• Nenhum resultado encontrado

DATA: VALOR: 20 PONTOS NOME COMPLETO:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DATA: VALOR: 20 PONTOS NOME COMPLETO:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO

▪ Cartografia (Orientação, Coordenadas Geográficas, Fusos Horários e Escala) – Unidade 1.

▪ Geologia (Tectônica de Placas, Estruturas Geológicas e Formas do Relevo) – Unidade 9.

▪ Clima e Vegetação (Dinâmica climática, tipos de clima e de vegetação) – Unidade 9. ▪ Demografia (Transição demográfica, teorias demográficas, pirâmides etárias); - Unidade 6

▪ População (Estrutura por setores da economia, gênero e raça); - Unidade 6. ▪ Movimentos migratórios; - Unidade 6.

▪ Urbanização (Tipos de cidades, metropolização, hierarquia); - Unidade 8. ▪ Organização do espaço agrícola; - Unidade 5.

▪ Organização do espaço industrial; - Unidade 5. ▪ As fontes de energia; - Unidade 4.

▪ A dinâmica dos transportes e das comunicações; - Unidade 4. ▪ As diferentes fases do capitalismo; - Unidade 2.

▪ Da Guerra Fria ao Mundo Multipolar; - Unidade 4. ▪ Economia Mundial e Globalização - Unidade 3 02. ORIENTAÇÕES

O aluno deverá preparar-se para a prova de recuperação: ▪ Revendo as anotações feitas em sala de aula;

▪ Revendo os exercícios que foram aplicados durante o ano letivo;

▪ Estudando o conteúdo no livro didático e textos complementares com o auxílio de mapas, gráficos, tabelas e outros recursos didáticos utilizados durante o ano letivo. 03. DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS

▪Trabalho – Resolução dos exercícios apresentados, tendo como objetivo auxiliar na fixação dos conteúdos.

▪ Valor: 20 pontos

▪ Prova: Valor: 80 pontos

A prova constará de 15 questões, sendo 9 questões discursivas e 6 fechadas.

A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA A RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS LISTADOS NO TRABALHO

INSTRUÇÕES PARA RESOLUÇÃO DESSE EXERCÍCIO 01. Não é necessário copiar as questões.

02. Numere as respostas seguindo a mesma ordem da folha e destacando bem os números e os itens das questões.

03. O trabalho pode ser digitado, porém, se fizer manuscrito não dê respostas a lápis. Use caneta azul ou preta.

04. Entre uma questão e outra salte duas linhas e entre os itens uma linha. 05. Nas questões de múltipla escolha, copie a opção considerada como resposta.

DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR(A): Rodrigo/Saulo

DATA: VALOR: 20

PONTOS

NOTA:

ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL

SÉRIE: 3ªEM TURMA:

(2)

06. Respostas completas e organização na elaboração do trabalho serão critérios de correção.

07. Faça o exercício com atenção e não copie dos colegas. Lembre-se que a melhor maneira de aprender a matéria é resolvendo os exercícios.

BOM TRABALHO!

Exercícios de preparação

1) Dê a latitude e a longitude dos pontos A, B, C, D e E. (1,0 ponto)

2) Explique o movimento de rotação da Terra e explique como são calculados os fusos horários. (1,0 ponto)

3) A última Olimpíada ocorreu em 2008 e foi realizada na China, tendo sede a cidade de Pequim. Sabendo que a Longitude de Pequim é de 135º Leste e a de Belo Horizonte é de 45 º Oeste, responda: (1,0 ponto)

A) Sabendo que a abertura foi às 21 horas de Pequim, que horas ela foi transmitida em Belo Horizonte?

B) Um avião sai de Belo Horizonte às 14 horas do dia 21/03 e gasta 12 horas até Pequim. Que dia e que horas ele chegará em Pequim?

4) Explique o que é escala de um mapa. (1,0 ponto)

5) Produza um mapa em escala grande e um mapa em escala pequena. (1,0 ponto) 6) Leia as afirmativas que seguem e assinale a CORRETA E JUSTIFIQUE: (1,0 ponto)

A) A escala 1:50.000 é maior que a escala de 1:250.000.

(3)

C) As escalas podem ser numéricas ou geográficas.

D) Na escala de 1:100.000, 1 cm no mapa vale 100 km no terreno.

7) Numa planta topográfica da cidade de São Paulo, na escala 1:8000, qual a extensão, em centímetros, da Avenida Paulista, cuja extensão real é 2600 metros? (1,0 ponto)

8) Em relação a escalas dos mapas: (1,0 ponto)

a) Calcule a distância real entre duas cidades, cuja distância em linha reta é de aproximadamente 9 cm, em um mapa construído na escala de 1/1.000.000.

b) Considerando três mapas construídos no mesmo tamanho, que representam o Bairro Central de Fortaleza, o estado do Ceará e o Nordeste brasileiro, indique:

 o mapa de menor escala:  o mapa de maior escala:

c) Considerando os mapas referidos no item anterior, indique em qual deles pode-se representar:

1. a posição das capitais dos estados da Bahia e do Ceará. 2. ruas, avenidas, praças e edificações importantes.

3. a distância entre as capitais do Ceará e do Piauí. 4. detalhamento da divisão regional estadual.

9) Explique o que são placas tectônicas, diferencie seus movimentos e cite fenômenos que esses movimentos originam. (1,0 ponto)

10) Diferencie o processo de formação das seguintes estruturas geológicas: (1,0 ponto)

A) Bacias Sedimentares B) Escudos Cristalinos C) Dobramentos Modernos

11) Produza uma tabela de escala geológica e cite três acontecimentos geológicos das Eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. (1,0 ponto)

12) Explique como se dá a atuação dos seguintes fatores do clima: (1,0 ponto) A) Latitude B) Altitude C) Maritimidade D) Continentalidade E) Massas de Ar 13) Produza um climagrama para cada um dos climas brasileiros. (1,0 ponto) 14) Explique como o clima influencia nas características da vegetação. (1,0 ponto) 15) Diferencie as fases da transição demográfica e explique o que é a transição demográfica completa. (1,0 ponto)

16) Leia os textos a seguir para responder a questão. (1,0 ponto)

Texto 1

No campo econômico, o governo estabeleceu uma política cujo objetivo era superar o modelo agrário-exportador, passando a incentivar a expansão das atividades industriais, abriu linhas de crédito para a instalação de novos estabelecimentos e

(4)

estimularam a criação de conselhos, companhias e fundações para debater a questão da industrialização e da produção industrial.

Texto 2

A economia também passou a estar diretamente subordinada ao presidente da República, que governava com o auxílio dos conselhos técnicos, o governo do Estado Novo deu muita importância à indústria nacional, para ajudar a desenvolvê-la, planejou a hidrelétrica de Paulo Afonso, no rio São Francisco, para o fornecimento de energia; fundou a Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, em 1943. Sua importância foi muito grande, pois passou a fornecer aço à indústria nacional.

Disponível em: http://keullysbraz.no.comunidades.net. Acesso em: 9 dez. 2013.

Os textos se referem a dois momentos distintos da Era Vargas, marcados, respectivamente, pelo(a):

a) combate a crise do café e implantação de multinacionais em território brasileiro. b) busca de combustíveis fósseis e criação da PETROBRÁS.

c) recuperação do preço do café e abertura da economia aos produtos estrangeiros. d) implantação da indústria de base e expansão da industrialização nacional.

e) processo de substituição de importação e implantação da base industrial brasileira. 17) Analise as proposições sobre o contexto histórico brasileiro a que se relaciona a expressão “nacional-desenvolvimentismo”. (1,0 ponto)

I. A expressão está relacionada a Juscelino Kubitschek (1956-1961) e à política de modernização do país levada a cabo em seu governo.

II. A expressão está relacionada ao governo Collor (1990-1992) e ao plano econômico que se baseava na contenção da inflação, na redução do Estado e na livre concorrência do mercado.

III. A expressão está relacionada ao governo de Castelo Branco (1964-1966) e a sua execução, considerada moderna e avançada, era baseada na contenção de salários, no corte dos gastos públicos e no aumento de impostos.

IV. A expressão traduz um conjunto de ideias em que o Estado nacional independente formula políticas industriais modernizadoras com o objetivo de alcançar o desenvolvimento da nação. O Plano de Metas é a concretização dessa política.

V. A expressão traduz um conjunto de ideias em que o Estado nacional adota a política do “Estado mínimo”, o que significa dizer que é o próprio mercado que regula o crescimento econômico, sem a intervenção do Estado.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas III e V são verdadeiras. e) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

(5)

18) Fontes de energia são fundamentais para o funcionamento da sociedade. Em função de alterações climáticas, existe um debate amplo relacionado à diversificação da matriz energética e à adoção de fontes de energia renováveis.

Com relação a este tema, marque a alternativa abaixo que NÃO é coerente com os debates atuais. (1,0 ponto)

a) Apesar de a utilização de biocombustíveis oferecer vantagens por ser uma fonte de energia renovável e emitir menos gases poluentes durante a combustão, diversos especialistas defendem que a produção em larga escala pode ter efeitos negativos sobre a produção de alimentos.

b) Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais.

c) As principais barreiras à opção pela produção de energia nuclear dizem respeito à segurança, à disposição dos rejeitos radioativos e à proliferação de armas nucleares, além dos custos de construção e manutenção das usinas nucleares.

d) A ausência de tecnologia no setor é apontada como a grande barreira para a substituição de derivados do petróleo como uma das principais fontes de energia empregadas.

e) Segurança energética significa ter energia suficiente para atender às necessidades de uma população de forma confiável e ininterrupta, a um preço razoável.

19) No decorrer do século XX, para a organização de projetos de criação de blocos econômicos, foi necessário superar rivalidades históricas. Isto ocorreu na Europa e também na América do Sul, quando o Brasil e a Argentina deixaram de lado as disputas por hegemonia e engendraram um acordo, na década de 1980, que posteriormente originou o Mercosul. (1,0 ponto)

Estes exemplos permitem afirmar que:

a) a herança colonial europeia dá maior flexibilidade aos países sul-americanos no âmbito das relações políticas e econômicas.

b) quando o objetivo é reduzir ou eliminar os desníveis econômicos, as diferenças históricas são abandonadas.

c) as questões de natureza étnico-culturais podem ser relevantes para o estabelecimento de relações comerciais.

d) no contexto da globalização, as relações entre os Estados e as economias nacionais são modificadas.

e) as questões geopolíticas se tornam entraves quando os países procuram estabelecer relações multilaterais.

(6)

20) Desde março de 2011, estima-se que o conflito na Síria tenha causado a morte de 100 mil pessoas, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Estima-se que 6,8 milhões de pessoas necessitem de assistência humanitária urgente. Há mais de 2 milhões de refugiados sírios nos países vizinhos e no Norte da África. Cerca de 1,2 milhão de famílias tiveram suas casas atingidas (ONU Brasil). (1,0 ponto)

Sobre o conflito na Síria, assinale a alternativa CORRETA.

a) Trata-se de um conflito entre Israel e o governo de Bashar Al-Assad que disputam o controle e a influência sobre o território vizinho do Líbano.

b) Trata-se de um conflito entre árabes e curdos. Bashar Al-Assad é um governante curdo que vem sendo pressionado a deixar o poder pela maioria árabe.

c) Os curdos, entre os quais está Bashar Al-Assad, correspondem a 70% da população síria, portanto, garantem amplo apoio ao seu governo democrático.

d) Os principais aliados do governo de Bashar Al-Assad são os governos dos Estados Unidos e da Rússia que juntos conseguem dar suporte ao ditador e evitar que grupos de adversários como o Hezbollah dominem o território sírio.

e) O conflito na Síria surgiu em seguida aos movimentos da Primavera Árabe na Tunísia e no Egito. A reação violenta do governo, aos protestos populares, resultou em aumento das tensões. Os rebeldes, em sua maioria muçulmanos sunitas, sofrem forte repressão de Bashar Al-Assad que pertence à minoria alauíta.

Referências

Documentos relacionados

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus