• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA PÚBLICA nº /2017 Chamada Pública para credenciamento de novos docentes para o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino MAIE/UECE.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA PÚBLICA nº /2017 Chamada Pública para credenciamento de novos docentes para o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino MAIE/UECE."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CHAMADA PÚBLICA nº ____ /2017

Chamada Pública para credenciamento de novos docentes para o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino –

MAIE/UECE.

A Universidade Estadual do Ceará - UECE, no uso das suas atribuições e na obrigação de zelar pela avaliação do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino – MAIE, perante os órgãos avaliadores e de fomento da Pós-Graduação, torna público o período, critérios e procedimentos para solicitação de credenciamento de novos docentes permanentes do MAIE, conforme se segue:

1- Prazo para apresentação da proposta de credenciamento de docente permanente: 08.09 a 22.09.2017

As inscrições serão realizadas das 08h00min às 12h00min, nas Secretarias do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) ou pelos Correios - via Sedex. Os candidatos poderão também encaminhar por e-mail, em formato digitalizado.

1.1 - Endereços para Correspondência:

a) Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM Av. Dom Aureliano Matos, 2058 – Centro.

CEP: 62.930-000 – Limoeiro do Norte – Ceará Fones: (88) 3423-6962.

b) Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC Rua José de Queiroz Pessoa n° 2554 – Planalto Universitário

CEP: 63.900-000 – Quixadá – Ceará Fone: (88) 3412-1036 e 3412-1039

c) E-mail: mestrado.intercampi@uece.br

2. A coordenação designará uma comissão composta por 02(dois) professores permanentes do MAIE, com respectivos suplentes, e 01 (um) professor externo ao MAIE para avaliação das solicitações de credenciamento de docentes, vinculados ao MAIE – UECE.

3- Número de vagas por instituição, Linhas e Núcleos do MAIE

3.1- Esta Chamada Pública poderá credenciar até 04 (quatro) professores para atuação no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da UECE, nas áreas de ciências humanas, letras e linguística, sendo distribuídas 02 (duas ) vagas para professores pertencentes a FAFIDAM/UECE e 02 (duas) vagas para professores pertencentes a FECLESC/UECE, atendendo a seguinte demanda por linhas e núcleos, conforme abaixo detalhado;

- 02 (duas) vagas para Linha 1- Educação, Escola, Ensino e Formação Docente, redistribuídas em 01 vaga para Núcleo 1 – Escola, Currículo, Educação, História e Sociedade e 01 vaga para Núcleo 2 – Estado, Política Educacional, Ensino e Formação Docente:

- 02 (duas) vagas para a Linha 2: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais destinada para o Núcleo 2 – Movimentos sociais, educação popular, EJA, educação do campo, práticas discursivas e gramáticas de resistência.

(2)

4 – O MAIE é composto por 2 (duas) linhas de pesquisa e núcleos assim distribuídas: LINHA 1: Educação, Escola, Ensino e Formação Docente

Ementa: A dimensão política e histórica da educação numa sociedade de classes; A educação brasileira e as políticas educacionais; Relação estado, sociedade e educação formal e não formal; O currículo na educação básica e os desafios da prática docente numa perspectiva de emancipação social; Conhecimentos históricos, sociológicos e geográficos e a relação com a educação; Educação, escola e ensino: aspectos contraditórios e emancipatórios; A formação e o trabalho docente na educação básica: entraves e desafios.

Núcleo 1 – Escola, Currículo, Educação, História e Sociedade

Ementa: A função social e política da escola e do trabalho docente na sociedade capitalista; Escola, pedagogia, currículo, avaliação e projeto pedagógico na relação com a sociedade; Relações entre mídia, ideologia, currículo, juventude e movimentos sociais com a educação; Relações entre escola, sociedade, democracia, estado, currículo, saberes, sujeitos e classes sociais, gênero, raça, práxis e educação; História e memória de vida e de instituições na educação; Geografia e patrimônio escolar material e imaterial; Sociologia do conhecimento; Sociedade atual, ação social e educação.

Núcleo 2 – Estado, Política Educacional, Ensino e Formação Docente

Ementa: Estado brasileiro e o sistema educacional; Educação básica: aspectos históricos, legais, políticos e pedagógicos; Gestão, avaliação e planejamento educacional na relação com as políticas educacionais; A educação infantil, fundamental e ensino médio: dilemas e desafios da prática pedagógica; A formação docente e a função social das licenciaturas; O ensino na educação básica: pressupostos científicos, problemas, experiências e desafios. LINHA 2: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais

Ementa: -A centralidade do trabalho na formação humana, tomando como perspectiva a ontologia do ser social em Karl Marx e Georg Lukács; Ontologia marxiana, estética e crise estrutural do capital;A relação do trabalho com os complexos da arte, cultura e educação; As classes trabalhadoras e os movimentos sociais na sociedade capitalista: mundo do trabalho e práxis educativas; O papel da formação profissional e docente na relação capital-trabalho; Educação do campo, educação popular, EJA, letramentos e comunicação nas práticas e discursos de resistência; Diversidade e educação: raça, gênero, sexualidade, educação do campo e juventude; Trabalho, educação e movimentos sociais numa perspectiva histórico dialética. A Linha 02 se divide em dois núcleos (Núcleo 01 e Núcleo 02):

Núcleo 1 – Trabalho, educação, ontologia, estética e formação humana

Ementa: Tomando como fundamento a ontologia marxiana-luckasiana, compreender o trabalho como categoria fundante da reprodução social; A relação trabalho, educação, arte, políticas de financiamento e formação profissional no contexto da crise estrutural do capital; Os fundamentos ontológicos da relação trabalho, estética e educação articulados as possibilidades da formação para a emancipadora humana

Núcleo 2 – Movimentos sociais, educação popular, EJA, educação do campo, práticas discursivas e gramáticas de resistência

Ementa: Os movimentos sociais: direito à educação e dimensão pedagógica das lutas; A educação de jovens e adultos: aspecto metodológicos e políticas públicas; Educação do campo, educação popular, EJA, letramentos e comunicação nas práticas e discursos de resistência; A educação do campo, escola e formação de professores e os projetos de sociedade em disputa; Questões étnico raciais, de juventude, de gênero, sexualidade e diversidades na relação com a educação e com as desigualdades sociais; As gramáticas de

(3)

resistência no campo e na cidade e práticas discursivas nas ações coletivas transformadoras dos movimentos sociais.

5 - Documentos a serem encaminhados:

a) Formulário de Solicitação de Credenciamento ao MAIE devidamente preenchido (Anexo I);

b) Cópia autenticada do título de Doutor em instituição reconhecida pela CAPES;

c) Cópia do Currículo Lattes atualizada até a data de inscrição (plataforma Lattes - CNPq) d) Declaração da secretaria atestando ter ministrado uma ou mais disciplinas no MAIE-UECE, no interstício de 2015-2017;

e) Declaração de anuência da unidade acadêmica vinculado(a), emitida pelo setor competente da Instituição Superior de Ensino de origem, informando a disponibilização de, no mínimo, carga horária de 20h/a ao MAIE/UECE, observando a participação em outros programas; f) Cópia de Projeto de Pesquisa, de 12 a 15 laudas.

g) Tabela de Qualificação Acadêmica (Anexo II) preenchida com as devidas comprovações na área de atuação docente (período 2015-2017).

6. Exigir-se-á do(a) candidato(a), mediante as exigências do Documento de Área da Educação – CAPES - 2016, cópia impressa de, no mínimo, 04(quatro) produções acadêmicas (produtos) melhores qualificados na área da educação, no período 2015-2017: artigo em periódico com Qualis, pelo menos um artigo qualis B2 ou superior. Os livros devem possuir ISBN e ter acima de 49 páginas em editora com conselho editorial; Os capítulos de livros devem estar em coletânea com ISBN, em editora com conselho editorial. Serão considerados artigos aceitos em periódicos qualisados para publicação a partir de 2017; Livros ou capítulos no prelo também para publicação em 2017.

7 - Critérios que serão utilizados para apreciação das propostas:

7.1 O processo seletivo de credenciamento de docentes permanentes, vinculados ao MAIE, constará de:

I – Análise da documentação solicitada do item 5, desta chamada pública; II – Aferição do item 6, desta chamada pública;

III – Tabela de produção docente

8. A documentação será conferida pela Comissão de Avaliação com base nas condições estabelecidas na presente Chamada Pública.

8.1 Será utilizada a pontuação máxima na Tabela de Qualificação Acadêmica (anexa a este edital) como critério de classificação final do(a) docente (interstício 2015-2017).

8.2 Após análise dos itens 5 e 6 desta chamada pública e da Tabela de Qualificação Acadêmica, a Comissão de Avaliação emitirá parecer FAVORÁVEL / NÃO FAVORÁVEL, com a devida justificativa, ao credenciamento do(a) doente ao quadro de permanentes do MAIE-UECE.

8.3 Após pareceres FAVORÁVEIS, a Comissão de Avaliação selecionará os docentes das duas

faculdades (FAFIDAM-FECLESC (A-B) ou FECLESC-FAFIDAM (A-B)) para as vagas dos

Núcleos, alternadamente. O preenchimento das quatro (04) vagas se dará na seguinte ordem: O 1º classificado de uma faculdade A; 0 1º classificado de outra faculdade B; o 2º classificado da faculdade A; o 2º classificado da faculdade B; e, assim sucessivamente, considerando a ordem de classificação e observando as vagas Linhas/Núcleos. Nesta ordem se preenche as vagas dos núcleos, de acordo com este Edital. Para as vagas que ficarem ociosas dos Núcleos, novo edital de credenciamento será publicado.

8.4 Os Pareceres emitidos pela Comissão de avaliação (ponto 8.2 desta chamada pública) serão apreciados e homologados pelo Colegiado do MAIE-UECE.

(4)

9- Cronograma:

Atividades Datas

Período de inscrição das propostas de credenciamento 08.09 a 22.09.2017

Divulgação das propostas deferidas 29.09.2017

Recurso contra o indeferimento do resultado de proposta de Credenciamento

28.09.2017 Resultado de recurso contra o indeferimento de proposta de

Credenciamento

02.10.2017 Resultado da análise das propostas de credenciamento ao

MAIE

13.10.2017 Recurso contra o resultado da análise das propostas de

credenciamento ao MAIE.

16.10.2017 Resultado de recurso contra a análise das propostas de

credenciamento ao MAIE.

18.10.2017 Resultado final da análise das propostas de credenciamento ao

MAIE.

20.10.2017

10 - Outras observações e critérios:

10.1 - Os docentes admitidos terão que participar das atividades regulares do MAIE, a partir do semestre 2018.1

10.2 - Os candidatos ao credenciamento devem ter compromisso com as atividades e exigências de avaliação do Programa.

10.3 - Em caso de empate, deverão ser observados, em ordem de prioridade, os seguintes critérios de desempate:

1º) maior produção na área de Educação;

2º) ter já participado como professor convidado em disciplinas da Pós-Graduação 3º) maior número co-orientações concluídas no mestrado;

3º) ter realizado estágio pós-doutoral.

10.4 – Caso não haja preenchimento das 02 (VAGAS) vagas especificas destinadas a professores de cada unidade FAFIDAM e FECLESC, será feito nova chamada pública de credenciamento.

10.5 - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Credenciamento em conjunto com a Coordenação do MAIE /UECE.

Fortaleza, 08 de setembro de 2017 Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio

Reitor da UECE

________________________________________________________

MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO - MAIE

FAFIDAM - Av. Dom Aureliano Matos, 2058, Centro - Limoeiro do Norte/Ce - CEP: 62.930.000 - Fone: (88) 3423.6962 FECLESC - Rua José de Queiroz Pessoa, 2554, Planalto Universitário - Quixadá/Ce - CEP: 63.900-000 - Fone: (88) 3445.1039

(5)

(Anexo I)

Formulário de Solicitação de Credenciamento ao MAIE Linha de Pesquisa do MAIE em que solicita credenciamento:

( ) Linha 1 - Educação, Escola, Ensino e Formação Docente; ( )Núcleo 1 – Escola, Currículo, Educação, História e Sociedade

( )Núcleo 2 – Estado, Política Educacional, Ensino e Formação Docente ( ) Linha 2 - Trabalho, Educação e Movimentos Sociais.

( ) Núcleo 2 – Movimentos sociais, educação popular, EJA, educação do campo, práticas discursivas e gramáticas de resistência.

Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq a que é vinculado: ________________________

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO SOLICITANTE FOTO

3 X 4 (recente) Nome Completo: Data de Nascimento / / Naturalidade/Estado Nacionalidade Carteira de Identidade C.P.F.

Número Órgão Expedidor Número

Endereço Residencial:

Ap. nº: Bairro: Cidade: Estado: CEP:

Telefones: e-mail:

FORMAÇÃO ACADÊMICA

GRADUAÇÃO Curso Instituição Ano de conclusão

PÓS-GRADUAÇÃO

Nível Curso Instituição (SIGLA) Local Ano de conclusão Orientador(a) VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL IES/Centro/Faculdade em que atua:

Carga horária na Graduação: Carga horária disponível para o MAIE:

Declaro serem verdadeiros os dados acima fornecidos e que estou ciente das informações contidas na Chamada Pública de Credenciamento ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino - MAIE/UECE.

Local: ______________, ___/____/____ ______________________________________ (Assinatura do(a) Solicitante) Visto Secretaria:

_____________________________________________________________

MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO - MAIE

FAFIDAM - Av. Dom Aureliano Matos, 2058, Centro - Limoeiro do Norte/Ce - CEP: 62.930.000 - Fone: (88) 3423.6962 FECLESC - Rua José de Queiroz Pessoa, 2554, Planalto Universitário - Quixadá/Ce - CEP: 63.900-000 - Fone: (88) 3445.1039

(6)

( ANEXO II)

(7)

____________________________________________________________

MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO - MAIE

FAFIDAM - Av. Dom Aureliano Matos, 2058, Centro - Limoeiro do Norte/Ce - CEP: 62.930.000 - Fone: (88) 3423.6962 FECLESC - Rua José de Queiroz Pessoa, 2554, Planalto Universitário - Quixadá/Ce - CEP: 63.900-000 - Fone: (88) 3445.1039

E-mail: mestrado.intercampi@uece.br | Site: www.uece.br/maie

Obs: Anexar todos os comprovantes da produção incluídos na tabela de qualificação para credenciamento

_____________________________________________________________

MESTRADO ACADÊMICO INTERCAMPI EM EDUCAÇÃO E ENSINO - MAIE

FAFIDAM - Av. Dom Aureliano Matos, 2058, Centro - Limoeiro do Norte/Ce - CEP: 62.930.000 - Fone: (88) 3423.6962 FECLESC - Rua José de Queiroz Pessoa, 2554, Planalto Universitário - Quixadá/Ce - CEP: 63.900-000 - Fone: (88) 3445.1039

Referências

Documentos relacionados

Fontes: Uruguay XXI baseado na Diretoria Nacional de Aduanas e Zonas Francas (2019).. Estados Unidos 7% México 3% Canadá 1% Argentina 4% Brasil 13%

Nas avaliações sobre as vantagens e desvantagens das atividades realizadas pelo pai e pela mãe, no entanto, observam-se algumas diferenças entre as respostas dos rapazes e

Bibliotecas rurais desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, distribuídas em parceria com FURNAS às comunidades atendidas pelo PLpT no Sudeste e Goiás.

Otra colección destacada fue la Caminho de Bolso, dirigida por Belmiro Guimarães (que, como Zeferino, trabajó en la Editorial Inova a principios de 1970, como traductor),

Se teve qualquer um destes problemas, informe o seu médico, que irá realizar testes sanguíneos antes e, possivelmente, durante o tratamento com pravastatina para avaliar o seu

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

As atividades que podem ser reconhecidas, para efeito de aproveitamento de carga horária / créditos no componente Atividades Complementares do Curso de Nutrição,

Finda a ronda de avaliação individual dos trabalhos por parte de todos os elementos do júri, iniciou-se nova ronda, desta feita, para avaliação de cada trabalho pelo colectivo