• Nenhum resultado encontrado

Jogos de Negócios. Empresa LCTEC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jogos de Negócios. Empresa LCTEC"

Copied!
68
0
0

Texto

(1)

Jogos de Negócios

Empresa LCTEC

Ana Paula Alves da Silva Carolina Viana Lopes Larissa da Silva Ramos Mônica Gregolleto Cembrani

(2)

Ana Paula Alves da Silva Carolina Viana Lopes Larissa da Silva Ramos Mônica Gregolleto Cembrani

JOGOS DE NEGÓCIOS: EMPRESA LCTEC

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação MBA em Marketing e Finanças Corporativas e Controladoria como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Marketing e Finanças.

Orientador: Edwan Lima

Manaus 2019

(3)

Sumário

Introdução ... 5

CADERNO 1 ... 7

Diagnóstico estratégico e descrição do caso (C1) ... 7

Produtos fabricados e vendidos e demanda histórica ... 8

Características da indústria ... 9

Dados financeiros da empresa... 10

Análise da concorrência e apresentação dos concorrentes ... 11

A empresa, a organização e seus administradores ... 11

CADERNO 2 ... 13

Análise mercadológica (C2) ... 13

Evolução do Market-Share ... 13

Evolução dos Indicadores da empresa ... 19

Análise da concorrência pelo balanço patrimonial/indicadores de desempenho ... 22

Preço de venda ... 23

Prazo ao cliente ... 26

Promoção ... 27

CADERNO 3 ... 28

Análise e planejamento de produção (C3) ... 28

CADERNO 4 ... 41

Políticas de recursos humanos (C4) ... 41

Contratações e demissões ... 41

Ritmo de trabalho ... 42

Produtividade e motivação dos funcionários ... 43

CADERNO 5 ... 45

Gestão de ativos, compra e venda de imobilizados (C5) ... 45

CADERNO 6 ... 49

(4)

Balanços patrimoniais ... 49

Demonstração de resultados do exercício... 51

Fluxo de caixa, empréstimos e financiamentos ... 52

CADERNO 7 ... 61

Justificativa das decisões financeiras (C7) ... 61

Financiamento de imobilizados e empréstimo de giro ... 61

Aplicações financeiras ... 61

Conclusão ... 67

(5)

Introdução

O presente trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta o diagnóstico de um jogo de negócios realizado através de um software online (Simulare) que foi utilizado em sala de aula para criar um cenário onde uma empresa do ramo de eletrodomésticos, a LCTEC apostaria no mercado suas estratégias concorrendo levando em consideração os concorrentes, clientes, adversidades gerais e outros fatores. A simulação ocorre com a orientação de um mediador e foi determinada em oito rodadas, nas quais os participantes eram considerados diretores e tinha como desafio, estudar as informações e desenhar estratégias sobre compra de mercadorias com fornecedores, infraestrutura, recursos humanos, marketing, finanças e entre outros setores que normalmente rodeiam uma empresa.

De acordo com as orientações do Manual de Diretores disponíveis na plataforma online, a dinâmica do jogo é fundamentada em quatro elementos fundamentais para que fossem montadas as estratégias e delegadas às decisões em cada rodada do jogo, tais elementos que compuseram são: A equipe de diretores para representar e delegar em cada área específica; a plataforma que é o Simulador; O jornal com notícias sobre o mercado que era atualizado em cada rodada do jogo e o manual de diretores.

Para delegar as decisões, a empresa LCTEC é composta por: Uma Diretora de Planejamento; uma Diretora de Marketing; Uma Diretora de Infraestrutura e uma Diretora de Finanças. As Diretoras tomaram base nos relatórios obtidos em cada rodada, observando o desempenho dos concorrentes e acompanhando as mudanças propostas no período conforme o jornal de notícias previa e assim definiram-se as decisões das rodadas que totalizam oito rodadas.

Para descrever este jogo, as decisões tomadas e justificar os resultados obtidos, o trabalho foi dividido em sete cadernos que representam as áreas e as decisões tomadas pelo grupo, os cadernos são baseados nas decisões da empresa LCTEC e apresenta também umas breves comparações dos resultados apresentados nas rodadas em relação a concorrência: Caderno 1 - Diagnóstico estratégico e conclusões; Caderno 2 - Análise mercadológica; Caderno 3 - Análise e planejamento de produção; Caderno 4 - Políticas de recursos humanos; Caderno 5 - Gestão de ativos e imobilizados; Caderno 6 - Análise econômico – financeira e Caderno 7 - Justificativa das decisões financeiras.

No caderno 1, apresenta-se os produtos oferecidos pela empresa, será demonstrada a demanda histórica de cada item, características da empresa, dados financeiros, apresentação analítica da concorrência, que são: Amazonup, Mohatron, Casalar, Eletram, Rom House,

(6)

Eletroam e Mage-Lar, e finalizando com a empresa e organização com os perfis de suas diretoras.

O caderno 2 detalha as mudanças no quadro do Market Share, evolução dos indicadores da empresa, análise da concorrência pelo balanço patrimonial/indicadores de desempenho, o preço de venda praticado, o prazo oferecido ao cliente e as promoção concedidas.

No caderno 3, apresenta-se o histórico dos estoques e matérias primas. Comenta-se ainda sobre os custos do produto bem como os custos de produção, que determinam um ponto ótimo que é o conhecido estoque de segurança.

O caderno 4 retrata a área dos recursos humanos que apresenta as contratação e demissões, ritmo de trabalho e produtividade e motivação dos funcionários. A simulação contou com períodos de greves, férias coletivas e acordos trabalhistas entre Governo, Sindicatos e Empresas.

No caderno 5 trata a gestão dos ativos, apresenta-se a análise da capacidade de produção da empresa e seus cálculos dessa capacidade.

No caderno 6 é apresentado uma análise econômico-financeira, explica-se os balanços patrimoniais, demonstração de resultados do exercícios e demonstra o fluxo de caixa, bem como detalha os empréstimos e financiamentos realizados ao longo das rodadas da simulação.

Finalizando-se no caderno 7, justifica-se as decisões tomadas para obter os financiamento de imobilizados e empréstimos de giro, aplicações financeiras e os descontos para pagamentos à vista.

(7)

CADERNO 1

Diagnóstico estratégico e descrição do caso (C1)

Este caderno é a apresentação do projeto, apresentamos a empresa LCTEC, uma organização que atua no mercado de eletrodomésticos com a venda de fogão, lava-roupas e micro-ondas no simulador de jogo de negócios Simulare. Descrevemos os produtos vendidos, a demanda histórica registrada nas rodadas, características da empresa, dados financeiros registrados após as decisões, análise da concorrência e apresentação dos concorrentes: Amazonup, Mohatron, Casalar, Eletram, Rom House, Eletroam e Mage-Lar. Trazemos também, o perfil das diretoras da empresa e suas contribuições nas decisões das rodadas realizadas durante os oito períodos.

A plataforma online do jogo de negócios retrata um cenário comercial onde empresas competem entre si para conquistarem a maior fatia do mercado e por resultado o 1ºlugar em vendas gerando um maior lucro. O simulador proporciona relatórios da empresa com dados gerais do mercado, informações que abrangem o administrativo, detalhes do estoque de mercadorias, compras, número das vendas, despesas e receitas, comercialização, finanças e economia que abrange o caixa, a demonstração do resultado do período, empréstimos e financiamentos, balanço patrimonial, decisões do período e análise do planejamento que auxilia a equipe da tomada de decisão do período. E ainda, na plataforma, são disponibilizados relatórios do mercado que mostra a evolução do Market Share, ranking com a colocação de cada empresa do jogo, balanços patrimoniais de todas as empresas, rentabilidade e entre outras informações contábeis.

No cenário de decisões, os grupos de cada empresa têm que formar estratégias baseadas nas análises dos relatórios e no portal de notícias disponibilizado e atualizado a cada período, as decisões são:

• Marketing: preço, propaganda, prazo e demanda;

• Prioridade de Vendas: ordem das mercadorias em sua prioridade de venda; • Recursos Humanos: contratações, demissões, horas extras e férias;

• Compra e Venda de Imobilizados: terrenos e depósitos;

• Compra de Mercadorias: mercadorias, quantidade, fornecedor e pagamento;

• Finanças: financiamento de imobilizados, empréstimos de giro, empréstimo especial, aplicação financeira e desconto para pagamentos à vista.

(8)

Produtos vendidos e demanda histórica

A empresa LCTEC atuante do mercado de eletrodomésticos, oferece como seus principais produtos o micro-ondas, a lava-roupas e o fogão, produtos com boa aceitação no mercado e alta demanda.

A previsão da demanda constitui-se em um processo racional de busca de informações sobre o valor das vendas futuras de um item ou de um conjunto de itens. Assim tanto quanto possível a previsão deve oferecer igualmente informações a respeito da qualidade e do local onde serão necessários os produtos (MOREIRA, 1998). Com a demanda de seus produtos já estabelecidos, o estoque de produtos presente antes do início das simulações não foi o suficiente para atender a demanda existente, causando assim, perdas nas vendas de todos os produtos. E para iniciar o jogo, as empresas encontravam informações no portal de notícias.

Gráfico 1 - Simulado antes da entrada das equipes no jogo.

Fonte: Carolina Lopes, 2019.

Procurando evitar futuras perdas, é preciso estruturar o cenário mercadológico para melhor estipular a demanda para os períodos seguintes, assim obtendo a quantidade necessária de produtos tanto para estimular e atender a demanda nos próximos períodos. Esta decisão foi feita em compra de mercadoria logo na decisão no período 1.

(9)

Características da indústria

E a seção que deverá constar um breve histórico da empresa, seu status atual, especificando características próprias da mesma. (Dornelas, 2001).

A LCTEC é uma empresa que atua no mercado varejista, e destaca-se no ramo de eletrodomésticos, na venda dos produtos: fogão, lava-roupas e micro-ondas. Iniciou as simulações com as seguintes características, uma unidade operacional, dois depósitos, um terreno e cerca de dez colaboradores no seu quadro. Por inexperiência e tomadas de decisões contarias que o mercado ditava, a empresa finalizou o período com prejuízo e com as seguintes características; uma unidade operacional, três depósitos, dois terrenos e quatro colaboradores.

Figura 01 - Ranking das empresas no período 8.

(10)

Dados financeiros da empresa

A empresa LCTEC inicia suas atividades com um caixa inicial de R$ 387.681.57, um terreno com aérea de 1, 850,00 m², dois depósitos no valor de R$ 200,000,00 e 10 vendedores.

Figura 02 - Entradas e saídas de caixa do período 0.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Os valores das mercadorias quando adquiridas, 10% refere-se ao imposto sobre produtos industrializados IPI, após a venda 17% destina-se a Imposto sobre circulação de produtos e serviços ICMS e 4,1% a pagar para imposto de renda e contribuição social sobre lucro líquido.

(11)

Análise da concorrência e apresentação dos concorrentes

Durante o jogo a empresa LCTEC teve como concorrentes sete empresas intituladas como: Amazonup, Mohatron, Casalar, Eletram, Rom House, Eletroam e Mage-Lar. Diante dos oito períodos de simulação todas as empresas estavam empenhadas em vender os mesmos tipos de produtos, os quais eram: micro-ondas, fogão e lava-Roupas. Assim, por todas estarem no mercado com a mesma oferta de produtos, todos eram concorrentes diretos. É possível visualizar o ranking das empresas e o resultado final obtido por cada equipe ao final do período 8.

Figura 03 - Histórico de posicionamento das empresas no período 8.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Desde o primeiro período foi fornecido um ranking das empresas, que analisava o coeficiente de rentabilidade do ativo acumulado, posicionando de cada empresa de acordo com sua pontuação. Assumindo o último lugar no primeiro período, a LCTEC identificou como principal concorrente a Amazonup, que conquistou uma maior parte do mercado e obteve um resultado acumulado em média 79% a mais e se manteve como uma forte concorrente juntamente com a Rom House.

A empresa, a organização e seus administradores

A equipe é composta por quatro diretoras que acumulam responsabilidades de planejamento, marketing, infraestrutura e financeiro. Apresentamos abaixo um pouco de suas habilidades e experiências:

• Diretora de Planejamento:

Carolina Viana, graduada em Administração de empresas - FAMETRO 2017. Atua cerca de dois anos na área de tecnologia. Desde 17 de Julho de 2017 exerce o cargo de

(12)

Monitoria do atendimento ao público, Uber tecnologia do Brasil. Em março de 2019, ingressou na equipe da empresa LCTEC para a disputa dos Jogos de Negócios da Pós-graduação IDAAM, na qual atuou como Diretora de Planejamento, onde contribuiu para decisões de contratações e demissões de funcionários, ritmo de trabalho e concessões de férias coletivas. Além disso, foi responsável pela definição das características da empresa, e por analisar a Gestão de ativos, compra e venda de imobilizados, evolução da capacidade de armazenagem e cálculo das capacidades de produção.

• Diretor de Marketing:

Larissa Ramos, graduada em Administração - FAMETRO. Sócia-proprietária em uma empresa de comércio de acessórios, localizada na cidade de Manaus. Exercendo desde 12 de maio de 2018 o cargo de Diretora da empresa. Em Maio de 2019, juntou-se a equipe da empresa LCTEC para a disputa dos Jogos de Negócios da Pós-graduação IDAAM, na qual atuou como Diretora de Marketing, onde contribuiu para decisões de preço de venda, prazo do cliente e inserções de propaganda, análise da concorrência, indicadores de desempenho, evolução do Market Share e evolução dos indicadores da empresa.

• Diretor de Infraestrutura:

Ana Paula Alves da Silva, graduada em Geologia (UFAM), sócia proprietária em uma empresa do ramo de empréstimo consignado, localizada na cidade de Manaus ativa desde 18 de novembro de 2015. Em maio de 2019, juntou-se a equipe da empresa LCTEC para a disputa dos Jogos de Negócios da Pós-graduação IDAAM, na qual atuou como Diretora de Infraestrutura, onde contribuiu para decisões na área da capacidade de produção, gestão de ativos e compra e venda de imobilizados

• Diretora Financeira:

Mônica Gregoletto Cembrani, graduada em Administração de Empresas pelo CIESA, Analista de Contas a Receber na empresa Grupo São Pedro desde meados de maio de 2019, membro da Equipe da Empresa LCTEC, a mesma foi formada para a tomada de decisões durante curso de Pós-Graduação onde se simula uma empresa virtual com características reais de um mercado de vendas, sua atuação se fez como diretora financeira, onde foi responsável pelo planejamento financeiro da empresa durante as rodadas realizadas.

(13)

Caderno 2

Análise mercadológica (C2)

Este caderno analisa a participação da empresa no mercado, evolução dos indicadores da empresa, análise da concorrência pelo balanço patrimonial/indicadores de desempenho, preço de venda, prazo ao cliente e promoção. Mostrando a participação de mercado efetiva da empresa LCTEC em relação aos resultados dos concorrentes no ranking das empresas.

Evolução do Market Share

A participação no mercado iniciou idêntica para todas as empresas que competiam no jogo, eram oito empresas: Amazonup, Mohatron, LCTEC, Casa Lar, Eletram, Rom House, Eleroam e Mage-Lar. Conforme podem ser vistas na (Figura 04), o gráfico é uniforme para as oito empresas. O Market Share dos produtos no período 0: fogão: 12,5%, lava-roupas: 12,5% e micro-ondas:12,5 %. Os outros relatórios de vendas, preços, receitas e lucros também iniciam idênticos na largada do jogo de negócios.

Figura 04 - Market Share no período 0.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Os dados gerais disponíveis apontaram as seguintes características para o próximo período:

• Caixa Final: R$644.744,02

• Empréstimos que vencem no p.1: R$12.900,00 • Fornecedores que vencem no p.1: R$1.134.528,03 • Estoque final de fogão: 1900 unidades

(14)

• Estoque final de lava-roupas: 2100 unidades • Estoque final de micro-ondas: 2400 unidades

No período 1, a empresa posicionou-se em 8º lugar. O resultado apresentado em porcentagem do Market Share foi de: fogão 17,61%, lava-roupas 17,41% e micro-ondas 17,40%. No período a empresa Amazonup obteve o melhor resultado no produto lava roupas, já a LCTEC obteve os melhores resultados nos produtos fogão e micro-ondas (Tabela 01).

Tabela 01. Market Share do período 1.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

No período seguinte 2, a empresa LCTEC declinou sua participação no mercado, assim continuou na oitava posição no ranking geral das empresas. O resultado do Market Share foi: fogão 12,07%, lava-roupas 9,33% e micro-ondas 15,19%. E a empresa Amazonup obteve os melhores resultados em fogão, lava-roupas e micro-ondas, continuando em primeiro lugar nas posições do ranking (Tabela 02).

(15)

Tabela 02. Market Share do período 2.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

No período 3, a empresa LCTEC conseguiu ter um pequeno aumento no fogão, lava roupas, mas continuou perdendo participação no mercado em relação ao micro-ondas de modo que, permaneceu no 8º lugar na posição no ranking das empresas. O resultado do Market Share foi de: fogão 12,65%, lava-roupas 15,72% e micro-ondas 0,53%. A empresa Amazonup, obteve os melhores resultados (Tabela 03) em fogão, lava-roupas e micro-ondas, continuando em 1º lugar no ranking.

Tabela 03. Market Share do período 3.

(16)

No período 4, a empresa LCTEC continuou perdendo participação no mercado, e subiu para o 7º lugar no ranking das empresas. O resultado do Market Share foi de: fogão 4,81%, lava-roupas 6,70% e micro-ondas 9,41%. A empresa Amazonup, mais uma vez obteve os melhores resultados (Tabela 04) em fogão, e micro-ondas, continuando o 1º lugar no ranking. A empresa Eletroam obteve o melhor resultado do produto lava roupas.

A empresa Mohatron teve resultado expressivo e negativo, obtendo 0% de participação em lava roupas, este resultado deu oportunidade para empresa LCTEC melhorar seu desempenho e subir no ranking das empresas.

Tabela 04. Market Share do período 4.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

No período 5, a empresa LCTEC continuou perdendo mercado e voltou ao 8º lugar no ranking das empresas. O resultado do Market Share foi de: fogão 2,52%, lava-roupas 5,91% e micro-ondas 1,87%. A empresa Eletroam obteve o melhor resultado do produto fogão, empresa Amazonup em lava-roupas mantendo o 1º lugar no ranking, e a empresa Rom House em micro-ondas (Tabela 05).

(17)

Tabela 05. Market Share do período 5.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

No período 6, a empresa LCTEC continuou perdendo mercado e teve um resultado negativo, ficando novamente 8º lugar no ranking das empresas. O resultado do Market Share foi de: fogão 0 %, lava-roupas 0,06% e micro-ondas 0%. A empresa Eletroam obteve o melhor resultado em fogão, a empresa Rom House em lava roupas, e a empresa Amazonup em micro-ondas, onde novamente ficou em 1º lugar no ranking, (Tabela 06).

Tabela 06. Market Share do período 6.

(18)

No período 7, a empresa LCTEC teve um crescimento mínimo de mercado, continuando no 8º lugar no ranking das empresas. O resultado do Market Share foi de: fogão 0,46%, lava-roupas 0,32% e micro-ondas 0,17%. A empresa Eletroam obteve o melhor resultado em fogão, a empresa Rom Houseatingiu46,60% do Market Share em lava roupas e a empresa Amazonup destacou-se em micro-ondas e ficou em 1º lugar no ranking, (tabela7).

Tabela 07. Market Share do período 7.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

No período 8, o último período da simulação, a empresa encerrou o jogo em 7º lugar no ranking, onde lamentavelmente não obteve o êxito esperado. O resultado do Market Share foi de: fogão 0,28%, lava-roupas 0% e micro-ondas 0,11%. Neste período a empresa Amazonup obteve a melhor participação em lava roupas e micro-ondas (Tabela 08).

O fato inesperado desde período foi a colocação da empresa Rom House em 1º lugar, sendo que a empresa Amazonup estava sempre à frente nos períodos anteriores, e a empresa Mohatron obteve um dos piores resultados.

(19)

Tabela 08. Market Share do período 8.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

Evolução dos Indicadores da empresa

Analisaremos os três produtos: fogão, lava-roupas e micro-ondas de acordo com os relatórios de preço médio, Share, vendas, vendas perdidas, quantidade de inserções de propaganda e prazo dando ao cliente.

• Fogão: na evolução dos indicadores de mercado (Tabela 09) da empresa LCTEC para o produto fogão. O maior preço praticado foi no período 6, de R$ 435,00 onde a empresa buscava aumentar o lucro, mas estava com o estoque zerado, e o menor preço praticado foi no período 1 de R$ 269,00 por ter bastante em estoque. Nossa melhor participação de mercado foi no período 1, com o Market Share de 17,61%, o que significou para a empresa 2.105 unidades de fogões vendidos e 0% de vendas perdidas. A empresa obteve 0% de vendas perdidas do período 2, 7 e 8, apesar de ter pouca mercadoria em estoque, entretanto no período 6 obteve o resultado negativo de 100% de vendas perdidas. A quantidade de inserções variou de 1 a 2 entre os períodos. E o prazo médio dos períodos foi de 30 dias.

(20)

Tabela 09. Evolução fogão.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

• Lava-roupas: na evolução dos indicadores de mercado (Tabela 10) da empresa LCTEC para o produto lava-roupas. O maior preço praticado para este produto foi no período 8, de R$ 374,99 e o menor no período 1, de R$ 209,00. Nossa melhor participação de mercado foi no período 1, com o Market Share de 17,41% e a maior quantidade de unidades vendidas também. E média do prazo estabelecida entre os períodos foi de 30 dias.

Ao logo das rodadas, o produto lava-roupas ficou em o 1º e 2º lugar nas prioridades de vendas da empresa, no período 4 a empresa teve a significativa perda de 42,14% vendendo 696 unidades do produto, e ao longo dos outros períodos não conseguiu se restabelecer, perdendo mais ainda seu Market Share.

(21)

Tabela 10. Evolução lava-roupas.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

• Micro-ondas: na evolução dos indicadores de mercado (Tabela 11) da empresa LCTEC para o produto micro-ondas. O maior preço praticado foi de R$ 444,99,00 no período 6e o menor preço foi de R$ 258,00 no período 1. Nossa maior participação de mercado foi no período 1, com o Market Share de 17,40,52% o que representou 2.445 unidades vendidas, entretanto devido ao menor preço e parcelamento, a empresa não conseguiu atender sua demanda, obtendo 19,76% de vendas perdidas.

A empresa obteve um resultado negativo igualmente nos períodos 3 e 4 com um grande percentual de vendas perdidas, optar por lançar o menor preço do mercado não levou a empresa a obter o êxito o que era esperado pelos seus diretores.

(22)

Tabela 11. Evolução micro-ondas.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

Análise da concorrência pelo balanço patrimonial / indicadores de

desempenho

Através dos relatórios de mercado gerados ao longo da disputa entre as equipes, analisamos os balaços patrimoniais de todas as empresas ao longo dos períodos. Destacamos o resultado de rentabilidade que indica o percentual do lucro acumulado de cada empresa em relação ao total de investimento médio.

O cálculo da rentabilidade é o resultado acumulado divido pelo ativo total médio. Este resultado foi critério para a colocação das empresas no ranking.

No resultado da rentabilidade do ativo acumulado (Tabela 12), o período 0 foi de 3,96% para todas as empresas e não apresentou resultado de classificação, pois representava o período de largada de todas as empresas.

No período 1, a empresa LCTEC por não adotar uma boa estratégica alcançou um resultado não satisfatório com 2,21% o qual lhe levou ao o 8º lugar e a empresa Rom House atingiu 8,75% o maior resultado entre as equipes em 1º lugar. No período 2, a empresa iniciava seu decréscimo ficando em 8º lugar novamente com -4,88%, e a empresa Amazonup

(23)

obteve o melhor resultado e o manteve até o período 6. No período 3 a empresa continuou a decrescer com -14,24%, e a empresa Amazonup manteve seu melhor resultado, e a empresa Mohatron começou seu declínio com -7,54 ficando em 6º lugar. No período 4 a empresa continuou na mesma somente aumentando seu decréscimo para -15,64, assim como a empresa Mohatron com-15,90%, ficando em 6º lugar. No período 5 período e empresa LCTEC obteve o pior resultado com -41,19%, entretanto subiu no ranking para o 7º lugar, e a empresa Mohatron em 8º lugar. No período 6 novamente deve decréscimo e caiu no ranking das empresas para 8º lugar, e a empresa Mohatron subiu para o 6º lugar. No período 7 a empresa LCTEC continuou negativa com -85,90% e no 8º lugar, e a empresa Casa Lar com -63,06 ficando em 7.º lugar. No último período 8 a empresa LCTEC não conseguiu recuperar-se e as quedas em seus indicadores ocasionou os piores resultados na rentabilidade do ativo acumulado entre as equipes com -120,07, entretanto ficou em 7º lugar no ranking, a empresa Mohatron acabou em 8º lugar, e a empresa Rom House subiu e ficou em 1º lugar.

Tabela 12. Rentabilidade do ativo acumulado das empresas.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

Preço de venda

A empresa definiu o preço dos produtos baseada nas informações do portal de notícias, onde indicavam as situações favoráveis e desfavoráveis do mercado, mas apesar disso acabou oferecendo um valor abaixo dos concorrentes, onde conseguiu vender seus produtos, mas não obteve rentabilidade suficiente para ter o acúmulo de receita no caixa da empresa e quitar

(24)

despesas de mercadorias, fornecedores, manutenção e reparos, vendedores, energia elétrica, despesas de transporte, propaganda, estocagem, veículos, depósitos e etc.

• Fogão: o maior preço praticado foi no período 6 de R$ 426,00. E a média de preço para este produto foi de R$ 343,90 (Tabela 13).

Tabela 13. Evolução dos preços de venda do produto fogão.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

• Lava-roupas: o maior preço praticado foi no período 8 de R$ 375,99. E a média de preço para este produto foi de R$ 263,18 (Tabela 14). O produto lava foi a prioridade de vendas da empresa durante os períodos, pois era o de menor valor com facilidade de pagamento avista.

(25)

Tabela 14. Evolução dos preços de venda do produto lava-roupas.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

• Micro-ondas: o maior preço praticado foi de R$ 444,99 nos períodos 1,2 e 3 a empresa não teve uma boa estratégia em relação aos preços oferecidos pelos concorrentes. E a média de preço entre os períodos foi de R$ 324,14 (Tabela 15).

Tabela 15. Evolução dos preços de venda do produto micro-ondas.

(26)

Prazo ao cliente

O prazo estabelecido em cada período foi decido pelos diretores conforme o valor do produto, com a intenção de uma boa rentabilidade do fluxo de caixa e capital financeiro, mas infelizmente a empresa não obteve êxito. Todos os prazos estão apresentados na (Tabela 16).

A empresa estipulou uma média de prazo1 para os produtos: • Fogão: 33 dias;

• Lava-roupas: 20 dias; • Micro-ondas: 40 dias.

Tabela 16. Marketing: Prazos dos períodos.

MARKETING: PRAZOS DOS PERÍODOS

Pe od o 1 Produto Prazo Pe od o 5 Produto Prazo

Fogão 30 dias Fogão 30 dias

Lava-roupas 0 dias Lava-roupas 30 dias

Micro-ondas 60 dias Micro-ondas 0 dias

Pe od o 2 Produto Prazo Pe od o 6 Produto Prazo

Fogão 30 dias Fogão 30 dias

Lava-roupas 30 dias Lava-roupas 0 dias

Micro-ondas 30 dias Micro-ondas 30 dias

Pe od o 3 Produto Prazo Pe od o 7 Produto Prazo

Fogão 90 dias Fogão 30 dias

Lava-roupas 90 dias Lava-roupas 0 dias

Micro-ondas 90 dias Micro-ondas 30 dias

Pe od o 4 Produto Prazo Pe od o 8 Produto Prazo

Fogão 30 dias Fogão 30 dias

Lava-roupas 0 dias Lava-roupas 30 dias

Micro-ondas 60 dias Micro-ondas 30 dias

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

(27)

Promoção

Promoção são os incentivos que visam aumentar as vendas em curto prazo, e no jogo de negócios as estratégias de promoção, em síntese, são compostas das decisões de preço, propaganda, prazo e descontos à vista. Cada inserção de propaganda variou de R$ 15.000,000 a R$ 17.000,00.

A média de investimento da empresa LCTEC nos períodos foi de 1 a 2 inserções. O histórico de inserções dos produtos podem ser analisados nas tabelas 9, 10 e 11.

(28)

Caderno 3

Análise e planejamento de produção (C3)

Este item tem como objetivo abordar as decisões realizadas nos oito períodos desenvolvidos, abordando o PCP (Planejamento e controle de produção) bem como soluções adotadas para alcançar melhores níveis de confiabilidade e produtividade perante a produção.

Ao início das atividades no Simulare a empresa LCTEC participou ativamente dos oitos períodos propostos. Para analisarmos a sua atividade e planejamento de produção, partiremos por etapas analisando cada período, as mercadorias trabalhadas nesse projeto foram as mesmas para todas as equipes sendo elas fogão, lava roupas e micro-ondas, o diferencial de cada empresa seria justamente os preços de vendas e as inserções no mercado visando tornar a sua mercadoria mais atrativa que a das demais empresas.

Período 01

Analisando o período 1, de acordo com o portal de notícias o mesmo informava o seguinte cenário para que os fornecedores (Eletro Plus, Fabrillar e Super Bras) o portal de notícias informava que os fornecedores estavam com condições comerciais estáveis e aceitavam pedidos para pagamento a prazo (90 e 180 dias), mas cobravam acréscimo enquanto o fornecedor Eletro Velox aceitava pedidos apenas para pagamento à vista tornando-se conveniente avaliar bem as condições de cada fornecedor antes de efetivar a compra.

De acordo com as decisões tomadas no período 01, foram adquiridos 2000 fogões sendo 500 da Super Bras, 500 da Fabrillar e 1000 da eletro Velox pois o mesmo se tornava mais atrativo, e com menores taxas, seguindo o lava roupas com 500 SuperBras, 500 Fabrillar e 1000 eletro Velox, respectivamente o micro-ondas também foram adquiridos 2000 unidades, sendo 500 SuperBras, 500 Fabrillar e 1000 eletro Velox.

As quantidades optadas para serem adquiridas assim o foram feitas visto que o mercado estava receptível, os fornecedores escolhidos foram os mais atrativos no momento, tornando-se vantajoso adquirir mercadorias com os mesmos.

Período 02

(29)

“Os preços para compras de mercadorias continuam estabilizados. Os pedidos são aceitos para pagamentos à vista e a prazo. Alguns fornecedores estão alterando suas políticas de juros. Vale a pena conferir essa informação, assim como é importante verificar se os descontos oferecidos pelos para compras de maiores volumes são atraentes.”

Também foi apresentado que futuramente seria apresentado um período de sazonalidade mostrando que a demanda teria a tendência a ser 60% maior, logo apresentava-se uma preocupação com questão de armazenamento das mercadorias e compras da mesma para atendimento da demanda. De acordo com o informativo foram tomadas as seguintes decisões, como prioridade nas vendas optamos por organizar a prioridade de acordo com a quantidade em estoque das mercadorias, sendo assim o item que tinha maior quantidade era o primeiro e assim respectivamente, ficando como ordem fogão, seguido do micro-ondas e lava roupas. Foram adquiridos 300 fogões somente esse item foi comprado visto que na última rodada restaram itens em estoque.

Período 03

Na terceira rodada foi apresentado um cenário em que os fornecedores informaram redução no preço do Forno Micro-ondas, descontos que variam de 5% a 15%, enquanto que o fornecedor Eletro Velox, aumentou o preço dessa mercadoria em 20%. A estratégia de jogo foi organizada da seguinte forma, foram adquiridos 650 fogões com o fornecedor Super Bras e como forma de pagamento foi dado 1 parcela sem entrada, lava roupas não foram adquiridos visto que na última rodada o mesmo não teve uma saída considerável, e o micro-ondas visto que houve uma considerável redução no preço para aquisição do forno micro-ondas tornando – se uma opção rentável e ideal para bom retorno financeiro à empresa, sendo assim foram adquiridos com o fornecedor Fabrillar 2000 unidades.

Resultando em ótimas vendas, os itens tiveram uma boa saída no mercado, visto que como estratégia ao verificar o mercado, optamos por facilitar as condições de pagamento para venda das nossas mercadorias, isso trouxe um retorno positivo. Conforme a política de preços adotada, nosso cenário quantitativo referente vendas de mercadoria no período, ficou da seguinte maneira.

(30)

Figura 05 - Vendas de mercadorias, período 01.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Período 04

Entramos na quarta rodada com um cenário financeiro mais crítico, visto que os demais integrantes da empresa tinham pontos divergentes das demais necessidades e segmentações da empresa, as despesas estavam maior que a receita, e a mesma entrava se encontrava no cheque especial, no atual momento no valor dado de R$ 464.224,00 (Quatrocentos e sessenta e quatro mil e duzentos e vinte quatro reais).

No cenário de vendas o portal de notícias informava que havia chegado o período de sazonalidade e a oportunidade era excelente paras as empresas poderem obter um lucro extra. Alertando em relação a política de marketing dos concorrentes. A oportunidade tornava-se mais interessante ainda para quem tinha estoque. De acordo com as decisões tomadas no período 04, foram adquiridos somente 100 unidades de fogão do fornecedor eletro Velox e 100 de lava roupas com o mesmo fornecedor, as quantidades foram mais limitadas visto que ainda havia uma quantidade em estoque. Conforme gráficos abaixo:

(31)

Gráfico 2 – Demonstrativo do atendimento da demanda do fogão, período 04.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Gráfico 3 – Preços de venda estipulados referente ao fogão, período 04.

(32)

Gráfico 4 – Demonstrativo do atendimento da demanda, lava-roupas, período 4.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Gráfico 5 – Preços de venda estipulados referente lava roupas, período 04.

(33)

Gráfico 6 – Demonstrativo do atendimento da demanda referente micro-ondas, período 04.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Gráfico 7 - Preços de venda estipulados referente micro-ondas, período 04.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Ao fim da quarta rodada foi possível verificar que a empresa mesmo com a estratégias utilizadas não alcançou a demanda prevista, impactando de forma negativa, a falta de um planejamento e controle mais elaborado, foi um fator decisivo.

Período 05

(34)

“O período sazonal passou e foi uma oportunidade para realização de lucros. Agora tem início um novo ciclo e a demanda se mostra mais retraída. Os próximos períodos são conhecidos popularmente por períodos de vacas magras’’.

Ao iniciarmos este período, foi necessário analisar com mais cautela, visto que a situação da empresa já se mostrava crítica, o período sazonal foi um momento para grandes vendas e demandas, e nesse novo ciclo, outro cenário se iniciava, foi relatado uma crise portuária nesse período, logo, diante de um cenário conturbado com a possibilidade de greve no porto e possíveis consequências ao abastecimento do mercado, os fornecedores de mercadorias não alterariam seus preços e prazos de vendas, mostrando-se necessário comprar mercadorias a prazo com cautela, verificando as taxas de juros de cada fornecedor.

Como estratégia para esse período, buscamos adquirir mercadorias com o fornecedor que apresentava as melhores condições de pagamento, sendo assim o fornecedor com que adquirimos as mercadorias foi o eletrovelox, ficando da seguinte maneira 250 fogões, 400 lava roupas e 250 micro-ondas a vista, na questão de prioridade de vendas optamos por lava roupas, fogão e micro-ondas, visto que o lava roupas era o que tinha em maior quantidade, ficando configurado da seguinte maneira. Conforme gráfico abaixo:

Gráfico 8 – Demonstrativo do atendimento da demanda referente fogão, período 05.

(35)

Gráfico 9 - Preços de venda estipulados referente fogão, período 05.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Gráfico 10 – Demonstrativo do atendimento da demanda referente lava roupas, período 05.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Gráfico 11 - Preços de venda estipulados referente lava roupas, período 05.

(36)

Gráfico 12 – Demonstrativo do atendimento da demanda referente micro-ondas, período 05.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Gráfico 13 - Preços de venda estipulados referente micro-ondas, período 05.

(37)

Figura 06 – Vendas de mercadorias no período 05.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Dessa forma, de acordo com os demonstrativos apresentados, podemos verificar que os preços estavam atrativos comparados a outros concorrentes, porém o fato de em todos os itens a empresa não foi capaz de atender a demanda, ficando assim com uma quantidade menor de ganhos, fato que poderia ser evitado com uma melhor estimativa e análise de mercado, pois o mercado se mostrou receptivo e aquecido para vendas.

Período 06

De acordo com as palavras do analista:

“Os prognósticos dos analistas estavam certos. O período anterior se apresentou bastante aquecido e muitas empresas souberam aproveitar esse momento. Felizmente, àquelas que não souberam tem uma nova oportunidade de realizar boas vendas. É sabido que nesse período a demanda aumentará algo próximo de 60%, mantendo-se constantes os demais fatores. A conjuntura econômica mostra sinais de aquecimento novamente. As empresas estão diante de um ótimo momento para aumentar seu faturamento e melhorar sua rentabilidade. A sazonalidade, se bem aproveitada, poderá significar uma reviravolta no posicionamento das empresas”

(38)

Nesse período optamos por agir de forma mais retraída visto que a receita da empresa estava cada vez mais comprometida, e como de acordo com as palavras do analista o momento seria um período de aumento da demanda em 60%.

Sendo assim como estratégia para o aumento da receita, optamos por aumentar o preço das mercadorias e comprar uma quantidade maior, visando um lucro sem a possibilidade de assumir um risco muito alto e um maior endividamento. Dessa maneira, esse período ficou configurado da seguinte maneira, foram adquiridos 675 fogões, 750 lava roupas e 675 micro-ondas, porém não foi verificado a questão dos fornecedores que os que mostravam maiores facilidades para compra eram justamente os fornecedores que não teriam a mercadoria a pronta entrega, ocasionando em um maior endividamento da empresa.

Resultando em um período que não teve bom retorno para a empresa, situação que poderia ser evitada com maior planejamento por parte dos diretores visando o retorno mais vantajoso visto com o fornecedor.

Figura 07 – Vendas de mercadorias no período 06.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Período 07

Palavras do analista, pontos a frisar:

“Como divulgado no período anterior, a demanda neste período está se mostrando bastante aquecida, se aproximando muito do comportamento da

(39)

alta sazonalidade, com aquecimento dos mercados em 50%. O Banco Central não abandonou sua posição defensiva e aumentou a taxa de juro básica para 6%. Todas as mercadorias do fornecedor Eletro Plus passam a ser vendidas com reajuste de 10%, porém baixou os juros nas vendas a prazo para 6,6% ao trimestre. Da avaliação da concorrência pode-se chegar a uma boa política de preços, que é a maneira mais rápida e efetiva de conseguir bons lucros”

Podemos analisar o período sete da seguinte maneira, mais demanda mais complexidade, um cenário bem aquecido, e que foi configurado da seguinte maneira, optamos por 2000 unidades de cada item (fogão, micro-ondas, e lava roupas), todos os eletrodomésticos foram adquiridos com o fornecedor Super Bras visto que este fornecedor continuou com as políticas antes adotadas e dentre todos era o mais favorável economicamente, porem como as decisões tomadas são reflexo das anteriores e base para as futuras, o nosso cenário ficou configurado com um atendimento de demanda com baixa procura, visto que os preços praticados ficaram acima das demais empresas, tornando a lei da oferta e procura que se trata de basicamente um modelo de determinação de preços no mercado totalmente aplicado.

Figura 8 – Vendas de mercadorias no período 07.

(40)

Período 08

Palavra do analista:

“Sabe-se que nesse período a demanda aumentará algo próximo de 60%, mantendo-se constantes os demais fatores. Mercadorias: mantidos preços, descontos e prazos de pagamento iguais ao período anterior”’

Ao longo de todo o percurso desses períodos o portal de notícias sempre dava dicas de como estaria o período, os principais pontos que deveriam ser levados em questão para uma análise coerente e decisão positiva.

Esse período foi configurado de forma que não foram adquiridos novos eletrodomésticos visto que ainda havia uma grande quantidade em estoque, porém, o mesmo não teve uma resposta como se esperava, visto que os preços das mercadorias ficaram acima e as facilidades de pagamento também, desencadeando em uma grande quantidade de mercadorias paradas no estoque, visto que os concorrentes apresentaram formas mais facilitadas tanto de pagamento, como investimento em marketing e preço mais atrativo.

(41)

Caderno 4

Políticas de recursos humanos (C4)

Este caderno refere-se às decisões tomadas pelos diretores em razão das políticas de recursos humanos da empresa LCTEC, procurando demonstrar assim os resultados e influências de cada decisão nos períodos simulados.

As análises demonstradas neste caderno são referentes a contratações, demissões, férias coletivas e produtividade dos vendedores da empresa LCTEC nos períodos simulados, cada uma tendo sua demasiada influência em todos os setores da empresa, diante o cenário econômico diversas ações e greves foram feitas no decorrer das simulações, fazendo com que os diretores não focassem apenas em seus correntes, mas sim e um melhor atendimento ao seus clientes, mas também na sua própria administração interna, procurando maximizar a produtividade de seus vendedores e minimizar as despesas com recursos humanos, entretanto a inexperiência dos diretores, falta de planejamento, comunicação assertiva, assim como também a falta de capital, acabou levando a empresa a não obter um bom resultado durante os períodos simulados.

Contratações e demissões

Neste tópico serão analisadas as decisões e fatores para contratações e demissões da empresa LCTEC durante os períodos simulados. A empresa conta inicialmente com 10 vendedores. Durante o período 1°, um acordo entre o governo e o sindicato estabeleceu uma cláusula para a contratação compulsória mínima de um (01) vendedor, a apesar da obrigatoriedade a empresa por decisão de seus diretores não contratou nenhum funcionário.

Com a proximidade do período de sazonalidade a necessidade de contratação de mais vendedores é de suma importância para que consigam atender a demanda prevista, durante o período 2°, foi efetuada a contratação de mais dois (02) vendedores, que lhe rendeu uma perspectiva ruim com aumento de horas ociosas. No período 3° continuou com seus funcionários pois no portal de notícias mostrava que a demanda seria mais aquecida.

Durante o período 4° por ser um período de forte aquecimento na demanda, foi necessário manter onze (11) vendedores, com uma (1) demissão. No período 5 a empresa teve um acréscimo exorbitante no número de horas ociosas, no entanto seus diretores não tiveram nenhuma ação. No período seguinte 6 foi seus diretores se depararam com 99,08% de horas ociosas, e sem se atentarem ao portal anunciando que não poderia que não poderia haver demissões neste período acabou demitindo quatro vendedores(4).

(42)

No período 7 a empresa continuou diminuindo seus quadro de funcionários, com mais duas (2) demissões, mas que não resolveu seu problemas com as horas ociosas. No período 8 foi feita mais uma (1) demissão, apesar dos diversos movimentos sindicais de reajustes salariais e greves, a empresa correu o risco e mesmo assim não conseguiu reduzir sua quantidade de horas ociosas, a evolução de contratação e demissão pode ser visualizada na tabela 17.

Tabela 17. Evolução de contrações e demissões.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

Ritmo de trabalho

As horas extras são recursos utilizado pela empresa para aumentar a disponibilidade de seus vendedores, tendo assim uma relação direta com a produtividade. A empresa pode optar pelo expediente com 1 ou 2 horas extras, com seus respectivos adicionais de 75% e 100%.

No período 1 o ritmo de trabalho foi normal, rendendo uma boa produtividade. Já no período 2 o ritmo de trabalho foi acrescentado para 2 horas extras, na visão de seus diretores seria bom para empresa entretanto a empresa LCTEC obteve um acréscimo negativo de horas ociosas.

Nos períodos seguintes a empresa ficou com o ritmo de trabalho normal sem horas extras pois sua quantidade de horas ociosas era muita alta assim ocasionando prejuízo a empresa. Durante o período 8 como previsto no portal de noticia os vendedores ainda não satisfeitos totalmente com a reforma salarial, recusaram-se a fazer horas extras no período.

(43)

Produtividade e motivação dos funcionários

Produtividade se caracteriza pelo tempo em que os vendedores se dedicam as suas atividades e tarefas dentro da empresa, seu cálculo se toma como princípio a variação do número de horas trabalhadas nas vendas dos produtos. Horas extras e novas contratações de vendedores têm um impacto direto na produtividade da equipe.

Gráfico 14 - Evolução da produtividade.

Fonte: Larissa Ramos, 2019.

Durantes as simulações o fator de produtividade deve se manter acima de um (1,00) mostrando-se assim uma boa produtividade. Decorrendo os períodos a produtividade dos funcionários não se manteve abaixo de um (1,00) nas simulações, indicando assim um crescimento contínuo de produtividade e motivação dos vendedores da empresa LCTEC.

• As Greves e Férias coletivas

Durante os períodos simulados, diversas ações sindicais e greves tiveram impacto direto nas decisões de recursos humanos da empresa LCTEC, neste tópico serão abordados as decisões da empresa diante cada uma das situações citadas.

De acordo com o portal de notícias, o sindicato já inicia buscas por reivindicações salariais já no período 1, indicando assim que outras reivindicações como a de horas extras e de estabilidade para os empregados já estão em pauta, apesar disso a empresa optou por não contratar nenhum funcionário, mas no período seguinte faz 2 contratações.

Durante o período 3 com a proximidade do período de sazonalidade, o sindicato procura uma reivindicação salarial proporcional aos aumentos de preços e de produtividade, no período 4 com os conflitos nas negociações entre empresas e o sindicato, a classe trabalhadora procura mobilizar para que os empregados deixem de trabalhar em horários extras. Entretanto à empresa estava com uma alta quantidade de horas ociosas e decidiu

(44)

demitir 1 funcionário. O representante dos empresários propôs um reajuste de 10% na hora paga ao vendedores, o sindicato não aceitou a proposta fazendo que o valor continuaria o mesmo do período anterior.

Com a chegada da greve nos portos no período 6 houve um aumento demasiado em todas as áreas do mercado, propaganda, mercadorias, aumento nos juros bancários e inclusive reajuste salariais, onde a empresa LCTEC perdeu a oportunidade de conceder férias coletivas para minimizar suas horas ociosas.

Por displicência seus diretores que não atentaram ao manual onde implica a regra de conceder férias ao menos uma vez até o período 8, a empresa acabou acarretando uma multa de 100% do valor da folha de pagamento.

(45)

Caderno 5

Gestão de ativos, compra e venda de imobilizados (C5)

A gestão de ativos basicamente se trata das decisões a respeito da forma correta de gerir os ativos de uma empresa, isso engloba o balanceamento de custos, oportunidades e riscos frente à performance sempre visando o sucesso organizacional e sustentável da empresa. A LCTEC iniciou suas operações no período 0 no seguinte cenário:

Figura 9 – Terrenos período 0.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 10 – Depósitos período 0.

(46)

Dentro desse conceito, ao analisarmos a gestão de ativos da empresa LCTEC, podemos verificar que é o ponto mais importante, pois é onde serão maximizados os resultados da empresa desencadeando em lucro e produtividade de forma inteligente.

Os ativos imobilizados se tratam de ativos tangíveis, englobado nesse caso por basicamente os dois depósitos e o terreno adquiridos no período 02.

Figura 11 – Terreno adquirido no período 2.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Tal aquisição do terreno no período 2, foi um mal investimento que gerou uma maior área ociosa e movimentou um financiamento para um investimento sem retorno de lucros. Tal decisão pesou por ter supervalorizado o consenso nas tomadas de decisões, deixando o poder de decisão para que fosse do grupo e não da diretora responsável. Tendemos a ponderar que as decisões em grupo são melhores do que as decisões tomadas particularmente, mas nem sempre é esse o caso. Buscar consenso no grupo nos leva a adaptarmos às decisões dos outros e não mostramos nossa verdadeira escolha, e com isso a propriedade das decisões fica empobrecida perdendo qualidade e levando a tomada de decisões errôneas.

No período 2 além do terreno, também foi financiado um novo depósito, que foi liberado apenas no período 3 que assim como a aquisição do terreno, o novo depósito foi uma contração de dívida apenas, tal decisão faltou um pouco de realidade, isto é, confundiu-se os números que a empresa apresentava no momento e o que prevíamos para o futuro. A mal decisão levou a empresa a utilizar meios financeiros que poderiam ser investidos em mercadorias por exemplo, visto que o depósito já existente disponibilizada de área para armazenamento de mais mercadorias do que normalmente a empresa já disponibilizava.

(47)

Figura 12 – Depósito adquirido no período 2 e disponibilizado no período 3.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Segundo a Lei 6.404/1976 art. 179 (item IV), classificam-se no ativo imobilizado os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens.

Conforme o andamento do jogo, não foi aberto em nenhum momento à possibilidade para venda de ativos imobilizados, porém no período 02, foram adquiridos um depósito e um terreno, totalizando ao final do jogo o total de 03 depósitos e dois terrenos em propriedade da empresa LCTEC. Esse foi o cenário apresentado no período 8:

Figura 13 – Depósito no período 8.

(48)

Mesmo com uma maior área sendo utilizada para armazenar mercadorias, a empresa permaneceu com uma área vasta ociosa e consequentemente criando despesas e prejuízo visto que o investimento praticamente não trouxe benfeitoria a LCTEC, como mostrado no gráfico, 33,9% de área ociosa equivale a um depósito inteiro.

Fazendo uma análise parecida na área dos terrenos, vemos claramente um investimento sem planejamento e sem retorno de qualquer lucro, conforme podemos analisar na figura a seguir, 67,9% de área ociosa corresponde a um terreno inteiro e mais 17,9% do terreno que já existia.

Figura 14 – Terreno no período 8.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Em nenhum momento foi disponibilizado no mercado, a abertura para a venda desses imobilizados. Se tal oportunidade ocorresse, a LCTEC poderia fazer a venda de um terreno visto que um deles estava sem utilidade e disponibilizar sua área ociosa de depósitos para aluguel ou até mesmo colocar à venda um dos quais foram adquiridos sem planejamento e necessidade para o volume da operação que a empresa demandava.

(49)

Caderno 6

Análise de relatórios econômico-financeiros (C6)

Este caderno visa apresentar a situação financeira da Empresa LCTEC, através de índices reais obtidos a partir das demonstrações financeiras da empresa, apontando os balanços patrimoniais, rentabilidade, fluxo de caixa e os empréstimos e financiamentos obtidos nos períodos. O Simulador torna o curso mais dinâmico e traz para realidade da economia atual, possibilitando o aprendizado e a assimilação de conceitos fundamentais para uma análise da economia.

Gráfico 14 - Evolução do patrimônio líquido.

Fonte: Mônica Gregolleto, 2019.

O gráfico acima representa a evolução do patrimônio líquido da empresa LCTEC. É possível visualizar o declino da empresa resultante das suas decisões tomadas durante os 8 períodos de simulação.

Iniciamos o período 0 com um lucro líquido de R$ 87.044,10. No 1 período já houve uma queda significativa ficando com R$ 49.018,41, no 2 período a empresa ficou com seu lucro líquido extremante negativo até o fim dos outros períodos, onde não conseguiu se recuperar mais finalizando as simulações com R$ -2.117.020,79.

O crescimento da empresa foi algo que planejamos mas as decisões tomadas trouxeram resultados contrários, não conseguimos administrar bem o estoque de mercadorias, com uma demanda crescente e as instabilidades com os fornecedores dos produtos, transportes, as greves de funcionários e portuários que refletiam diretamente nas finanças, acrescidos de um comportamento imaturo da empresa, nos fez trabalharmos sempre com um estoque baixo. Isso refletiu diretamente sobre o ativo circulante que finalizou com prejuízo total que ficou R$- 2.117.020,79 no final do oitavo período.

(50)

Gráfico 15 - Evolução do ativo e passivo circulante.

Fonte: Mônica Gregolleto, 2019.

Sabemos que o ativo circulante de uma empresa é a soma de caixa, aplicações financeiras (quando houver), recuperação de tributos (ICMS) e estoque de mercadorias. Dessas contas, o caixa ficou em média R$ R$ 1.146.190,84 o valor mais expressivo do ativo circulante. Acreditamos que uma boa gestão financeira e logística visando o seu estoque de mercadoria, a empresa LCTEC traria resultados mais satisfatórios no que tange a rentabilidade do ativo acumulado, esse calculado por: resultado acumulado, dividido pelo ativo total médio.

Devemos sempre ter a o produto de que você necessita, mas nunca podemos ser pego com algum estoque. É uma frase que descreve bem o dilema da descrição de estoques. O controle de estoque é a parte vital do composto logístico, pois estes podem absorver entre 25 a 40% dos custos totais, representando uma porção substancial do capital da empresa. Portanto, é importante a correta compreensão do seu papel na logística e de como devem ser gerenciados. BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial SP: Atlas, 1993.

O passivo circulante é o resultado de todas as obrigações financeiras de uma empresa como: fornecedores, impostos a recolher e contribuições, encargos trabalhistas e provisões. A média do nosso passivo circulante é R$ 1.350.413,86

(51)

Quanto ao passivo não circulante este representado por empréstimos e financiamentos, a LCTEC contraiu muita dívida e finalizou o período oito, totalmente endividada e sem saúde financeira com um saldo devedor acumulado em R$3.156.863,88.

Demonstração de resultados do exercício

Temos convicção que o sucesso de uma empresa depende de opções assertivas sobre os seus fornecedores. Nos períodos foram escolhidos os fornecedores que ofereciam melhores preços, prazos de pagamento, taxa de juros para compras parceladas e entrega em tempo hábil de acordo com a necessidade do estoque. A cada período com agitações dos fatores externos, eram inevitáveis a troca de fornecedor.

Tabela 18. Indicadores do resultado final, do período 0 ao 8.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Em resumo, a rentabilidade do ativo acumulado fechou em 57,13% garantindo o terceiro lugar no ranking.

• Cálculo para rentabilidade do ativo acumulado:

Rentabilidade do ativo Acumulado = Resultado Acumulado Ativo Total Médio

(52)

Fluxo de caixa, empréstimos e financiamentos

A gestão responsável do fluxo de caixa se faz necessárias em todos os momentos para o sucesso final de uma empresa, com a demonstração do fluxo de caixa, é possível verificar todas as receitas e pendencias financeiras num determinado período de tempo, desencadeando assim na visualização e identificação prévia das necessidades da empresa.

Ao participar do jogo a empresa LCTEC entrou com o valor global em caixa na quantia de R$ 387.681,57 (trezentos e oitenta e sete mil, seiscentos e oitenta e um reais e cinquenta e sete centavos).

Foram esquematizados os gráficos de fluxograma de caixa, para melhor visualização das receitas e pendências de cada período, conforme abaixo:

Figura 15 - Demonstrativo do fluxo de caixa no período 0. FLUXO DE CAIXA - PERIODO 0

PERIODO 0 CAIXA INICIAL R$387.681,57 ENTRADAS R$1.794.870,00 SAÍDA R$1.537.807,55 CAIXA FINAL + ENTRADAS-SAÍDAS R$644.744,02 Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 16 - Gráfico do fluxo de caixa no período 0.

(53)

Figura 17 - Demonstrativo do fluxo de caixa no período 0.

FLUXO DE CAIXA - PERÍODO 01

PERÍODO 1 CAIXA INICIAL R$644.744,02 ENTRADAS R$1.459.677,68 SAÍDA R$2.104.421,70 CAIXA FINAL + ENTRADAS-SAÍDAS R$0,00 Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 18 - Gráfico do fluxo de caixa no período 1.

(54)

Figura 19 - Demonstrativo do fluxo de caixa no período 2.

FLUXO DE CAIXA - PERÍODO 02

PERÍODO 2 CAIXA INICIAL R$0,00 ENTRADAS R$1.522.623,72 SAÍDA R$1.522.623,72 CAIXA FINAL + ENTRADAS-SAÍDAS R$0,00 Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 20 - Gráfico do fluxo de caixa no período 2.

(55)

Figura 21 - Demonstrativo do fluxo de caixa no período 3.

FLUXO DE CAIXA - PERÍODO 03

PERÍODO 3 CAIXA INICIAL R$0,00 ENTRADAS R$1.186.743,87 SAÍDA R$1.180.486,70 CAIXA FINAL + ENTRADAS-SAÍDAS R$6.257,17

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 22 - Gráfico do fluxo de caixa no período 3.

(56)

Figura 23 - Demonstrativo do fluxo de caixa no período 4.

FLUXO DE CAIXA - PERÍODO 04

PERÍODO 4 CAIXA INICIAL R$6.257,17 ENTRADAS R$1.224.725,36 SAÍDA R$1.230.982,53 CAIXA FINAL + ENTRADAS-SAÍDAS R$0,00

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 24 - Gráfico do fluxo de caixa no período 4.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019. R$0.00 R$200,000.00 R$400,000.00 R$600,000.00 R$800,000.00 R$1,000,000.00 R$1,200,000.00 R$1,400,000.00

CAIXA INICIAL ENTRADAS SAÍDA CAIXA FINAL +

ENTRADAS-SAÍDAS

FLUXO DE CAIXA - PERIODO 04

(57)

Figura 25 - Demonstrativo do fluxo de caixa no período 5.

FLUXO DE CAIXA - PERÍODO 05

PERÍODO 5 CAIXA INICIAL R$0,00 ENTRADAS R$1.536.568,04 SAÍDA R$1.536.568,04 CAIXA FINAL + ENTRADAS-SAÍDAS R$0,00

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 26 - Gráfico do fluxo de caixa no período 5.

(58)

Figura 27 - Demonstrativo do fluxo de caixa no período 6.

FLUXO DE CAIXA - PERÍODO 06

PERÍODO 6 CAIXA INICIAL R$0,00 ENTRADAS R$1.245.136,15 SAÍDA R$1.245.136,15 CAIXA FINAL + ENTRADAS-SAÍDAS R$0,00

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 28 - Gráfico do fluxo de caixa no período 6.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019. R$0.00 R$200,000.00 R$400,000.00 R$600,000.00 R$800,000.00 R$1,000,000.00 R$1,200,000.00 R$1,400,000.00

CAIXA INICIAL ENTRADAS SAÍDA CAIXA FINAL +

ENTRADAS-SAÍDAS

FLUXO DE CAIXA - PERIODO 06

(59)

Figura 29 - Demonstrativo do fluxo de caixa no período 7.

FLUXO DE CAIXA - PERÍODO 07

PERÍODO 7 CAIXA INICIAL R$0,00 ENTRADAS R$1.730.809,71 SAÍDA R$1.730.809,71 CAIXA FINAL + ENTRADAS-SAÍDAS R$0,00

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 30 - Gráfico do fluxo de caixa no período 7.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019. R$0.00 R$200,000.00 R$400,000.00 R$600,000.00 R$800,000.00 R$1,000,000.00 R$1,200,000.00 R$1,400,000.00 R$1,600,000.00 R$1,800,000.00 R$2,000,000.00

CAIXA INICIAL ENTRADAS SAÍDA CAIXA FINAL +

ENTRADAS-SAÍDAS

FLUXO DE CAIXA - PERIODO 07

(60)

Figura 31 - Demonstrativo do fluxo de caixa no período 8.

FLUXO DE CAIXA - PERÍODO 08

PERÍODO 8 CAIXA INICIAL R$0,00 ENTRADAS R$3.106.735,18 SAÍDA R$3.091.771,66 CAIXA FINAL + ENTRADAS-SAÍDAS R$14.963,52

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 32 - Gráfico fluxo de caixa no período 8.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Ao finalizarmos as tomadas de decisões nos oito períodos apresentados, a empresa LCTEC, finalizou com saldo em caixa no valor de R$ 14.963,52 (Quatorze mil reais e novecentos e sessenta e três reais e cinquenta e dois centavos). Podemos constatar que se a empresa tivesse tido um maior cuidado em relação a manutenção das despesas prévias e futuras um resultado muito superior seria alcançado, visto que os períodos nada mais eram do que a explanação das decisões anteriores de cada período realizado.

R$0.00 R$500,000.00 R$1,000,000.00 R$1,500,000.00 R$2,000,000.00 R$2,500,000.00 R$3,000,000.00 R$3,500,000.00

CAIXA INICIAL ENTRADAS SAÍDA CAIXA FINAL +

ENTRADAS-SAÍDAS

FLUXO DE CAIXA - PERIODO 08

(61)

Caderno 7

Justificativa das decisões financeiras (C7)

Financiamento de imobilizados e empréstimo de giro

No período 2 foram adquiridos um depósito e um terreno, totalizando três depósitos e dois terrenos, em nenhum período durante todas as rodadas foi aberta a possibilidade de venda de imobilizados.

A empresa iniciou no período 0, somente com dois terreno e dois depósitos, conforme figura a seguir:

Figura 33 - Descrição dos terrenos no período 0.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 34 - Descrição da área dos terrenos, parte utilizada e parte ociosa.

(62)

Figura 35 - Descrição geral dos depósitos no período 0.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 36 – Descrição da área dos depósitos, parte utilizada e ociosa no período 0.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Somente no período 02 que houve aquisição de ativos imobilizados, custando um valor no financiamento de R$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais), configurando-se da seguinte maneira:

(63)

Figura 37 - Descrição dos terrenos no período 2 e área dos terrenos.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Figura 38 – Descrição da área dos depósitos no período 2 e área.

Fonte: Simulare - Jogo de Negócios, 2019.

Aplicações financeiras

O empréstimo de capital de giro é voltado basicamente para atender as obrigações financeiras rotineiras da administração de um negócio. É, portanto, uma linha de crédito que visa auxiliar na reorganização do fluxo de caixa da empresa. Baseando-se nessa definição que tomamos a decisão de fazer empréstimo de giro, visto que o cenário econômico da empresa, já estava debilitado, devido a quantidade de obrigações mensais sendo despesas administrativas e comerciais e financeiras que acompanhávamos no balancete analítico, esta foi a medida

Referências

Documentos relacionados

O conteúdo que consta deste relatório só diz respeito aos serviços processados através da FEUP, não consolidando o mesmo tipo de serviços efetuados por docentes e investigadores

"Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: os crimes previstos neste Código, embora também o sejam com igual definição na lei penal comum, quando praticados: por militar

Além disso, os resultados para um conjunto pequeno de variáveis aleatórias de entrada, como as duas consideradas no nosso modelo (porosidade e permeabilidade), são melhores do ponto

Artigo 27 - Caso seja constatado, nos autos do processo administrativo, que o inadimplemento trouxe prejuízos ou transtornos à Administração, a sanção aplicável nas

Considerando a cadeia produtiva em que o Xaxim Agroecológico deverá ser inserido (SEBRAE, 2003), simulações com o Software INOVA-tec apontam para a melhora do índice de

Boa Prova!.. Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do

A utilização de fonte orgânica de fósforo e fosfato de rocha não forneceu fósforo suficiente para suprir as exigências nutricionais dos suínos, sendo o fluxo do fósforo dos

Na ausência da adubação fosfatada, a pro- dução de matéria seca na parte aérea da menta nos tratamentos inoculados com Gigaspora margarita, Glomus clarum, Glomus etunicatum