• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL. TURMA (S): A (x ) B( x)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL. TURMA (S): A (x ) B( x)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE 8º ANO TURMA (S): A (x ) B( x) TURNO ( X ) MATUTINO ( ) VESPERTINO DATA: 26/10/2020 a 06/11/2020 3º CICLO

PROFESSORA: MICHELLE ROSE GOMES SILVA

Habilidades Essenciais: (GO-EF08EF26) Planejar e propor atividades de apresentação e vivência dos elementos ético-ascéticos (filosóficos) e simbólicos das lutas e artes-caminhos marciais: apresentação de símbolos, materiais e formas de comportamento para a prática.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

4° SEMANA DE OUTUBRO DIA 28/10/2020 (QUARTA FEIRA)

LUTAS

1ª AULA: Leitura do texto:

Quando falamos de lutas no ambiente escolar, temos que as diferenciar das tão conhecidas “BRIGAS”.

Lutas é o combate de pessoas ou grupo de pessoas dotadas de treinamento ou não, e dentro das modalidades com regras e detalhes a serem seguidos.

As lutas podem ser classificadas quanto à distância:

De distância curta são as de domínio, cujo objetivo dessa modalidade é agarrar ou puxar, derrubar ou imobilizar o adversário para vencer o combate, podemos citar a luta olímpica, o Judô, Jiu Jitsu e Sumô como exemplo.

Na distância média, as lutas são de percussão, cujo objetivo da modalidade é tocar o adversário para conseguir pontos e vencer o combate. Exemplos de lutas de percussão: Boxe, Taekwondo, Caratê, MuayThai.

E por fim as lutas de longa distância, nesta modalidade os competidores manuseiam algum objeto durante o combate, como espadas. Podemos citar como exemplo a Esgrima, o Kendo e o Kung Fu.

Ao desenvolvermos esta prática corporal, podemos perceber de forma significativa a sua importância para a nossa formação física, motora, cognitiva e afetiva social, o respeito, companheirismo, formação de estratégias, controle do corpo e da mente.

(2)

LUTA OLÍMPICA

É um dos esportes competitivos mais antigos do mundo, aparecendo em pinturas no Egito com mais de 5000 anos. Desde a Grécia Antiga, a luta era praticada como treinamento militar. Mas, com o passar do tempo, os combates que originaram a luta olímpica perderam sua forma violenta e deram lugar a desafios que não geravam riscos aos atletas

.

PRINCIPAIS REGRAS E OBJETIVOS

As lutas apresentam duas modalidades divididas em sete categorias cada. A greco-romana e a livre, diferem-se por um aspecto simples: na primeira só se pode usar os braços e o tronco, enquanto na segunda o uso das pernas também é permitido. Nas duas, porém, o objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão. Os pontos são concedidos pelos árbitros de acordo com os golpes e movimentos realizados pelos lutadores, os principais são takedown e suplê.

Golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos. Os combates são disputados em dois rounds de três minutos cada. Caso nenhum dos atletas consiga imobilizar seu oponente, a luta é decidida por pontos, que variam de acordo com os golpes e punições aplicados.

A luta deve ocorrer apenas na área do círculo azul escuro do tapete. O anel laranja é considerado uma área de “passividade” em que não pode ocorrer a luta. Quando os lutadores vão para a área laranja o árbitro interrompe a luta, recomeçando-a a seguir no centro do círculo azul.

O termo inglês “wrestiling” (quer dizer o princípio da luta: segurar, prender, imobilizar) dá nome ao torneio de luta olímpica, tanto na modalidade greco-romana como no estilo livre.

Disponível em: http://rededoesporte.gov.br http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/ https://www.instagram.com/jogosescolaresoficial/ https://lutas-fights.tumblr.com/

ASSISTA O VÍDEO

Saiba mais, assistindo o vídeo:

https://youtu.be/LjVb9Y3Rlg4

ESTUDANTE GOIANA É OURO

Ouro para estudante-atleta de Goiás que participou da Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que foi disputada em Blumemau (SC). Max Gabriel França Magalhães de Almeida, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) José Silva Oliveira, de Goianira, foi o grande campeão na categoria peso-pesado (de 66 a 73 Kg) da luta

olímpica.

(3)

4° SEMANA DE OUTUBRO

DIA 28/10/2020 (QUARTA FEIRA) ANEXAR ATIVIDADES NO PORTIFÓLIO

2ª AULA: RESOLVA AS ATIVIDADES

ATIVIDADES

1) Nas lutas encontramos movimentos de longa, media e curta distância. Na luta olímpica nos deparamos com movimentos de curta distancia. Quais são eles?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

2) Qual a importância das lutas no seu dia-a-dia?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

3) O que significa o termo inglês “wrestiling” ?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(4)

1° SEMANA DE NOVEMBRO DIA 04/11/2020 QUARTA-FEIRA

LUTAS

1° AULA : FAÇA A LEITURA A SEGUIR

TAEKWONDO

Você sabe o que significa de Taekwondo? Essa é uma palavra de origem coreana cujo significado é “caminho dos pés e das mãos”.

Criada na Coreia do Sul, a arte marcial se espalhou pelo mundo no último século e se consolidou como um esporte olímpico a partir dos Jogos de Sydney, em 2000. Uma arte marcial milenar, o Taekwondo foi criado na Coreia do Sul. A modalidade surgiu com a preparação de guerreiros com técnicas que utilizavam amplamente os pés e as mãos. A história moderna do Taekwondo foi iniciada depois da Segunda Guerra Mundial. Entre 1909 e 1945, período da invasão japonesa na Coreia do Sul, as artes marciais praticadas pelos coreanos foram proibidas.

O nome taekwondo passou a ser adotado somente na década de 1950, quando o general Choi Hong-hi transmitiu os conhecimentos da arte marcial, antes praticado somente pelos militares, à população sul-coreana. Nesse momento, foram reunidos diferentes estilos de arte marcial sob uma única luta, batizada de Taekwondo. Há historiadores que defendem que as técnicas do Taekwondo foram baseadas naquilo que havia sido desenvolvido no Karatê.

Na Coreia do Sul, o primeiro campeonato nacional de Taekwondo foi disputado em 1964. Poucos anos depois, a arte marcial chegava ao Brasil.

(5)

No Brasil, a introdução do Taekwondo aconteceu na década de 70. Desde então, muitos mestres sul-coreanos se estabeleceram no país, ajudando na difusão da arte marcial.

A Confederação Brasileira de Taekwondo foi fundada em fevereiro de 1987 e é filiada ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), à União Pan-americana de Taekwondo (PATU) e à Federação Mundial de Taekwondo (WT – World Taekwondo).

A cbtkd tem federações filiadas em todos os estados do país, e no distrito federal.

Ainda que o judô seja a arte marcial que mais trouxe medalhas olímpicas ao Brasil, o taekwondo se tornou uma fonte de pódios para o esporte brasileiro.

O taekwondo passou a ser esporte olímpico em 1988, participando dos jogos olímpicos de seul (1988) e Barcelona (1992) como esporte de exibição. Depois de ficar fora da olimpíada de Atlanta, em 1996, a arte marcial se consolidou no programa olímpico a partir da edição de Sydney, em 2000.

Nos jogos olímpicos de Pequim, em 2008, Natália Falavigna se tornou a primeira medalhista brasileira do taekwondo. Ela conquistou o bronze na categoria peso médio.

No rio de janeiro, em 2016, foi a vez de Maicon Siqueira ser o primeiro homem brasileiro a subir no pódio na competição de taekwondo. Ele levou o bronze do peso pesado.

REGRAS DO TAEKWONDO

O Taekwondo é uma arte marcial em que o objetivo é somar mais pontos que o adversário durante a luta.

Os pontos são conquistados com golpes no tronco e na cabeça. Os chutes devem ser dados acima da cintura e apenas nas áreas cobertas por protetores. Já os socos só podem ser dados no peito do oponente.

OS PONTOS SÃO DISTRIBUÍDOS DA SEGUINTE FORMA:

• Socos no protetor de tórax valem 1 ponto; • Chutes no protetor de tórax valem 2 pontos; • Chutes diretos na cabeça valem 3 pontos;

• Chutes giratórios no protetor de tórax valem 4 pontos; • Chutes giratórios na cabeça valem 5 pontos.

Cada combate tem três rounds, de dois minutos cada. Há um minuto de intervalo entre eles. A luta é analisada por quatro árbitros.

(6)

• Somar mais pontos ao fim de três rounds;

• Atingir diferença de 20 pontos ao fim do segundo round; • Nocautear o adversário;

• Pela desclassificação do adversário.

Se houver empate nos três rounds, um quarto round de um minuto é disputado. Nele, o lutador que primeiro somar dois pontos será o vencedor.

CATEGORIAS DO TAEKWONDO

As categorias dos atletas do Taekwondo em Jogos Olímpicos são divididas de acordo com o peso: • PESO MOSCA: até 58 kg no masculino e 49 kg no feminino;

PESO LEVE: de 58 até 68 kg no masculino e de 49 kg a 57 kg no feminino;

PESO MÉDIO: 68 kg a 80 kg no masculino e de 57 kg a 67 kg no feminino;

PESO PESADO: acima de 80 kg no masculino e acima de 67 kg no feminino.

EQUIPAMENTOS E PROTEÇÃO DO TAEKWONDO

No Taekwondo, os atletas devem usar proteções que evitem ferimentos em função dos golpes. Elas ficam sobre a roupa usada na arte marcial, que se chama Dobok.

Os equipamentos de proteção são usados para proteger a cabeça, o tórax, a região genital e as pernas. Também deve ser usado protetor bucal.

Os atletas entram para combate com proteções de tórax e cabeça em cores diferentes: azul e vermelho. O lutador que usa as proteções azuis recebe o nome de Tchong. Já aquele que usa vermelho é o Hong.

GRAUS E FAIXAS DO TAEKWONDO

As faixas do Taekwondo têm os seguintes significados:

Branca: significa inocência. É usada pelo atleta que não possui conhecimento anterior sobre o Taekwondo.

Amarela: significa a Terra da qual uma planta brota e começa a germinar, enquanto o alicerce do Taekwondo

está sendo construído. • Amarela-Verde

Verde: significa o crescimento da planta, enquanto as habilidades do Taekwondo estão se desenvolvendo.

(7)

Azul: significa o Céu, através do qual a planta cresce até se tornar uma árvore frondosa, enquanto o treinamento

de Taekwondo progride. • Azul-Vermelha

Vermelha: significa perigo, advertindo o lutador para exercitar o controle e alertando o adversário para ficar

longe.

Vermelha-Preta

Preta: ao contrário da branca, significa maturidade e habilidade no Taekwondo. Também indica a imunidade à

obscuridade e ao medo.

Fonte: https://www.esportelandia.com.br/artes-marciais/tudo-sobre-taekwondo/

1° SEMANA DE NOVEMBRO DIA 04/11/2020 QUARTA-FEIRA ANEXAR ATIVIDADES NO PORTFÓLIO

2° AULA: RESOLVA AS ATIVIDADES

ATIVIDADES 1) Qual o significado da palavra taekwondo?

________________________________________________________________________________________ 2) No taekwondo em quais partes do corpo pode se dar chutes e socos no oponente ?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 3) Quantos pontos valem os chutes giratórios na cabeça?

________________________________________________________________________________________ 4) O que acontece quando uma partida de taekwondo da empate ?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 5) De acordo com o seu peso, em qual categoria você poderia disputar o taekwondo ?

________________________________________________________________________________________ 6) O lutador que usa as proteções azuis recebe o nome de?

________________________________________________________________________________________

7) Qual o significado da faixa preta no taekwondo ?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

complexas. 01- A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta sua ideia central: a) Mostrar alguns resultados do desempenho das formigas. c) Apresentar os

Como qualquer sistema de saúde, o português envolve, no seu governo, aspectos políticos, econômicos e de prestação de cuidados, desde o ingresso do paciente, à prevenção,

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No quinto capítulo são apresentados os resultados obtidos após aplicação da manipulação com o Sistema de Informação Geográfica e do método de controle estatístico com

Aplicando-se análise fatorial nas variáveis que foram distribuídas entre as três dimensões identificadas no estudo, foi possível encontrar cinco fatores: aspectos