• Nenhum resultado encontrado

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA - A.T.L. PROJECTO PEDAGÓGICO. Jardim de Infância

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA - A.T.L. PROJECTO PEDAGÓGICO. Jardim de Infância"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA - A.T.L.

PROJECTO PEDAGÓGICO

Jardim de Infância

Grupo dos Grandes

Educadora Olga Pécurto

(2)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

2

«Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo... Por isso a minha aldeia é tão grande

como outra terra qualquer. Porque eu sou do tamanho do que vejo

e não do tamanho da minha altura...»

Fernando Pessoa

(3)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

3

Índice

 Introdução---3

 Enquadramento da Lei-quadro da Educação Pré-escolar---4

 Características Gerais das Crianças de 5 anos ---5

 Caracterização do Grupo ---8  Tema do Projeto---9  Planeamento anual---9  Semana tipo---14  Vivências cíclica---14  Avaliação---15  Conclusão---15

(4)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

4

Introdução

“Além das aptidões herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos.”

Albert Einstein

A temática a que nos propomos trabalhar durante este ano letivo são as “Tradições e costumes”. Durante este ano letivo, Tenho como objetivo, a exploração desta temática a dando a conhecer às crianças alguns hábitos e usos que distinguem algumas comunidades. O contato com estas vivências são essenciais para a formação da personalidade identidade pessoal de cada criança. Assim, o jardim de infância pode proporcionar, de uma forma lúdica, recorrendo a jogos tradicionais, cancioneiros, histórias, lendas, fábulas, entre muitos outros, como meios potenciadores para o desenvolvimento da identidade sócio cultural da criança. O planeamento deste tipo de atividades permite uma fomentação dos valores culturais na nossa sociedade atual, possibilitando às crianças uma reflexão sobre a cultura popular, sobre os saberes tradicionais e consequente integração de valores sociais.

Todo este trabalho tem significado para a formação da personalidade de cada individuo, visto que proporcionam uma variada gama de estímulos para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças.

Vamos crescer, aprendendo com as nossas tradições e também com as dos que nos rodeiam. Todo o meio envolvente assim como todos os agentes envolvidos, são fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento, dos valores e da formação de indivíduos enquanto pessoas.

Enquadramento da Lei-quadro da Educação Pré-escolar

Metas de aprendizagem - Na Educação pré-escolar

As Metas de Aprendizagem na educação Pré-escolar são a primeira grande etapa que as “nossas” crianças têm que atingir como base integrante, de condições favoráveis de entrada no próximo ciclo, o 1º ciclo do Ensino Básico.

As metas permitem aos educadores de infância, planearem métodos, estratégias e modos de progressão para que, ao entrarem para o 1.º ciclo, todas as crianças possam ter adquirido e consolidado as aprendizagens, que são fundamentais para a continuidade do seu percurso educativo.

(5)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

5

• Formação pessoal e Social – esta área é apenas contemplada na educação pré-escolar dada a sua importância neste nível educativo, em que as crianças têm oportunidade de participar num grupo e de iniciar a aprendizagem de atitudes e valores que lhes permitam tornar-se cidadãos solidários e críticos. Esta área tem continuidade nos outros ciclos enquanto educação para a cidadania.

• Expressão e comunicação – nesta área surgem separadamente os seus diferentes domínios. No domínio das Expressões são diferenciadas as suas diferentes vertentes: Motora, Plástica, Musical, Dramática, neste caso designada por Expressão Dramática/Teatro, tendo-se acrescentado a Dança que tem relações próximas com a Expressão Motora e Musical. As metas propostas para estas várias vertentes estão organizadas de acordo com domínios de aprendizagem que são comuns a todo o ensino artístico ao longo da escolaridade básica. Por seu turno, a estrutura da Expressão Motora corresponde à que é adotada para a Educação Física Motora do 1º ciclo.

• Linguagem oral e abordagem da Escrita – esta área corresponde à Língua Portuguesa nos outros ciclos e inclui não só as aprendizagens relativas à linguagem oral, mas também as relacionadas com compreensão do texto escrito lido pelo adulto, e ainda as que são indispensáveis para iniciar a aprendizagem formal da leitura e da escrita.

• Matemática – esta área contempla as aprendizagens fundamentais neste campo do conhecimento, distribuídas também pelos grandes domínios de aprendizagem que estruturam a aprendizagem da Matemática nos diferentes ciclos.

• Conhecimento do Mundo – esta área abarca o início das aprendizagens nas várias ciências naturais e humanas, tem continuidade no Estudo do Meio no 1º ciclo e inclui, tal como este, de forma integrada, o contributo de diferentes áreas científicas (Ciências Naturais, Geografia e História).

• Tecnologias de informação e comunicação – área transversal a toda a educação básica e que, dada a sua importância atual, será, com vantagem, iniciada precocemente.

Características Gerais das Crianças

Características gerais das crianças de 5 anos

O desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam-se a grande parte das crianças em cada fase de desenvolvimento. No entanto, cada criança é um indivíduo e pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade, sem se falar, propriamente, de problemáticas.

Para se poder compreender, valorizar e favorecer o desenvolvimento é importante focar algumas características comuns das crianças de cinco anos.

(6)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

6

Domínio Sócio Afetivo

 Apresenta mais domínio sobre as suas atitudes, demonstrando novos mecanismos inibitórios, o que lhe permite ser mais calma, recetiva e concentrada.

 Está mais confiante em si;

 Aceita mais facilmente as regras e os limites.

 Revela ser uma grande conversadora, está mais determinada e já pensa antes de falar ou agir.  Por norma gosta muito de ajudar, chegando mesmo a cooperar. Aceita responsabilidades com

muito agrado, de uma forma séria e eficiente.

 Evidencia sinais de ansiedade por aprender coisas novas.

 Demonstra maior capacidade para brincar com as outras crianças, principalmente as da sua idade. Já brinca menos sozinha, mas brinca muitas vezes em grupo de 2 a 4 crianças, sendo raro observar-se mais de 5 num grupo;

 É notória ainda, alguma teimosia. Gostar de “mandar”.

 As brincadeiras ou situações imaginativas continuam em menor escala. Inicia-se a distinção entre o real e o imaginário. Não quer dizer que terminem e surjam ocasiões de “mentirinha”, pois as histórias levam-nas ao “mundo” do fantástico onde tudo pode acontecer!

 Empenha-se em agradar ao adulto, obedece-lhe com naturalidade, procurando obter a sua concordância e simpatia; solicita-o muitas vezes para verificar atitudes, mostrar trabalhos e contar experiências que sabe serem do agrado da Educadora.

Domínio Psicomotor Motricidade Global

 O domínio do corpo e os seus movimentos mostram uma maior evolução e um maior equilíbrio: agrada-lhe saltar, pular, trepar, rodopiar.

 Manifesta desagrado e tem bastante dificuldade em permanecer inativo durante muito tempo.  Utiliza frequentemente as expressões faciais.

 O seu caminhar revela-se mais firme e sem dificuldade, mesmo em inversão.  Experimenta cada vez mais as potencialidades do seu corpo.

Motricidade Fina

 A criança já adquiriu uma boa coordenação e domínio, dos gestos de braços e mãos, que são agora cada vez mais precisos e eficazes.

 Afirma-se o predomínio manual e a coordenação óculo motora na realização de gestos intencionais: maior precisão.

 A lateralidade está mais definida entre esquerda e direita, embora por vezes as baralhem.  Bom controlo do lápis ou pincel, o que permite o aparecimento de desenhos com cenas mais

complexas representadas de forma inteligível e coerente.

 Copia letras maiúsculas, formas geométricas, escreve o seu nome apelido.  Recorta e rasga com mais destreza.

 Abotoa bem, já aperta os sapatos, veste-se com mais facilidade e rapidez.  Tem preferência por jogos com os quais possa montar e desmontar várias vezes. 

(7)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

7

 É a idade por excelência dos contos tradicionais. A criança gosta de dramatizar as histórias e é capaz de fazê-lo com pormenor. Gosta de contar histórias inventadas por si, mas os seus relatos podem ainda ser dispersos, omitindo detalhes essenciais e insistindo noutros mais sugestivos.  Gosta muito de aprender, são geralmente muito curiosas e ativas.

 Faz muitas perguntas e gosta de saber o máximo de pormenores sobre tudo o que a rodeia.  Sabe muitas canções, memoriza muitos poemas e lengalengas.

 Aprecia palavras novas, inventa muitas outras e começa a gostar de pequenas anedotas ou frases humorísticas.

 Utiliza com menos erros os pronomes pessoais, distingue o género e aplica os tempos verbais certos, na sua maioria.

 Aplica e repete expressões que ouve no seio familiar ou outros, mesmo que não saiba muito bem o seu sentido.

 Ao todo, nesta faixa etária a criança pode utilizar um vocabulário entre 5000 a 8000 palavras.

Domínio Cognitivo

 A capacidade imaginativa é cada vez maior: é evidente no Jogo Simbólico, cujas sequências se tornam cada vez mais ricas, demoradas e melhor estruturadas.

 A capacidade de concentração é notoriamente maior, o que vai permitir que a criança reconheça algumas palavras escritas, entre elas o seu nome.

 Organiza novas brincadeiras, novos jogos e entrega-se a novos desafios que lhe sejam propostos pelos seus pares ou pelo adulto.

 Conhece já algumas letras e por vezes escreve-as espontaneamente.  Sabe contar até dez (10) e faz a associação quantidade/número:  Utiliza de forma correta a quantificação:

o Muito / Pouco o Alguns / Nenhuns o Mais / Menos

 Observa e identifica diferentes posições relativas a um ponto de referência: o Em cima / Em baixo

o Por cima de / Por baixo de o Dentro / Fora

o À frente / Atrás

 Estabelece a comparação de tamanhos, alturas, comprimentos, grandezas e pesos entre objetos.  Faz classificação e seriação de objetos conforme o seu tamanho, cor, forma e espessura.

 Tem maior noção do tempo: o Ontem / Hoje / Amanhã o Dias / Semanas / Meses o Dia / Noite

o Estações do Ano

 Estabelece sequências temporais.

 Identifica as cores, tanto primárias como as secundárias.

 Distingue diversos sons, musicais ou não e reproduz esquemas rítmicos simples.  A representação da figura humana surge completa.

(8)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

8

Caracterização do Grupo

Este grupo é denominado de o Grupo dos “Grandes”, está à responsabilidade da Educadora Olga Pécurto. O grupo funciona na sala nº 3. Neste momento possui 20 crianças, embora a sala tenha capacidade para 23 crianças. O grupo é apoiado por uma ajudante de ação educativa. É considerado um grupo heterogéneo, onde estão integradas três crianças de 4/5 anos, os restantes meninos têm 5/6 anos. O grupo é composto atualmente por 12 meninos e 8 meninas. Grande parte deste grupo já frequenta a Instituição desde os 2/3 anos, havendo alguns elementos que foram integrados no ano letivo anterior e os restantes já este ano.

Na generalidade o grupo é ativo e dinâmico, demonstrando interesse pelo mundo que os rodeia. São crianças assíduas, participativas e interessadas.

(9)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

9

Tema do Projeto

O tema escolhido para este ano letivo é “Costumes e tradições”. É um tema abrangente que têm em conta a diversidade de crianças que frequentam a nossa Instituição. As nossas crianças têm idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos, pertencem a meios culturais diversificados e a vários géneros familiares. As tradições de um povo devem passar de geração em geração, para que estas não se percam no tempo. O Jardim de Infância tem um papel fundamental na transmissão cultural, considerando-se o conhecimento das tradições um tesouro precioso para o enriquecimento da criança. As crianças são seres em constante desenvolvimento e em constante atividade, sendo natural a curiosidade e o desejo de saber que demonstram pelo meio que as rodeia, numa tentativa de compreender e dar sentido ao mundo. Tendo em conta a idade das nossas crianças 4/5/6 anos e tendo como base o Tema “Os Costumes e as Tradições”, procuraremos ao longo de todo o ano letivo proporcionar às crianças um contato diversificado com as várias culturas que temos nas nossas salas. Iremos desenvolver ao longo do ano atividades lúdicas diversificadas, tais como, jogos tradicionais, histórias e lendas do nosso e de outros países, contos de tradição oral, danças típicas, músicas, festas da comunidade, gastronomia, crenças populares e formas de organização social.

Estas atividades/ brincadeiras permitem que as crianças conheçam o mundo e façam parte dele, se sintam felizes, interajam entre si, construam conhecimento sobre vários saberes, alargando o respeito por si próprio e pelos outros.

PLANEAMENTO ANUAL

Durante o mês de Setembro as atividades são livres, onde haverá espaço para as crianças se encontrarem, readaptarem à sala e conhecerem novos amigos, habituarem-se novamente às rotinas, organização e regras da sala.

A partir do mês de Outubro já haverá atividades estruturadas de forma a serem cumpridos os objetivos planeados.

ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Objetivos

1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE

 Desenvolver a capacidade de ouvir  Saber cumprir regras e

respeitá-las

 Fomentar o respeito pelo adulto e pelas outras

 Estimular a

responsabilização pelos seus atos

 Desenvolver a capacidade para terminar as suas tarefas

 Estimular a capacidade de emitir opiniões sobre si e sobre o outro  Saber o seu nome

(10)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

10 crianças  Estimular o interesse pela partilha  Adquirir conhecimentos relativos às tradições e costumes  Estimular o desenvolvimento da sua autonomia a todos os níveis  Saber utilizar e manusear os

utensílios da alimentação  Adquirir conhecimentos relativos às tradições e costumes morada  Reproduzir canções completas e histórias  Adquirir conhecimentos relativos às tradições e costumes

ÁREA DA EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO Objectivos

Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE

 Fomentar a compreensão de mensagens e

intenções comunicativas de crianças e adultos  Valorizar a linguagem

oral como meio de comunicação e relação com os outros

 Utilizar vocabulário variado com correção  Compreender, reproduzir e recriar histórias  Compreender e comunicar intenções, ações, sentimentos e ideias  Compreender, e transmitir ordens dadas verbalmente  Estimular o vocabulário e

diversificá-lo  Conhecer as letras

 Associar o som caraterístico de cada letra à formação de palavras simples

 Reconhecer letras e nomes

 Compreender o

significado de adivinhas, lengalengas e histórias  Pronunciar com fluidez

os sons da fala, quer sejam fonemas isolados, palavras ou frases

 Fomentar o interesse pela palavra escrita.  Conhecer letras e nomes  Saber escrever o nome

(11)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

11

Domínio da Matemática

1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE

 Desenvolver as noções espaciais e temporais  Desenvolver noções de grandeza  Estimular a capacidade de classificar, seriar e ordenar  Desenvolver o raciocínio lógico matemático  Conhecer os números  Associar o número à quantidade  Reconhecer e representar diferentes noções espaciais e topológicas (dentro / fora, longe / perto, em cima / em baixo...);

 Classificar objetos de acordo com as suas propriedades; Formar conjuntos; seriar  Distinguir e nomear diferentes formas geométricas.  Conhecer os números  Associar o número à quantidade  Saber distinguir os números das letras  Saber executar pequenas

subtrações e adições  Efetuar sequências lógica  Conhecer os números

pelo menos até dez  Associar o número à

quantidade

 Identifica: passado, presente, futuro

Expressão Motora

1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE

 Adquirir destrezas próprias da organização espacial

 Ter domínio das capacidades básicas motoras do seu corpo  Explorar as capacidades

motoras do seu corpo  Estimular a motricidade

fina

 Pinta sem sair dos contornos  Aprender a dominar diferentes formas de deslocação  Controlar a postura em equilíbrio estático e em equilíbrio dinâmico  Realizar movimentos

sincronizados com ritmos  Fomentar a capacidade de

desenhar figuras e copiá-las  Desenvolver o domínio da

destreza manual adequada

 Adquirir a capacidade de coordenar ações de lançamentos e de receção de bolas  Desenvolver a coordenação de movimentos

sincronizados com ritmos  Otimizar as capacidades

manuais nas mais variadas vertentes  Reconhece e associa os

sentidos do corpo  Participa e gosta de

(12)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

12

Expressão Dramática

1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE

 Distinguir e reproduzir gestos, posturas e atitudes corporais  Utilizar com intencionalidade comunicativa e expressiva, possibilidades motoras do próprio corpo

 Saber criar situações na área do jogo simbólico  Ser capaz de reproduzir

personagens, histórias e jogos de criatividade  Ser espontâneo, expressivo e imaginativo  Ter a capacidade de representar situações, personagens e histórias simples  Fomentar a representação de vários personagens, atendendo à sua situação, vestuário e aspeto físico  Ter a capacidade de inventar

histórias e dramatizá-las.  Fomentar a compreensão de

instruções de jogos de comunicação verbal e não verbal.

 Conhecer e experimentar alguns jogos tradicionais

 Desenvolver a capacidade de

representar pequenas obras de teatro infantil  Adquirir capacidade de expressão criativa através de dramatizações, jogos e danças tradicionais  Aprender outras de

expressão verbal e não verbal como a mímica, fantoches, etc  Potencializar as capacidades de espontaneidade, expressividade e imaginação Expressão Plástica

1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE

 Adquirir uma progressiva habilidade e agilidade manual

 Fomentar a capacidade de adquirir hábitos de observação visual e retentiva das linhas e formas dos objetos  Ter a capacidade de se

expressar livremente através de diversas técnicas

 Representar a figura

 Saber misturar cores a fim de descobrir outras cores  Adquirir a capacidade de

aprender a aceitar e apreciar as produções dos outros  Ter a capacidade de se

autoavaliar nas suas obras  Desenvolver o sentido

estético

 Ter a capacidade de se expressar livremente através de diversas técnicas

 Adquirir uma progressiva

 Desenvolver a capacidade criativa, representando a figura humana com volume e utilizando vários elementos

 Moldar formas mais elaboradas

 Ter a capacidade de se expressar livremente através de diversas técnicas

(13)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

13

humana com volume, e estruturada  Desenvolver o desenho utilizando alguns pormenores habilidade e agilidade manual habilidade e agilidade manual  Desenvolver a capacidade de recorte e colagem Expressão Musical

1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE

 Ser capaz de reproduzir sons com o seu corpo, com objetos e com instrumentos musicais  Ter a capacidade de

distinguir entre som e ruído

 Adquirir a capacidade

de memorizar

informação auditiva

 Adquirir a capacidade de distinguir sons, quanto a:  Intensidade

 altura  duração  timbre

 Aprender o nome dos instrumentos musicais e identificar os seus sons.

 Ser capaz de reproduzir ritmos

 Ser capaz de conjugar ritmos com movimentos  Ser capaz de bater ritmos

de canções

 Ter a capacidade de ouvir e ter gosto pela música de géneros diversificados

ÁREA DE CONHECIMENTO DO MUNDO

1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE

 Reconhecer todas as cores  Adquirir a capacidade de perceber que pertence a um grupo humano característico : família/ sociedade  Desenvolvera capacidade de observação  Fomentar a curiosidade e a atitude crítica  Reconhecer todas as cores  Desenvolvera capacidade de observação  Fomentar a curiosidade e a atitude crítica  Conhecer as festividades/costumes e tradições  Reconhecer os ritmos temporais: dias da semana; meses; ano e estações do ano  Nomeia e identifica  Desenvolvera capacidade de observação  Fomentar a curiosidade e a atitude crítica  Conhecer as festividades/costume s e tradições  Reconhecer os ritmos temporais: dias da semana; meses; ano e estações do ano  Nomeia e identifica

(14)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

14  Conhecer as festividades/costume s e tradições  Reconhecer os ritmos temporais: dias da semana; meses; ano e estações do ano

locais que lhe são familiares

locais que lhe são familiares

SEMANA TIPO

Dias

da Semana Áreas de Desenvolvimento

Segunda Formação Pessoal e social: Domínio da matemática Terça Formação Pessoal e social: Expressão Plástica

Quarta Formação Pessoal e social: Conhecimento do mundo / Domínio da X Expressão musical

Quinta Formação Pessoal e social: Domínio da Linguagem Sexta Formação Pessoal e social: Expressão motora

 O dia para “A Descoberta do Inglês”, encontra-se por agendar no plano semanal.

Nota: Este é um plano que tem por fim organizar a semana de trabalho, podendo ser alterado de acordo com as necessidades das crianças.

VIVÊNCIAS CÍCLICAS

31 de Outubro – Pão por Deus 11 Novembro – São Martinho 13 Dezembro – Festa Natal 6 Janeiro - Dia de Reis 16 Fevereiro – Carnaval 19 Março – Dia do Pai 5 Abril - Páscoa

30 de Abril - Dia da Mãe 1 de Junho – Dia da Criança Junho – Marchas Populares Julho – Época Balnear

(15)

CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE AGUALVA J. INFÂNCIA – A.T.L.

DOC.2.4.1 Educadora Olga Pécurto

15

AVALIAÇÃO

A avaliação percorre o desenvolvimento do projeto, possibilitando detetar, continuamente, os êxitos e desvios que possam ocorrer e também se necessário proceder ao ajustamento de objetivos e estratégias.

O Projeto Pedagógico é objeto de reflexão e avaliação trimestralmente nas reuniões de Educadoras, o que nos permitirá analisar o feedback dos intervenientes no processo (crianças e adultos).

Ao longo do ano o desenvolvimento da criança será registado em fichas individuais de observação diárias que por sua vez serão traduzidas em fichas trimestrais a serem posteriormente entregues aos pais.

Os objetivos enumerados no Projeto Pedagógico e plano mensal, não carecem de ser idênticos aos enumerados nas fichas de observação trimestral. Contudo, os objetivos são explorados de modo a se atingirem os objetivos enunciados nas observações trimestrais.

Ao longo do ano as Educadoras e Ajudantes de Ação Educativa nas respetivas reuniões também avaliarão o seu desempenho neste processo.

CONCLUSÃO

Este projeto irá permitir a partilha de conhecimento, proporcionar às crianças o contacto direto com novas técnicas e formas de pensar, experimentando diversos papéis que mais tarde serão importantes desempenhar na sociedade.

O projeto definido para este ano letivo, não funciona de forma estanque, o que significa que as atividades a desenvolver ao longo do ano não estão limitadas ao Projeto. Irão ser levadas a cabo muitas outras atividades ou mini projetos que funcionarão em função das necessidades, dos interesses dos grupos e das crianças em particular.

Educadora Coordenadora

Referências

Documentos relacionados

Na região entre 2,6 eV e 1,8 eV, verificamos que a resistência permanece aproximadamente constante, ou seja, todos esses comprimentos de onda são capazes de fazer

Diferentemente do que sucede no domínio das sucessões, das obrigações contratuais e das obrigações extracontratuais, o direito internacional privado europeu não

A análise de variância para a produção de fitomassa verde e seca da parte aérea das plântulas apresentaram interação significativa entre as espécies avaliadas e

Perfeito para muitas aplicações especiais tais como pintar porcas e parafusos, marcar ferramentas, tubos de gás o tubos de aço. Perfeito para electricistas, encanadores

Se for necessário o tratamento com antibióticos durante a gravidez, Amox-EMS ® (amoxicilina) pode ser considerado apropriado quando os benefícios

Uma vez que os seus hábitos de bebida são variáveis será conveniente que, antes da vacinação, as aves sejam privadas de água durante um período de 2 a 3 horas

Objetivos  2.1.  Proporcionar aos jovens, primordialmente, mas também aos adultos, o contacto com a  vela. 

5.1 A inscrição do candidato para concorrer aos auxílios do Programa de Assistência Estudantil do IFMG, descritos acima, ocorrerá por meio do preenchimento do Questionário