• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO TÉCNICO - PEDAGÓGICO FINAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO TÉCNICO - PEDAGÓGICO FINAL"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

I 24-DF-R01 Pág. 1 de 13

C

C

U

U

R

R

S

S

O

O

:

:

T

T

É

É

C

C

N

N

I

I

C

C

A

A

S

S

D

D

E

E

A

A

P

P

R

R

E

E

S

S

E

E

N

N

T

T

A

A

Ç

Ç

Ã

Ã

O

O

E

E

M

M

P

P

Ú

Ú

B

B

L

L

I

I

C

C

O

O

RELATÓRIO TÉCNICO

-PEDAGÓGICO FINAL

CU R S O D E S E N V O L V I D O P A R A O TU T O R A D O, I S T

L

I S B O A

,

A

G O S T O D E

2 0 1 0

(2)

Identificação da PERFIL – Psicologia e

Trabalho, L.da

A PERFIL Psicologia e Trabalho é uma empresa de consultadoria e formação, fundada em 1986, que actua na área do desenvolvimento dos activos humanos das organizações. Detém, desde Agosto de 2007, a Certificação de Qualidade ao abrigo da NP EN ISO 9001:2008 e pela DGERT - Direcção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho com o processo nº 441, nos seguintes domínios:

Concepção de intervenções, programas, instrumentos e suportes formativos;

Organização e promoção de intervenções ou actividades formativas;

Desenvolvimento/execução de intervenções e/ou actividades formativas As áreas de intervenção primordiais da PERFIL são a formação profissional, a formação a distância e concepção de conteúdos, os estudos, a consultoria e o recrutamento, selecção e orientação profissional.

É uma entidade executora de formação, com uma intervenção actual e consistente caracterizada pela construção de respostas à medida das necessidades das empresas e organizações clientes.

Possui uma bolsa de formadores/as qualificados/as, com experiência profissional comprovada nas diversas áreas, preocupados/as com as novas tendências de formação e utilizando novas tecnologias.

A PERFIL é uma empresa dinâmica e flexível, que funciona em rede as quais se associam para a realização de cada um dos projectos que pretende desenvolver. Estabelece parcerias com entidades diversas, quer para desenvolver projectos a nível nacional, quer internacional. Dispõe de um corpo de colaboradores experientes e dotados de elevado profissionalismo, com formações básicas em psicologia organizacional, clínica e vocacional, psicopedagogia, engenharia e gestão.

A sua vocação está cada vez mais centralizada na:.

Formação Profissional e desenvolvimento de competências

Formação a Distância e Concepção de Conteúdos

Estudos e Projectos de Investigação

Consultadoria

Recrutamento e Selecção

A PERFIL enquanto entidade conceptora e executora directa de formação tem experiência acumulada significativa na organização e realização de acções distribuídas pelos domínios pedagógico, técnico, comportamental e de gestão.

(3)

Identificação do curso

O curso de Técnicas de Apresentação em Público teve a duração de 6 horas, destinava-se a 12 docentes, ligados ao Tutorado e ao IST.

Os profissionais das Organizações são cada vez mais confrontados com a necessidade de realizar apresentações, de enfrentar um grupo, uma audiência. Este curso visa preparar os seus participantes para aprenderem as diferentes técnicas de comunicação que o auxiliam a enfrentar com êxito estas situações e a melhorar o seu desempenho e o impacto da sua intervenção.

Objectivos da formação

Fornecer aos participantes as competências técnicas e comportamentais de modo a que no final da Acção sejam capazes de:

Conhecer os princípios base de preparação de uma apresentação

Comunicar de forma organizada, clara, natural e convincente

Reconhecer a importância da comunicação não verbal e verbal

Saber utilizar audiovisuais como apoio à apresentação

Identificar os pontos fortes e áreas de melhoria pessoais

Conteúdos programáticos

Apresentação de sucesso

o Comunicação

Orador: seja você mesmo

o Postura e linguagem corporal

Conteúdo: preparação e estruturação da apresentação

Local e audiovisuais de apoio

Aprenda a relacionar-se com o grupo

6h

Competências a adquirir

As competências a adquirir ao longo do curso são:

Reconhecimento da importância e do impacto de um boa comunicação/apresentação em público

(4)

Identificação das principais técnicas de comunicação e dos princípios base de uma apresentação eficaz

Utilização eficaz dos principais meios audiovisuais;

Apresentação e análise crítica de simulações

Identificação da Acção

O curso de Técnicas de Apresentação em Público, teve a duração de 6 horas e decorreu nas instalações do IST no dia 26 de Julho de 2010.

A divulgação da acção, bem como a gestão das inscrições e a selecção ficaram a cargo do tutorado do IST. A formação decorreu normalmente, nas instalações do IST, na sala alocada para formação. O espaço onde se desenvolveu a formação era amplo, com mesas dispostas em U, e possuía mais de 14 lugares disponíveis para formandos.

Cronograma e horário de funcionamento

O curso de Técnicas de Apresentação em Público

Data– 26 de Julho de 2010 Duração: 6 horas.

Horário: das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.

Dia 26 de Julho de 2010

10:00 às 13:00 3 horas

14:00 às 17:00 3 horas

Local de realização: IST - Instituto Superior Técnico, Av. Rovisco Pais 1049-001 Lisboa

Formadores

O formador (cujo CV e CAP actualizado se encontram no dossier Técnico-pedagógico, bem como o contrato de prestação de serviço), é João Aragão e Pina , que possui formação científica e experiência profissional no domínio de formação de formadores e na formação em Recursos didácticos e novas tecnologias da formação, para além de possuir o Certificado de Aptidão Pedagógica de Formador/a (CAP), reconhecido pelo Estado Português.

(5)

João Aragão e Pina (formador externo da PERFIL) possui as seguintes habilitações:

Mestrando de Psicologia das Emoções (ISCTE)

Licenciatura em Informática • Bacharelato em Engenharia

Multimédia (3 anos) • Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias da Formação

Formador certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional

Lista de formandos

O curso teve 14 inscritos, mas apenas 7 formandos frequentaram a acção.

Todos os formandos concluíram com aproveitamento esta acção de formação e obtiveram a classificação de MUITO BOM:

Isabel Pedro

Maria Diná Afonso

Maria Teresa de Lemos

Mário Ramalho

Paulo Flores

Sandra Heleno

Teresa Mendes de Almeida

A distribuição dos participantes por género revela um número ligeiramente maior de mulheres neste curso: dois homens e cinco mulheres.

A nível etário o grupo de participantes insere-se na sua maioria no intervalo entre 40 e 50 anos. O participante mais novo tem 39 anos e o mais velho 60 anos. Todos têm habilitações a nível de doutoramento.

Informação relativa aos Formandos

O grupo de formandos revelou-se bastante dinâmico, motivado e participativo. O elevado interesse e vontade de aprender foi determinante no sucesso das actividades da acção e reflectiu-se claramente no aproveitamento dos formandos.

N.º de formandos previstos

Os formandos previstos para esta acção foram 14.

(6)

N.º de formandos que iniciaram a

acção

Iniciaram o curso 7 formandos.

N.º de formandos aprovados

Obtiveram aproveitamento os 7 formandos, dado o seu empenho e participação nesta acção.

Assiduidade dos formandos

A assiduidade foi total.

Resultados obtidos por formando

A avaliação das aprendizagens realizou-se de forma contínua, pelo formador interveniente, mediante a observação dos participantes, nos planos dos saberes e dos comportamentos, em contexto de formação.

Esta avaliação de conhecimentos e competências adquirida visa medir o desempenho dos formandos face aos objectivos definidos e uma avaliação sumativa de carácter classificativo, que se processa pela realização de testes, provas, etc., visando aferir o grau de aprendizagem.

Aos formandos foi solicitada a partilha de experiências promovendo e estimulando a participação activa em debates, reflexões/realização de trabalhos individuais e de grupo.

A avaliação final de cada formando/a formaliza-se no final da acção de formação, sendo expressa em termos qualitativos com base na seguinte escala:

Escala de Classificação

Nível Valores

Qualitativa

1 0 a 9

Insatisfatório

2 10 a 13

Satisfatório

3 14 a 17

Bom

4 18 a 20

Muito Bom

(7)

Avaliação efectuada pelos formandos

através de Questionário

A metodologia de acompanhamento pedagógico que a PERFIL implementou nas suas acções de formação, e que vão permitir posteriormente uma análise da avaliação da formação, baseia-se:

em auditorias ao espaço da formação, estabelecendo-se assim um contacto directo com os formandos e possibilitando a resolução imediata de algum problema que possa surgir, traduzindo-se posteriormente numa avaliação qualitativa do processo de formação, pretende-se com estas auditorias uma verificação regular, da conformidade face às normas previamente estabelecidas quer do funcionamento, quer dos resultados e/ou dos efeitos da acção.

através de contacto telefónico ou por mail com os formandos/as, possibilitando a apreciação individual de cada um dos formandos/as relativamente ao desenvolvimento da formação

no preenchimento, por parte dos formandos e dos formadores, de um questionário que avaliará a qualidade da formação em termos quantitativos, e que possibilitará, após um tratamento estatístico, detectar os principais aspectos a alterar em futuras acções.

A PERFIL ao lançar os questionários de avaliação da qualidade da formação, vai questionar os participantes sobre o sucesso da formação realizada. O tratamento desses questionários, em Excel, permite retirar ilações sobre todo o processo formativo, incluindo os suportes didácticos e a adequação e cumprimentos dos objectivos dos módulos/acção de formação.

Os formandos efectuaram no final da acção um questionário de avaliação da formação. Estes questionários de avaliação destinam-se a avaliar a qualidade da formação em variadíssimos aspectos, desde a utilidade e aplicabilidade dos conteúdos

programáticos, as metodologias adoptadas, a adequabilidade da duração do curso, a legibilidade e apresentação dos documentos e suportes pedagógicos, bem como o

seu conteúdo e funcionalidade, e também os meios associados às condições das

instalações onde decorreu a formação. Segue-se a avaliação da participação e actuação dos formandos e a capacidade técnico-pedagógica dos formadores, o equipamento pedagógico utilizado o equipamento disponível na sala, o acompanhamento/coordenação da PERFIL, terminando com uma avaliação global de toda a acção. Terminando com 3 espaços abertos para introdução de quais os aspectos que melhoraria, os aspectos mais positivos da acção e um espaço para comentários/observações.

(8)

No caso desta acção, dada a sua duração 6h, e que decorreu durante 1 dia a PERFIL apenas se baseou no preenchimento do questionário de avaliação final da acção. Todos os formandos aprovados (7) responderam ao questionário de avaliação final e da análise dos mesmos verificamos que:

De acordo com a grelha de avaliação apresentada

1 2 3 4 5 Muito Bom Fraco

Quanto à avaliação dos formandos sobre os conteúdos programáticos, todos os formandos consideram positiva a utilidade e aplicabilidade dos conteúdos abordados:

0 1 2 3 4 5

Utilidade/Aplicabilidade dos Conteúdos

Muito Bom Bom Satisfatório Insatisfatório Fraco Não responde

As metodologias adoptadas foram avaliadas essencialmente de modo positivo e satisfatório: 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3

Metodologias adoptadas

Muito Bom Bom Satisfatório Insatisfatório Fraco Não responde

Os comentários apresentados pelos formandos relativamente à questão «Que conteúdos gostaria que tivessem sido abordados com maior profundidade» foram:

(9)

Utilização de «ferramentas do powerpoint»

«Técnicas específicas que permitem melhorarem a apresentação numa aula para universitários e em casos de conferências técnicas»

«preparação de slides e ensaio da apresentação»

A duração do curso foi considerada adequada por 4 participantes e insuficiente por 3 formandos. Um dos participantes refere ainda a duração insuficiente pois necessitava de mais informação, mais regras gerais de powerpoint.

A avaliação dos Documentos e Suportes Pedagógicos importa referir que a documentação do curso só foi dada/enviada posteriormente aos formandos.

Quanto ao parâmetro - Apresentação e legibilidade, um formando não respondeu a esta questão e outro referiu no nível faco.

0 0,5 1 1,5 2 2,5 3

Apresentação e Legibilidade

Muito Bom Bom Satisfatóri o Insatisfatório Fraco Não responde

A nível de conteúdo e funcionalidade da documentação os problemas mantêm-se, ou seja, verificamos uma avaliação satisfatória, apesar de 2 formandos não terem respondido a esta questão, e um ter referido como fraco.

0 0,5 1 1,5 2

Conteúdo e funcionalidade da documentação

Muito Bom Bom Satisfatório Insatisfatório Fraco Não responde

Os formandos avaliaram as instalações e todas as condições ambientais de forma positiva.

(10)

0 1 2 3 4 5 6

Condicões físicas de Ambiente - Instalações

Muito Bom Bom Satisfatório Insatisfatório Fraco Não responde

Todos os formandos consideraram que foram muito participativos e a sua actuação foi muito positiva.

0 1 2 3 4 5

Grau de Participação do Grupo

Muito Bom Bom Satisfatóri o Insatisfatório Fraco Não responde

A avaliação do formador quanto à capacidade técnico-pedagógica, foi também avaliada de forma muito satisfatória, maioritariamente no nível Muito Bom..

0 1 2 3 4 5 6 Muito Bom Bom Satisfatório Insatisfatório Fraco

João Pina

(11)

Quanto ao equipamento disponível a avaliação foi seguinte: 0 1 2 3 4 5

Equipamento disponível

Mui to Bom Bom Satisfatório Insati sfatóri o Fraco Não responde

A nível do acompanhamento/coordenação da PERFIL a avaliação foi satisfatória apesar desse acompanhamento ser escasso. A coordenadora apenas abriu a sessão de formação, apresentando a PERFIL, o curso, o formador e solicitando aos formandos que indicassem as suas expectativas relativamente à acção. Verificamos que um participante não respondeu à questão.

0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4

Acompanhamento e coordenação PERFIL

Muito Bom Bom Satisfatório Insatisfatório Fraco Não responde

A avaliação global do curso foi muito positiva, com maior incidência no nível 4 BOM.

0 1 2 3 4 5 6

Avaliação Global do curso

(12)

Síntese avaliativa - Aspectos positivos e

deficiências

O interesse e empenho demonstrados pelos formandos moldaram a dinâmica desta acção, contribuindo para o seu sucesso, que verificamos pela análise descriminada que fizemos anteriormente. Importa realçar que o grupo de formandos e o formador criaram uma boa dinâmica o que possibilitou o sucesso desta acção de formação. A avaliação foi positiva, apesar da curta duração da acção.

Como aspectos a melhorar foram referidos pelos formandos e que transcrevemos os seguintes:

«6 horas parece-me muito pouco para este tipo de formação, tentar agrupar pessoas de acordo com os objectivos para explorar diferentes matérias com a profundidade adequada»

«mais conceitos teóricos, mais ferramentas do powerpoint»

«formalização das técnicas de realizar uma boa apresentação numa aula universitária e em conferências e eventos científicos»

«um dia é claramente insuficiente, tem de ser expendido, no mínimo para dois dias»

«instalações»

Como aspectos mais positivos os participantes referiram:

«seria interessante receber alguma bibliografia (e ou sites na internet) sobre os assuntos em questão. Técnicas, layouts, linguagem etc, de apresentação utilizando powerpoint (boas e más utilizações)»

«autoscopia e analises dos colegas»

«aspecto prático que envolve cada formando»

«Grupo de formandos ser pequeno»

«formador e componente prática»

«prática na apresentação e outros...»

Nas observações os formandos não fizeram nenhum comentário.

Descrição das Ocorrências

(13)

Documentação de Apoio e Cópia dos

Certificados

A documentação de apoio fornecida pelo formador, só posteriormente será distribuída aos formandos por mail pois dada a urgência na execução da formação a sua preparação será feita posteriormente e será arquivada no Dossier técnico-pedagógico, assim como a cópia dos Certificados de Formação emitidos no final da formação.

Lisboa, 25 de Agosto de 2010

Coordenador/a da Acção/Curso

Referências

Documentos relacionados

4.ª Tal como se argumentou na 3.ª questão, tendo o documento junto, manuscrito pelo 1º Réu sido posto em causa, quanto à sua genuinidade e autenticidade, é um direito do

Listar, para cada editora, o número máximo de edições existentes num livro dessa editora.. Listar o titulo de todos os livros, indicando o numero de autores que escreverem o

PRONATEC.. Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos: Técnico em Administração Concomitante; Técnico em Agricultura Concomitante; Técnico em Agronegócio Subsequente; Técnico

Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos: Técnico em Administração Concomitante; Técnico em Agricultura Concomitante; Técnico em Agronegócio Subsequente; Técnico em

Assim como o enfermeiro tem grande participação e importância na reabilitação do paciente, também se faz presente na atenção humanizada com a família, por meio de

Na indústria farmacêutica, a lactose é um dos excipientes mais comumente usados; no entanto, como muitos outros excipientes, lactose pode não ser adequada para compressão direta

O Atletismo é por vezes um conteúdo “esquecido” nas nossas escolas, talvez porque as condições para a prática adequada sejam deficientes; materiais em

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos