Contabilidade – ITB Parque Viana

2. Técnico em Eletroeletrônica – ITB Jardim Belval 3. Técnico em Informática – ITB Jardim Mutinga 4. Técnico em Informática – ITB Parque Viana

5. Técnico em Informática para Internet – ITB Engenho Novo 6. Técnico em Logística – ITB Engenho Novo

7. Técnico em Logística – ITB Parque Imperial

8. Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – ITB Parque Imperial 9. Técnico em Redes de Computadores – ITB Jardim Paulista

10. Técnico em Secretariado – ITB Jardim Paulista 11. Técnico em Telecomunicações – ITB Jardim Belval

Caso o candidato-aluno não tenha interesse em participar do Sistema de Reserva de Vagas, o seu responsável deverá ir até a escola onde o candidato-aluno estuda no período de 15/10 a 17/10/2012 e, por meio de formulário próprio fornecido na escola, manifestar o desinteresse em participar do Sistema de Reserva de Vagas.

Para o candidato-aluno que não indicar a sua ordem de preferência e também não manifestar o seu desinteresse por meio de seu responsável, será atribuído automaticamente pelo sistema ao candidato-aluno os cursos técnicos, observada a seguinte ordem:

1. Técnico em Contabilidade – ITB Parque Viana 2. Técnico em Eletroeletrônica – ITB Jardim Belval 3. Técnico em Informática – ITB Jardim Mutinga 4. Técnico em Informática – ITB Parque Viana

5. Técnico em Informática para Internet – ITB Engenho Novo 6. Técnico em Logística – ITB Engenho Novo

7. Técnico em Logística – ITB Parque Imperial

8. Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – ITB Parque Imperial 9. Técnico em Redes de Computadores – ITB Jardim Paulista

10. Técnico em Secretariado – ITB Jardim Paulista 11. Técnico em Telecomunicações – ITB Jardim Belval

A FIEB recomenda ao candidato-aluno e ao seu responsável, obterem outras informações sobre os cursos técnicos oferecidos além das apresentadas neste manual através do site www.fieb.edu.br.

(8)

Para auxiliar o candidato-aluno, abaixo é apresentado um quadro onde poderá anotar a sua ordem de preferência e depois, fazendo uso do site www.fieb.edu.br/reservavagas/2013 e da senha pessoal, indicar a sua ordem de preferência:

Ordem Prefe- rência

Habilitação Técnica / ITB Ordem Prefe- rência

Habilitação Técnica / ITB

Técnico em Contabilidade

ITB Parque Viana Técnico em Logística ITB Parque Imperial

Técnico em Eletroeletrônica

ITB Jardim Belval Técnico em Manutenção e Suporte em Informática ITB Parque Imperial

Técnico em Informática

ITB Jardim Mutinga Técnico em Redes de Computadores ITB Jardim Paulista

Técnico em Informática

ITB Parque Viana Técnico em Secretariado ITB Jardim Paulista

Técnico em Informática para Internet

ITB Engenho Novo Técnico em Telecomunicações ITB Jardim Belval

Técnico em Logística

ITB Engenho Novo

Uma vez indicada a ordem de preferência do curso técnico que o candidato-aluno deseja se inscrever, e após a confirmação realizada através do sistema disponibilizado na internet através da geração do código de identificação deste procedimento, não será possível a revisão da ordem de preferência indicada pelo candidato-aluno, uma vez que a indicação da ordem de preferência é feita de forma livre, isentando, assim, a FIEB de qualquer responsabilidade por erros e/ou omissões que o candidato-aluno ou seu responsável possa cometer.

A FIEB declara que coleta informações pessoais capazes de identificar o candidato-aluno quando do acesso ao Sistema de Reserva de Vagas disponibilizado através da internet. A coleta dessas informações é feita de forma automática para nossos servidores a partir das atividades do candidato-aluno no site, advindas de seu navegador, incluindo seu endereço IP e a página que foi acessada. A FIEB usa essas informações para monitorar e acompanhar as atividades que ocorrem no Sistema de Reserva de Vagas.

As informações do candidato-aluno são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade, e em algumas áreas, a FIEB usa a criptografia SSL para proteger a transmissão de dados.

Sugerimos que o candidato-aluno não deixe para indicar a sua ordem de preferência na última hora. O cumprimento de todas as etapas previstas neste manual é de inteira responsabilidade do candidato-aluno e do seu responsável. Quaisquer justificativas acerca de eventuais descumprimentos, sob a alegação de fatores de ordem técnica, que impossibilitem a transmissão ou transferência de dados, falhas ou o congestionamento das linhas de comunicação não serão consideradas.

Em caso de dúvida ou falha do sistema disponível no período previsto neste manual por meio do site

www.fieb.edu.br/reservavagas/2013, o candidato-aluno deverá dirigir-se à secretaria da escola onde

estuda para efetuar a indicação da sua ordem de preferência.

APRESENTAÇÃO DOS CURSOS TÉCNICOS E VAGAS

A FIEB – Fundação Instituto de Educação de Barueri – oferece, por meio de suas Escolas Técnicas, educação profissional técnica de nível médio na modalidade de curso Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Forma Integrada.

Esta forma de ensino será destinada a proporcionar habilitação profissional somente aos alunos egressos do ensino fundamental (aluno que irá concluir a 8ª série do ensino fundamental em 2012).

O curso tem a duração de 3 (três) anos e ao seu final o aluno receberá o Diploma de Técnico de Nível Médio, do respectivo curso, após concluir todos os componentes curriculares e ter realizado o trabalho de conclusão de curso (TCC).

(9)

Habilitações, Modalidades e Número de Vagas Restantes - Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Forma Integrada

Habilitação Escola Técnica Forma Turno Duração Número de

Vagas

Técnico em Contabilidade ITB Parque Viana Integrada Tarde 3 anos 46

Técnico em Eletroeletrônica ITB Jardim Belval Integrada Tarde 3 anos 20

Técnico em Informática ITB Jardim Mutinga Integrada Tarde 3 anos 145

Técnico em Informática ITB Parque Viana Integrada Tarde 3 anos 50

Técnico em Informática para Internet ITB Engenho Novo Integrada Tarde 3 anos 12

Técnico em Logística ITB Engenho Novo Integrada Tarde 3 anos 31

Técnico em Logística ITB Parque Imperial Integrada Tarde 3 anos 28

Técnico em Manutenção e Suporte em

Informática ITB Parque Imperial Integrada Tarde 3 anos 58

Técnico em Redes de Computadores ITB Jardim Paulista Integrada Tarde 3 anos 85

Técnico em Secretariado ITB Jardim Paulista Integrada Tarde 3 anos 29

Técnico em Telecomunicações ITB Jardim Belval Integrada Tarde 3 anos 31

Total 535

Para auxiliar o candidato-aluno na indicação da ordem de preferência, a FIEB disponibiliza na internet, informações sobre os cursos técnicos e também um DVD com as mesmas informações para cada escola participante do Sistema de Reserva de Vagas.

Curso Técnico em Contabilidade

 Perfil do profissional: Efetua anotações das transações financeiras da organização e examina documentos fiscais e parafiscais. Analisa a documentação contábil e elabora planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais, de amortização dos valores imateriais. Organiza, controla e arquiva os documentos relativos à atividade contábil e controla as movimentações. Registra as operações contábeis da empresa, ordenando os movimentos pelo débito e crédito. Prepara a documentação, apura haveres, direitos e obrigações legais.

 Mercado de trabalho: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Curso Técnico em Eletroeletrônica

 Perfil do profissional: Planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais, observando normas técnicas e de segurança. Projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos. Propõe o uso eficiente da energia elétrica. Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão.

 Mercado de trabalho: Empresas de manutenção e automação. Indústrias. Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa.

Curso Técnico em Informática

 Perfil do profissional: Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

 Mercado de trabalho: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.

Curso Técnico em Informática para Internet

 Perfil do profissional: Desenvolve programas de computador para internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas, para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos. Desenvolve e realiza a manutenção de sítios (sites) e portais na internet e na intranet de uma empresa.

 Mercado de trabalho: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem programação de computadores para internet.

(10)

Curso Técnico em Logística

 Perfil do profissional: Aplica os principais procedimentos de transporte, armazenamento e logística. Executa e agenda programas de manutenção de máquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Colabora na gestão de estoques. Presta atendimento aos clientes. Implementa os procedimentos de qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

 Mercado de trabalho: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

 Perfil do profissional: Instala programas e equipamentos, configura sistemas operacionais, elabora e executa projetos e sistemas de redes locais de computadores. Além disso, o profissional realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identifica os principais componentes de um computador e suas funcionalidades, avalia a necessidade de executar ações de treinamento e de suporte técnico, entre muitas outras funções.

 Mercado de trabalho: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Curso Técnico em Redes de Computadores

 Perfil do profissional: Instala e configura dispositivos de comunicação digital e softwares em equipamentos de rede. Executa diagnóstico e corrige falhas em redes de computadores. Prepara, instala e mantém cabeamentos de redes. Configura acessos de usuários em redes de computadores. Configura serviços de rede, tais como firewall, servidores web, correio eletrônico, servidores de notícias. Implementa recursos de segurança em redes de computadores.

 Mercado de trabalho: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem redes de computadores ou na prestação autônoma de serviços.

Curso Técnico em Secretariado

 Perfil do profissional: Organiza a rotina diária e mensal da chefia/direção para o cumprimento dos compromissos agendados. Estabelece os canais de comunicação da chefia/direção com interlocutores, internos e externos, em língua nacional e estrangeira. Organiza tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia/direção. Controla e arquiva documentos. Preenche e confere documentação de apoio à gestão organizacional. Utiliza aplicativos e a internet na elaboração, organização e pesquisa de informação.

 Mercado de trabalho: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Indústria e comércio.

Curso Técnico em Telecomunicações

 Perfil do profissional: Participa da elaboração de projetos de telecomunicação. Atua na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática. Supervisiona os procedimentos adotados nos serviços de comunicações, atendendo regulamentação específica.

 Mercado de trabalho: Empresas de telefonia fixa e móvel. Empresas de radiodifusão. Indústrias de telecomunicações. Agências reguladoras e provedores de internet. Empresas de prestação de serviços e assistência técnica.

MATRÍCULA

Documentos

O candidato-aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental, da EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e da EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade” convocado, só poderá fazer a sua matrícula para o ano letivo de 2013, no curso para o qual foi classificado.

Por ocasião da matrícula, o candidato-aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental, da EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e da EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade” classificado deverá entregar, no local onde irá fazer a sua matrícula, os seguintes documentos e materiais de apoio:

Documentos:

 Declaração de escolaridade da 8ª Série (atual 9º ano) do Ensino Fundamental;  Histórico Escolar do Ensino Fundamental (1 cópia autenticada);

 Número de inscrição no Sistema de Reserva de Vagas 2013;

 Requerimento de Matrícula (fornecido pelo ITB). Caso o candidato-aluno seja menor de 18 (dezoito) anos, no momento da matrícula deverá estar assistido por seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), o qual assinará o Requerimento de Matrícula;

(11)

 Certidão de nascimento (1 cópia);

 Documento de quitação com o serviço militar (1 cópia), para o candidato-aluno do sexo masculino maior de 18 (dezoito) anos;

 Título de eleitor, para os brasileiros maiores de 18 (dezoito) anos, com o comprovante de votação da última eleição (1 cópia);

 CPF (1 cópia);

 1 (uma) foto 3x4 recente;

 Comprovante de residência recente com o nome da rua, bairro, cidade e CEP (1 cópia);  Termo de compromisso (fornecido pelo ITB);

 Contrato de prestação de serviço (fornecido pelo ITB);

 Termo de responsabilidade assinado pelo representante legal para o candidato-aluno menor de 18 (dezoito) anos (fornecido pelo ITB);

 Carteira de vacinação (1 cópia);

 Prescrição médica recente para medicação em casos de dor ou febre;

 Documentos de referência da saúde (ficha de anamnese; autorização para remoção; autorização para participar da triagem auditiva, visual e odontológica; autorização para atendimento de urgência odontológica - fornecidos pelo ITB).

Materiais de apoio:

 500 folhas de papel sulfite - tamanho A4 (210 x 297 mm) 75 g/m²  4 rolos de papel higiênico

 2 limpadores multi-uso

 2 esponjas dupla face multiuso

 5 envelopes brancos - tamanho ofício

Não será permitido a nenhum candidato-aluno efetuar matrícula em mais de um curso das Escolas Técnicas mantidas pela FIEB, independentemente de serem cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado, Concomitante ou Subseqüente.

O candidato-aluno que não apresentar toda a documentação mencionada acima, perderá o direito à vaga.

A matrícula dos candidatos-alunos classificados para o ano letivo de 2013 será realizada entre os dias 03

e 12/12/2012 das 8 às 20 horas em função do curso definido (é importante observar e respeitar a data indicada que será informada na ficha de orientação).

A não efetivação da matrícula pelo candidato-aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental, da EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e da EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade” implicará na perda do direito à vaga.

No início das aulas será informado ao aluno o material de consumo próprio do curso e a lista de livros a serem utilizados.

Perda do direito à vaga

Perderá direito à vaga o candidato-aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental, da EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e da EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade” que:

a) detectado a qualquer tempo o não atendimento à Lei n.º 1.635 de 14/02/2007 e Lei n.º 1.977 de 12/08/2010;

b) não efetuar a matrícula nos prazos estipulados neste Manual do Candidato e na ficha de orientação; c) não apresentar toda a documentação necessária;

d) não tiver sua documentação aprovada;

e) para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Forma Integrada - não entregar a declaração de conclusão do Ensino Fundamental até o dia 14/01/2013, para comprovação de sua escolaridade;

f) não entregar a cópia do CPF no ato da matrícula.

Matrícula por procuração

A matrícula poderá ser feita por procuração (veja modelo abaixo), desde que com firma reconhecida em cartório, caso o candidato esteja impedido de comparecer à Secretaria da Escola Técnica por ocasião da sua matrícula. Usando este recurso, o candidato-aluno terá que, obrigatoriamente, comparecer à Escola Técnica no dia 12 de dezembro de 2011 para ser submetido à coleta de sua assinatura.

(12)

OUTRAS INFORMAÇÕES

 O aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental, da EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” e da EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade” poderá participar, independentemente do Sistema de Reserva de Vagas, do Processo Seletivo Vestibulinho ITB 2013/1º Semestre, desde que se submeta ao seu respectivo edital.

 Os casos omissos neste Manual do Candidato-Aluno serão resolvidos pela Superintendência da FIEB.

MODELO DE PROCURAÇÃO PARA MATRÍCULA

(Modelo para fim específico da matrícula junto à Escola Técnica)

Por meio deste instrumento particular de procuração, eu (nome do aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental ou da EEFMT “Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas” ou da EEFMT “Professora Dagmar Ribas Trindade”, nacionalidade, estado civil, profissão), portador da Cédula de Identidade (número da cédula) expedida por (nome do órgão expedidor) em (data da expedição), filho de (nome do pai e nome da mãe), residente e domiciliado à (rua/av. nome, número, casa/apartamento, bairro, cidade, estado), nomeio e constituo meu bastante procurador (nome do procurador), portador da Cédula de Identidade número (número da cédula) expedida por (nome do órgão expedidor) em (data de expedição), para fim específico de efetuar a matrícula no curso de (nome do curso) da (nome da Escola Técnica), podendo praticar todos os atos para o bom e fiel cumprimento do presente mandato junto a Secretaria da Escola.

Cidade/Estado, em (dia) de (mes) de (ano) Assinatura do Candidato Outorgante (com firma reconhecida em cartório)

Atenção:

Para candidatos entre 16 e 18 anos, a procuração poderá ser feita por instrumento particular, devendo os poderes da procuração serem específicos.

Referências

Documentos relacionados

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

O presente trabalho elege como temática a adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao Projeto de Correção de Fluxo Entrelaçando, desde a sua implementação no ano

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e