• Nenhum resultado encontrado

Cantinho da Oração em família

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cantinho da Oração em família"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cantinho da Oração em família

4

º ANO

| Catequese 5

(2)

A família reúne-se no seu «Cantinho da Oração». Sugere-se a colocação de uma cruz, uma vela acesa e uma imagem de Nossa Senhora. Podem usar-se estatuetas ou estampas. Se a família tiver alguma devoção especial a um santo ou santa em particular, pode também colocar-se a sua imagem. A cruz deve ser sempre central. Convém que haja perto cadeiras para todos se sentarem.

Antes de começar a oração, é preciso combinar tarefas: uma pessoa preside (sugere-se que seja a criança) e são necessários 2 leitores. Caso no momento de oração participem apenas duas pessoas, então uma preside e a outra responde e faz as leituras.

Após alguns momentos de silêncio, todos rezam como se segue (o V. marca as intervenções de quem preside e o R. a resposta de todos):

V. Em nome do Pai, (†) do Filho e do Espírito Santo.

R. Ámen.

A seguinte oração repete-se duas vezes e é rezada por todos, com muita calma:

Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, como devo dizer, o que devo calar, o que devo escrever, como devo agir, o que devo fazer, para a Vossa glória, o bem do mundo e a minha própria santificação.

Então, a criança que preside explica o sentido da celebração:

Os apóstolos, testemunhas da ressurreição de Jesus, viviam de um modo que causava espanto às pessoas. Havia três coisas às quais os apóstolos e os primeiros cristãos em geral nunca faltavam: a «comunhão fraterna», a «fração do Pão» e as «orações». Como vimos na semana anterior, a «comunhão fraterna» significa viver como irmãos, cuidando uns dos outros, colocando as próprias coisas à disposição uns dos outros. Conforme prometido na semana anterior, a oração de hoje baseia-se na «fração do Pão».

(3)

É muito significativo meditarmos sobre a «fração do Pão» na semana em que se celebra a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. Jesus não é um rei como os outros, Ele não reina pela força bruta nem através de exércitos. Jesus reina servindo, dando a própria vida, dando-Se a Si mesmo no Pão e no Vinho da Eucaristia: é o que significa a «fração do Pão» – a Eucaristia. Vamos dar graças a Deus por tão maravilhoso dom!

Todos se sentam. Então, entoa-se o seguinte cântico (pode repetir-se):

Tomai, Senhor, e recebei: a Vós confio a minha vida. Tomai, Senhor, e recebei.

O leitor 1 proclama a seguinte leitura (Mt 14, 13-21).

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, quando Jesus ouviu dizer que João Baptista tinha sido morto, retirou-Se num barco para um local deserto e afastado. Mas logo que as multidões o souberam, deixando as suas cidades, seguiram-n’O por terra. Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e, cheio de compaixão, curou os seus doentes.

Ao cair da tarde, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Este local é deserto e a hora avançada. Manda embora toda esta gente, para que vá às aldeias comprar alimento». Mas Jesus respondeu-lhes: «Não precisam de se ir embora; dai-lhes vós de comer». Disseram-Lhe eles: «Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes». Disse Jesus: «Trazei-mos cá». Ordenou então à multidão que se sentasse na relva. Tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e recitou a bênção. Depois partiu os

(4)

pães e deu-os aos discípulos e os discípulos deram-nos à multidão. Todos comeram e ficaram saciados. E, dos pedaços que sobraram, encheram doze cestos. Ora, os que comeram eram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

Palavra da salvação.

R. Glória a Vós, Senhor.

Segue-se o Salmo Responsorial.

O Senhor deu-lhes o pão do céu.

1| Nós ouvimos e aprendemos os nossos pais nos contaram,

os louvores do Senhor e o seu poder e as maravilhas que Ele realizou.

2| Deu as suas ordens às nuvens do alto e abriu as portas do céu;

para alimento fez chover o maná, deu-lhes o pão do céu.

3| O homem comeu o pão dos fortes. Mandou-lhes comida com abundância: e introduziu-os na sua terra santa,

(5)

O leitor 2 faz a seguinte leitura:

Antes de mais nada, temos de explicar uma coisa: o que significa

«fração»? «Fração» significa o acto de partir. Em nossa casa, sempre que comemos pão, podemos parti-lo usando um instrumento cortante (como uma faca) ou simplesmente com as mãos. É um gesto muito comum, mas muito significativo também. Por um lado, é um gesto que significa a nossa subsistência: partimos o pão para nos alimentarmos e, assim, vivermos. E o pão é tão importante que esse nome pode mesmo designar todos os tipos de comida. Quando, por exemplo, dizemos que alguém «não tem pão para comer», estamos a dizer que essa pessoa não tem qualquer tipo de alimento, seja pães, arroz, batatas, massa, carne, peixe, etc. Quando, na oração, pedimos «o Pão nosso de cada dia», estamos a pedir alimentação (entre outras coisas). «Partir o pão» significa, por isso, em primeiro lugar, comer. Depois, significa «conviver». Ao comermos pão, unimo-nos a todos quantos contribuíram para que ele viesse parar à nossa mesa; e, à mesa, não nos limitamos a comer, mas criamos laços de amor e amizade com as pessoas com quem comemos.

Para nós, cristãos, a «fração do Pão» tem um significado ainda maior:

representa a vida entregue de Jesus, Ele que é o Pão do Céu. O Corpo que

Cristo nos dá no Pão Eucarístico é o Seu Corpo, que Ele ofereceu na cruz por todos nós; e é, ao mesmo tempo, o Corpo com que triunfou sobre a morte, quando ressuscitou. De todos os milagres realizados por Jesus, aquele que mais vezes aparece na Bíblia é o da multiplicação dos pães: aparece 6 vezes! Com apenas cinco pães e dois peixes, Jesus deu de comer a milhares de pessoas; e ainda sobraram doze cestos com bocados de pão. Onde está o

(6)

milagre? Em «multiplicar» os pães? Muito mais que isso, está em «dividir»: aqueles pães, partidos («fracionados») permitiram alimentar uma multidão. A «fração do Pão» é a Eucaristia: nela, todas as pessoas são alimentadas com um Pão aparentemente pequeno e simples, mas que dá a Vida Eterna a uma multidão. Esse Pão é Jesus! Que felizes nós somos por estarmos convidados para a Eucaristia! Queremos ser como os primeiros cristãos, que viviam a «comunhão fraterna» (amavam-se uns aos outros) e não faltavam à «fração do Pão» (à missa). Falta-nos falar sobre as «orações»: isso será para a semana. Para já, vamos pedir a Jesus que aumente o nosso desejo de ser alimentados com o Pão da Eucaristia, o Pão que é Ele próprio.

Fazem-se cerca de 2 minutos de silêncio, durante o qual cada um pede a Jesus que aumente o desejo de O receber, comungando o Pão da Eucaristia. Pode ser sentados ou de joelhos.

Ao fim do tempo assinalado, todos se levantam e cantam:

Que bom é o pão que Tu nos dás, oferta do teu amor, Senhor. Que bom é o pão que Tu nos dás, o pão saboroso que és Tu.

A criança que preside inicia as preces:

No Pão que Jesus nos dá na «fração do Pão» recebemos o Seu Corpo entregue por nós. No seu Corpo está todo o Seu amor por nós. Vamos pedir a Jesus por todos aqueles que precisam de O receber, dizendo:

Senhor Jesus, escutai a nossa voz.

(7)

1| Para que Jesus nos ajude e nos dê força e coragem para repartirmos o nosso pão, os nossos brinquedos e tantas outras coisas com aqueles que não têm aquilo de que precisam para viver, oremos.

2| Pelos que ajudam os que mais sofrem, porque vêem nos seus rostos a face de Jesus que nos diz: «Dai-lhes vós de comer», oremos.

3| Pelos países em guerra e pelas zonas onde há violência, para que a força da Eucaristia e o exemplo dos cristãos traga a paz ao mundo, oremos.

4| Pelas nossas famílias, para que nunca lhes falte o «Pão nosso de cada dia» e se mantenham unidas em Jesus, oremos.

A criança que preside inicia o Pai-nosso, que todos rezam juntos.

No final, a criança conclui com a seguinte oração:

V. Senhor Jesus, que partis e repartis o Vosso Corpo no Pão da Eucaristia e no-lo dais em alimento, nós Vos pedimos que também nós, alimentados com esse Pão, saibamos partilhar os nossos bens com aqueles que têm mais necessidades. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

R. Ámen.

O momento de oração conclui-se do seguinte modo:

V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

R. Ámen.

(8)

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo(a) a vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser. E porque assim sou vosso(a), ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa. Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

Então, em silêncio, todos se benzem.

Pôr a Palavra de Deus em prática

Nas páginas 25 a 28 do teu catecismo, encontras algumas imagens que te ajudam a aprofundar a «fração do Pão». Analisa-as com calma.

Aproxima-se o tempo de Advento (preparação para o Natal): é um tempo excelente para partilhar o que tens com quem mais precisa.

Vai pensando no que podes partilhar (alimentos, roupa, brinquedos): haverá novidades em breve…

Na Eucaristia, Jesus parte o Pão

em que nos dá o Seu Corpo, para

nós repartirmos o nosso pão de

cada dia.

Referências

Documentos relacionados

Contratante: CHARLES FERNANDES SILVEIRA SANTANA – Prefeito Municipal Contratado: JF SERVIÇOS MÉDICOS LTDA.. Ata da Reunião Ordinária número 05/2016 do Conselho Municipal

Retirar 6374 Burleigh Marr Distributions Pty Ltd Cairns Queensland CS 12/06/2018 26/07/2018. Legenda

Conjunto do Partida do Motor Descrição..

São alimentos extremamente perecíveis e para ga- rantimos uma segurança e boa qualidade devemos: Peixe Fresco -> ele não foi congelado ou passou por algum processo de

e) Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de

e) Insuficiência ou imperfeição das marcas ou dos números dos volumes; f) Transporte de animais vivos. Se o transportador, por virtude do presente artigo, não responder

1.1 A FACULDADE RODOLFO TEÓFILO aceita como forma de ingresso, no presente processo seletivo, as seguintes modalidades agendadas: vestibular agendado, nota do

O mínimo múltiplo comum, mais conhecido como MMC, é o menor dos múltiplos que é comum a dois ou mais números naturais, com exceção do número zero.. Lembre-se que os números