• Nenhum resultado encontrado

FORÇA E PERIGO DA LÍNGUA (Tiago 3:1-12)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FORÇA E PERIGO DA LÍNGUA (Tiago 3:1-12)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA DE VILA ISABEL

Fundada em 15 de junho de 1902

Metodismo – no Brasil desde 29 de agosto de 1835 Boulevard Vinte e Oito de Setembro, 400 – Vila Isabel – Rio – RJ CEP 20.551-031 – (21) 2576-7832 Biblioteca Metodista online: www.metodistavilaisabel.org.br

BOLETIM DOMINICAL Nº 27 – 04 DE JULHO DE 2010 BISPO DA I REGIÃO

Revmo Paulo Lockmann

PASTORES PASTOR TITULAR: Ronan Boechat de Amorim ronan.boechat@globo.com

PASTORES COADJUTORES

Adilson Nunes Monteiro pr.adilsonnunesmonteiro@ gmail.com Pr. Luciano Vergara lpvergara@bol.com.br

CONGREGAÇÕES

GRAJAÚ

Rua Uberaba , 75 Tel. 2570-9500 DIRIGENTE Pr. Rubem Lopes de Almeida

prlopesshalon@yahoo.com.br

COCOTÁ

Praia do Olaria, 577 Fundos

Cocotá - Ilha do Governador DIRIGENTES - Euda Guanabara bebeti2008@hotmail.com - Waldemir Pires waldemir-pires@ig.com.br PONTOS MISSIONÁRIOS

- Betel Vila Isabel - Alto Paraíso (Go)

CALENDÁRIO LITÚRGICO

6º DOMINGO APÓS O PENTECOSTES

FORÇA E PERIGO DA LÍNGUA

(Tiago 3:1-12) Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros, pois estamos sujeitos a muitos erros. Aquele que não comete falta no falar, é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo.

Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos. Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer. É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas.Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama!

A língua também é um fogo; é um mundo de maldade. A língua, colocada entre os nossos membros, contamina o corpo inteiro, incendeia o curso da vida, tirando a sua chama do inferno.

O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela não tem freio e está cheia de veneno mortal. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, criadas à semelhança de Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim. Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga? Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.

OUTROS TEXTOS BÍBLICOS:

-“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe (inconveniente). Ao contrário, digam boa palavra que seja capaz de edificar e fazer o bem aos que a ouvem... Afastem de vocês qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto, e todo tipo de maldade” (Ef 4:29-31)

-“A boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6:45) - “A língua dos sábios é medicina” (Pv 12:18).

-“Se alguém se considera religioso e não sabe controlar a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum” (Tg 1:26).

ESCALA DOS PASTORES NO PÚLPITO

+ HOJE:

→ Culto Matutino, 9h: Direção do Pr. Adilson e mensagem do Pr. Ronan → Culto Vespertino, 19h: Direção do Pr. Ronan e mensagem do Pr. Adilson.

(2)

+ PRÓXIMO DOMINGO, dia 11 de julho:

→ Culto Matutino, 9h: Direção do Pr. Ronan e Patrícia Seguro e mensagem do Pr. Adilson. → Culto Vespertino, 19h: Direção do Pr. Adilson e mensagem do Pr. Ronan.

ANIVERSÁRIOS – Parabéns!

o Dia 4 – Rhodia Machado de Almeida, Rita de Cássia Nunes de Souza, Rosita Paes Leme.

o Dia 5 – Márcia Montanha de Souza, Pedro Lopes de Carvalho (filho Bianca e Luiz Eduardo

Carvalho).

o Dia 6 – Nancy Alvão Coelho, Rose Maria Soares Páscoa.

o Dia 7 – Cristiane Ferreira Fraga, Giórgio Enrico M. S. Nahum.

o Dia 8 – Elizabeth Rezende Nunes.

o Dia 9 – Djenane Costa Chagas (Grajaú), Miguel Stefano Schönmann Alves (Grajaú),

Rosane Simões Menezes.

o Dia 10 – Adriana Passos da Silva, Letícia da Silva Rocha Bandeira (adolescente filha

Cleuza Bandeira).

o Dia 11 – Maria Eglacy Gomes de Maia (funcionária da Igreja). BODAS – Parabéns!

→ Dia24 de junho – Joane de Rezende e Francisco Leão completaram 24 anos de casados

→ Dia24 de junho – Rute Páscoa e Manoel Jose da Fonseca Páscoa completaram 38anos de casados. → Dia27 de junho – Maria Decimília e Alfredo Hudson completaram 36 anos de casados.

Dia 4 de julho (HOJE) – Dirceu e Rosita Paes Leme completam 46 anos de casados. → Dia06/7 – Paulo Elias e Márcia Maria Segal da Silva completam 36 anos de casados. → Dia08 – Marcus Vinícius e Lígia de Oliveira completam 21 anos de casados.

→ Dia09 – Gabriela Gonçalves e Roberto Pimentel completam 5 anos de casados. → Dia 10– Nice Portella e Ruy Macedo Filho completam 54 anos de casados.

→ Dia10 – José Caldeira e Solange Gonçalves completam 34 anos de casados. ORAÇÃO

Ore pelas pessoas cujos nomes estão no caderno de oração de junho. No próximo domingo publicaremos a lista atualizada para julho. Acrescentar às orações:

- Juracy Magdalena, a Madalena do Coral e do Reforço Escolar (em tratamento médico);

- Mário Teixeira da Fonseca (enfrentando uma leucemia. É amigo da nossa irmã Márcia Almeida. Está internado no Copa D’or, quarto 704).

- Sarah Nicole e David James (casal norte-americano queimado por ocasião da explosão de um bueiro da Light em Copacabana. Ela tem 28 anos, 80% do corpo queimado e corre sério risco de morte. Ele tem 31 anos e 30% do corpo queimado).

- Stella Rosita Goldberg (recuperando-se de uma queda doméstica onde feriu a cabeça. Está internada há mais de quinze dias no Copa D’or, no quarto 605. É amiga da Siléa Stopatto).

ÊNFASES DE HOJE E DA SEMANA Hoje

→ 9h – Culto de adoração → 11h – Escola Dominical

- Lição das classes de juvenis 2, jovens e adultos: Nº 14 – Como viviam os convertidos – um retrato das primeiras comunidades cristãs

→ 9h – Culto Vespertino

→ 21:45h – Programa No Cenáculo (programa da Igreja Metodista na rádio 93,3 FM) 2ª-feira

→ 8h às 11h e 13:30h às 16:30h (de 2ª a 5ª) – aulas do Reforço Escolar → 9:30h – Ginástica para Terceira Idade

→ 15h – Tarde Alegre para a 3ª Idade

→ 19h (de 2ª à 6ª) – aulas de Educação de jovens e adultos → 20h – Culto da Igreja no Lar – na casa da Ana Cristina Carvalho.

(3)

→ 13:30h – Grupo de discipulado de Mulheres.

Tema: O que é a opressão maligna (capítulo 3 do livro de estudos). → 14:30h – Reunião da Soc. Mulheres

→ 20h – Culto de oração

4ª-feira → 8h – Ginástica para a Terceira Idade

→ 9:30h – Yoga “crente” para Terceira Idade → 13h às 17h – Bazar da Ação Social

→ 15h – Encontro de oração Tarde com Cristo → 20h – Ponto Missionário Betel Vila Isabel → 20h – Ensaio do Coral

→ 20h – R e u n i ã o d a C L A M

5ª-feira → 5h às 12:30h – Manhã de Jejum

→ 8h às 9h – Grupo de Oração na Capela → 19;30h – Grupo de discipulado de adultos

→ 20h – Grupo de discipulado de jovens (na residência do casal Alex e Patrícia Pereira) – Direção da jovem Andréa Segal.

6ª-feira → 8h – Yoga “crente” para Terceira Idade

→ 14h – Grupo de discipulado - 3ª Terceira Idade → 15h – Tarde Alegre para a Terceira Idade

Sábado → 8h – Reunião de Oração

→ 9h – Futebol com as Crianças

Domingo, dia 11 de julho

→ 7:30h –VIDA E MISSÃO (TV Bandeirantes). → 9h – Culto de adoração

→ 11h – Escola Dominical → 19h – Culto Vespertino

NOTÍCIAS

FÉRIAS DO PR. LUCIANO – O Pr. Luciano está gozando férias de 1º a 30 de julho. Que descanse e volte revigorado.

 “NO CENÁCULO” – Nosso alvo é 340 assinaturas. A assinatura custa R$ 24,00 (para ser enviada diretamente para a casa do assinante ou do presenteado, ou R$ 20,00 para ser recebida aqui em nossa Igreja pelas mãos das agentes do “NO CENÁCULO” em Vila Isabel: Maria Lúcia Pollard e Elonede Cabral. FESTA DA ROÇA – Em nossa igreja trata-se de uma festa de alegria, gratidão e comunhão tal como a festa de Pentecostes no Antigo Testamento, ou seja, a festa da colheita (Ex 23:16) que celebrava a provisão e a providência de Deus. Nossa festa da Roça será no sábado dia 17 de julho das 18h às 22h. Agende e participe. Venha divertir-se e deliciar-se com comidas típicas de inverno e da roça.

PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA FESTA DA ROÇA – Cada classe de crianças da Escola Dominical apresentará uma dança na festa da Roça. Além disso, a Coordenação da Escola Dominical pede a colaboração dos pais na doação de brindes para as brincadeiras da festa. Os brindes podem ser entregues na Secretaria da Escola Dominical que funciona no domingo na secretaria da Igreja. NOSSA GENTE 4 – Louvamos a Deus pela vida da Siléa Stopatto, regente do Coral Henrique Soares desde o início dos anos 80. Ensaia o Coral nos domingos e quartas-feiras com competência técnica, generosidade e alegria. E à frente do Coral faz um trabalho de acolhida a todas as pessoas, mesmo àquelas que supostamente não teriam o perfil (voz!) para cantar num coral. Siléa, você é uma bênção!

(4)

FALECIMENTO – Faleceu na última 2ª-feira, dia 28, a nossa querida irmã Iza Simões Menezes, 80 anos de idade, membro de Vila Isabel desde maio de 1961. Encontrou-se face a face com Deus, aleluia! Oremos por toda a família enlutada. Particularmente pelo esposo Oldamir, os filhos Sérgio, Rosane e Isis e a neta adolescente Júlia. Também a todos as nossas condolências e carinho.

VOCÊ QUE NOS VISITA É BEM-VINDO

OUTRAS NOTÍCIAS

CULTO ESPECIAL DE CONSAGRAÇÃO DO DÍZIMO – No próximo domingo pela manhã.

CLASSE ESPECIAL DE ESCOLA DOMINICAL PARA OS ALUNOS(AS) DAS CLASSES DE INTEGRAÇÃO E DISCIPULADO – Os alunos(as) das classes de Discipulado (cuja professora é a Suely Peixoto Mattos) e Integração (dos professores Pr. Ronan e Nathalie Villard) vão se reunir hoje na Capela, para aula especial. Pedimos aos alunos(as) que não faltem.

PROJETO MUTIRÃO – Há pessoas em nossa comunidade que precisam de nossa atenção, carinho, orações, apoio, telefonemas e visitas. Olhe em volta e sinta as pessoas ausentes, enfermas e “precisando de uma força”. Ore por elas, procure-as, anime-as!

RELATÓRIO FINANCEIRO MENSAL – Qualquer membro da Igreja pode solicitar à tesouraria uma cópia dos relatórios financeiros da nossa Igreja. Esses relatórios são apresentados à CLAM mensalmente para prestação de contas e precisam ser aprovados pelo Conselho Fiscal eleito pelo Concílio Local (a assembléia composta por todos os membros da igreja).

TRABALHO DE APOIO ÀS CRIANÇAS DURANTE OS CULTOS DOMINICAIS VESPERTINOS – Nossa irmã Roséte de Andrade, Superintendente da Escola Dominical, está montando equipes para o apoio às crianças nos cultos dominicais das 19h. Para que tenhamos as equipes dominicais necessárias, ela está procurando pessoas voluntárias. Interessados devem procurar a Roséte com urgência.

DÍZIMO É

AMOR.

AMOR É UMA RESPONSABILIDADE, MAS

SOBRETUDO CARINHO, CONFIANÇA E GENEROSIDADE.

O seu dízimo não é um suborno ou uma tentativa de comprar o favor divino, mas uma legítima expressão de ação de graças por tudo que o Senhor tem feito por nós.

O seu dízimo não é um imposto ou uma taxa, mas socialização de recursos para o bem e manutenção da comunidade e seus serviços e investimento missionário para que o amor de Deus possa ser cantado, anunciado, expandido geograficamente para outros bairros de nossa cidade e regiões de nosso país...

Quem ama participa. Quem ama sustenta. Quem ama contribui

JORNADAS DE ORAÇÃO PELA VILA

Os Ministérios da Música, Oração e Missões e Evangelização e as Sociedades de Juvenis, Jovens e Mulheres estão propondo uma agenda de oração para a nossa Igreja.

Para essa 16ª semana (de 4 a 11 de julho) nosso desafio é orar:

A) pela nossa Congregação no Cocotá, na Ilha do Governador, coordenada pela Euda Guanabara e Waldemir Pires, pelo processo de legalização do letreiro da Congregação e pelos irmãos e irmãs de nossa Igreja que lá congregam e servem ao Senhor.

B) pela reunião da CLAM na próxima 4ª-feira, dia 7 de julho.

C) pelas crianças da igreja, as crianças do projeto do Reforço Escolar, as crianças e adolescentes do projeto do futebol do Ministério da Ação Social, pelos jovens e adultos do projeto de alfabetização e educação de jovens e adultos e pelas pessoas da terceira idade atendidas pelos projetos do Ministério da 3ª Idade.

(5)

Ó r g ã o I n f o r m a t i v o Q u i n z e n a l d a E s c o l a D o m i n i c a l

d a I g r e j a M e t o d i s t a d e V i l a I s a b e l

Ano 10 – Nº 23 – Publicado em 04 de julho de 2010

O MILAGRE

(autor desconhecido)

UM HOMEM PERDIDO - bêbado, mentiroso, desonesto, desleal, imoral, sem sentido na vida, egoísta, avarento. Converteu-se pela Graça Deus e como resultado de atenção e evangelização pessoal de amigos crentes. Sua vida foi transformada radicalmente. Todos puderam verificar a mudança que se operara em sua vida. Era uma nova criatura, de fato. E todos diziam: É um milagre!

UM MENINO - cresceu e desenvolveu-se normalmente, no lar, na Escola Dominical, na Igreja; nunca se perdeu no mundo; não se tornou desonesto, nem mentiroso, nem bêba-do, nem imoral, nem egoísta, nem avarento. Pela Graça e poder de Deus, permaneceu na salvação sem estas experiências dolorosas. Aos quatorze anos de idade, aceitou a presen-ça de Jesus Cristo e de seu amor em sua vida, tornou-se membro da Igreja e dedicou sua vida ao desenvolvimento do Reino de Deus, servindo a Cristo e ao próximo. Infelizmente poucos viram nisso um milagre. Mas eu digo: é um tremendo milagre!

A ESCOLA DOMINICAL existe justamente para ser usada por Deus para desenvol-ver na pessoa estes dois tipos de milagres. Todavia, é o segundo que está ligado mais dire-tamente ao seu trabalho. Ela orienta e discípula as crianças, jovens e adultos no caminho do Senhor Jesus. Aos adultos, jovens, juvenis e crianças a Escola Dominical proporciona condições de:

A) Conhecerem ao Deus Trino e seu amor presente em Cristo.

B) Aceitarem e experimentarem esse amor, deixando Jesus ser o Salvador e Senhor de suas vidas.

C) Crescerem no conhecimento, na convivência e na experiência pessoal com Deus. D) Responderem ao amor de Deus devotando seu amor a Ele, através de sua consa-gração e serviço ao Seu Reino e ao próximo.

E) Prepararem-se e desenvolverem-se como servos de Deus, discípulos e testemu-nhas de Jesus, instrumentos do Espírito Santo, cristãos cidadãos do Reino, povo e Igreja de Deus.

A ESCOLA DOMINICAL existe para servir e educar cristamente a todos, de todas as idades. Todos precisam crescer no conhecimento de Deus e de seu amor.

B I B L I O T E C A AN D AN T E

Cíntia Fiszuk Taveiros

Vamos ler? Esta é a proposta da nossa “Biblioteca Andante”, projeto da Escola Dominical da Igreja Metodista de Vila Isabel para suas crianças e adolescentes.

A idéia nasceu da vontade de ver aprofundada a intimidade de nossos alunos com os li-vros. Nosso principal objetivo é que a leitura passe a fazer parte do cotidiano do nosso aluna-do, em princípio, pelo simples prazer da companhia dos livros.

Dentre tantas conseqüências advindas do hábito da leitura, podemos destacar o aprendizado da língua pela assimilação de suas estruturas, o enriquecimento vocabular, além de oferecer outra opção por um lazer de qualidade, que possa competir com a infinidade de propostas, nem sempre edificantes, que são oferecidas aos nossos filhos pela televisão e Internet.

Nosso acervo pretende ser diver-so, tendo como requisito ser leitura de qualidade. Por isso, estão disponíveis livros de conteúdo bíblico, literatura para crianças e adolescentes, bem como revistas em quadrinhos.

A filosofia da Biblioteca Andante é a da descomplicação. Basta o aluno ser matriculado em uma das turmas da Escola Dominical para poder levar livros em empréstimo. A idéia é que a biblioteca vá ao encontro dos alunos, facilitando essa amizade. Organizada em uma estante sobre rodas e caracterizada de forma atraente e divertida, a Biblioteca Andante é colocada no corredor por onde as crianças passam e, à hora da saída, são convidadas a escolher um livro para ser lido em casa.

Pretendemos envolver pais, professores e liderança no projeto, seja pelo incentivo à práti-ca de empréstimo, seja pela alimentação do acervo através de doações de livros que podem ser usados ou novos.

Enfim, trata-se de um projeto que visa a envolver as pessoas da Igreja no desenvolvimen-to de suas crianças e dos seus jovens, pelo início ou solidificação do hábidesenvolvimen-to da leitura como prática para levar nossos alunos a se tornarem cristãos e cidadãos mais plenos e felizes.

(6)

B Í B L I A -

RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO BÍBLICO

A) Isaque (filho de Abraão e Sara) casou-se com ___________ (Gn 25:20) e teve dois filhos gêmeos chamados ____________ e ____________ (Gn 25:25-26). B) Esaú no livro de Gênesis também é conhecido por _________ (Gn 36:1 e 19), que significa ruivo, e também por Seir, por ser muito ____________ (Gn 25:25 e Gn 25:8)

C) Esaú teve 3 esposas cujos nomes eram: 1) _______________, 2) _____________ e 3) ____________________ (Gn 36: ), esta última também chamada de _____________ (Gn 28:9).

D) Jacó, cujo nome significava usurpador, enganador ou ladrão, depois de se ar-repender por ter enganado o seu irmão e seu pai, lutou com Deus no vau do Jaboque (*). E ali teve o seu nome mudado para ________ (Gn 32:28), que sig-nifica: “aquele que lutou com ______ e com os ___________ e prevaleceu” (Gn 32:28). Jacó teve seu nome mudado porque o seu caráter fora transformado.

(*) OBS: Jaboque é o nome do mais importante rio de Gileade, um território montanhoso ocupado mais tarde pelas tribos de Gade, Rubem e pela meia tribo de Manassés (Josué 13:24-31).

Vau é o lugar onde se pode atravessar um rio a pé, sem nadar; visto que o rio se torna raso. Jacó ao regressar da casa de seu tio Labão para Siquém, onde moravam seus pais e irmão Esaú e demais parentes, cruza o vau do Jaboque, com a sua caravana, esposas e filhos.

E) Jacó teve 12 filhos e uma filha cujos nomes são:

1) _____________ (Gn 29:32), 2) _____________ (Gn 29:33), 3) _____________ (Gn 29:34), 4) _____________ (Gn 29:35), 5) _____________ (Gn 30:1-6), 6) _____________ (Gn 30:7-8), 7) _____________ (Gn 30:9-11), 8) _____________ (Gn 30:12-13), 9) _____________ (Gn 30:17-18), 10) ____________ (Gn 30:19-20), 11) ____________ (Gn 30:22-25), 12) ____________ (Gn 35:16-18).

OBS: O nome da filha de Jacó é _____________ (Gn 30:21).

F) Cada um dos 12 filhos de Jacó dá nome a uma das 12 tribos de Israel. Exceto José, cuja tribo para a qual emprestaria seu nome, foi dividida em meia tribo para seu filho ___________ e meia tribo para ____________ (Josué 16:1-4; Nm 32:33; ). Os dois foram abençoados e “adotados” como herdeiros por Jacó, pai de José (Gn 48:5).

G) As 12 tribos formavam o povo de Israel. Foram tiradas do Egito por Deus sob a liderança de Moisés. Josué sucedeu a Moisés e liderou a tomada da terra prometi-da e a distribuição prometi-das terras de Canaã às tribos. Depois as tribos foram lideraprometi-das pelos juízes (inclusive a juíza Débora). Os juízes precisavam reunir as lideranças das tribos para tomar decisões. O povo passou a achar isso muito burocrático e pediu um rei. O primeiro rei dos israelitas foi ________ (1Sm 11:15), que per-tencia à tribo de _____________ (1Sm 9:1-2).

“PELOS FRUTOS SEREIS CONHECIDOS... QUE SOIS MEUS DISCÍPULOS”

(Lc 6:44; Jo 13:34-35; 1 Co 13; Ef 4:17 a 5:21)

Pastor Ronan Boechat de Amorim

O Senhor Jesus disse: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo o ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta... (João 15:1-2).

Que tipo de fruto aquele que está em Cristo produz? Que tipo de fruto aquele que não está em Cristo não produz?

Abaixo, pequena mostra de alguns frutos que a “árvore boa” (o ramo enxertado e ligado em Cristo, a pessoa que realmente nasceu de novo pela fé) produz:

1 – Reconhecimento das diferenças e superação das desigualdades e injustiças; 2 – Perseverança na Palavra de Deus, nas orações, na comunhão e no partir do pão; 3 – Dependência de Deus e interdependência com o próximo;

4 – Adoração, louvor, confiança, fé e obediência a Deus; 5 – Comunhão com Deus e com o próximo;

6 – Mutualidade (superação do individualismo);

7 – Acolhimento; 39 – Equilíbrio (moderação, temperança);

8 – Alegria; 40 – Ética, moralidade e retidão;

9 – Amizade 41 – Fé;

10 – Amor 42 – Felicidade;

11 – Andar na luz; 43 – Fidelidade (espiritual, conjugal, etc);

12 – Beleza; 44 – Generosidade;

13 – Benignidade; 45 – Graça, gratuidade, gratidão;

14 – Bondade; 46 – Harmonia;

15 – Brandura; 47 – Honra;

16 – Carinho; 48 – Hospitalidade;

17 – Coerência; 49 – Humildade e quebrantamento;

18 – Compaixão; 50 – Individualidade sadia;

19 – Companheirismo; 51 – Integridade;

20 – Comunhão; 52 – Justiça;

21 – Confiança; 53 – Liberdade e libertação;

22 – Consciência ecológica; 54 – Mansidão; 23 – Consciência social e política; 55 – Maturidade;

24 – Bons conselhos e instrução; 56 – Mesa farta (o pão de cada dia); 25 – Conspiração para o bem; 57 – Paz, perdão e reconciliação;

26 – Coragem; 58 – Pureza;

27 – Criatividade; 59 – Relações igualitárias; 28 – Cuidados com asseio e saúde; 60 – Renúncia ao mal;

29 – Cumplicidade para a justiça; 61 – Respeito, tolerância e solidariedade;

30 – Decoro; 62 – Sabedoria

31 – Defesa e promoção da vida; 63 – Santidade (perfeição cristã); 32 – Desapego a bens materiais; 64 – Serviço em prol da vida;

33 – Discernimento; 65 – Sobriedade;

34 – Domínio próprio; 66 – Socialização do conhecimento e recursos 35 – Dons espirituais; 67 – Superação da violência, do racismo

36 – Educação libertadora; 68 – Ternura

37 – Esperança; 69 – Trabalho (criativo, justo e seguro); 38 – Espiritualidade (relação íntima com Deus); 70 – Unidade, etc...

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

Que razões levam os gestores das Universidades Corporativas a optarem pela utilização da educação a distância por meio de cursos on-line na modalidade auto estudo?.

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale como o seu médico ou farmacêutico4. O que precisa de saber antes

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Although a relation between pitch accent types and gesture types was observed, sentence type or pragmatic meaning constrain this relation: visual cues

Pedro Antonio dc Miranda, Religiofo da Ordem de noíla Senhora do Monte do Carmo da Proviiicia dc Portugal, para defpcdir-fc do dito Doutor, com quem no tempo

The present study aimed to assess the richness, similar- ity, and composition of the tiger moth fauna in two Atlantic Forest vegetation formations (grassland and Araucaria forest)